Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate (Devil’s Food)

Esta receita é tão gostosa que não decidi se seria uma receita de cupcake ou de bolo. Explicando melhor, eu peguei esta receita aqui, como sendo uma receita de cupcake, mas o cupcake ficou tão gostoso, macio, cheiroso e com uma cobertura de chocolate que me lembrou um mousse delicioso, que fiquei imaginando como ficaria transformando este cupcake em um bolo de chocolate super macio com recheio de mousse de chocolate, imaginou o resultado? Então, essa foi a minha indecisão…hehe. Mas resumindo este cupcake/bolo de chocolate é delicioso, perfeito, só não sei qual ficou melhor o cupcake ou o bolo, acho que a decisão fica no quesito rapidez e facilidade, sendo que um bolo você precisa cortar e ter um prato e garfo ao seu alcance enquanto que o cupcake você já pega e vai comendo quantos você aguentar ou enquanto durar o estoque…hehehe. Então você que decide.

Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate
±24 cupcakes

Ingredientes:

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
1 xícara de buttermilk*

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Glacê:

2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte ou forre forminhas de muffin.
Peneire os ingredientes secos juntos. Numa tigela, bata o óleo, a manteiga, o açucar e a baunilha até ficar cremoso, cerca de 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e bata. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar. Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos, alternando com o buttermilk e bata até misturar bem, cerca de 2 a 3 minutos.
Divida a massa nas forminhas e asse por 20-25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

Para o glacê, coloque numa panela o açucar, a farinha, o chocolate em pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva até engrossar bastante, quase um ponto de brigadeiro. Retire do fogo (passe o glacê numa peneira se o seu tiver empelotado). Leve para esfriar na geladeira.
Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Misture o “mousse” de chocolate(o que estava na geladeira) com a manteiga e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra os cupcakes com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

198 comentários em “Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate (Devil’s Food)

  1. Pam!
    Fia…de tão lindo que ficaram …com certeza se fizer um bolão vai agradar muita gente, né?! 🙂
    Mas acho os pequenos tão charmosos e vc é tão caprichosa…penso que deve fazer os dois…rsrs…
    Eu gostei purdimais!
    Um bejim,
    da Vinni

  2. Ai Pam!
    Assim não dá…rsrsrs
    Chocolate é o meu fraco… Mas diante de tal merchandising, terei que fazê-lo… Acho que farei em forma de bolo e te mando a foto!!!
    Bjs.

  3. Divino! Mas a receita dos cookies abaixo salvaram meu fim de semana: meu namorado é viciado nos cookies do Subway, será fantástico poder fazê-los em casa! Ebaaaa! o/

        1. @Priscila, Oi Priscila, eu uso a batedeira sim, acredito que se você tiver força no braço e usar um fouet dá pra fazer sem a batedeira. Beijinhos.

  4. OI, tentei fazer este cupcake, a massa ficou divina….mais, errei no glacê. Ficou mole, fiz exatamento como na receita e deu errado. Quero fazer o de cenoura, porém estou com medo de errar novamente no glacê. Alguma dica? Grata

    1. @Juliana, Oi Juliana, o glacê deste cupcake fica mole mesmo, quase como um chantilly ou mousse, mas a cobertura do cupcake de cenoura é um ganache, este sim quando refrigerado fica duro, ok?
      Beijinhos

    1. @Maria Izabel, Oi Maria, buttermilk é o líquido (resíduo) que restou na preparação da manteiga, aqui no Brasil é difícil de encontrar, mas logo depois dos ingredientes tem a receita caseira de buttermilk, ok?

  5. Oi, Pam!! Essa receita parece deliciosa!! Fiz a lista do que preciso comprar para fazê-la mas tive uma dúvida. Tanto o bolo quanto a cobertura levam 1 xícara de chocolate meio amargo derretido. Você sabe dizer quantos gramas de chocolate meio amargo gasta?

    Muito obrigada! Parabéns pelo blog! Ainda não testei, mas parece que todas as receitas são maravilhosas!
    Beijinhos

    1. @Ingrid, Oi Ingrid , isso mesmo os dois levam chocolate derretido, e 1 xícara de chocolate dá uma barra de chocolate normal, as de supermercado, acho que são de em torno 170g. ok?
      Beijinhos

  6. Oi, Pam! Sou eu de novo!! Muito obrigada pela resposta super rápida!! Fiz ontem os cupcakes e MILAGRE: essa foi a primeira receita de cupcake que fiz que realmente deu certo!!!! Já tentei outras 2 que deram muito errado. Uma delícia essa receita! Os bolinhos ficam muito macios e não é doce demais. Vale a pena tentar!!!! Mais uma vez obrigada! Beijinhos!

    1. @Ingrid, Oi Ingrid, fico feliz em saber que deu tudo certo, o correto é nunca desistir, como você fez, errou duas vezes, mas na terceira acertou. Parabéns.
      Beijinhos

    1. @Gabriela, Oi Gabriela, que bom que você gostou dos cupcakes. É assim que você aprende, pegando as receitas e testando, e nunca desistir quando errar, ok?
      Beijinhos

  7. Olá, fiz essa receita de chocolate e ficou perfeita. Também fiz uma pequena alteração na receita e ao invés de usar o chocolate derretido, substitui por iogurte natural e tbm ficou otimo. Fiz mais de 100 cupcakes, metade preto e metade branco e foi um sucesso.
    Muito obrigada por deixar essas deliciosas receitas para nós!!!
    Beijos e sucessos

    1. @Ariene, Oi Ariene, que ótima idéia as substituições que você fez na receita, parabéns, os cupcakes devem ter ficado deliciosos, vou testar um dia a sua idéia, obrigado..:)
      Beijinhos

  8. Bom dia,

    Sou nova por aqui, mas já virei cliente. Com certeza vou testar esta receita e outras mais. Parabéns pelas receitas que são na sua maioria simples , próprias para iniciantes como eu.

    Um grande abraço.

    1. @Lucélia, Oi Lucélia, bem vinda. Espero que teste várias receitas, pois eu garanto que todas são super fáceis e principalmente deliciosas.
      Beijinhos

  9. Pam, fiz esta receita e ficou o máximo (detalhe que não faço nem miojo), dei uma adaptada coloquei recheio, uns com doce de leite e outros com ganache e ficou divino. Amei. Vou testar outras receitas suas no futuro. Adorei o blog.
    Beijos

    1. @Viviane, Oi Viviane, é super fácil de se fazer cupcakes, você vai viciar agora…hehe. E com os recheios que você colocou devem ter ficado deliciosos mesmo…hum.
      Beijinhos

  10. Olá!
    Fiz os cupcakes (12) e como tinha poucas forminhas, sobrou metade da massa e fiz um bolo!
    Ambos perfeitos!
    Acho q nunca fiz um bolo tão gostoso na vida, não são o meu forte!
    Vou continuar tentando inovar e te conto – fiquei com água na boca das sugestões de recheio da @Viviane!
    bjus

    1. @Sandra, Ebaaa Sandra, que bom que você gostou da receita e que tudo deu certo. Agora você vai pegar gosto em fazer bolos…hehe.
      Beijinhos

  11. Olá… vou me casar em outubro e gostaria de presentear os padrinhos com uma caixa com cupcakes. O que você sugere? Preciso de coisas fáceis de fazer e que fiquem graciosos… pois eu mesma irei executar a receita. Gostaria de uma cobertura que não melasse pois podem tombar na caixa e aí estragariam todo o resto. Será que posso fazê-los na 2 feira para entregá-los no sábado a noite? Grata e aguardando ansiosamente sua resposta…

    1. @Mariana Scatolin, Oi Mariana, logo embaixo do título da receita tem escrito quantos cupcakes a receita rende, este rende em torno de 24 pequenos, mas se eles forem maiores rende menos. E se você for usar a forma de empada eles não ficarão com este formado redondinho e bonitinho de um mini bolo. E eu não aconselho a fazê-los mais do 2 a 3 dias antes, pois quando mais tempo demorar para consumi-los, mais secos e menos frescos eles ficarão, ok?
      Beijinhos

  12. Obrigada pela resposta de ontem… Agora preciso saber qcomo posso fazer uma cobertura que não seja melada, que fique meio durinha… para não sujar a caixinha onde vou colocá-los. Obrigada

    1. @Mariana Scatolin, Ah é mesmo, esqueci de responder sobre a cobertura, então esta cobertura que está junto com a receita é boa, é mais durinha, e também se você quiser tem o famoso ganache, que depois de gelar endurece, ok?
      Beijinhos

  13. Vc tem receita desse glacê colorido?? Queria fazer uns pra uma festinha de criança as queria colorido…
    Seu blog é óotimo!!
    Bjoo

  14. Uma dúvida: para assar os cupcakes, quanto devo colocar de massa crua nas forminhas? Fis esses dias e alguns vazaram e outros não cresceram tanto!
    Outra dúvida, posso fazer esses cupcakes 4 dias antes de servi-los? Eles podem ser mantidos em geladeira?
    Abs,
    Carol

    1. @Carol, Oi Carol, sempre coloque a massa um pouco acima da metade, faltando um dedo pra completar, ok? E sempre aconselho a consumi-los o mais rápido possível pois eles perdem a qualidade, então se você quiser fazê-los 4 dias antes e guardar na geladeira você pode, mas não estarão com a mesma qualidade dos frescos, ok?
      Beijinhos

  15. Olá! Parabéns pelo blog fantástico!

    Fiquei com uma dúvida: no recheio e cobertura, vc derrete primeiro o chocolate e depois mede uma xícara?

    Grata desde já,

    1. @Milena, Oi Milena, eu meço antes, normalmente uma xícara é uma barra de chocolate, aquelas que se compra no supermercado, ok?
      Beijinhos

  16. adorei sua receita de cupcakes,estou preparando algumas receitas para o aniversario da minha filha de 15 anos e espero mais receitas de bolinhos e pão de mel se puder me mandar vou ficar muito feliz.criei um blog para trocar receitinhas dá uma passadinha lá e deixe recadinhos,o endereço do meu blog é deia-silva-artemania.blogspot.com. obrigada por compartilhar essas maravilhas com a gente.
    beijos tchau

  17. Olá Pam, vou testar os cupcakes esse fim de semana e a cobertura indicada por você. Mas fiquei com uma dúvida quanto esta receita de cupcake de chocolate: Quanto de chocolate meio amargo vai na receita?

  18. Pam, vi no seu blog uma receita de cupcake de cenoura com cobertura de ganache de chocolate. Essa cobertura pode ser feita com chocolate branco? Ela é resistente ao calor do nordeste brasileiro? É que como os cupcakes que quero fazer são para o chá de fraldas de minha menininha, acho que a cobertura branca é mais delicada. Ah! Tem com colorir esse ganache, caso ele possa ser feito com chocolate branco? Que tipo de corante eu uso?

    1. @Gisele, Oi Gisele, nunca fiz com chocolate branco, mas acho que deve dar certo sim, só cuidado no açucar pois o chocolate branco é mais doce. E aguenta um pouco fora, mas sempre em lugar fresco. Tente deixa guardado na geladeira e quando for começar a festa você tira eles. Ah, e para colorir utilise corante alimentício, pasta, pó, liquido, qualquer um.
      Beijinhos

  19. aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eseeeeeeeeeeeeeeeeeeeee bolooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooe muitooooooooooooooooooooooooooobommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu fizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ficouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu maravilhossoooooooooooooooooooooooooo

  20. Oi! eu fiz a receita do glacê e deu certo, mas não era o que eu esperava, para poderia ser mais doce e não tão parecido com chantily (quero abrigadeirar tudo). Por não ser muito fã de chantily esta cobertura não me agradou, mas minha filha adorou, ela é fã de coberturas mais moles e menos doces! parabéns pela receita!!!!

  21. Olá … ainda não fiz de chocolate vou pegar a receita e com certeza vão ficar deliciosos pois ja fiz de baunilha e ficou deslumbrante agora vou fazer esse de chocolate obrigada pela receita beijos…

    1. @Angela, Oi Angela, se você gostou do de baunilha, tenho certeza que o de chocolate você vai adorar. Depois me conta o que achou, ok?
      Beijinhos

  22. Olá pessoal! eu fiz 2 x essa receita! UMA delicia! Realmente da certo! Agora na segunda vez eu resolvi testar creme de leite em vez de butter milk! fica melhor ainda! tentem!ficou delicioso meeesmo!
    Beijinhos e obrigada pela otima receita

  23. Ola sou cozinheira de primeira viagem nunca fiz nada antes mas vi esta receita e me interessei em fazer e no glacê não estou sabendo que horas devo usar a manteiga e o chocolate derretido.

    1. @Aline, Oi Aline, a manteiga e o chocolate derretido é na segunda parte. Primeiro você engrossa o açucar, a farinha, o chocolate em pó, o sal e o leite numa panela, depois leve-os para gelar. Depois numa outra tigela bata a manteiga até ficar cremosa, junte o creme que estava na geladeira, bata e depois termine colocando o chocolate derretido, ok?
      Beijinhos

  24. Fiz os cupcakes (seguindo a receita a risca) e ficaram perfeitos ! Usei confeitos de estrelinha verde e um enfeite de arvore de natal no palito ! Fizeram o maior sucesso na ceia de Natal ! Parabéns ! Hoje vou testar os de cenoura..

    1. @Roberta, Oi Roberta, fico feliz em saber que eles ficaram perfeitos, parabéns e imagino que devem ter ficado lindos. Depois me conta sobre os de cenoura.
      Beijinhos

  25. Depois do sucesso do Devils fiz os de cenoura. Usei o mesmo glacê e ficaram uma delicia! A receita é super simples e pratica mas os vulcanas ficaram muito bons! Úmidos, focinhos e saborosos! Precisei entregar a receita impressa para alguns convidados! A criançada tb adorou!

    1. @Roberta, Oi Roberta, se você gostou tanto dos Devil’s, lhe indico fazer os de chocolate com buttercream de ovomaltine, você vai amar, lhe garanto.
      Beijinhos

    1. @Flavia, Oi Flavia, o que eu descobri sobre o buttermilk nas minhas pesquisas é que além de proporcionar um sabor diferente na massa ele ajuda no crescimento, pois ele reaje melhor com o fermento, ajudando a massa a crescer.
      Beijinhos

  26. Pam, como vai? tudo bem? não adianta, eu posso passar em todos os sites e blogs de cupcake, mas quem sempre me salva é voce.
    Eu preciso fazer uma cobertura de chocolate mais durinha, pois a pessoa que me encomendou quer dar os cupcakes em um saquinho plástico com um lacinho. Será que esta receita se presta bem? Pois não quero que fique “sujando” a embalagem. O que achas? ela fica durinha?
    Um grande abraço

    1. @Dóris, Oi Dóris, desculpe a demora. Mas sobre a sua dúvida, esta receita fica mais durinha sim, e acredito que não fique sujando a embalagem, ok? Ah, fiquei super feliz em saber que você tem meu site como um de seus favoritos, muito obrigado.
      Beijinhos

  27. Oie Pâmela! Adorei seu blog…
    achei taum fofo os cupcakes q resolvi fazer pra dar de lembrança no meu niver!!
    Mas fiquei com uma duvida… a parte do glacê em que bate a manteiga, agente abte a mão ou na batedeira?

    muito obrigadaaa! beejim procê!

  28. Pamela,
    Já havia tentado fazer cupcakes antes e não ficaram legais…
    Mas hoje fiz este, e nossa, não sei o que dizer! Que massa maravilhosa, fácil, leve, úmida, fofinha!!
    Adorei a receita, ficou realmente perfeita!
    Não fiz a cobertura porque pretendia usar outra coisa já, mas me apaixonei pela receita.
    Parabéns e obrigada por fazer um blog tão útil!
    Um beijo
    Andréia

    1. @Andréia, Oi Andréia, fiquei super feliz em saber que finalmente você conseguiu fazer os cupcakes. Espero que teste várias outras e se quiser uma dica, teste o de chocolate com buttercream de ovomaltine, é melhor ainda.
      Beijinhos

  29. Olá, Pamela… tudo bem?
    Menina! Usei a receitinha da massa do Devil’s Food e a cobertura de ganache… uma delícia! Já tinha testado várias receitinhas de cupcake, mas, nenhuma ficou grande coisa… até testar a sua!
    Sensacional! Recebi vários elogios graças a vc, viu? Continue ajudando as amyghas aqui, que não são muito intimas da arte culinária… rsrs…
    Obrigada!
    Beijo

    1. Ah! Mais uma coisa! Não sei o que eu fiz de errado, só sei que não cortei a receita no meio, mas, deram exatamente 12 bolinhos! Na verdade, sei que derrapei ao misturar o açúcar com os demais ingredientes secos, antes de misturá-lo com a manteiga… pode ter sido isso?
      A desentedida da cozinha, como vc pode ver… rsrs…
      Outro beijo!

      1. @Paula, Oi Paula, talvez a sua forminha seja maior, pois não muda quase nada na quantidade não misturar o açucar com a manteiga, ok?
        Beijinhos

  30. Oi, flor.. adorei sua receita mas tenho uma dúvida. Se eu nao usar o bicarbonato da alguma diferença? Qual a funçao dele na receita?
    Obrigada e um bjao!!

    1. @Paola, Oi Paola, o bicarbonato serve para dar leveza na massa, se você não tiver aumente ligeiramente o fermento, ok?
      Beijinhos

    1. @Bianca, Oi Bianca, fico feliz em saber que sua família amou os cupcakes e deve ter ficado delicioso com o marshmallow.
      Beijinhos

  31. Eii Pamela….parabéns pelo trabalho….suas receitas são de dar água na boca e seu blog é mtoo útil,rs!!!
    Pelo q estou percebendo essa é uma receita base de cupcake de chocolate, certo? Pois foi a mm usada no trufado de maracujá, ou seja posso usa-la com outros recheios e coberturas? E se eu quisesse fazer uma receita básica de cupcakes, era só eu não acrescentar o chocolate na massa?
    Obrigada!

    Bjusss

    1. @Carol, Oi Carol, você pode usar sim esta massa para o que quiser, mas tem uma outra que eu também gosto bastante que é a do cupcake de chocolate com ovomaltine, dá uma olhadinha. Mas eu não entendi sua ultima pergunta, pois essa é uma receita básica de cupcake, mas se vc quer dizer colocar chocolate numa massa branca, eu prefiro já fazer uma receita de chocolate, ok?
      Beijinhos

  32. Eii Pamela…tdo bem? Preciso fazer um bolo de aniversario esse fds pra minha prima, e estou na dúvida se modernizo e faço os cupcakes ao invés do bolo. Caso eu resolva fazer o bolo de chocolate devil’s food,ao invés dos cupcakes qual o tamanho da forma usar e posso recheá-lo normalmente? Serve para 20 pessoas?
    Obrigada

    1. @Carol, Oi Carol, eu acho cupcakes lindos e pelo o que eu ando vendo está super em alta aí no Brasil, então por mim você faria os cupcakes…hehe. Mas se for fazer o bolo, você pode usar 2 formas de 23 centímetros e cortar cada bolo na metade de fazer 3 camadas de recheio, ou usar uma única forma maior e a quantidade serve sim para 20 pessoas, ok?
      Beijinhos

  33. Eiiii Pamela….posso levar esse glace na geladeira e cobrir os cupcakes somente no outro dia, momentos antes de servi-los? Outra dúvida, esse glacê eu tb posso recheá-lo?

    Obrigada…bjusss

    1. @Carol, Oi Carol, pode sim, mas deixe-o em temperatura ambiente por alguns minutos para ele amolecer um pouco para usar o saco de confeitar. E esse glacê você pode usar como recheio sim.
      Beijinhos

  34. Desculpe Pamela, sou eu novamente…1/4 de xicara de manteiga equivale a 16g sendo que uma xicara equivale a 200g? Eh isso mm? Obrigada mais uma vez, bjuss

    1. @Carol, Oi Carol, essas medidas parece que estão estranhas, vou dar uma olhada, mas acho que eu encontrei que mais exatamente 1 xícara = 226g,
      ½ xícara = 113g, 1/4 = 55gr e 1 colher (sopa) = 14g
      Beijinhos

  35. Olá! Acho q nunca comentei num blog na vida, mas fui obrigada a falar que essa receita é a melhor que já fiz e já comi… Parabéns pelo site com receitas deliciosas!

    1. @Nina, Oi Nina, então fico lisonjeada em saber que eu fui o primeiro blog…hehe. Fico feliz que você tenha gostado da receita e indico você à testar as outras receitas de cupcakes e muffins que são mais deliciosas ainda.
      Beijinhos

  36. Olá, gostaria de saber quantaas gramas mais ou menos preciso de chocolate para conseguir derreter e dar uma xicara.
    E sera que posso substituir o chocolate derretido por chocolate em pó ? Pois preciso fazer 100 cupcakes e se utilizar em barra vai fica muito caro. Se sim qual quantidade ?
    Obrigada.

    1. @luisa, Oi Luisa, eu uso uma barra das de supermercado, acho que são de em torno 170g. ok? E sobbre trocar por chocolate em pó, eu nunca fiz então não aconselho. Acho melhor você usar outra receita, se preferir tenho uma receita de cupcake de chocolate com buttercream de ovomaltine, que eu adoro, dá uma olhadinha.
      Beijinhos

  37. Todos os cupcakes que eu vejo parecem tão gostosos, mas sempre que vou fazer eles sempre solam (não crescem direito). Eu já fiz quatro ou cinco vezes e todos ficaram com aquela massa mole dentro, e parecem que não crescem direito. Essa é a segunda vez que tento fazer com o buttermilk e ainda sim acontece, juro que não sei o que é. Apesar que das primeiras vezes, fiz com manteiga sem sal, mas as últimas foi com creme vegetal sem sal, pois não tinha a manteiga.
    Sempre que vou bate-la na batedeira, a manteiga não fica muuuuito cremosa, quando coloco o açúcar, ela já começa a amolecer, quando boto os ovos então, vira uma água só. Não sei o que diabos faço de errado, eu já estou desesperado sem saber como diabos faço pra fazer um cupcake que REALMENTE seja um cupcake. :'(

    1. @renilson, Oi Renilson, muita calma nesta hora…hehe. Primeiramente o importante é não desistir. Bom, em segundo já que esta receita não está dando certo, por que você não tenta outra. Tenho uma receita que até hoje nunca deu errado comigo, é a do cupcake de chocolate com buttercream de ovomaltine, dá uma olhadinha. E as dicas que tenho para dar são, não bata demais a massa, use creme de leite fresco no buttercream, seu forno pode estar desregulado então comece a prestar atenção pois talvez vc terá que aumentar ou diminuir a temperatura, mesmo que a receita diga outra temperatura e a dica mais importante é que, é errando que se aprende…hehe. Não desista que garanto que um dia seus cupcakes irão ficar perfeitos. E se precisar de mais ajuda é só pedir.
      Beijinhos

  38. fora que minha buttecream fica tudo, menos um creme. Tanto no cupcake quanto no creme, quando bato a manteiga ela tipo coalha, fica com uns potinhos brancos. E o glacê nem se fala, nada fica durinho. Eu não queria ter que abandonar a colinária porque as coisas que faço não dão certo. ;'(

  39. Oi Pamela,
    Gostaria de saber quanto tempo esse glacê dura fora da geladeira? Preciso de algo que dure em torno de 5 dias. POde me ajudar?
    Obrigada Rose

  40. Caramba, você é realmente muitíssimo atenciosa, muito obrigado! Ah! E não precisei desistir, descobri fazendo cupcakes outro dia que o problema era meu forno, apenas aumentei a temperatura e pronto, eles ficaram tão fofinhos, que parecia que eu estava comendo uma núvem, bom demais.
    Mas uma vez obrigado, Pâmela!

    1. @renilson, Oi Renilson, ebaaa, fico feliz que você conseguiu encontrar o problema. É sempre bom prestar atenção no forno, pois cada um é diferente. Eu tenho um forno novo que tive que me reacostumar, pois ele é bem mais potente, mas no fim é só se dedicar um pouco que tudo fica lindo.
      Beijinhos

  41. Oi pamela, adoro seu site!!! Fiz essa receita e o bolo ficou otimo, super gostoso, ma minha cobertura ficou mole, nao consegui confeitar. deixei na geladeira e depois de dura ela amolece de novo. Tem alguma outra cobertura de chocolate legal para fazer sem ser buttercream? Obrigada, Bjs

    1. @Bruna, Oi Bruna, o glacê para não ficar mole você dá o ponto na panela, como um brigadeiro, deixe engrossar bastante e esfriar completamente antes de continuar. Bom, outro tipo de cobertura que talvez você irá gostar mais, seria o ganache, ok?
      Beijinhos

  42. Ola , gostaria de saber se é açucar refinado ou de confeiteiro. Poso usar o de confeiteiro para ficar mais firme? Ou vai alterar a receita? Obrigada

    1. @vania, Oi Vania, se você quiser no meu índice de receitas tem uma receita específica de cupcake de chocolate branco, dá uma olhadinha lá, ok?
      Beijinhos

    1. @Mari, Oi Mari, poder você pode, mas você terá que guardá-los muito bem guardados, pois se não eles secam, por isso que sempre acho melhor tentar fazer no dia, ok?
      Beijinhos

  43. Essa receita agora também é minha receita perfeita!!! Adorei! O bolinho fica muito fofinho! Mesmo depois de 3 dias na geladeira ainda estava perfeito! Obrigada

  44. OI Pam

    Fiquei pensando o porque da receita de cupcake levar fermento em pó e bicarbonato. Será para deixa-lo aerado somente ou tem ai a função de mante-lo comível por mais tempo? Estará agindo como um conservante tbm?

  45. Oi Pam

    Que serve para dar leveza é fato, mas ,quimicamente, serviria como conservante? Acrescentaria alguns dias de vida ao produto ou não tem nada a ver?
    Vou assuntar com um químico e se vc souber por ai me diga tbm

    sds
    Mara

    1. @Mara, Oi Mara, eu não acredito que o bicarbonato faça isso, pois o que eu sei é que ele tem quase a mesma utilidade do fermento, quando ele é adicionado ele neutraliza os ácidos e adiciona maciez e ajuda no crescimento. Mas se você descobrir algo me avisa heim? hehe
      Beijinhos

  46. devem ficar otimos?vc tem mais algumas sujestoes de coberturas? e eles sao assados em forminhas de aluminio com uma de papel dentro né? tem algum segredo pra nao grudar quando for disinformar?

    1. @helena, Oi Helena, dê uma olhadinha no meu índice de receitas que você vai encontrar várias outras receitas de cupcakes com outras coberturas e lá vc encontra também um link para “como fazer um cupcake” onde você vai encontrar todas as dicas de como usar as forminhas, se não encontrar me avisa, ok?
      Beijinhos

  47. OI, Pam! Estou fazendo esses cupcakes nem sei pela qual vez! Já devo ter feito mais de 10 vezes! Eles são absolutamente divinos! Eu adotei eles para os de chocolate! Eu falo que você é minha “gurua” dos cupcakes! 🙂 E recomendo sua página para todo mundo! Já fiz várias das suas receitas e todas ficaram ÓTIMAS!!!! um beijo!

    1. @Iris, Oi Iris, muito obrigado pelo carinho, fico super feliz em saber que você está conseguindo fazer os cupcakes e que além de tudo me recomenda pra todo mundo, parabéns e muito obrigado…hehe. Ah eu adoro essa massa também, mas teste a de chocolate com buttercream de ovomaltine que é melhor ainda.
      Beijinhos

  48. Oi Pam, fiz esses cupcakes agora, n ficou amargo. rs O bolo ficou mto gostoso mas deixei no forno por apenas 10 minutinhos. A minha cobertura ficou bemmmm mais clarinha que a sua e bemmm mole. De qualquer forma ficou tudo de bom!! Beijossss

    1. @Vanessa L., Oi Vanessa, você está mandando ver nos cupcakes, heim? rsrs. Mas que bom que este deu mais certo, na parte da cobertura o que controla a consistência é o tanto de tempo que você deixa no fogo, ok? Mas com a prática você chega a perfeição, rsrs. Parabéns.
      Beijinhos

  49. Nossa Pam!!!! Fiquei encantada com essa receita!!!!!Ela além de muito gostosa, o bolo fica super fofo! Ao invés de chocolate em pó utilizei um achocolatado de boa qualidade e o chocolate em barra misturei 1/2 meio amargo e 1/2 ao leite. Nooossssaa ficaram ótimos!!!mesmo após 3 dias na geladeira (deixei para testar) ainda continuaram fofos!!!Parabéns, Receita muito Perfeita!!!!Bjsss

  50. Olá! Adorei essa receita!! Como passatempos agora, faço cupcakes… E esse cupcake ficou divino! Já é meu favorito! Fiz um ganache branco e coloquei como recheio… Porque meu irmão queria um recheado! E ficou gostoso! como usei mais creme de leite, não ficou tão doce e de cobertura/enfeite fiz uma florzinha de chantilly…. Nossa, ficou divino! Todo mundo adorou! Por sinal de seu site sai as melhores receitas, essa e o cupcake de cenoura… Ficou também delicioso! Só o de limão que eu não sei o que aconteceu… não ficou tão fofinho e ficou com uma textura seca… O que será que aconteceu!? Acho que vou me aventurar no cupcake de banana agora… e procurar um simples de baunilha! Adorei! Parabéns!

    1. @Suzana, Oi Suzana, que bom que você gostou dos cupcakes, este de chocolate eram meus favoritos até testar a receita de cupcake de chocolate com buttercream de ovomaltine, dá uma olhadinha. E sobre os cupcakes de limão, para eles terem ficado secos, acredito que é por que talvez tenham assado demais, ok? Ah e você vai adorar os de banana.
      Beijinhos

  51. Olá…vou fazer o niver de 4 aninhos da minha filhota e estou super ansiosa para testa essa receita dos bolinhos cupcakes…tomara que der certo vou vazer antes do niver para testar…Abraço!!!

    1. @gerliany, Oi Gerliany, você está correta, teste e treine antes da festa, pra ter mais confiança. Mas garanto que são super fáceis e que eles vão fazer sucesso. Depois me conta como foi.
      Beijinhos

    1. @Gabi, Oi Gabi, não fica muito doce não (mas sou suspeita pra falar pois sou formiguinha…rs), este glacê não é muito doce e se quiser use chocolate amargo que diminui bastante o doce.
      Beijinhos

  52. Ola Pam

    Primeiramente muiiiiiiiito obrigada pelas receitas maravilhosas.
    Todas realmente perfeitas.
    Tenho uma cafeteria e suas receitas fazem o maior sucesso por aqui.
    Gostaria de saber se posso fazer esse bolo em uma forma de furo central?
    Mais uma vez obrigada e um grande beijo.

    1. @Valeria, Oi Valeria, muito obrigada pelo carinho e sobre sua dúvida você pode fazer qualquer cupcake em tamanho de bolo e também vice versa, qualquer receita de bolo em forma de cupcake.
      Beijinhos

  53. Oi! Vim ver oq vc disse rs Gostei da receita do glacê sim… mas queria saber se posso colocar outra coisa no lugar do chocolate em barra… queria algo mais simples, pq faço essas coisinhas pra vender, e ficaria muito caro… enfim, posso tirar o chocolate em barra ? oq eu coloco a mais pra que ele fique bem consistente?

    bjos

    1. @Marcela, Então Marcela, o chocolate acho que não dá pra trocar não. Você poderia então fazer um brigadeiro normal, com leite condensado e achocolatado.
      Beijinhos

  54. Ola pam tdo bem com vc adoro cuzinhar e agora estou fazendo tecnico de nutrição e tbm faço coisas para fora salgados,bolos,ovos de pascoa,etc nossa aadorei sua receita e pode ter certeza que vou fazer para vender tbm no curso aqi msmo em casa para tdos,e gostaria de saber se com essa mesma receita posso criar varios tipos de recheios e se for para vender assim como esta e de outras formas posso vender dependendo do recheio posso cobrar de dois ate quatro reais pois faço tbm maschymellow e cubro com chocolate preto ou branco se for o branco as vezes coloco ate um pouco de corante brinco com cores no caso do capcake pode brincar com imaginação ou estou inventando muito nossa deste ja muito obrigado e parabens

    1. @andrecosta, Oie, pode sim colocar o recheio que você quiser, a massa de chocolate é ótima para isso, combina com muita coisa. E realmente o preço vai depender da qualidade e tipo de recheio. Beijinhos e sucesso nas vendas.

  55. Oi Pam, tenho 12 anos e adoro fazer cupcakes, mas queria perguntar como fazer para a cobertura do cupcake ficar colorida, como vejo na televisão!

    1. @Paula Ceres, Oi Paula, você pode usar corante alimentício para colorir, líquido ou em gel, é só usar uma receita de buttercream branco. No meu site você encontra vários, como o de doce de leite e o de chocolate branco. Beijinhos.

  56. Oi Pam, tudo bem? Tenho testado suas receitas e todas ficam ótimas!!!!! Essa é divina, mas tenho uma duvida: a forminha de papel ficou soltanto dos bolinhos, nao ficou presa. Por que será? Inclusive usei uma forminha de marca boa. Grata pelas dicas e pelo seu site.
    Beijocas

    1. @Gabi, Oi Gabi, eu cheguei em uma conclusão sobre isso e acredito que o problema seja a forminha. Já aconteceu comigo e quando troquei de forminha deu certo. Normalmente as que são muito grossas são as que mais soltam. Tente usar outra marca e veja se os cupcakes grudam. Beijinhos.

  57. Oi Pam!
    Eu ja fiz os cookies macios e agora to louca pra fazer cupcakes, e eu tinha resolvido fazer aquele que vai café no bolo, com buttercream de ovomaltine.. mas agora vi essa receita e não sei mais qual faço hahahaha
    Adorooo suas receitas!! xD

    1. Falei de montão e esqueci da pergunta que ia fazer.. haha..
      Nas duas receitas vai chocolate em pó, eu posso trocar por achocolatado, ou vai ficar muito doce? =D

      1. @Vivian, Oi Vivian, pode sim trocar pro achocolatado mas vai ficar mais doce, se vc é formiguinha não tem problema, se não use o chocolate em pó. Beijinhos

  58. Tem como vc me passar essa receita, para 100 pessoas?
    E q vou fazer uma visita a um orfanato q tem em media essa quantidades de crianças queria sua ajuda em relação a receita!!
    Obrigada pela atenção!!

  59. Adorei o seu blog!!! conheci no sábado e no domingo fiz esse cupcake e adorei!!!! para ser sincera todos adoraram, fica fofo, aerado e muito saboroso, até tirei umas fotos!!! Super Recomendo apelidei de “Suflair” saborosíssimo!!! Obrigada pela receita!!! Beijos!!!

  60. Oie Pam! tudo bem?!
    Essa quantidade (24) é para mini cupcakes ou cupcakes do tamanho tradicional?
    Eu sempre fiz essa receita pela metade acreditando que fosse para o tamanho tradicional e deu certo! Mas lí em um comentário seu (em resposta a uma leitora) que essa receita é pra 24 cupcakes pequenos (mini). Então, se eu fizer metade (12) na forma pequena, ao invés de 10 ou 9 grandes, provavelmente será 12 pequenos. O que vai influenciar na diferença do sabor. E se ficar melhor do q ficou até agora, poxaa!! Vai ficar uma maravilha!! kkkk. Bjão grande pra vc e sucesso*

    1. @Lana Cosendey, Oi, eu não lembro exatamente, mas fiz do tamanho tradicional, acredito que sejam 24 tradicionais, então meia receita renderão em torno de 24 pequenos, mas não lembro bem não. Mas não influencia nada no sabor, tanto pequeno quanto grande tem o mesmo sabor…hehe. Beijinhos

  61. Olá Pam,
    Eu fiz esta receita e ela e muito saborosa, o único detalhe e que os meus cupcakes murcharam! Será que eu abri o forno antes da hora para fazer o teste do palito? Outra coisa que eu fiz foi colocar muita massa na forma de papel. Onde será que eu errei?! Quero repetir a receita pois pretendo fazer para o nível da minha filha.

    1. @Elisangela, Oi Elisangela, a dica é colocar bem menos massa na forminha e deixar alguns minutinhos a mais no forno, mas cuidado pra não queimar, ah e cuidado pra não abrir o forno muito cedo. Mas os cupcakes sempre irão murchar um pouquinho, ok? Beijinhos

  62. Pam, socorroooo!!!
    Meus bolinhos não cresceram nem por decreto 🙁
    Já fiz duas fornadas e a princípio eles até derramam da forminha e depois murcham.
    Mas o sabor ficou irresistível, me lembrou muito os muffins que eu comia em um supermercado chamado Tesco quando eu morava em Londres.
    Beijo!

    1. @Engge, Oi Engge, talvez vc tivesse que deixar os cupcakes mais alguns minutinhos no forno pra eles não murcharem tanto, pois a massa fica bem leve e sempre irão murchar um pouco, ok? Mas fico feliz que de sabor tenha ficado bom. Beijinhos.

  63. Sou nova por aqui, mas já virei cliente. Com certeza vou testar esta receita e outras mais. Parabéns pelas receitas que são ótimas.
    Esta receita da pra quantos bolinhos destes?
    Obrigada

  64. Oi Pâmela! Acompanho o seu blog há um bom tempo e agora resolvi realmente testar as receitas, e seguindo o passo a passo elas realmente ficam ótimas!
    Nesta receita é possível substituir o chocolate amargo por chocolate branco?

    Obrigada!

    1. @Thatyane, Oi Thatyane, eu nunca usei o branco, se quiser tem uma receita no meu site de cupcake de chocolate branco, dá uma olhadinha no índice. Mas se quiser tentar nessa, eu diria pra ir em frente, mas faça meia receita, pra se não dar certo, não desperdiçar. Mas tem uma leitora que em vez do chocolate usou iogurte e deu certo. Beijinhos.

    1. @Fernanda, Oi Fernanda, esse glacê aguenta um pouco melhor pois leva farinha, mas se o dia estiver muuuuito quente, eu não aconselho deixar muito tempo fora da geladeira. Beijinhos.

  65. Oi Pam!!
    Fiz essa receita esse fim de semana e ficou simplesmente maravilhoso!!!!o glacê ficou um pouco mole mas o gosto ficou perfeito!!todos adoraram!!!
    Parabens pelo site!!comtinue assim!!!
    bjs

    1. @Mirella, Ebaaa Mirella, fico feliz que tenha gostado. Para o glacê vc usou o creme de leite fresco ou de latinha/caixinha? Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  66. Olá Pan tudo bem?
    Gostaria de saber se esse glacê de chocolate pode ficar fora da geladeira por 6 horas, ou seja, em temperatura ambiente.
    Obrigada.

    1. Oi Roselaine, este glacê aguenta melhor em temperatura ambiente. Mas mesmo assim eu diria pra ficar de olho, pois se for um dia muito quente, talvez comece a amolecer demais. Beijinhos.

  67. Oi Pam, tudo bem?
    Fiz sua cobertura de glacê de chocolate e o gosto ficou ótimo, mas a textura não! 🙁 Ficou muito mole e não deu para colocar no saco de confeitar. Saberias me dizer o que pode ter acontecido de errado?

    Obrigada, desde já!
    Abração e seu blog é ótimo!! Parabéns! 🙂

    1. Oi Carol, provavelmente foi o tempo que você deixou no fogo. Você deve deixar engrossando bastante, tipo o ponto do brigadeiro, acredito que foi isso. Beijinhos.

    1. Oi Márcia, não entendi sua pergunta, vc quer saber quanto é 1 xícara de chocolate derretido em gramas? Eu diria que é cerca de 230g. Beijinhos.

Deixe um comentário