Cupcake de Limão

Hum, hum, hum, delicioso. Um cupcake levinho, macio e super saboroso. Principalmente com uma cobertura de buttercream de limão, bom demais. Eu encontrei a receita aqui e adorei, o pessoal aqui de casa também, pois eles sumiram super rápido, minha irmã comeu uns 4, um atrás do outro…haha. Ah eu fiz metade da receita e ainda me renderem vários cupcakes e eu sempre diminuo levemente a manteiga, vamos dizer que eu não faço a medida perfeitamente, eu finjo que medi, sabe? haha. Pois eu não gosto que fique um cupcake muito pesado. Então, aí está mais uma receita deliciosa para vocês ficarem babando e morrendo de vontade de fazer…hehe. Mas podem fazer sim, que vocês vão adorar.

Cupcake de Limão
± 24 cupcakes grandes

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de manteiga sem sal, amolecida
3 xícaras de farinha para bolo *
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 xícaras de açucar
5 ovos grandes
2 colher (chá) de essência de baunilha
4 colher (sopa) de suco de limão
Raspas de 2 limões
1 xícara buttermilk **

* Receita de farinha para bolo: Para cada 1 xícara de farinha de trigo, retire 2 colheres (sopa) da farinha e substitua por 2 colheres (sopa) de amido de milho.
**Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Buttercream de Limão:
1 e 1/4 xícara de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de raspas de limão
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 xícaras de açucar de confeiteiro

Preparo:

Cupcake:
Pré aqueça o forno a 160°C. Peneire os ingredientes secos numa tigela.

Bata a manteiga com o aççucar em velocidade média até que fique uma mistura clara e fofa, cerca de 5 minutos. Adicione os ovos, um a um, batendo depois de cada adição. Acrescente a baunilha, o suco e as raspas de limão.
Em velocidade baixa, alterne adicionando os ingredientes secos e o buttermilk, e bata até incorporar. Coloque a massa nas forminhas de cupcake, sem encher muito. Asse por aproximadamente 20-25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Não asse demais. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos e transfira para uma grade para terminar de esfriar completamente. Cubra com o buttercream.

Buttercream:
Bata a manteiga, o suco e as rapas de limão até ficar bem cremoso. Adicione gradualmente o açucar, batendo até ficar claro e cremoso. Com a ajuda de um saco de confeitar, cubra os cupcakes.

130 comentários em “Cupcake de Limão

  1. Oi Pam, vou fazer pela 1ª vez essa semana para o aniversário do meu marido esta receita de limão. tenho uma dúvida: a festa é na sexta, fica ruim se eu fizer na quinta feira? E para acrescentar a cobertura, quanto tempo antes de servir posso colocar? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @carol, Oi Carol, não tem problema não, pode fazer na quinta e se puder deixe para cobrir só no dia, pois o certo é guardar o cupcake e a cobertura separados.
    Beijinhos

    [Responder]

  2. Oi, Pam! Posso fazer essa receita sem batedeira? A forminha dos cupcakes depois de assados ficam engorduradas por fora? As forminhas do que fiz ficaram muito, dá até um “nojinho” na hora de pegar para comer, posso fazer algo para evitar isso? Obrigada! Adorei a receita!

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, pode fazer sem batedeira sim. Sobre as forminhas engorduradas, isso vai depender da receita e da quantidade de óleo nela, mas não me lembro dessa receita ter ficado assim, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  3. Fiz a receita o sabor é maravilhoso, nunca comi uma massa de bolo de limão tão levinha, mas os meus aos poucos foram soltando da forminha. Já aconteceu isso com os seus tb? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Jozeanne, Oi Jozeanne, a única vez que eu tive este problema eu mudei a marca das forminhas e deu tudo certo, ok? Tente trocar também. Beijinhos

    [Responder]

  4. Pam, estou feliz por ter encontrado o seu blog, vc é uma pessoa muito linda e fofa*, já testei 3 receitas suas (limão, banana e chocolate) todas ficaram deliciosas(obs: a de chocolate eu substitui o café por água e fiz a receita pela metade)porém os bolinhos ficaram feios na aparência (eles saltaram da forma), mas ficaram bem gostosos. Bjão linda e continua postando, vc ganhou uma fã*

    [Responder]

    Pam:

    @Lana Cosendey, Oi Lana, fico feliz que tenha testado várias receitas e que tenha gostado, parabéns pela iniciativa e obrigada pelo carinho. Espero que teste várias outras. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Olá Pam,
    Gostaria de saber qual a finalidade de acrescentar buttermilk à massa do bolo, é para dar um gosto azedinho? Ja vi receitas onde vão creme de leite com limão, é o mesmo efeito?
    obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Li, Oi Li, o buttermilk serve pra dar uma leveza na massa e um sabor especial, não é o mesmo que o creme de leite. Beijinhos.

    [Responder]

  6. eu gostaria de saber se é obrigatório usar o bicarbonato ?

    [Responder]

    Pam:

    @elisama, Nao é obrigatório, mas vai ajudar a adeixar a massa mais leve. Se quiser coloque fermento no lugar. Beijinhos

    [Responder]

  7. Oi Pam, eu estava procurando uma receitinha fácil de cupcake de limão e encontrei seu blog.
    Achei a massa lindona e fiz sua receita, tá tão cheirosa a cozinha! E os cupcakes estão deliciosos!
    Obrigada!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Ariri, Ebaaa Ariri, fico muito feliz em saber. Beijinhos

    [Responder]

  8. Oi Pam!!! Amooo suas receitas, so q estou com alguns problemas no de limão ja faço a quase um mes, mas ele tem desgrudado da forminha e nao cresce quase nada, nao sei o motivo, ja tentei, diminuir os ovos entre outros e nao deu certo, oq faço!?

    [Responder]

  9. Adoro essa receita. Sempre dá certo e faz muito sucesso. Só mudo a cobertura, que também uso como recheio, para brigadeiro de gengibre. O único porém é que só adultos gostam. Se tiver criança para aproveitar a fornada, melhor seguir a sua cobertura:)
    um beijo e obrigada pelo site. é minha fonte de receitas:)

    [Responder]

    Pam:

    @valeria, É verdade valéria, o gengibre não agrada as crianças, mas os adultos adoram e gostei da sugestão, deve ficar ótimo com o limão. Beijinhos

    [Responder]

  10. Pam, eu não sei nem se você ainda lê esses comentários, pois vi que a última receita foi postada já há algum tempo. Sinceramente lamento muito, pois adoro o seu site!!! Tudo o que fiz aqui deu super certo. Anteontem fiz esses cupcakes e ficaram simplesmente divinos! Obrigada por compartilhar conosco essas receitas e, se puder, continue postando novas aventuras culinárias.

    [Responder]

    Pam:

    @Daniella, Oi Daniella, estou tentando voltar aos poucos, já era pra eu ter voltado mas estou com alguns problemas no site e estou esperando resolver eles pra voltar com as postagens. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  11. Oi Pam, estou entrando no mundo dos cupcakes e amo seu site. Experimentei esta receita e ficou deliciosa porém achei meu bolinho um pouco pesado e a parte de cima rachou. Sabe me dizer o porque? Beijos e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    Hum, é difícil saber Alana, o q influencia pra isso é bater demais a massa e/ou assar em temperatura muito baixa. Mas a dica é ir testando a receita pra encontrar os possíveis erros. Beijinhos.

    [Responder]

  12. Oi Pam, nunca fiz cupcakes antes; esta vai ser minha primeira experiência. Posso usar forminhas de silicone? Se puder, posso colocar numa assadeira comum ou tem que ser específica de cupcakes? Se eu for fazer mini cupcakes, essa receita renderá mais ou menos 48? Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Joana, as forminhas de silicone sozinhas não é uma bnoa opção, pois elas são molinhas e o cupcake não vai crescer redondinho. Se vc tiver a forma de cupcakes, use essas de silicone dentro da de alumínio, mas se vc quiser usar só as de silicone numa forma reta, eu diria pra vc testar, mas não ficarão redondinhos, faça meia receita de início. E sim, os mini cupcakes normalmente dão o dobro ou mais. Beijinhos.

    [Responder]

  13. Pam que receita maravilhosa! Só não sou muito fã da cobertura. Que outra cobertura eu poderia colocar em vez dessa de manteiga?

    [Responder]

    Pam:

    @Cris, Oi Cris, qualquer outra, pode ser um mashmallow, um ganache de chocolate preto ou branco, chantilly e aí vai. Beijinhos.

    [Responder]

  14. Ameia receita
    Fiz duas receitas logo no primeiro dia
    todos amaram e recheei com musse de leite ninho …

    Hum ficou muito bom.

    Obrigada pela receita
    Obs. Vc tem alguma receita de bolo de milho que fique bem fofinho.
    abraços

    [Responder]

    Pam:

    @merline, Oi Merline, fico super feliz em saber. Eu tenho uma receita deliciosa de bolo de milho, mas é mais pro estilo cremoso http://www.pamelabrandao.com/receitas/2013/07/bolo-de-milho-e-coco-sem-farinha/. Beijinhos.

    [Responder]

  15. Oi Pamela! Boa tarde! Me diga uma coisa, este cupcake de limão pode ser feito em um dia e servir no outro? O buttercream não vai desmanchar? Obriada!

    [Responder]

    Pam:

    @Priscila, Oi Priscila, pode sim, mas o bom é deixar o buttercream separado na geladeira e só cobrir no dia. Mas se você quiser já deixar montado, é melhor guardar o cupcake na geladeira, se não, dependendo da temperatura do dia, o buttercream vai perder a forma sim. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta