Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine

Já que a grande maioria das pessoas chega ao meu blog em busca de receitas de cupcake, então é novamente uma receita de cupcake que vou postar para vocês. Para fazer estes cupcakes eu utilizei a minha nova massa de chocolate favorita. Mas inicialmente eu ia fazer um cupcake de chocolate com marshmallow, mas acabou não dando certo. Pois quando eles estavam no forno o marshmallow começou a derreter e eles estavam borbulhando parecendo um Gremlin molhado (vocês se lembram?..haha). Então quando eles terminaram de assar eu vi que o marshmallow tinha derretido e sumido, ficou um cupcake normal sem nada, acreditam? Então, já que tinham virado um cupcake normal, eu tinha que fazer uma cobertura, pois todo cupcake que se preze tem uma cobertura né? Foi então que encontrei a receita de um buttercream de chocolate com ovomaltine, perfeito. Resultado? Um cupcake maravilhoso, macio, cheiroso, molhadinho e meu novo favorito, com o melhor buttercream que já fiz até hoje. Ah uma dica, a massa fica mais líquida que o normal, não tenha medo achando que você errou em algo, garanto que no final tudo vai dar certo…hehe.

Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine
± 24 cupcakes

Ingredientes:

Cupcake:
1 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) açúcar
3/4 xícaras (chá) de chocolate em pó
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de buttermilk *
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de café quente sem açucar(acabado de coar) ou água

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Buttercream:
1 e 1/2 xícaras (chá) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (chá) de chocolate em pó
3/4 colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara  (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
2/3 xícara (chá) de Ovomaltine

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar (a massa as vezes fica mais líquida do que o normal, mas não tenha medo, no fim vai dar tudo certo). Despeja a massa nas forminhas (só até a metade) e leve para assar por 20 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os cupcakes esfriarem nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

Buttercream:
Bata a manteiga, o chocolate em pó e o sal. Até ficar bem misturado. Adicione o açucar em pó e bata em velocidade baixa, e junte o leite e a baunilha. Quando o açucar incorporar, aumente a velocidade e bata até ficar bem misturado. Misture o creme de leite e o ovomaltine separadamente. Em velocidade média adicione a misture do creme de leite, e bata até que a misture fique na consistência que você deseja. (Talvez não precise usar todo o creme de leite se você quiser que fique bem firme). Com a ajuda de um saco de confeitar, cubra os cupcakes.

460 comentários em “Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine

  1. Flor, eu queria uma receita de cupcake mas para fazer em forma de bolo, pq gosto dessas receitas que levam buttermilk, então queria saber se posso fazer essa receita na forma de bolo/;

    [Responder]

    Pam:

    @ana, Oi Ana, você pode pegar qualquer receita de cupcake e fazer numa forma de bolo, ou pegar uma receita de bolo e fazer cupcakes. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Olá Pam,
    Adorei sua receita, a massa ficou incrivel.

    Eu não tinha açucar de confeiteiro em casa para a cobertura, então bati com açucar refinado peneirado 2 vezes, mas ficou cheio de floquinhos de açucar, estranho…Se não for com açucar de confeitar não dá certo né?

    Ah mais uma duvida, se eu não colocar ovomaltino, posso colocar outro achocolatado no creme de leite?

    Aguardo!

    [Responder]

    Pam:

    @Thaís Silveira, Oi Thaís, que bom que deu certo. Então, é isso mesmo, tem que ser com o açúcar de confeiteiro. E você pode fazer sem o ovomaltine sem problemas. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Pam querida, fiz o cupcake/bolo e ficou uma delícia, só acho que precisa mais açucar kkk, eu coloquei 2 xícaras, medindo naquele copo medidor, só tirei um dedo da xícara e ficou meio amargo, mas mesmo assim fica divino e super pretinho! sempre quis um bolo de chocolate super pretinho. rsrs

    [Responder]

  4. Pam, essa receita é uma delícia! já é a terceira vez que eu faço ela. Mas ainda tenho uma dúvida: qual é o tamanho dos pelotinis a serem usados? pq sempre que eu faço acaba sobrando massa, mesmo preenchendo um pouco acima da metade, e sempre ele sempre transborda! to achando que to usando as forminhas muito pequenas (as que eu uso tem uns 5 cm de diametro na base e 3,4 de altura)

    [Responder]

    Pam:

    @Rafaela, Oi Rafaela, são esses mesmo que eu uso. Você pode fazer meia receita da próxima vez, pra sobrar menos. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Pam, finalment achei no supermercado o creme de leite.só quero confirmar com vc, porque na embalagem diz “creme de leite pausterizado” e não creme de leite fresco. mas vem num potinho, na seção de frios.

    e outro coisa, a durabilidade dele depois de aberto é 5 dias. eu posso fazer o buttercream e congelar, para assim aproveitar o creme todo?

    bjs

    [Responder]

    Pam:

    Oi Carol, é esse mesmo! Eba! Você pode sim congelar o buttercream, por até 3 meses. Quando for usar, tire um dia antes do freezer e deixe na geladeira durante a noite. Depois deixe atingir temperatura ambiente, e bata um pouquinho na batedeira para incorpar novamente. Beijinhos!

    [Responder]

  6. Pam, tava lendo aqui que o açúcar de confeireiro e impalpavel são muitos parecidos, só que o confeiteiro tem amigo. vejo umas receitas que usam impalpavel no buttercream. tem diferença eu usar um ou outro no buttercream? qual o melhor?
    Bjsss

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, pode usar qualquer um, não é grande a diferença. Beijinhos.

    [Responder]

  7. Pam, fiz a receita de buttercream. Só que eu não achei nada de diferente no creme de leite fresco, eu já fiz 2 vezes o buttercream e achei que o creme de leite não acrescentou nada de diferente. eu fiz meia receita, pois a sua levava muita manteiga então fiz com 1 tablet de 200g e coloquei meia xicara de creme de leite…não ficou mole, e coloquei mais de 2/3 de ovomaltine, pq eu achei tava com pouco gosto de ovomaltine kkkk. mas ficou bem gostoso, da próxima vez, vou tentar fazer colocando menos cacau e colocar mais ovomaltine e colocar creme de leite normal na receita ou leite comum mesmo. bjinhos!!

    a próxima receita será cookies 😀

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, o creme de leite fresco não serve pra dar sabor, ele é usado pra deixar a cobertura mais firme, pra você usar o saco de confeitar. Com o leite a cobertura vai ficar mole, e escorrer. Mas se você não está usando o saco de confeitar, acredito que seja por isso que você não viu diferença…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

  8. Pam amei seu site, me tire uma duvida, eu nao gosto de café, nesse caso dos cupcake fica com gosto de café? eu vi que posso usar agua ao invéz do café, mas se quiser trocar por leite tbm posso? obg e sucesso sempre!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda, Oi Fernanda, o café fica quase imperceptível, ele serve mais para realçar o chocolate, mas se preferir pode sim usar água ou leite no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  9. Pam, será que errei em alguma coisa? fiz novamente a receita, porém acho que não ficou perfeita como a primeira. e não lembro de ter feito nada diferente. dessa vez o bolo cresceu mais no meio, o que me fez deixar ele mais tempo para o meio assar… depois tirei ele do forno e o meio murchou depois de esfriar. cortei ele no meio, mas achei que o meio ficou meio estranho,como se não tivesse assado direito…e não ficou muito fofo. :/

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, isso acontece várias vezes comigo, uma receita que nunca deu errado, do nada sai toda estranha e é difícil saber o que aconteceu. Mas tudo influencia, os ingredientes, a temperatura do dia, o seu humor, etc. Beijinhos.

    [Responder]

  10. Olá! Adorei seu blog, Pâmela.
    Pretendo testar essa receita de buttercream para servir como cobertura de bolo tradicional e gostaria de saber se esse tipo de produto pode permanecer em temperatura ambiente e por quanto tempo. Também pode ser armazenado em geladeira?
    Beijos e boas festas!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Márcia, Oi Márcia, o buttercream é feito de manteiga, então dependendo da temperatura do dia, ele vai amolecer, como se vc deixasse a manteiga fora da geladeira. Ele perderá a forma, mas não vai ficar líquido. Se estiver muito quente, o melhor é não deixar muito tempo em temperatura ambiente pra não perder a forma, mas se vc não se importar com isso, pode deixar fora da geladeira por mais tempo. E pode sim ser armazenado na geladeira. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  11. Oi Pamela!!! Gostaria de saber qual a marca de chocolate em pó que você usa pra fazer a massa dos cupcakes, os cupcakes que faço nunca ficam com uma boa textura… Beijoss

    [Responder]

    Pam:

    @Ravena, Oi Ravena, no Brasil eu usava a da nestlé mesmo, a dois frades. Beijinhos.

    [Responder]

  12. Olá. Eu pretendo fazer o cup cake com recheio de limão. Vocês acham que ficará bom com essa cobertura?
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Alessandra, Oi Alessandra, fica bom sim, chocolate vai bem com tudo. Beijinhos.

    [Responder]

  13. Pamela, fiz sua receita do cupcake, mas acrescentei 2 xicaras do ovomaltine na receita do bolo.
    Assei em forno pré aquecido 180º por +- 30 min e em uma bandeja os bolos vieram a murchar e soltar do papel(não ficaram com furos no meio,)mas sua aparência não ficou apresentável. Gostaria de poder mandar as fotos e se possível a resposta gostaria que também pudesse ser via email.

    Atenciosamente

    Danielle Calado

    [Responder]

    Pam:

    @Danielle Calado, Oi Danielle, eu acho que foi muito ovomaltine na massa, não sei se isso influenciou, mas com certeza deve ter alterado. Você colocou o ovomaltine no lugar do chocolate, ou manteve tudo e só acrescentou o ovomaltine. Bom, essa receita fica bem leve e murcha fácil. Mas pra não acontecer isso, você pode tentar deixar assar mais alguns minutinhos e garantir que seu forno mantenha uma temperatura constante. Ah e pode me mandar a foto no pamela@pamb.ca. Beijinhos.

    [Responder]

  14. Oi Pam, já sabe que seus cupcakes são um sucesso aqui, vendo muuuito…mais uma vez obrigada por compartilhar suas receitas, gostaria de fazer uma perguntinha…
    Aqui é difícil achar o ovomaltine e eu não queria usar o mesmo chocolate em pó que uso na massa eu poderia fazer esse creme com barra de chocolate meio amargo derretida em banho maria ao invés do chocolate em pó e o ovomaltine???

    tomara q sim….rs

    beijosssss!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Raqueluxo, Oieeee, eu que agradeço seu carinho Raquel. Sobre sua pergunta, eu não sei se daria certo, por que você estaria substituindo um ingrediente seco por um molhado, não sei se ficaria mole demais, mas uma certeza é que se você juntar ele quente, o chocolate vai derreter a manteiga. Mas eu diria pra tentar, tenta com a receita reduzida, pode tentar reduzir um pouco o leite. Mistura o choco com o creme de leite e deixa atingir temperatura ambiente, e depois junte com o restante dos ingredientes, deixe o leite por ultimo, se ficar duro demais, vc acrescenta, senão nem coloca. Você pode com o chocolate derretido fazer só o ganache também. Bom, espero que dê certo, se testar me avisa. Beijinhos.

    [Responder]

    Raqueluxo:

    @Pam, vou testar sim com certeza…. queria mesmo era fazer a sua receita…todas são perfeitas e amo ovomaltine , outro problema dele é que aqui ele é caro, então aumenta demais o custo…mas vou tentar….aí te conto…acho q vou fazer esse final de semana…semana que vem te conto e tiro fotinha….rssss te mando por email, rsss.

    Beijocas!!!

    [Responder]

    Pam:

    Ebaaa adoro fotinhos, vai dar certo sim. Beijinhos.

  15. Boa tarde,
    Nas duas vezes que tentei fazer essa cobertura, ela ficou mole e derretia um pouco na manga de confeitar (calor das mãos). Gostaria de saber qual o erro que estou cometendo… porque gostaria de ter uma cobertura mais consistente… obrigada

    [Responder]

    Pam:

    Oi Cacilda, você está usando o creme de leite fresco? Nao pode ser nem o de lata nem o de caixinha. Mas se estiver usando o fresco, acrescente mais açucar que ele deixa mais firme. Ah,a manteiga também não pode estar muito mole. Beijinhos.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Cacilda, você usou o creme de leite fresco? Se sim, ele no calor derrete mesmo, e com o calor da mão também. A opção seria usar pouca quantidade de cada vez, pra sua mão não ficar muito tempo em contato com a cobertura. Ou usar aquelas seringas de confeitar. Beijinhos.

    [Responder]

  16. Olá!Experimentei essa receita de cupcake hoje e achei absolutamente fantástica: sabor delicioso, excelente rendimento, massa úmida e fofa. Fiz um recheio de baunilha e cobri com ganache e achei a combinação perfeita. Tive, no entanto, um pequeno problema: a massa crua ficou bem líquida e depois de assada tão fofa que se tornou até difícil recheá-la. Depois de cobertos alguns cupcakes, inclusive, acabaram cedendo e ficando meio esparramados. Estou pensando em diminuir pela metade a quantidade de café da próxima vez que fizer para tentar deixar a massa um pouquinho mais consistente .

    [Responder]

    Pam:

    Oi Mario, ela fica líquida mesmo, acho que por isso que fica tão fofinha. Você pode sim diminuir o café, vai ajudar bastante, vai colocando aos poucos até ficar numa consistência boa. Beijinhos.

    [Responder]

  17. Boa Noite Pam!!

    Parabéns pelo Blog… É lindoo e tem tudo que ´preciso!!
    Ameei essa receita, queria que me ajudasse a resolver um dilema.. Preciso fazer 100 cupcakes dessa massa sua, mas para dbrar não estou conseguindo chegar numa quantidade exata para fazer… Por favor ajudadinhaaaa!!

    E para a cobertura não consigo encontrar o creme de leite fresco posso substituir por outro ingrediente???
    Tem alguma outra cobertura que possa me indicar? Ganasche… Brigadeiro?

    Aguardo teu contato;;
    O quanto antes.. para decidir!!

    Bjimmm

    [Responder]

    Pam:

    Oi Bruna, você deve fazer umas 4 ou 5 vezes a receita pra dar 100. E é simples, é só pegar a mesma quantidade e medir 4 vezes. Por exemplo, farinha pede 1 e 3/4 xícaras (chá), pega essa medida e coloca na tigela, daí começa de novo, pega mais 1 e 3/4 xícaras (chá) e coloca na tigela e repete isso 4 ou 5 vezes. Pra cobertura, já teve gente que usou o “bate chantilly”no lugar no creme de leite, mas por nunca testei e não sei se fica bom. Não existe substituiçao pro creme de leite, ganache vai creme de leite. Eu diria pra fazer um brigadeiro. Beijinhos.

    [Responder]

  18. Pam.. tem certeza que esta receita dá 24 bolinhos?
    Esse medidor de 2 terço que você usou para colocar nas forminhas onde encontro?

    Qual é marca da forminhas que você usa? ela fica tão direitinha, não fica aberta!??
    Bjim

    [Responder]

    Pam:

    Oi Bruna, não são exatos 24 bolinhos, é aproximadamente. O medidor que uso, é um medidor de xícara normal, aquele que vc compra e vem vários, pra 1 xícara, 1/2 xícara, 3/4 de xicara, etc. Acho que usei o de 1/4 de xícara. E uso qualquer marca de forminha, pra ela não ficar aberta vc deve usar a forminha de papel dentro da forminha de alumínio e não somente a de papel. Beijinhos.

    [Responder]

  19. Ola Pamela queria saber se posso utilizar iogurte natural no lugar do buttermilk e se puder, qual a medida de acordo com a receita?
    Obrigado pelo espaço e parabéns pelo blog maravilhoso!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Meire, pode sim, mas vai mudar um pouco o produto final, tente usar a mesma quantidade, se a massa ficar muito dura, acrescente mais um pouco e vá testando. Beijinhos.

    [Responder]

  20. É normal a massa ficar mais líquida do que no vídeo? A m há ficou super úmida e acabou derramando não sei se enchi muito. Coloque 2/3 como no vídeo mas na receita acima está até metade. Porque a sua massa ficou mais durinha? Posso diminuirá pouco a quantidade de líquido? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    Oi Gleici, a minha no vídeo ficou mais grossa porque o processo de gravação é meio demorado daí a massa foi secando. Se preferir pode sim diminuir a quantidade de líquido, mas sempre fiz com a massa mais líquida e sempre deu certo. Sobre encher as forminhas, não tem uma regra certa, é mais no olho sabe? Com o tempo vc encontra a medida certa. Beijinhos.

    [Responder]

  21. Olá tem alguma diferença de creme de leite fresco pra o comum? muda alguma coisa na receita? beijos adorei a receita :*

    [Responder]

    Pam:

    Oi Thalita, o sabor não muda, mas a consistência sim. O creme de leite fresco se você bater ele vira chantilly, então dependenod da receita você não pode substituir. Beijinhos.

    [Responder]

  22. Oi pam!
    Vi sua receita do Cupcake que vai maionese.
    Eu poderia adaptar uma colher dela na minha receita?
    Ou só pode ser na sua.
    Pam vou faze- los para domingo aniversario. Espero sua resposta com urgência.
    E quanto tempo devo bater o chantilly pra que ele fique furme mesmo adicionando o corante. Bj

    [Responder]

    Pam:

    Oi Lurdis, pode usar em qualquer receita, mas tem que adaptar, se tiver liquido, tem que diminuir o liquido e por aí vai. O chantilly não tem um tempo certo, tem que ficar de olho e se acostumar com o tempo, pois se bater demais vira manteiga, então quando formar picos duros já é hora de parar. Beijinhos.

    [Responder]

  23. Oi Pam, tdo bem? Amo suas receitas e já fiz várias delas e sempre deram muito certo por isso achei bem estranho quando fiz esta receita de cupcake de buttercream de ovomaltine. Com certeza deve haver algum engano na qtde de acúçar na cobertura. A receita diz 4 xicaras de glacúcar, mas fica impossível de comer… Tive que jogar tudo fora de tão doce que ficou!! O bom que a massa ficou uma delícia e aproveitei para bater o chantilly que sobrou para cobrir.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Patrícia, é isso mesmo, o buttercream é assim mesmo, os ingredientes principais sao manteiga e açúcar, eu não sou muito fã dessa cobertura, mas é a mais tradicional dos cupcakes. É coisa de americano, eu prefiro muito mais um ganache ou brigadeiro. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta