Cupcake de Limão

Hum, hum, hum, delicioso. Um cupcake levinho, macio e super saboroso. Principalmente com uma cobertura de buttercream de limão, bom demais. Eu encontrei a receita aqui e adorei, o pessoal aqui de casa também, pois eles sumiram super rápido, minha irmã comeu uns 4, um atrás do outro…haha. Ah eu fiz metade da receita e ainda me renderem vários cupcakes e eu sempre diminuo levemente a manteiga, vamos dizer que eu não faço a medida perfeitamente, eu finjo que medi, sabe? haha. Pois eu não gosto que fique um cupcake muito pesado. Então, aí está mais uma receita deliciosa para vocês ficarem babando e morrendo de vontade de fazer…hehe. Mas podem fazer sim, que vocês vão adorar.

Cupcake de Limão
± 24 cupcakes grandes

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de manteiga sem sal, amolecida
3 xícaras de farinha para bolo *
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 xícaras de açucar
5 ovos grandes
2 colher (chá) de essência de baunilha
4 colher (sopa) de suco de limão
Raspas de 2 limões
1 xícara buttermilk **

* Receita de farinha para bolo: Para cada 1 xícara de farinha de trigo, retire 2 colheres (sopa) da farinha e substitua por 2 colheres (sopa) de amido de milho.
**Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Buttercream de Limão:
1 e 1/4 xícara de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de raspas de limão
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 xícaras de açucar de confeiteiro

Preparo:

Cupcake:
Pré aqueça o forno a 160°C. Peneire os ingredientes secos numa tigela.

Bata a manteiga com o aççucar em velocidade média até que fique uma mistura clara e fofa, cerca de 5 minutos. Adicione os ovos, um a um, batendo depois de cada adição. Acrescente a baunilha, o suco e as raspas de limão.
Em velocidade baixa, alterne adicionando os ingredientes secos e o buttermilk, e bata até incorporar. Coloque a massa nas forminhas de cupcake, sem encher muito. Asse por aproximadamente 20-25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Não asse demais. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos e transfira para uma grade para terminar de esfriar completamente. Cubra com o buttercream.

Buttercream:
Bata a manteiga, o suco e as rapas de limão até ficar bem cremoso. Adicione gradualmente o açucar, batendo até ficar claro e cremoso. Com a ajuda de um saco de confeitar, cubra os cupcakes.

130 comentários em “Cupcake de Limão

    1. @mariana, Eu amo limão, pra mim é uma fruta que não tem jeito de ficar ruim, em qualquer receita é bom demais. E estes cupcakes então, hum.
      Beijinhos

  1. Oi Pam,
    Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta!!!rsrs!!, tive que formatar a máquina mesmo não teve outro jeito. Estou com tudo acumulado, vou demorar até me organizar. Agora falando de docinhos, menina esses tb são maravilhosos, adorei, bjs
    Maura

    1. @Maura, Eba, finalmente, fico feliz que tudo tenha dado certo e que você esteja de volta. Agora não demora muito pra postar uma receita bem gostosa pra eu copiar..hehe.
      Beijinhos

  2. Pam voce é otima sou sua fã adoro sua receitas tudo oque voce faz é lindo criativo e gostoso, Parabéns.
    Queria saber mais sobre sua tragetória culinária já que eu pretendo seguir também um dia.

    beeeijos

    1. @Milena, Oi Milena, obrigado pelo carinho. E sobre a minha tragetória, é muito simples, um dia uma luz se acendeu e eu decidi começar a me aventurar na culinária…hehe…simples assim. E junto veio a idéia do blog, para compartilhar as receitas que eu mais gosto. Você vai adorar este mundo…haha.
      Beijinhos

    1. @Ana Paula Andrade, Oi moça querida, não é maldade não, mas o que eu mais gosto é deixar vocês todas babando de vontade…hehe. Mas só pra no fim vocês testarem as receitas e se deleitarem…haha.
      Beijinhos

  3. Olá! Olha, eu faço um bolo de limão onde a receita é quase igual. Mas eu misturei algumas receitas diferentes… Aí quando vi essa receita quase identica fiquei chocada hahaha. A diferença é que uso apenas 2 ovos grandes ou 3 pequenos, não 5. E uso o suco de um limão e meio.

    Mas fica realmente uma delícia!

    1. @Mariana, Oi Mariana, que coincidência né, mas receitas gostosas e simples são assim mesmo. Quanto mais simples os ingredientes, mais gostoso é. Eu adoro.
      Beijinhos

  4. OI PAMELA, QUANTO TEMPO NÃO DEIXO UM COMENTÁRIO AQUI!!

    LEMBRA DE MIM… QUANDO TE PEDI UMA ORIENTAÇÃO DE QUAL MÁQUINA DE RETRATO DEVIA COMPRAR… POIS BEM, HOJE VENHO PARA AGRADECER MAIS UMA VEZ E DIZER QUE SEU BLOG ESTÁ CADA VEZ MELHOR E LINDO, E GOSTARIA DE TE CONVIDAR PARA PARTICIPAR DO MEU 1º SORTEIO EM COMEMORAÇÃO DE 1 ANO DE BLOG COM A AJUDA DE MUITOS AMIGOS INCLUSIVE VOCÊ.

    FICARIA MUITO FELIZ COM SUA PARTICIPAÇÃO. BJINHOS BÁRBARA DO AROMA DOCE

    1. @BÁRBARA, Oi Barbara, lembro de você sim. Bom referente ao sorteio, não posso participar pois não resido mais no Brasil…hehe. Mas parabéns pelo aniversário do blog e sucesso nos próximos.
      Beijinhos

  5. Conheci seu site agora procurando umas receitas de cupcakes… Meus parabéns!!! Seu site é lindo! Além das receitas serem maravilhosas, vc escreve super bem e faz fotos mt bonitas dos seus pratos.. Continue assim, nós (internautas) agradecemos! =]

    1. @Patrícia Sobral, Oi Patrícia, muito obrigado pelo carinho, fico super feliz em saber que você gostou do blog e espero que volte sempre, heim?
      Beijinhos

  6. Oi Pamela!
    Eu fiz e ficaram realmente deliciosos! Amei!
    Só o buttercream que eu estou em dúvida se realmente fiz direito, pois eu nunca tinha provado e achei que ficou com muito gosto de manteiga. É assim mesmo?

    bjs

    1. @Beta Tiossi, Oi Beta, para não ficar com gosto muito forte de manteiga, você deve sempre comprar uma manteiga de boa qualidade. Mas mesmo assim fica um gosto leve de manteiga sim, ok?
      Beijinhos

  7. Boa tarde,adorei suas receitas,estou sem trabalhar e gostaria de começar a vender Cupacakes, mas não sei como começar a vender,o que fazer,vc pode me ajudar como eu inicio,muito obrigada….

    1. @Elizangela Rodrigues Pereira, Oi Elizangela, eu não tenho muito como te ajudar, pois eu não vendo e nunca vendi cupcakes. Mas o que eu posso te dizer é que pra começar você precisa arranjar clientela, ou seja, sai falando pra família e amigos que você está vendendo cupcakes. Aí de boca em boca você faz sua clientela, ok?
      Beijinhos

  8. Oi Pam,
    Fiz os cupcake de limão e ficaram uma delicia! E a receita rendeu muito! Foram 31 bolinhos. Familia e amigos adoraram.
    Obrigada por compartilhar a receita.

    1. @claudia, Oi Claudia, ebaaa fico feliz em saber que todos gostaram do cupcake. Ah, por isso que eu sempre faço meia receita, pois uma inteira rende muito se você não tiver uma família grande…hehe.
      Beijinhos

  9. Pamela…socorro!!! Eu e minha mãe fizemos essa receita de cupcake de limão, e por isso estamos com algumas dúvidas: 1-A MASSA do cupcake fica mais para líquida do que cremossa, porque a nossa ficou pouco cremossa. 2-nosso Buttercream de limão ficou muito líquido, ao bater o manteiga com o suco de limão e as raspas, ficou cremossa…mas ao colocar-mos o açucar de confeiteiro ela não engrossou, pelo contrario, ficou muito líquida e a manteiga gualhou. Para não perdemos a receita minha mãe acrescentou ao buttercream um envelope de gelatina.
    Vc poderia nos dar uma luz, saber aonde a gente errou!!!
    Obrigada bjsss

    1. @Flavia, Oi Flavia, vamos lá vou tentar lhe ajudar, no buttercream a manteiga não deve estar muito mole, pois é ela quem dá a textura, então se você achar que o buttercream está muito mole é só colocar na geladeira e o açucar também ajuda a endurecer, quanto mais açucar você coloca, mais cremoso vai ficando (e doce também…rs). Sobre o cupcake, eu não lembro se a massa é bem líquida, então se eu não lembro acho que ela deve ser normal. O que pode ter acontecido é que você sem perceberem colocaram a quantidade de algum ingrediente errada, mas como ficou depois de assado?
      Beijinhos

  10. Mais uma vez quero agradecer sua atenção e carinho!
    A nossa massa dessa receita assou muito bem e ficou maravilhosa, linda e gostosa!
    O nosso buttercream que não deu certo, mas vamos tentar de novo!!!
    Nós usamos margarina e não manteiga, tem diferença?
    Bjss

    1. @Flavia, Oi Flavia, ufa, que bom que a massa ficou boa. Agora sobre o buttercream, realmente o seu erro foi usar a margarina, pois você não pode substituir a manteiga. A margarina tem um sabor e uma textura completamente diferentes. Tente da próxima vez com a manteiga.
      Beijinhos

  11. Fiz essa receita e ficou maravilhoso…um bolo macio e muito fofo…fiz uma pequena mudança coloquei 1 xícara de manteiga e 1/2 de oléo…ficou ótimo.
    Uma duvida alguns cupcke ficaram com a beirada soltando…porque acontece isso?

    grata

    1. @Luciana, Oi Luciana, várias pessoas já me perguntaram e eu ainda não cheguei numa conclusão, mas eu acredito que seja o tipo e a qualidade da forminha que influenciam, pois isso também já aconteceu comigo.
      Beijinhos

  12. Oi Pamela!
    Ontem testei a receita do cupcake de limão, desta vez não sei se acertei, vou resumir algumas dúvidas.
    (i) a massa ficou com aspecto de “talhado” antes dos ingredientes secos;
    (ii) usei limão tahiti, e fiquei na dúvida se teria que ser outro tipo de limão (tipo o siciliano, por exemplo);
    (iii) o buttermilk após o tempo de descanso mudou a consistência e aparência do leite, é normal?
    Achei o gosto meio amargo, enquanto esperava que ficasse azedinho por conta do limão. Enfim, é isso! Vou aguardar sua resposta e tentar de novo!

    1. @Flávia de Curitiba, Oi Flávia, o buttermilk talha depois que você coloca o limão, agora sobre a massa com aspecto de talhado, eu não sei o que aconteceu, mas normalmente isto não muda nada. O limão você pode usar qualquer um. Mas e o resultado final, como ficaram os cupcakes depois de assados?
      Beijinhos

  13. Oi Pamela! Depois de assado o cupcake ficou com um gostinho um pouco amargo e a massa meio pesada. Lendo as anotações de um curso de culinária que fiz, lembrei que ao raspar o limão há que se cuidar para não tirar a parte branca, logo abaixo da casca, pois ela é amarga. Pode ter sido isso, eu me animei raspando o limão e raspei fundo demais… Mas o pesado da massa não consegui identificar o porque!

    1. @Flávia de Curitiba, Oi Flávia, realmente você não deve ralar a parte branca do limão. E sobre o pesado da massa, para isso acontecer ou você bateu demais a massa, ou foi algum problema relacionada ao tempo e temperatura do forno, ok?
      Beijinhos

  14. Olá, estava aqui dando uma olhada no seu site e achei ótimo. Parabéns! Bom eu sou cozinheira e acabei de criar um blog para divulgação de meu trabalho, será que você poderia me dar uma força divulgando ele aqui em seu site? É que estou desempregada há um certo tempo e não consigo arrumar nada, então tive a ideia de criar esse blog. fique à vontade para analisá-lo. Desde já obrigada

    1. @julia, Oi Julia, o buttermilk é o soro do leite coalhado que resta no processo de fabricação da manteiga. Não existe para vender no Brasil, por isso que sempre coloco a receita de buttermilk caseira logo embaixo, ok?
      Beijinhos

  15. Fiz o bolinho e usei o buttermilk.. depois de um tempinho que li embaixo da receita o que era! hehehe! o óbvio é difícil de achar, né?! hehehe!!
    enfim, meu cupcake ficou excelente, a massa ficou perfeita, como na foto! só errei no buttercream.. o pessoal que comeu gostou, mas achei que ficou muito açucarado, dava pra sentir o açúcar (e olha que era de confeiteiro)! hehehe
    Só fiz uma modificação: recheei o cupcake. Bati leite condensado com suco de limão e ficou um creminho delicioso (nem precisa cozinhar nem nada, basta misturar).
    Estou louca para treinar novamente! 🙂

    1. @julia, Oi Julia, fico feliz em saber que no fim tudo deu certo. O buttercream dá pra você sentir o açucar sim, só não sei se você errou em alguma coisa ou se foi mesmo o seu paladar que não ficou muito feliz…hehe. Mas adorei a idéia do recheio, da próxima vez que eu fizer vou recheá-los também.
      Beijinhos

  16. Oi Pâmela!
    Muito boas suas receitas. Só senti falta de uma receita em quantidade menor, tipo, 12 a 15 cupcakes.
    Sinceramente, não sei reduzir receitas por minha conta – rsrsrs.
    Abs,
    Flávia

    1. @Flávia, Oi Flávia, eu nunca coloco as receitas reduzidas pois a maioria prefere as que rendem mais. Mas não é muito difícil dividir a receita pela metade, com o tempo você pega a prática, é só você ter aquele kit de medidores que facilita muito, ok?
      Beijinhos

  17. Oi Pamela,

    Adooooro seu site, venho sempre aqui experimentar suas receitas, sou fã dos cupcakes.
    Semana passada fiz este de limão para comemorar o niver da minha mãe, mas eles encolheram, sabe o que pode ter acontecido, fiz direitinho, o sabor é maravilhoso, fofinho, derrete na boca, mas para uma boa apresentação eles não ficaram bonitos.
    Se puder, me ajude.

    Beijos e, por favor, continue nos presenteado com estas receitas maravilhosas.

    1. @Constancia, Oi Constancia, normalmente a causa para um cupcake encolher é a temperatura e o tempo de forno, provavelmente você deve ter tirado eles do forno um pouquinho antes. E sempre depois que tirar os bolinhos do forno, não deixe-os em um lugar que seja muito frio ou que pegue alguma corrente de ar, pois isso ajuda eles a encolherem, ok?
      Beijinhos

  18. Olá Pamela!
    Estou tentando essa receita enquanto escrevo aqui, mas os cupcakes estão demorando muito mais do que 25 minutos (já estão no forno a pelo menos 45. Estou usando uma forma de silicone, será que tem algo a ver? Você usa que tipo de forma?
    Obg, (tomara que dê certo, pois a receita parece deliciosa!)

    1. @Denise, Oi Denise, a forma de silicone não interfere em nada, o que deve ter acontecido é que seu forno está desregulado e a temperatura deve estar variando. Mas normalmente não tem problema deixar mais tempo no forno, você pode aumentar a temperatura um pouco e faça o teste do palito. Depois que assar me avisa se eles deram certo.
      Beijinhos

  19. Oi Paaaaam!
    bem,é o seguinte,eu nao to conseguindo fazer o Buttercream :/ ele fica bem molenga,é um caos.rssrs
    será que nao to batendo suficiente?por quanto tempo tenho que bater?
    um beijooo ;*

    1. @Lívia, Oi Lívia, na verdade o buttercream não pode bater nem muito, nem pouco…hehe. Mas nesta receita, para dar o ponto você tem que colocar mais açucar, mas também é só colocar um pouco na geladeira que a manteiga vai dar uma endurecida e vai deixar o buttercream mais consistente, ok?
      Beijinhos

    1. @Bruna, Oi Bruna, eu não lembro de ter ficado muito doce. Mas como todos sabem eu não tenho problemas com coisas doces…hehe. Mas da próxima vez, diminua o açucar para deixar ao seu gosto, ok?
      Beijinhos

  20. Olá Pam, ja faz um tempo que estou vendo seu site. Tenho ensaiado fazer faz um tempo, e hoje consegui acabei de colocar no forno. Cresceram muito!!! nossa. e ficaram uma delicia!!! muito fofinhos, e deliciosos. Amei. agora vou provar a de chocolate.
    bjao (seu site está de parabéns)

  21. pam entao eu nem ia fazer o buttercream, pois nao gosto nada com gosto de manteiga ou gorduroso. Mas resolvi provar. É mais leve que outros mas ainda o buttercream nao me agrada. A massa é maravilhosa mas vou fazer com outra cobertura. Bjao de novo

    1. @Débora R. Lopes, Oi Débora, fico feliz que pelo menos dos cupcakes você gostou. Mas o buttercream é assim mesmo, muita gente não gosta por que leva bastante manteiga. Então a dica é comprar uma manteiga de ótima qualidade. Mas isso é o de menos, pois existem diversas outras receitas de coberturas para testar e gostar, hehe. Mas pelo menos você experimentou, e é o que eu sempre digo, não precisa gostar mas pelo menos experimenta, né?
      Beijinhos

  22. Hum adorei a receita.dentro todas as que pesquisei escolhi esta.só estou com uma dúvida..hehehe fica muito mol o buttercream?gostaria que ele ficasse firme.
    bjos adorei o blog.sucesso.

    1. @Bruna, Oi Bruna, bom o buttercream não é nem mole nem duro, ele é cremoso, quanto mais firme você quiser mais açucar deve colocar, mas isso tem o lado ruim que é que vai ficar bem doce. Mas teste e veja como é, para saber se a consistência lhe agrada.
      Beijinhos

  23. Olá,
    eu adorei todas as receitas que encontrei aqui
    e amei a ideia do buttercream.
    Fiz esta receita de cupcake de limão (a primeira de muitas aqui). Ok, claramente eu ainda preciso aprender a encher a quantidade certa das forminhas, pois eles não cresceram muito, mas o que importou foi que ficou delicioso. 🙂

    Estarei por aqui sempre!

    1. @Laís, Oi Laís, é isso mesmo, o importante é não desistir e é com a prática que se chega a perfeição, mas o principal você já conseguiu, que foi deixar eles gostosos…hehe.
      Beijinhos

  24. Olá, estou conheçendo seu blog hoje e estou encantada! Tenho uma dúvida e se puderes me ajudar eu agradeço. Será que posso usar corante líquido na massa dos cups de limão? Beijossssss

  25. Olá Pam, sou apaixonada pelas suas receitas, seu blog é perfeito, essa receita de cupcake de limão é maravilhosa, fiz para o niver do meu filho, ganhei muitos elogios. Obrigado por compartilhar.

    1. @Matheus, Oi Matheus, fico feliz que você tenha gostado dos cupcakes, e pode publicar no seu blog sim, desculpe a demora em responder suas mensagens. Parabéns pelo blog.
      Beijinhos

  26. oi, esse cupcake fica delicioso, mas os meus não grudaram nas forminhas. Ficaram gostosos mas feinhos…
    Tem algum truque? As outras receitas ficam bem bonitinhas grudadas nas forminhas. O de limão não … soltou dos lados…
    Bj obrigada pelas receitas maravilhosas….

    1. @adriana, Oi Adriana, é difícil saber o porque deles não terem grudado, mas a minha teoria é de algumas forminhas não permitem, mas eu não sei por que. Uma vez eu tive o mesmo problema, achei que era a receita, mas daí refiz ela e troquei as forminhas, e eles grudaram normalmente ok? Tente fazer isso também.
      Beijinhos

  27. Olá gostaria de agradescer e dar os parabens,fiz a receita e ficou otimo, pois foi a melhor que fiz feliz natal e um prospero ano novo bj….

  28. Oie Pam adorei suas receitas mas, qro tirar uma dúvida euu tentei fazer pela primeria vez um cupcake a massa deu certo mas eu quis fazer a cobertura tipo de Buttercream, na receeita ia: 120g manteiga sem sal,1 1/2 de açucar de confeiteiro e uma medida x de corante ou 2 colheres de sopa chocolate em pó. segui certinho a receita mas notei q dava para sentir o açucar na cobertura, ele não teria sumir, incorporar, bati na batedeira por 15 min…fiz duas maasas uma com corante e outra com o chocolate e em ambos senti o açucar de confeiteiro… help o que eu fiz de errado. Quero fazer de novo agora para prox semana eh niver do meu maridinho e o m~es que vem quero fazer na festa de 2 anos da minha filinha 🙂
    Desde já agradeço sua atenção!!!!!!
    bjs 🙂

    1. @Eti, Oi Eti, bom o que pode ter acontecido é, ou o açucar que vc usou não era tão fininho ou o seu paladar é mais apurado pra sentir o açucar. Mas é assim, o buttercream não agrada muitas pessoas pois se vc prestar muita atenção vc vai sentir o gosto da manteiga e do açucar, então é difícil achar uma receita em que o sabor não fique assim tão marcado, ok? Então se isso acontecer com vc não significa q vc fez algo errado e sim somente significa q vc não gostou muito dele como muitas outras pessoas..rs.
      Beijinhos

  29. Oi Pamela… tenho uma dúvida quanto ao buttercream. Você sabe me informar se ele é resistente ao calor? Ele endurece como aquele glacê de açúcar ou fica com uma consistência semelhante ao chantily? Ele tende a derreter no calor ou fora da geladeira? Sabe me dizer?

    1. @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, o buttercream é mais parecido com o chantilly, então ele não é muito fã do calor. Mas ele não vai derreter e sim amolecer, ok? Mas se puder só cobrir um pouco antes de servir, ou deixar em lugar fresco é a melhor opção.
      Beijinhos

  30. Oi Pamela!
    Adorei suas receitas e o seu blog, tentei fazer o cupcake de limão,mas não sei o que fiz de errado,a massa ficou estranha e não grudou nas forminhas.Ficou feinho. É a segunda vez que faço, pois o de chocolate deu certo.Quanto ao buttercrem eu adorei,pena que aqui no Rio Grande do Sul fez um calor danado e ele não resistiu muito bem.

    1. @Fabiane, Oi Fabiane, poxa o que será que deu errado, normalmente quando as forminhas não grudam eu mudo de marca. Mas espero que você teste de novo e tente ver se fica igual ou se deu certo, pois é difícil eu te ajudar sem saber como foi o passo a passo, mas o importante é não desistir.
      Beijinhos

  31. Oi Pam, vou fazer pela 1ª vez essa semana para o aniversário do meu marido esta receita de limão. tenho uma dúvida: a festa é na sexta, fica ruim se eu fizer na quinta feira? E para acrescentar a cobertura, quanto tempo antes de servir posso colocar? Obrigada

    1. @carol, Oi Carol, não tem problema não, pode fazer na quinta e se puder deixe para cobrir só no dia, pois o certo é guardar o cupcake e a cobertura separados.
      Beijinhos

  32. Oi, Pam! Posso fazer essa receita sem batedeira? A forminha dos cupcakes depois de assados ficam engorduradas por fora? As forminhas do que fiz ficaram muito, dá até um “nojinho” na hora de pegar para comer, posso fazer algo para evitar isso? Obrigada! Adorei a receita!

    1. @Camila, Oi Camila, pode fazer sem batedeira sim. Sobre as forminhas engorduradas, isso vai depender da receita e da quantidade de óleo nela, mas não me lembro dessa receita ter ficado assim, ok?
      Beijinhos

  33. Fiz a receita o sabor é maravilhoso, nunca comi uma massa de bolo de limão tão levinha, mas os meus aos poucos foram soltando da forminha. Já aconteceu isso com os seus tb? Obrigada

    1. @Jozeanne, Oi Jozeanne, a única vez que eu tive este problema eu mudei a marca das forminhas e deu tudo certo, ok? Tente trocar também. Beijinhos

  34. Pam, estou feliz por ter encontrado o seu blog, vc é uma pessoa muito linda e fofa*, já testei 3 receitas suas (limão, banana e chocolate) todas ficaram deliciosas(obs: a de chocolate eu substitui o café por água e fiz a receita pela metade)porém os bolinhos ficaram feios na aparência (eles saltaram da forma), mas ficaram bem gostosos. Bjão linda e continua postando, vc ganhou uma fã*

    1. @Lana Cosendey, Oi Lana, fico feliz que tenha testado várias receitas e que tenha gostado, parabéns pela iniciativa e obrigada pelo carinho. Espero que teste várias outras. Beijinhos.

  35. Olá Pam,
    Gostaria de saber qual a finalidade de acrescentar buttermilk à massa do bolo, é para dar um gosto azedinho? Ja vi receitas onde vão creme de leite com limão, é o mesmo efeito?
    obrigada!

  36. Oi Pam, eu estava procurando uma receitinha fácil de cupcake de limão e encontrei seu blog.
    Achei a massa lindona e fiz sua receita, tá tão cheirosa a cozinha! E os cupcakes estão deliciosos!
    Obrigada!!!

  37. Oi Pam!!! Amooo suas receitas, so q estou com alguns problemas no de limão ja faço a quase um mes, mas ele tem desgrudado da forminha e nao cresce quase nada, nao sei o motivo, ja tentei, diminuir os ovos entre outros e nao deu certo, oq faço!?

  38. Adoro essa receita. Sempre dá certo e faz muito sucesso. Só mudo a cobertura, que também uso como recheio, para brigadeiro de gengibre. O único porém é que só adultos gostam. Se tiver criança para aproveitar a fornada, melhor seguir a sua cobertura:)
    um beijo e obrigada pelo site. é minha fonte de receitas:)

    1. @valeria, É verdade valéria, o gengibre não agrada as crianças, mas os adultos adoram e gostei da sugestão, deve ficar ótimo com o limão. Beijinhos

  39. Pam, eu não sei nem se você ainda lê esses comentários, pois vi que a última receita foi postada já há algum tempo. Sinceramente lamento muito, pois adoro o seu site!!! Tudo o que fiz aqui deu super certo. Anteontem fiz esses cupcakes e ficaram simplesmente divinos! Obrigada por compartilhar conosco essas receitas e, se puder, continue postando novas aventuras culinárias.

    1. @Daniella, Oi Daniella, estou tentando voltar aos poucos, já era pra eu ter voltado mas estou com alguns problemas no site e estou esperando resolver eles pra voltar com as postagens. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

  40. Oi Pam, estou entrando no mundo dos cupcakes e amo seu site. Experimentei esta receita e ficou deliciosa porém achei meu bolinho um pouco pesado e a parte de cima rachou. Sabe me dizer o porque? Beijos e obrigada

    1. Hum, é difícil saber Alana, o q influencia pra isso é bater demais a massa e/ou assar em temperatura muito baixa. Mas a dica é ir testando a receita pra encontrar os possíveis erros. Beijinhos.

  41. Oi Pam, nunca fiz cupcakes antes; esta vai ser minha primeira experiência. Posso usar forminhas de silicone? Se puder, posso colocar numa assadeira comum ou tem que ser específica de cupcakes? Se eu for fazer mini cupcakes, essa receita renderá mais ou menos 48? Obrigada!

    1. Oi Joana, as forminhas de silicone sozinhas não é uma bnoa opção, pois elas são molinhas e o cupcake não vai crescer redondinho. Se vc tiver a forma de cupcakes, use essas de silicone dentro da de alumínio, mas se vc quiser usar só as de silicone numa forma reta, eu diria pra vc testar, mas não ficarão redondinhos, faça meia receita de início. E sim, os mini cupcakes normalmente dão o dobro ou mais. Beijinhos.

  42. Ameia receita
    Fiz duas receitas logo no primeiro dia
    todos amaram e recheei com musse de leite ninho …

    Hum ficou muito bom.

    Obrigada pela receita
    Obs. Vc tem alguma receita de bolo de milho que fique bem fofinho.
    abraços

  43. Oi Pamela! Boa tarde! Me diga uma coisa, este cupcake de limão pode ser feito em um dia e servir no outro? O buttercream não vai desmanchar? Obriada!

    1. @Priscila, Oi Priscila, pode sim, mas o bom é deixar o buttercream separado na geladeira e só cobrir no dia. Mas se você quiser já deixar montado, é melhor guardar o cupcake na geladeira, se não, dependendo da temperatura do dia, o buttercream vai perder a forma sim. Beijinhos.

Deixe um comentário