11

bolo fuba e laranjaOie pessoal, passando rapidinho pra deixar essa receitinha nova pra vocês. Esse é um daqueles bolos que não tem erro, agrada a todos e é ótimo pra comer a qualquer hora do dia. A receita encontrei aqui, mas fiz algumas alterações e preferi bater as claras em neve. Ficou um bolo super leve e macio que ficou ainda mais gostoso no dia seguinte. Esse bolo é como se fosse uma tela em branco, você pode pintar ele com as cores que quiser, pode colocar uma cobertura de chocolate, uma calda de laranja, colocar gotas de chocolate na massa, etc, e ficará delicioso com cada cor nova. Então, bora pintar uma tela? hehehe.

Bolo Fofo de Fubá com Laranja

Ingredientes:

1 xícara de suco de laranja
Raspas da casca de 1 laranja (opcional)
1/2 xícara de óleo
4 ovos, gemas e claras separadas
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de fubá
3 colheres (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Preaqueça o forno a 180C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de furo no meio de cerca de 30cm.
Bata as claras em neve e reserve.
Peneire os ingredientes secos numa tigela e reserve. Bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Junte o óleo e bata até misturar. Adicione intercalando os ingredientes secos com o suco de laranja na massa e bata a cada adição.
Com uma colher, incorpore as claras de neve na massa, com delicadeza (não misture demais).
Despeje a massa na forma untada e leve pra assar por cerca de 30 minutos ou até que ao inserir um palito no centro do bolo ele saia limpo. Não asse demais para o bolo não ficar seco.

assinatura_pam_01

Print Friendly

4

panna cottaOi pessoal, receitinha nova no pedaço!! A ideia de fazer essa receita veio depois que uma amiga me falou que a sobremesa favorita dela era a Panna Cotta. Então, semana passada ela deu uma passadinha aqui em casa e como eu tinha todos os ingredientes, nós corremos pra cozinha testar essa receita que encontrei aqui. A Panna Cotta é uma receita super simples e fácil, pra quem não conhece ou nunca ouviu falar, é uma receita que leva creme de leite, leite e gelatina, é algo entre um pudim e um manjar. Mas é uma sobremesa com um sabor bem mais delicado e menos doce, então fica perfeita pra usar e abusar em caldas super gostosas. Pra calda eu usei uma nova calda que descobri e estou apaixonada, fiz uma calda de morangos com vinagre balsâmico. Eu concordo que lendo parece algo estranho, mas garanto que muita gente nem vai saber que você usou vinagre, já fiz o teste e ninguém consegue adivinhar…hehe. Podem fazer sem medo que garanto que o resultado vai ser surpreendente. É uma sobremesa leve e maravilhosa!!!

Panna Cotta com Morangos ao Vinagre Balsâmico

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de água
1 e 1/2 colheres (sopa) de gelatina em pó
Óleo para untar
2 e 1/2 xícaras de creme de leite
1 e 1/2 xícaras de leite
5 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Calda:

1 xícara de morangos picados
1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico

Preparo:

Panna Cotta:

Coloque a água em uma tigela pequena e polvilhe a gelatina por cima. Mexa e deixe amolecer por 2 a 3 minutos.
Unte o interior de 8 ramekins (potinhos) com uma leve camada de óleo e reserve. Encha uma forma grande com gelo e adicione água suficiente para fazer um banho de gelo com a panela e reserve.
Em uma panela pequena , misture o creme de leite, leite, açúcar e leve para ferver em fogo médio. Quando começar a ferver, retire do fogo e misture a gelatina amolecida e a baunilha.
Coloque a panela na forma com água gelada e mexa até a mistura ficar morna. Esfregue um pouco da mistura nos dedos, não deve haver nenhum grão de açúcar não dissolvido ou gelatina.
Derrame a mistura em forminhas untadas e deixe gelar por pelo menos 4 horas ou durante a noite. Se for deixar gelar durante a noite, cubra-os com filme plástico.
Cerca de 10 minutos antes de servir, passe uma faca de lâmina fina em torno do interior do ramekin. Mergulhe o ramekin brevemente em uma bacia de água quente, e em seguida, inverta-o cuidadosamente sobre um prato. Se a panna cotta não desinformar de imediato, bata no ramekin levemente para soltar a panna cotta. Se ele ainda não desenformar, devolva-o ao banho de água quente por mais cinco segundos e repita o processo. A Panna cotta também pode ser servida sem desenformar.

Calda:

Numa tigela, junte todos os ingredientes e mexa gentilmente para misturá-los bem. Cubra a tigela com um filme plástico e leve para a geladeira para marinar por cerca de 30 min a 1 hora. Cubra a panna cotta com a calda e sirva.

assinatura_pam_01

Print Friendly

8

panqueca chocolate 1Oiiii pessoal, faz um tempinho que não posto receitas novas pois estava um pouco sobrecarregada com trabalho. Mas, aqui estou para compartilhar com vocês mais uma receita MARAVILHOSA!!! Acordei um dia dessas com vontade de comer umas panquecas bem fofas de café da manhã, foi aí que encontrei essa receita aqui.

panqueca chocolate 3É uma receita super rápida e fácil, e no fim você terá panquecas super macias e deliciosas, fica muuuuuito bom. São as melhores panquecas que fiz até hoje e é também uma das receitas mais simples.

panqueca chocolateNão percam tempo e testem essa receita logo, vocês com certeza têm todos os ingredientes em casa e se não tiverem gotas de chocolate, podem usar chocolate picado, morango, banana, granulado, soltem a imaginação. E por cima caprichem no mel, nutella, chantilly, açúcar de confeiteiro ou o meu preferido, xarope de bordo (mapple syrup).

panqueca chocolate 2

Panquecas com Gotas de Chocolate

Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) manteiga sem sal derretida (se usar a com sal, não coloque o sal extra)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 e 1/4 xícaras de leite
1 ovo
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de gotas de chocolate

Preparo:

Numa tigela, peneire os ingredientes secos juntos. Adicione a manteiga, a baunilha, o leite, o ovo e a água, e bata por cerca de 3 minutos (bati com a mão mesmo) até que fique bem misturada.
Aqueça uma frigideira em fogo médio. Unte-a com um pouco de óleo e despeje cerca de 1/4 xícara da mistura no centro da frigideira aquecida. Adicione imediatamente 10 a 15 gotas de chocolate por cima. Deixe a massa esquentar até formar “buracos” na massa. Verifique a parte inferior com uma espátula para garantir que a panqueca não queime. Se ela queimar antes de terminar de cozinhar (“buracos” na massa), abaixe o fogo um pouco.
Quando formarem os buracos na massa, vire a panqueca e deixe o outro lado cozinhar por cerca de 2 minutos. Ambos os lados devem ficar dourados. Decore com açúcar em pó e mel.

assinatura_pam_01

Print Friendly

12

bolo de nutellaHeim? Como assim? Dois ingredientes e sem farinha? É isso mesmo pessoal, nem eu acreditei que daria certo quando vi essa receita aqui. Mas dá muito certo sim e fica um bolinho diferente e muuuito gostoso. Eu fiz ontem a noite e já acabou, minha irmã sentou na frente do bolo e só parou de comer quando tinha comido mais da metade hehehehe.

bolo de nutella 3Nós achamos que fica bem parecido com um brigadeirão e a calda de chocolate por cima dá o toque final (fiquei imaginando uma calda de Nutella derretida por cima, ai que engorda só de pensar, hehehe). A dica que tenho pra dar é, leiam muito bem os passos do preparo para que não haja erro. Tenho certeza que irão adorar esse bolinho super diferente.

bolo de nutella 2

Bolo de Nutella com 2 Ingredientes (Sem farinha)

Ingredientes:

4 ovos grandes ou extra grandes
240g de Nutella (cerca de 1 xícara)

Cobertura:

2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
6 colheres (sopa) açúcar
2 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 xícara de leite

Praparo:

Preaqueça o forno a 180°C.
Unte e enfarinhe (ou forre com papel manteiga) uma forma redonda com entre 15 a 20 cm (a minha tinha 23 cm então ficou um bolo fininho).
Bata os ovos na batedeira em velocidade alta (se tiver força no braço pode tentar bater à mão) até que tripliquem de volume, cerca de 6 a 7 minutos. A consistência do ovo é a chave para fazer esta receita dar certo, por isso não tente economizar tempo nesta etapa.
Meça a Nutella numa tigela de vidro e leve ao microondas por cerca de 20 segundos para deixá-la mais mole. Adicione 1/3 da mistura de ovo à Nutella. Misture suavemente com uma espátula no sentido horário até que todo o ovo seja misturado. Em seguida, adicione mais 1/3 da mistura de ovos e misture novamente. Despeje o 1/3 restante e mexa suavemente até ficar bem misturado. Certifique-se de fazer isso em 3 etapas, pois se você tentar fazer tudo de uma vez os ovos batidos podem perder o ar que foi incorporado neles.
Despeje a massa na forma e asse por 20-25 minutos ou até que uma faca inserida saia limpa. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desinformar.

Cobertura:
Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo até engrossar (A dica é deixar cozinhar até quando vc mexer com a colher e conseguir ver o fundo da panela). Despeje no bolo.
Você também pode servir o bolo com açúcar de confeiteiro polvilhado em cima.

assinatura_pam_01

Print Friendly

2

bolo laranja com gotas chocolateAi ai, tem coisa melhor do que um bolinho simples, cheiroso e fresquinho? Se bolo fosse saudável e não engordasse, eu com certeza faria um todo dia pra comer quentinho no final da tarde…hehe. Gente eles bolinhos são um perigo pra mim, não paro de comer até ver o fim, vocês são assim também? Bom, para esse bolinho usei a receita mais prática que tenho e faço sempre e dessa vez dei uma incrementada com gotas de chocolate. Se você não tiver gotas, pode colocar granulado que vai ficar bom também, o importante é fazer! E se quiser deixar ainda mais delicioso, que tal uma calda de chocolate?

Bolo de Laranja com Gotas de Chocolate

Ingredientes:

Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de suco de laranja coado (usei de caixinha)
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras de gotas de chocolate (ou granulado)

Calda:
1 xícara de suco de laranja coado
1 xícara de açúcar
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)

Preparo:

Preaqueça o forno a 200˚C.
Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Se você for usar granulado, essa é a hora de adicioná-los na massa. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Espalhe as gotas de chocolate por cima da massa do bolo, sem mexer. Leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.

Para a calda, coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.

assinatura_pam_01

Print Friendly