310

Depois de várias pessoas me perguntarem o bê-a-bá de como se fazer cupcakes e várias outras questões, resolvi fazer um post dedicado a isso. Vou tentar explicar tudo o que for possível sobre estes bolinhos lindos. Talvez eu esqueça de alguma coisa, então se vocês ainda tiverem dúvidas é só perguntar.

Antes de preparar o Cupcake

Antes de preparar o cupcake, eu indico deixar tudo já arrumado. Ou seja, separar todos os ingredientes, tirar antecipadamente os ingredientes da geladeira, para chegarem em temperatura ambiente e preparar todos os equipamentos.

Equipamentos

Para fazer os cupcakes você vai precisar:

Xícaras e colheres medidoras:

Pra quem não conhece esses medidores, cada xícara ou colher corresponde à uma medida para lhe facilitar na hora de fazer a receita. Normalmente elas são divididas em 1 e 1/2 colheres de sopa; 1, 1/2, 1/4 e 1/8 colheres de chá e as de xícaras em 1, 3/4, 2/3, 1/2, 1/3, 1/4 e 1/8 de xícara. Algumas possuem também escrito no cabo as medidas em ml(mililitro) o que facilita ainda mais.

Balança:

Eu aconselho à quem estiver a fim de se aperfeiçoar na cozinha e obter cada vez mais melhores resultados, comprar uma balança. Hoje em dia você encontra elas em várias lojas e com preços ótimos. E ajuda muito na cozinha, pois além de existirem várias receitas onde as medidas só são em gramas, a balança lhe proporciona uma exatidão melhor na medição e consequentemente um melhor resultado na qualidade do seu cupcake.

Batedores:

Para fazer os cupcakes você pode utilizar a nossa querida batedeira ou fazer tudo na mão mesmo, com a ajuda de um “fouet” , pra quem não tem batedeira é ótimo.

Formas:

Você vai precisar de dois tipos de formas para fazer os cupcakes, as forminhas de papel e a forma de alumínio. Antes de assar você deve colocar as forminhas de papel dentro da forma de alumínio. Não é preciso untar. Depois é só derramar a massa dentro da forminha de papel, mas não pode encher até a borda pois o cupcake irá crescer e derramar, você deve encher até faltar mais ou menos um dedo até a borda. Existem vários tamanhos de forminhas de papel, mas o tamanho padrão é em torno de 5cm (base) x 7 cm (boca) x 3 cm (altura).

Assando o Cupcake

Você deve colocar a forma de alumínio no forno pré aquecido por mais ou menos 10 minutos. A forma deve ficar na grelha mais central do forno. Um pouco depois de passar da metade do tempo de assar especificado na receita, você deve começar a fazer o teste do palito, ou seja, enfiar um palito no cupcake e se ele sair limpo o cupcake está pronto mas, se sair sujo de massa ele precisa assar mais um pouco.

Depois de Assar

Depois de assar os cupcake, você deve deixá-los esfriarem por 5 minutos na forma de alumínio e depois transferi-los para uma grelha para terminarem de esfriar completamente. Isto ajuda a não deixar o fundo dos cupcakes úmidos.

Rechear

Para rechear não tem nenhum segredo, é só cortar o topo, retirar um pouco do miolo, rechear e colocar o topo de volta. Ou ainda você pode fazer um furo direto com uma faca (sem cortar o topo), rechear e cobrir com a cobertura. Para ver fotos de um passo a passo, é só entrar aqui.

Decoração

Existem várias formas de decorar o cupcake, ou você pode usar a famosa “pasta americana” ou cobri-los com alguma receita de cobertura. Normalmente os cupcakes são cobertos com “buttercream”, mas você também pode fazer um “ganache”, um marshmallow, uma cobertura com cream cheese, etc. E para essas coberturas você irá precisar de um saco de confeitar. Mas na verdade, na hora de decorar não tem uma regra, só a sua imaginação.

Armazenamento

Eu sempre indico consumir os cupcakes o mais rápido possível, pois a cada dia que passar eles perderão a qualidade. Mas se você realmente precisar guardá-los, sempre guarde-os bem fechados em lugar seco e arejado, por no máximo 4 dias. Na geladeira, guarde-os bem embalados por no máximo 7 dias e antes de comer, deixe-os atingir temperatura ambiente.

Congelamento

Cupcakes Assados:
Os cupcakes devem ser congelados sem cobertura ou recheio, enrolados em papel filme e depois em papel alumínio. Podem ser congelados em média por 3 a 4 meses. Na hora de descongelar, retire da embalagem e deixe-o atingir temperatura ambiente.

Massa de cupcake crua:
Existem várias formas de congelar a massa, você pode colocá-la em um saquinho plástico (tipo ziploc), retirar todo o ar e levar para congelar. Na hora de usar, deix atingir temperatura ambiente e então encha as forminhas e leve para assar. Para congelar individualmente, coloque as forminhas de papel na forma de alumínio e encha-as com a massa, cubra toda a forma com papel filme e leve para congelar. Quando congelados, retire os cupcakes da forma e coloque em um saquinho plástico. Na hora de assar você pode esperar a massa descongelar ou pode levá-la direto ao forno, lembrando de assar por mais uns 5 a 7 minutos. Podem ser congelados em média por 3 a 4 meses.

Coberturas (buttecream):
Evite congelar coberturas com cream cheese, ovo, creme fresco ou versões fervidas. O buttercream pode ser congelado por 2 a 3 meses. Para congelar o buttercream coloque numa embalagem bem selada e antes de usar deixe atingir a temperatura ambiente e bata na batedeira por alguns segundos para encorpar novamente.

Onde comprar utensílios para cupcakes

Hoje em dia,  é possível encontrar as formas de alumínio e as forminhas de papel em lojas de produtos especializados ou até em supermercados. Mas se você não conseguir encontrar na sua cidade eu aconselho a comprar pela internet. Existem vários sites que vendem todos os equipamentos necessários com preços ótimos e chega rapidinho na sua casa.

*Fotos retiradas do site de busca Google

Print Friendly

310 comentarios para “Como fazer cupcakes !! Tudo Sobre Cupcakes !!”

    1
  1. Katia Damasio

    Olá Pam, meu nome é Katia e hj é a primeira vez que estou visitando seu blog.
    Primeiro gostaria de parabeniza-lá pois seu blog é lindo e tráz ótimas receitas.
    Estou copiando todas as suas receitas de cupcake,mas fiquei com uma dúvida com relação ao creme Buttercream,é que vc coloca uma observação sobre fazer algo com limão ou vinagre,e realmente eu não entendi!!Hehehe,será que vc poderia explicar pra essa leiga exatamente como fazer o creme e sobre esta observação?
    Bjinhus e fico no aguardo!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Katia Damasio, Oi Katia, primeiro obrigado pelo carinho. E respondendo a sua pergunta, você confundiu “buttercream” com “buttermilk”. O buttercream é a cobertura do cupacke e o buttermilk você usa na massa do cupcake. O buttermilk na verdade tem a mesma função do leite, mas na verdade é um leite azedo e para deixar ele azedo você usa ou o vinagre ou o limão, ok? Se ainda tiver dúvida me avisa.
    Beijinhos

    [Responder]

  2. 2
  3. marmita

    Obrigada, uma grande dica mesmo.. já vou meter nos favoritos.

    beijos

    [Responder]

  4. 3
  5. Rita Dias

    Olá!!Pâmela! seu site é bom e contém excelentes dicas ótimas e esclarecedoras. Receitas que parecem fáceis de fazer, como a de cupcakes, por exemplo. Estou começando a fazê-los e sempre passo aqui para dar uma olhadinha.
    Obrigada pela sua solidariedade em compartilhar conosco dicas tão preciosas. Bjs e faz uma visitinha no meu cantinho!!

    [Responder]

  6. 4
  7. Katia Damasio

    Oiii Pam!!!
    Ahhhhh,agora entendi,vou ler melhor as receitas,hehehehe!!!
    Muito obrigada pela rápida resposta,vou fazer no fim de semana e depois passo aqui pra contar como foi a experiência!!
    BJ

    [Responder]

  8. 5
  9. clau

    Muito legal explicar o passo a passo.Bjus

    [Responder]

  10. 6
  11. Fernanda

    Olá Pamela, tdo certo?
    Estava fuçando aqui na net sobre cupcakes.. não sou de cozinhar, mas me deu vontade de faze-los para o Natal.. deve ficar uma graça.
    Minha pergunta.. eu li e reli suas receitas, mas.. não é muito complicado de fazer? tenho receio de me atrapalhar e errar tudo, hehe.
    Qual receita que poderia fazer que fosse mais ‘tranquila’ pra um primeiro momento??
    E, outra questão.. os cupcakes sao recheados como os muffin’s? como que faz?
    Bem, agradeço sua atenção e parabens pelo blog e suas receitas. Seus ‘bolinhos’ parecem de bisquit de tão perfeitinhos.
    beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda, Oi Fernanda, a dica que dou pra todo mundo é não ter medo de errar, como todo mundo, você não nasce sabendo cozinhar, é com a prática que se chega à perfeição, correto? Então, eu indico a fazer todos os cupcakes, todos são fáceis, talvez o de ovomaltine seja uma boa também. Ah e eu não entendi muito a sua pergunta sobre o recheio, dá uma olhada no cupcake de chocolate com recheio de maracujá no blog para ver se essa é a sua dúvida.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. 7
  13. Elaine

    adorei o blog, amei o post todo explicadinho, acho que vou me aventurar pelos cupcakes.

    [Responder]

    Pam:

    @Elaine, Oi Elaine, não perca tempo e se aventure sim, lhe garanto que você não vai se arrepender e vai viciar…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. 8
  15. Sandra Paiva

    Oi Pam…sempre to passeando por aqui,comprei as forminhas. Já postei uma receita no meu blog que ficou até boa viu!!!!…rsrsrs
    Dicas explicações são super bem vindas para quem ta começando a fazer Cupcake. Percebi que acaba virando um vicio. Adoro seu cantinho, você é muito carinhosa com todos, com certeza farei muitas das suas receitas!
    Bjss querida…

    [Responder]

    Pam:

    @Sandra Paiva, Oi Sandra, muito obrigado pelo carinho. E é realmente como você disse, acaba virando um vício. Eu já já vou ter que acabar indo para uma clínica de reabilitação…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  16. 9
  17. CHOCOLATERIA PAULISTA

    QUERIDA AMIGA VC ESTA SENDO A LUZ DE MUITAS PESSOAS INDIQUEI SEU BLOG PARA UMA OUTRA AMIGA QUE MORA EM OUTRA CIDADE PROXIMA DA MINHA E ELA ESTAVA DESEMPREGADA E HOJE JA ESTA FAZENDO SUAS RECEITAS E VENDENDO MUITO BEM, OBRIGADA POR TUDO E PRINCIPALMENTE PELO CARINHO QUE TENS COM AGENTE.
    UM GRANDE ABRAÇO E SUCESSO !!!!!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @CHOCOLATERIA PAULISTA, Oie, sou eu quem fica super mega feliz pelo seu carinho. Muito bom saber que tem gente que consegue se erguer na vida com as receitas do blog, muito gratificante.
    Beijinhos

    [Responder]

    Mari Santos:

    @Pam, realmente seu site é muito bom mesmo para quem está começamdo. Tirei muitas dúvidas.
    Abraço.

    [Responder]

    Pam:

    @Mari Santos, Oi Mari, fico feliz em saber isso, muito obrigada. Beijinhos.

  18. 10
  19. Filipa

    Olá! Adorei estas dicas sobre cupcakes, ou como já lhe estão chamando por aí, dos bolinhos da moda! Os seus são muito bonitos! Fiquei a aqui a babar pelos de chocolate com ovomaltine! Um beijinho :)

    [Responder]

    Pam:

    @Filipa, Oi Filipa, muito obrigado pela visitinha. Já que babou pelo cupcake de ovomaltine, corre pra fazer que lhe garanto que não irá se decepcionar…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  20. 11
  21. merciquebec

    hey pam! não vejo a hora de comprar as forminhas, os medidores e … ra testar esses cupcakes! parabéns os seus são maravilhosos:0) q orgulho!! menina pra casar;)
    bjokaaaas

    [Responder]

  22. 12
  23. juliana

    Olá Pamela!
    Descobri o teu site por acaso e fiquei fã!!
    Já fiz o cupcake de limão que ficou fabuloso!
    Mas eu gostaria de uma receita de cobertura feita com leite ninho… seria possível??
    Obrigada e parabéns!
    beijito

    [Responder]

    Pam:

    @juliana, Oi Juliana, obrigado pelo carinho. Respondendo à sua pergunta, eu nunca fiz cobertura de leite em pó, mas encontrei esta receita na internet http://www.tiaweb.com.br/bolos/19-recheios-e-coberturas/1388-glace-de-leite-em-po-cobertura-para-cupcake . Depois me conta se fica bom.
    Beijinhos

    [Responder]

  24. 13
  25. Gabriela Cristal

    Ótimas dicas! Eu faço sempre esse passos que você ensinou sempre separando tudo primeiro.
    Semana passada eu fiz sua receita de cupcake de chocolate com açúcar mascavo no lugar do refinado (tentando ser mais saudável, rs) e ficou maravilhoso! Ficou super macio e “molhadinho”.
    Bjos.

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela Cristal, Oi Gabriela, eu também adoro açucar mascavo, não só por que é mais saudável, mas também pelo gosto. Coloco em toda receita que puder.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. 14
  27. Hélen

    Olá!!…gostaria de saber onde compro a assadeira de aluminio igual a sua…nao conseigo encontrar!

    seu blog é encantador e consegue despertar na gente o mais profundo desejo de tentar coisas novas!!
    parabens!

    [Responder]

    Pam:

    @Hélen, Oi Hélen, você pode tentar comprar pela internet, existem vários sites com preços ótimos e que chegam rapidinho.
    Beijinhos

    [Responder]

    PRISCILA:

    @Pam, gostgaria de saber os sites de compra dos materiais (papeis, forminhas, decoração, etc…) que vc gosta. Grata.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Priscila, o único que usei foi o barra doce, mas se pesquisar no google vc encontra vários outros que talvez tenham algo específico que vc queira e também devem ser confiáveis. Beijinhos.

  28. 15
  29. Luciana Ribeiro

    Pam, vc como sempre arrasando…..te adoro!!
    Saudades….bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana Ribeiro, Oie, até que enfim apareceu, vê se não some…te adoro também moça.
    Beijinhos

    [Responder]

  30. 16
  31. Doida.por.cupcakes

    Oi Pamela!
    Antes de mais, um enorme OBRIGADA por esse site! Nossa, não tem uma unica receita que eu tente fazer e nao fique deliciosa!!! =D Todo o mundo cá em casa adora sempre!

    Então, os cupcakes tambem saõ o que mais gosto de fazer =P
    MAS na hora de fazer o buttercream…. nao bate certo não.
    Sempre fica meio líquido e sem graça, nunca consigo que fique bem firme para montar no cimo do cupcake. Tem algum truque? O que posso estar fazendo do jeito errado??

    Obrigada!
    Um beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Doida.por.cupcakes, Oiee, muito obrigado pelo carinho, fico mega agradecida. Então a dica que tenho com o buttercream é para bater bem. Mas tem algumas receitas que não são feitas para endurecer muito. E se alguma receita pedir creme de leite, sempre use o fresco, pois quanto mais você bater, mais firme vai ficar. E também a manteiga não pode estar muito mole, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  32. 17
  33. Isadora.doce

    Olá Pam , domingo é meu niver e eu vou fazer cupcake *-* , ouvi dizer que é DELICIOSO , e eu adorei suas receitas , queria saber onde você compra as suas forminhas de aluminio (sem ser na internet) e como faz pra deixar o creme do cupcake enroladinho e cremoso? eu posso usar chantilly? beijos beijos :* , AMEI as suas receitas ♥

    [Responder]

    Pam:

    @Isadora.doce, Oi Isadora, quando eu morava no Brasil eu comprava minhas formas nos supermercados ou em lojas especializadas, é super fácil de se encontrar, mas nada melhor do que a internet. E para cobertura você deve usar um saco de confeitar, e você pode usar chantilly sim ou procurar uma cobertura específica para cupcakes.
    Beijinhos

    [Responder]

  34. 18
  35. Susu

    Nossa… Muito boas essas dicas…
    Comprei minhas forminhas, inclusive esse suporte lindo da primeira foto e vou tentar fazer uma de suas receitas amanhã… Depois volto para dar o feedback…

    A unica diferença é que como moro fora do Brasil, só achei a forminha base (que vc mostrou de aluminio) de silicone, daquelas para ir ao forno, aliás comprei as forminhas do proprio cupcake de silicone tbm…

    Se a receita ficar boa… Vou repetir a dose no meu aniversário na semana que vem… rs

    [Responder]

    Pam:

    @Susu, Oi Susu, eu também tenho as formas de silicone, mas não gosto muito delas. Mas pra quem não encontra a de alumínio como você, as formas de silicone ajudam muito. Depois me avisa como ficaram os cupcake, heim? Beijinhos

    [Responder]

  36. 19
  37. Elise Garcia Nardi

    conheci seu site a pouco tempo e estou amando as receitas de cupcakes e tortas!!!!
    gostaria de saber se vc tem alguma receita de cupcake de nozes, pq eu n achei.
    obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Elise Garcia Nardi, Oi Elise, fico muito feliz em saber que você está gostando do site. Mas é uma pena que eu não tenha nenhuma receita de cupcake de nozes pra te dar.
    Beijinhos

    [Responder]

  38. 20
  39. Magna

    OI!!!Pam…encontrei seu site e fiquei maravilhada pelos cupcakes!!mais uma fã!como não sou muito forte com a net!você poderia me indicar os sites onde posso encontrar as forminhas,não sei por onde começar a procurar!!mais sei de uma coisa,vou vir até aqui dizer a vc que os copcakes que fiz..ficaram maravilhosos!!!Bjs do RJ-Brasil

    [Responder]

    Pam:

    @Magna, Oi Magna, muito obrigado pelo carinho, fico super feliz em saber que você gostou do meu site. Então, um site que eu conheço é o http://www.barradoce.com.br , já comprei e indico. Então compre logo o equipamento pra você fazer um monte de cupcakes…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  40. 21
  41. Camilla

    Oii…Nunca fiz esses cupcakes, mas acho muito lindo e vou tentar me aventurar.Gostaria de saber se é mesmo necessária essa forma de
    alumínio embaixo, ou se eu posso usar uma forma de alumínio normal,ou seja, sem o formato das forminhas?
    Obrigada (:

    [Responder]

    Pam:

    @Camilla, Oi Camilla, as formas de alumínio são necessárias se você quiser que os cupcakes fiquem redondinhos. Se você fizer só com as forminhas de papel ou silicone, eles irão ficar mais achatados, pois irão crescer para os lados.
    Beijinhos

    [Responder]

  42. 22
  43. Camilla

    Será que dá certo fazer em forminhas de empada ou de doce?Pois eu não sei se vai ficar gostoso, e não acho na minha cidade essa forma,se eu comprar pela internet e não der certo :/
    beeijo

    [Responder]

    Pam:

    @Camilla, Oi Camilla, dá pra fazer sim, só que eles não ficarão no mesmo formato redondinho. Mas se for só pra teste, para ver se você gosta, eu acho que você pode fazer na forma de empadinha sim. Mas depois eu lhe aconselho a comprar as forminhas certas, pois eu sei que você vai adorar…rs
    Beijinhos

    [Responder]

  44. 23
  45. isabela

    Oi Pam,
    Eu queria parabeniza-la pelo site e dizer que adoro suas receitas, já fiz várias delas e realmente são muito boas, mas eu nunca tentei fazer cupcakes e estou uma vontade imensa de tentar, mas não acho formas de bolinhos como a que você especifica, mas queria comprar a forma.
    Você não mora no brasil né?! Mas você conhece alguns sites bons pra comprar utensílios domésticos mais específicos e que entregue para todo o país?!
    beijoo

    [Responder]

    Pam:

    @isabela, Oi Isabela, acho que eu vou começar a vender pois todo mundo me pergunta e eu acabo fazendo propaganda grátis para os outros sites…hehehe. Bom, mas um site que eu conheço é o http://www.barradoce.com.br.
    Beijinhos

    [Responder]

  46. 24
  47. rebeca

    amei eu sou nova no que se diz a fazer bolos ou mine bolinhos mais tentarei pro niver de 3 anos da Esther muito obrigada pelas dicas estás de parabéns seu trabalho é perfeito.

    [Responder]

    Pam:

    @rebeca, Oi Rebeca, você vai adorar fazer cupcakes, vai até viciar…hehe. Depois me conta como foi o niver.
    Beijinhos

    [Responder]

  48. 25
  49. Dhamirah

    Oi, Pam
    Mês que vem vai ser aniversário de 1 ano do meu sobrinho, eu estou doida para fazer cupcakes. Mas como a família é enorme vão ser cerca de 50 convidados, então vou ter que fazer uns 200 cupcakes. Queria saber se dá para congelá-los, e como, vou ter que fazer bem antes porque também vou fazer o bolo e ajudar na decoração. Obrigada desde já!

    [Responder]

    Pam:

    @Dhamirah, Oi Dhamirah, este post fala exatamente sobre a sua dúvida dá uma olhadinha http://blog.barradoce.com.br/2010/07/principios-basicos-para-fazer-cupcakes.html
    Beijinhos

    [Responder]

  50. 26
  51. Madiane

    Oi adorei teu blog, faço guloseimas para vender e adorei a praticidade do cupcakes, vc está de parabéns1 vou fazer um teste, pois nunca provei um, depois te falo bjos e continue fazendo estás coisas deliciosas!

    [Responder]

    Pam:

    @Madiane, Oi Madiane, muito obrigado pelo carinho e visita. Vou ficar esperando pra saber como ficaram os cupcakes.
    Beijinhos

    [Responder]

  52. 27
  53. magaly kist

    olá,adoro esses maravilhosos bolinhos.gostaria de saber se vc têm receita de mousse de chocolate e se pode rechealos com essa mousse ou a de limão,pois adoro…

    [Responder]

    Pam:

    @magaly kist, Oi Magaly, no meu site você encontra uma receita de Bavaroise que é um tipo de mousse, e na receita de Cupcake de Chocolate Devil’s Food, a receita da cobertura é ótima para rechear.
    Beijinhos

    [Responder]

  54. 28
  55. dara taynara

    adorei suas receitas mas tem coisa que agente ñ encontra pois moro em uma cidade pequena vc poderia como trcalas por outra coisa

    [Responder]

    Pam:

    @dara taynara, Oi Dara, obrigado pela dica, mas o problema é que alguns ingredientes não podem ser substituídos. Mas se tem alguma receita que você gostou e quer saber se algo pode ser substituído é só me avisar que eu vou tentar te ajudar, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  56. 29
  57. Fernanda Altieri

    Pam, tudo bem com vc?
    Fiquei com saudades do seu blog qdo saiu do ar, ainda bem que voltou!!Então, lembra q eu havia comentado que eu ia preparar cupcakes pro aniversario da filha de uma amiga minha? Ontem assei os 70 cupcakes, foi uma aventura! Adorei. Me preparei bem antes, pesquisei, comprei tudo o que vc e outras blogueiras me indicaram e deu tudo certo. Optei por duas massas, uma de baunilha e limão (do livro da Carole Crema, 150 g manteiga, 2 xic farinha, 1 xic de acucar, 2 ovos, 1/3 xic de leite, 2 colheres cha fermento, 1 colher sopa essencia e raspas de dois limoes) e outra de chocolate da Nigella Lawson, muito cremosa e fácil nem precisa batedeira (massa com óleo, se vc quiser te passo a receita). Quanto a cobertura, vou fazer hoje e depois te conto o que deu. Semana passada tentei fazer um buttercream, mas ficou ruim. Na verdade, até ficou interessante para colorir (coloquei corante liquido), mas o gosto não ficou gostoso, muito pesadao. Entao hoje eu vou fazer assim: metade dos cups eu vou cobrir com mistura pronta pra chantilly (tipo vigor, amelia, etc) e metade vou passar doce de leite em cima e mergulhar em confeitos. Acho que vai ficar bonito, eu tiro umas fotos e te mostro depois. Obrigada por todas as dicas, aprendi demais com vc. Quem sabe no futuro eu tbem não consiga contribuir com alguma coisa nova pra vc, quem sabe!!!Ah, ia te perguntar; vc indica algum livro de cupcakes? beijos e boa sorte por ai, Fernanda

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda Altieri, Oi Fernanda, nossa então a produção dos cupcakes foi boa, 70 cupcakes, que loucura heim? Mas tenho certeza que foi um sucesso. Mas é divertido né, eu adoro. Ah sobre a sua pergunta sobre livro de cupcake, a dica que eu tenho é vasculhar as receitas da internet, pois são de graça e principalmente vem com comentários para saber se são realmente boas. E se você entender um pouco de ingles, você encontra milhares de receitas, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  58. 30
  59. Girllem Vasconcelos

    Olá, Pamela! Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo site! Adorei!

    Eu o visitei pela primeira vez na última sexta-feira, meio por acaso…
    Mas, adivinhe: ontem mesmo eu e meu marido compramos os ingredientes para fazer a receita de Cup cake de baunilha com buttercream! Compramos tudo: os ingredientes, forminhas coloridas, colheres e recipientes medidores etc…

    Entre pequenos “atrapalhos” normais em uma receita a quatro mãos (O Buttercream não ficou como esperado e tivemos que improvisar), surgiu uma situação curiosa: mesmo deixando os bolinhos esfriarem em cima da grelha, notei que as forminhas ficaram um pouco úmidas, da metade para baixo e no fundo.
    Fiquei pensando se teria algo a ver com a qualidade do papel da forminha, ou algo assim.

    Claro que o sabor não se alterou (ficaram ótimos!), mas como sou um pouco exigente (rsrs), queria fazer de novo, mas com as forminhas sequinhas no final!
    Pode nos ajudar com alguma dica??? :)
    Agradeço desde já!

    Se quiser ver o resultado da nossa primeira aventura com os famosos Cup Cakes, dá uma olhada no meu blog: http://www.odecaasa.blogspot.com

    Um abraço!
    Gi

    [Responder]

    Pam:

    @Girllem Vasconcelos, Oi Girllem, que aventura heim? Até dá para imaginar a diversão que deve ter sido. Bom, sobre as forminhas, dependendo da receita elas ficam úmidas por causa do óleo e também se a forminha é muito fininha isto ajuda. Então se você quiser você pode diminuir um pouco o óleo ou depois que assar colocar outra forminha nos cupcakes para esconder o úmido que vc não gostou, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  60. 31
  61. Ivonete Pinheiro

    Olá pamela,
    parabéns pelo seu blog,tenho a intenção de começar a vender cupcakes e pão de mel, e adorei as suas dicas, muito boas e bem explicativas. Só gostaria de saber se pode me informar qual o preço eu poderia vender o cupcake e o pão de mel, e qual o tamanho apropriado para venda (encomenda)?
    Agradeço…

    bjossss

    [Responder]

    Pam:

    @Ivonete Pinheiro, Oi Ivonete, o preço de venda depende muito da região em que você vai vendê-los. Pois dependendo do bairro você não irá conseguir vender se o preço for alto. Mas acho que você pode vender pelo preço de 1,50 a 3,00 reais, dependendo do tipo, cobertura, recheio, etc. Mas se você tiver como ver por quanto o pessoal está vendendo aí na região também ajuda, ok? Ah o tamanho do cupcake é o tradicional, são forminhas que você encontra em qualquer lugar.
    Beijinhos

    [Responder]

  62. 32
  63. Rodrigo Oliveira

    Oi, Pam! Primeiro queria dizer que o site é incrível, até eu que finjo muito bem que sei cozinhar adorei e é tudo explicadinho :) Eu não vejo a hora de testar as receitas de cupcake daqui, e sinceramente vai ser a primeira vez que eu vou me arriscar a cozinhar. Como vai ser a primeira vez que eu vou fazer (e com sorte, conseguir) eu posso reduzir pela metade a quantidade dos ingredientes pra ter a metade do rendimento? Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Rodrigo Oliveira, Oi Rodrigo, pode sim fazer meia receita. Eu sempre faço isso, pois normalmente uma receita é muito pra todo mundo aqui ou quando é uma receita nova e eu não quero arriscar fazer muito e depois descobrir que é ruim…hehe. Então pode fazer sem medo e não esquece de depois voltar para contar como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  64. 33
  65. mayry alves

    Faço bem casados,estou pensando em tbm fazer cupcakes,gostaria de saber se posso usar a mesma forma de pão de mel,se irá dar o mesmo resultado!!!Espero sua resposta,tá!!!Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @mayry alves, Oi Mayry, usar você pode, mas se a forminha for mais baixa, eles não irão ficar tão altinhos e fofinhos, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  66. 34
  67. Lucia Maria de Lima

    adoreiiiiiiiiiiiiii lindossss e beliçimos ameiiiiiiiii gente mida um pedaço to emplorando!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    [Responder]

  68. 35
  69. Fernanda Altieri

    Pam, bom dia,

    espero que vc esteja bem. Tenho feito bastante cupcake pra vender aqui na minha cidade e tenho tido uma dificuldade enorme pra padronizar o tamanho dos bolinhos nas forminhas. Vc tem alguma dica na hora de colocar a massa nas forminhas? Como vc faz pra eles ficarem tão iguaizinhos? Ah, queria te perguntar qual receita de cupcake de chocolate vc mais gosta? obrigada, abraço.

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda Altieri, Oi Fernada, eu coloco tudo a olho, mas se você quiser padronizar, é só usar um medidor, ou tipo meça quantas colheradas você coloca em cada, ok? E o melhor cupcake de chocolate que tenho é o de chocolate com buttercream de ovomaltine, dá uma olhadinha.
    Beijinhos

    [Responder]

  70. 36
  71. Kátia

    Olá Pamela !!!!
    Adoro seu blog ….
    Tenho um duvida ? Gostaria de saber se o Buttercream pode ser colorido com corante comestivel ?!?
    Bjus e muito sucesso

    [Responder]

    Pam:

    @Kátia, Oi Katia, o buttercream é sim colorido com o corante alimentício.
    Beijinhos

    [Responder]

  72. 37
  73. Terezinha

    Oi! Eu sempre achei lindo os cupcakes, mas nunca tinha feito. Ontem, procurando por receita de cupcake, me deparei com seu blog no google. Fiquei com mta vontade de fazer. Copiei as receitas, e fiz o de chocolate q leva café quente. Fica meio ralinho mesmo? Bom, fiz,não coloquei mto na forminha e cresceu pouco mas ficou muitíssimo gostoso.Obrigada e vou continuar praticando.
    abraço

    [Responder]

    Pam:

    @Terezinha, Oi Terezinha, a massa de chocolate com o café fica mais líquida do que o normal sim, não está nada errado. Mas no final tudo fica gostoso, como os seus devem ter ficado…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  74. 38
  75. Regiane Maria

    Olá, você não sabe o quanto me ajudou….
    Parábens pelo blog.
    continue nos publicando as magnificas receitas de cupcake.

    [Responder]

    Pam:

    @Regiane Maria, Oi Regina, eu que agradeço o carinho e fico super feliz em ajudar.
    Beijinhos

    [Responder]

  76. 39
  77. Lenira

    Olá Pamela! Joguei cupcakes no google e entre tantas opções cliquei no seu site…meldeus!KKKK TUUUUUDO DE BOM!Sempre tive vontade de fazer cupcakes mas faltava a coragem e sobrava o medo de errar.Menina, estou animadérrima…Vou providenciar os apetrechos e colocar a mão na massa.Depois passo aqui para contar.Parabéns!
    Este espaço é literalmente tudo de bom.Abraço.

    [Responder]

    Pam:

    @Lenira, Oi Lenira, fico super feliz que você tenha gostado do meu blog. Mas não desiste não, se errar é só tentar de novo que garanto que uma hora tudo vai ficar lindo e perfeito, tenho certeza que você vai ficar viciada agora em fazer cupcakes. Me conta depois heim?
    Beijinhos

    [Responder]

  78. 40
  79. lulu

    bi amei é uma delicia pois ja fiz e ja comi!!

    [Responder]

    Pam:

    @lulu, Hehe, eba lulu, fico muito feliz que você tenha gostado.
    Beijinhos

    [Responder]

  80. 41
  81. silvia uyeda uiti

    Olá Pamela,adoro as sua receitas tanto que já fiz os cup cakes,como estou preparando a festinha de aniversario de dois aninhos de minha netinha,que sera no domingo,quantos dias antes poderei fazer os cup cakes,tanto de banana,o de chocolate com ovomaltine,como tambem o de creamchese.beijos

    [Responder]

    Pam:

    @silvia uyeda uiti, Oi Silvia, eu sempre indico fazer o mais perto da festa possível, se você puder fazer um dia antes, é o melhor, mas se não, se você fizer uns dois dias antes, você tem que lembrar de armazená-los muito bem para não secaram, e tem que ser em lugar seco pois senão acontece o contrário e eles ficam muito úmidos….hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  82. 42
  83. carola

    Pam,
    Amei seu site e desejei saborear cada ,delícia que vi em seu blog.Parabéns!!!
    Estou querendo começar a fazer cup cakes,inicialmente para presentear as pessoas que amo,como um agrado mesmo.Meu único receio é que a massa fique seca,vc tem alguma dica???Aguardo sua resposta para começar a me aventurar.Beijos e continue acariciando-nos com estes mimos.Carla

    [Responder]

    Pam:

    @carola, Oi Carola, a massa só vai ficar seca se depois de feito você deixá-los guardados por muito tempo. Se você fizer no mesmo dia ou até um dia antes de presenteá-los, é só escolher uma receita boa que eles ficaram super macios, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  84. 43
  85. Ana Beatriz

    Olá!
    Amei as dicas sobre Cupcakes, porque na minha escola, haverá uma semana da língua estrangeira e teremos que fazer Cupcakes!
    Parabéns pelo blog! Muito bonito!

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Beatriz, Oi Ana, boa sorte, eles vão ficar ótimos, depois me conta como foi, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Ana:

    @Pam, oi!
    Então, eu e meu grupo fizemos o Cupcake de baunilha e a massa ficou órima! A gente se enrolou um pouco na cobertura, porque ela ficou um pouco líquida, mas mesmo assim ficou boa!
    Ah, eu tenho um blog e postei sobre a receita de Cupcake, se você quiser ver: http://anabrlopes.blogspot.com/2011/10/especial-de-sexta-feira-cupcakes.html

    Bj

    [Responder]

    Pam:

    @Ana, Oi Ana, que bom que deu tudo certo com os cupcakes. Ah e já dei uma passadinha no seu blog, adorei, parabéns.
    Beijinhos

  86. 44
  87. Andreia

    Olá Pam!!!!!!
    Adoro seu blog.
    Como alguém já disse vc é fonte de inspiração.
    Adoro cupcakes, me dê uma dica de como fazer para vendê-los, qual o caminho a seguir?
    Bjs.

    [Responder]

    Pam:

    @Andreia, Oi Andreia, muito obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, o caminho certo para começar a vender cupcakes é divulgá-los. Divulgue no trabalho, para os vizinhos, na escola das crianças (se vc tem filhos…hehe), para os amigos ou até na internet. Leve um cupcake pra eles testarem, e assim por diante, devagarzinho você vai criando e crescendo sua clientela. Boa sorte.
    Beijinhos

    [Responder]

  88. 45
  89. SILVANA

    ESTOU COMEÇANDO VENDER CUPCAKES, GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS SOBRE COBERTURAS, PODERIA ME DAR, OBRIGADA, ADOREI SEU BLOG.

    [Responder]

    Pam:

    @SILVANA, Oi Silvana, dá uma olhada no meu índice de receitas que você vai encontrar diversas receitas de cobertura, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  90. 46
  91. BethDegani

    Olá Pamela,
    sempre acompanho teu blog…acho demais tuas sacadas sobre as RECEITAS PERFEITAS…e por falar nisso gostaria de saber se você tem uma receita perfeita de bem-casados…aguardo tua resposta….beijobeijo

    [Responder]

    Pam:

    @BethDegani, Oi Beth, muito obrigado pelo seu carinho. Sobre a sua pergunta, eu na verdade não tenho uma receita de bem casado, eu na verdade sempre usei uma receita qualquer de pão de ló as vezes que tive que fazer bem casados. Mas muita gente me pergunta isso, vou ver se faço uma receita para postar no site.
    Beijinhos

    [Responder]

  92. 47
  93. Rosinha

    Oi Pamela, seu blog é lindo e coisas exelentes p/tirar as duvidas, e coisas muito lindas. É a primeiro vez q entro nele e já apaixonei. Gostaria se possivel vc passar os sites q vendem essas formas de aluminio com varias cavidades e de teflon, vou aguardar sua resposta. Obg. e bjss

    [Responder]

    Pam:

    @Rosinha, Oi Rosinha, então seja mais do que bem vinda. O site que eu recomendo para os acessórios é o http://www.barradoce.com.br se não encontrar o que procura me avisa.
    Beijinhos

    [Responder]

  94. 48
  95. Jaqueline

    Olá Pamela! Adorei o blog! Eu queria uma ajudinha, se puder. Penso em começar a trabalhar com venda de cupcakes pra festas e será que vc saberia me dar dica de preço de cupcake prontos, em média?
    Obrigada,
    Jaque.

    [Responder]

    Pam:

    @Jaqueline, Oi Jaqueline este é um assunto bem complicado, pois tudo depende do sabor, confeitos, tamanho, quantidade, mas o preço médio dos cupcakes acredito que seja algo entre 1,50 a 5,50, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  96. 49
  97. leonora

    Pam, muitissimo obrigada quero fazer a festa da minha filha, mas eu mesma quero confeccionar os cup, e nao sabia como decorar, mas seu blog me ajudou muito. Parabens voce e mito talentosa

    [Responder]

    Pam:

    @leonora, Oi Leonora, fico feliz em ajudar e tenho certeza que os cupcakes farão um sucesso na festa, depois me conta como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  98. 50
  99. lu

    Oi!!! Amei seu blog!! Estou pensando em começar a fazer cupcake pra vender e seu blog me animou mais ainda!!!

    [Responder]

    Pam:

    @lu, Ebaaa Lu, fico feliz em poder contribuir, boa sorte com tudo.
    Beijinhos

    [Responder]

  100. 51
  101. Rosana

    Olá!
    Não tenho mais o que dizer…faço minhas palavras todos os elogios aqui dados pelas amigas…..
    Desejo muito sucesso sempre e amei tudo sobre cupcake.
    Muita luz

    [Responder]

    Pam:

    @Rosana, Ebaaa Rosana, muito obrigada pelo carinho, você é uma fofa.
    Beijinhos

    [Responder]

  102. 52
  103. Valeria

    Vem cá pra eu te dar um beijo e um abraço de agradecimento!!!!!! Obrigadaaaa, super legal sua explicação!
    Esses bolinhos são uma paixão, adoro.
    Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Valeria, Obaaaa Valeria, sou eu quem devo agradecer o carinho, obrigadaaaaa.
    Beijinhos

    [Responder]

  104. 53
  105. Sigried

    Lindo, o seu blog! Amei tê-lo encontrado. Com certeza voltarei pra ver as novidades!
    Um abraço, 
    Sigried.
    Rio de Metal
    É Feito com Amor!

    [Responder]

    Pam:

    @Sigried, Oi Sigried, muito obrigada pelo carinho, espero que volte sempre.
    Beijinhos

    [Responder]

  106. 54
  107. SUSANA

    HI
    I LOVE IT!!

    ADOREI A DICA PARA QUEM NAO TEM A FORMA DE ALUMINIO, QUE
    E USAR DUAS FORMINHAS.

    UM ABRAÇO

    SUSANA

    [Responder]

    Pam:

    @SUSANA, Oi Susana, fico feliz que tenha gostado.
    Beijinhos

    [Responder]

  108. 55
  109. Raquel

    Oi Pam!
    Adoro seu blog, amei as receitas de cupcakes, fiz e ficaram maravilhosos.
    Parece mágica!

    Abraços iluminados.

    Raquel

    [Responder]

    Pam:

    @Raquel, Oi Raquel, fico feliz que tenha dado tudo certo e acredite a mágica vem de você.
    Beijinhos

    [Responder]

  110. 56
  111. Renata Lopes

    Pam, seu blog é maravilhoso! As receitas são tão bem explicadinhas, não tem como errar!

    Adoro vir aqui, parabéns pelo trabalho :D

    [Responder]

    Pam:

    @Renata Lopes, Oi Renata, muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  112. 57
  113. Amanda

    Olá Pam!!

    Adoro seu blog, entro nele sempre, porém nunca fiz nenhuma das receitas, mesmo morrendo de vontade de fazer, pois morro de medo de errar nas medidas, então estou primeiro a procura de medidores e formas, a forma eu achei no site que vc indicou pra uma pessoa aqui nos comentários, mas eu procurei pelos medidores e não encontrei, gostaria que fossem que nem das fotos que vc postou no começo do post!
    Como eu moro no interior é masi difícil achar esses tipos de utensílios na minha cidade!
    Aguardarei respostas.

    Muito obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Amanda, Ahhh Amanda, como assim nunca testou nenhuma receita por medo. Pode parar e começar a testar, pois mesmo com qualquer medidor vai dar certo, o importante é não ter medo de errar. Sobre os medidores, você pode tentar encontrar no mercado livre, pelo nome de xícaras medidoras ou no google, mas se você estiver disposta a pagar mais caro eu posso tentar te mandar algo daqui do Canadá, me avisa se tiver interesse.
    Beijinhos

    [Responder]

    Amanda:

    @Pam, Muito obrigada pela sua atenção, tentarei procurar e se caso não achar do jeito que eu quero, vc poderia então me mandar algum item dai do Canadá mesmo? =DD
    Muito obrigada pelo seu carinho!!!

    [Responder]

  114. 58
  115. FATIMA

    Gostaria de parabenizá-la pelas excelentes dicas que recebemos sempre de voces.
    Tenho uma duvida em relaçao aos cupcakes.
    Porque alguns cupcakes ficam ligeiramente queimados em baixo.
    Eu primeiro coloco no fogo alto, nao mto alto, e depois coloco no baixo e mesmo assim alguns ficam ligeiramente queimados

    [Responder]

    Pam:

    @FATIMA, Oi Fatima, a dica é sempre colocar os cupcakes para serem assados na grade do meio, e não precisa colocar em fogo alto antes, mantenha sempre em 180°C para eles assarem de forma regular.
    Beijinhos

    [Responder]

  116. 59
  117. Sónia Costa

    Olá…descobri o seu blog ontem e to a adorar!!Adoro como comenta as receitas e responde ás pessoas,vê-se k é uma pessoa mt fofa e querida:)Tb adoro cozinhar e vou fazer algumas de suas receitas dentro de poucos dias para as festas dos meus filhotes:)vieram msm a calhar…!!!…To mt longe,nos Açores,Portugal,mas espero k me respondas,pois fiquei sua fâ!!!Continua assim:)Bjnhs e parabéns

    [Responder]

    Pam:

    @Sónia Costa, Oi Sónia, muito obrigada pelo carinho, você que é uma fofa. Quando for testar as receitas se precisar tirar alguma dúvida, venha correndo perguntar e não esquece de depois voltar e me contar tudo sobre a festa.
    Beijinhos

    [Responder]

  118. 60
  119. bruna rafa

    Ola Pam, to adorando seu blog , com suas recitas práticas e seu calmo e doce jeito de ensinar. Pois bem, gostaria que vc me indicasse lojas pela internet q venda xicaras e colheres medidoras, já vi varios sites mas nao sei se sao confiaveis. bjs

    [Responder]

    Pam:

    @bruna rafa, Oi Bruna, muito obrigada pelo seu carinho, fico muito feliz. Bom sobre a sua pergunta, os medidores você talvez encontre no mercado livre, eu dei uma procurada para uma outra leitora e não achei muitos sites brasileiros que vendem, então dei a opção à ela de eu enviar algum aqui do Canadá se ela não achasse nenhum lugar que vendesse e estivesse disposta a pagar pelo envio.
    Beijinhos

    [Responder]

  120. 61
  121. Rose

    Muito legal, adorei e vou aperfeiçoar a minha maneira de fazer!

    [Responder]

    Pam:

    @Rose, Oi Rose, fico super feliz em poder ajudar.
    Beijinhos

    [Responder]

  122. 62
  123. Branco (CABEÇA)

    Pam, primeiro parabéns, o site ta mais que bom. cada coisa uma mais gostosa que a outra esses cupcakes eu vou fazer final de semana, vou achar uma receita aqui em casa muito boa e te mando. Super feliz pelo seu sucesso.

    [Responder]

    Pam:

    @Branco (CABEÇA), Aeeeee, que delícia te ver por aqui. Mas vai me contando sobre tudo e me manda a receita sim.
    Beijinhos

    [Responder]

  124. 63
  125. Mari

    Oi Pam…
    Já estava com saudades pra olhar seu site… Tinha q estudar, e não deu tempo pra mexer no PC, bem… Eu e as meninas da minha sala vamos fazer um jornal-mural, e eu e outras duas amigas ficamos responsaveis por culinária, passei o endereço do site pra elas, pra tirar algumas ideias, e esse vai ser o primeiro texto da “minha coluninha”… E eu A-M-E-I!!! E como eu amo cupcakes… Por que não começar pelos “utencilios”…

    Beijinhos *-*

    [Responder]

    Pam:

    @Mari, Oi Mari, que demais, fiquei super feliz, tenho certeza que o jornal de vocês vai ser um sucesso. Depois me conta como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  126. 64
  127. Fabíola Marçal

    Pamela ja fez Macarons? Se não, sugiro ela para seu blog. Esse doce anda fazendo sucesso aqui no Brasil e não parece muuiiito dificil de fazer. Acho que a maior dificuldade dessa receita é encontrar farinha de amêndoas aqui hehehe. Mas sugiro ela para o blog e até para ser filmada.

    Bjos.

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, o maior problema é esse mesmo, de encontrar a farinha de amêndoas. Eu mesma quando morava no Brasil não encontrava na minha cidade, e tive que pedir para uma amiga me enviar. Mas é uma boa idéia sim, vou colocar na lista.
    Beijinhos

    [Responder]

  128. 65
  129. Paulinha

    Oi Pam,
    Conheci seu site faz poucos dias, hoje estou fazendo a receita dos cookies macios de chocolate e já comprei todo o material para fazer os cupcakes.
    Você é maravilhosa e seu site realmente é o seu espelho.
    Parabéns, continue assim, nos recheando nossas vidas com coisas boas…rs
    Bjos…

    [Responder]

    Pam:

    @Paulinha, Oi Paulinha, você é uma fofa, muito obrigada pelo carinho. Vou ficar ansiosa pra saber como os cookies ficaram.
    Beijinhos

    [Responder]

    Paulinha:

    @Pam, Pam, me salva…rsrs
    Não sei onde errei, na verdade acho que foi a temperatura do forno…fiz a massa conforme a receita e deixei no forno o tempo pedido, porém eles sairam do forno bem moles e não endureceram.
    O que fazer: deixar a temperatura do forno mais alta ou deixar mais tempo eles no forno?
    O sabor ficou incrível, realmente são deliciosos. Ah, quanto ao formato, eles ficaram bem espalhados, porém só depois ví a sua dica de deixar a massa um pouco na geladeira para fazer as bolinhas…
    Acho que da próxima vez dá certo.
    Brigadinha…
    Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Paulinha, Oi Paulinha, então é assim, as receitas dizem o tempo, mas varia de cada forno, você deve pegar a indicação só como uma média e ficar de olho, pois seu forno pode demorar mais ou menos. E pelo jeito parece que precisava de mais alguns minutinhos, você fez o teste do palito? Então dá próxima vez coloque por mais alguns minutinhos e fique de olho, insira um palito neles e quando eles sairem secos os cupcakes estão prontos.
    Beijinhos

  130. 66
  131. Larissa

    Oi Pam!
    Adoro seu blog e inclusive já nos falamos por e-mail :)
    Eu tenho duas dúvidas:
    1)Já aconteceu das suas forminhas soltarem do cupcake? Você sabe a causa disso?
    2) Reparei que em muitas receitas você usa óleo em vez de margarina ou manteiga, qual o motivo disso? Sabor? Consistência?

    Beijão querida :D

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oiiii Larissa, tudo bom? Então, sobre as forminhas, eu já tive este problema uma vez, e cheguei à conclusão que o problema são as forminhas mesmo, tente mudar de marca e veja se o problema continua. E sobre o óleo e a manteiga, a diferença é o sabor e a consistência, com a manteiga o bolo fica com um sabor mais encorpado e com uma consistência mais pesada, ok? Mas tanto faz um ou outro, vai mais do gosto da pessoa.
    Beijinhos

    [Responder]

  132. 67
  133. Paulinha

    Pam, deu super certo os cupcakes!!! Confesso que no início fiquei com um pouco de receio com a massa, pois ficou bem líquida e como já havia lhe falado sobre o meu forno, desta fiz o teste do palito…e deu tudo certo no final, ficou perfeito!!! Só cobri com ganache de chocolate meio amargo, tenho uma dúvida sobre esta cobertura: depois de pronto os cupcakes, devo guardar na geladeira ou eles conservam bem fora dela???
    Muito obrigada por compartilhar todas essas receitas e dicas.
    Estou cada dia mais apaixonada pelo site…rs
    Bjos…

    [Responder]

    Pam:

    @Paulinha, Ebaaa Paulinha, eu aviso que a massa pode ficar mais líquida mas que no fim fica muito bom. Então, sobre guardar o cupcake com a cobertura, o melhor é guardar eles separados mesmo, mas se não der você pode guardar bem guardado na geladeira, mas antes de consumir deixe atingir temperatura ambiente ou você deve guardar fora da geladeira em lugar fresco, arejado e bem fechado (mas com a cobertura eles devem ficar fora da geladeira só por 2 dias).
    Beijinhos

    [Responder]

  134. 68
  135. Ariane

    Eu peguei sua receita do Cupcake de Baunilha (só que fiz a cobertura e recheio de bicho de pé)… deu super certo… o cupcake ficou bem fofinho. Mas já a de chocolate, não sei o que aconteceu. a massa ficou tão líquida, e explodiu no forno, kkkk.. mas aí eu fiz uma receita minha tradicional bolo de chocolate, e com recheio de brigadeiro!!! … e estou amando seu blog, suas dicas são incríveis, valeuzãoo!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Ariane, Oi Ariane, fico feliz em saber que você tem testado as receitas do site e que pena que a de chocolate não tenha dado certo, mas espero que teste de novo e se quiser diminuir um pouco do café pra não ficar tão líquida pode.
    Beijinhos

    [Responder]

  136. 69
  137. Uaicakes

    Pam! Queria só agradecer pela sua disposição em ensinar tudo o que sabe….minha primeira receita de cupcake foi sua!!! E tem sido um sucesso!!!

    http://www.uaicakes.blogspot.com.br

    bjim!

    [Responder]

    Pam:

    @Uaicakes, Oiee, sou eu quem devo agradecer seu carinho. Muito obrigada.
    Beijinhos

    [Responder]

    Uaicakes:

    @Pam, :)
    Ahh eu deixei meu blog aqui só que estava errado rsrs…esse é o certo: http://www.uaicakes.blogspot.com

    bjim!

    [Responder]

  138. 70
  139. Milena

    Oi Pam, descobrir vc hj e ja estou apaixonada.
    Nao sei cozinhar mas hj mesmo irei tentar a receita do bolo de cenoura, meu filhote pede ha tempos. Criei coragem !!! kkk
    Parabens pelo site , eh tudo lindo lindo.
    Poderia indicar alguns sites para compra de utensilios para cucakes ?

    Bjss Milena Oliveira .

    [Responder]

    Pam:

    @Milena, Oi Milena, seja mais do que bem vinda. Tenho certeza que seu filhote vai amar o bolo. E sobre a sua pergunta, um site que eu conheço é o http://www.barradoce.com.br
    Beijinhos

    [Responder]

  140. 71
  141. Fabíola Marçal

    Pamela, tenho uma dúvida com relação à farinha de amêndoas. Eu vi em uma receita de cookie você dizendo que ela poderia ser substituída pela farinha de trigo, qual é a diferença entre as duas? Em qualquer receita essa substituição é possível? Como é a textura da farinha de amêndoas?

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, a diferença maior delas é o teor de gordura, então o melhor é só substituir a de trigo pela de amêndoas em cookies ou alguns bolos integrais, do contrário fique com a receita original, se pedir farinha de trigo use a de trigo e se pedir a de amêndoas uso a de amêndoas. Pois em pães a farinha de amêndoas não vai proporcionar a mesma textura.
    Beijinhos

    [Responder]

  142. 72
  143. Renata

    Pam…primeiramente, gostaria de dizer que sou fã de seu trabalho…adoro suas receitas!
    Queria te dizer que estou começando a fazer cupcakes, mas te confesso que tenho um medo tremendo de fazer buttercream…tenho medo de fazer e ninguém gostar ou até mesmo ficar muito enjoativo para o paladar de nós brasileiros…por favor, me dê algumas dicas de coberturas que ficam “durinhas” (sem ser pasta americana)…Beijos…
    Renata

    [Responder]

    Pam:

    @Renata, Oi Renata, muito obrigada pelo carinho. Então, você nunca vai saber como é um buttercream, até testar um né? rsrs.Se testar, indico o de ovomaltine ou o de doce de leite (essa fica mais durinha depois). Mas fora o buttercream, vc pode fazer um ganache, marshmallow ou veja a receita de glace que acompanha o cupcake devil’s food no índice.
    Beijinhos

    [Responder]

  144. 73
  145. jessica

    Olá,eu precisarei de cupcakes para parte da manha tem como eu preperar,assar,rechear na noite anterior e colocar o buttercream de manha e depois coloca-los na geladeira? Espero sua resposta !!!

    [Responder]

    Pam:

    @jessica, Oi Jessica, pode sim fazer o que você disse, mas se colocar na geladeira, lembre-se de guardá-los bem embalados para não secarem e antes de servir deixe-os atingir temperatura ambiente.
    Beijinhos

    [Responder]

    jessica:

    @Pam, Muito obrigado pela resposta me ajudou muito!!!

    [Responder]

  146. 74
  147. jessica

    desculpe incomoda-la de novo mas posso rechear com beijinho?

    [Responder]

    Pam:

    @jessica, Oi Jessica, pode rechear com o que você quiser.
    Beijinhos

    [Responder]

  148. 75
  149. Soraya

    Boa Tarde. Amei seu site. É lindo, fofo e mt explicadinho, no meu caso que adoro cozinhar mais estou aprendendo, é o endereço certo. Estava procurando receitas de cup cakes é encontrei aqui. Muito Obrigada !

    [Responder]

    Pam:

    @Soraya, Oi Soraya, seja mais do que bem vinda e o importante é não desistir, pratique bastante que a cada dia que passar você estará fazendo receitas ada vez mais gostosas. E sempre que precisar de ajuda, estou por aqui.
    Beijinhos

    [Responder]

  150. 76
  151. CLÉO

    Oi Pamela,prazer conhecer um blog tão fofo,,,tenho experimentado muitas receitas sua!!!
    já fiz cup cake, bruschetas…..tudo muito gostoso.
    parabénse cntinue compartilhando dessas coisas boas que é cozinhar tb adooooooro!!!
    bjkas
    Cléo.

    [Responder]

    Pam:

    @CLÉO, Oiiii Cléo, é só continuar me mandando este carinho todo que eu continuo compartilhando tudo com vocês, combinado? rsrs.
    Beijinhos

    [Responder]

  152. 77
  153. SILVANA

    Oi Pam, hoje fiz o cupcake veludo vermelho, da sua receita , nossa no forno ficou lindo e gostoso também,mas quando tirei do forno ele murchou todinho, apesar de muito bom, o que será que fiz errado, pode me ajudar,pois estou comercializando,obrigada, silvana.

    [Responder]

    Pam:

    @SILVANA, Oi Silvana, normalmente os cupcakes sempre dão uma murchadinha quando saem do forno, mas se murchou demais talvez eles precisassem ficar só mais alguns minutinhos no forno. Beijinhos

    [Responder]

  154. 78
  155. Fabíola Marçal

    gostaria de saber se ao congelar o cupcake e descongelar a forminha de papel estraga. Para congelar tem que tirar da forminha de papel?

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, pode congelar com o papel sim, pode ser que aconteça de alguns papéis de soltarem, mas acontece muito pouco isso. Beijinhos

    [Responder]

  156. 79
  157. Mari

    Oie Pam,

    Eu já vi vários sites falando do Cupcakes de Blueberry, como http://www.cupcakesdaluana.com.br, e sempre achei um pouquinho complicado. Acho que é por causa da confeitaria… Bem, se você podesse me ajudar, eu fiaria muito grata…

    Beijinhos*-*

    [Responder]

    Pam:

    @Mari, Oi Mari, tenho uma receita no meu site super fácil, dá uma olhadinha http://www.pamelabrandao.com/receitas/2010/04/muffins-de-blueberry-mirtilo/
    Beijinhos

    [Responder]

  158. 80
  159. Augusta

    Oi Pam! Adorei seu site! Queria saber se vc tem a receita de como fazer o buttercream, o normal mesmo,sem ser de chocolate, que dê para colorir. Para colocar em cima dos cupcakes! Muito obrigada! Bjs

    [Responder]

  160. 81
  161. Nathália de Oliveira

    Querida Pamela, eu não sei o porque mas meus cupcakes sempre murcham. Saem do forno lindos altinhos, mas afundam. Fico tão chateada.

    [Responder]

    Pam:

    @Nathália de Oliveira, Oi Nathália, quanto mais fofa a massa, mais ela vai murchar, é quase impossível isso não acontecer. Mas para tentar diminuir, você deve deixar alguns minutinhos a mais no forno, pra dar uma firmada melhor, mas sem passar demais do tempo e sempre deixar esfriar em lugar que não pegue vendo e que não seja gelado. E fora isso, vc teria que talvez escolher alguma massa mais “pesada”, mais grossa, essas sim murcham menos. Beijinhos

    [Responder]

    Adriana:

    @Pam, Olá ! Encontrei agora seu site. Adorei, mas infelizmente parece que não há posts tão recentes, mesmo assim arrisco uma pergunta e aguardarei a resposta. O meu caso se assemelha com o sitado sobre os cups murharem, além de soltarem das forminhas. Eu comprei forminhas individuais e as uso sobre uma outra forma, pois aqui onde moro não encontrei a forma única. Vc recomendou que ficassem um pouco mais no forno e que usasse uma massa mais pesada, qual das postadas no seu site vc recomenda como mais pesada. Um grande abraço e parabéns pelo site ADOREI.

    [Responder]

    Pam:

    @Adriana, Oi Adriana, realmente o site anda desatualizado por falta de tempo, mas os comentários eu tento ao máximo vir responder. Sobre as sua dúvidas, você pode tentar fazer qualquer outra receita de cupcake do site que garanto que não terá problemas, acredito que algumas pessoas tenham mais problemas somente com essa massa por ela ser mais leve. E sobre as forminhas, eu não tenho uma explicação por elas soltarem, mas pra mim eu acho que é a qualidade do papel, pois isso já aconteceu comigo e comprei as forminhas de outra marca. E sobre a forma de alumínio, vc pode comprar na internet, é fácinho. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  162. 82
  163. Pamela

    Pam! Tudo bem?

    Me tira uma dúvida? Peguei uma encomenda de 250 mini cupcakes, mas só tenho 2 formas de 24 e uma de 12. Ou seja, vou ter que assar em várias vezes. Uma vez dividi a massa, porém esqueci de tirar o fermento, e a segunda leva cresceu demais e deu uma deformada em cima. Ou seja, eu devia ter separado o fermento pra misturar depois.

    Fracionar o fermento da certo nesse caso? Porque eu vou precisar dividir a receita mais ou menos em 5! Estou com medo de colocar pouco fermento e a massa não crescer :/
    Tudo bem que nesse caso também vou ter que multiplicar as quantidades da receita, mas mesmo assim rs

    Tem alguma dica?

    Beijo =*

    [Responder]

    Pam:

    @Pamela, Oi Pamela, pode fracionar sim o fermento, é a melhor opção, ou vc divide a receita em 5 e refaz ela toda hora…rs. Mas faz o teste, divida o fermento e faça uma fornada, se vc achar que eles não cresceram tanto, aumente o fermento na segunda fornada, ok? Não tem outra solução, a não ser encontrar o caminho mais fácil pra vc e ir testando as alternativas. Precisando de mais ajuda estou por aqui. Beijinhos

    [Responder]

  164. 83
  165. Milena

    OI Pam.
    Estou querendo comprar uma batedeira boa mesmo, pq a da minha mae eh pequena e fraquinha ( coitada )kkk. Poderia me indicar marca/modelo ?
    Bjss

    [Responder]

    Pam:

    @Milena, Oi Milena, para fazer bolos e coisas simples, na verdade qualquer marca é boa. No Brasil eu tinha a Planetária da Arno, mas ela é mais cara e você não precisa de tudo isso. Então procure uma mais simples da marca Arno, Black & Decker, Walita, etc, são todos boas. Beijinhos

    [Responder]

  166. 84
  167. Larissa

    Pam, é importante usar sempre fermento quimico em pó, ou usar farinha de trigo com fermento serve? por que?
    beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, você pode sim usar a farinha com fermento, existem várias receitas com ela. Mas a única dica é, sempre usar o que a receita pede, pois fazer bolos é uma química, precisa ter a quantidade certa de cada ingrediente e se você não tem prática em alterar os ingredientes, então é bom não mexer neles. Beijinhos

    [Responder]

  168. 85
  169. Soraya

    Bom dia Pamela. Eu de novo, com novas duvidas, rs. O que eu uso para colorir o buttercrem ? quero fazer a cobertura verm, azul e verde. Como eu faço para a mesma receita de buttercream eu colorir com essas 3 cores ? Posso fazer a receita, e depois separa-la em 3 partes e colorir ? Mt Obg. Bj

    [Responder]

    Pam:

    @Soraya, Oi Soraya, vc deve usar corante alimentício, e pra colorir vários é só fazer o que vc disse, separar em três. Mas procure no meu site, tenho algumas receitas brancas que dá pra colorir, como a de doce de leite. Beijinhos.

    [Responder]

    Soraya:

    @Pam, Oi Pamela, fui comprar o corante, mais não sabia se era o liquido ou o gel, e qual a qdade de corante devo usar ? Muito Obrigada pela atenção.

    [Responder]

    Pam:

    @Soraya, Oi Soraya, pode ser qualquer um dos dois, mas talvez o gel seja um pouquinho melhor. E não tem quantidade certa, vá começando com uma gotinha, bem pouquinho e vá aumentando até atingir a cor que vc desejar, ok? Beijinhos.

  170. 86
  171. Andreza

    Olá Pâmela,
    Me chamo Andreza, estou com duvidas em assar os cupcakes em forminha de empada, pode ficar mais aberto do que na forma própria, pois a qui na minha cidade é muito dificil chegar as coisa, já fui procurar em todas as lojas e não tem, O que você me diz sobre o assunto?

    [Responder]

    Pam:

    @Andreza, Oi Andreza, eu diria que a solução era você comprar a forminha pela internet, existem vários sites que entregam na sua casa, como o http://www.barradoce.com. Mas não tem problema fazer na de empadinha, só não vai ficar tão redondinho e bonitinho. Beijinhos.

    [Responder]

  172. 87
  173. Luciana Vianna

    Querida Pamela,
    hoje fiz o bolo de cenoura. realmente sensacional. coloque mais receitas que estou anciosa para testar. ja fui em todas essas que estao no site. parabens e grande beijo.

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana Vianna, Oi Luciana, fico super feliz que tenha gostado do bolo. Acabei de postar receitinha nova. Beijinhos.

    [Responder]

  174. 88
  175. Larissa

    Oi Pam! Que técnica você usa para rechear os cupcakes? Algumas pessoas tiram o miolinho, mas quando se tem uma encomenda grande, isso toma muito tempo! O que você indicaria para deixá-los bem recheados de maneira prática? Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, eu tiro o miolinho, não tem muitas outras opções. Você pode usar aquelas bisnagas com um bico comprido, encher de recheio e furar o cupcakes diretamente com o bico e encher, sem fazer o furo antes. Acho que seria a única alternativa que tem. Beijinhos.

    [Responder]

  176. 89
  177. helena silva

    estou com uma duvida comprei a massa d fazer cupcakes pronto era so misturar e colocar nas forminha pra assar. Colocando pra assar eles nao cresceream ficou tao pqueno que nao da para rechear eles, o que sera que eu fiz de errado, sera porque fiquei abrindo o forno toda hora pra ver se estava no ponto de tirar?

    [Responder]

    Pam:

    @helena silva, Oi Helena, abrir o forno antes da hora faz com que os cupcakes murchem. Talvez você tenha colocado pouca massa nas forminhas, se eles ficaram bons é só colocar mais na forminha da próxima vez. Beijinhos.

    [Responder]

  178. 90
  179. Pamela

    Oi de novo Pâm!

    Queria te fazer um pedido: acho o buttercream doce demais, além de muito pesado, não cai bem no estômago. Sou doida atrás de alguma receita de glacê branco que sirva como cobertura de cupcake, mas nunca encontrei nenhuma.

    Será que você consegue descobrir alguma que seja um meio termo entre glacê, buttercream e chantily? rs

    Sei que é pedir demais, mas eu realmente sou doida pra achar uma cobertura branca menos doce! rs

    Ah outra coisa, lembro que vc falou que está um pouco sem criatividade pra receitas, você podia fazer videos das receitas que tem prontas, aposto que todo mundo ia gostar! :)

    Beijo =**

    [Responder]

    Pam:

    @Pamela, Oi chará, eu tenho uma de chocolate maravilhosa mas não é branca, é o glacê do devil’s food cupcake, é muuuuito bom. Mas nunca testei com chocolate branco, talvez dê certo. O buttercream do cupcake de doce de leite eu também achei gostoso, mas tem a manteiga, que eu acho que é o que não te atrai. Mas você poderia fazer um marshmallow, um ganache branco, tem um buttercream de chocolate branco no meu site também no meu site, dá uma vasculhada. Sobre os vídeos, o maior problema é a falta de tempo, pois os vídeos demoram um dia inteiro pra gravar e mais de uma semana pra editar, e minha equipe anda muito ocupada com seus trabalhos e eu também, a vida anda bem corrida ultimamente, muita mudança, por isso que o site anda paradinho, é uma pena, mas por enquanto o site está em segundo plano. Beijinhos.

    [Responder]

  180. 91
  181. Ana Nery Costa

    Oi Pam, adorei o teu blog…Mas continuo com uma duvida…Hoje á tarde fui fazer cupcakes, para uma amiga e deram certo, mas depois fiz outra receita para fazer para mim e ai não deu, todos eles cresceram e depois murcharam..Não sobrou nenhum bom. Por favor me ajude i que eu faço.
    Obrigado

    Ana Nery

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Nery Costa, Oi Ana, tudo depende do dia, tem dia que tudo dá certo e tem dia que não, não tem como explicar., isso acontece comigo várias vezes…hehe. Mas se na segunda vez eles murcharam, eu diria que eles deveriam assar por mais alguns minutinhos, ok? Beijinhos.

    [Responder]

    Ana Nery Costa:

    @Pam, Oi Pam, ainda tenho duvidas, porque eles murcham ainda no forno, será que não é outro motivo????Bjus

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Nery Costa, Hum , Ana, daí realmente não sei, pode ser algum tipo de variação na temperatura do forno. Desculpe mas acho que nessa não vou poder te ajudar. Beijinhos

  182. 92
  183. Daia

    Olá, Pam! Primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo site e pelas receitas… vc é muito atenciosa e generosa! Tenho visitado o site regularmente e aprendendo muito! Fiz o Cupcake de Chocolate e gostei muito da receita… é fofinha, molhadinha… muito boa! Mas apesar de já ter feito várias vezes, ainda não acertei 100%… rsrs. Nas primeiras vezes ele murchou no meio, então tenho deixado ele mais no forno e tb aumentei a temperatura… Agora não murcha mais, só que não fica redondinho iguais os seus.. fica reto sabe? Será q é pq eu tô usando as forminhas de papel dentro das de empadinha?
    Tb tenho outras dúvidas… posso substituir o leite pelo buttermilk em qualquer receita de bolo?
    E qual açúcar é melhor para os cupcakes, refinado ou cristal?
    Agradeço a atenção… bjus.

    [Responder]

    Pam:

    @Daia, Oi Daia, muito obrigada pelo carinho, você é uma fofa. Então, sobre a dúvida, é isso mesmo, na forma de empadinha eles não ficam tão redondinhos, tem que ser na forma de cupcake. E vc pode sim trocar o leite pelo buttermilk nas receitas e o açúcar vc pode usar qualquer um dos dois. Beijinhos

    [Responder]

  184. 93
  185. LINDA

    Olá PAM, Parabéns pelo blog!!!
    farei cupcakes para vender em uma festa junina, a festa começa as 17:00 e eu chegarei lá por volta das 14:00, como farei muitos cupcakes pra festa eu vou confeitar os cupcakes la mesmo,pra evitar qualquer estrago durante o transporte,e eu não faço a minima idéia de como levar o buttercream, levo ele no saco de confeitar mesmo? ele deve estar num isopor com gelo pra não amolecer? quanto tempo depois de pronto posso usar o buttercream sem que ele perca consistencia? queria muito fazer essa cobertura pra aproveitar que o tempo ta frio! obrigado!

    Mais receitas em: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/buttercream-basico/#ixzz2156WJLUY

    [Responder]

    Pam:

    @LINDA, Oi Linda, pode levar ele no saco de confeitar mesmo, ou num potinho, mas eu diria pra levar num isopor pra não amolecer, mas não precisa ter muito gelo não. Quando não está muito quente, o buttercream aguenta tranquilamente por várias horas sem problema, ok? Beijinhos

    [Responder]

  186. 94
  187. Erica

    Como asso eles se so tenho as forminhas de silicone?

    [Responder]

    Pam:

    @Erica, Oi Erica, pode usar as forminhas de silicone, mas elas são mais molinhas, então o cupcake não vai ficar tão redondinho, ok? Beijinhos

    [Responder]

  188. 95
  189. Arlene

    Oi Pam,é aprimeira vez q visito seu blog e adorei,a minha duvida é c tem como fazer sem usar a forma d aluminio,é q qria fezer nessa sexta proxima,é pq vou me ksar no sabado e são poucos convidados,então queria experimentar fazer,mais na minha cidade naum encontro a forma d aluminio,entendeu?Espero respostas até quinta mto obrigada,txau…

    [Responder]

    Pam:

    @Arlene, Oi Arlene, você pode usar só as forminhas de papel, só que use duas, uma dentro da outra para ficar mais firme. Mas os cupcakes não irão ficar tão redondinhos quanto os que são feitos com a forma de alumínio. Depois você pode comprar a forma de alúminio na internet, é super fácil. Beijinhos

    [Responder]

  190. 96
  191. Juliana Ribeiro

    Pamela Parabéns pelo blog…é uma “delicia” rsrsrs
    Mas Pam, é o seguinte eu fui em um evento e la comi um cup cake jamais encontrado em outro lugar, ele tinha uma massa muito fofinha e não esfarelava, a massa era bem consistente, um recheio maravilhoso de chocolate e uma cobertura maravilhosa que pelas instruções creio ser o buttercream. Pam eu ja procurei em todos os lugares possiveis, mas todos que como a massa parece de bolo comum, sempre esfarelam e não tem graça.rsrrs Será que você possui esta receita milagrosa?

    Um Beijo, gostaria de receber as novidades do blog.

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana Ribeiro, Oi Juliana, a massa de chocolate que mais gosto é a do cupcake de chocolate com cobertura de ovomaltine, e a cobertura eu gosto da do devil’s food cupcake. Mas na verdade nenhuma das receitas de cupcake que testei esfarelavam como vc disse. Mas que pareciam com bolo, pareciam, pois o cupcake nada mais é do que um bolo pequeno. Ah sobre o recheio, talvez tenha sido um ganache. Beijinhos.

    [Responder]

  192. 97
  193. Rafaela Ribeiro

    Parabééééns pelo blog! Achei lindo, magnífico! Qual a receita que você me indicaria que faria sucesso para todos os tipos de gostos? Eu fiz alguns em casa e tive 2 probleminhas, o papel da forminha soltou a tinta, como evitar? Tem alguma marca boa? E o outro foi a conservação, pois na geladeira não fica legal, criou uma gotículas de água nele, como devo fazer, moro em Santos, aqui é muito calor, como faço naqueles dias fervorosos? Obrigada! Beijocas

    [Responder]

    Pam:

    @Rafaela Ribeiro, Oi Rafaela, quanto mais forte a cor da forminha mais tinta ela vai soltar e o jeito é ir testando as marcas, já que não tem uma bem conhecida e boa. Os cupcakes, eu indico todos, sério mesmo, todos os de chocolate, o de doce de leite, etc. E sobre a conservação, o melhor pra vc seria guardar o cupcake e a cobertura separados, guarde a cobertura na geladeira e os cupcakes do lado de fora mas bem embalados. Beijinhos

    [Responder]

  194. 98
  195. Denise

    Olá Pâmela, eu tenho forma de silicone e de papel, como fazer? Posso colocar a de papel dentro da de silicone ou na de silicone direto? Eu ainda não achei forma de metal para comprar.
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Denise, Oi Denise, você pode fazer dos dois jeitos, mas eles não irão ficar tão redondinhos pois a forma de silicone é molinha. Mas elas vao quebrar um galho até vc comprar a de metal, se não encontrar dá uma olhadinha na internet. Beijinhos.

    [Responder]

  196. 99
  197. Adriana

    UFA !!! Li todos os comentários e vi que tem bem recentes !!! Já fiz a pergunta Agora só quero dizer que ADOREI O SITE. Bjs

    [Responder]

  198. 100
  199. Phayna

    Oi,minha querida,só te escrevi para te dar os parabéns pelo site maravilhoso…Amei tudo que eu vi…Me mande notícias por email.Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Phayna, Oi Phayna, muito obrigado pelo carinho. Beijinhos

    [Responder]

  200. 101
  201. Thais

    Eu ganhei forma de aluminio mais não dessas de suporte é separado como eu faço ?

    [Responder]

    Pam:

    @Thais, Pode colocar as forminhas separadas em cima de uma forma de bolo, para facilitar colocar e tirar do forno. Beijinhos

    [Responder]

  202. 102
  203. Silvana

    Olá, Pamela! Achei seu site por acaso! Adorei as dicas!
    Estou me aventurando nos cupcakes e gostaria de me aperfeiçoar, porém estou encontrando algumas dificuldades. Nada que me faça desistir…Meus cups ficam uma delícia, mas murcham depois de retirados do forno, e no dia seguinte a massa descola do papel. Pq acontece isso?
    Muito obrigada por uma resposta!

    [Responder]

    Pam:

    @Silvana, Oi Silvana, todos os cupcakes irão murchar um pouco e quanto mais leve a massa mais eles vão murchar. A dica é deixar um pouquinho mais no forno pra não murchar tanto. Mas também tente testar ourtras receitas, algumas com manteiga murcham menos. E sobre a forminha, a única conclusão que cheguei é a marca da forminha, uma vez tive este problema e comprei de outra marca, ok? Beijinhos

    [Responder]

  204. 103
  205. silvia

    Olá Pam,já testei outras receitas que são maravilhosas,mas pretendo fazer cup cake de ovomaltine e de banana,para um aniversário no domingo,mas gostaria de saber se é possivel preparar na sexta,ou sábado sem perder a textura,e quanto a cobertura somente no dia correto?um grande beijo.

    [Responder]

    Pam:

    @silvia, Oi Silvia, pode sim fazer sexta ou sábado. E a cobertura eu prefiro fazer no dia, você pode fazer um dia antes, mas é bom dar uma batidinha de leve no dia pra cobertura dar uma encorpada novamente. Beijinhos.

    [Responder]

  206. 104
  207. jocimar

    oi td bem, as forminhas dos meus cupcakes estao abrindo depois de pronto, o que eu posso fazer pra não acontecer isso mais?

    [Responder]

    Pam:

    @jocimar, Oi Jocimar, a única conclusão que cheguei é que dependendo da marca da forminha isso acontece. Então tente comprar de outra marca e veja se isso continua. Beijinhos.

    [Responder]

  208. 105
  209. simone

    Pam, td bem??

    Tenho uma duvida básica de forno. Leio muito que devo, no meio do processo de assar os cups, abrir o forno e virar a forma de cupcake, para que asse por igual tbem!!!Qdo tiro a forma de 12 de cups, vejo que assou mais rápido os que estavam no fundo!!!!
    Como faça para abrir o forno e virar a forma sem prejudicar o processo de crescimento dos cupcakes???

    Bjs e muuuito obrigada

    Simone

    [Responder]

    Pam:

    @simone, Oi Simone, se você abrir rapidinho o forno, não vai prejudicar muito não ok? Beijinhos.

    [Responder]

  210. 106
  211. Karen

    Oi Pam! Gostaria de saber se dá para fazer buttercream em batedeiras convencionais. Já tentei varias receitas, mas elas nao dão certo. =(

    [Responder]

    Pam:

    @Karen, Oi Karen, lógico que dá. Você está usando o creme de leite fresco (pasteurizado)? Não pode ser nem o de lata e nem o de caixinha. Beijinhos

    [Responder]

  212. 107
  213. Cíntia

    Oi Pam!!
    Adoro o seu site!!! Comecei a fazer cupcakes recentemente e estou adorando!! Suas receitas são maravilhosas!!!
    Vc poderia me dar umas dicas quanto ao forno elétrico? Comprei um recentemente e os meus cupcakes não estão saindo tão bons quanto aos assados no forno a gás.
    Posso assar duas assadeiras de uma vez? Eu ligo ou não a resistência superior? A temperatura do forno é a mesma utilizada no a gás (180o)?
    Beijos
    Cíntia

    [Responder]

    Pam:

    @Cíntia, Oi Cíntia, aqui no Canada eu só uso o elétrico, eles são até melhores pois mantêm a temperatura mais constante. O principal é se acostumar com seu forno novo. A temperatura é a mesma, as vezes eles são um pouco mais quentes, então comece colocando a temperatura um pouco mais baixa e vá aprendendo com ele. Não adianta, é como um namorado novo, com o tempo vc aprende a lidar com ele….hehe. Beijinhos.

    [Responder]

    Cintia:

    @Pam, obrigada pela resposta!!! Tá igual namorado novo mesmo!!! rsrs Mas agora estou me entendendo melhor com o forno!!!! Não consigo mais ficar sem ele, pois assa muito mais rápido que o forno à gás. Bjs

    [Responder]

  214. 108
  215. Manu Aranha

    Pamela sua lindaaaa…O site é maravilhoso, é uma delicia navegar nas suas receitas, nos detalhes, estou encantada com seu jeito simples e iluminado de ser e principalmente com sua bondade em compartilhar as coisas com tanta clareza, pasmei com sua boa vontade e simpatia em responder os comentários dúvidas e elogios em meio sua correria(imagino)rs…Parabéns de todo coração!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Manu Aranha, Oi Manuuuu, que comentário mais lindo, você é uma fofa. Muito obrigada pelo carinho, são por pessoas como você que a vontade de escrever nunca acaba. Beijinhos,

    [Responder]

  216. 109
  217. Ana

    Olá, adorei seu site e tenho algumas duvidas e ninguém nunca me respondeu com clareza, ou me deu uma resposta satisfatória. Quero fazer cupcake para vender mas ñ sei como colocar o preço no produto, fazer o marketing e essas coisas iniciais. Tenho muito medo de investir dinheiro e acabar perdendo tudo. Por favor me ajude!!! O que eu tenho que saber para começar a fazer cupcake para vender? E no meu caso tem uma pessoa que vai vender comigo, quase que uma sócia minoritária, como dividir o lucro?

    [Responder]

    Pam:

    @Ana, Oi Ana, eu não vendo cupcakes então não tenho experiência com isso. Acho que você deveria procurar alguém que entenda mais de vendas. Mas o que posso lhe dizer sobre os cupcakes é que tudo depende, depende do material que vc vai usar, tamanho dos cupcakes, o seu tipo de clientela. Se for vender no trabalho, escola, bairro, o único jeito é divulgar no boca a boca, mas se for fazer encomenda, talvez um site na internet seja uma boa ideia. Espero que econtre respostas e que dê tudo certo no seu negócio. Beijinhos.

    [Responder]

  218. 110
  219. Eliane

    Olá estou chegando agora o assunto tá bom, só coisa boa primeiro gostaria de parabeliza-la pelo site vc é muito atenciosa e prestativa, parabens. Mais a minha situação é triste começei a fazer cupcakes essa foi a quarta vez que deu tudo errado, faço tudo passo a passo com muito carinho mais nao tem jeito, a de hoje saiu assim uns tres sairam bonitinhos outros baixaram no meio outros soltaram da forminha, CREEEDO, isso tem jeito?? me ajude a encontrar uma solução, pois pretendo vende-los depois de saber fazer certo é claro, bjs té mais

    [Responder]

    Pam:

    @Eliane, Oi Eliane, é difícil descobrir o erro sem estar vendo o que vc está fazendo. Mas pelo que você está me falando, o problema parece ser com o forno, talvez vc tenha que deixar mais tempo no forno, os que soltaram da forminha, quando tive este problema, a única forma foir trocar a marca das forminhas. Mas a dica principal é não desistir, se vc errar de novo, me conta exatamente como eles ficaram pra eu tentar te ajudar melhor. Beijinhos.

    [Responder]

  220. 111
  221. Leticia

    ooi Pam , minha pergunta é sobre as forminhas 9 OS PAPEISINHOOS ), , TEM que ser esses papeis ? , não tem como improvsar ? é que eu tenho 12 anos e eu quero fazer pela primeira vez ., só que minha mãe tá ficando louca porque eu só falo de cupcake cupcake ….. , e se eu falar mais algo sobre isso , ela me dá bronca , e eu queria fazer e e mostrar pra ela , maais não tem como eu comprar os papeisinhos , porisso eu queria saber se tem como improvisar ?

    [Responder]

    Pam:

    @Leticia, Oi Leticia, se você tiver as formas de empada ou algo parecido, pode usar e untar elas com margarina e farinha, ok? beijinhos.

    [Responder]

  222. 112
  223. janaina

    Oi Pam Adorei seu blog , e gostaria que vc pudesse me dá uma dica, o que devo fazer para o meu marsemallow ficar bem firme para q posso usar o bico de confeitar??
    obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @janaina, Oi Janaina, eu tenho esta receita, e dá pra usar o bico de confeitar, dá uma olhadinha http://www.pamelabrandao.com/receitas/tag/cupcakes-de-nha-benta/ Beijinhos.

    [Responder]

    janaina:

    @Pam, ola obrigada por responder, mas fiquei com uma duvida sobre a parte de colocar no banho maria e bater em velocidade alta nao entendi…?

    [Responder]

  224. 113
  225. Daniela

    Parabéns por este blog, que delicadeza, que gentileza, em dividir conosco com um jeitinho meigo essas delícias. Começo amanhã uma nova fase da minha vida, preciso fazer cupcakes para vender, pois fico sem trabalho janeiro e fevereiro ( época das férias escolares ) justamente por ter uma cantina escolar, então decidí fazer para vender na praia…depois te falo se deu tudo certo. Obrigada por todas as dicas do vídeo.

    [Responder]

    Pam:

    @Daniela, Oi Daniela, vai dar tudo certo, é só se dedicar e confiar. Precisando de alguma ajuda, estou por aqui. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  226. 114
  227. Jordana

    Oi Pam.
    Queria parabeniza-la pois vc é otima.
    Se ñ for pedir muito, eu queria saber como armazenar os cupcakes de um dia para o outro!
    Estou pretendendo faze-los para o natal,e será a primeira vez que eu irei fazer, mas eu ñ tenho medo de faze-los pois ninguem nasce sabendo e é errando e refazendo que vc obtem primas abilidades na cozinha.
    Bjs.
    Estou aguardando sua resposta.

    [Responder]

    Pam:

    @Jordana, Oi Jordana, desculpe a demora, mas a para guardar os cupcakes, eu uso umas embalagens de plástico grande. E de preferência pe melhor guardar sem a cobertura e só cobri-los no dia ok? Beijinhos.

    [Responder]

  228. 115
  229. Jordana

    Só pra lembrar,os cupcakes serão decorados com chantilly.

    [Responder]

  230. 116
  231. Renata

    Pam,

    Boa Tarde!

    Parabéns pelo blog, maravilhoso pra quem tem tantas dúvidas.
    Minha dúvida é:
    Quero congelar meus cupcakes. Ao congelar o cupcake a massa já assada, ao descongelar a forminha de papel não fica molhada? Eles podem ficar feios depois porque é para o niver do meu filho.
    A forminha de papel molha ao descongelar o cupcake????

    [Responder]

    Pam:

    @Renata, Oi Renata, o certo é congelar sem o papel, você precisará untar e enfarinhar as forminhas de alumínio. E depois que descongelar os cupcakes aí sim vc coloca as forminhas de papel. Beijinhos

    [Responder]

  232. 117
  233. eliane

    Olá querida eu faço cupcakes começei agora eles ficam uma gracinha acerto bem na medida e a minha receita da massa é uma delicia eu acho que só tenho que ter coragem de mudar bastante na decoração queria umas dicas suas mande-me fotos… bjs adorei o seu blog

    [Responder]

    Pam:

    @eliane, Oi Eliane, é assim mesmo, se aventure que você vai encontrando o caminho certo. Dá uma pesquisada por “cupcakes”no google imagem que vc vai encontrar várias ideias. Beijinhos.

    [Responder]

  234. 118
  235. Vanessa Oliveira

    Olá Pamela.
    Tenho tentado muito acertar em uma cobertura. E não consigo chegar ao “sonhado”. Sempre vejo na internet coberturas super firmes que parecem ser cremosas (estilo a da imagem do seu post) e não faço ideia de qual seja. Você me ajuda???

    PS: Adooorei seu blog.

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa Oliveira, Oi Vanessa, você quer saber qual o nome da cobertura? Bom, a mais tradicional é o buttercream, e a dica principal pra ele ficar fofinho é usar o creme de leite fresco, não pode ser o de lata nem o de caixinha. Beijinhos.

    [Responder]

    Vanessa Oliveira:

    @Pam, Obrigada. Vou tentar fazer com o creme de leite fresco mesmo então. Beijookas

    [Responder]

  236. 119
  237. Veronica

    Boa noite amiga, amei as dicas. Eu estava pensando em fazer um curso mais acho que não preciso é muito fácil de fazer, vou comprar as formas e fazer alguns. Tenha uma ótima semana. Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Veronica, Oi Veronica, não precisa de curso não, nada melhor do que ir pra cozinha e apreender, melhor sala de aula, rs. Beijinhos.

    [Responder]

  238. 120
  239. Luciana

    Oi Pam…adorei suas dicas….estou começando a fazer meu cupcakes….realmente é uma delicia e vicia….mais estou adorando….
    Gostaria de saber,como calcular o custo dos cupcakes…ja que a media de preço varia de região….

    Virei sua fã….

    Muito obrigada…..bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Hum, daí vc me pega Luciana, pois não tenho muita prática. Mas um cupcake pelas minhas pesquisas sai em torno de 50 centavos pra ser feito, e o pessoal vende de 2,50 pra cima. Então tudo depende dos ingredientes que você vai usar e da freguesia, pois se você acha que seus fregueses pagarão mais de 3 reais por um cupcake, vá em frente. Primeiro de tudo é vc analisar seus tipos de clientes. Beijinhos e espero ter ajudado em algo, rsrs.

    [Responder]

  240. 121
  241. Rodrigo

    Oi Pamela. Eu tenho uma dúvida em relação a receita da massa do cake… dizem que ele não pode ser a massa tipo do bolinho inglês, mas tem tanta receita online que as vezes se confunde com massa de bolo, como uma que fiz esses dias de côco… mas afinal, tem uma massa correta do cupcake e então se usa o recheio com os sabores que se deseja, ou pode ser feita a massa mesma com vários recheios que desejar, modificando aquela cara do “bolinho” tradicional tipo muffin? Abraço e obrigado a atenção

    [Responder]

    Pam:

    @Rodrigo, Oi Rodrigo, na verdade o cupcake nada mais é do que um bolo pequeno, então a receita é a mesma, vc pode pegar a receita de um bolo normal e fazer nas forminhas de cupcakes, ou o contrário, transformar uma receita de cupcake em bolo. Mas o muffin sim é diferença, ele tem uma massa mais pesada, mais firme. Espero ter ajudado. Bejinhos

    [Responder]

  242. 122
  243. Thais trindade

    Gostei muito desse site cupcakes lindos e pelo jeito deliciosos eu sou thais tenho 12 anos e já gostei, me interessei pelo site*-*

    [Responder]

    Pam:

    @Thais trindade, Oi Thais, seja muito bem vinda e espero que teste várias receitas. Beijinhos.

    [Responder]

  244. 123
  245. Maria de Fátima

    Tentei fazer cupcake de chocolate mas não deu certo, na primeira receita era com óleo e a segunda substitui por margarina mas mesmo assim nas duas receitas eles cresceram no forno estavam crescendo, mas depois de algum tempo murcharam todos é como se estivesse bolhas dentro deles e fossem estourando, gostaria que me explicasse o que posso ter feito de errado, para que assim consiga me aventurar em fazer.

    [Responder]

    Pam:

    @Maria de Fátima, Oi Maria, não é bom usar margarina na massa, opte por manteiga. Tente colocar um pouquinho mais de farinha da próxima vez, isso tem ajudado algumas pessoas. Ou teste outras receitas de cupcake aqui do site, algumas são mais fáceris. Beijinhos.

    [Responder]

  246. 124
  247. Kika

    Boa noite,
    Desculpe incomodá-la mas poderia-me dizer como se faz” butercrem”.
    Obrigada

    P.S. Tem um blog muito bom :)

    [Responder]

    Pam:

    @Kika, Oi Kika, tem várias receitas de buttercream no meu site, dá uma olhadinha no índice de receitas no topo do site que vc vai enocntrar várias. Beijinhos.

    [Responder]

  248. 125
  249. adriana

    Olá Pamela,

    Já sou fã antiga….fiz várias das receitas, acertei nas massas, mas continuo com um problema: a cobertura. A buttercream é realmente uma delícia, como todas, mas eu moro no Nordeste do Brasil, em Maceió – Alagoas, aqui apesar de estarmos no outono os termômetros devem estar marcando perto de 32 graus, daí o problema: as coberturas derretem. Mal dá tempo de tirar uma foto do cupcake todo bonitinho e lá se vai a cobertura se derreter toda…hahahahha…..além de manter na geladeira (que é o que faço) tem alguma outra dica? Alguma que leve gelatina incolor…sei lá …estou aceitando sugestões…muitos beijos e obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @adriana, Oi Adriana, é uma pena né? Você já testou ganache? Tem uma receita também no meu site que leva farinha e fica mais firme, vc pode encontrá-la na receita de cupcake de banana com cobertura de chocolate. Outras opções seria trocar o creme de leite fresco por creme vegetal (bate chantilly), vc pode também fazer um marshmallow. Encontrei uma receita com gelatina, espero que seja boa:
    http://allrecipes.com.br/receita/8598/cobertura-de-morango-para-cupcake.aspx
    Beijinhos

    [Responder]

  250. 126
  251. Annie

    Olá Pam, adorei as dicas, gostaria de saber se qualquer massa de cupcake pode ser congelada ou tem algum restrição… Agora não vou mais ficar com as minhas duvidas, tenho você pra me ajudar… ;)

    [Responder]

    Pam:

    @Annie, Oi Annie, pode congelar qualquer uma sim. Beijinhos.

    [Responder]

  252. 127
  253. Camila

    Ola! Estou muito interessada em fazer cupcakes para vender e gostaria q vc desse algumas dicas, sobre a produção e de como e onde vender esses lindos bolinhos. obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, eu diria pra vc começar a vender pra amigos e familiares, a melhor coisa é vender sob encomenda pois daí vc já sabe quantos fazer e pode entregar fresquinho. Beijinhos.

    [Responder]

  254. 128
  255. marcia

    Olá katia tudo bem?
    Gostei muito das suas dicas, porem tenhouma dúvida, estou fornecendo capcakes em uma lanchonete, entrego todos os dias, no primeiro dia ficou fora da geladeira e juntou formiga, pedi que colocasse na geladeira, pois fioquei com medo de estragar, é correto deixar na geladeira para consumo de dois dias ? Obrigada, uma grande abraço.

    [Responder]

    Pam:

    @marcia, Oi Marcia, pode deixar na geladeira sim, mas é bom estar embalado pra não ressecar e pra consumir é bom deixar um tempinho fora da geladeira. Beijinhos.

    [Responder]

  256. 129
  257. Suzana

    Não sei o que está acontecendo, meu neto ama fazer cupcake, ultimamente todos que ele faz depois de frio murcham e ficam bem pequenininhos, será q pode me ajudar? obrigado

    [Responder]

    Pam:

    @Suzana, Oi Suzana, quanto mais leve a massa mais ele vai murchar, não tem jeito. Tente pegar uma massa mais firme, dá uma olhadinha no meu site que tem várias. Beijinhos.

    [Responder]

    Suzana:

    Ok!! obrigada. bjos

    [Responder]

  258. 130
  259. Vanessa

    Olá, Pam tudo bem?
    Estou precisando comprar um bico para confeitar o Cupcake. Já vi aqui no seu blog, um bico de confeitar torcidinho tipo pitanga… Você pode me ajudar? Qual seria o mais indicado, para a cobertura do Cup ficar bonita como as suas… Parabéns pelo Blog, você arrasa!! Já consegui maravilhosas receitas que precisava, aqui no seu blog. Beijão
    Vanessa!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Vanessa, quanto mais larguinhos melhores. Vc ja viu a receita de cupcake com cobertura em flor, lá tem uma foto do bico q uso normalmente. Mas pode ser qualquer um, mas que tenha a abertura bem larga. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  260. 131
  261. Jessica Nunes

    Olá Pam, fiquei a conhecer o seu blog ontem e estou adorando, ajuda muito! Tenho uma dúvida, será que poderia ajudar? Queria comprar uma forma metálica com vários buraquinhos para fazer cupcakes, qual o diâmetro que esses buraquinhos devem ter para fazer cupcakes de tamanho normal? Não quero mini :) Obrigado! Cumprimentos de Portugal

    [Responder]

    Pam:

    @Jessica Nunes, Oi Jessica, só existem dois tamanhos de forma, o normal e o mini. Você verá a diferença, mas pra ter certeza, o cupcake normal tem em torno de 5 cm de diâmetro. Beijinhos.

    [Responder]

  262. 132
  263. tatiana

    oiee.então e gostaria de preparar o cupcake com as crianças mas gostaria de uma receita individual pra mim deixar os ingredientes separados para cada uma delas e conforme eu for explicando a receita cada uma vai fazendo o seu. ficaria muito grata

    [Responder]

    Pam:

    @tatiana, Oi Tatiana, você pode pegar qualquer receita e dividir no número de crianças. Tipo, se uma receita pede 1 xícara de farinha, e vc tem 4 crianças, dividindo vai ficar 1/4 de xícara pra cada criança, e assim continua com cada ingrediente. Beijinhos.

    [Responder]

  264. 133
  265. Michelle

    Ola!!! Fico horas viajando aqui pelo seu Blog… Amo as suas receitas!!!
    Estou com uma duvida pode me ajudar? O google não conseguiu me dar esta resposta! Rs..
    O Buttercream OU o Marshmallow Aceitam a aplicação de Pasta Americana (enfeites) sem derreter?
    Para utilizar uma cobertura cremosa junto com a pasta americana, qual seria a mais indicada?
    Obrigada antecipadamente.
    Bjs!

    [Responder]

    Pam:

    @Michelle, Oi Michelle, a mais indicada para a pasta americana é o glacê real. Dá uma olhada nesses links:
    -http://www.escoladebolo.com.br/glace-real-1/
    -http://docelucila.blogspot.ca/2010/08/como-colar-pasta-americana.html
    Beijinhos

    [Responder]

    Michelle:

    @Pam, Muito obrigada!!!!
    Bjs!

    [Responder]

  266. 134
  267. Camilla

    Oi Pam… Eu tenho feito a versão “FIT” para cupcakes mas estao sempre grudando muito na forminha de papel. Sei que pode ser tb pela “alteracao” de ingredientes mas vc tem Alguma sugestão do que posso fazer??? :(

    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Camilla, Oi Camilla, algumas receitas grudam mesmo, uma coisa que vi que faz grudar é o açúcar, e quando ele não é muito bem misturado. Voce pode tentar fazer os cupcakes nas forminhas de silicone e depois colocá-los na de papel. Beijinhos.

    [Responder]

  268. 135
  269. Celia Arantes

    Gostaria de receber a receita deste cupcake de cor rosada, parece muuuuuuito gostoso!! Sua explicação foi perfeita, só faltou a receita mesma…
    bjs, sucesso!
    Celia

    [Responder]

    Pam:

    @Celia Arantes, Oi Celia, essa é somente foto ilustrativa, não tem receita. Mas dê uma olhadinha no meu índice de receitas que você vai encontrar várias receitas mega deliciosas de cupcake. Beijinhos.

    [Responder]

  270. 136
  271. endy

    pam, dá para fazer as forminhas de papel em casa?
    se der pode me ensinar?
    aguardo sua resposta

    [Responder]

    Pam:

    @endy, Oi Endy, não dá não, você pode untar e enfarinhar a forma de cupcake de alumínio e fazer sem as forminhas de papel. Beijinhos.

    [Responder]

  272. 137
  273. endy

    oi pam poderia me ensinar a fazer aquelas forminhas de papel(caseiro)? :)

    [Responder]

    Pam:

    @endy, Oi Endy, se você quiser você pode na verdade usar o papel manteiga, como nessas fotos http://www.thekitchn.com/quick-tip-use-parchment-paper-95309. Mas se você for comprar o papel manteiga, é melhor já comprar as forminhas, hoje em dia você acha bem fácil, até na internet. Beijinhos.

    [Responder]

    endy:

    @Pam, obrigada

    [Responder]

  274. 138
  275. JAKELINI OLIVIERA

    BOA TARDE PAMELA! COMPREI UMA FORMA DE CUP CAKE GIGANTE DA WILTON E QTO TEMPO E GRAU DE FORNO ME DA UMA ORIENTAÇAÕ. OBRIGADA.. BJSS

    [Responder]

    Pam:

    @JAKELINI OLIVIERA, Oi Jakelini, a temperatura e tempo do forno irão depender da instrução de cada receita. Mas se numa receita a pessoa usar uma forma menor, saiba que quanto maior a forma, mais tempo pra assar. Então, em primeiro lugar, siga as intruções da receita e o único jeito de saber quanto tempo de forno, é ficar grudadinha nele e fazer o teste do palito até ele sair limpo. Beijinhos.

    [Responder]

  276. 139
  277. Vanessa

    Adoreii as dicas!
    Mas o que eu posso fazer pra forminha não soltar do cupcake? Tem acontecido várias vezes comigo. :(

    beijoss e obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, não tem muito o que fazer, as vezes é a forminha que vc usa que não gruda, tente usar outra marca, procure as forminhas mais fininhas, elas aderem bem melhor. Beijinhos.

    [Responder]

  278. 140
  279. simone

    Olá Pam!

    Eu consigo deixar o marshmallow vermelho? Ou qual cobertura ficaria melhor na cor vermelha

    [Responder]

    Pam:

    @simone, Oi Simone, eu acredito que dá sim, só colocar um pouquinho de corante, na verdade qualquer buttercream branco que você usar, ou ganache, é só colocar algumas gotinhas de corante vermelho, pode até ser no chantilly, dá super certo. Beijinhos.

    [Responder]

  280. 141
  281. Juliana

    Olá Pam!

    Adorei seu blog e as dicas, mas tenho uma dúvida, qndo fiz cupcakes de chocolate eles sairam da forma e dps afundaram no meio rsrs

    alguma dica do pq isso aconteceu e como evitar?

    bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana, Oi Juliana, não tem muito o que fazer, algumas receitas murcham mesmo, a dica é tentar assar mais um pouquinho e quando tirar do forno não deixar num lugar fresco e que pegue vento. Do mais, você pode colocar mais farinha na massa, pois as massas mais firmes murcham menos, mas o melhor é ir testando várias receitas e encontrar a que mais lhe agrada. Beijinhos.

    [Responder]

  282. 142
  283. cristina

    Boa noite! eu amei tudo
    mais gostaria que você me tirasse uma duvida,o Buttermilk
    deixa o cupcake mais úmido?posso ta substituindo o leite por ele? agradeço a sua boa vontade de nos da essas dicas.

    [Responder]

    Pam:

    @cristina, Oi Cristina, o buttermilk deixa o cupcake mais leve. Mas pode sim substituir por leite. Beijinhos.

    [Responder]

  284. 143
  285. Elijane

    Oi Pam, eu faço cupcakes meio que no improviso, sigo as receitas mas na maioria das vezes dá algo errado, por exemplo: alguns cups se desprendem das forminhas e fica meio feio, o que eu posso fazer para que isso não aconteça? Um abraço e fique na Paz! Elijane

    [Responder]

    Pam:

    @Elijane, Oi Elijane, a conclusão que cheguei é que dependendo do tipo das forminhas elas soltam, então tente mudar de marca e veja se melhora. Eu sempre uso as mais fininhas que eu encontro. Beijinhos.

    [Responder]

  286. 144
  287. cassia souza andrade

    posso fazer cupcake um dia antes com recheio e comfeitado

    [Responder]

    Pam:

    @cassia souza andrade, Oi Cassia, pode sim, mas certifique-se de guardá-los numa embalagem bem fechada. E dependendo da cobertura, é melhor guardar na geladeira, e antes de servir deixe os cupcakes atingirem a temperatura ambiente. Beijinhos.

    [Responder]

  288. 145
  289. Iago

    Boa tarde queria saber se voce sabe qual é aquelas coberturas que usam no programa dc cupcakes no fox life ou no programa Guerra de cupcakes , porque sempre vejo fazendo ela , então queria saber a receita porque ela parece ser boa e tradicional

    [Responder]

    Pam:

    @Iago, Oi Iago, eles usam o buttercream, tem várias receitas dessa cobertura no meu site, dá uma olhadinha. Beijinhos.

    [Responder]

  290. 146
  291. Elisângela

    por você poderia me informar qual o preço médio de cada cup cake. Muito obrigada, seu blog é lindo.

    [Responder]

    Pam:

    @Elisângela, Oi Elisângela, eu não vendo cupcakes, mas uma vez pesquisei, e dependendo do lugar, tipo do cupcake e tamanho, você pode vendê-los a partir de 3 reais. Beijinhos.

    [Responder]

    Elisângela:

    @Pam, muito obrigada pela informação, vou fazer um teste para ver se vai dar certo……….bjos.

    [Responder]

  292. 147
  293. Elisângela

    obrigada pela informação, vou fazer um teste e ver se fale a pena. Bjos

    [Responder]

  294. 148
  295. marco

    Bom dia Pamela,

    Gostaria de saber quanto tempo meus cupcakes enfeitados com chantilly aguentam em temperatura ambiente de festa?
    É que quero presentear minha sobrinha mas gostaria de me cercar de sustos mal calculados.

    Muito obrigado e parabens pelo BLOG.

    [Responder]

    Pam:

    @marco, Oi Marco, depende da temperatura do dia. Ele não vai ficar líquido, mas vai perder a forma. Se for um dia muito quente, eu não indico ficar muitas horas fora, mas se estiver um dia mais fresco, deixa num lugar que não pega sol nem nada que não tem problema. Beijinhos.

    [Responder]


Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentario