Cupcakes de Baunilha

cupcake

Fugindo um pouco dos muffins, resolvi fazer cupcakes, que para mim nada mais é do que um muffin com cobertura colorida…hehe…mas que são tão gostosos quanto. E para começar resolvi fazer os cupcakes tradicionais de baunilha com cobertura de buttercream. Deliciosos !!

cupcake1

Cupcake de Baunilha

Ingredientes:
12 cupcakes

Cupcakes:

1/2 e 1/4 xícara de farinha de trigo com fermento (90g)
1/2 e 1/8 xícara de farinha de trigo (75g)
1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida
1/2 e 1/4 xícara de açucar (135g)
3 ovos pequenos
1/2 xícara de leite
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura (Buttercream):

1/3 xícara de manteiga amolecida
45ml de leite
2/3 colher(chá) de essência de baunilha
2 xícaras de açucar de confeiteiro
gotas de corante

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture e peneire as farinhas.
Em uma tigela grande bata a manteiga e o açucar por 3 minutos até obter um creme claro. Vá adicionando os ovos um a um e batendo a cada adição.
Acrescente os secos em 3 partes alternando com o leite e a baunilha. Bata até tudo ficar bem misturado.
Asse por 20 a 25 minutos. Deixe esfriar completamente.
Para a cobertura misture a manteiga, metade do açucar, leite e baunilha. Bata até ficar cremoso, 3 a 5 minutos. Gradualmente acrescente o resto do açucar e bata por 2 minutos até ficar grosso o suficiente para espalhar, se necessário acrescente mais açucar. Acrescente algumas gotas de corante até obter a cor desejada. Espalhe sobre os cupcakes.

99 comentários em “Cupcakes de Baunilha

  1. Ola Pamela! Achei uma gracinha o seu site, mas acho que dificulta um pouco essas medidas “1/8”, “1/3″… imagino que a quantidade numerica fica mais facil, qualquer medidor resolve 170 gramas rsrs!
    Beijos e boas realizacoes culinarias

    [Responder]

  2. Olá Pamela,
    Amei seu blog também!
    Obrigada pelo comentário no meu, a Avelã é mesmo muito fofa e companheira!
    Estava mesmo procurando uma receita de Buttercream, vou testar a sua e depois conto como ficou!
    Parabéns pelo lindo bolo de aniversário da sua Mãe!
    Beijinhos
    Nina

    [Responder]

  3. Parabéns pelo seu trabalho. suas receitas devem ser maravilhosas de gostosas. Estou me atrevendo a fazer cupcakes. Obrigada pela dica e pela receita.
    Tenho uma dúvida, a cobertura de Buttercream aguenta quanto tempo? e da de Ganache? obrigada mais uma vez.
    bjs

    [Responder]

  4. Oi Luciana, obrigado pela sua visita, espero que goste dos resultados das receitas. Respondendo à sua dúvida, as duas coberturas aguentam bastante tempo guardadas no freezer, uns dizem que mais de 5 meses, mas nunca testei tanto tempo…hehe. Para descongelar o buttercream é só deixar fora do freezer na noite anterior até chegar na temperatura ambiente, e o ganache você pode derretê-lo de novo em banho maria. Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    [Responder]

  5. Olá Pamela!!!!
    Tomei a liberdade de copiar as suas receitas de cupcake e de maffin, eu começei a fazer uns cookies em casa meu marido levou alguns pro trabalho e pronto o povo enloquecei rssss
    Então começei a fazer pra vender, eles começaram a pedir muffins e eu fiz uns 12 de encomenda ficou bom, mas eu ainda não tinha comprado as forminhas de papel.
    E agora tenho uma enorme duvida, quando a gente assa os muffin ou os cupcake com as forminhas e normal elas ficarem umidas?????
    Meu marido achou estranho, como eu nunca tinha feito não sei se é normal.
    Agradeço a sua ajuda.

    beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Adriane, Oi Adriane, depois de que os muffins ou cupcakes saem do forno, é necessário tirá-los da forma e colocá-los numa grelha, por causa deste motivo, ele precisam de ar para ficarem mais sequinhos, se você deixá-los na forma quente, o vapor vai ficar contido, tornando as forminhas úmidas, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Oi Pamela, de novo… acabei de comentar no post do cinnamon… rss

    Tb estou louca pra fazer cupcakes, já pequei algumas receitas mas ainda não tenho a “assadeira redondinha” para bolinhos, será q dá certo se colocar direto nas forminhas de papal sem a assadeira ou o cupcake ficará todo torto, caído? hehe
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Daniela, Oi Daniela, então se você colocar os cupcakes direto nas forminhas de papel eles não vão ficar redondinhos não, vão ficar mais achatados, tente então colocar mais de uma forminha de papel junta para tentar deixar mais duro e estável. Mas se você quiser utilizar aquelas forminhas de empadinhas ou queijadinhas elas dão um suporte legal, mas nada melhor do que as forminhas de cupcakes…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  7. É, foi isso q eu pensei, ele vão ficar feinhos! rss
    Preciso mesmo dessas forminhas.

    De onde vc é? Eu sou de SP, sabe aonde eu posso encontrar? Já fui em 2 ou 3 lojas que vendem coisas para festas mas não encontrei a forma de cupcake, só as de empadas… já que eu vou comprar que seja de cupcake em vez de empada né? rsrsrs. Pior q eu tinha dessas de empadinhas aqui em casa, mas sei lá onde foram parar… haha
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Daniela, Oi Daniela, eu sou de Campinas, mas em São Paulo acredito que seja super fácil de se encontrar estas forminhas, tente em casa de produtos para culinária, doces, loja de utensílios para casa tem. Mas se você quiser tem um site na internet ótimo http://www.barradoce.com.br , tem de tudo e chega rapidinho.
    Beijinhos

    [Responder]

    Michelle:

    @Pam, Olá Pam … Moro em Campinas e não estou conseguindo encontrar a assadeira para cupcake, vc tem algum lugar para me indicar ???
    Agradeço desde já.
    Michelle

    [Responder]

    Pam:

    @Michelle, Nossa Michelle, eu morava em Campinas e é super fácil achar as forminhas por aí. Nos shoppings vc acha em qualquer loja de cozinha e existem as lojas de doces como o netinho que também vendem, ok? Espero que encontre.
    Beijinhos

  8. Nossa, eu acho difícil achar aqui… rss. Nos lugares que eu fui só tinha uns para muffins mas eram individuais, vou procurar direito, pq me empolguei querendo fazer… haha
    Não conhecia esse site, valeu pela dica!!! 🙂
    Bjos

    [Responder]

  9. Nossa, eu acabei de fazer a receita.
    Não consigo parar de come-lo
    ficaram deliciosos… e adorei as outros receitas aqui, vou fazer vááááárias e nem gosto muito de cozinhar heim…

    Parabéns…

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Nossa, faz tanto tempo que fiz estes cupcakes que nem me lembro mais do sabor e você me deixou com vontade de experimentar, agora vou ter que fazê-los. Você vai começar a adorar cozinhar, pode acreditar, quem começa não consegue parar…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Boa tarde,gostaria de saber a validade dos cupcakes, queria muito fazer pra vender.Sou da cidade de viçosa-MG aqui não tem estas forminhas posso fazer na forma de pão de mel. sera que fica legal. desde obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @margarida, Oi Margarida eu não aconselho à guardar os cupcakes por muito tempo, pois eles ficam secos, se for preciso no máximo uns 5 dias. Bom, não sei exatamente qual forma de pão de mel você se refere, mas se ela for mais funda, dá pra usar sim, só que não vai ficar no formato fofinho de um mini bolo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Olá, Pamela, adorei todoas as receitas, achei muito boa a idéias de tirar a foto dos bolinhos “mordidos”, dá para ter idéia da textura e comparar com a que a gente fizer em casa! rs
    Estou tentando escolher uma receita para o aniversário da minha filha, mas as receitas de cupcake que eu testei até agora foram uma tragédia, costumo fazer a massa de bolo que estou acostumada e assar nas forminhas, mas quem provou e perguntou como foi feito ficou decepcionado por não serem legítimos, hahaha.
    A massa está ok, vou escolher 2 ou 3 receitas daqui e experimentar, mas a cobertura eu preciso de ajuda…qual vc aconselha? Preciso de uma que resista fora da geladeira um tempo, pode ser qualquer uma menos o buttercream, ok?
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Mariane, Oi Mariane, fico muito feliz em saber que você gosta do meu blog. Então, sobre a cobertura, uma que eu gosto é a de chocolate do cupcake de chocolate, acho que aguenta bem fora da geladeira e é uma delícia. Depois me conta qual você fez, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Oi, eu gostaria de saber qual é a receita para aquela cobertura de cupcakes que é durinha (pelo menos parece)que é colorido (corante) e tal, que vai normalmente nos cupcakes de baunilha…. eu não consigo saber de jeito nenhum a receita dessa cobertura! Me ajude!

    [Responder]

    Pam:

    @Bruna Chiavone, Oi Bruna, eu não entendi, você quer a receita da pasta americana (como você havia me perguntado antes), ou de alguma cobertura mais pastosa que se usa o bico de confeitar?
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Acabamos de fazer a receita ! A massa ficou perfeita, estamos esperando resfriar para passar o glacê, adorei ! Estamos loucos para experimentarrr !!

    Beijinhos,
    Bia e Vicente

    [Responder]

    Pam:

    @Bivi, Hum, espero que tenha ficado bom…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. Olá,tudo bem?
    Gostaria de saber a validade dos cupcakes.
    Sei que varia dependendo dos ingredientes utilizados.Mas,uma média de dias.
    Faço pães de mel e gostaria de uma opção para trabalhar no verão.Esse glacê suorta o calor?
    Obrigada pela atenção.
    Beijocas!

    [Responder]

    Pam:

    @Marjorie, Oi Marjorie, eu nunca aconselho a guardar os cupcakes por muito tempo, pois eles nunca ficarão tão bons quanto os feitos no dia. Mas se você precisa mesmo guardar eu aconselharia a guardá-los por no máximo uma semana, em lugar fresco e seco, ok? Ah e o glacê desta receita não aguenta no calor não.
    Beijinhos

    [Responder]

  15. Olá!!
    Acho seu blog lindo e pela primeira vez resolvi tentar fazer cupcake. Como eu nunca fiz, quero saber se o que aconteceu comigo é um erro. Meu cupcakes murcharam depois que tirei do forno. É assim mesmo?

    Obrigada pelas receitas!!!

    Bia Briata

    [Responder]

    Pam:

    @Beatriz Briata, Oi Beatriz, os cupcakes dão uma encolhida bem leve, mas se você acha que os seus encolheram demais, é por que você os tirou muito cedo do forno ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  16. Oi Pamela!

    adoro seu blog.. essa receita dos cups de baunilha é tudo de bom! eu sou iniciante na cozinha e fiquei toda boba quando consegui fazer os bolinhos com o buttercream…rs.. as primeiras vezes ele ficou perfeito, bem grosso, usei até o saco para confeitar. Tentei 2 vezes essa semana e não sei o que houve, ele fica muito pastoso! não consigo mais confeitar sem ficar molenga… vc acha que pode ter sido a temperatura da manteiga ou se usar margarina faz diferença?
    Bjinhos!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Bianca, Oi Bianca, acredito sim que o problema seja a temperatura da manteiga e se você usar margarina faz diferença sim, pois ela é mais “molenga”…hehe. Então, tente refazer tudo o que você fez da primeira vez que deu certo, se você ainda não conseguir acertar me avisa.
    Beijinhos

    [Responder]

  17. Olá Pam,

    Sou mamãe de primeira viagem e pretendo fazer cupcakes para o chá de fraldas de minha menininha. Gostaria de saber por quanto tempo os bolinhos ficam ainda gostosos. Posso fazê-los com quanto tempo de antecedência da data da festa? Ah! Essa cobertura buttercream, ela é resistente ao calor? É que eu moro no nordeste do Brasil. Caso a resposta seja negativa, poderias me sugerir outra cobetura equivalente? Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Gisele, Oi Gisele, eu sempre indico fazer os cupcakes no mesmo dia, pois eles nunca ficarão mais gostosos do que quando acabaram de sair do forno. Mas se você precisa fazer antes, eu aconselharia a fazer no máximo 3 dias antes e guarda-los bem fechados e em lugar seco. E o buttercream não aguenta no calor não, então o que eu indicaria é uma cobertura básica de chocolate ou pasta americana, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  18. Oi Pamela! Eu vi que vc falou que é de Campinas, eu tbém sou… onde acho aqui a forma (assadeira com furinhos) para os cupcakes?
    Bjos…

    [Responder]

    Pam:

    @Tatianna, Oi Tati, existe uma loja chamada Netinho que acho que fica no Bonfin, e existe uma outra também que fica na andrade neves, perto do castelo, ok? Mas é muito fácil você achar em vários lugares na cidade.
    Beijinhos

    [Responder]

  19. Oi Pam!
    Fiz os cupcakes de chocolate, mas eles não cresceram quase nada! Coloquei mais da metade da forminha e mesmo assim eles não cresceram. O que pode ter acontecido?

    [Responder]

    Pam:

    @Gisele, Ah Gisele, que pena que não deu certo, mas para o bolo não crescer, as hipóteses que eu tenho é que, ou o fermento não era bom, ou você bateu demais a massa. Então tente de novo e esteja atenta à qualidade do fermento e sempre coloque-o por último e não bata muito a massa depois que colocou ele, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  20. hey Pam!

    Acabei de tirar os cupcakes do forno! Deu super certo!!!!!!! Estou vibrando de felicidade aqui, HAHA

    Então, eu tenho 15 anos e já sou fascinado por culinária, principalmente por doces. Sei fazer bastante coisa, mas essa receita foi o que eu mais amei preparar! Vou levar pra vida, essa é a primeira de muitas vezes que eu vou preparar cupcakes HAHA

    Brigadão e parabéns pelo blog 🙂

    ps. Agora eu vou só esperar esfriar e preparar o buttercream 😉

    [Responder]

    Pam:

    @Ruan Oliveira, Oi Ruan, se você gostou dessa receita, então você vai amar as outras, que eu garanto que são muito mais gostosas. Se testar depois me conta o que achou, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  21. Procurando receita de cupcakes acabei caindo aqui nesse site/blog maravilhosoooooo…Não consigo sair daqui…só delicias. Parabénsss!!
    Já Favoritei. Rá
    Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Leninha Ramos, Oi Leninha, então não sai daqui não…haha…fica por aí e se testar as receitas depois me conta o resultado, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  22. Olá Pamela, adoro seu site, sempre estou por aqui, já add nos favoritos!!! Acabei de fazer os cupcakes de baunilha, ficaram LINDOS!!! A massa é deliciosa, só achei o creme muito doce, vou fazer outra cobertura…Qual vc sugere??? Bjinhos

    [Responder]

  23. Seu site é uma delíiicia. Há muito procuro receitas de cupcake, achei diversas, mas nenhuma me inspirou a fazer. Vc com seus comentários inicias, nos provoca…rs…não há como resistir a fazer uma , duas, três…todas as receitas.
    Amei!
    Ainda não fiz nenhum, mas farei e virei aqui dizer o resultado.
    Beijão.

    [Responder]

    Pam:

    @Gi, Oi Gi, muito obrigado pelo carinho. Fico feliz em saber que você não vai conseguir resistir às receitas e vai querer testas todas…hehe. E realmente, não esquece de voltar pra contar o resultado.
    Beijinhos

    [Responder]

  24. Oi Pam, esse buttercream fica durinho? Quero enfeitar o cupcake com o saco de confeitar.. dá certo?

    [Responder]

    Pam:

    @Bruna Roberta, Oi Bruna, este não fica durinho, mas tem outras receitas de buttercream no meu blog que ficam mais durinhos, procura na pagina principal que você encontra os últimos que postei.
    Beijinhos

    [Responder]

  25. oii Pam,estou louca p fazer os cupcakes,mas nao entendi por que tem que colar farinha de trigo com fermento e farinha de trigo normal,posso colocar a normal e um ccolher de fermento?

    [Responder]

    Pam:

    @fernanda, Oi Fernanda, não tem o que entender, é simplesmente a receita…hehe. Mas como todas as receitas, você pode e deve sempre adaptar do jeito que você quiser. E pode sim fazer o que você disse.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. dos cupcakes que testei daqui essa é uma das preferidas!
    a massa é beeem levinha, e dá pra rechear com o que quiser!
    adorei!

    [Responder]

    Pam:

    @Roberta, Oi Roberta, realmente esta massa é como uma tela em branco, você pode colocar a tinta que quiser ou neste caso o recheio e a cobertura…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  27. Pam, eu de novo! Vou começar com o cupcake de baunilha, e eu tenho algumas dúvidas. Eu posso trocar a farinha de trigo e a farinha de trigo com fermento por uma mistura para bolo (comprei sabor baunilha)? Nesse caso, eu coloco a quantidade das duas juntas e fermento? Mais uma, é a última hehe qual a quantidade de fermento que eu coloco? Obrigado desde já! Beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @Rodrigo Oliveira, Oi Rodrigo, vou tentar te ajudar…hehe. Bom a mistura para bolo já vem com fermento, não vem? Mas eu nunca fiz isso que você falou e não sei se dá certo, pois a mistura para bolos vem vários ingredientes, como açucar, gordura…etc. Então não sei se fica bom, pois se você não tem a receita certa, vai ter que fazer muitas mudanças. Então a dica que tenho é que ou você usa só a mistura para bolo, faz como a caixinha manda e coloca a massa nas forminhas de cupcake ou seja um bom aprendiz e compre as farinhas certas, ok? hehe
    Beijinhos

    [Responder]

    Rodrigo Oliveira:

    @Pam, Realmente, não deu muito certo. Da próxima vez serei um bom aprendiz e farei tudo certinho! E vou voltar aqui pra dizer o quanto eles ficaram incríveis hahah beijos.

    [Responder]

  28. Também sou brasileira e estou em Montreal visitando minha filha. Parabéns seu blog está ótimo.

    [Responder]

    Pam:

    @Rita Tortato, Oi Rita, espero que esteja aproveitando a viajem e esta maravilhosa cidade, obrigado pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  29. Olá, Pam!

    Fiquei encantada com o site e com as receitas. Hoje me atrevi a fazer o cupcake de baunilha e adorei o resultado. Só tenho 2 perguntas:
    1 – a manteiga é a normal, sem sal, que usamos para passar no pão ou é manteiga culinária?
    2 – os meus ficaram um pouco secos. Vc tem alguma dica para deixá-los mais molhadinhos?

    Obrigada e parabéns!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Isabella, Oi Isabella, a manteiga é a normal sim, sem sal, que você compra no supermercado e para não deixar os cupcakes secos você deve assar menos da próxima vez, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  30. Olá Pamela, estou pensando em fazer cupcakes para vender…mas..tenho algumas dúvidas…posso congelar o cup depois de assado???quanto tempo dura no freezer??? Buttercream…ganache…glacê de chocolate…também posso congelar????Preciso de suas dicas…rsrsr
    Obrigada pela atenção…bjimmm

    [Responder]

    Pam:

    @Natali Rocha Campos, Oi Natali, eu não gosto muito do conceito de congelar, pois para mim a qualidade diminui bastante. Mas em teoria você pode congelar tudo, para os cupcakes depois de frios enrole-os em papel alumínio e depois coloque em sacos plásticos e congele-os por até 3 meses. As coberturas também, o buttercream talvez vc tenha que bater mais um pouquinho na batedeira depois de congelar.
    Beijinhos

    [Responder]

  31. oi pamela,
    fiquei meio confusa com as medidas do cupcake, será que você pode me explicar ??
    obrigada, bjs Beatriz

    [Responder]

    Pam:

    @Beatriz, Oi Beatriz, claro, qual é exatamente a sua dúvida? Bom, vou tentar te ajudar, você pode usar tanto as medidas em xícaras ou se você tiver uma balança use as medidas em gramas que estão em parênteses. Mas se você for usar em xícaras eu indica você usar as xícaras medidoras que já vem com todos estes valores estranhos, você encontra elas para comprar até em supermercados. Pois se você usar uma xícara normal fica difícil fazer estas medidas a olho, pois 1/4 significa que você deve pegar uma xícara dividi-la em quatro partes e pegar só uma parte destas quatro, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  32. Oi Pamela,

    Eu adorei os seus cupcakes, e comprei varios kits de cupcakes e eu e minhas amigas fizemos fizemos todos!!! Eu adorei!!

    [Responder]

    Pam:

    @Selena, Oi Selena, que delícia heim? Se reunir com as amigas pra fazer cupcakes, não tem nada melhor. E fico feliz em saber que você gostou dos cupcakes.
    Beijinhos

    [Responder]

  33. Olá, fiz essa receita de buttercream mas fiz com muita pressa e ela ficou com o gosto do açúcar muito acentuado e muito molenga, também dava pra sentir a textura do açúcar, mesmo usando o de confeiteiro
    Acha que isso aconteceu por ter batido por pouco tempo? isso interfere muito na textura?
    Adoro o blog, beijos

    [Responder]

    Eduarda M:

    @Eduarda M, Também queria uma receita que pudesse confeitar sabe, um buttercream que ficasse mais consistente.
    Confeitar com marshmallow da bons resultados? ou ele derrete?

    [Responder]

    Pam:

    @Eduarda M, Oi Eduarda, para esta receita não precisa bater muito, mas ela é uma receita de buttercream mais molinha, e sempre que você quiser deixar mais firme você deverá acrescentar mais açucar. Mas acredito que isso não vá lhe agradar muito, o buttercream não agrada muitas pessoas pelo fato de ter um gosto acentuado de manteiga e açucar. Dê uma olhada na receita de buttercream de ovomaltine no meu site, que acredito ser um que lhe agradará melhor.
    Beijinhos

    [Responder]

  34. por que os dois tipos de farinha?

    [Responder]

    Pam:

    @nathalia, Oi Nathalia, usa-se a farinha com fermento só para ser mais fácil. Mas se você quiser colocar só farinha normal pode colocar e não esqueça de colocar o fermento e uma pitada de sal.
    Beijinhos

    [Responder]

  35. Oi Pam, terias uma receita de butter creme e ganache que eu consiga usar o bico de confeitar, fazer aquelas piruetas durinhas? Obrigada! Sou blog é maravilhoso e vc muito simpática respondendo a todos com atenção, adoro ler esse blog! Bj!

    [Responder]

    Pam:

    @cris, Oi Cris, dá uma olhadinha no meu índice de receitas que você vai encontrar várias receitas do jeitinho que você está procurando.
    Beijinhos

    [Responder]

    cris:

    @Pam, Obrigada, vou ver sim! Bjus e sucesso com seu blog!

    [Responder]

  36. Oi Pam!
    Acabei de fazer essa receita! Mas os meus cupcakes não cresceram quase nada… =/ E ainda ficaram tipo “socados”. =(
    Coloquei fermento e sal certinho na farinha de trigo para substituir a que já vem com fermento, exatamente do mesmo jeito que já fiz outras vezes. Dobrei a sua receita. Então ficaram 180gr de farinha com fermento, aí coloquei 2 col chá de fermento e 1/2 col chá sal. Bati na batedeira, será que bati tempo demais?
    ou colocar de cobertura ganache de chocolate preto. espero que melhore. Hehe!

    [Responder]

    Pam:

    @katiusse, Oi Katiusse, que estranho, será que precisava de mais um pouquinho de fermento. Bom e também não é bom bater muito, pois quanto mais vc bate mais a farinha solta glúten que faz com que a massa fique mais dura. Mas espero que vc não desiste e que tente outras vezes, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    katiusse:

    @Pam, Vou tentar de novo sim! Aí coloco 1/2 col cha de fermento a mais e bato só para misturar mesmo. Acho q foi isso que deu errado. 🙂

    [Responder]

    Katiusse:

    @katiusse, Pam, refiz a receita dos cupcakes e deu certo agora! 😀
    Na parte de alternar o leite e o trigo eu misturei à mão pra não correr o risco de bater demais. Deu certinho.
    Como cobertura fiz o seu buttercream de ovomaltine! Ficou delicioso! Pena que foram poucos, seu eu soubesse q teriam ficados tão bons, teria dobrado a receita! hehehe!
    Obrigada!

    Pam:

    @Katiusse, Ebaaaaa Katiusse, fico super feliz em saber que deu certo. Parabéns à você por não desistir. Beijinhos.

  37. Olá Pam!

    Adoro o seu blog.
    Ontem testei a receita dos cupcakes de baunilha e a massa ficou uma maravilha.
    Eu fiz eles no formato mini com recheio de doce de leite e cobertura de marshmallow.
    Ficaram tão bons que não deu tempo de fotografar, pois minhas clientes limparam o estoque.

    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Joci, Eba, Joci, fico feliz em saber que o cupcake foi um sucesso, parabéns pra você. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  38. Hoje eu fiz duas fornadas de cupcakes e nenhuma deu certo, eles ‘solaram’. O que será que aconteceu?

    [Responder]

    Pam:

    @Rita, Oi Rita, quando solam, normalmente é por que a massa foi muito batida, ou a quantidade de fermento não foi suficiente, ou o forno estava muito baixo. Vc testou esta receita de baunilha? Beijinhos.

    [Responder]

    Rita:

    @Pam, Oi Pam testei essa de baunilha mesmo, mas como não deu certo acabei desanimando de fazer =/
    beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Rita, Oi Rita, não desiste não, tenta de novo que garanto que é com a prática que se chega a perfeição. Se preferir faça outra receita, mas não desiste, ok? Beijinhos.

  39. Se eu não usar a farinha com fermento que pede nesta receita, quanto de fermento eu coloco?
    beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Rita, Oi Rita, se você não tiver farinha com fermento você pode colocar para cada 1 xícara de farinha de trigo normal, 1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó mais 1/2 colher (chá) de sal. Beijinhos.

    [Responder]

  40. Oi, Pam!
    Eu tenho uma receita diferente da tua para fazer cupcakes. É parecida, mas eu tenho uma dúvida… Por que uma medida de farinha de trigo com fermento e outra de farinha de trigo? Eu faço com farinha de trigo e adiciono o fermento nela… Qual seria a medida para fazer do meu jeito? Para não precisar usar duas farinhas de trigo diferentes…

    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Júlia, Oi Júlia, a dica da nigella para criar farinha com fermento é: para 150g/1xícara de farinha comum adicionar 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá de fermento em pó. Beijinhos

    [Responder]

Deixe uma resposta