Como fazer cupcakes !! Tudo Sobre Cupcakes !!

Depois de várias pessoas me perguntarem o bê-a-bá de como se fazer cupcakes e várias outras questões, resolvi fazer um post dedicado a isso. Vou tentar explicar tudo o que for possível sobre estes bolinhos lindos. Talvez eu esqueça de alguma coisa, então se vocês ainda tiverem dúvidas é só perguntar.

Antes de preparar o Cupcake

Antes de preparar o cupcake, eu indico deixar tudo já arrumado. Ou seja, separar todos os ingredientes, tirar antecipadamente os ingredientes da geladeira, para chegarem em temperatura ambiente e preparar todos os equipamentos.

Equipamentos

Para fazer os cupcakes você vai precisar:

Xícaras e colheres medidoras:

Pra quem não conhece esses medidores, cada xícara ou colher corresponde à uma medida para lhe facilitar na hora de fazer a receita. Normalmente elas são divididas em 1 e 1/2 colheres de sopa; 1, 1/2, 1/4 e 1/8 colheres de chá e as de xícaras em 1, 3/4, 2/3, 1/2, 1/3, 1/4 e 1/8 de xícara. Algumas possuem também escrito no cabo as medidas em ml(mililitro) o que facilita ainda mais.

Balança:

Eu aconselho à quem estiver a fim de se aperfeiçoar na cozinha e obter cada vez mais melhores resultados, comprar uma balança. Hoje em dia você encontra elas em várias lojas e com preços ótimos. E ajuda muito na cozinha, pois além de existirem várias receitas onde as medidas só são em gramas, a balança lhe proporciona uma exatidão melhor na medição e consequentemente um melhor resultado na qualidade do seu cupcake.

Batedores:

Para fazer os cupcakes você pode utilizar a nossa querida batedeira ou fazer tudo na mão mesmo, com a ajuda de um “fouet” , pra quem não tem batedeira é ótimo.

Formas:

Você vai precisar de dois tipos de formas para fazer os cupcakes, as forminhas de papel e a forma de alumínio. Antes de assar você deve colocar as forminhas de papel dentro da forma de alumínio. Não é preciso untar. Depois é só derramar a massa dentro da forminha de papel, mas não pode encher até a borda pois o cupcake irá crescer e derramar, você deve encher até faltar mais ou menos um dedo até a borda. Existem vários tamanhos de forminhas de papel, mas o tamanho padrão é em torno de 5cm (base) x 7 cm (boca) x 3 cm (altura).

Assando o Cupcake

Você deve colocar a forma de alumínio no forno pré aquecido por mais ou menos 10 minutos. A forma deve ficar na grelha mais central do forno. Um pouco depois de passar da metade do tempo de assar especificado na receita, você deve começar a fazer o teste do palito, ou seja, enfiar um palito no cupcake e se ele sair limpo o cupcake está pronto mas, se sair sujo de massa ele precisa assar mais um pouco.

Depois de Assar

Depois de assar os cupcake, você deve deixá-los esfriarem por 5 minutos na forma de alumínio e depois transferi-los para uma grelha para terminarem de esfriar completamente. Isto ajuda a não deixar o fundo dos cupcakes úmidos.

Rechear

Para rechear não tem nenhum segredo, é só cortar o topo, retirar um pouco do miolo, rechear e colocar o topo de volta. Ou ainda você pode fazer um furo direto com uma faca (sem cortar o topo), rechear e cobrir com a cobertura. Para ver fotos de um passo a passo, é só entrar aqui.

Decoração

Existem várias formas de decorar o cupcake, ou você pode usar a famosa “pasta americana” ou cobri-los com alguma receita de cobertura. Normalmente os cupcakes são cobertos com “buttercream”, mas você também pode fazer um “ganache”, um marshmallow, uma cobertura com cream cheese, etc. E para essas coberturas você irá precisar de um saco de confeitar. Mas na verdade, na hora de decorar não tem uma regra, só a sua imaginação.

Armazenamento

Eu sempre indico consumir os cupcakes o mais rápido possível, pois a cada dia que passar eles perderão a qualidade. Mas se você realmente precisar guardá-los, sempre guarde-os bem fechados em lugar seco e arejado, por no máximo 4 dias. Na geladeira, guarde-os bem embalados por no máximo 7 dias e antes de comer, deixe-os atingir temperatura ambiente.

Congelamento

Cupcakes Assados:
Os cupcakes devem ser congelados sem cobertura ou recheio, enrolados em papel filme e depois em papel alumínio. Podem ser congelados em média por 3 a 4 meses. Na hora de descongelar, retire da embalagem e deixe-o atingir temperatura ambiente.

Massa de cupcake crua:
Existem várias formas de congelar a massa, você pode colocá-la em um saquinho plástico (tipo ziploc), retirar todo o ar e levar para congelar. Na hora de usar, deix atingir temperatura ambiente e então encha as forminhas e leve para assar. Para congelar individualmente, coloque as forminhas de papel na forma de alumínio e encha-as com a massa, cubra toda a forma com papel filme e leve para congelar. Quando congelados, retire os cupcakes da forma e coloque em um saquinho plástico. Na hora de assar você pode esperar a massa descongelar ou pode levá-la direto ao forno, lembrando de assar por mais uns 5 a 7 minutos. Podem ser congelados em média por 3 a 4 meses.

Coberturas (buttecream):
Evite congelar coberturas com cream cheese, ovo, creme fresco ou versões fervidas. O buttercream pode ser congelado por 2 a 3 meses. Para congelar o buttercream coloque numa embalagem bem selada e antes de usar deixe atingir a temperatura ambiente e bata na batedeira por alguns segundos para encorpar novamente.

Onde comprar utensílios para cupcakes

Hoje em dia,  é possível encontrar as formas de alumínio e as forminhas de papel em lojas de produtos especializados ou até em supermercados. Mas se você não conseguir encontrar na sua cidade eu aconselho a comprar pela internet. Existem vários sites que vendem todos os equipamentos necessários com preços ótimos e chega rapidinho na sua casa.

*Fotos retiradas do site de busca Google

327 comentários em “Como fazer cupcakes !! Tudo Sobre Cupcakes !!

  1. Olá, estou tento dificuldades na hora de deixar o cupcake altinho e redondo, vc tem alguma dica? qual receita você usa? Grata.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Renata, o meu site está cheio de receitas de cupcake que ficam bem redondinhas, dá uma olhadinha. Você está usando a forminha de alumínio? Beijinhos.

    [Responder]

  2. estou fazendo na forminha de empada

    [Responder]

    Pam:

    Oi Renata, então é esse o problema. As forminhas de empada são muito largas, então não vão deixar os cupcakes redondinhos. Tente usar a forma de alumínio própria pra isso. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Boa tarde Pamela , gostaria de te perguntar se você sabe qual é a cobertura dos Cupcakes que é usada no programa DC Cupcakes.

    Obrigado e espero muito por essa resposta .

    [Responder]

    Pam:

    Oi Carla, a cobertura usada é o Buttercream, uma mistura de açúcar e manteiga, tem várias receitas dela no meu site, dá uma olhadinha. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Eu gostaria de saber um site que venda kit completo para fazer cupcake. Os medidores formas etc

    [Responder]

    Pam:

    Oi Rebecca, existem vários, é só procurar no google que você encontrará muitas opções. Uma delas é o BarraDoce. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Olá, parabéns pela paciência e carinho em responder aos comentários, li alguns. Faço cupcakes, não sou especialista, apenas uma amadora, mas ficam gostosos e bonitos. Entretanto, estou com uma dificuldade, uma amiga do trabalho me pediu para fazer para ela vermelhos para festa da minie de sua filha, e, não consigo deixar a cobertura vermelha o suficiente, fica rosa. Existe um corante específico?

    [Responder]

    Pam:

    Oi Andrea, o vermelho é bem difícil de conseguir, use o corante em gel/pasta e não o líquido, e vc vai ter que usar bastante corante, o que pode deixar sua cobertura com gosto forte, daí então vc precisaria usar um corante que não tem gosto, mas não sei se é fácil achar no Brasil. Fora isso, vc pode tentar adicionar um pouco da cor preta ou marrom, pra dar uma escurecida. Mas lembre-se que quando a cobertura fica parada por um tempo, a cor vermelha dela dá uma escurecida. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *