2


Resolvi fazer um post falando sobre a minha cidade pra vocês conhecerem um pouquinho mais. Então, Montreal para quem não sabe é uma ilha e fica na província de Québec, a parte francesa do Canadá. A cidade em si tem certa de 1 milhão e 600 mil habitantes mas a metrópole tem cerca de 3 milhões de 600 mil, então dá pra ter uma noção de como ela é grande.

O que eu mais gosto de Montreal é que além de você ter tudo que uma cidade grande tem, ela é cheia de parques super estruturados, e é fácil também chegar na parte rural, com cidadezinhas menores, fazendas e etc. Os parques são lindos, com lagos, rios, muitas árvores, esquilos, gaivotas, corvos, e os mais afastados da cidade tem urso, cervo, e animais mais selvagens. E o mais legal é que quanto maior o parque mais estruturado ele é, com mapinha e tudo, adoro.

Outras coisas que adoro em Montreal, são os diversos festivais, shows gratuitos e museus, durante o ano inteiro, é super fácil achar uma avenida fechada para algum festival ou algum parque preparado para um show. São festivais e shows de todos os tipos, moda, música, fogos de artifício, comédia, esporte, etc.

Bom, agora o que eu não gosto nem um pouco é o sistema de trânsito, é péssimo, eles dirigem muito mal, as placas são umas mais loucas que as outras e existe excesso de placa pare…hehe. Pois por exemplo de você chega numa intersecção de duas ruas, aqui vai ter uma placa pare nos quatro lados da intersecção, hehe, mesmo se a rua é de tráfico intenso, então se você ver alguém passando reto sem parar, pode ter certeza que é um brasileiro que não viu a placa…hehe. Ah e sem falar nos semáforos, aqui tem semáforo com triângulo, quadrado, que pisca, tem alguns com mais de 6 faróis…haha, tudo bem louco. Ah e outra coisa que eu não gosto também é que os pacotes de comida aqui são gigantes, então várias vezes eu fico com vontade de experimentar algo, mas acabo não comprando pois se eu não gostar, vou jogar muita coisa fora. E tem muita mais maluquices ainda, mas vou parar por aqui…hehe.

Tags:

10

O Lipdub de universidades (University LipDub) está virando uma febre no mundo inteiro , e que nada mais é do que uma dublagem de lábios que os universitários fazem das mais variadas músicas. E no final do ano passado um vídeo ficou super famoso na internet, era um vídeo em que os estudantes de Comunicação da UQAM (Université du Québec à Montréal) faziam um lipdub da música “I Got a Feeling do Black Eyed Peas”. Mas neste ano aconteceu na Universidade de Sherbrooke a 18° edição do Happening Marketing, que é uma competição, desde 1991, onde os melhores alunos de marketing e de comunicação de marketing do leste do Canadá tem a oportunidade de se reunir à fim de testar os seus conhecimentos, criatividade e espírito de equipe em uma competição envolvendo mais de 500 participantes e 60 voluntários de 11 universidades diferentes. E neste ano as universidades fizeram uma competição de Lipdub, como o da UQAM, e no site você pode assistir à todos os vídeos e depois votar em qual você acha melhor. É muito engraçado ver o que cada um criou, mas para mim, nenhum ainda superou o da UQAM. Abaixo segue o vídeo original do Lipdub feito por seis estudantes da Hochschule Furtwangen University na Alemanha e o famoso vídeo dos alunos da UQAM.

Tags: , , , ,

10

Finalmente pude postar os vídeos da minha viagem para o Canadá em 2008. Tem quase todos os lugares que fui, pois muitos lugares nem lembrei de fazer video, só foto mesmo, mas ainda tem mais pois são mais de 40GB de fotos e videos…hehe. O primeiro é um apanhado geral das melhores partes dos vídeos que fizemos em Trois-Rivières, Montreal, Vancouver, Ottawa e Québec, e o segundo é de um passeio no finalzinho da tarde pelas muralhas da cidade de Québec, tudo muito lindo. Acho que vocês irão gostar, pois mostra o quanto a viajem foi boa, confirmando para mim que é no Canadá que quero morar, ou ao menos tentar…hehe…pois além de as pessoas serem super simpáticas, o país é lindo, AMEI !! Canadá 2010 aí vou eu !!

Tags: , , , , , , , ,

7

Acredito que para a grande maioria dos novos imigrantes a grande curiosidade de se morar no Canadá é o frio e a neve. Acho que a maioria pensa como é que vão se virar no frio e na neve, que roupa será necessária, entre outras coisas, mas eu já aviso, não é nenhum bicho de sete cabeças. Antes de eu visitar o Canadá, só ouvia falar que o frio era horrível, que nevava muito, que ninguém saia de casa e blá blá blá, mas na verdade não foi nada disso, não senti nenhuma dificuldade, nenhuma mesmo(e olha que não sou tão resistente ao frio). Eu não comprei nenhum casaco no Canadá, tudo que usei foi comprado no Brasil, eu só usava um conjunto de calça e blusa térmica, sempre jeans por cima, uma blusa de frio (tipo suéter) e o casaco (um casaco um poquinho mais forrado comprado em loja especializada aqui no Brasil), duas meias, tênis, luva, gorro e cachecol. Pois o que acontece é que no Canadá todos os lugares são aquecidos (em média 26°), então toda hora que você entrar em algum lugar você precisa tirar toda essa proteção(se descascar que nem uma banana…haha), então imagina se você colocar 10 blusas, 3 calça, 5 meias, além de você ficar um bom tempo nesse negócio de tira-põe, o que você não puder tirar vai te deixar suando demais. E para mim pareceu que no inverno, lá ninguém para, sempre existem parques e festivais para visitar. Para mim foi uma diversão, até tirar neve era legal (tudo bem que foi meu 1° inverno, quero ver quando for o 10°…hehe). Acho que realmente a única hora que será necessário uma roupa um pouco mais resistente, vai ser quando forem praticar algo ao ar livre(mas eu comprei uma calça de neve por 5 doláres…hehe). Eu adorei o inverno, e eu escolhi o ano perfeito pra conhecer a neve, olha só como foi:

“L’hiver québécois 2007-2008 est exceptionnel dans la région de la vallée du Saint-Laurent, couvrant le territoire entre Montréal et Québec, qui reçoit des précipitations en neige anormalement élevées. Des records sont battus à Trois-Rivières et Mirabel, mais c’est la ville de Québec qui remporte la palme avec un total dépassant 500 centimètres.

La tempête qui s’est abattue sur la ville de Québec durant la fin de semaine du 7 au 9 mars 2008 a permis d’établir un nouveau record en matière de précipitations neigeuses. L’ancienne marque datait de l’hiver 1965-1966 au cours duquel il était tombé 457,7 cm. Au total, la capitale nationale a reçu 558 cm de neige entre novembre 2007 et avril 2008. À Montréal, où il est tombé 371 cm de neige, le record absolu n’a pas été battu, mais il s’en est fallu de peu. Ce sommet a été enregistré lors de l’hiver 1970-1971 au cours duquel il est tombé 383 cm de neige. Ces accumulations historiques ont apporté leur lot d’inconvénients. Dans la métropole comme dans la capitale, de même que dans la plupart des municipalités du Québec, les budgets alloués au déneigement ont été complètement épuisés. Par ailleurs, plusieurs bâtiments se sont écrasés sous le poids de la neige. À la suite de ce drame, par mesure de sécurité, plusieurs commissions scolaires ont pris la décision de fermer certaines de leurs écoles, le temps d’en déneiger le toit.”

E adivinhem onde eu estava no dia 8 de março, o dia da tempestade? Na auto-estrada voltando do parque Valcartier…hehe…só fiz isso pois o motorista era quebecois experiente. Soubemos que enquanto estávamos na rodovia, ela tinha sido fechada, pois estava impossível de dirigir nela, haviam vários carros presos nos “banc de neige”. E no dia seguinte era hora de “peleter” a neve…hehe.

Bom é isso, vou colocar algumas fotos e vídeos da tempestade e do dia seguinte. Se alguém quiser saber mais alguma coisa sobre o inverno, neve ou sobre as roupas é só perguntar.


Vídeos do dia seguinte da tempestade:

O começo da tempestade na auto estrada:

Tags: , , , , , ,

7

menino irritado

Aiai, acabei de fazer o TCF – Québec e não tenho a mínima idéia se fui bem ou não. Realmente o que atrapalhou foi o nervosismo. Pois ir para uma prova sem saber o que esperar e depender de uma nota para “reussir” é complicado. Então vou tentar falar ao máximo como foi a minha experiência, pois eu sei que se alguém for como eu, que o nervosismo atrapalha, é bom saber um pouco o que esperar, pois eu mesma tentei falar com várias pessoas sobre como foi a prova, mas nenhuma me respondeu, pois no mínimo devem ter me achado uma folgada…hehe, mas como eu gosto de ajudar as pessoas como eu gostaria de ser ajudada, vou ao menos tentar.

Então, a prova de compreensão oral é bem rapida, no site fala que são 30 minutos, mas na verdade foram 25 min pra responder e 5 min pra passar a resposta a caneta, então nem tive tempo de dar uma conferida e tive que chutar algumas mesmo. Os diálogos acho que posso dizer que são no nível do livro, mas o problema realmente são as alternativas, sendo que são muito parecidas e para mim haviam várias em que mais de uma alternativa podia estar correta. Então achei um pouco complicada.

Na prova de expressão oral, achei que as perguntas são bem simples, as duas primeiras são perguntas do tipo: fale de seus amigos, como é sua família, como é seu bairro, o que você gosta de fazer de noite, etc (peguei alguma das perguntas com outras pessoas que fizeram a prova junto). Depois você deve fazer as perguntas, o entrevistador lhe dá um tema e você deve fazer as peguntas para ele, tipo: você vai ter uma entrevista de trabalho e precisa de conselhos sobre que roupa usar, ou você viaja para algum lugar e precisa de conselhos sobre o lugar, então você deve fazer perguntas pedindo determinado conselho. E por fim as outras são mais elaboras, sendo que uma você precisa argumentar sobre o assunto, por exemplo: se você acha que é melhor o transporte público em relação ao transporte individual. E as outras são pra falar sobre determinado assunto, como: como são os meios de informação de hoje, se você acha que é possível uma pessoa se sentir só em uma cidade grande, a importância de uma segunda lingua, se é possível aprender com a televisão, coisas desse tipo.

Na prova de expressão eu destrambelhei a falar, cometi muitos erros mas pelo menos falei…hehe, então não sei como vai ser a correção se conta mais falar certo ou ser entendido.

Bom acho que talvez daqui uns 15 dias eu saiba a nota, eu precisava de B2 nas duas provas e eu tenho em torno de 250 a 300 horas de francês. Espero que eu tenha conseguido. Do mais, quem tiver alguma dúvida é só perguntar.

Tags: , , , , ,