7

Acredito que para a grande maioria dos novos imigrantes a grande curiosidade de se morar no Canadá é o frio e a neve. Acho que a maioria pensa como é que vão se virar no frio e na neve, que roupa será necessária, entre outras coisas, mas eu já aviso, não é nenhum bicho de sete cabeças. Antes de eu visitar o Canadá, só ouvia falar que o frio era horrível, que nevava muito, que ninguém saia de casa e blá blá blá, mas na verdade não foi nada disso, não senti nenhuma dificuldade, nenhuma mesmo(e olha que não sou tão resistente ao frio). Eu não comprei nenhum casaco no Canadá, tudo que usei foi comprado no Brasil, eu só usava um conjunto de calça e blusa térmica, sempre jeans por cima, uma blusa de frio (tipo suéter) e o casaco (um casaco um poquinho mais forrado comprado em loja especializada aqui no Brasil), duas meias, tênis, luva, gorro e cachecol. Pois o que acontece é que no Canadá todos os lugares são aquecidos (em média 26°), então toda hora que você entrar em algum lugar você precisa tirar toda essa proteção(se descascar que nem uma banana…haha), então imagina se você colocar 10 blusas, 3 calça, 5 meias, além de você ficar um bom tempo nesse negócio de tira-põe, o que você não puder tirar vai te deixar suando demais. E para mim pareceu que no inverno, lá ninguém para, sempre existem parques e festivais para visitar. Para mim foi uma diversão, até tirar neve era legal (tudo bem que foi meu 1° inverno, quero ver quando for o 10°…hehe). Acho que realmente a única hora que será necessário uma roupa um pouco mais resistente, vai ser quando forem praticar algo ao ar livre(mas eu comprei uma calça de neve por 5 doláres…hehe). Eu adorei o inverno, e eu escolhi o ano perfeito pra conhecer a neve, olha só como foi:

“L’hiver québécois 2007-2008 est exceptionnel dans la région de la vallée du Saint-Laurent, couvrant le territoire entre Montréal et Québec, qui reçoit des précipitations en neige anormalement élevées. Des records sont battus à Trois-Rivières et Mirabel, mais c’est la ville de Québec qui remporte la palme avec un total dépassant 500 centimètres.

La tempête qui s’est abattue sur la ville de Québec durant la fin de semaine du 7 au 9 mars 2008 a permis d’établir un nouveau record en matière de précipitations neigeuses. L’ancienne marque datait de l’hiver 1965-1966 au cours duquel il était tombé 457,7 cm. Au total, la capitale nationale a reçu 558 cm de neige entre novembre 2007 et avril 2008. À Montréal, où il est tombé 371 cm de neige, le record absolu n’a pas été battu, mais il s’en est fallu de peu. Ce sommet a été enregistré lors de l’hiver 1970-1971 au cours duquel il est tombé 383 cm de neige. Ces accumulations historiques ont apporté leur lot d’inconvénients. Dans la métropole comme dans la capitale, de même que dans la plupart des municipalités du Québec, les budgets alloués au déneigement ont été complètement épuisés. Par ailleurs, plusieurs bâtiments se sont écrasés sous le poids de la neige. À la suite de ce drame, par mesure de sécurité, plusieurs commissions scolaires ont pris la décision de fermer certaines de leurs écoles, le temps d’en déneiger le toit.”

E adivinhem onde eu estava no dia 8 de março, o dia da tempestade? Na auto-estrada voltando do parque Valcartier…hehe…só fiz isso pois o motorista era quebecois experiente. Soubemos que enquanto estávamos na rodovia, ela tinha sido fechada, pois estava impossível de dirigir nela, haviam vários carros presos nos “banc de neige”. E no dia seguinte era hora de “peleter” a neve…hehe.

Bom é isso, vou colocar algumas fotos e vídeos da tempestade e do dia seguinte. Se alguém quiser saber mais alguma coisa sobre o inverno, neve ou sobre as roupas é só perguntar.


Vídeos do dia seguinte da tempestade:

O começo da tempestade na auto estrada:


7 comments to “Vivendo no Frio e na Neve !!”

  1. Sabrina

    Pam você abordou um ótimo tema… realmente é disso que tenho medo – rsrsrs – sou uma pessoa que não gosta muito de passar frio e de vento… mas caramba como venta em Montreal hein… fico imaginando em pleno invernão… espero suportar o frio tão bem quanto vc!

    Grande beijo e continuo na torcida para seu pedido de exames médicos chegar bem logo!

    Sabrina

    [Reply]

  2. Rafael Alencar

    Haha!! Essas suas fotos tirando a neve me trouxe boas lembranças!!

    A melhor maneira é não ter carro e morar na cidade. assim não tem quase neve nenhuma para tirar..

    A segunda melhor maneira é pagar aqueles caminhões de neve independentes.. que vem e tiram a neve da sua DriveWay. (liberando a entrada da garagem, já que a rua já limpam memso!!)

    Saudades mesmo de ficar na neve!! =D

    Em 1 ano estarei lá, pronto par ao inverno e ancioso para esquiar!! hehehe…

    Beijos

    [Reply]

  3. Gabi Viana

    Pam, dessa vez só peguei meio frio rs. Vim para o Brasil, mas qdo eu voltar, ainda pegarei um pouco do inverno!!
    Vc pode n ter resistência ao frio, mas é bem corajosa! rs

    [Reply]

  4. Diego DF

    invejo suas fotos
    lugar lindo o canada
    prefiro mil vezes morar num lugar frio do que
    no calor
    se eu tivesse dinheiro
    sairia aqui de brasilia pra sempre
    isso ta virando um inferno
    i love canada

    [Reply]

    Pam Reply:

    @Diego DF, Oi Diego, eu também prefiro morar no frio e neste quesito o Canadá é perfeito…hehe, além de muito lindo, I love Canada também…hehe.

    [Reply]

  5. ana

    Olá boa noite! Gostaria muito da sua ajuda. Pretendo ir em novembro de 2011 será que já terá neve em Vancouver?
    E mais uma coisa vi suas fotos e você usa tênis normal? Precisa de alguma bota na sua opinião? rs quanta pergunta. Muito obrigada

    [Reply]

    Pam Reply:

    @ana, Oi Ana, em Vancouver neva bem menos do que em Québec, então acredito que em novembro você ainda não vá ver neve, só mais para Janeiro. Então, na primeira vez que eu vim pro Canadá, eu só usei tênis, mas usava duas meias, dá sim pra aguentar, mas se você pisar em neve funda o tênis vai molhar, então se você for ficar muito tempo na neve, ou seja, se for fazer algum esporte ou for caminhar bastante, aí sim aconselho um sapato especial, mas para a cidade, o tênis dá certo sim, ok?
    Beijinhos

    [Reply]


Trackbacks/Pingbacks


Leave a comment