Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

Pessoal, este bolo é maravilhoso, perfeito, tem combinação melhor do que chocolate com maracujá? Eu fiz este bolo para o aniversário de 2 aninhos da filha de uma grande amiga minha e todo mundo adorou, quase que eu não consigo tirar foto de uma fatia. E para fazer o bolo eu utilizei a receita dos Cupcakes de Chocolate que eu tanto adoro e só juntei uma trufinha básica de maracujá como recheio, e voilà, um bolo super, mega, blaster delicioso e principalmente super fácil de se fazer, este foi o bolo recheado mais fácil que já fiz. Então, receita super mega aprovada e super mega recomendada à todos…hehe.

Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

Ingredientes:

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
1 xícara de buttermilk*

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Recheio (adaptado do site Technicolor Kitchen):
500g de chocolate branco, bem picadinho
400g de creme de leite fresco
¼ xícara (60ml) de suco concentrado de maracujá

Para umeceder o bolo:
½ colher (sopa) de suco concentrado de maracujá diluído em 4 colheres (sopa) de água

Glacê:
2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido

Preparo:

Comece pelo recheio:
Coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate – você obterá uma mistura bem sedosa e brilhante. Adicione o suco, misture bem, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.

Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte 2 formas redondas de 20cm.
Peneire os ingredientes secos juntos. Numa tigela, bata o óleo, a manteiga, o açucar e a baunilha até ficar cremoso, cerca de 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e bata. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar. Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos, alternando com o buttermilk e bata até misturar bem, cerca de 2 a 3 minutos.
Divida a massa nas duas formas e asse por 20-25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

Glacê:
Coloque numa panela o açucar, a farinha, o chocolate me pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva até engrossar bastante, quase no ponto de um brigadeiro. Retire do fogo e passe o glacê numa peneira. Leve para esfriar na geladeira
Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Acrescente o “mousse” de chocolate e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra o bolo com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

Montagem:
Quando os bolos estiverem totalmente frios, corte-os horizontalmente em 2 partes iguais cada um, separando-as cuidadosamente. Coloque uma das partes do bolo em um prato e pincele-o levemente com o suco de maracujá e espalhe 1/3 do recheio. Coloque outra camada de bolo, pincele com o suco e cubra com mais 1/3 do recheio. Continue o processo com a terceira camada de bolo, coloque a última parte do recheio e termine cobrindo com a última parte de bolo, o topo. Cubra todo o bolo com o glacê e decore.

235 comentários em “Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá

  1. Bom dia Pam, Vou fazer essa receita e fiquei em dúvida em relação a quantidade do chocolate meio amargo, tanto da massa quanto do glacê. Vc usa uma barra de quantas gramas? Vc enche a xícara de chocolate picado primeiro e depois derrete ou tem que ser uma xícara de chocolate já derretido? Deu pra entender? rsrsrsrrs. Outra coisa, o chocolate em pó, pode ser o “dos padres” Ou vc usa tipo nescau? Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Aline Dias, Oi Aline, eu coloco o chocolate picado na xícara medidora primeiro. E o chocolate em pó é o do dois padres, quando for nescau eu digo “achocolatado”. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Olá Pam!

    Primeiramente adorei seu site! Estou a procura de uma receita de bolo de chocolate e achei a sua muito boa. Minha pergunta é, será que esta tua massa dá para cobrir com pasta americana? É para um bolo de chá de bebê.

    Mais uma vez parabéns pela sua iniciativa!

    Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Carol, Oi Ana Carol, dá sim pra cobrir com pasta americana. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  3. Bom dia Pamela!!
    O recheio de maracujá, serve para bolo coberto com pasta americana? ou fica mole a ponto de vazar? Caso não sirva, você tem alguma receita de Maracujá boa para bolos cobertos com pasta americana? Obrigada, sou sua fã!!

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, serve sim, não fica mole não. E se você deixar na geladeira por um tempo ele fica mais firme ainda. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Ola,Pam!
    Primeiramente quero parabenizar pelo seu site que esta indo do bom,para bem..mas bem melhor! oque ajuda muito é claro,é a peça principal,rs que esta sempre nos dando altas dicas e explicando tudo nos mínimos detalhes.Gostei muito da sua pessoa,e suas gostosuras.É claro que eu fiz o bolo para estar falando tudo isso…hehe.
    Que a capacitação e as bençãos de DEUS,continue sempre em sua vida!

    [Responder]

    Pam:

    @Mizinha, Oi Mizinha, que comentário gostoso de ler, muuuito obrigada pelo seu carinho, me dá uma motivação enooorme. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Olá Pam, parece ser otimo esse seu bolo, gostaria de saber se esse glacê que usou na cobertura pode ser usado também pra rechear bolos e tortas, se não, tem alguma receita pra indicar?
    Abraços ^^

    [Responder]

    Pam:

    @Rafael Alves, Oi Rafael, pode sim, fica ótimo. Do contrário vc pode usar o famoso ganache. Beijinhos.

    [Responder]

  6. Ola Pam… Primeiramente parabéns pelo site, é fantástico, tem um conteúdo incrível de receitas e todas elas muito bem detalhadas e ótimas dicas, Parabéns mesmo xD.. mais bem, tenho algumas dúvidas quanto ao glacê, posso usar ele também pra rechear bolos? se sim posso incrementar com gotas de chocolate ou bombom triturado? gostaria também se saber se tem a versão “branca” dele, se é apenas substituir os chocolates, e caso não sirva pra rechear tem algum recheio pra me indicar? final do mês é meu aniversário e gostaria de eu mesmo faze-lo kkk… desde já agradeço Pam.
    Abrçs

    [Responder]

    Pam:

    @Rafael Santana, Oi Rafael, acabei de responder seu comentário anterior, espero que tenha dado tempo. Bom se você quiser algo branco pra rechear, eu sempre prefiro usar o chantilly ou você pode usar um ganache branco, e pode sim incrementar com o que quiser, o bombom triturado fica ótimo. Beijinhos.

    [Responder]

  7. Olá, Pam!!!! Achei seu bolo simplesmente LINDO!
    Quero fazer ele pro noivado do meu cunhado. Mas estou meio perdida! Será que poderia me orientar? Se eu fizer numa forma redonda com diametro maior, é melhor eu fazer duas receitas de bolo? E se a forma for retangular. Essa massa caberia numa forma de qual tamanho mais ou menos????
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, pode sim fazer numa forma maior, mas daí vc provavelmente só vai ficar com um recheio, pois talvez a massa fique fina pra cortar, pois eu faço em duas formas de 20 cm e corto cada bolo ao meio, isso me dá 3 recheios. Daí se seu bolo ficar muito fino, então talvez seja melhor fazer 2 receitas pra poder encher mais as duas formas maiores, ou seja, use uma receita inteira pra cada forma. E na retangular eu diria que essa massa cabe numa de uns 35cm eu acho, to chutando, rsrs. Se tiver mais dúvidas é só perguntar. Beijinhos.

    [Responder]

    Vanessa:

    @Pam, Olá, Pam!!!!! Simplesmente ADOREI esse bolo, quer dizer, amei!!!!! Fez um baita sucesso! Muito obrigada por compartilhar uma receita tão maravilhosa!!!!! A única coisa que mudei, é que a cobertura, fiz um ganache!!!! Sucesso absoluto!!!!! Muito obrigada! Agora virei sua fã de carteirinha!
    beijos parabéns e muito sucesso!!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, fico feliz que tenha sido um sucesso, adoro poder ajudar e compartilhar essas delícias. Beijinhos.

  8. Olá Pam!! Simplesmente D-E-L-I-C-I-O-S-A!!! E olha que eu nunca havia feito um bolo em camadas antes! Com as suas explicações e uma dose extra de dedicação deu tudo certo! Achei trabalhoso, mas o resultado eh altamente compensador! Me senti super feliz com o bolo pronto, uma verdadeira confeiteira!!!! Kkkk! Fiz para o almoço de Primeira Eucaristia da minha filha e foi um sucesso, todos elogiaram! Acabou rapidinho!!! Muito obrigada por compartilhar suas maravilhas culinárias! Sucesso para você!!

    [Responder]

    Pam:

    Uebaaaa Patricia, fico muito feliz em saber que tudo deu certo e que o bolo foi um sucesso!! Fico contente em poder ajudar! Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  9. adorei miga pena que estou de dieta mas quando eu acabar na primeira hora vou te chamar

    [Responder]

    Pam:

    @Marcia, Ah mas a dica é ter várias pessoas pra dividir e não cair na tentação…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

  10. Tem uma rede de sites de culinária, onde o que menos im porta são as receitas e as fotos…………eles comercializam espaço comercial e 100% da receitas e fotos deles são roubadas da Net.

    Roubaram foto minha para colocar em outra receita e roubaram foto tua tb…olha só: http://www.receitinhasdavovo.com/receita/1439/bolo-de-chocolate-com-recheio-trufado-de-maracuj

    Eles tem uma pagina no face e eu fiz denuncia formal… foram obrigados a deletar a minha foto sob pena de ter a página excluida.

    Um dos sócios dessa “máfia” entrou em contato comigo tentando me enrolar… qdo viu que não tinha chances me bloqueou.

    Caso vc não se importe que as pessoas usem suas fotos sem licença e sem crédito, me desculpe a intromissão.

    Lucia

    [Responder]

    Pam:

    @lucia azevedo, Oi Lucia, obrigada por avisar, mas não consegui acessar o site, meu anti virus bloqueia. Ainda está no ar? Beijinhos.

    [Responder]

  11. Essa receita bolo de chocolate com recheio trufado de maracujá, dá aproximadamente quantas porções?
    Obrigada. =)

    [Responder]

    Pam:

    @Eliane, Oi Eliane, eu sempre fiz esse bolo pra umas 15 pessoas e dá tranquilo. Beijinhos.

    [Responder]

  12. Pamela, usei sourcream na massa (achei que o buttercream fosse = ao sourcream). A massa ficou mais espessa. Será que vai dar certo?
    Bjo

    [Responder]

    Pam:

    @Haline, Oi Haline, eu acho que deve ter dado certo, né? Como ficou? Beijinhos.

    [Responder]

    Haline:

    Deu certo sim. Mas achei que ficou menos fofo. Eu já tinha feita essa receita antes.
    Tks

    [Responder]

  13. Olá à Todas!

    Quero agradecer a postagem dessa receita fantástica!
    Uma delícia!
    Eu já fiz duas vezes e realmente! Muito gostoso. Não fica doce como bolos feitos com Nescau e também faz muito sucesso com os mais velhos. Rsrs
    Nas duas vezes que tive que trocar por outros ingredientes, mas sempre ficou bom! Isso mostra a versatilidade desse bolo!
    Amei, amei! Obrigada pela receita.

    [Responder]

    Pam:

    @Kenya, Ebaaa Kenya, fiquei super contente em ler seu comentário. Obrigada por voltar e comentar. Beijinhos.

    [Responder]

  14. Boa tarde,

    Por favor, me tire uma dúvida em relação ao recheio! Quando você diz que o mesmo foi adaptado, o que significa? Que você fez uma leve modificação na receita original (da Patrícia)?

    Att,
    Gabriella

    [Responder]

    Pam:

    Oi Gabriella, na verdade é um forma que os blogs de culinária usam pra se referir ao material que foi usado como fonte. Normalmente eu coloco o link do site de fonte no começo do post, mas como não usei a receita inteira dela, só especifiquei seu nome na parte da receita que foi usada. Beijinhos.

    [Responder]

  15. Oi, gostaria de saber quanto tempo esse recheio dura fora da geladeira, com bolo de pasta americana? Obrigado

    [Responder]

    Pam:

    @Patricia teixeira, Oi Patrícia, aguenta tranquilo durante uma festa. Beijinhos.

    [Responder]

  16. Ola Pam, quero fazer este bolo para o aniversario de minha filha. Perguntas:
    1. Da pra monta-lo um dia antes? dai tenho q deixa-lo na geladeira?? Sera q a massa ficara dura?
    2. O recheio nao derrete nao, deixando o bolo durante a festa em cima da mesa?
    3. Caso sim, qual seria sua sugestao pra um recheio nao muito doce q combine com este bolo?
    4. Como eh a cobertura ganache?
    Obrigada!!!! bjs, cristina

    [Responder]

    Pam:

    @Cristina, Oi Cristina, pode sim fazer no dia anterior, eu sempre faço, na noite anterior faço o recheio, a cobertura e o bolo e só monto no dia. Se você guardar o recheio na geladeira, tire um pouco antes pra dar tempo de dar uma amolecida pra facilitar na hora de espalhar. O recheio e a cobertura aguentam bem. E ganache nada mais é do que creme de leite fresco com chocolate. Tem algumas receitas no meu site. Beijinhos.

    [Responder]

    cristina:

    @Pam, obrigada!!!

    [Responder]

  17. pam, qual o creme de leite q vc usa?

    [Responder]

    Pam:

    @daniella, Oi Dani, eu sempre uso o fresco. Mas você pode usar o de caixinha. O melhor é usar o creme de leite mais grosso e com mais gordura pra ficar mais firme. Beijinhos.

    [Responder]

  18. Oi pam boa tarde,
    Gostaria de saber se essa massa de bolo e úmida , quero usar em bolo que sera coberto com pasta americana, logo não posso molhar muito, então procuro uma massa não muito seca,
    Quanto ao recheio trufado de maracujá
    Posso usa lo nesse mesmo bolo (pasta América) pela textura acredito que dá, minha dúvida é em relação a durabilidade,
    Pois vou montar o bolo em um sábado a noite e ele será servido no domingo atarde,
    Não corre o risco de azedar? Já que o bolo não vai não pode ir a geladeira

    [Responder]

    Pam:

    @Carol avila, É sim Carol, e você pode fazer no dia anterior, mas tem que ficar na geladeira pra não derreter muito, mas não vai azedar não. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *