Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine

Já que a grande maioria das pessoas chega ao meu blog em busca de receitas de cupcake, então é novamente uma receita de cupcake que vou postar para vocês. Para fazer estes cupcakes eu utilizei a minha nova massa de chocolate favorita. Mas inicialmente eu ia fazer um cupcake de chocolate com marshmallow, mas acabou não dando certo. Pois quando eles estavam no forno o marshmallow começou a derreter e eles estavam borbulhando parecendo um Gremlin molhado (vocês se lembram?..haha). Então quando eles terminaram de assar eu vi que o marshmallow tinha derretido e sumido, ficou um cupcake normal sem nada, acreditam? Então, já que tinham virado um cupcake normal, eu tinha que fazer uma cobertura, pois todo cupcake que se preze tem uma cobertura né? Foi então que encontrei a receita de um buttercream de chocolate com ovomaltine, perfeito. Resultado? Um cupcake maravilhoso, macio, cheiroso, molhadinho e meu novo favorito, com o melhor buttercream que já fiz até hoje. Ah uma dica, a massa fica mais líquida que o normal, não tenha medo achando que você errou em algo, garanto que no final tudo vai dar certo…hehe.

Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine
± 24 cupcakes

Ingredientes:

Cupcake:
1 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) açúcar
3/4 xícaras (chá) de chocolate em pó
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de buttermilk *
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de café quente sem açucar(acabado de coar) ou água

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Buttercream:
1 e 1/2 xícaras (chá) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (chá) de chocolate em pó
3/4 colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara  (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
2/3 xícara (chá) de Ovomaltine

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar (a massa as vezes fica mais líquida do que o normal, mas não tenha medo, no fim vai dar tudo certo). Despeja a massa nas forminhas (só até a metade) e leve para assar por 20 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os cupcakes esfriarem nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

Buttercream:
Bata a manteiga, o chocolate em pó e o sal. Até ficar bem misturado. Adicione o açucar em pó e bata em velocidade baixa, e junte o leite e a baunilha. Quando o açucar incorporar, aumente a velocidade e bata até ficar bem misturado. Misture o creme de leite e o ovomaltine separadamente. Em velocidade média adicione a misture do creme de leite, e bata até que a misture fique na consistência que você deseja. (Talvez não precise usar todo o creme de leite se você quiser que fique bem firme). Com a ajuda de um saco de confeitar, cubra os cupcakes.

462 comentários em “Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine

  1. Mas porque no Canadá não comem mais salgados? isso seria muito bom kkkkkkkkkkk
    Menina adoro ovomaltine, vou guardar, quem sabe????
    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Maura, Hahaha, salgado aqui é só hamburguer e fritas. Não ajuda em nada né?
    Beijinhos

    [Responder]

    Mari Santos:

    @Pam, Olá Pam a manteiga s/ sal pode ser substituída por margarina Qualy/outra marca ou gordura vegetal? Aguardo resposta. Super beijo

    [Responder]

    Pam:

    @Mari Santos, Oi Mari, na cobertura não pode não, tem que ser manteiga. Beijinhos.

  2. Oi Pamela!!!
    Seja bem vinda aqui em Montreal!
    Eu já moro aqui faz 4 anos.
    Estou procurando uma receita para fazer no aniversário do meu maridinho esta semana e descobri o seu blog e o achei muito bom!!! Você está de parabéns com as suas receitas.
    Se precisar de algum help por aqui é só falar!
    Mais uma vez está de parabéns!

    [Responder]

    Pam:

    @Thamara, Oi Thamara, obrigado pelo carinho. Que legal, já faz bastante tempo que você está aqui, heim? Espero que esteja gostando?
    Beijinhos

    [Responder]

  3. Que formosura Pam querida, vc e sua delicadeza, nossa seus bolinhos ficaram tão lindo que a gente não sabe se come ou se admira por tamanho capricho que vc tem em fazê-los, adoro tudo que envolva ovomaltine, com certeza essa sua receita é divina, parabéns amiga, bj♥kas e uma semana genial p/ vc, ;)…

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Paula Andrade, Oi Ana, como sempre seus comentários são super carinhosos e me enchem de alegria, muito obrigado, você é fofa demais.
    Beijinhos e uma linda semana pra vc também.

    [Responder]

  4. Oi, Pam,

    Ah, este também eu vou fazer, pois adooooro ovomaltine! (Ah, Pam, ponha o marsmallow nos bolinhos depois de eles assarem.)

    Um beijo e uma ótima semana.

    [Responder]

    Pam:

    @Marly, Oi Marly, tenho certeza que você vai adorar estes cupcakes. Ah, eu já sabia que os marshmallows tem que colocar depois, mas eu fui fazer um teste, colocando eles no meio, mas eles sumiram…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  5. Hum, parece delicioso e vou tentar fazer hoje mesmo já que eu estava em busca de uma receita nova. Já fiz aquele cupcake de chocolate várias vezes e é realmente delicioso.
    BJos.

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela Cristal, Oi Gabriela, tenho certeza que você vai amar este. Depois me conta o que achou.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Minha cobertura ficou mole, pq será???

    [Responder]

    Pam:

    @Ariana, Oi Ariana, que pena, você usou creme de leite fresco? Acredito que talvez você não o tenha batido muito bem, pois quanto mais você bate mais consistente fica, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Achei mesmo que eera esse o problema, como é feriado so consegui o de caixinha e eu nao bati muito por medo de ficar mole, deveria ter batido mais então!!! Obrigada,mas de qq forma, ficou uma delícia, só não deu para confeitar igual ao seu!!! Bjss!!!

    [Responder]

  8. Olá, acabei de conhecer seu blog, adorei Parabéns!!! Já me tornei seguidora e no twitter tbm. Hj fiz meus primeiros CupCakes =adorei. Salvei várias receitas tuas e vou fazendo, depois venho te contar tah. Bjókas

    [Responder]

    Pam:

    @regiane, Oi Regina, obrigado pelo carinho. Fico super feliz em saber que você está testando e gostando das receitas.
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Pamela parabens!! Seu blog esta delicioso.. conheci ele hoje e adorei!! Sou chef passier e tenho um ateliê gastronômico meu forte aqui é cup cake, e os seus sçao divinos!!! bjinhoss

    [Responder]

  10. Oi Pamela! Parabéns pelas receitas maravilhosas!!! Desculpe a pergunta boba, mas é uma xícara (café) de café? bjss

    [Responder]

    Pam:

    @Michele, Oi Michele, acredito que seja uma xícara (chá) de café, mas na verdade o melhor é usar aqueles medidores específicos pra culinária, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Oi!!!! Amei seu blog, parabéns!!!
    Uma dúvida: a baunilha do buttercream é essência??
    Bjs e obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Oi Carol, obrigado pelo carinho. Ah e é essência de baunilha sim na receita, já arrumei.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Pam, ADORO seu blog. Queria saber (sem querer abusar, mas já abusando) se tem como vc me mandar as medidas em gramas.
    Bjinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Fe Perelló, Oi Fe, que pena mas eu não tenho a medida em gramas, mas é super fácil medir em xícaras, você encontre uns medidores lindos específicos para isso, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  13. OLA QUERIDA !!!
    VC SEMPRE COM ESSAS RECEITAS MARAVILHOSAS,PODE TER CERTEZA DE QUE NA MINHA CHOCOLATERIA VC FAZ SUCESSO ATRAVÉS DE SUAS RECEITAS POIS EU FAÇO E TODOS ADORAM!!!
    PARABÉNS PELO SEU BLOG, SOU FREQUENTADORA ASSÍDUA E FAÇO TODAS AS RECEITAS E DAO CERTO MESMO !!!! UM GRANDE BJ !!!
    ATT, ELAINE.

    [Responder]

    Pam:

    @CHOCOLATERIA PAULISTA, Oie, muito obrigado pelo carinho, fico super feliz em saber que você testa as receitas e que principalmente você esteja gostando delas.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. Oi pamela 😀
    Como muitos aqui, descobri seu blog pelo google hehe
    Mas nenhuma pesquisa que ja fiz teve um resultado tão bom quanto este 😀
    Estou viciado no seu blog.Comecei fazendo os cupcakes de baunilha,o bolo de cenoura e os brownies(que sumiram da cozinha antes mesmo que pudesse experimentar).Amanhã tentarei estes cupcakes de chocolate e os de limão para distribuir aos meus amigos (que já querem saber da onde tiro essas receitas ótimas).
    To mandando todo mundo entrar aqui :B
    Muito sucesso pra vc ;*

    [Responder]

    Pam:

    @Pedro, Oi Pedro, muito obrigado pelo carinho. Tenho certeza que seus amigos vão adorar os cupcakes, depois me conta o que eles acharam.
    Beijinhos

    [Responder]

  15. Olá,
    seus bolos parecem deliciosos. Vou tentar fazer algum no final de semana. Aqui em casa todos gostamos muuuuiiito! Obrigada por partilhar, bjs
    Cores

    [Responder]

    Pam:

    @Isabel, Oi Isabel, vou ficar esperando ansiosa pra saber quais receitas você testou e se principalmente você gostou.
    Beijinhos

    [Responder]

  16. Oi pam!!
    já conheço o seu blog a algum tempo tem ótimas receitas o bolo nega maluca e o favorito já fiz até recheado com maracujá uma maravilha,mas tenho uma pergunta,nunca fiz um cupcake(uma coisa que eu adoraria fazer)por não saber o pq de colocar o buttermilk e o bicarbonato,nunca usei nunhum dos 2.tem necessidade de colocar-los?Me desculpe se a pergunta for meio dãaa..mas sou meio curiosa.
    parabén pelo blog!Bjss

    [Responder]

    Pam:

    @Cinthia, Oi Cinthia, o buttermilk e o bicarbonato servem só para deixar o cupcake mais gostosos, são diferenças sutis, então se você não tiver nenhum dos dois, você pode trocar o buttermilk por leite e não colocar o bicarbonato, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  17. Oii Pamela amei seu blog, eu amo cozinhar, principalmente doces. Sou apaixonada por cupcake e tentei fazer o de Buttercream mais nao deu certo a massa cresceu e depois murchou no meio igual qdo a gente ultrapassa no acucar e pesa a massa sabe?
    O que eu posso fazer p nao acontecer isso, pq segui a receita direitinho, mais msm assim nao deu certo.

    [Responder]

    Pam:

    @gisele, Oi Gisele, quando a massa afunda eu acredito que é por causa do forno, ou o cupcake assou rápido demais ou você tirou ele muito cedo. Mas não dá pra saber muito pois eu teria que ter visto como você fez pra saber se você fez algo de errado ou não. Então, tente da próxima vez colocar bem no centro do forno pré aquecido e só abra o forno chegando perto do tempo indicado, ok? Espero que eu tenha ajudado.
    Beijinhos

    [Responder]

  18. Ok Pamela vou tentar novamente, posso trocar o oleo por uma colher (sopa) de manteiga e leite normal sem ser azedo?

    [Responder]

    Pam:

    @gisele, Oi Gisele, eu não ainda não tenho muita prática em trocar ingredientes importantes. O leite normal eu sei que você pode trocar, pois não vai influenciar muito. Mas a manteiga vai mudar bastante, e eu não sei uma quantidade bom para se trocar, mas me baseando nas outras receitas, talvez seja melhor trocar pela mesma quantidade de 1/2 xícara ou em torno de umas 8 colheres de sopa.
    Beijinhos

    [Responder]

  19. Aii Pam, já tentei em vários computadores.. mas não consigo de jeito nenhum ver algumas fotos dos cupcakes… alguns aparecem normal! Esse de ovomaltine é 1! =(

    [Responder]

    Pam:

    @Bruna Roberta, Oi Bruna, tente deixar carregar por mais tempo pra ver se as fotos carregam, se não me avisa depois quais você não consegue ver, pois meu site está meio “lerdo”, talvez seja isso.
    Beijinhos

    [Responder]

  20. Oo Pamela, queria saber se acho o creme de leite fresco pra comprar em mercados. Porque na verdade procurei aqui na minha cidade não achei, posso trocar por creme de leite normal e tirar o soro ? Obg desde já, e adorei suas receitas (:

    [Responder]

    Pam:

    @Thaila, Oi Thaila, eu sempre comprei o creme de leite fresco em supermercados ou em padarias, eles vem em uma garrafinha de plástico (é conhecido também como “bate chantilly”). Bom eu não sei se daria a mesma consistência se você trocar pelo creme de leite normal sem soro, mas se você não conseguir encontrar, acho que você poderia trocar sim, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    carol:

    @Pam, eu tb estou com o mesmo problema. estou querendo fazer essa cobertura um tempãooo, mas nao acho o creme de leite fresco de jeito nenhum. acho chantilly só. =/

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oh Carol, isso é super chato né? Já tentou fazer com o “bate chantilly”pra ver se dá certo? Beijinhos.

    carol:

    @pam, já fui em 4 mercados, inclusive mercados grandes, e não tem nem bate chantilly, só achei chantilly apenas. vou tentar fazer com creme normal…pq tô loucaa para provar essa cobertura. =/

    Pam:

    @carol, Oi Carol, tente com o creme de leite sem soro então ou o de caixinha. Espero que dê certo. Beijinhos.

  21. Oii pamela, obrigada por esclarecer minha duvida, então, eu estou fazendo agora, e a massa ficou bem mole, estou com medo de não dar certo, e vai render uns 40.

    [Responder]

    Pam:

    @Thaila, Oi Thaila, foram os cupcakes que ficaram moles? Como ficaram depois de assados?
    Beijinhos

    [Responder]

  22. Oi, não sei se fiz algo de errado, mais não deu certo não, ficaram moles depois de assados tambem, e eu deixei o tempo necessário, alguns até assaram por fora, mais por dentro ficaram crus ):

    [Responder]

    Pam:

    @Thaila, Oi Thaila, o tempo indicado é só uma média, pois cada forno é diferente, você só deve realmente tirá-los do forno depois que você inserir um palito no cupcake e ele sair limpo. Mas não desiste não, é com a prática que se chega a perfeição, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  23. boa tarde!
    Fiz essa massa com a cobertura do Red Velvet, ficou divino!
    O único porém é que os bolinhos ficaram baixos no centro, tipo murchos… mas a massa ficou assadinha, macia e úmida. Pode ser porque o forno estava muito quente? Coloquei em 180 graus, mas na próxima vez vou tentar um pouco menos quente…
    Vou fazer de novo no Natal, com a cobertura de ovomaltine. Uso o normal ou aquele crocante?

    [Responder]

    Pam:

    @Magali, Oi Magali, sempre que o cupcake der uma murchada, é por causa da temperatura, faz exatamente o que você disse, de diminuir um pouco a temperatura da próxima vez. E o ovomaltine que usei foi o normal, mas nada impede você a usar o crocante também, vai do seu gosto.
    Beijinho

    [Responder]

  24. Boa Tarde!

    Amei a receita, foi minha estréia com Cupcakes e fico maravilhoso, só que sobrou muito buttercream, a quantidade é bem grande…rsrsrsrsrsr…mas ficou muito bom, da próxima faço meia receita.
    Beijokas
    muito obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, que bom que você gostou do cupcake, fico muito feliz. Ah então, eu também sempre faço meia receita, pois as coberturas sempre sobram, e acho melhor depois se faltar fazer mais, do que sobrar e não ter o que fazer com ela.
    Beijinhos

    [Responder]

  25. Oi, Boa tarde.

    Quero muito tentar fazer esta receita, ela é muito pratica,mas o problema e que sou totalmente leiga na cozinha e nao entendi esta parte de acrescentar o vinagre. Será que tem como vc me explicar com detalhes?
    Desde ja agradeço seu site é otimo. Abraço!!

    [Responder]

    Pam:

    @Chris, Oi Chris, você quer dizer para fazer o buttermilk? Bom é simples, o buttermilk nada mais é do que o leite azedo, se você quiser colocar só o leite pode. Mas como não se vende buttermilk no Brasil, eu sempre coloco a receita caseira, que é só misturar o leite com o vinagre e depois colocar na massa (ele faz o papel do leite no bolo).
    Beijinhos

    [Responder]

  26. Fiz hj essa receita, ficou maravilhosaaaaaaaaaa
    fez muito sucesso! valeu mesmo
    agora, da proxima vez, acho q vou colocar um pouco menos óleo. é que a massa ficou muito líquida e eu – cozinheira amadoríssima- inventei de topar a forminha… resultado: esborrou tudo hahahha
    mas td bem, valeu pela lição!
    bj e feliz ano novo

    [Responder]

    Pam:

    @liv, Oi Liv, fico feliz que você tenha gostado do cupcakes. E é errando que se aprende, né? hehe. Mas é só ir testando, arrumando a receita ao seu gosto, que uma hora ela vai sair perfeita.
    Beijinhos

    [Responder]

  27. Prima,

    Tudo bem?
    Estou com 03 crianças lá em casa de férias e vou colocá-las para fazer sua receita de cupcake, pois tenho certeza que será um grande sucesso, depois te conto como foi o resultado das mini-chefs.

    Bjs
    Kelly

    [Responder]

    Pam:

    @Kelly C Morais, Oi primaaaa, fiquei feliz em te ver por aqui. Nossa eu tenho certeza que a criançada vai adorar a brincadeira e principalmente vão adorar comer…rs. Não esquece de me contar como foi, fiquei curiosa.
    Beijinhos

    [Responder]

  28. AMEI,…. suas receitas sao master… voce faz esses cakes para vender?
    Tentei humildemente fazer a receita
    mas eles esparramaram (talvez pq por ser a 1º vez fiquei com medo e abri o forno 800 vezes heheeh)a massa é uma delicia a cobertura hummm deliciosa ficou toda lá (vai virar um bolo hoje hehe)…
    Parabens!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Danielle, Oi Danielle, o importante é não desistir, é com a prática que se leva a perfeição. A dica que tenho é que se os cupcakes esparramarem é por que você colocou muita massa nas forminhas e se os cupcakes murcharem é por que abriu o forno muito cedo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  29. Olá! Vi a receita e fiquei com muita vontade de fazer. Mas vi que leva café e não gosto muito 🙁

    o cupcake fica com gosto de café?

    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Clara, Oi Maria, o sabor do café fica quase imperceptível, mas se você não quiser colocar o café, coloque só a 1 xícara de água, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  30. Oi Pamela, amei o seu blog, quero experimentar o cupcake de chocolate com buttercream de ovomaltine, mas tenho uma duvida, o buttercream coloca antes ou depois de assar? Se for depois ele nao cozinha nem assa, so bate na batedeira, seria cru mesmo? Obrigada e parabens pelo seu blog!!! Bjs, Lu

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, o buttercream é a cobertura do cupcake, então você coloca em cima dos cupcakes depois que eles estiverem frio, e o buttercream não precisa assar não, é só seguir a receita passo a passo.
    Beijinhos

    [Responder]

  31. Oi Pamela
    Nossa, adorei seu blog e suas receitas.
    Primeira vez que vou me aventurar no cupcake.
    Estou com uma grande duvida, tomara que vc possa me ajudar.
    Vou fazer 100 cupcakes pra minha cunhada, mas moro no interior e vou levar pra SP para o niver da minha sobrinha. De viagem 1.30hrs.
    Acontece que fazendo testes, fiz o ganache, mas achei meio dificil de achar o ponto e confeitar.
    Gostaria de saber se esse Buttercream aguenta bem fora da geladeira e fica bem durinho pra confeitar.
    Obrigada desde ja e parabéns pelo talento!
    Beijos
    Sandra

    [Responder]

    Pam:

    @Sandra, Oi Sandra, bem vinda ao blog. Sobre a sua duvida, o buttercream não aguenta calor, pois ele é feito de manteiga. A melhor opção seria o ganache mesmo. Mas se você quiser dar uma olhada na receita do Cupcake de Chocolate Devil’s Food, ele possue uma receita de cobertura que leva farinha que eu acho que vai aguentar melhor a viagem. Faz um teste e ve se você gosta.
    Beijinhos

    [Responder]

  32. Essa foi minha primeira experiência de cupcake,…ficaram otimo….um dica na receita vc cita 1 xícara de café coado na hora….essa xícara é ( de café)? pois eu perdi uma receita pq coloquei uma xícara de chá de café…

    abraços

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, a xícara de café, é a xícara normal, a que você usa para medir os outros ingredientes, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  33. Aah, eu fiz os cupcakes e ficaram MUITO bons! Meus pais falaram que nunca tinham ficado tão gostosos hehe :))
    a massa é perfeita. vou usa-la em todas as receitas
    só que o buttercream não ficou muito bom.. ficou com gosto de manteiga 🙁

    devo ter errado na quantidade do açúcar.. Mas eu fiz uma ganache e ficou muito bom!

    Obrigada pela receita! Beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Clara, Oi Maria Clara, que legal que seus pais adoraram, e sobre o buttercream, ele fica com gosto de manteiga sim, por isso que você deve usar uma de qualidade boa. Mas um ganache é muito bom também…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  34. Olá Pam, já acompanho seu blog há um tempinho, e adoro, vc é muito prendada, e as fotos então ficam lindas, da vontade de comer… rs…

    Eu fiz agora o buttercream e não ficou bom, ficou mole, eu vi que vc disse que qto mais bate, mais durinho fica, mas qto mais eu batia, mais mole ficava, mesmo assim coloqui no saco de confeitar e levei na geladeira, quem sabe fica durinho e eu consigo confeitar neh… rs…

    bem que vc disse, é melhor usar uma manteiga de boa qualidade, pois fica gosto mesmo… vc sempre usa manteiga? ou essas de culinaria? fico sempre na dúvida.

    Obrigada por compartilhar conosco sempre suas receitinhas.

    Bjos!

    [Responder]

    Pam:

    @Karen, Oi Karen, muito obrigado pelo carinho. Sobre o buttercream, nesta receita por ter creme de leite fresco, quanto mais você bate, mais consistente ele fica, mas sempre tem que se lembrar de não bater demais, pois você pode passar do ponto. E eu sempre uso manteiga, de supermercado mesmo. Mas como eu sempre digo, buttercream agrada uns e outros não, não tem problema se você não gostar…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  35. Oi Pam, mas eu gostei… como comentei com vc, resolvi colocar na geladeira para depois confeitar e deu certinho, ficou com uma ótima consistência, consegui rechear e até que ficaram bonitinhos… rs, fora da geladeira ja fica mole, e ficou gostoso tbm, eu reduzi a receita senão seria muito, pode ser isso que não ficou mole na hora, logo irei fazer o de maracujá, super obrigada! Aguardando novas receitinhas… bjos!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Karen, Ah Karen, se você gostou é o mais importante…hehe. Mas como a receita tem manteiga, creme de leite e etc, fora da geladeira sempre vai ficar mais mole, é a mesma coisa se você deixar a manteiga para fora, se estiver calor a manteiga vai ficar molinha molinha.
    Beijinhos

    [Responder]

  36. Oi Pam, adoro o seu blog !!! Tentei fazer esta receita, porém a massa do bolo ficou muito líquida é isso mesmo ?

    [Responder]

    Pam:

    @Carolina, Oi Carolina, na verdade a massa fica mais líquida sim, mas não sei o que você quis dizer com muito liquida…hehe. Mas como ficou depois de assado?
    Beijinhos

    [Responder]

  37. Olá!
    Adoro seu blog, já tentei algumas receitas e ficaram divinas!
    Mas hoje quanto tentei a receita desse cupcake algo não deu certo com a massa.
    Deposi de assado ela ficou muito pesada e úmida, com aspecto de crua apesar de ter saído limpa no teste do palito. Tentei duas vezes em temperaturas e tmepo diferentes mas o resultado foi o mesmo, como diria minha vó a massa ficou ‘pizunhenta’ haha. A pena é que o buttercream ficou ótimo e nao tenho o que fazer com ele!
    vc tem alguma idéia do que pode ter acontecido Pamela?
    Obrigada desde ja!

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela, Oi Gabriela, é difícil eu realmente saber o que aconteceu, pois eu não estava com você para ver o passo a passo. Mas a primeira hipótese seria algum problema com o tempo e temperatura do forno, mas se você já descartou esta opção, testando várias vezes a segunda hipótese que eu tenho para lhe dar seria a forma que você bateu a massa, pois se você bater demais isso contribui para a massa ficar pesada, ok? Bom, espero que você encontre o problema. O que eu sempre digo é para não desistir, pois é testando que se aprende e um dia chega a perfeição.
    Beijinhos

    [Responder]

  38. Paammm!
    Fiz essa receita pela segunda vez e ficou maravilhosa!!! Muito obrigada por ter compartilhado!

    Da primeira vez, assim como a maioria das meninas que eu vi os comentários, ficou muito muito liquida… Mas foi por causa do café. Dessa vez, fui colocando aos pouquinhos e ela ficou perfeita!

    Vou fazer de novo no meu aniversário! :DD

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela, Oi Gabriela, eu já fiz essa massa várias vezes, e posso dizer que ela é mais líquida que o normal, mas nunca foi nada que me assustasse…hehe, nunca tive que acrescentar nada. Mas fico feliz em saber que no fim você conseguiu acertar e deixar tudo gostoso, parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

  39. Essa massa é DIVINA! meu primeiro cupcake ficou muito bom!
    Amei, acabei de fazer aqui em casa e ficou muito gostoso! Duvidei no começo pois não gosto muito de receitas com café, mas não fica com gosto. Tbm levei um susto quando coloquei o café e ficou mais liquido do que o normal, mas valeu a pena…Até meu marido que não é fã de doces amou! Fica muito molhadinho.
    Tentei fazer uma ganache pra colocar em cima dos cupcakes mas ficou muito mole…

    beijos e obrigada pela maravilhosa receita!

    [Responder]

    Pam:

    @Natacha, Oi Natacha, que bom que você gostou. E realmente a massa fica mais liquida que o normal, mas como eu disse a várias pessoas, é só não assustar e mudar nada que no final tudo vai dar certo…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  40. Tentei fazer a receita duas vezes, ontem não deu certo…e hj estou tentando de novo, mas parece que não vai dar certo de novo 🙁 a massa tá no forno faz quase meia hora e ainda tá molinha…vou deixar um poquinho mais por lá…se der certo eu conto! ♥

    [Responder]

    Pam:

    @Dayse, Dayse, se a massa já passou do tempo e ainda está mole, isto significa que seu forno está desregulado, tente aumentar a temperatura da próxima vez.
    Beijinhos

    [Responder]

  41. É, não deu mesmo pra mim, pelo visto essa receita não curtiu mt minha pessoa! uma pena, pois eu fiz com grandes expectativas… Mas tudo bem, vou achar uma massa legal e que eu consiga fazer!!

    [Responder]

    Pam:

    @Dayse, Oi Dayse, o importante é não desistir, se a massa não deu certo tente mais algumas vezes, até você pegar a prática. Mas se o que não deu certo foi que você não gostou do gosto, você sempre pode adaptar as receitas, ok? O importante é não desistir pois é com a prática que se chega à perfeição.
    Beijinhos

    [Responder]

    Dayse:

    @Pam, Obrigada!! ♥

    [Responder]

  42. Oi Pam td bem ja fiz algumas receitinhas daqui, queria perguntar uma coisa, o seu cupcake nessa receita fica alto no meio ou ele fica baixinho? o meu ficou baixo no meio e depois que tirei do forno ele baixou , nao ficou aquele cupcake incorpado bonitão, ficou miudinho, magrinho…rs..

    [Responder]

    Pam:

    @Emi, Oi Emi, então, o meu cupcake sempre fica redondinho em cima, como deve ficar. E eu já fiz esta receita inúmeras vezes. Bom, o que eu acho que deve ter acontecido é que ou a temperatura do seu forno está desregulada ou você tirou eles antes do tempo. Mas não desista pois é errando que se aprende…hehe;
    Beijinhos

    [Responder]

  43. Oi Pam! Tudo jóia?!
    Fiz o bolo e o buttercream…Não ficou muito bom não…sai frustradinha…mas antes tinha feito o de Cheesecake….só que coloquei na geladeira…por 4 hs..quando fui ver agora…ficaram MARAVILHOSOS!!!
    Acertei em um e errei alguma coisa no outro..mas valeu!! beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, o que deu errado com o cupcake? Mas ainda bem que o cheesecake deu certo. Mas não desiste do cupcake não, garanto que uma hora você vai acertar e adorar.
    Beijinhos

    [Responder]

  44. Oi, não é possivel substituir o ovomaltine por outra coisa? não achei nos supermercados perto da minha casa

    Adorei seu blog bjs :*

    [Responder]

    Pam:

    @Cristyna Becker Costa, Oi Cristyna, você pode substituir pelo chocolate em pó mesmo.
    Beijinhos

    [Responder]

  45. Oi Pam, tudo bem? Hj acordei e vim direto pesquisar cupcakes, pois sonhei a noite toda com eles….hehehe Ainda não testei as suas receitas, acabei de te encontrar e fiquei animada com os comentarios..parabéns pelo trabalho e pelo carinho. Minha dúvida eterna é a seguinte: pq minhas massas de cupcake sempre ficam resecadas por dentro? já testei várias e ainda não alcançei o que gostaria? tem a ver com a forma como bato a massa? tem que bater pouco, é isso?

    [Responder]

    Pam:

    @Gabi, Oi Gabi, muito obrigado pelo carinho. Então a razão para seus cupcakes ficarem secos é por que eles passam do tempo no forno. Pois se você bater demais a massa isso vai fazer com que ela fique dura e não seca. Para ficar seca a única razão é o tempo de forno. Tente diminuir da próxima vez, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  46. Oi Pam, outra dúvida, o cupcake de chocolate branco, vc acha que fica legal colocar a cobertura de cream cheese como receiro e colocar em cima um ganache ou chantily, será que combina? E o chocolate pode ser usado um normal, desses que se compra em mercado, tabletes pequenos, tipo garoto ou nestlé para teste inicial?
    obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Gabi, Oi Gabi, então, o problema de colocar o recheio é que a massa já é bem rica, então talvez fique muita informação. Mas como eu sempre digo, é testando que se descobre, então não custa nada você separar alguns e testar, pois se ficarem bons, você faz em todos. E o chocolate pode ser sim o que você compra no supermercado.
    Beijinhos

    [Responder]

  47. Pamela! Sensacional o seu blog… Será que fica bom com brigadeiro?! Nunca fiz e esse será o meu primeiro teste de cupcakes e para agradar à todos pensei no brigadeiro (acrescentando um pouco de creme de leite para ficar mais mole e não tão doce).. O que vc acha?! Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Adriana, Oi Adriana, você quer fazer a cobertura de brigadeiro? Fica bom sim, depois me conta como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  48. Oi Pam,
    Gostaria de saber se posso fazer sem o café? Será que irá alterar muita coisa. Porque vou dar para crianças e não qeuria colocar o café!
    Obrigada!
    PS: tenho todas as suas receitas, são divinas..PARABÉNS!!

    [Responder]

    Pam:

    @Vilma, Oi Vilma, pode fazer sem o café sim, mas só pra você saber o gosto do café é quase que imperceptível, então mesmo que você não o retire, garanto que ninguém vai sentir o sabor.
    Beijinhos e obrigado pelo carinho

    [Responder]

  49. pam,o que é buttermilk,não conheço posso substituir?ah! fiz o de nutela,ficou uma delícia. obrigada,parabens!

    [Responder]

    Pam:

    @neia, Oi Neia, o buttermilk é o resíduo (líquido) que sobra do processo de fabricação da manteiga. Mas não se preocupe pois sempre que a receita pede eu coloco logo embaixo a receita caseira, dá uma olhadinha.
    Beijinhos

    [Responder]

  50. Pam eu tenho 12 anos, e eu sempre fiz receitas. Fui atrás de uma receita de cupcake mais deu errado, e agora achei seu blog super lindo, organizado e bem explicadinho. Parabéns! Eu vou fazer esse, e quero te perguntar se eu posso misturar o ovomaltine na receita (Devil’s Food)? Eu estou indecisa. E se eu posso colocar creme de leite normal, de lata ou caixa ? Obg, e parabéns novamente fofaaa!

    [Responder]

    Pam:

    @Bianca, Oi Bianca, você quer pegar a receita de cupcake Devil’s Food e acrescentar ovomaltine ou trocar o chocolate por ovomaltine? Bom se for só acrescentar tudo bem, mas se for para substituir o chocolate em pó eu não tenho certeza se fica bom. E quando nas receitas eu só digo creme de leite você pode usar tanto o de lata quanto o de caixa, mas se eu digo creme de leite fresco, você deve usar aqueles que vem em garrafinha de plástico, ok? E depois me conta como ficaram os cupcakes.
    Beijinhos

    [Responder]

  51. Eu to indo comprar a essência de baunilha, fiquei desde ontem esperando você me responder muito ansiosa. Obrigado viu, eu vou colocar ovomaltine na massa junto com tudo da receita do Devil’s Food e eu também to pensando em vez de fazer essa cobertura fazer de chantilly o que você acha? e eu iria colorir de rosa, com corante alimentício. Seu blog esta perfeito, serio mesmo eu nem costumo me interessar por blogs de receitas, pois grande parte e mal explicado e sempre esquecem algo, mais o seu esta ótimo.

    [Responder]

  52. Olá Pamela !!!!
    Pesquisando no google descobri seu blog , maravilhoso …. Amei td o conteúdo …. E gostaria muito de saber se vc tem a receita de Buttercream de Leite Ninho ….. Visito todos os dias seu blog …Parabéns pelo seu talento , tanto de fazer quanto de transmitir a pessoas do mundo todo suas receitas ….. Bjuuuuss

    [Responder]

    Pam:

    @Kátia, Oi Kátia, muito obrigado pelo carinho e sobre a sua pergunta eu não tenho a receita de buttercream de leite ninho não, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  53. Olá!!! Amei este blog, suas receitas e a beleza do seu talento. fiz ontem o de inhá benta (fica bem ralinha a massa, não é isso?) delicia, coloquei pouco na forminha, não cresceu mto, mas ficou delicioso.
    Agora, uma pergunta: o buttercream se não quiser de chocolate eu só retiro da receita o chocolate em pó ou substituo por outro ingrediente?
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Terezinha, Oi Terezinha, eu prefiro que você pegue uma receita de buttercream sem ser de chocolate ao invés de ficar alterando uma de chocolate. No meu blog existem várias outras, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  54. Eiii Pamela…tdo bem? Fiz os cupcakes Devil’s food e ficaram divinos!!! O glacê foi a sensação do momento, tdo mundo amou,rs!!!Obrigada pela receita!
    Vc ja fez o bolo na caneca? Aki ta uma febre e gostaria de saber se vc tem alguma receitinha testada e aprovada pra me passar.
    Bjuss flor

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Ebaaa Carol, que bom que todos gostaram. Então, nunca fiz bolo de caneca ainda, mas já coloquei na lista para testar. Mas se você encontrar uma receita boa antes de mim, volte pra me contar.
    Beijinhos

    [Responder]

  55. Essa é a segunda receita sua que faço. Preciso confessar que a minha vontade é testar todas. Elas parecem simplesmente deliciosas. Estou testando receitas para o aniversário de meus filhos. Estes estão no forno no momento. Posto depois para dizer como ficaram.

    [Responder]

    Pam:

    @Renata Collier, Oi Renata, só te digo uma coisa, não é bom ficar passando vontade não…hehe. Sempre volte para me contar como ficaram os resultados.
    Beijinhos

    [Responder]

  56. Oi pamela, parabens pelo site, adoro as suas receitas! Quero começar a fazer cupcakes, mas nao curto muito esse estilo americano de usar buttercream, vc tem algumas outras sugestoes para cobertura?

    Muito obrigada!

    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Bruna, Oi Bruna, muito obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, você pode usar ganache como cobertura que fica ótimo e também de uma olhada nas minhas outras receitas de cupcakes pois algumas não são com buttercream, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  57. Oi Pam! Descobri o seu site e me apaixonei! Adoro como vc explica tudo com detalhes!
    Sou novata na área de cupcakes mas já tenho tudo comprado p/ testar e fazer no niver da minha filha… Qual cobertura seria mais adequada p/ se colocar corante?
    Li que qualquer receita de massa de bolo serve p/ cupcake; tenho uma de maçã que faz mto sucesso…qual cobertura ficaria melhor?
    Obrigada!Bjosssss

    [Responder]

    Danielle:

    Pam, coloquei esta receita agora há pouco no forno e esses sim estão parecendo gremlin!!!Coloquei massa em 2/3 da forminha, faltando até mais que um dedo, mas tá borbulhando p/ todo lado da forma! O que eu fiz de errado???
    Bjoss

    [Responder]

    Pam:

    @Danielle, Oi Danielle, os meus só borbulharam por causa do marshmallow…hehe, mas não sei se você realmente fez algo errado, como eles ficaram depois de assados?
    Beijinhos

    [Responder]

    Danielle:

    Pam, os cupcakes ficaram terríveis de tirar da forma de alumínio…esteticamente horríveis… mas mto gostosos!
    Pensei que fosse por causa do meu forno, coloquei o restante da massa em forminhas de empada em um outro forninho e ficaram lindos os cupcakes, como exceção de um que borbulhou tb e ficou horroroso. Vai entender… mesma qtdade de massa, assando junto com os outros… Bom, meu buttercream ficou totalmente diferente da foto, não sei se foi pq usei ovomaltine crocante no lugar do chocolate em pó(tinha acabado!)ou por causa do corante: ficou um marronzinho mto sem graça, daí coloquei uma colherzinha de chá de corante liquído pink. Ficou um lilás mto fofinho mas com um aspecto meio aerado, não sei explicar, não ficou lisinho como o seu, mais um melado escorrendo que não sei dizer se foi o crocante do ovomaltine derretendo ou o corante que não era gel… 🙁

    Pam:

    @Danielle, Oi Dani, apesar de todas esses seus problemas, o principal você conseguiu, que foi ter deixado eles gostosos…hehe. O resto, é só praticar que um dia tudo vai ficar lindo e perfeito, é só não desistir. Sobre o buttercream, talvez o problema tenha sido sim o fato de você ter usado o crocante então da proxima vez tenta com o normal e veja como fica, se ainda não der certo me avisa.
    Beijinhos

    Pam:

    @Danielle, Oi Danielle, muito obrigado pelo carinho e seja bem vinda. Dê uma olhada no índice de receitas, que você vai encontrar diversas alternativas para coberturas de cupcake. E sobre o cupcake de maça, tem uma receita de cobertura com cream cheese que eu adoro, mas você também pode fazer um buttercream básico e colorir. Bom, dê uma olhada nas coberturas que já fiz e se você tiver alguma dúvida é só falar.
    Beijinhos

    [Responder]

  58. Oii Pam,

    acabei de conhecer seu site, adorei!!
    vou começar a fazer cupcake essa semana mas gostaria de fazer em menor quantidade, sabe como poço fazer para fazer menos?

    Obrigadaa!
    Bjinhuss’*

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, seja bem vinda. Para fazer em menor quantidade, é só você pegar a receita e dividir todos os ingredientes ao meio, ou seja, se a receita pede 2 xícaras de farinha, use 1 ao invés, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  59. Eii Pamela, esse fd agora é níver da minha mãe e vou fazer os cupcakes. Já fz o Devil’s food uma vez e adorei. Gostaria de saber de vc qual eh mais gostoso o Devi’s Food ou de Ovomaltine?

    Bjussss

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Oi Carol, ultimamente ando viciada no cupcake de ovomaltine, sempre que quero levar cupcake em algum lugar são eles que faço, e nunca me desapontaram…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  60. oi pamela, adoro seu site e as receitas sao otimas, mas nao consigo fazer o buttercream nem o glace de chocolate da devils food, o buttercream ficou mole, e o glace de cocolate ficou firme mas nao o bastante para fazer a voltinha no cupcake o que devo fazer ?

    [Responder]

    Pam:

    @carlos, Oi Carlos, você está usando o creme de leite fresco no buttercream? Pois é com ele que você dá o ponto. O glace do devils food é na hora em que a mistura está no fogo que você deixa a consistência desejada, tente deixar mais tempo da próxima vez para engrossar mais, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  61. Olá ,Pamela ,adoro suas receitas,fiz o cupcake de chocolate com a cobertura de chocolate ,o problema é que ele derrete muito rápido tem alguma receita que fique mais consistente e com esse gosto maravilhoso?

    Podes me enviar alguma?

    Abs,
    Valéria

    [Responder]

    Pam:

    @Valéria, Oi Valéria, tem uma receita que eu adoro também que é o devil’s food cupcake, a cobertura é mais firme, dá uma olhadinha no índice de receitas que você encontra esta e várias outras receitas, veja se alguma lhe agrada também.
    Beijinhos

    [Responder]

  62. Eiiii Pamela….essa semana fiz o cupcake de ovomaltine como me recomendou. Os bolinhos ficaram uma delicia, mas achei o glacê mtoooooo doce, eh assim mm, pois segui a receita direitinho.
    Achei o do Devil’s Food mais gostoso, menos doce! Mas valeu, precisava testar e experimentar a receita né,rs!!!!
    Bjussss

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Oi Carol, talvez seja seu paladar, pois eu sou formiguinha…hehe. Mas se quiser, você pode diminuir o açucar da próxima vez, faça ao seu gosto, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  63. Oi Pamela,
    Queria saber se é o ovomaltine pronto com sorvete ou se é em pó?

    Obrigada adorei o seu blog!

    Aline

    Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Oi Aline, muito obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, é o ovomaltine em pó que você usa pra colocar no leite, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  64. Eu e minha mãe A-D-O-R-A-M-O-S o blog e as receitas principalmente pq estavamos procurando a reita de cupcake.
    valeu pela ajuda =;)

    [Responder]

    Pam:

    @Emilly, Ebaaa Emilly, fico feliz que vocês tenham encontrado o meu blog, espero que testem várias receitas.
    Beijinhos

    [Responder]

  65. Pam para o buttercream de ovomaltine ,tem de ser necessariamente o creme de leite fresco ,porque le cria volume e da textura ao buttercream ,ou pode ser o creme de leite de caixinha(uht) ?

    desde já agradeço a resposta!

    [Responder]

    Pam:

    @gabriel alves, Oi Gabriel, é por isso mesmo, quanto mais você bate o creme de leite fresco mais cremoso fica e o creme de leite de caixinha não faz isso, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  66. Essa receita da massa de chocolate é realmente perfeita, e de agora em diante, também será a minha preferida!!!! Ficaram ótimos! Mas cobri com bicho-de-pé!

    [Responder]

    Pam:

    @Giovanna, Oi Giovanna, que bom que você gostou, pois eu uso esta receita pelo menos umas 4 vezes no mês…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  67. Olá Pamela, o seu blog é maravilhoso… No buttercream de ovomaltine, posso usar margarina forno e fogão no lugar da manteiga?

    [Responder]

    Pam:

    @Andreza, Oi Andreza, tem que ser manteiga, pois a consistência da margarina é diferente, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  68. Oiee
    primeiramente, parabens pelo blog, ja aprendi mtas coisas por aqui
    uma duvida: como faço o buttermilk? nao entendi direito…
    se tirar isso da receita, vai fazer diferença?
    obrigada
    =*

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Flavia, Oi Ana, muito obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, para fazer o buttermilk é simples, coloque a quantidade certa de vinagre na xícara medidora e depois por cima é só completar com leite e esperar alguns minutinhos. Se você quiser, você não precisa usar o buttermilk, pode usar só leite, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  69. Olá, acabei de fazer essa receita, segui direitinho o passo a passo, e os cupcakes ficaram maravilhosos. Eu ainda recheei e fiz cobertura de brigadeiro…como foram meus primeiros cupcakes eu não pensei que dariam tão certo, mas deram. Parabéns, realmente ficam suuuuuper fofos e suuuuuuper molhadinhos(o que dificulta para rechear, mas eu só recheei pq o marido pediu. Para mim renderam 21 cupcakes.
    Um beijo

    [Responder]

    Pam:

    @Liz, Oi Liz, que bom que tudo deu certo, parabéns, fiquei super feliz em saber que foram seus primeiros cupcakes e que eles ficaram ótimos.
    Beijinhos

    [Responder]

  70. Ola, fiz os cupcakes e ficaram delicosos!
    Foi a primeira vez que eu fiz cupcakes e agora quero fazer mais! Adorei!
    Obrigada pela receita
    Tirei umas fotos dos cupcakes que fiz e se quiser pode ver no meu blog (www.minhamaneira.com.br).
    Bjs, Janaina

    [Responder]

    Pam:

    @Janaina Marcelino, Ebaa Janaina, fico feliz que tenha dado tudo certo, parabéns. E que venham mais cupcakes, rsrs. Ah já vi as fotos e adorei.
    Beijinhos

    [Responder]

  71. Aiiin adoreii o site 🙂

    [Responder]

    Alana:

    Vim aqui através do chocorangoo!

    [Responder]

    Pam:

    @Alana, Oi Alana, a Talita do chocorango é uma fofa né? Fiquei super feliz com o post. Muito obrigado pela visitinha e carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  72. Adorei o site, faz muito tempo que vi o link daqui no 9ml se eu não me engano, e agora viciei nessas receitas, não tem forminha de papel que dura lá em casa.
    Esse fim de semana quero fazer essa receita, mas vi em comentários que o buttercream acaba sobrando, ou seja, é mais que precisa para o que foi feito.
    Gostaria de saber, se posso congelar o buttercream, e depois utilizar novamente?
    Beijos.

    [Responder]

  73. OI, PAM…
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO UAR ESSE BUTTERCREAM DE OVOMALTINE PARA COBRIR UM BOLO DE TAMANHO NORMAL.
    OBRIGADA
    CASSIA

    [Responder]

    Pam:

    @CASSIA, Oi Cássia, pode sim, manda bala, mas fique ligada na receita do buttercream, pois vc deve controlar a consistência na quantidade de creme de leite, então se você quiser mais firme, não precisa usar tudo.
    Beijinhos

    [Responder]

  74. Oi Pam, esta receita parece ser uma delícia, irei fazer com minhas meninas (http://piruetandocomcecielulu.blogspot.com/). O seu novo site ficou maravilhoso, já experimentei algumas receitas daqui e visito sempre que quero fazer algo novo, principalmente neste perído de férias aqui na Bahia.

    Um caloroso abraço e axé pra vc neste 2012.

    [Responder]

    Pam:

    @Sionei Lopes, Oi Sionei, faz a receita sim que vcs vão adorar. Muito obrigada pelo carinho e suas meninas são lindas e super fofas, parabens.
    Beijinhos

    [Responder]

  75. Pam, a muito tempo estou querendo fazer essa receita de cupcakes, mas eu não encontro de jeito nenhum creme de leite fresco aqui na minha cidade. Queria saber se tem como substituir por alguma outra coisa pra fazer o Buttercream… ou então se tem alguma outra receita para confeitar os cupcakes que também leve ovomaltine.

    [Responder]

    Pam:

    @Isabel, Oi Isabel, é uma pena, pois esta é a minha maior dúvida até hoje. O problema é que o creme de leite fresco, quando vc bate vira chantilly e a única coisa que se aproxima disso é o conhecido “bate chantilly” que é feito de gordura vegetal, mas não sei no quesito sabor como ficaria, só testando. Mas você pode colocar o ovomaltine em qualquer receita, pode pegar uma receita de ganache e colocar ovomaltine, ou um brigadeiro mole, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  76. Olá Pam,

    Encontrei seu site por acaso e me apaixonei, nunca tinha feito cup cake na minha vida mas vi você fazendo esse e resolvi tentar. Meu Deus!!!! Ficou simplesmente maravilhoso!

    Obrigado

    Abraços

    [Responder]

    Pam:

    @Priscila, Ebaaaa Priscila, que bom que você me encontrou então, fiquei feliz em saber que a sua primeira experiência com os cupcakes foi um sucesso, parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

  77. Querida, fiquei com uma dúvida. Sobrou Buttercream de ovomaltine. Posso guardar na geladeira para fazer mais cupcakes no sábado? Quantos dias é a validade dele pronto? Bjs e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Michelle, Oi MIchelle, pode guardar na geladeira sim, dura até sábado tranquilo. Mas ele vai dar uma endurecida, daí vc precisa deixar atingir temperatura ambiente e dar uma batidinha rápida pra encorpar de novo.
    Beijinhos

    [Responder]

  78. Oi Pam !!
    Fiz essa receita para o aniversário do meu afilhado! O pessoal adorou!! Já tenho encomendas para as festinhas dos amiguinhos de tanto que adoraram!! E nunca tinha feito!! Tô até ganhando um dinheirinho extra! Brigadão pela receita!! Muito sucesso pra vc!! Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Alessandra, Ebaaaa Alessandra, fico super feliz em saber que o pessoal adorou e que vc já até tem encomendas, boa sorte com tudo, vai ser um sucesso.
    Beijinhos

    [Responder]

  79. Eu amo cupcakes, mas nunca tentei fazer em casa… Porém hoje acordei com uma vontade de aprender! Daí fui pesquisando receitas na internet e descobri o seu site. Você está super hiper de parabéns, Pam! Sua explicação é maravilhosa. Agora deixe-me ir porque meus cupcakes estão assando e eu preciso fazer a cobertura de ovomaltine ahahaha Bjs e tudo de bom pra você 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Janaína, Oi Janaína, fico feliz que você tenha me encontrado e que já tenha testado uma receitinha, depois quero saber como ficaram os cupcakes. E muito obrigada pelo seu carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

    Janaína:

    @Pam, ficaram ótimos! Fiz 12 e já comi todos, junto com minha irmã hahaha E ah, ontem eu fiz o Alfredo Cremoso com Frango e ficou delicioso, hoje já fiz de novo! Ótimas receitas, amei, amei, amei.

    [Responder]

  80. Bom dia, eu acordei inspirada igual a Janaína falou…
    Pesquisei receitas na internet e encontrei seu site, que pra mim foi o melhor… Vou fazer a receita hoje e espero que dê certo… BJossss

    [Responder]

    Pam:

    @Miriam Schneider, Oi Miriam, seja mais do que bem vinda e depois volte para me contar como ficaram os cupcakes, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  81. Oiii Pam, tudo bem? eu tenho uma duvida sobre o buttercream, é manteiga mesmo ou margarina? pode usar margarina ao inves de manteiga? beijos ;*

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela, Oi Gabriela, é manteiga mesmo e não pode substituir não, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  82. O buttercream pode ser guardado na geladeira por quanto tempo? que ria fazer hoje (segunda) e decorar no sabado, será que ele dura até lá ?

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Luiza, Oi Maria, aguenta sim, mas vc deve guardar na geladeira numa embalagem bem fechada. E no dia, se a consistência estiver diferente, dê mais uma batidinha rápida pra dar uma encorpada.
    Beijinhos

    [Responder]

  83. Olá Pamela!!! Acompanho todas as suas receitas há um bom tempo e esses cupcakes com certeza são os meus favoritos. Eu e mais 2 amigas começamos um blog, utilizei a sua receita para fazer os bolinhos, tirei as fotos e divulguei no blog, claro, com os devidos créditos. Gostaria de saber se não se importa, vamos colocar seu blog também na barra de parcerias ok? Um grande beijo!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Bruna Salles, Oi Bruna, este cupcake também é o meu favorito, já perdi as contas de quantas vezes ja fiz. Ah, pode colocar a receita no blog de vcs sem problemas e vou passar lá pra visitar.
    Beijinhos

    [Responder]

  84. Nossa, eu amei a receita do bolo, ficou uma delícia!!!
    Com certeza vou fazer mais vezes!!! Amei sei site Pâmela!!! Bjosss

    [Responder]

    Pam:

    @Miriam Schneider, Oi Miriam, fico super feliz em saber que seu certo, espero que teste várias outras receitas.
    Beijinhos

    [Responder]

    Miriam Schneider:

    @Pam, Com certeza vou testar várias… Parabéns pelo seu site!!! Quando testar mais te aviso… BJosss!!!

    [Responder]

  85. Oi, Pam!

    Fiz estes cupcakes hoje pras minhas amigas. 🙂 O bolinho tem um sabor realmente incrível! No entanto, ele não cresceu como os que vc fez. Alguns transbordaram, outros ficaram menores e todos murcharam. Com a cobertura, consegui deixá-los bonitinhos, mas gostaria de saber o que pode ter saído errado, pra ficarem ainda mais lindos da próxima vez… Vc sabe o que pode ter sido? Antes de encher as forminhas, percebi que a massa ficou mais líquida do que de costume. Será que errei a quantidade de algum ingrediente? Quanto à cobertura, só encontrei ovomaltine crocante, então resolvi optar por uma ganache de chocolate branco. Ficou muito bonitinho, mas acho que o bico de confeitar tem a abertura mais fina que os que vc utiliza, porque as voltinhas não ficaram tão grossinhas e imponentes. Rs. De todo modo, ficou tudo delicioso! E mesmo com os contratempos, até que saiu bem lindinho no final. Rs. Abraços.

    [Responder]

    Pam:

    @Bella, Oi Bella, a massa fica mais líquida do que o normal, mas dá tudo certo. Bom, eles sempre murcham um pouco, mas se murcharam demais, é por que precisam ficar só mais um pouquinho no forno, então da próxima vez tente encher menos as forminhas e deixar assando por mais alguns minutinhos. Ah e sobre a cobertura, eu uso um bem larguinho mesmo, talvez vc consiga achar pra comprar na internet, vou ver se encontro algo.
    Beijinhos

    [Responder]

    Bella:

    @Pam,Obrigada pela resposta! Vou seguir as dicas da próxima vez. Se por acaso achar o bico de confeitar pra me indicar, fico muito feliz. Bjs.

    [Responder]

  86. Pam, tenho uma dúvida… eu notei que você fez sua receita e me parece que deu pra 6 cupcakes… aí eu pensei que se eu quisesse fazer o dobro, no caso 12 cupcakes, eu teria que dobrar a quantidade de cada ingrediente da receita?
    Adoreeeeeeeei o blog, você está fazendo um trabalho maravilho… já estou organizando as receitas pra ver qual faço primeiro, ainda tenho dúvidas, mas eu sei que farei todas =D… beijos Pan

    [Responder]

    Pam:

    @Carla, Oi Carla, não não, no vídeo eu fiz meia receita, pode fazer a receita inteira, do jeito que está no site que rende o dobro de cupcakes, ok? E assim que for testando as receitas e as dúvidas forem surgindo é só vir aqui que eu te ajudo.
    Beijinhos

    [Responder]

  87. Olá Pamela! Meu buttercream ficou muito mole 🙁 o que será que aconteceu? Pensei em esquentar um pouco no fogo para endurecer, será que ajuda? Um beijo!!

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Oi Carol, você usou o creme de leite fresco? Então, você não pode não colocar no fogo, pois o buttercream é totalmente o contrário do brigadeiro, ele derrete com calor, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  88. Oi Pam, mto bom!!! Que pena que você mora tão longe… Bem, tenho uma perguntinha: será que eu poderia não usar o café? É porque eu não sou muito chegada a ele…
    Muito obrigada e Beijinhos
    Mari *-*

    [Responder]

    Pam:

    @Mari, Oi Mari, pode usar só água no lugar do café, mas o gosto do café fica bem sutil, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  89. oi, gostaria de saber se este Buttercream derrete em temperatura ambiente, pois preciso de um que não desande, pois sou de Manaus e aqui é muito quente.
    Aguardo sua resposta.

    [Responder]

    Pam:

    @soraia, Então Soraia, não é que ele derreta, mas ele amolece um pouco sim, mas dá uma olhadinha na receita de cupcake devil’s food que a cobertura dele aguenta bem o calor.
    Beijinhos

    [Responder]

  90. Olá,bom dia.
    Adoooooooro suas dicas e receitas, mas estou com uma dificuldade,e preciso de sua ajuda.
    Fiz essa receita de cupcake,e ficou muito gostoso, mas encolheu. Não ficou do tamanho normal da forminha.
    Por favor, gostaria de saber,o que posso ter feito de errado.
    Muito obrigada.
    Um suuuuuper beijo.
    Sumaya Miotto

    [Responder]

    Pam:

    @sumaya, Oi Sumaya, estes cupcakes dão uma murchadinha mesmo, mas se eles encolheram demais é por que talvez eles precisassem ficar só mais alguns minutinhos no forno, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  91. Nossa, Pam! Essa realmente é uma receita perfeita!! Eu estava à procura de uma diferente para fazer e essa me chamou a atenção. Na 1ª vez que eu fiz, não eu tempo de fazer o buttercream de ovomaltine e todo mundo adorou! Tinha gente lambendo a forminha. E ontem eu fiz com o buttercream. Experimentei 1 e deu vontade de comer todos de uma vez!!
    Você está de parabéns! O blog é lindo, muito organizado, isso ajuda bastante na hora de procurar as coisas. E muito obrigada pelas dicas e pelo post de pesos e medidas. Eu ficava perdida antes, coisa de principiante, né?!
    Enfim, sucesso pra você.
    Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Liciana, Aeeeee Liciana, fiquei muito feliz em saber que deu tudo certo e que você gostou da receita. Mas parabéns pra você por tomar a iniciativa e testar, é assim mesmo, no começo você fica um pouco perdida, mas com o tempo e prática você vai fazer tudo com o olho fechado.
    Beijinhos

    [Responder]

  92. Que site delicioso!! Já favoritei várias receitas e estou fazendo esta agora, mas deixei no forno por 20min e ainda estão moles, vou ter que deixar mais o dobro, deve ser por causa do forno né?
    Parabéns pelo site e continue assim!

    [Responder]

    Pam:

    @Valéria, Oi Valéria, é isso mesmo, varia muito de um forno para o outro. Pra você ter uma noção, no meu forno são 20min exatos e eu ainda coloco a temperatura mais baixa pois eu sei que ele é bem potente. Então, você vai precisar acostumar com o seu, se você ver que está demorando muito, da próxima vez aumente um pouquinho a temperatura e vá encontrando a temperatura perfeita. Não tem jeito, tem que ficar do ladinho do forno e ir se acostumando com o jeito que ele trabalha…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  93. Oi Pam tudo joinha?? tenho uma pergunta a te fazer o creme de leite fresco seria o heavy cream??obrigada tenho essa duvida bjos !!!

    [Responder]

    Pam:

    @Debora Moreira, Oi Debora, é isso mesmo, o creme de leite fresco é o heavy cream ou whipping cream. Procure pelo teor de gordura entre 35%.
    Beijinhos

    [Responder]

  94. Pan me ajude!!! vou fazer essa receita hj, ao rechear com o buttercream posso deixar o cupcakes por quanto tempo em temperatura ambiente?? quero fazer a noite para levar ao trabalho pela manha!!! me dê uma dica!!

    sou teu fãaa heeheh

    [Responder]

    Pam:

    @ROMULO, Oi Romulo, você pode deixar o buttercream em temperatura ambiente por várias horas, ele não vai derreter, só vai amolecer. Mas você pode colocar durante a noite na geladeira (mas numa embalagem bem fechada) e levar para o trabalho no dia seguinte que até chegar lá os cupcakes já chegaram em temperatura ambiente, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  95. Olá Pamela,parabéns pelo blog!
    Uma pergunta: A receita de Cupcake com ovomaltine pode ser utilizada em minis cupcakes? É que vou fazer os minis para um aniversário infantil.

    Bjs

    Marcia Silva

    [Responder]

    Pam:

    @Marcia Silva, Oi Marcia, claro que pode, alias eu acabei de fazer esta receita como mini cupcakes num aniversário sábado passado e só te digo uma coisa, estou viciada em mini cupcakes…hehe, todo mundo vai adorar, tenho certeza.
    Beijinhos

    [Responder]

    Marcia Silva:

    @Pam,muito obrigada pela rápida resposta. E esse mini cupcakes, podem ser recheados?

    Grata,
    Bjs

    Marcia Silva

    [Responder]

    Pam:

    @Marcia Silva, Oi Marcia, pode sim, sem problemas.
    Beijinhos

  96. oi Pam parabens tá.Posso falar de mim para vc? bom vou tentar resumir né tentei postar anteriormente mas nao foi, sou tec de enfermagem e tive que me ausentar durante a gravidez do meu amado trabalho, fiquei super doente e quando Myllena nasceu pensei oba acabou, nada disso, tive uma depressao p´´os parto que perambula até hoje, mas foi nos cupcakes que estou me achando novamente,quando eu tive minha primeira filha a Rayssa que hoje tem 15 anos, fazia uns bolos para familia e amigos, eram super elogiados e hoje afastada do trabalho e as contas acumulando, a familia me ilumina pedindo para entrar neste negocio de bolos e cupcakes.conclusao com 4 encomendas SUCESSOOOOO
    e uma delas foi esta receita sua de ovomaltine. Menina obrigada viu,a depressao é horrivel um dia estou mega bem noutro só Deus.mas vou superar tenho fé que sim,nao tomo medicamentos pois optei em continuar amamentando a Myllena hoje com 6 meses.Mas minha terapia sao os bolos. a galera ja sabe sabado é dia de bolo na casa da Néa rsrsrsrs. Pam só queria agradecer pois vc tem me ajudado tá.continue assim viu iluminada,meiga linda,simpática. bjsss

    [Responder]

    Pam:

    @alcynea, Oi Alcynea, fico muito feliz em poder te inspirar assim, você não imagina o quanto é gratificante ajudar alguém como você. Sou eu quem devo agradecer todo o seu carinho, muito obrigada. E tenho certeza que tudo vai dar certo na sua vida, sucesso com os bolos.
    Beijinhos

    [Responder]

  97. Oi! Conheci seu site hoje e me senti na obrigação de te elogiar! Tudo muito lindo aqui, feito com tanto carinho, desde as receitas até o designer do site. Parabens! E aproveitando o embalo vou tirar uma dúvida com voce rs Eu faço cupcakes para vender na faculdade, e queria uma dica sua. Ultimamente tenho feito a cobertura de brigadeiro mesmo… mas queria fazer alguma que desse para utilizar o bico de confeiteiro, pra que eu desenhasse bem bonitinho em cima sabe? kk Poreeeeem, vou para a faculdade de manhã muito cedo, de ônibus! Maior dificuldade pra eu levar uma caixa com 16 cupcakes rs Se eu fizesse uma cobertura de merengue ou buttercream eu não sei se ela resistiria até chegar na faculdade… o que você me recomenda? qual cobertura? espero que me ajude :/

    Beijos agora sou fã fiel do seu trabalho rs
    Marcela Brito

    [Responder]

    Pam:

    @Marcela, E eu me sinto na obrigação de agradecer seu carinho…rs. Sobre a sua dúvida, veja no meu indice de receitas e procure o devil’s food cupcake, a cobertura é ótima, e aguenta bem mais o calor, veja se gosta.
    Beijinhos

    [Responder]

  98. Oi Pam, tudo bem! ontem testei essa receita de Cupcake… ficou simplesmente divino!!!! Um massa macia, fofinha, “umida” na medida certa, super deliciosa!!! Tudo de bom, recebi inúmeros elogios…Precisava te dar esse feedback!!!

    Ah, ainda fiz um rechei muito bom!!

    Essa receita vale repitir por muitas e muitas vezes!!!

    Beijão

    [Responder]

    Pam:

    @Barbara, Ebaaa Barbara, fico feliz em saber que deu tudo certo, parabéns e obrigada por vir me contar.
    Beijinhos

    [Responder]

  99. Eu to louca pra fazer essa receita, só tenho uma dúvida… o buttercream, a quantidade da receita, da para cobrir os 24 cupcakes naquela quantidade da foto ou sobra ou falta? eu faço só pra casa e se sobra acabo jogando fora =S obrigada desde já, beijos e parabéns pelo blog adoro ele!!! *-*

    [Responder]

    Pam:

    @isabela ricieri, Oi Isabela, a receita do buttercream acho que rende bastante, mas se quiser você pode guardar na geladeira o que sobrar e depois quando for usar novamente, bata na batedeira por alguns segundos. Beijinhos

    [Responder]

  100. Oi Pam! Adorei essa receita! Queria saber como que faz uma receita de buttercream normal, pra poder colorir (rosa por exemplo), sem ser de chocolate. Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Augusta, Oi Augusta, dá uma olhadinha no meu índice de receita que você vai encontrar outras receitas de buttercream. Uma que adoro e dá para colorir é a de doce de leite e se quiser pode fazer sem o doce de leite. Beijinhos

    [Responder]

  101. Ola, boa noite!!!

    Fiz a receita do de banana, amei!!! mto bom…
    Só a cobertura q achei q ficou um pouco mole, nao sei o q posso ter feito de errado, e como deixar ela mais firminha!!!

    E não encontro óleo vegetal para poder fazer as outras receitas, posso subsstituí-lo pelo que????

    E tb queria saber do ovomaltine, tb não encontrei em pó…será q se bater o outro fica bom, ou substituir por outra coisa!!!

    Obrigada.

    Att, Aline M.

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Oi Aline, a cobertura de chocolate do cupcake de banana, quanto mais tempo vc deixa no fogo mais engrossa e mais firme fica depois. Sobre o óleo vegetal, ele é o famoso óleo de cozinha, pode usar qualquer um, de canola, etc. E o ovomaltine você pode fazer a receita sem ele, mas não entendi qual outro vc quis dizer. Beijinhos

    [Responder]

    Aline:

    @Pam, ah eh o ovomaltine q tem pedaços, q fica uns floquinhus sabe?! eh desse q vc ta falando???

    Bjuss

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Oi Aline, pode usar este sim, ok? Beijinhos

  102. Ola Pamela, fiz novamente o cupcake de baunilha, para utilizar o buttercream q havia sobrado e ficou ótimo. Agora quero experimentar esse de chocolate, minha dúvida é, posso tirar a xícara de café coado ? posso substituir pelo que ? ou vc tem outra receita de cupcake de chocolate. Muito Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Soraya, Oi Soraya, pode colocar só água no lugar do café, sem problemas. Mas já te aviso que o sabor do café é bem sutil e serve pra realçar o chocolate. Beijinhos.

    [Responder]

  103. Oi Pam,
    estou adorando ler sobre as receitas de cupcake
    estou querendo arriscar..
    na minha casa usa o forno eletrico, sera que posso usa-lo?
    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Raquel, Oi Raquel, arrisque-se sim. Pode usar o forno elétrico, aqui no Canadá o meu é elétrico, só cuidado pois eles as vezes são mais quentes. Beijinhos.

    [Responder]

  104. Olá, Pam

    Tentei fazer sua receita, mas a massa ficou extremamente líquida!!!!! Tipo água!
    Eu fiz td certinho, seguindo sua receita e estava ótima até eu colocar o café! O que será que deu errado? Será que o café estava quente demais? Ou uma xícara foi muito??

    Obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Lauren, Oi Lauren, mas depois vc assou o cupcake? Pois ela fica bem líquida sim, mas depois de assar dá tudo certo. Mas se vc ficou com medo, a dica que dou é ir colocando o café aos poucos, até atingir uma consistência que vc tenha mais confiança, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  105. Oi Pam,
    adorei suas receitas, vou experimentar muitas. Parabéns pelo seu trabalho…
    Tenho dois filhos, um de dois anos e outro de seis meses. Sempre faço bolinhos para o maior, uso a forminha de empada, média. Resolvi fazer sua receita do cupcake de chocolate com ovomaltine.
    Não deu certo. Segui a receita, a massa ficou líquida, coloquei para assar, mas cresceu um pouco e depois murchou, o cupcake ficou pequeno, pegajoso e feio.
    Imagino dois erros que podem ter causado isso. A forminha era pequena e eu coloquei o café misturando com os ingredientes líquidos e depois que coloquei os secos. Será que isso procede, Pam?
    Ah, e o buttermilk, ficou um leite com cheiro e gosto de limão, é isso mesmo?
    Abraços e abrigada pela atenção!!
    Daise Diniz Silva

    [Responder]

    Pam:

    @Daise, Oi Daise, o limão no leite é para talhá-lo e vai ficar com gosto de limão sim. E a ordem de misturar os ingredientes não vai alterar muito no resultado, mas é bom seguir os passos da receita. Essa massa é líquida mesmo e muito leve, eu acredito que o problema foi na hora de assar, cada forno é diferente, se por exemplo, uma receita diz que demora 25 min pra assar um bolo, no seu forno pode ser menos ou o dobro, então não confie no tempo da receita e sim no teste do palito, quando ele sair limpo é quando está pronto. Eu acredito que vc precisava assar por mais alguns minutinhos. Mas o importante é não desistir, ok? Beijinhos.

    [Responder]

    Daise:

    @Pam, Obrigada pela dica, não vou desistir. Depois vou repetir a receita… Obrigada!

    [Responder]

  106. Querida Pamela, Adoro seu blog. O que mais gosto de fazer na vida e cozinhar como voce.
    Ontem fiz o cupcake de baunilha. MARAVILHOSO.
    Gostaria de fazer um cupcake de chocolate so que sem cafe.
    Qual a finalidade do cafe? Adoro cafe mas nao gosto de sobremesas que tenham cafe ,entende?
    Espero seu contato. Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana Vianna, Oi Luciana, obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, você pode substituir o café por água. O café nesta receita serve para realçar o sabor do chocolate e ele é quase imperceptível. Beijinhos.

    [Responder]

  107. Olá Pamela!
    Estou trabalhando com cupcakes e fico horas pesquisando boas receitas, então encontrei seu blog. Suas receitas parecem ótimas. Gostaria que me desse algumas dicas, pois estou com dificuldade para fazer coberturas que fiquem firmes para confeitar com o bico, que durem mais tempo fora da geladeira e em tempo quente e que também fiquem saborosas. Quais você me sugere?

    [Responder]

    Pam:

    @Glaucy, Oi Glaucy, tem uma receita aqui no site que fica mais firme e aguenta mais, dá uma olhada na receita da cobertura do Cupcake de Chocolate com Glacê de Chocolate (Devil’s Food), acho que você vai gostar. Beijinhos.

    [Responder]

    Glaucy:

    @Pam,
    Ok, vou testar.
    Obrigada!
    Bjs.

    [Responder]

  108. olá meu buttercream , nao deu certo , acho q virou manteiga ,tem como corrigir pois ficou liquido , oq eu faço , me ajude !

    [Responder]

    Pam:

    @marianne, Oi Marianne, se você bateu demais, eu acredito que não tem o que fazer, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  109. Oi Pam. Adoro seu site. Posso retirar o ovomaltine da receita? Muda alguma coisa?

    [Responder]

    Pam:

    @Tati, Pode retirar sim Tati,se quiser coloque achocolatado no lugar, não muda nada drástico, ok? Mas se puder, coloque. Beijinhos.

    [Responder]

  110. Pam,
    Sou de João Pessoa-Paraiba. Fiquei muito feliz por encontrar o seu site, suas delicias de receitas, pois andava pesquisando receitas de cupcakes que façam a diferença, para que eu possa recomeçar com os meus negócios culinários que tanto amo, mas que, infelizmente, faliram, por conta de muita confiança financeira em outras pessoas. Tive a idéia, juntamente com minha irmã, sócia a 20 anos,que vamos trabalhar com os cupcakes,bem casados e macaron, estamos firmes e confiantes que nossos planos darão certo.Que você acha? Muito obrigada por você existir. Beijos Vilma

    [Responder]

    Pam:

    @vilma, Oi Vilma, vá em frente e boa sorte. Não importa o que a gente faça na vida, mas se vc se empenhar, vc sempre terá bons resultados. E não desista heim? Beijinhos e boa sorte.

    [Responder]

  111. Pam, tudo bem? Quais são os bicos mais indicados e bonitos para usar em cupcakes?
    bj

    [Responder]

    Pam:

    @Gabi, Oi Gabi, eu sempre uso os da família dos pitangas. Mas a melhor coisa é comprar aqueles de tamanhos grandes, jumbos, pois fica mais bonitinho. Beijinhos.

    [Responder]

  112. Oi Pam, eu realmente gostaria de uma receita bem fácil de buttercream porque tentei fazer uma vez e não deu certo mesmo, não sei se foi o açúcar demais ou a batedeira que não era tão potente. Gostaria que você me enviasse uma receita simples e umas dicas que desse certo. Poderia fazer um pouquinho só pra testar.

    [Responder]

    Pam:

    @Lígia, Oi Lígia, se preferir faça um ganache que é bem fácil. Mas uma das receitas de buttercream que eu acho fácil é o de doce de leite, dá uma olhadinha. Beijinhos.

    [Responder]

  113. Oi Pamela, adoro o seu blog!
    Gostaria de saber se no buttercream tem que ser somente o creme de leite fresco ou se posso usar o creme de leite de lata, ou de caixinha (UHT), ou até, o ChantyMix (creme de leite vegetal)?
    Beijos e obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Alba Alves Borges, Oi Alba, tem que ser o creme de leite fresco, no máximo vc pode usar o chantymix, mas o sabor não é tão bom. Beijinhos.

    [Responder]

  114. Olá . gostaria de saber se posso trocar a manteiga sem sal, por uma com sal.
    Obrigada, adorei o seu site

    [Responder]

    Pam:

    @Camila Xavier, Oi Camila, você pode se a manteiga que vc for usar não for muito salgada e lembre-se de não colocar sal se tiver na receita. Beijinhos.

    [Responder]

  115. Queria saber se não fica com gosto de manteiga…porque eu já comi um buttercream que o gosto ficou muito forte e ruim…

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Cláudia, Oi Ana Claúdia, na verdade a maioria dos buttercream ficam com gosto de manteiga, é uma característica deles, coisa de americano…hehe. Mas o bom dessa receita é isso, o gosto da manteiga fica fraquinho, um dos melhores que já fiz. Teste meia receita se estiver com medo de experimentar. Beijinhos.

    [Responder]

  116. Ola Pamela, td bem?
    Eu amo seu site, suas receitas e vc!
    Só me tira uma dúvida? Porque meus cupcakes ficaram murchos demais? Não ficaram com o tamanho padrão, e transbordou tanto pra fora, coloquei um pouco a cima da metade. E ficaram tipo molhado por baixo (na forminha de papel)Mais eu gostei muito do sabor,e o cafe nem interfere.

    Eu gosto muito e foi um sucesso na festinha o cupcake de chocolate (Devil’s Food), mas eu achei que pra vender fica caro por usar a barra de chocolate, sera que posso usar o chocolate em po ? Me ajude!

    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @dayse, Oi Dayse, essa massa é bem levinha então ela dá uma murchadinha. Mas a dica é colocar menos na forminha e assar alguns minutinhos a mais, para não murchar tanto. E para a base não ficar molhada o melhor é colocar os cupcakes para esfriarem numa grelha. Sobre o cupcake devil´s food, eu não indico mudar a receita, é arriscado, aconselho a procurar e testar uma mais simples. Beijinhos.

    [Responder]

  117. Por favor me diga uma coisa,
    eu não sei se entendi direito ,
    é só 1 xícara e mais 3/4 ?

    [Responder]

    Jennifer:

    da realmente 24 cupcakes?

    [Responder]

    Pam:

    @Jennifer, Oi Jennifer, é isso mesmo 1 xícara e mais 3/4 de xícara. E não me lembro da quantidade exatas de cupcakes, mas se for do tamanho tradicional, acredito que sejam próximo de 24 mesmo. Se quiser menos, faça meia receita. Beijinhos.

    [Responder]

  118. Olá Pamela! Fiz a receita ontem e o cupcake realmente ficou perfeito! Molhadinho e muito saboroso. O problema foi o buttercream. Não só esse, mas todas as coberturas que tento nos cupcakes que faço ficam sem aquele formato característico do bico, e acabam amolecendo depois de alguns minutos. Tem idéia do que posso estar fazendo errado? Obrigada e tudo de bom para você!!

    [Responder]

    Pam:

    @Amanda, Oi Amanda, o buttercream é meio chatinho de fazer mesmo. Você está usando o creme de leite fresco: Bom, ele tem o ponto certo, não pode bater a menos nem a mais. Não tem jeito a não ser ir testando pra encontrar este ponto. E no caso de estar fazendo muito calor, o buttercream vai dar uma amolecida rápida, então o jeito é colocar num lugar fresco ou deixar por alguns minutinhos na geladeira. Beijinhos.

    [Responder]

  119. Pam…divino .Fiz este cupcake com cobertura de brigadeiro de nutella…arrasei rsrsrsrsrs,a festa do pijama da minha filha de 5 anos ficou ainda mais gostoso.Muito boa esta receita.

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana, Ebaaa, que legal Juliana, parabéns, fiquei muito feliz. Beijinhos

    [Responder]

  120. Oi Pamela td bem?Estou precisando mt da sua ajuda.Já fiz varias vezes essa receita de cupcake todas as vezes a massa abaixou um pouco,só que ultimamente tem abaixado de mais no centro eu achava que era pq eu tirava logo no forno,mais da ultima vez desliguei o forno e deixei eles la dentro abaixou mais ainda.Sempre testo no palito pra ver se está assado.Não sei mais o q pode estar enrrado se vc puder me dar uma ajuda agradeço.bj

    [Responder]

    Pam:

    @Tatiane, Oi Tatiane, eu não sei o que pode estar acontecendo. Essa massa é muito leve, então eu acredito que seja algum tipo de variação na temperatura do forno. Tente da próxima vez em vez de desligar o forno, deixar ele ligado e assar por mais alguns minutinhos. Desculpe não poder ajudar mais. Beijinhos

    [Responder]

  121. Olá Pam, estou me deliciando com suas receitas, por enquanto só com os olhos rsrs…
    gostaria que vc me dissesse, se essa cobertura dos cupcakes poderia substituir o creme de leite fresco por um ingrediente mais acessível…

    e qual sua sugestão de embalagens pra venda… estou pensando em vender aqui perto de casa mesmo 🙂 , creio que vc não se importa neh?
    estou necessitando aumentar um pouquinho a renda…

    Parabéns pelo trabalho, um grande abraço!!! <3

    [Responder]

    Pam:

    @Diná, Oi Diná, a única coisa que poderia substituir o creme de leite fresco é o creme vegetal (bate chantilly), mas o gosto não vai ficar tão bom, acredito eu. Sobre as embalagens, hoje em dia você encontra várias pra vender ou dependendo da cobertura vc pode por num saquinho. Mas escreva no google, caixa para cupcakes que vc vai encontrar várias idéias. Beijinhos

    [Responder]

  122. OOII PAM, VOU FAZER AMANHA SUA RECEITA, PRA MIM LEVAR PARA UMA FESTA DO MEU CURSO DE INGLÊS, SÓ QUE É NA SEXTA E EU TRABALHO, TERIA QUE FAZER NA QUINTA A NOITE, E NA SEXTA LOGO CEDO ENFEITÁ-LOS, TEM ALGUM PROBLEMA? SERA QUE FICA RUIM DEIXANDO DE UM DIA PARA O OUTRO?

    [Responder]

    Pam:

    @FRAN, Oi Fran, sem problema nenhum, eu faço sempre. Pode sim fazer no diz anterior, mas guarde-os num lugar bem fechado, fresco e arejado. Pode ser na geladeira, mas guarde bem fechado pra não ressecar. Beijinhos

    [Responder]

  123. JA IA ME ESQUEÇENDO, AMEEEEI DE MAIS SEU BLOG, NOSSA MTS RECEITAS MARAVILHOSAS, QUANDO EU CASAR, ESPERO QUE LOGO, VOU FAZER TODOS OS DIAS PARA O MEU MARIDINHO SZ. BEIJOS FICA COM DEUS, E UMA BOA SEMANA.

    [Responder]

    Pam:

    @FRAN, Eba Fran, fico feliz que tenha gostado. E sempre volte para me contar quando testar alguma receita. Beijinhos

    [Responder]

  124. OI PAM
    POR FAVOR EU GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR CREME DE LEITE DE CAIXINHA.BEIJINHOS E OBRIGADO

    [Responder]

    Pam:

    @jaqueline, Oi Jaqueline, no buttercream não pode não, tem que ser o fresco, no máximo pode substituir por creme vegetal (bate chantilly) mas o sabor não é o mesmo. Beijinhos

    [Responder]

  125. Pam, na massa do cupcake pode ser açúcar de confeiteiro ou no buttercream pode se refinada?

    [Responder]

    Pam:

    @lílian, Oi Lílian, no buttercream tem que ser açucar de confeiteiro. Na massa em teoria vc pode usar qualquer tipo de açúcar, mas tem que mudar as quantidades, pois alguns açúcares adoçam mais outros menos, tem que ir fazendo o teste. Beijinhos

    [Responder]

  126. Oi Pam amei seu site e suas receitas com vc tudo parece ser bem fácil..

    Estou testando agora a receita mas ficou bem mole espero que dê certo. Gostaria de saber se posso usar açúcar impalpável ao invés de confeiteiro.A minha massa sobrou posso assar depis da 1ª fornalha pois em outra receita que eu fiz eu perdi todos os bolinhos eles murcharam…

    [Responder]

    Pam:

    @Jocimara, Oi Jocimara, pode usar o impapável sim. Sobre a massa sobrar, normalmente como o cupcakes assa rapidinho, vc pode tentar assar depois, mas o mais indicado é só colocar o fermento na massa quando for assar, então se possível divida a massa e o fermento e só coloque o fermento na segunda fornada quando for colocar no forno. Beijinhos

    [Responder]

    Jocimara:

    @Pam, Pam muito obrigado gostaria de saber se gordura vegetal aquela pra doces é igual manteiga do buttercream e se posso usar ela no lugar pois aqui só acho margarina.. Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Jocimara, Hum Jocimara, nessa você me pegou. Eu não acredito que seja uma boa substituição, pois o gosto não é bom e a consistência é mais mole. Se você não encontrar a manteiga, eu diria pra no máximo experimentar, vai ser o único jeito de saber. Mas se for fazer, faça meia receita ou divida até em três pra não perder muita coisa se ficar ruim. Beijinhos

  127. Pam, muito bom seus vídeos, parabéns!
    Preciso de sua opinião.. Bom, eu fiz 3 receitas de cupcakes da net e não deu certo ontem, não cresceram de maneira alguma, murcharam… A última que fiz foi do Edu Guedes sem leite e funcionou mt bem! O que você me diz dessa receita sem leite do Edu Guedes? A receita sem leite que faz ele ficar bem bonitinho, crescidinho, ou com buttermilk também tem esse mesmo efeito? Me ajude, estou desesperada com essa dúvida!

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana, Oi Juliana, não tem muito a ver o leite não, pois sempre fiz com leite e sempre deu certo. O buttermilk é só uma variação do leite, pra dar algo especial à massa. Mas eu acredito que tenha sido talvez as receitas que não eram muito legais. Mas talvez o legal seja ir testando as receitas e encontrar as que vc mais gosta e ache mais fácil de preparar e que sempre dê certo, com ou sem leite. Aqui no site tem várias, dá uma olhadinha. Beijinhos

    [Responder]

  128. Olá!
    Não consegui fazer essa massa… Ela ficou muito líquida e não assou direito =/.

    [Responder]

    Pam:

    @Lucas, Oi Lucas, a massa fica mais líquida as vezes sim, mas no fim sempre deu certo comigo. Mas se quiser da próxima vez diminua um pouco a água do café. Beijinhos.

    [Responder]

  129. Olá Pam, tudo bem?
    Olha tenho dúvidas, posso substituir a manteiga sem sal por gordura vegetal, porque faço buttercrem tradicional com a gordura vegetal e o creme de leite pode ser de caixinha ou lata? bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Patrícia, Oi Patrícia, para o buttercream a melhor opção é a manteiga mesmo, tanto pela consistencia quanto pelo sabor. E o creme de leite tem que ser o fresco, e pra ele a única opção seria substituir pelo “bate chantilly”, mas novamente o sabor não é tão bom. Beijinhos

    [Responder]

  130. Olá!
    Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer uma cobertura de suspiro. Primeiro eu pensei em fazer, mas o suspiro demora mais pra assar e o cupcake ja cresce mais rapido. Agradeço sua ajuda. 😀

    [Responder]

    Pam:

    @Alex, Oi Alex, vc quer dizer assar os dois ao mesmo tempo? Não dá certo não, o jeito seria assar cada um separadamente e depois uir os dois, ok? Beijinhos

    [Responder]

  131. Oi! Que legal suas receitas. Eu faço cupcake pra vender, mas ainda não testei uma receita assim.

    O problema é: to vendo que não pode usar essa “gordura vegetal”, mas não sei se tem MANTEIGA aqui. Que marca você usa?

    Beijo!

    PS: vou testar o brownie também. Eu fiz uma receita aqui parecida, mas não ficou tão molhadinho como eu queria. Vou testar a sua 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Carolina, Oi Carolina, pro buttercream tem que ser manteiga, e eu na verdade uso qualquer marca que eu achar. Beijinhos e depois me conta dos brownies.

    [Responder]

  132. Só agora li sobre vc, fiquei curiosa, rsrsrsrsrsrsrs há um ano fui em Montreal e Quebec, estávamos pensando em ir morar por aí, mas desistimos, boa sorte pra vc e mais sucesso ainda! Grande beijo e fique com Deus!

    [Responder]

    Pam:

    @Jade, Oi Jade, que legal que você veio pra cá, eu amooooo tudo por aqui. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  133. Olá, já faço cup cakes a algum tempo. Fiz essa receita e gostei bastante principalmente do buttercream. Gostaria de saber quanto tempo ele pode ficar fora da geladeira. E se eu posso confeitar os cupcakes e depois colocar na geladeira.
    Obrigada.
    Andrea

    [Responder]

    Pam:

    @Andrea, Oi Andrea, se a temperatura do dia não estiver muito quente, você pode guardá-los tranquilamente do lado de fora numa embalagem. Mas o melhor é guardar na geladeira pois tem creme de leite. Se puder guarde a cobertura separada do cupcake se não, guarde-os bem embalados na geladeira para não ressecar. E deixe atingir a temperatura ambiente antes de consumir pois fica mais molinho. Beijinhos

    [Responder]

  134. Oi , pra fazer o Buttercream tem que ser com açúcar de confeiteiro ou pode ser com açúcar refinado ? Obrigada 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Leticia, Oi Ana, tem que ser o de confeiteiro. Beijinhos

    [Responder]

  135. Oi Pam

    Meu primeiro contato (de muitos futuros)
    Adorei o site e fiz esta receita. Ficou deliciosa
    Obrigada por compartilhar suas receitas

    Bjnhoss
    Cris

    [Responder]

    Pam:

    @Cris K, Aeeeee Cris, parabéns, fico feliz que tenha dado tudo certo. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  136. Oi Pam!

    Que receita boa hein, adoro cupcakes, e esse realmente parece estar ótimo e fácil de fazer, pelo que vi e pela sua cozinha vc não vive no Brasil..rs, sabe uma receita que adoraria aprender é buttercream de limão, vc ensina??
    Obrigada, adorei mesmo seu blog!

    Bjinhos!!!

    Soraya.

    [Responder]

    Pam:

    @Soraya, Oi Soraya, realmente eu não moro no Brasil, moro no Canadá. E sobre o buttercream de limão, tenho uma receita http://www.pamelabrandao.com/receitas/2010/11/cupcake-de-limao/ . Beijinhos

    [Responder]

  137. Oiiiiiii! Pam

    Minha querida,fiz o buttercream e não gostei.Achei doce demais! muito enjoativo.
    O que você sugere para tornar este buttercream,menos enjoativo?
    Sem contar que a receita rende muito em relação a quantidade de cups.
    Aguardarei sua resposta.

    Bjoks!

    Rosa Maria

    [Responder]

    Pam:

    @Rosa Maria Oliveira Silva, Oi Rosa, o buttercream é assim mesmo, não agrada a muita gente, pois tem sabores fortes da manteiga e do açúcar. Se quiser você pode sim diminuir o açúcar, ou se preferir, mude para o ganache que esse sim não é enjoativo. Beijinhos

    [Responder]

  138. Oi,
    Hoje fiz a receita da massa de cupcake e todos aqui em casa adoraram.
    A massa é muito macia.
    A unica coisa é que nao cresceu muito. Dah prixima vez vou usar o sachê inteiro do fermento para ver se crescem mais.
    Mesmo assim, adorei. Parabéns pela receita.
    Abraço,
    Sarah 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Sarah Santos, Oi Sarah, fico feliz que todos tenham gostado. Mas me diz uma coisa, qual fermento você está usando? Beijinhos

    [Responder]

    Sarah Santos:

    @Pam,
    Eu uso o fermento “ALSA” (moro na França). Não sei se tem esse fermento tb ai.
    No Brasil eu nunca vi.

    Beijos 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Sarah Santos, Oi Sarah, é realmente eu não conheço, mas então é simples, vai aumentando ele ao pouco até chegar numa quantidade que lhe agrade e que faça o cupcake crescer o tanto que vc deseja. Beijinhos

  139. oi pam me apaixonei pelos cupcakes quando vi seu blog sensacional. Me da uma dica ou sugestão de marcas de chocolate em pó para a massa do cupcake de chocolate, testei algumas marcas não me convenci, gostaria do de sabor mais forte do chocolate, mais amargo sabe, inconfundível.
    Outra perguntinha o bicarbonato realmente faz alguma diferença na massa pra vc, bjus.

    [Responder]

    Pam:

    @Poliane M, Oi Poliane, eu uso os chocolates normais, pra não gastar muito nos importados. Mas sempre uso os da nestlé mesmo, o dois frades. E o bicarbonato serve pra deixar a massa mais leve, se quiser use o fermento no lugar. Beijinhos

    [Responder]

  140. Oi Pam, adorei a receita e suas explicações e passo a passo são ótimas!! Vou testar esse final de semana pra ver se uso sua receita no aniversário de 2 anos do meu filho!!
    Parabéns!
    Bjinhos
    Elô

    [Responder]

    Pam:

    @Eloiza Lixandrão, Oi Eloiza, tenho certeza que todo mundo vai adorar, depois me conta como foi. Beijinhos

    [Responder]

  141. Olá Pamela, tudo bem? acompanho seu site a muito tempo mas a distancia, estou fazendo esses cupcakes, a massa ficou bem liquida, tomara que dê certo.
    No chocolate, você usa o cacau em pó?
    Obrigada

    E você anda sumida heim, sentimos falta

    [Responder]

    Pam:

    @Thalita, Oi Thalita, o chocolate é o cacau em pó, do contrário escrevo achocolatado. Fico feliz que eles tenham ficado bons, ebaaa. E ando sumida sim, o tempo tá muito curto e to com uma saudade de testar receitas. Beijinhos

    [Responder]

  142. Oi Pam, gostaria de fazer esses cupcakes para o aniversario de 3 anos da minha filha. Vi q na receita vau Cafe e na mesma receita com maracujá vc colocou chocolate derretido. Pode ser um ou outro é? Agradeço sua atenção, seu site é o máximo!!! Bjs, Lu

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, na verdade cada receita é cada receita. Eu diria pra seguir a receita completa, se você quiser usar chocolate derretido, siga a outra receita e se quiser usar café, siga esta, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  143. Olá, gostaria de saber qual o rendimento dessa receita.. e se fizer minicupcakes, quanto seria aproximadamente o rendimento? pode ser feito quanto tempo antes? vou fazer para o casamento da minha irmã.. obrigada !!

    [Responder]

    Pam:

    @Marina, Oi Marina, normalmente os minicupcakes rendem o dobro dos normais e você pode fazer uns 3 a 5 dias antes mas guarde-os num lugar seco e bem embalados. Beijinhos.

    [Responder]

  144. Pam,
    Eu testei e ame!!!A massa é fofinha e bem molhadinha e a cobertura é deliciosa:pena que a minha não ficou firme o bastante para fazer a voltinha, acho que foi a quantidade de creme de leite.De qualquer forma, parabéns pela receita!
    Beijinhos,
    lilice

    [Responder]

    Pam:

    @lilice, Oi Lilice, fico feliz em saber que deu tudo certo. Sobre o buttercream, você usou o creme de leite fresco? Não pode ser nem o de latinha nem o de caixinha. Beijinhos.

    [Responder]

  145. eu queria saber se posso substituir o cafe por outra coisa pois somos mormons e nao usamos cafe!:) mt fofo aki!

    [Responder]

    Pam:

    @monique, Oi Monique, pode usar só água no lugar, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  146. Oi Pâmela!
    Estava procurando uma receita de ovomaltine e achei a sua!
    Comprei todos os ingredientes fiz tudo certinho, mais meus Cupcake viraram uns monstros..;;(( começaram a vazar tudo no forno foi uma meleca só !
    Fiquei me perguntando o pode ter dado errado!
    Fiquei triste pois era uma encomenda….Sniff

    Bjus Laudiceia

    [Responder]

  147. Boa tarde Pam! Amei seu site, muito fofo mesmo! Vc é muito simpática! Acabei de fazer aqui e a massa ficou molenga demais aff. Mas mesmo assim coloquei na forminha e assei, ficou delicioso mas ficou muito fofo, até pra fazer o buraquinho para rechear fica dificil. Fiz outra remessa com a mesma massa, porem temperatura mais alta e ficou do mesmo jeito.. Agora, com o resto da massa, coloquei mais 1 xic. e meia de farinha e um ovo, aí a consistencia ficou igual de bolo, coloquei pra assar, e vamos ver como vai ficar…A massa rendeu muito. Segui todos os passos e já fiz 3 remessas de uns 15 minicup e tem massa demais ainda. Dá pra fazer um bolo 25×35 ainda rsrs… Será que nao deu certo pq coloquei óleo de canola?

    [Responder]

    Pam:

    @Eloiza, Oi Eloiza, mini cupcakes sempre vai render muito, então sempre diminua uma receita na metade quando for fazê-los. Sobre a massa, realmente algumas pessoas se sentem mais a vontade colocando mais farinha. Eu nunca acrescentei e gosto do quanto macia ela fica. Mas você pode adicionar sem problema nenhum ou pra ficar mais fácil, diminua um pouco o café. E pode usar óleo de canola sem problema. Beijinhos

    [Responder]

  148. sinceramente da pra acreditar eu sou uma criança de 12 anos mais eu adoro cozinhar adoro fazer bolo e comidas e etc adorei a sua receita vi ela mais de 5 vezes quando sera a proxima?

    [Responder]

    Pam:

    @Clarissa, Oi Clarissa, fico muito feliz em saber que desde novinha você já é apaixonada pela culinária como eu. Beijinhos

    [Responder]

  149. ooi, queria tirar mais algumas dúvidas.. qual a proporção que devo usar para fazer uma cobertura de ganache de chocolate e uma de chocolate branco?? e quando eu fizer o buttermilk eu coloco a mistura toda na massa, ou tem que coar e separar alguma parte? beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Marina, Oi Marina, para o buttermilk, vc usa ele completo. E sobre o ganache, aqui tem uma receita http://www.pamelabrandao.com/receitas/2010/03/cupcake-de-cenoura-e-chocolate/ Beijinhos.

    [Responder]

  150. Oi Pamela, fiz essa receita no aniversário de minha neta e todo mundo amou. Não acertei a cobertura pois ficou mole. Daí fui acrescentando chocolate meio amargo ,até que endureceu.

    Foi um sucesso!
    obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Monica Simões, Oi Monica, fico feliz que todos tenham gostado. Sobre a cobertura, você tem que usar o creme de leite fresco, não pode ser nem o de latinha nem o de caixinha. E é só bater até engrossar. Beijinhos.

    [Responder]

  151. Olá!
    Primeiro de tudo parabéns pelo seu trabalho, você é muito atenciosa em tudo o que faz !
    Precisava tirar uma dúvidaa, eu irei fazer cupcakes esse fim de ano para vender, porém sei que eles não duram tanto; Me preocupo em relação aos meus clientes pois sei que muitos querem presentear as pessoas no tempo delas, e tenho medo que estraguem!! Você me indica algum tipo de conservante?sei que não é legal, mas precisarei usá-lo para poder obter um resultado melhor!!
    POR FAVOR ME AJUDEE !! 🙂

    obrigadaa!!

    [Responder]

    Pam:

    @Mariana, Oi Mariana, muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, é uma pena mas eu não tenho conhecimento nenhum sobre conservantes. Mas os cupcakes aguentam um tempo bom, você pode até congelá-los, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  152. Oi Pamela, seu site e lindooo tem dicas preciosas e voce e super fofa, adorei … eu fiz essa receita, o cup ficou o maximo gostei muito da textura e ficou bem humido como eu gosto, so tive um problema achei que molhou muito as forminhas de papel depois de assados ficaram muito oleosas, tive que colocar outra forminha de papel por fora. será que se eu diminuir no cafe fica melhor? me ajuda obrigadim. bjinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, pode diminuir o café sim se você quiser, não tem problemas. Beijinhos.

    [Responder]

  153. Tentei fazer agora mas o bolo ficou super líquido e batumou e a cobertura ficou com gosto de manteiga, mole e super doce. Big fail. Acho que vou ter que praticar mais.

    [Responder]

    Pam:

    @Eli, Oi Eli, a receita fica mais líquida sim, mas se preferir pode diminuir um pouco o café da próxima vez. Sobre a cobertura, o buttercream não agrada a todos, exatamente por este gosto forte de manteiga. Se preferir, use uma receita de ganache no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  154. Olá quero saber se posse trocar o bicarbonato pelo fermento.Pq não posso com bicarbonato!Amei o cupcake ficou muito lindos!!!E posso fazer sem chocolate?Obrigada!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Laodicéia, Pode sim Laodicéia. Beijinhos.

    [Responder]

  155. Oi Pamela, Eu queria saber onde mais ou menos você compra esses ingredientes mais complicados tipo o saco de confeitar. Eu adoreios seus videos, muito abrigada por ajudar e vê se responde ok? kkk beijões linda!

    [Responder]

    Pam:

    @Giovana Bernardo, Oi Giovana, você pode comprar pela internet se não conseguir encontrar nas lojas. http://www.barradoce.com.br. Beijinhos.

    [Responder]

  156. Fiz esta receita hoje. Foi a primeira vez que fiz cupcake. Posso falar? Ficou di-vi-no! Muuuuuuito bom. Grava mais vídeos. Adooooro! Beijos e obrigada por compartilhar essas gostosuras conosco. :*

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Ebaaaaaa Carol, fico super mega feliz em saber que você gostou. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  157. Pamela, querida
    Voce nao acredita na transformaçao que fiz nesse bolo.
    Precisava fazer uns cupcakes de nozes. Como sempre faço suas receitas, e sempre dao certo, pensei: ” meu deus, melhor tentar adaptar essa do que pegar qualquer uma na internet e ter um bolo de nozes seco e sem graça.
    ARRISQUEI! E vc nao acredita….. Ficou um cupcake de nozes maravilhoso….
    Segui a receita completa….. Apenas substitui na mesma proporçao do chocolate as nozes e nao coloquei nem cafe e nem agua no lugar do cafe!
    Ficou perfeito! Muito gostoso! Coloquei doce de leite no recheio e cobertura e ficou divino!
    Obrigada por sempre compartilhar essas receitas maravilhosas!
    Me salvou mais uma vez!
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda, Aeeee Fernanda, que delícia heim? Eu faço igual você, pego uma receita que já estou confiante e que gosto e vou acrescentando algumas coisas. Parabéns pela iniciativa. Beijinhos e feliz 2013.

    [Responder]

  158. Pamela, meu buttercream ficou mole e o açucar nao incorporou, o que eu faço?

    [Responder]

    Pam:

    @Isabela Tiossi, Oi Isabela, você usou o creme de leite fresco? Não pode ser nem o de lata, nem o de caixinha. Beijinhos.

    [Responder]

  159. Pam adoro seu blog! Vamos lá, o bolo ficou perfeito! Mas o buttercream antes de colocar o ovomaltine ficou com uma espécie de ”pózinho”! Do açúcar sabe? Eu usei o de confeieiro como pede na receita! O que será que aconteceu?

    [Responder]

    Pam:

    @Nayara, Oi Nayara, você quis dizer que o açúcar não incorporou bem? Se foi isso, talvez vc precisasse bater mais um pouco, mas sempre vai dar pra perceber o açúcar, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  160. Oi Pamela!
    socorro!
    Não sei onde eu errei, mas ficou muito amargo, ficou super macio, fofo mas não deu pra comer… será que foi o chocolate em pó?

    bjim

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda, Hum, não era pra ficar tão amargo por causa do açúcar. Talvez tenha sido o tipo do chocolate ou do café que seja muito amargo. Tente testar com outros da próxima vez. Beijinhos.

    [Responder]

  161. oi Pam, acabei de fazer o cupcake de chocolate e minha ansiedade era tamanha que experimentei morninho. Agora HELP ME, PLEASE… vou fazer para niver de 1 aninho do meu filho, gostaria de saber se já fez essa mesma receita com a massa branca ( tipo pão de ló), ou seja sem chocolate, pois já vou fazer o buttercream de ovomaltime. Ah! na quantidade de chocolate dosei com um pouco de cacau, huummmmmmmmmmmmmmm! Minha próxima tentativa agora será os cookies. Espero que meus convidados mirins adorem! obrigada e parabéns pelas receitas são todas mega apetitosas. Abraços

    [Responder]

    Pam:

    @Graziela, Oi Graziela, eu prefiro que você utilize uma massa branca já, dá uma olhadinha no meu site que tem várias. Beijinhos.

    [Responder]

  162. Pam, adoreeei seu site, já virei fã (:
    Porém tentei faze essa receita e tanto a massa so cupcake quanto o buttercream ficaram moles, não consistente como sua massa e firme e bem durinho como seu buttercream, e fi a receita a risca. já fiz duas vezes e não ficou igual ao seu =\
    me ajuda???

    [Responder]

    Pam:

    @Samarah, Oi Samarah, se preferir na massa do cupcake vc pode colocar um pouquinho mais de farinha. E no buttercream vc está usando creme de leite fresco? Não pode ser de latinha nem de caixinha. Beijinhos.

    [Responder]

  163. Olá Pam,

    Tentei fazer o buttercream 5 vezes e em todas as vezes ele ficou muito liquido, tentei consertar com gelatina em pó e não funcionou, tentei consertar com maizena e tbm não funcionou, congelei e vim atras de uma solução para não perder os 3 litros de “calda” de ovomaltine!

    Por favor me ajude!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Deninha Pessoa, Oi Deninha, vc está usando creme de leite fresco? Não pode ser nem o de latinha e nem o de caixinha. Eu não sei a consistência que ficou, mas você poderia adicionar chocolate derretido e tentar fazer ganache. Não sei se tem muito conserto pois vc ja tentou gelatina e maizena. Beijinhos.

    [Responder]

  164. Bom dia, adorei sua receita, gostaria de saber se no lugar do creme de leite fresco posso usar aquele para preparo de chantili, pois na minha cidade não encontro creme de leite fresco… aguardo resposta.

    [Responder]

    Pam:

    @Débora, Oi Débora, algumas leitoras usaram o bate chantilly e disseram que dá certo, então acho que você pode tentar. Beijinhos.

    [Responder]

  165. Poxa, eu fiz tudo certinho e deu tudo errado, não entendo :// a massa “solou” e o buttercream não deu o ponto e ficou com gosto de manteiga… é uma pena pq todas as receitas suas que faço ficam deliciosas.

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela, Oi Gabriela, o buttercream tem gosto de manteiga mesmo, por isso ele acaba não agradando a todos. Mas por ser a cobertura tradicional, é normalmente o preferido pra cobrir os cupcakes. Sobre o cupcake eu não sei o que pode ter acontecido. Pra ter “solado”, muitos fatores podem ter ajudado, como a temperatura do forno, bater muito a massa, muita gordura/óleo na massa. Bom, a dica é não desitir e ir testando outras receitas e quando ficar mais confiante, tenta essa de novo. Beijinhos.

    [Responder]

  166. Oi Pam!!!

    Obrigada pelas receitas maravilhosas que vc sempre divide conosco.
    Gostaria de te perguntar uma coisa. Qual chocolate, que vc indica o cacau 100% ou chocolate 30% ou 50% na receita do cupcake.
    Te agradeço desde já e te desejo sucesso sempre.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Marcile, eu prefiro o 50% ou 30%, os dois ficam ótimos. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  167. Oi Pam!!!

    Obrigada pelas receitas maravilhosas que vc sempre divide conosco.
    Gostaria de te perguntar uma coisa. Qual chocolate, que vc indica o cacau 100% ou chocolate 30% ou 50% na receita do cupcake.
    Te agradeço desde já e te desejo sucesso sempre.

    [Responder]

  168. Olá!!
    Tenho uma duvida em relação a temperatura do forno,depois de pré aquecido,o cupcacke será assado na mesma temperatura 180• ??
    Estou louca para testar sua receita.

    Grata desde já!!
    =*

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Eduarda, Oi Maria Eduarda, é isso mesmo, sempre mantenha a mesma temperatura se nenhuma outra temperatura foi escrita na receita. Beijinhos.

    [Responder]

  169. oi Pamela
    fiz o cupcakes
    na primeira vez ficou mole tds queimaram
    fiz de novo ficou mais durinho so que nao fica com a mesma consistencia que vc faz
    ate a massa quando misturo ja fica um pouco mole
    diminuir o cafe
    mas ficou do mesmo jeito
    bjs
    nancy

    [Responder]

    Pam:

    @nancy silva, Oi Nancy, eu não sei pq a massa do vídeo ficou mais dura, mas normalmente a minha fica bem líquida e sempre deu certo. Diminua bem pouco o café e coloque pra assar em temperatura média, nem muito alta e nem muito baixa, e deixe bastante tempo lá, até firmar bem. (pode deixar uns 30 min, se o forno não estiver muito quente eles não irão queimar). Beijinhos.

    [Responder]

  170. Oi Pamela! Gostaria de saber se no battercream eu posso utilizar creme de leite fresco caseiro??
    Grata desde já!

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Eduarda, Oi Maria, o caseiro se você bater vira chantilly? Se sim, pode usar, se não, não pode. Beijinhos.

    [Responder]

  171. Oi Pamela!
    Hoje de madrugada sem sono e na falta do que fazer,fui até a cozinha me aventurar nesses deliciosos cupcakes,fiz os bolinhos e deu super certo,no battercream utilizei creme de leite de lata,coloquei na geladeira até ele ficar bem consistente,deu certo também,mais na hora de comer achei um pouco enjoado a mistura dos dois,deixei alguns sem a cobertura,gostaria de saber se você teria sugestão de outra cobertura???

    Grata,beijos

    [Responder]

    Pam:

    Oi Maria, no meu site tem várias outras receitas de coberturas, dá uma olhada no índice dos cupcakes. Você pode fazer um ganache ou a cobertura do devil’s food. Beijinhos.

    [Responder]

  172. Olá Pam! tudo bem querida! eu fiz a receita mas ficou super mole e cru por dentro eu fiz tudo certinho nao sei o q aconteceu!

    [Responder]

    Pam:

    @kelen, Oi Kelen, se estava cru é porque precisava assar mais. Não siga a risca o tempo de cozimento das receitas, aprenda a trabalhar com a temperatura do seu forno. E sempre faça o teste do palito, se ele sair limpo, está pronto, se não, deixe mais alguns minutinhos. Ma sempre com o cuidado de não deixar queimar. Beijinhos.

    [Responder]

  173. Olá Pâmela!Vou fazer essa recita,mas me diz uma coisa:Dá pra tirar ou substituir o café por alguma coisa?

    Bjs,adoro seu blog!

    [Responder]

    Pam:

    @Joana, Oi Joana, o café serve pra realçar o sabor do chocolate, o sabor dele fica quase que imperceptível. Mas se preferir pode colocar água no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  174. Flor, eu queria uma receita de cupcake mas para fazer em forma de bolo, pq gosto dessas receitas que levam buttermilk, então queria saber se posso fazer essa receita na forma de bolo/;

    [Responder]

    Pam:

    @ana, Oi Ana, você pode pegar qualquer receita de cupcake e fazer numa forma de bolo, ou pegar uma receita de bolo e fazer cupcakes. Beijinhos.

    [Responder]

  175. Olá Pam,
    Adorei sua receita, a massa ficou incrivel.

    Eu não tinha açucar de confeiteiro em casa para a cobertura, então bati com açucar refinado peneirado 2 vezes, mas ficou cheio de floquinhos de açucar, estranho…Se não for com açucar de confeitar não dá certo né?

    Ah mais uma duvida, se eu não colocar ovomaltino, posso colocar outro achocolatado no creme de leite?

    Aguardo!

    [Responder]

    Pam:

    @Thaís Silveira, Oi Thaís, que bom que deu certo. Então, é isso mesmo, tem que ser com o açúcar de confeiteiro. E você pode fazer sem o ovomaltine sem problemas. Beijinhos.

    [Responder]

  176. Pam querida, fiz o cupcake/bolo e ficou uma delícia, só acho que precisa mais açucar kkk, eu coloquei 2 xícaras, medindo naquele copo medidor, só tirei um dedo da xícara e ficou meio amargo, mas mesmo assim fica divino e super pretinho! sempre quis um bolo de chocolate super pretinho. rsrs

    [Responder]

  177. Pam, essa receita é uma delícia! já é a terceira vez que eu faço ela. Mas ainda tenho uma dúvida: qual é o tamanho dos pelotinis a serem usados? pq sempre que eu faço acaba sobrando massa, mesmo preenchendo um pouco acima da metade, e sempre ele sempre transborda! to achando que to usando as forminhas muito pequenas (as que eu uso tem uns 5 cm de diametro na base e 3,4 de altura)

    [Responder]

    Pam:

    @Rafaela, Oi Rafaela, são esses mesmo que eu uso. Você pode fazer meia receita da próxima vez, pra sobrar menos. Beijinhos.

    [Responder]

  178. Pam, finalment achei no supermercado o creme de leite.só quero confirmar com vc, porque na embalagem diz “creme de leite pausterizado” e não creme de leite fresco. mas vem num potinho, na seção de frios.

    e outro coisa, a durabilidade dele depois de aberto é 5 dias. eu posso fazer o buttercream e congelar, para assim aproveitar o creme todo?

    bjs

    [Responder]

    Pam:

    Oi Carol, é esse mesmo! Eba! Você pode sim congelar o buttercream, por até 3 meses. Quando for usar, tire um dia antes do freezer e deixe na geladeira durante a noite. Depois deixe atingir temperatura ambiente, e bata um pouquinho na batedeira para incorpar novamente. Beijinhos!

    [Responder]

  179. Pam, tava lendo aqui que o açúcar de confeireiro e impalpavel são muitos parecidos, só que o confeiteiro tem amigo. vejo umas receitas que usam impalpavel no buttercream. tem diferença eu usar um ou outro no buttercream? qual o melhor?
    Bjsss

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, pode usar qualquer um, não é grande a diferença. Beijinhos.

    [Responder]

  180. Pam, fiz a receita de buttercream. Só que eu não achei nada de diferente no creme de leite fresco, eu já fiz 2 vezes o buttercream e achei que o creme de leite não acrescentou nada de diferente. eu fiz meia receita, pois a sua levava muita manteiga então fiz com 1 tablet de 200g e coloquei meia xicara de creme de leite…não ficou mole, e coloquei mais de 2/3 de ovomaltine, pq eu achei tava com pouco gosto de ovomaltine kkkk. mas ficou bem gostoso, da próxima vez, vou tentar fazer colocando menos cacau e colocar mais ovomaltine e colocar creme de leite normal na receita ou leite comum mesmo. bjinhos!!

    a próxima receita será cookies 😀

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, o creme de leite fresco não serve pra dar sabor, ele é usado pra deixar a cobertura mais firme, pra você usar o saco de confeitar. Com o leite a cobertura vai ficar mole, e escorrer. Mas se você não está usando o saco de confeitar, acredito que seja por isso que você não viu diferença…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

  181. Pam amei seu site, me tire uma duvida, eu nao gosto de café, nesse caso dos cupcake fica com gosto de café? eu vi que posso usar agua ao invéz do café, mas se quiser trocar por leite tbm posso? obg e sucesso sempre!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda, Oi Fernanda, o café fica quase imperceptível, ele serve mais para realçar o chocolate, mas se preferir pode sim usar água ou leite no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  182. Pam, será que errei em alguma coisa? fiz novamente a receita, porém acho que não ficou perfeita como a primeira. e não lembro de ter feito nada diferente. dessa vez o bolo cresceu mais no meio, o que me fez deixar ele mais tempo para o meio assar… depois tirei ele do forno e o meio murchou depois de esfriar. cortei ele no meio, mas achei que o meio ficou meio estranho,como se não tivesse assado direito…e não ficou muito fofo. :/

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, isso acontece várias vezes comigo, uma receita que nunca deu errado, do nada sai toda estranha e é difícil saber o que aconteceu. Mas tudo influencia, os ingredientes, a temperatura do dia, o seu humor, etc. Beijinhos.

    [Responder]

  183. Olá! Adorei seu blog, Pâmela.
    Pretendo testar essa receita de buttercream para servir como cobertura de bolo tradicional e gostaria de saber se esse tipo de produto pode permanecer em temperatura ambiente e por quanto tempo. Também pode ser armazenado em geladeira?
    Beijos e boas festas!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Márcia, Oi Márcia, o buttercream é feito de manteiga, então dependendo da temperatura do dia, ele vai amolecer, como se vc deixasse a manteiga fora da geladeira. Ele perderá a forma, mas não vai ficar líquido. Se estiver muito quente, o melhor é não deixar muito tempo em temperatura ambiente pra não perder a forma, mas se vc não se importar com isso, pode deixar fora da geladeira por mais tempo. E pode sim ser armazenado na geladeira. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  184. Oi Pamela!!! Gostaria de saber qual a marca de chocolate em pó que você usa pra fazer a massa dos cupcakes, os cupcakes que faço nunca ficam com uma boa textura… Beijoss

    [Responder]

    Pam:

    @Ravena, Oi Ravena, no Brasil eu usava a da nestlé mesmo, a dois frades. Beijinhos.

    [Responder]

  185. Olá. Eu pretendo fazer o cup cake com recheio de limão. Vocês acham que ficará bom com essa cobertura?
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Alessandra, Oi Alessandra, fica bom sim, chocolate vai bem com tudo. Beijinhos.

    [Responder]

  186. Pamela, fiz sua receita do cupcake, mas acrescentei 2 xicaras do ovomaltine na receita do bolo.
    Assei em forno pré aquecido 180º por +- 30 min e em uma bandeja os bolos vieram a murchar e soltar do papel(não ficaram com furos no meio,)mas sua aparência não ficou apresentável. Gostaria de poder mandar as fotos e se possível a resposta gostaria que também pudesse ser via email.

    Atenciosamente

    Danielle Calado

    [Responder]

    Pam:

    @Danielle Calado, Oi Danielle, eu acho que foi muito ovomaltine na massa, não sei se isso influenciou, mas com certeza deve ter alterado. Você colocou o ovomaltine no lugar do chocolate, ou manteve tudo e só acrescentou o ovomaltine. Bom, essa receita fica bem leve e murcha fácil. Mas pra não acontecer isso, você pode tentar deixar assar mais alguns minutinhos e garantir que seu forno mantenha uma temperatura constante. Ah e pode me mandar a foto no pamela@pamb.ca. Beijinhos.

    [Responder]

  187. Oi Pam, já sabe que seus cupcakes são um sucesso aqui, vendo muuuito…mais uma vez obrigada por compartilhar suas receitas, gostaria de fazer uma perguntinha…
    Aqui é difícil achar o ovomaltine e eu não queria usar o mesmo chocolate em pó que uso na massa eu poderia fazer esse creme com barra de chocolate meio amargo derretida em banho maria ao invés do chocolate em pó e o ovomaltine???

    tomara q sim….rs

    beijosssss!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Raqueluxo, Oieeee, eu que agradeço seu carinho Raquel. Sobre sua pergunta, eu não sei se daria certo, por que você estaria substituindo um ingrediente seco por um molhado, não sei se ficaria mole demais, mas uma certeza é que se você juntar ele quente, o chocolate vai derreter a manteiga. Mas eu diria pra tentar, tenta com a receita reduzida, pode tentar reduzir um pouco o leite. Mistura o choco com o creme de leite e deixa atingir temperatura ambiente, e depois junte com o restante dos ingredientes, deixe o leite por ultimo, se ficar duro demais, vc acrescenta, senão nem coloca. Você pode com o chocolate derretido fazer só o ganache também. Bom, espero que dê certo, se testar me avisa. Beijinhos.

    [Responder]

    Raqueluxo:

    @Pam, vou testar sim com certeza…. queria mesmo era fazer a sua receita…todas são perfeitas e amo ovomaltine , outro problema dele é que aqui ele é caro, então aumenta demais o custo…mas vou tentar….aí te conto…acho q vou fazer esse final de semana…semana que vem te conto e tiro fotinha….rssss te mando por email, rsss.

    Beijocas!!!

    [Responder]

    Pam:

    Ebaaa adoro fotinhos, vai dar certo sim. Beijinhos.

  188. Boa tarde,
    Nas duas vezes que tentei fazer essa cobertura, ela ficou mole e derretia um pouco na manga de confeitar (calor das mãos). Gostaria de saber qual o erro que estou cometendo… porque gostaria de ter uma cobertura mais consistente… obrigada

    [Responder]

    Pam:

    Oi Cacilda, você está usando o creme de leite fresco? Nao pode ser nem o de lata nem o de caixinha. Mas se estiver usando o fresco, acrescente mais açucar que ele deixa mais firme. Ah,a manteiga também não pode estar muito mole. Beijinhos.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Cacilda, você usou o creme de leite fresco? Se sim, ele no calor derrete mesmo, e com o calor da mão também. A opção seria usar pouca quantidade de cada vez, pra sua mão não ficar muito tempo em contato com a cobertura. Ou usar aquelas seringas de confeitar. Beijinhos.

    [Responder]

  189. Olá!Experimentei essa receita de cupcake hoje e achei absolutamente fantástica: sabor delicioso, excelente rendimento, massa úmida e fofa. Fiz um recheio de baunilha e cobri com ganache e achei a combinação perfeita. Tive, no entanto, um pequeno problema: a massa crua ficou bem líquida e depois de assada tão fofa que se tornou até difícil recheá-la. Depois de cobertos alguns cupcakes, inclusive, acabaram cedendo e ficando meio esparramados. Estou pensando em diminuir pela metade a quantidade de café da próxima vez que fizer para tentar deixar a massa um pouquinho mais consistente .

    [Responder]

    Pam:

    Oi Mario, ela fica líquida mesmo, acho que por isso que fica tão fofinha. Você pode sim diminuir o café, vai ajudar bastante, vai colocando aos poucos até ficar numa consistência boa. Beijinhos.

    [Responder]

  190. Boa Noite Pam!!

    Parabéns pelo Blog… É lindoo e tem tudo que ´preciso!!
    Ameei essa receita, queria que me ajudasse a resolver um dilema.. Preciso fazer 100 cupcakes dessa massa sua, mas para dbrar não estou conseguindo chegar numa quantidade exata para fazer… Por favor ajudadinhaaaa!!

    E para a cobertura não consigo encontrar o creme de leite fresco posso substituir por outro ingrediente???
    Tem alguma outra cobertura que possa me indicar? Ganasche… Brigadeiro?

    Aguardo teu contato;;
    O quanto antes.. para decidir!!

    Bjimmm

    [Responder]

    Pam:

    Oi Bruna, você deve fazer umas 4 ou 5 vezes a receita pra dar 100. E é simples, é só pegar a mesma quantidade e medir 4 vezes. Por exemplo, farinha pede 1 e 3/4 xícaras (chá), pega essa medida e coloca na tigela, daí começa de novo, pega mais 1 e 3/4 xícaras (chá) e coloca na tigela e repete isso 4 ou 5 vezes. Pra cobertura, já teve gente que usou o “bate chantilly”no lugar no creme de leite, mas por nunca testei e não sei se fica bom. Não existe substituiçao pro creme de leite, ganache vai creme de leite. Eu diria pra fazer um brigadeiro. Beijinhos.

    [Responder]

  191. Pam.. tem certeza que esta receita dá 24 bolinhos?
    Esse medidor de 2 terço que você usou para colocar nas forminhas onde encontro?

    Qual é marca da forminhas que você usa? ela fica tão direitinha, não fica aberta!??
    Bjim

    [Responder]

    Pam:

    Oi Bruna, não são exatos 24 bolinhos, é aproximadamente. O medidor que uso, é um medidor de xícara normal, aquele que vc compra e vem vários, pra 1 xícara, 1/2 xícara, 3/4 de xicara, etc. Acho que usei o de 1/4 de xícara. E uso qualquer marca de forminha, pra ela não ficar aberta vc deve usar a forminha de papel dentro da forminha de alumínio e não somente a de papel. Beijinhos.

    [Responder]

  192. Ola Pamela queria saber se posso utilizar iogurte natural no lugar do buttermilk e se puder, qual a medida de acordo com a receita?
    Obrigado pelo espaço e parabéns pelo blog maravilhoso!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Meire, pode sim, mas vai mudar um pouco o produto final, tente usar a mesma quantidade, se a massa ficar muito dura, acrescente mais um pouco e vá testando. Beijinhos.

    [Responder]

  193. É normal a massa ficar mais líquida do que no vídeo? A m há ficou super úmida e acabou derramando não sei se enchi muito. Coloque 2/3 como no vídeo mas na receita acima está até metade. Porque a sua massa ficou mais durinha? Posso diminuirá pouco a quantidade de líquido? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    Oi Gleici, a minha no vídeo ficou mais grossa porque o processo de gravação é meio demorado daí a massa foi secando. Se preferir pode sim diminuir a quantidade de líquido, mas sempre fiz com a massa mais líquida e sempre deu certo. Sobre encher as forminhas, não tem uma regra certa, é mais no olho sabe? Com o tempo vc encontra a medida certa. Beijinhos.

    [Responder]

  194. Olá tem alguma diferença de creme de leite fresco pra o comum? muda alguma coisa na receita? beijos adorei a receita :*

    [Responder]

    Pam:

    Oi Thalita, o sabor não muda, mas a consistência sim. O creme de leite fresco se você bater ele vira chantilly, então dependenod da receita você não pode substituir. Beijinhos.

    [Responder]

  195. Oi pam!
    Vi sua receita do Cupcake que vai maionese.
    Eu poderia adaptar uma colher dela na minha receita?
    Ou só pode ser na sua.
    Pam vou faze- los para domingo aniversario. Espero sua resposta com urgência.
    E quanto tempo devo bater o chantilly pra que ele fique furme mesmo adicionando o corante. Bj

    [Responder]

    Pam:

    Oi Lurdis, pode usar em qualquer receita, mas tem que adaptar, se tiver liquido, tem que diminuir o liquido e por aí vai. O chantilly não tem um tempo certo, tem que ficar de olho e se acostumar com o tempo, pois se bater demais vira manteiga, então quando formar picos duros já é hora de parar. Beijinhos.

    [Responder]

  196. Oi Pam, tdo bem? Amo suas receitas e já fiz várias delas e sempre deram muito certo por isso achei bem estranho quando fiz esta receita de cupcake de buttercream de ovomaltine. Com certeza deve haver algum engano na qtde de acúçar na cobertura. A receita diz 4 xicaras de glacúcar, mas fica impossível de comer… Tive que jogar tudo fora de tão doce que ficou!! O bom que a massa ficou uma delícia e aproveitei para bater o chantilly que sobrou para cobrir.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Patrícia, é isso mesmo, o buttercream é assim mesmo, os ingredientes principais sao manteiga e açúcar, eu não sou muito fã dessa cobertura, mas é a mais tradicional dos cupcakes. É coisa de americano, eu prefiro muito mais um ganache ou brigadeiro. Beijinhos.

    [Responder]

  197. Querida, pra eu transformar o cupcake de chocolate no de baunilha, é só tirar o chocolate em pó? Beijos. Grata

    [Responder]

    Pam:

    @eliane goncalves maciel, Oi Eliane, não é assim tão simples, pois ao tirar o chocolate em pó a massa vai ficar líquida demais e você terá que diminuir os líquidos também. O melhor é usar uma receita que já seja de baunilha. No meu site tem várias, além das massas de bolo que você pode usar como cupcake. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta