3

fraisierOiii pessoal, demorei mas já voltei!! Como vocês estão? Preparados para uma nova receita maravilhosa e deliciosa? Essa receita fiz para o Natal e foi sucesso absoluto, para mim foi uma das receitas mais deliciosa e linda que já fiz. Fica uma sobremesa leve, nada doce e enjoativa. Parece ser complicado, mas na verdade é simples e só precisa fazer cada etapa sem pressa e com atenção. Mas vale muita a pena, pois no fim você tem um bolo lindoooo e delicioso, com certeza arrancará elogios de qualquer um.

fraisier3A receita peguei aqui e não tive problemas nenhum na execução. Admito que é um pouco trabalhoso, mas vale muito a pena, sempre faço o bolo e o máximo que puder na noite anterior e só monto o bolo no dia que for servir. Garanto que pra quem não tem medo de um trabalhinho a mais, essa receita é demais!!!

fraisier2

Fraisier – Bolo Francês de Morango

Ingredientes:

Bolo Chiffon (para a base):

1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (155 g) (Para uma receita sem glúten – Use a mesma quantidade de farinha sem glúten + 1/2 colher de chá de goma xantana)
1 colher de chá de fermento em pó (4 g)
3/4 xícaras de açúcar (170g)
1/2 colher de chá de sal (1.5g)
1/4 xícara de óleo vegetal (60ml)
3 gemas grandes
1/3 xícara + 1 colher de água (95ml)
1 colher de chá de extrato/essência de baunilha (5 ml)
3/4 colher de chá raspas de limão (3g)
5 claras de ovos grandes
1/4 colher de chá de creme de tártaro (1g)

Recheio de Creme de Confeiteiro:

1 xícara de leite (250ml)
1/2 colher de chá de extrato/essência de baunilha (2.5ml)
1/8 colher de chá sal (0.25g)
2 colheres de sopa de amido de milho (10g)
1/4 xícara de açúcar (55g)
1 ovo grande
2 colheres de sopa de manteiga sem sal (30g)
3/4 colher de chá de gelatina em pó (4g)
1/2 colher de água (7,5ml)
1 xícara de creme de leite fresco (250 ml)

Xarope:

1/3 xícara de açúcar (75g)
1/3 xícara de água (80ml)

Gelée de Morango:

150g de purê de morango, coado (eu cozinhei 300g de morangos com 30g de açúcar até ficar macio, bati no liquidificador, coei e medi 150 g)
10g de gelatina em pó
20ml de água

Polvilhe a gelatina sobre a água em uma pequena tigela e deixe repousar até virar uma esponja.

Preparo:

Bolo:
Pré-aqueça o forno a 160° C. Forre o fundo de uma forma alta de 20 cm de fundo removível com papel manteiga. Não unte a lateral da forma.
Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento. Misture o açúcar (exceto 3 colheres de sopa de açúcar, que você deve reservar) e o sal. Em uma tigela pequena misture o óleo, as gemas, a água, a baunilha e as raspas de limão. Bata bem. Combine com os ingredientes secos e misture bem por cerca de um minuto, ou até misturar bem. Coloque as claras em uma batedeira e bata em velocidade média até formar uma espuma. Adicione o creme de tártaro e bata em velocidade média até fique com picos moles. Lentamente adicione as 3 colheres do açúcar e bata em velocidade média-alta até que os forme picos firmes e brilhantes. Com uma colher, junte lentamente e delicadamente as claras em neve com a massa, não bata demais, só até misturar. Despeje a massa na forma preparada. Asse por 45-55 minutos ou até que um palito espetado no centro saia limpo. Retire o bolo do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Para desenformar, passe uma faca pela lateral para soltar o bolo da panela, com a ajuda o fundo removível, retire o bolo da forma. Inverta o bolo e retire o papel manteiga. Leve à geladeira por até quatro dias.

Creme de Confeiteiro:
Despeje o leite, a baunilha e o sal em uma panela. Coloque em fogo médio-alto e deixe esquentar até quase ferver. Mexa ocasionalmente.
Enquanto isso, em uma batedeira, adicione o amido de milho e açúcar. Misture até combinar. Adicione os ovos com o açúcar e amido de milho e misture até ficar homogêneo. Quando o leite estiver pronto, despeje-o lentamente na mistura de ovos na batedeira, com ela ligada. Despeje a mistura de volta na panela quente e continue a cozinhar em fogo médio até que o creme engrosse, e cubra as costas de uma colher. Retire do fogo e passe por uma peneira fina. Deixe esfriar por 10 minutos mexendo ocasionalmente. Corte a manteiga em quatro pedaços e misture no creme de pastelaria, um de cada vez, até ficar homogêneo. Cubra o creme com filme plástico, pressionando a película de plástico sobre o topo do creme para evitar a formação de uma pele. Leve à geladeira por até cinco dias.

Em um pequeno prato, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe descansar por alguns minutos para amolecer. Coloque 55 mm de água em uma panela pequena e leve para ferver em fogo médio. Meça 1/4 xícara (60 ml) do creme de pasteleiro refrigerado em uma pequena tigela de aço inoxidável para fazer banho-maria na panela, sem tocar na água. Aqueça o creme até 50° C. Adicione a gelatina e misture até ficar homogêneo. Retire do banho-maria e misture no creme de confeiteiro restante. Em uma batedeira, bata o creme de leite até que ele fique com picos médios-duros. Junte imediatamente o creme de confeiteiro.

Xarope:
Misture a água e o açúcar em uma panela média. Leve a mistura ao fogo até ferver e o açúcar dissolver. Retire a calda do fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira xarope para um recipiente fechado. Ele pode ser armazenado até um mês na geladeira.

Gelée de Morango:
Aqueça o purê.  Adicione a gelatina em esponja no purê quente e mexa até dissolver.

Montagem:

- Forre os lados de uma forma alta de 20 cm de fundo removível com filme plástico. Não forre o fundo da forma.
- Corte o bolo ao meio na horizontal para formar duas camadas.
- Coloque uma camada de bolo no fundo da forma. Umedeça a camada uniformemente com o xarope. Quando o bolo terá absorvido xarope suficiente quando se parecer com uma esponja mole.
- Fatia morangos ao meio, o suficiente para dar a volta em toda a lateral da forma. Coloque o lado cortado do morango virado para a lateral da forma,.
- Espalhe uma camada fina de creme no topo do bolo e entre os morangos, só para segurar os morangos.
- Corte em quartos os morangos restantes e espalhe-os pelo bolo. Reserve 1 colher de sopa do creme de pasteleiro e cubra os morangos com todo o restante.
- Coloque a segunda camada de bolo por cima e umedeça com a calda.
- Espalhar a 1 colher restante de creme no topo do bolo.
- Despeje o gelée de morango frio na parte superior do bolo em uma camada uniforme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
- Para servir, solte as laterais da forma e retire a película de plástico.
- Sirva imediatamente ou guarde na geladeira por até 3 dias.

assinatura_pam_01

Print Friendly

6

bolo banana e chocolateHuuum, hoje trago pra vocês uma receita de bolo de banana super rápida e deliciosa que encontrei aqui. Esse bolo fica muuuuito bom, fica denso, saboroso e nada doce e enjoativo. Achei que foi um dos melhores bolos de banana que já testei. Acho que vale a pena vocês correram pra cozinha e testarem, não vão se arrepender. Ah, e uma dica: quando forem comê-lo no dia seguinte, coloque-o por alguns segundos no micro-ondas, só uns 7 segundos para derreter o chocolate, fica bom demais.

Bolo de Banana e Chocolate Duplo

Ingredientes:

3 bananas médias a grandes bem maduras
1/2 xícara (115g) de manteiga derretida
3/4 xícara (145g) de açúcar mascavo
1 ovo grande
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó (opcional)
1 xícara (125g) de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1 xícara (cerca de 170g) de chocolate meio amargo ou amargo em pedaços ou gotas (coloquei choco branco também)

Preparo:

Aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês ou outra forma de sua preferência.
Amasse as bananas com a ajuda de um garfo (você terá cerca de 1 xícara de banana amassada) e coloque numa tigela. Acrescente a manteiga derretida, em seguida adicione o açúcar mascavo, o ovo e a baunilha. Peneire o bicarbonato de sódio, o sal, a canela, a farinha e o cacau em pó e acrescente-os na mistura. Mexa os ingredientes secos e molhados com uma colher só até misturar. Acrescente os pedaços de chocolate e misture.
Despeje a massa na forma e leve ao forno por 55-65 minutos, ou até que um testador ou um palito inserido no centro do bolo sai limpo (mas se estiver sujo de chocolate derretido não tem problema). Deixe esfriar na forma por 10 a 15 minutos, e depois passe uma faca ao redor da borda e desenforme-o. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

assinatura_pam_01

Print Friendly

10

naked cake sem glutenOi pessoal, finalmente trago a receita do super bolo de chocolate que fiz no aniversário da minha irmã. Quando estava escolhendo a receita do bolo que eu ia fazer, eu sabia que iria fazer um bolo naked e sem glúten pois é a receita que vocês mais me pedem. Mas resolvi também fazer sem lactose pois temos uma amiga que é intolerante.

naked cake sem gluten2Encontrei a receita aqui e fiz as alterações necessárias para deixar sem lactose, a dica pra quem também quer fazer isso é sempre ler as embalagens. Nossa amiga e seu namorado disseram que esse foi um dos bolos mais gostosos que já comeram. Fica um bolo bem denso de chocolate e bem saboroso, nada doce e enjoativo. É um bolo super fácil e rápido de fazer, além de ser mega lindo, cacaumas tenha certeza de ler toda a receita antes, para não ter nenhum surpresa.
naked cake sem gluten3

Bolo de Chocolate de Quinoa sem Glúten e sem Lactose (Naked Cake)

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de quinoa cozida*
1/3 xícara (chá) de leite de amêndoa sem açúcar (ou leite preferido)
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de manteiga sem lactose, derretida (ou manteiga normal)
1/4 xícara (chá) de óleo de coco derretido
1 xícara (chá) de açúcar de cana orgânico (ou normal)
1 xícara (chá) de cacau em pó sem açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

*cerca de 3/4 xícara de quinoa seca vai render 2 xícaras de quinoa cozida. Deixe de molho durante a noite, lave e depois cozinhe-a em 1-1/2 xícaras de água. Deixe a água ferver e depois acrescente a quinoa, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Cubra e cozinhe por 10-12 minutos até a quinoa ficar macia.

Cobertura e Recheio:

400ml de leite de coco, refrigerado durante a noite (escolha uma marca com o maior teor de gordura, muito importante)
280g de chocolate meio-amargo picado (para fazer sem lactose, use o chocolate amargo)
Frutas como morango, mirtilo, framboesa, amora para decorar

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre e unte duas formas redondas de 22cm com papel manteiga.
Em um processador de alimentos ou liquidificador, misture os ovos, o leite de amêndoa e a baunilha, em seguida, misture por dez segundos para combinar. Adicione a quinoa cozida e fria, juntamente com a manteiga derretida e fria e o óleo de coco em seguida, misture até ficar completamente cremoso, cerca de 30 segundos a 1 minuto. Peneire os ingredientes secos em uma tigela grande. Adicione os ingredientes molhados na tigela e misture bem até incorporar tudo. Divida a massa entre as duas formas e leve ao forno por 30 minutos ou até ao inserir um palito no bolo ele saia limpo. Retire os bolos do forno e deixe esfriar.

Recheio:
Antes de fazer o recheio, é necessário refrigerar o leite de coco durante a noite (na parte mais fria da sua geladeira) para que o creme se separe. Lembre-se de usar um leite de coco com bastante gordura ou o recheio não dará certo.
Derreta o chocolate em uma panela em fogo baixo a médio. Pegue o leite de coco da geladeira, mas não agite a lata ou vire-a de cabeça para baixo antes de abrir. Abra a lata e retire as partes sólidas com uma colher, colocando-as na panela com o chocolate. Tente tirar o máximo de creme possível. Derreta o creme de coco e chocolate juntos, então transfira para uma tigela grande que você pode usar mais tarde para bater o creme. (Se a mistura de chocolate/leite de coco derretido ainda parecer muito escura, você pode adicionar mais leite de coco para deixar mais claro e menos amargo)
Deixe o recheio esfriar, cubra e leve à geladeira por várias horas, até engrossar. Quando tiver engrossado, retire da geladeira e bata em alta velocidade por 30 segundos a 1 minuto.

Montagem:
Retire com cuidado o bolo da forma e coloque um dos bolos num suporte para bolos. Cuidado para não manusear demais os bolos, pois eles são frágeis e quebram com facilidade. Espalhe metade do recheio, coloque algumas frutas vermelhas por cima e cubra com o outro bolo. Espalhe o restante do recheio por cima e termine de decorar com as frutas. Coloque frutas pelas laterais do bolo de forma aleatória.
Leve o bolo à geladeira até a hora de servir. Na hora de servir salpique um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.

assinatura_pam_01

Print Friendly

6

risoto camarao limao manjericaoEbaaa, receitinha nova no site!! Quem está afim de testar uma receita de risotto maravilhosa?? Essa receita é perfeita para aquela hora em que você quer fazer um jantar para impressionar mas não quer ter muito trabalho. Peguei a receita faz tempo no site da Pioneer Woman e estava louca pra testar. Foi minha primeira vez fazendo risotto, acreditem se quiser, e eu não podia ter escolhido uma receita melhor, mais deliciosa e mais fácil. Façam que vocês não vão se arrepender, só vão receber elogios…hehe.

Risotto de Camarão com Limão e Manjericão

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga
700g de camarão limpo
1 cebola, finamente picada
4 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de arroz arbório
1 xícara (chá) de vinho branco seco
5 xícaras (chá) de caldo de legumes, aquecido (mais ou menos)
Suco e raspas de de 1 limão inteiro
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de creme de leite
18 folhas de manjericão picadas
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Preparo:

Aqueça a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o camarão em uma única camada e deixe cozinhar em ambos os lados até ficarem opacos no meio, cerca de 3 minutos. Retire-os da frigideira e pique grosseiramente. Reserve.
Volte a frigideira para o fogão (não lave-a) e adicione a cebola e o alho. Mexa e cozinhe por 2-3 minutos, ou até que a cebola comece a ficar transparente. Reduza o fogo para médio-baixo. Adicione o arroz arbório (seco) na panela e mexa por alguns minutos, tomando cuidado para não queimá-lo. Despeje o vinho e mexa delicadamente, permitindo que o arroz absorva o líquido. Depois que o vinho for absorvido, comece a adicionar o caldo de legumes morno, cerca de 1 xícara por vez, permitindo que o arroz cozinhe e absorva o líquido de cada vez. Mexa ocasionalmente e adicione o sal e pimenta durante uma das adições do caldo. Após 4 xícaras de caldo terem sido absorvidas, prove o arroz. Ele deve ainda estar com uma leve firmeza, mas se parecer que não está cozido, adicione o caldo restante e cozinhe-o até que ele absorva tudo e até atingir o cozimento perfeito.
Adicione o suco de limão e as raspas no risoto perto do fim do cozimento. Junte o creme de leite, o camarão e o manjericão e sirva imediatamente com raspas de limão extra e queijo parmesão por cima.

assinatura_pam_01

Print Friendly

10

arco-íris gelatinaOi pessoal, tem sobremesa mais bonita do que essa? Quem acompanha o Facebook e Instagram do PamB já viram a foto dessa sobremesa por lá e finalmente aqui está a receita. Achei tão lindo que fiquei louca pra testar. Procurando pela internet encontrei uma receita no site da Joyce e por ela ter explicado direitinho como fazer, foi essa receita que usei. É uma receita simples mas requer muita paciência, pois você precisa esperar cada camada endurecer um pouco antes de colocar outra por cima. Mas acho que o resultado final vale muito a pena. Bora deixar a preguiça de lado e preparar essa lindeza?

arco-íris gelatina 3Pra quem não mora no Brasil como eu, encontrei um problema no processo, aqui no Canada os pacotinhos de gelatina não são de 35g e sim de 85g, tentei usar a mesma proporção da receita mas ficou mole demais, não sei se a gelatina aqui é mais fraca. Então fiz algumas contas e acabei usando 50g de gelatina dissolvida em 1/2 xícara de água fervente e 1/2 xícara de água gelada. E depois acrescentei 1 colher (sopa) de leite de coco e 1 colher (sopa) de leite condensado. Se você também mora fora do Brasil, use essa quantidade que acebei de descrever e siga a explicação do preparo abaixo.

arco-íris gelatina 2

Arco-íris de Gelatina

Ingredientes:

Pacotinhos de gelatina (35g) de sabores e cores diferentes: tutti frutti, limão, abacaxi, maracujá e morango.
1 vidrinho de leite de coco
1 lata (ou caixinha) de leite condensado
Água fervente
Água gelada

Preparo:

Antes de tudo, é importante que a forma esteja bem untada por dentro, com um pouco de óleo (não se preocupe, não irá passar nenhum gosto para a gelatina). Usei uma forma redonda de furo no meio de 21 cm.

Dissolva todo conteúdo do pacote de gelatina roxa (ou o primeiro sabor escolhido) em 150 ml de água fervente, mexendo bem até que não sobre resíduos. Acrescente 150ml de água gelada à mistura e mexa novamente. Deposite metade da gelatina já dissolvida em uma forma de pudim, com um furo no meio, untada com óleo. Leve ao freezer por 10 minutos ou até firmar o suficiente pra jogar a outra camada por cima. Adicione à metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexa até ficar homogêneo e opaco. Passados os 10 minutos (ou um pouco mais de tempo, pois essa primeira camada demora mais que as próximas para endurecer), retire a gelatina do freezer e despeje o creme opaco por cima da camada que já começou a endurecer, com muito cuidado. Distribua o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo. Leve ao freezer novamente, mas dessa vez por 15 minutos.

Repita os passos anteriores com a gelatina azul, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador é de cerca de 10 minutos para as camadas transparentes e 15 minutos para as opacas. Continue repetindo todos os passos com as gelatinas seguintes: verde, amarela, laranja e vermelha. Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada, transfira a forma do freezer para geladeira. Obviamente não pode deixar direto no freezer porque congela. Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira. Caso não se solte com facilidade, passe a forma com rapidez na chama do fogão, até que as laterais se desprendam (muita agilidade nessa hora, para não derreter tudo).

Dicas:

- Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas é muito cuidado na hora de despejá-las. Se cair muita gelatina de uma vez só, a força e o peso do líquido pode furar a camada semi-endurecida anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina líquida seja feita em algum utensílio com bico, como um becker, que dá bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o conteúdo na forma. Outra vantagem de usar um becker é poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina líquida pela metade. Certamente, isso também faz diferença na aparência.

- É mesmo importante respeitar o tempo médio de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.

- Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado, pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar a mais bonita, pois é ela que ficará exposta no topo e ditará o visual.

assinatura_pam_01

Print Friendly