Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

Pessoal, este bolo é maravilhoso, perfeito, tem combinação melhor do que chocolate com maracujá? Eu fiz este bolo para o aniversário de 2 aninhos da filha de uma grande amiga minha e todo mundo adorou, quase que eu não consigo tirar foto de uma fatia. E para fazer o bolo eu utilizei a receita dos Cupcakes de Chocolate que eu tanto adoro e só juntei uma trufinha básica de maracujá como recheio, e voilà, um bolo super, mega, blaster delicioso e principalmente super fácil de se fazer, este foi o bolo recheado mais fácil que já fiz. Então, receita super mega aprovada e super mega recomendada à todos…hehe.

Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

Ingredientes:

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
1 xícara de buttermilk*

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Recheio (adaptado do site Technicolor Kitchen):
500g de chocolate branco, bem picadinho
400g de creme de leite fresco
¼ xícara (60ml) de suco concentrado de maracujá

Para umeceder o bolo:
½ colher (sopa) de suco concentrado de maracujá diluído em 4 colheres (sopa) de água

Glacê:
2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido

Preparo:

Comece pelo recheio:
Coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate – você obterá uma mistura bem sedosa e brilhante. Adicione o suco, misture bem, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.

Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte 2 formas redondas de 20cm.
Peneire os ingredientes secos juntos. Numa tigela, bata o óleo, a manteiga, o açucar e a baunilha até ficar cremoso, cerca de 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e bata. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar. Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos, alternando com o buttermilk e bata até misturar bem, cerca de 2 a 3 minutos.
Divida a massa nas duas formas e asse por 20-25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

Glacê:
Coloque numa panela o açucar, a farinha, o chocolate me pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva até engrossar bastante, quase no ponto de um brigadeiro. Retire do fogo e passe o glacê numa peneira. Leve para esfriar na geladeira
Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Acrescente o “mousse” de chocolate e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra o bolo com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

Montagem:
Quando os bolos estiverem totalmente frios, corte-os horizontalmente em 2 partes iguais cada um, separando-as cuidadosamente. Coloque uma das partes do bolo em um prato e pincele-o levemente com o suco de maracujá e espalhe 1/3 do recheio. Coloque outra camada de bolo, pincele com o suco e cubra com mais 1/3 do recheio. Continue o processo com a terceira camada de bolo, coloque a última parte do recheio e termine cobrindo com a última parte de bolo, o topo. Cubra todo o bolo com o glacê e decore.

239 comentários em “Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

  1. Pam, que loucura é essa que vc fez?!!!, tá lindo maravilhoso e deve ter ficado uma delícia, vou esperar meu pedaço, ok?!!!, bjkas coloridas p/ vc, ;)…

    1. @Ana Paula, Aiii vou mandar o motoboy ir correndo te levar um pedaço pra chegar mais rápido, hehe, mas bem que podia existir um jeito né?
      Beijinhos

  2. Humpt!!! Como vc me aparece com uma delícia dessas em plena semana da minha TPM??? Assim não valei snif fiquei de vontade e não tenho essa manha que vc tem com trufa e chocolate vou ter que comprar algo parecido em alguma doceria por aqui rsrsrs.

    1. @Camila , Ah mas chocolate combina perfeitamente com TPM, só a parte de preparar que não, hehe, mas esse bolinho engana, ele é super fácil de fazer, foi o mais fácil que fiz até hoje.
      Beijinhos

  3. Oiii eu sei estou ficando chata mas vc não me viu ainda por isso fica falando, tudo bem assim que eu fizer a minha cirurgia de safena e puder voltar a fazer ginástica vou tentar fazer um, talvez esse que parece delicioso!!!na verdade todos são.
    Não fique chateada comigo eu fico feliz de olhar, sério!!!!
    bjs
    Maura

    1. @Maura, Ai coração, assim eu fico triste, eu brincando e você tendo que fazer a cirurgia de safena, agora fiquei sentida, vou correndo preparar um monte de receitas saudáveis só para te ajudar e para me redimir, e deixar esse coração forte.
      Beijinhos

    1. @merciquebec, Ah tudo bem, seria legal, mas tem um problema, esse ano eu vou me mudar, se por acaso você quiser mudar também para a mesma cidade que eu, talvez de certo…hahaha
      beijinhos

  4. Pamela..você e suas receitas maravilhosas!!!até eu que não amo chocolate tanto assim..amei essa sua receita!!!!tô levando comigo..alias..já tenho uma pasta só com receitas suas no meu cp!!!uma pascoa maravilhosa para você..bjus

    1. @iliane, Nossa eu também tenho várias receitas suas guardadas, mas são tantas que nem sei por onde começar, esta é parte ruim de visitar blogs, a gente fica com vontade de testar todas as receitas…hehe.
      Beijinhos

  5. gente, o que é esse bolo? deve ser mtooooooo, mas mtoooo bom. Acho que hoje fico com a nega maluca..hahaha… esse é mto avançado pra mim..hahaha…
    feliz páscoa 😀 beijos

    1. @kelen, Oi Kelen, feliz páscoa para você também, mas não se engane pela aparência, este bolo é super fácil, mas um nega maluca também vai bem a qualquer hora…hehe
      beijinhos

  6. Nossa me deu água na boca, quando vi esse bolo, ainda bem que aqui em casa sempre falta alguns ingredientes, senão eu sempre que venho aqui iria fazer algo.
    Bjks
    Cacau

    1. @Claudia, Haha, eu sou igual a você, adoro também quando eu não tenho todos os ingredientes, é uma desculpa ótima para resistir às tentações…hehe.
      Beijinhos

  7. Nossa ficou divino. Mais gostoso ainda quando coloquei na geladeira! Parabéns,. valeu a receita. Só não acerto na glacê, ficou amolecido e c gosta da manteiga. Fiz o glacê do cupcake de cenoura.

    1. @juliana, Oi Juliana, fico feliz em saber que você fez e gostou do bolo, mas que pena que você não acertou no glacê, mas ainda bem que no final tudo deu certo 🙂
      Beijinhos

  8. Pam 21/05 é meu aniversário e decidi fazer a essa receita, parabéns pra mim pelo bom gosto que eu tive, nossa, noooossssaaaaa, ah, detalhe, meu bolo foi feito em uma forma com 25cm, ou seja maior que a sua receita, a massa deu apenas para um bolo, que só pela aparencia parecia que ele respirava de tão macio. Toquei nele e uma parte meio que quiz desmoronar, sem chance de cortar ao meio o recheio foi a cobertura.
    Acabei de fazer e ja fui provando, afinal foi pra mim mesmo que eu fiz, que bom gosto eu tive, parabéns pra mim mesmo, nesta data querida, muitas deliciosas garfadas de bolo, hum, que delícia.
    Parabéns PAM….
    Não vou esperimentar outras receitas não, tenho que me prometer isso, mas acho que no final das contas não vou resistir, hehehehe!
    Que delícia, que delícia, que delícia!

    Obrigado!

    Ah! Seu blog é de alto padrão!

    Marciliosf

    1. @Marciliosf, Oie, parabéns pra você atrasado. Fiquei muito feliz em saber que você fez o bolo e que adorou, mesmo com o imprevisto de não ter podido recheá-lo. Não tem sabor melhor do que o de um bolo feito por a gente mesmo. Mas não pode parar por aí não, é só testar as receitas uma vez por semana que não faz mal à ninguém…hehe.
      Beijinhos

  9. O melhor bolo do mundo!!!! sou especialista em comer blos…hhehe…e disso u entendo…sse com certeza foi o melhor qe já comi em toda minha vida!!! sem palavras!!!
    Pam, você é simplesmente demais!!!

  10. Oi Pam, estou a um tempo sem comentar por aqui, mas tenho testado um monte de receitas do seu blog! Todas são realmente perfeitas!
    Uma das última que fiz (3 vezes já!) Foi esse bolo de chocolate com trufa de maracujá. Fiz 2 vezes a versão cupcake e uma vez a bolo. Todas foram muito elogiadas!
    Mas, eu tive um probleminha na última vez que fiz a receita. Eu bati o glacê conforme as instruções, direitinho. Só que não sei o que aconteceu, ele não ficou com a textura fofa e bonita das outras vezes. Ficou estranho, parecia que os ingredientes não se misturavam. Além disso ficou mole e com uns filetinhos esbranquiçados…. O que será que pode ter acontecido? você tem alguma idéia?
    Bjs!

    1. @Ana Carolina, Oi Ana, que bom que você tem gostado das receitas que você tem testado, fico muito feliz. Agora sobre seu último problema, esses filetes esbranquiçados eu acredito que seja da manteiga, da qualidade dela ou talvez até da manteiga do chocolate,você usou a mesma marca? Sabe quando você compra o chocolate no supermercado e ele vem esbranquiçado, como que deu uma derretida por causa do calor, então, ele amolece e a manteiga se separa do cacau, e isso muda bastante a consistência e o sabor. Bom essas foram as idéias que me vieram à mente, espero ter ajudado.
      Beijinhos

  11. Oi Pam, acho que foi isso mesmo. Na primeira vez usei cobertura (nestlé), nessa última usei chocolate em barra, e de outra marca (garoto). Usei a mesma manteiga das outras vezes, então acho que foi o chocolate mesmo.
    vc podia fazer um post qualquer dia dando dicas dos melhores produtos para as receitas, o que vc acha?
    Fica a dica ;D
    Obrigada!
    bjs

    1. @Ana Carolina, Ah então deve ter sido o chocolate, eu sempre acho bom não economizar na qualidade dos produtos, pois sempre o resultado será melhor. E obrigado pela idéia do post, vou ver se um dia consigo fazer…hehe.
      Beijinhos

  12. ola amiga hoje fiz este bolo mas errei na quantidade de farinha nao sabia o que era 1e3/4de farinha estou acostumada com dosagem em xicaras ou copos tipo requeirao vc nem imagina rs mas coloquei 4 xicaras de farinha e sabe que ficou gostoso mesmo assim tomamos no cafe da tarde mas nao vou desistir vou fazer novamente sei que ficara delicioso

    1. @cleusa, Haha, essa foi boa, mas ainda bem que deu pra comer o bolo, e se você achou ele gostoso mesmo errando a receita, tenho certeza que você vai amar quando fizer a receita certa, ok?
      Beijinhos

  13. Oi! adoro suas receitas!sempre práticas e gostosas!
    gostaria de saber que farinha é está ao qual se refere no glacê do bolo de chocolate trufado,fiquei na dúvida se farinha de mandioca ou trigo?me responda por favor!
    bjs.

  14. amiga tudo bem? olha preciso de sua ajuda tenho que fazer um bolo floresta negra, com recheio de morango eu fiz esta receita sua bolo (trufado de maracujá) foi um sucesso gostaria de saber se dá certo fazer esta massa para o meu bolo floresta negra? e também se vc tem uma receita de recheio de morango….OBRIGADA TE AGUARDO SUA RESPOSTA BJS

    1. @ALESSANDRA, Oi Alessandra, desculpe pela demora, mas essa massa é perfeita para o bolo de floresta negra. Mas se você quiser no índice de receitas tem uma receita de bolo de chocolate com recheio de morango, ok?
      Beijinhos

  15. Oi Pamela, tudo bem? Parabéns, suas receitas são ótimas!
    Ficarei muito grata de vc me tirar as seguintesdúvidas:
    1) o que é buttermilk?
    2) vc deu a dica de como umedecer o bolo, mas vai precisar de maior quantidade do que o indicado na receita para umedecer todo o bolo?
    Grande beijo e aguardo.

    1. @Silvia, Oi Silvia, o buttermilk nada mais é do que o leite coalhado, mas sempre que a receita pedir, eu coloco a receita caseira do buttermilk logo embaixo, ok? E para umedecer o bolo, vai do seu gosto, se você gosta dele bem molhadinho é só caprichar e se você achar que precisa de mais é só fazer mais uma receita ou talvez meia, ok?
      Beijinhos

    1. @luciana, Oi Luciana, eu aconselharia a usar o de latinha sem o soro ou talvez o de caxinha, pois precisa ser mais consistente para o recheio não ficar muito mole, ok?
      Beijinhos

  16. Olá Pamela,
    acabei de copiar essa delícia de bolo, pois estou pretendendo fazer agora no natal. Acho uma combinação perfeita o “azedinho” do maracujá com o “doce” do chocolate. Se eu fizer, volto pra contar o resultado…
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    bjs e um ótimo natal

    Verônica

  17. Olá! Descobri o seu blog há pouquíssimo tempo e fiquei encantada. Quantas coisas saborosas! 🙂
    Vou tentar fazer esta receita hoje de noite, será que consigo?rs. Assim como você, tenho um blog de gastronomia tb e amo, simplesmente amo, tudo que envolve o mundo das panelas!
    Posso linkar para o seu blog e publicar a receita – com os devidos créditos?

    Beijocas, Kel

    1. @Rachel, Oi Rachel, obrigado pela visitinha e carinho. Depois me conta como ficou o bolo heim? Ah e se ficar boa pode publicar a receita sim…hehe.
      Beijinhos

  18. SIMPLESMENTE apaixonada pelo seu blog! Parabéns!!! COnscordo com o post que é impossivel escolher as top 10.
    Estou gravida de quase 6 meses e ja me deu desejo do bolo de chocolate com maracujá!! Cupcakes de ovomaltine!… e tantas outras!!!
    Bjs

  19. Olá, minha querida Pam!
    Quero lhe dar os parabéns, pois esta receita é simplismente maravilhosa.
    Muito facil de fazer..os ingredientes estão na medida correta.
    todos que comeram..so fizeram elogios…fiquei muito feliz em fazer sua receita….muito obrigada, por compartilhar.
    um grande abraço.
    Danny.

    1. @Danny, Oi Danny, eu que agradeço o carinho. Fiquei muito feliz em saber que todos adoraram o bolo. Espero que você teste muitos outros.
      Beijinhos

  20. gostaria de saber se posso substituir o creme de leite fresco pelo creme de leite pasteurizado, “nata”, pois só encontro esse aqui onde moro e gostaria de fazer esse bolo no aniversario de milha filha que será agora dia 26/02. aguardo a resposta.
    obrigado

  21. Nossa Pam,
    este bolo é fantástico!! Já o preparei duas vezes e é o maior sucesso. Parabéns. Continue nos presenteando com a sua criatividade culinária. Adoro seguir vc.!!

    1. @Leila Cruz, Oi Leila, eu também acho este bolo fantástico, eu estou querendo testar ele com a minha nova massa de chocolate favorita, que deve ficar ainda mais delicioso.
      Beijinhos

  22. Este bolo deve ser muito gostoso, gostaria de saber quanto voce cobra por um bolo desse para 50 pessoas? Bjss, fique com DEUS, que DEUS te abencoe.

    1. @Betania, Oi Betania, se você estiver me perguntando o preço que eu cobro por um bolo, a resposta é zero pois eu não faço para vender…hehe. Mas se você estiver pergunta o preço para você mesma vender, normalmente o pessoal cobra uns 3 reais por pessoa, ok?
      Beijinhos

  23. Oi,o que é buttermilk,não entendi o k é isso,rsrsrs,me explica o k é,adorei a receita,vou fazer,adoro fazer bolo,todos que faço,ficam bons,ainda bem,né,bjs,fica com Deus…..

    1. @Angélica, Oi Angélica, buttermilk ou leitelho, é o líquido que restou na preparação da manteiga, não se encontra para vender no Brasil. Então sempre que uma receita pedir este ingrediente eu coloco a receita caseira logo embaixo dos ingredientes, ok?
      Beijinhos

  24. Oi Pam,fiz o bolo e ficou muito,muito bom. Foi comparado até com a confeitaria mais famosa aqui da minha cidade(suzano-sp).Não muito diferente de vc,não deu nem tempo de tirar uma foto.Mas valeu muito a pena. Obrigada por dividir receitas incríveis com a gente!!!!!bjs e até a proxima KAREN LEE

    1. @karen, Nossa Karen, que demais, fico super feliz em saber que todo mundo adorou o bolo e que principalmente você foi super elogiada, parabéns.
      Beijinhos

  25. Genteeee que bolo é esse, que massa incrível parece aquelas tortas que agente come nessas confeitarias caras, eu sempre me perguntava como é que eles faziam aqueles bolos tão fofo e macio, e agora aprendi, fui muito elogiada. Pam muito obrigada!

  26. Oi, Pamela !
    No próximo dia 18 minha filha, Maria Flor, faz 2 anos e vou fazer o bolo dela. Essa receita me chamou a atenção, mas gostaria de saber se posso fazer o bolo e cobrir com pasta americana.
    Também gostaria de saber se posso fazer a receita duas vezes, dividindo em formas de 25 cm.
    Eu não pretendo umedecer a massa, pois tenho medo de quebrar, mas iria montá-lo no aro, rechear e deixar na geladeira durante toda a noite e colocar a pasta na quarta-feira pela tarde, será que dá certo ?

    Desde já, muito obrigada e parabéns pelas ótimas receitas ( já testei várias ! ).

    Beijo !

    1. @Raquel Bahia, Oi Raquel, todas as suas dúvidas estão corretas, você não precisa de mim….hehe. Bom pode usar pasta americana sim e também fazer duas receitas mas eu só não tenho certeza se caberá na forma de 25 talvez na de 30. E também pode fazer exatamente como você disse na montagem, mas já que você vai fazer no aro, eu aconselharia sim a umedece-lo pois fica bem melhor. Vou ficar esperando para saber como ficou.
      Beijinhos

  27. Pâmela, muito obrigada pela atenção !
    Então vou fazer a calda também.
    Olha, só depois que você respondeu é que me dei conta de que não soube me expressar pra te falar sobre a forma. A minha forma é de 25 cm e ví que você divide 1 receita em duas formas de 20 cm. Será que colocar 1 receita em 1 forma de 25 cm, assar e depois fazer mais 1 receita e assar ( daí seriam 2 bolos, que é o seu resultado final, porém maiores )daria certo ? Porque tem umas semanas que tenho lido pra ver se consigo fazer um bolo apresentável, aí descobri que geralmente as pessoas dividem em duas formas pra assar melhor. Você já fez em uma forma maior ?
    Desculpe tantas perguntas, mas tô meio apavorada de dar tudo errado !

    Beijo e obrigada !

    1. @Raquel Bahia, Oi Raquel, eu entendi sim o que vc quis dizer, mas eu não sei ainda se talvez seja pequena a de 25, só se ela for alta, é que faz tempo que não faço um bolo maior. Mas não muda nada mudar o tamanho da forma, vc só tem que ter certeza de não colocar massa demais nem massa de menos…hehe.

  28. Ai, tô até com vergonha já… só mais uma pergunta, juro que prometo que é a última… o chocolate meio amargo pode ser de qualquer tipo ? Tem umas barras que vendem nos mercados, eu compro um ao leite que uso pra fazer fondue, é desse mesmo tipo ? Ou aquele chocolate fracionado ??

    =)

    1. @Raquel Bahia, Oi Raquel, o chocolate pode ser aquele que você compra no supermercado mesmo, da garoto, laka, nestle, tanto faz, acho que tem 140g as barrinhas, ok?
      Beijinhos

  29. Oi, Pamela !
    Passei pra te contar que testei a receita no sábado, pq eu tava com medo de fazer sem testar e não dar certo ( não pela sua receita, mas pela minha falta de jeito ). Acabei comprando uma barra da Garoto com 180 gramas, deu 1/2 xícara e como comecei a fazer a massa lá pras 9 da noite não teve jeito, mas o sabor ficou ótimo ! Assei na forma de 25 cm e o bolo ficou com uns 4 cm de altura, mas como vou fazer 2 e ainda tem o recheio, acho que ficou perfeito. Tinha uma caixa de morangos aqui em casa, então pensei em fazer um recheio seu, com morangos, chocolate e leite condensado, mas resolvi usar o que tinha aqui e fiz uma geléia de morango e acrescentei creme de leite e cobri o bolo com chantilly. Amei o bolo, minha filha também e até meu marido que não é chegado em bolos e doces gostou.
    Quero te agradecer por tirar minhas dúvidas, o que me encorajou muito pra testar essa receita.

    Beijo !

    1. @Raquel Bahia, Ah Raquel, o importante é ter ficado bom, a parte do que aconteceu antes do resultado não importa…hehe. Com o tempo você pega prática.
      Beijinhos

    1. @Raquel Bahia, Oi Raquel, pode comprar qualquer um sim, mas como sempre usa bastante eu comprava aquelas barras bem grandes que vendem no supermercado mesmo, pois são um pouco mais baratas.
      Beijinhos

    1. @teka, Oi Teka, parece mas não é complicado não, só requer um pouco de atenção e dedicação, sua mãe consegui sim, ok?
      Beijinhos

  30. gostaria de saber se dar para assar essa receita toda em uma forma de 30 cm, se vai ficar bom? vou fazer o bolo sabado espero que de tudo cverto pois estou em duvida nessas medidas da receita, 3/4, 1 1/3,, estou c medo da cobertura de nao ficar consistente,espero que de tudo certo

    1. @islavia, Oi Islavia, dá pra assar numa forma de 30 cm sim, mas só vai dar uma camada de recheio. E não tenha medo não, relaxa que se você errar é só tentar de novo, o importante é não desistir.
      Beijinhos

  31. oi , fiz o bolo so que ele cresceu, e depois muchou o meio todo somente as laterais ficou fofinho , nao entendi porq , nao abri o forno antes da hora ,segui as medidas certim, coloquei a receita toda na forma de 25 cm, nao derramou a massa, fiquei grilada sem saber o porq , pois tenho costumes de fazer muitos bolos e isso nunca aconteceu , vc suspeita de alguma coisa?

    1. @ISLAVIA, Oi Islavia, eu nunca tive problemas com essa massa. Mas quando um bolo murcha no meio e as laterais estão boas, certeza de que ele saiu muito cedo do forno, provavelmente faltavam só mais alguns minutinhos, ok?
      Beijinhos

  32. Oi, Pamela, esse bolo com certeza deve ficar maravilhoso… mas te pergunto…os bolos de chocolate que faço com leite não ficam tão gostosos quanto aos com água quente…. o que será q acontece… ?Grata…Livia.

    1. @Livia, Oi Lívia, realmente não sei, talvez seja o seu paladar que prefira os com água, ou talvez os com leite fiquem mais pesados ou simplesmente você não encontrou a receita perfeita pra você ainda…hehe.
      Beijinhos

  33. A foto me deixou salivando rsrs
    Vou ter que experimentar esta receita, assim que encontrar o suco de maracujá, também moro no Canadá e aqui por essas bandas maracujá é coisa rara.

  34. Entrei agora e já virei fã, rsrs.

    Quem está em busca da receita perfeita gosta de desafios, então, que tal uma receita que ninguém passa adiante, produzida pelas freiras do Mosteiro de São Bento, chama-se Bricelet.

    Muita paz!

  35. Adorei, receita super fácil, estava vendo o que fazer para o niver do meu esposo que é amanhã, e estava sem criatividade, estive pensando em fazer o nega maluca que também é muito fácil de fazer, mais acho que vou ficar com sua receita mesmo.

  36. Esse bolo é delicioso e o melhor super simples de fazer. Toda semana testo uma receita daqui para o natal estes cake pups vão dar uma charme especial na decoração da mesa além de ser uma otima opção de sobremesa.
    Adoro o sie e ele ficou lindooooooo neste novo formato.
    Uma sugestão para por aqui seria estes bolos mousse q são super badalados

    bijusssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    1. @Aline, Oi Aline, que bom que você gostou do bolo. E o pessoal vai adorar os Cake Pops, por aqui foi um sucesso. Ah, já está anotada a sua sugestão, muito obrigado pelo carinho.
      Beijinhos

  37. Boa noiteeee!
    Bom, já fiz essa sua receita, e ela é simplesmente maravilhosaaaa!
    Mas, como não era pra nenhuma ocasião especial nem nada, eu fiz com o que eu tinha aqui (relacionado a formas kk) tinha 2 redondas, mais ou menos do mesmo tamanho, não tenho a minima idéia do tamanho delas, quando ficou pronto, eu coloquei um em cima do outro e cortei as sobras.. kkk
    Tá, isso é so um detalhe adicional kkk
    Minha pergunta, que na verdade são suas:
    Será que posso adicionar rum pra umidecer o bolo?
    Porque eu gosto muito quando o bolo tem aquele arzinho de alcool sabe? Se não o rum, o que posso utilizar?
    E pra quantas pessoas dá um bolo de 20 cm?
    pq dia 05/jan é aniversario do meu namorado e eu me encarreguei de fazer o bolo (claro, não ia perder uma chance de fazer bonito ne? kkk ainda mais com essa sua receita divina!)
    To pensando em fazer no dia 04, caso alguma coisa dê errado da tempo de arrumar… kkk

    Obrigada pela atenção, muuuuito obrigada por compartilhar suas receitas kkk e mais obrigada ainda por ser uma gêniaaaa gastronômica!!!!kkkk
    bjoos

    1. @Júlia, Oi Júlia, é assim mesmo, você vai se ajeitando com o que tem em casa que no fim dá certo do mesmo jeito…rs. Então, você pode usar rum sim para umedecer o bolo, fica ótimo, você pode usar qualquer tipo de destilado ou licores. E um bolo de uns 20 cm se vc caprichar no recheio e na altura do bolo, dá para umas 10 a 15 pessoas tranquilo, ok? Depois me conta como foi o aniversário.
      Beijinhos

  38. Oii, eu denovo!
    Tudo beem? Feliz 2012 pra você, com muitas receitas gostosas 😀 kkk
    aqui, tenho um tabuleiro aqui, com 25×35 e 4 cm de altura.. to pensando em fazer 2 massas e assar separadamente, cada uma em um tabuleiro desse, será que dá certo? Eu to com medo da forma ser baixa demais..
    é que eu não tenho a minima noção de quantidade, por isso to te importunando kkk.
    e vo fazer 2 receitas do recheio tbm, pra ficar bemmmm recheado.

    Resolvi fazer num tabuleiro maior, pq devem ir de 20 a 30 pessoas, e com certeza absoluta ninguém vai comer um pedaço só ne.. o tabuleiro desse tamanho dá, num da?
    Mt obrigada por estar me ajudando ta? :))))
    bjoo!

    1. @Júlia, Oi Júlia acredito que este tamanho seja ótimo. A dica é, se você achar que a forma é baixa, tente enche-la só pela metade ou um pouquinho acima. Mas eu te digo que eu também não sou muito boa em quantidade, só depois que eu fiz a massa e que eu estou enchendo a forma é que vou saber se vai caber ou não….rs. Mas se vc for enchendo e ver que vai ser muito, não termine de colocar, nem que vc tenha q jogar um pouquinho da massa fora. To super curiosa pra saber da festa, volte pra me contar heim? Não se preocupe que vai dar tudo certo.
      Beijinhos

  39. ok! mt obrigada!
    Vou fazer o bolo amanha..
    pode deixar que volto com certeza pra te contar! vou tirar ate foto kk
    Vou tentar fazer o escudo do botafogo em cima do bolo.. kkk cada vez complicando mais..
    resolvi fazer o branco com coco, e o preto com ameixa preta, cozidinha e cortada em tirinhas.. ja fiz ate o molde, imprimi o escudo grande, colei em um papelão, recortei, cobri com aluminio(pra poder encostar no bolo)kk.
    Ja to muito ansiosaaa pra fazer,acho que ele vai adorar, pq ele é apaixonado pelo botafogo..

    Mas pode deixar que eu volto pra contar simm e ainda e mando fotos do bolo! kkk
    bjoss mt obrigada!

    1. @Isabella, Oi Isabella, pode sim, pelo o que vc quiser. Dá uma olhadinha no meu índice que tenho várias outras receitas de recheios.
      Beijinhos

  40. Oiiii!
    nossa foi um sucesso! kkkkk
    toodooooo mundo me pedindo a receita..

    So que ninguem sabe o perrengue que passei kkkk
    o bolo cresceu bastente e tal, e 1 receita coube perfeitamente em 1 tabuleiro desse tamanho entao, foi feita pra la kkk
    so que ele ficou meio quebradiço, n sei o que fiz de errado..
    ele ficou fofo, delicioso, mais as beiradas estavam rachando.. ai fiquei com medo de partir no meio, minha mae me deu a ideia de ‘cavar’ o bolo.. dai fiz assim, cavei, guardei o bolo que tirei do buraquim, umideci bastante, coloquei muuuito recheio, e tampei com o bolo que tinha guardado, e fui fazendo assim.. fiquei com medo de na hora de partir aparecer, mais ficou perfeitooooo!
    como eu faço p te mandar foto? eu n tirei foto dele partido nao, mas tirei uma foto dele pronto p vc ver como ficou lindooo! kkk
    bjoooosss

    1. @Júlia, Ebaaaa Júlia, que bom que todos gostaram. Mas é assim mesmo, o importante é no final ficar gostoso, eu várias vezes escondo os meus desastres…hehe. Então, pode me mandar a foto no e-mail pamela@pamb.ca , vou adorar.
      Beijinhos

  41. Adorei a receita desse bolo muito boa e obrigado essas dicas são maravilhosas. Beijos voltamos a nos falar em breve tenha certeza

  42. Olá!eu gostaria de fazer esse bolo,porque parece ser gostoso.Mas há um problema na cidade onde moro não encontro o creme de leite fresco.o que posso substitui-lo.Obrigada!beijos!!

  43. hola e a `primera vez que entro em su bg e gostei muito da sua receita gostaria de saber se esta receita se pode usar com pasta americana e se pode fazer sem chocolate muito obrigada e que Deus te abençoe muito fica na Paz de Cristo um grande beijo

    1. @´cristina, Oi Cristina, pode sim usar pasta americana e sobre a sua dúvida sobre o chocolate, eu não entendi muito bem, mas tanto faz no bolo ou no recheio, os dois precisam do chocolate.
      Beijinhos

  44. Ola Pamela, sou de Brasilia e gosto da cozinha, converso que na hora de decorar sou uma negação , estava na net em busca de bolo diferente e descobrir o seu , parabens pelas receitas so de olha nossa uma perdição. Irei fazer um bolo pra minha prima de 18 anos. Irei fazer dois bolos gostaria de saber se este recheio dar pra deixar caprichado com apenas uma camada dele. Tambem estava pensando em fazer outro recheio de brigadeiro e ir intercalando com duas da trufa e do brigadeiro . O que vc acha. Obrigada pela ajuda. Felicidades.

    1. @Samara, Oi Samara, dá sim, se você fizer só uma camada vai ficar super caprichado. E adorei a idéia de intercalar com o brigadeiro, vai ficar bom sim e pode usar a polpa de maracujá, só lembre de coar bem. Não esquece de depois me contar como ficou.
      Beijinhos

  45. Boa tarde PAM adore esse bolo lindo deve estar uma delicia!
    Tenho uma duvida sobre um bolo que quero fazer p o aniversario do meu filho.E um bolo recheado com três mouse tipo torta napolitano pois bate certo com o tema escolhido SPFC a minha duvida é se não corre o risco do bolo ceder ou algo parecido?Por favor me ajude o que poço fazer p que tudo fique bem.
    Grata

    1. @viviana, Oi Viviana, muito obrigada pelo carinho. Bom, sobre a sua dúvida, eu também não tenho muita experiência com bolo mousse, mas não me parece ser muito complicado. Acredito que a dica seja manter na geladeira até na hora de servir e manter um aro em volta do bolo pra manter a forma e lógico, faça um mousse que fique mais consistente, quem sabe usando até um pouco de gelatina para garantir a firmeza. Mas vai firme que vai dar tudo certo, depois me conta como foi.
      Beijinhos

    1. @Elaine Moura, Oi Elaine, que bom que você gostou e obrigada pela observação, mas é assim mesmo, cada um deve adaptar a receita ao seu próprio gosto.
      Beijinhos

  46. ja vi muitas receitas de bolo mais esse e o melhor ate hj,vou tentar fazer acha que eu consigo?kkkkkk vou tentar so nao sei se vai ficar tao lindo quanto esse
    bjsssssssss

  47. duvidas:posso trocar o chocolate meio amargo pelo ao leite
    o mousse que vc diz no preparo do glace e aquele q foi pra geladeira,
    o q quer dizer alternando
    o que quer dizer incorporar
    pra que serve bicarbonato se eu nao tiver o que eu posso fazer
    espero as respostas bjs toh loca pra fazer esse bolo tah com uma cara deliciosa bjsssss

    1. @lorena, Oi Lorena, vamos lá responder todas as dúvidas. Você pode trocar o chocolate meio amargo pelo ao leite, o mousse é o que foi pra geladeira, alternando significa um pouco de cada um de cada vez (ex: um pouco do leite, um pouco de farinha, um pouco de leite, um pouco de farinha), o bicarbonato serve para dar leveza na massa e se você não tiver pode fazer sem e o chocolate em pó você pode usar o “dois frades” que é mais fácil de usar ou comprar um com maior porcentagem de cacau e de qualidade melhor. Bom, acho que respondi todas, agora sem medo de errar, bora começar a testar as receitas que você vai arrasar.
      Beijinhos

  48. Oi Pam! Me ajuda. Preciso fazer um bolo de brigadeiro para o final do mês. Posso usar esta receita no aro de cm recheiar e cobrir com brigadeiro? Tenho que fazer o bolo de véspera para cortar com mais firmeza? Não tenho muita experiência. Bjs

    1. @Lucia H M Silva, Oi Lucia, quantos cm vc quis dizer? Eu indico a fazer na noite anterior pra você não ficar muito corrida no dia seguinte, pois você tem que esperar o bolo esfriar completamente antes de cortar e isso leva algumas horas. Mas dá uma olhada no índice que tenho uma receita de bolo de prestígio e brigadeiro.
      Beijinhos

  49. Olá Pam:
    Eu iria fazer aquele bolo mousse que havia te falado mas resolvi fazer essa sua receita pois o meu filho gosta de bolo de chocolate e tb de mousse de maracujá tenho certeza que todos vai gosta.

  50. Ola Pam:
    Tenho umas duvidas sobre esse maravilhoso bolo,gostaria de saber se posso fazer a o bolo com a quela mistura para bolo de chocolate e só acrescentar o chocolate derretido e o buttemilk ou se tenho que seguir toda a receita?
    Obrigada por compartilha suas maravilhosa receitas.

    1. @viviana, Oi Viviana, se você pegar aquela receita de caixinha, se tiver leite pra acrescentar, vc pode trocar a quantidade de leite por buttermilk, agora quanto de chocolate derretido você poderia colocar eu não sei, mas comece com bem pouco e faça o teste, ok?
      Beijinhos

  51. Olá Pam..
    Amo todas as suas receitas, e todas que já testei ficaram simplesmente perfeitas..

    Nunca usei este glacê, ele é resistente para ficar exposto ? por exemplo para fazer trabalhados em bolos e cupcakes??

    Beijos e muito obrigada!!

    1. @Nicolle, Oi Nicolle, este glacê é mais resistente que a maioria, acredito que seja por causa da farinha. Mas pra não ficar muito mole a dica é cozinhar bastante e deixar ficar bem firme.Mas ele aguenta bem sim trabalhos em bolos e cupcakes. Beijinhos.

  52. OiPam!

    Encontrei seu site por acaso. Agora, já é meu preferido. Fiz esse bolo de chocolate ontem para minha mãe, fez o maior sucesso!!Parabéns pelo site, pelas receitas, tudo lindo!

    Bjsss.

  53. Hola Pamela fiz tua receita e fico maravilhosa. Mas
    gostaria de saber sobre o recheio pois vou fazer o bolo na sexta fera por la manha e vao comer ele no sabado por la tarde e como o bolo e de pasta americana nao pode ir a geladera sera que o recheio aguente tenho medo dele azedar
    muito obrigado e que Deus te abençoe muito fica na Paz de Cristo

  54. Oi Pam, quero fazer este bolo pro aniversario de 1 ano de minha filha… mas aqui aonde moro soh vi ate hj formas de 26 cm… qto sera q tenho q aumentar da receita??

    o bolo tem q ficar na geladeira ou vc acha q da pra deixar na mesa?

    bj e obrigada. cristina

    1. @Cristina, Oi Cristina, eu sou péssimo em saber a quantidade certa…hehe…eu diria que talvez meia receita já seja suficiente. E não precisa deixar o bolo na geladeira não, pode deixar na mesa. Beijinhos.

  55. olá querida pam!
    adoro seu blog,suas receitas maravilhosas e aqui em casa todo mundo é fã.gostaria de saber se no lugar de chocolate meio amargo posso usar ao leite,e .bjs

  56. Ola Moças….
    Não é só mulheres que sabem fazer tortas kkk…
    Bom estou aqui para aprender um pouco com todas vocês…
    Acho que sou o 1° Homem a postar algo aqui kkk… Bom sou o Orlando e tenho 21 anos, sou cozinheiro, confeiteiro, boleiro, e um pouco mais…
    Tenho 23 cursos, mais nenhum é baseado na culinária, todos são ligados em Administração.
    Mais desde meus 7 anos de idade que cozinho, Trabalhei em um restaurante de comida Japonesa Fast Food, tenho algumas receitas que vou começar a postar. Bom vou apenas coloca-las em Ordem em meu caderno.
    Se alguém se interessar em algo de comida Japonesa posso ajudar…
    Qualquer novidades a partir de hoje estarei aqui com todas vocês…
    Obrigado pela Atenção…
    Att: Orlando

  57. Amei a receita! Estava procurando uma receita para bolo de chocolate, daqui a 3 dias é aniversario do meu noivo e eu queria caprichar no bolo, ainda mais porque ele adora cozinhar tambem. Sei que vai ser um sucesso! Boa sorte pra mim, que o meu fique tão bonito e gostoso quanto o seu! Parabens pelo site! Sei que você vai ser minha grande companheira na minha nova vida de casada rs! Depois vou postar uma receita basicona minha que faz muito sucesso, Pavê de morango!
    Beijos e foi um prazer conhecer um blog feito com tanto cuidado e carinho!

  58. Eu estava procurando uma receita boa, facil e que fosse gostosa para fazer para o aniversário da minha filha. Depois de ler tantos elogios, acho que achei a receita! Já comprei os ingredientes e vou fazer para domingo. Espero que eu acerte a receita e fique bom! rs Só uma pergunta: Quanto tempo esse bolo dura fora da geladeira?
    Abraço e parabéns pelo site!

    1. @Kika, Oi Kika, espero que o bolo tenha sido um sucesso. O bolo fora da geladeira (bem embalado) eu diria que fica bom por uns 5 dias talvez, o único problema é o recheio que vai creme de leite. Então o melhor seria guardar na geladeira mesmo. Beijinhos

  59. Olá Pam.. tudo bem?
    Gostaria de fazer essa receita para aniversário surpresa que vamos fazer para meu irmão.. 1 receita da pra quantas pessoas? sabe me dizer? A manteiga pode ser substituída por margarina?

  60. Pam, eu adora essa receita do bolo e é a que eu sempre faço, só que de um tempo para ca ela ta dando errado toda hora, fica embatumado, oleoso, ligado e cheio de furinho, fica parecendo um chiclete emborrachado, o que será que ta acontecendo? eu tô seguindo a receita exatamente igual a dai e não da certo 🙁

    1. @Wellen, Oi Wellen, se ela já deu certo uma vez e agora está dando errado eu diria que não tem explicação….hehe. As vezes até nosso humor influencia, comigo mesmo isso já aconteceu várias vezes, sem explicação. Beijinhos.

  61. ola

    gostaria de saber quantos ml tem sua xicara pois toda vez que tento fazer uma receita que vai xicaras nao funciona ou a minha xicara é grande ou é muito pequena, gostaria de saber se é 200 ml ou mas obrigada adorei a receita mas tenho medo que nao funcione mas uma vez.

    1. @atenis, Oi Atenis, normalmente uma xícara tem entre 240 ou 250ml. Mas o que importa é vc manter um padrão na receita. Pois vc pode usar uma xícara de 200ml, mas vc vai ter que usar ela para todas as medidas, ok? Beijinhos

  62. Olá.
    Estava em busca de uma receita “perfeita” para bolo de aniversário da minha filha. Encontrei aqui!!! Que delícia de massa!!! Adorei!!!
    Voltarei sempre.

  63. Bom dia Pam, Vou fazer essa receita e fiquei em dúvida em relação a quantidade do chocolate meio amargo, tanto da massa quanto do glacê. Vc usa uma barra de quantas gramas? Vc enche a xícara de chocolate picado primeiro e depois derrete ou tem que ser uma xícara de chocolate já derretido? Deu pra entender? rsrsrsrrs. Outra coisa, o chocolate em pó, pode ser o “dos padres” Ou vc usa tipo nescau? Obrigada!

    1. @Aline Dias, Oi Aline, eu coloco o chocolate picado na xícara medidora primeiro. E o chocolate em pó é o do dois padres, quando for nescau eu digo “achocolatado”. Beijinhos.

  64. Olá Pam!

    Primeiramente adorei seu site! Estou a procura de uma receita de bolo de chocolate e achei a sua muito boa. Minha pergunta é, será que esta tua massa dá para cobrir com pasta americana? É para um bolo de chá de bebê.

    Mais uma vez parabéns pela sua iniciativa!

    Beijos

  65. Bom dia Pamela!!
    O recheio de maracujá, serve para bolo coberto com pasta americana? ou fica mole a ponto de vazar? Caso não sirva, você tem alguma receita de Maracujá boa para bolos cobertos com pasta americana? Obrigada, sou sua fã!!

  66. Ola,Pam!
    Primeiramente quero parabenizar pelo seu site que esta indo do bom,para bem..mas bem melhor! oque ajuda muito é claro,é a peça principal,rs que esta sempre nos dando altas dicas e explicando tudo nos mínimos detalhes.Gostei muito da sua pessoa,e suas gostosuras.É claro que eu fiz o bolo para estar falando tudo isso…hehe.
    Que a capacitação e as bençãos de DEUS,continue sempre em sua vida!

  67. Olá Pam, parece ser otimo esse seu bolo, gostaria de saber se esse glacê que usou na cobertura pode ser usado também pra rechear bolos e tortas, se não, tem alguma receita pra indicar?
    Abraços ^^

  68. Ola Pam… Primeiramente parabéns pelo site, é fantástico, tem um conteúdo incrível de receitas e todas elas muito bem detalhadas e ótimas dicas, Parabéns mesmo xD.. mais bem, tenho algumas dúvidas quanto ao glacê, posso usar ele também pra rechear bolos? se sim posso incrementar com gotas de chocolate ou bombom triturado? gostaria também se saber se tem a versão “branca” dele, se é apenas substituir os chocolates, e caso não sirva pra rechear tem algum recheio pra me indicar? final do mês é meu aniversário e gostaria de eu mesmo faze-lo kkk… desde já agradeço Pam.
    Abrçs

    1. @Rafael Santana, Oi Rafael, acabei de responder seu comentário anterior, espero que tenha dado tempo. Bom se você quiser algo branco pra rechear, eu sempre prefiro usar o chantilly ou você pode usar um ganache branco, e pode sim incrementar com o que quiser, o bombom triturado fica ótimo. Beijinhos.

  69. Olá, Pam!!!! Achei seu bolo simplesmente LINDO!
    Quero fazer ele pro noivado do meu cunhado. Mas estou meio perdida! Será que poderia me orientar? Se eu fizer numa forma redonda com diametro maior, é melhor eu fazer duas receitas de bolo? E se a forma for retangular. Essa massa caberia numa forma de qual tamanho mais ou menos????
    Bjs

    1. @Vanessa, Oi Vanessa, pode sim fazer numa forma maior, mas daí vc provavelmente só vai ficar com um recheio, pois talvez a massa fique fina pra cortar, pois eu faço em duas formas de 20 cm e corto cada bolo ao meio, isso me dá 3 recheios. Daí se seu bolo ficar muito fino, então talvez seja melhor fazer 2 receitas pra poder encher mais as duas formas maiores, ou seja, use uma receita inteira pra cada forma. E na retangular eu diria que essa massa cabe numa de uns 35cm eu acho, to chutando, rsrs. Se tiver mais dúvidas é só perguntar. Beijinhos.

      1. @Pam, Olá, Pam!!!!! Simplesmente ADOREI esse bolo, quer dizer, amei!!!!! Fez um baita sucesso! Muito obrigada por compartilhar uma receita tão maravilhosa!!!!! A única coisa que mudei, é que a cobertura, fiz um ganache!!!! Sucesso absoluto!!!!! Muito obrigada! Agora virei sua fã de carteirinha!
        beijos parabéns e muito sucesso!!!!!

  70. Olá Pam!! Simplesmente D-E-L-I-C-I-O-S-A!!! E olha que eu nunca havia feito um bolo em camadas antes! Com as suas explicações e uma dose extra de dedicação deu tudo certo! Achei trabalhoso, mas o resultado eh altamente compensador! Me senti super feliz com o bolo pronto, uma verdadeira confeiteira!!!! Kkkk! Fiz para o almoço de Primeira Eucaristia da minha filha e foi um sucesso, todos elogiaram! Acabou rapidinho!!! Muito obrigada por compartilhar suas maravilhas culinárias! Sucesso para você!!

    1. Uebaaaa Patricia, fico muito feliz em saber que tudo deu certo e que o bolo foi um sucesso!! Fico contente em poder ajudar! Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  71. Tem uma rede de sites de culinária, onde o que menos im porta são as receitas e as fotos…………eles comercializam espaço comercial e 100% da receitas e fotos deles são roubadas da Net.

    Roubaram foto minha para colocar em outra receita e roubaram foto tua tb…olha só: http://www.receitinhasdavovo.com/receita/1439/bolo-de-chocolate-com-recheio-trufado-de-maracuj

    Eles tem uma pagina no face e eu fiz denuncia formal… foram obrigados a deletar a minha foto sob pena de ter a página excluida.

    Um dos sócios dessa “máfia” entrou em contato comigo tentando me enrolar… qdo viu que não tinha chances me bloqueou.

    Caso vc não se importe que as pessoas usem suas fotos sem licença e sem crédito, me desculpe a intromissão.

    Lucia

    1. @lucia azevedo, Oi Lucia, obrigada por avisar, mas não consegui acessar o site, meu anti virus bloqueia. Ainda está no ar? Beijinhos.

  72. Pamela, usei sourcream na massa (achei que o buttercream fosse = ao sourcream). A massa ficou mais espessa. Será que vai dar certo?
    Bjo

  73. Olá à Todas!

    Quero agradecer a postagem dessa receita fantástica!
    Uma delícia!
    Eu já fiz duas vezes e realmente! Muito gostoso. Não fica doce como bolos feitos com Nescau e também faz muito sucesso com os mais velhos. Rsrs
    Nas duas vezes que tive que trocar por outros ingredientes, mas sempre ficou bom! Isso mostra a versatilidade desse bolo!
    Amei, amei! Obrigada pela receita.

  74. Boa tarde,

    Por favor, me tire uma dúvida em relação ao recheio! Quando você diz que o mesmo foi adaptado, o que significa? Que você fez uma leve modificação na receita original (da Patrícia)?

    Att,
    Gabriella

    1. Oi Gabriella, na verdade é um forma que os blogs de culinária usam pra se referir ao material que foi usado como fonte. Normalmente eu coloco o link do site de fonte no começo do post, mas como não usei a receita inteira dela, só especifiquei seu nome na parte da receita que foi usada. Beijinhos.

  75. Ola Pam, quero fazer este bolo para o aniversario de minha filha. Perguntas:
    1. Da pra monta-lo um dia antes? dai tenho q deixa-lo na geladeira?? Sera q a massa ficara dura?
    2. O recheio nao derrete nao, deixando o bolo durante a festa em cima da mesa?
    3. Caso sim, qual seria sua sugestao pra um recheio nao muito doce q combine com este bolo?
    4. Como eh a cobertura ganache?
    Obrigada!!!! bjs, cristina

    1. @Cristina, Oi Cristina, pode sim fazer no dia anterior, eu sempre faço, na noite anterior faço o recheio, a cobertura e o bolo e só monto no dia. Se você guardar o recheio na geladeira, tire um pouco antes pra dar tempo de dar uma amolecida pra facilitar na hora de espalhar. O recheio e a cobertura aguentam bem. E ganache nada mais é do que creme de leite fresco com chocolate. Tem algumas receitas no meu site. Beijinhos.

    1. @daniella, Oi Dani, eu sempre uso o fresco. Mas você pode usar o de caixinha. O melhor é usar o creme de leite mais grosso e com mais gordura pra ficar mais firme. Beijinhos.

  76. Oi pam boa tarde,
    Gostaria de saber se essa massa de bolo e úmida , quero usar em bolo que sera coberto com pasta americana, logo não posso molhar muito, então procuro uma massa não muito seca,
    Quanto ao recheio trufado de maracujá
    Posso usa lo nesse mesmo bolo (pasta América) pela textura acredito que dá, minha dúvida é em relação a durabilidade,
    Pois vou montar o bolo em um sábado a noite e ele será servido no domingo atarde,
    Não corre o risco de azedar? Já que o bolo não vai não pode ir a geladeira

    1. @Carol avila, É sim Carol, e você pode fazer no dia anterior, mas tem que ficar na geladeira pra não derreter muito, mas não vai azedar não. Beijinhos.

  77. Oi Pam, gostaria de saber se esse Recheio pode ser usado em bolos de pasta americana, ja que os mesmos nao podem ser conservados em geladeira.
    Agradeço desde ja.
    Bjod

    1. @Adriana Santos, Oi Adriana, se ele for ficar muito tempo fora da geladeira e em um lugar quente, o recheio vai amolecer, pois é só chocolate e creme de leite. Beijinhos.

Deixe um comentário