Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate (Devil’s Food)

Esta receita é tão gostosa que não decidi se seria uma receita de cupcake ou de bolo. Explicando melhor, eu peguei esta receita aqui, como sendo uma receita de cupcake, mas o cupcake ficou tão gostoso, macio, cheiroso e com uma cobertura de chocolate que me lembrou um mousse delicioso, que fiquei imaginando como ficaria transformando este cupcake em um bolo de chocolate super macio com recheio de mousse de chocolate, imaginou o resultado? Então, essa foi a minha indecisão…hehe. Mas resumindo este cupcake/bolo de chocolate é delicioso, perfeito, só não sei qual ficou melhor o cupcake ou o bolo, acho que a decisão fica no quesito rapidez e facilidade, sendo que um bolo você precisa cortar e ter um prato e garfo ao seu alcance enquanto que o cupcake você já pega e vai comendo quantos você aguentar ou enquanto durar o estoque…hehehe. Então você que decide.

Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate
±24 cupcakes

Ingredientes:

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
1 xícara de buttermilk*

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Glacê:

2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte ou forre forminhas de muffin.
Peneire os ingredientes secos juntos. Numa tigela, bata o óleo, a manteiga, o açucar e a baunilha até ficar cremoso, cerca de 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e bata. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar. Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos, alternando com o buttermilk e bata até misturar bem, cerca de 2 a 3 minutos.
Divida a massa nas forminhas e asse por 20-25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

Para o glacê, coloque numa panela o açucar, a farinha, o chocolate em pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva até engrossar bastante, quase um ponto de brigadeiro. Retire do fogo (passe o glacê numa peneira se o seu tiver empelotado). Leve para esfriar na geladeira.
Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Misture o “mousse” de chocolate(o que estava na geladeira) com a manteiga e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra os cupcakes com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

198 comentários em “Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate (Devil’s Food)

  1. Oi Pam!!
    Fiz essa receita esse fim de semana e ficou simplesmente maravilhoso!!!!o glacê ficou um pouco mole mas o gosto ficou perfeito!!todos adoraram!!!
    Parabens pelo site!!comtinue assim!!!
    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Mirella, Ebaaa Mirella, fico feliz que tenha gostado. Para o glacê vc usou o creme de leite fresco ou de latinha/caixinha? Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  2. Olá Pan tudo bem?
    Gostaria de saber se esse glacê de chocolate pode ficar fora da geladeira por 6 horas, ou seja, em temperatura ambiente.
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Roselaine, este glacê aguenta melhor em temperatura ambiente. Mas mesmo assim eu diria pra ficar de olho, pois se for um dia muito quente, talvez comece a amolecer demais. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Oi Pam, tudo bem?
    Fiz sua cobertura de glacê de chocolate e o gosto ficou ótimo, mas a textura não! :( Ficou muito mole e não deu para colocar no saco de confeitar. Saberias me dizer o que pode ter acontecido de errado?

    Obrigada, desde já!
    Abração e seu blog é ótimo!! Parabéns! :)

    [Responder]

    Pam:

    Oi Carol, provavelmente foi o tempo que você deixou no fogo. Você deve deixar engrossando bastante, tipo o ponto do brigadeiro, acredito que foi isso. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Esse é o melhor cupcake de chocolate que já comi! Como cobertura, usei o buttercream de baunilha e os meninos adoraram!!!

    [Responder]

    Pam:

    Ebaaaa Karla, fico super mega feliz em saber. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Oi pam quanto e d chocolate uma xícara?

    [Responder]

    Pam:

    Oi Márcia, não entendi sua pergunta, vc quer saber quanto é 1 xícara de chocolate derretido em gramas? Eu diria que é cerca de 230g. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *