Cupcakes de Baunilha com Recheio e Buttercream de Doce de Leite

Pessoooaal, para tudo que eu quero subir de novo (ou melhor comer de novo)…rsrs. Que delícia são estes cupcakes, não consegui parar de comer, ficou muito bom e adorei toda a combinação. Comecei simplesmente fazendo a receita de um cupcake de baunilha do chef Buddy Valastro que vi no programa da Rachael Ray, e depois fui pensando em qual buttercream que eu ia fazer, até que vi um pouco de doce de leite na geladeira e pronto, acendeu a lâmpada na minha cabeça. Decidi fazer um buttercream juntamente com um recheio de doce de leite, huuuuuum que delícia. Você precisam experimentar, mas já aviso que estes cupcakes são melhores ainda se vocês forem formiguinhas como eu. Bora, bora, não perde tempo babando na tela do computador e corre prepará-los…rsrs.

Cupcakes de Baunilha com Recheio e Buttercream de Doce de Leite
±24 cupcakes

Ingredientes:

Cupcakes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo para bolo *
2 xícaras de açúcar
3/4 xícara de óleo vegetal
2 e 1/4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 xícara de leite

* Receita de farinha para bolo: Para cada 1 xícara de farinha de trigo, retire 2 colheres (sopa) da farinha e substitua por 2 colheres (sopa) de amido de milho.

Buttercream:
1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de essência de baunilha
4 xícaras de açúcar de confeiteiro
Pitada de sal
3/4 xícaras de doce de leite

Doce de leite para rechear

Preparo:

Cupcakes:
Pré-aqueça o forno a 180°C e coloque as forminhas de papel na forma de alumínio.
Coloque a farinha, o açúcar, óleo vegetal, fermento, baunilha e sal numa tigela e bata (de preferência com o batedor tipo folha) em velocidade baixa até que os ingredientes estejam misturados. Aumente a velocidade para média-baixa e bata até ficar cremoso, aproximadamente 1 minuto. Adicione um ovo por vez e bata a cada adição. Continue batendo por mais 1 minuto. Adicione o leite aos poucos e continue batendo por mais 1 minuto ou até que a mistura esteja cremosa.
Despeje a massa nas forminhas, enchendo somente 3/4 e leve para assar por cerca de 17 a 20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Remova os cupcakes do forno, deixe esfriar por 5 minutos e transfira-os para uma grelha.

Buttercream:
Bata a manteiga e o doce de leite em velocidade baixa. Adicione o creme de leite e a baunilha e bata em velocidade média até ficar cremoso. Adicione o açúcar em pó e bata até incorporar. Cubra os cupcakes com a ajuda de um saco de confeitar.

Recheio:
Com a ajuda de uma faca, faça um círculo no centro do cupcake e retire o miolo. Encha o buraco com doce de leite com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

183 comentários em “Cupcakes de Baunilha com Recheio e Buttercream de Doce de Leite

  1. Oi Pamela,
    sempre acompanho suas receitas e adoro experimentar. Tenho uma dúvida sobre o creme de leite fresco. É a mesma coisa que nata ou eu posso substituir por nata?. Não consigo encontrar creme de leite fresco nos supermercados.
    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Mariana, Oi Mariana, o creme de leite fresco tem acima de 35% de gordura, dá uma olhada se a nata é acima disso. Mas eu acho que pode usar a nata sim, ela quando vc bate vira chantilly? Se sim, é ela mesma, pode usar. Beijinhos.

    [Responder]

    Mariana:

    @Pam, Olá, a nata forma chantilly sim, mas, no fim das contas, acabei encontrando o creme de leite fresco. O buttermilk ficou muito gostoso, não ficou tão clarinho quanto o seu, mas deve ser por causa da qualidade do doce de leite, mas adorei a consistência e o sabor. Se puder, de uma olhada nas fotos e me diz o que você acha^^ http://www.facebook.com/media/set/?set=a.171820439603449.35357.100003264821345&type=1

    [Responder]

    Pam:

    @Mariana, Oi Mariana, que bom que deu tudo certo, fico muito feliz. Ah, não consegui abrir a foto, ok? Beijinhos.

    Mariana:

    @Pam, Aah e obrigada pelas dicas ótimas!! Bjos

    [Responder]

  2. Olá, eu já andei testando umas receitas de buttercream e achei todos elas muito açucaradas, fica que nem o glacê. Essa também fica assim?
    Obrigada, beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Carolina, Oi Carolina, o buttercream é difícil de agradar mesmo. Este fica delicioso, mas ainda é possível sentir o sabor do açúcar e da manteiga, ok? Beijinhos.

    [Responder]

    Carolina:

    @Pam, Obrigada 🙂

    [Responder]

  3. oi pam sou eu aqui denovo bom fiz algumas das suas receitas de cupcakes e foi um sucesso todos adoraram meus pais meus irmaos meu amigos até meu namorado e agora vao ser o principal na minha festa de 15 anos mt obrigada vc salvou minha festa continue com essas suas receitas maravilhosas tive sorte por ter encontrado seu site lhe agradeço muito mesmo com todo o coraçao bjao!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Amanda s2, Oi Amanda, eu que agradeço o seu carinho. Fico muito feliz em poder te ajudar e se precisar de qualquer outra ajuda estou por aqui. Quero ver fotos dos cupcakes na festa heim? Beijinhos.

    [Responder]

  4. Olá! Achei interessante a receita e a foto está dando água na boca…rs. Mas quero saber qual a diferença de usar o amido de milho com a farinha e só a farinha de trigo. Qual a função do amido na massa?
    Bjs.

    [Responder]

    Pam:

    @Glaucy, Oi Glaucy, o amido de milho serve para dar uma leveza na massa, ok? Você vai adorar. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Oi Pam, conheci seu site a pouco tempo por uma amiga minha que fez sua receita de cupcakes de negresco, adoro cupcakes porém ainda tenho algumas dúvidas em relação a como fazer, assisti seu tutorial sobre cupcakes, adorei a ideia de buttercream de ovomaltine, porém queria saber se eu nao quizer fazer com chocolate posso colocar oq para que ele fique naquela conscistencia. Obrigada! Parabéns pelo site está muito legal e com receitas deliciosas, também sou uma adoradora da arte da cozinha.
    Beijos 😉

    [Responder]

    Pam:

    @Katherine, Oi Katherine, dá uma olhada nas receitas de cupcake no site, no índice vc encontra todas, e você vai encontrar várias receitas de cobertura e várias sem chocolate. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  6. Olá, conheci seu site pesquisando sobre cupcake. Amei tudo…rsrsrsHj fiz o cupcake de baunilha, mas mudei o recheio e cobertura, fiz mousse de uva…ficou divino… A massa ficou super fofinha, parece uma nuvem de tão leve….é assim mesmo ou precisa ficar um pouco mais densa???? Acho que exagerei um pouquinho no óleo pq a massa ficou pouca coisa oleosa, da próxima vez diminuo a qntidade de óleo..de resto…sua receita foi a melhor que encontrei!!! Beijos e vc ganhou mais uma fã!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Adriana Lígia, Oi Adriana, se a massa ficou super levinha não tem do que reclamar né? Fico feliz que tenha dado tudo certo e que vc tenha gostado. Beijinhos

    [Responder]

  7. Amiga posso fazer essa massa de chocolate? Retiro um pouco de trigo para acrescentar cacau? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Gleici, Oi Gleici, eu não tenho muita prática em fazer essas alterações. Mas dê uma olhadinha no meu índice de receitas que eu tenho várias receitas de cupcake de chocolate. Beijinhos.

    [Responder]

  8. Oii Pam, tudo bem??
    então, eu fiz essa receita e adorei, ficou maravilhosa!
    porem eu to com um problema e nao sei como resolver
    quando eu faço os cupcakes, após assá-los e tirá-los do forno, em vez de eles continuarem “redondinhos” em cima, eles começam a “murchar”, tipo, enrrugar sabe?
    dá pra comer normal, mas eu queria saber como faz pra ficar aquela aparencia bonitinha que cupcake redondinho rsrs
    onde eu to errando?? =(
    beijao

    [Responder]

    Pam:

    @Caroline, Oi Caroline, muita gente tem esse problema e eu realmente não sei o que pode ser. Minha teoria é que seja algum tipo de variação na temperatura do forno. Então tente deixar os cupcakes assando mais alguns minutinhos, pra tentar dar uma “firmada”. Espero que vc consiga encontrar uma solução. Beijinhos.

    [Responder]

  9. por favor eu gostaria de saber se posso preparar essa receita de véspera e se posso usar algum corante no buttercream,mais uma dúvida ele não desmancha com o calor?desde já agradeço sua atenção
    jaqueline bistrattin

    [Responder]

    Pam:

    @jaqueline, Oi Jaqueline, pode sim preparar na véspera. E você pode usar qualquer corante alimentício no buttercream e o buttercream dependendo do calor dá uma amolecida sim, então tente ao máximo deixar em lugar fresco e arejado. Beijinhos

    [Responder]

  10. Boa noite,
    Essas suas receitas servem tb para fazer mini cupcakes? Vc sabe qtos rendem?
    Obrigada!
    Lilian

    [Responder]

    Pam:

    @Lilian, Oi Lilian, qualquer receita de cupcake você pode fazer em mini cupcakes. Normalmente rende o dobro da quantidade dos cupcakes normais. Beijinhos

    [Responder]

  11. Oi, boa noite, descobri por acaso o seu espaço, acabei de fazer o red velvet, simplesmente DIVINO, amanhã quero fazer esse de doce de leite. Parabéns.

    [Responder]

    Pam:

    @Tatiana, Oi Tatiana, fico feliz que tenha me encontrado e fico feliz que tenha gostado da receita, depois me conta dos de doce de leite. Beijinhos

    [Responder]

  12. Pam, não acho para comprar em nenhum supermercado manteiga sem sal para fazer o buttercream posso usar a gordura vegetal no lugar??
    Bjokas

    [Responder]

    Pam:

    @Priscilla, Oi Priscilla, tem que ser manteiga, por causa da consistência. Eu diria pra testar com a manteiga com sal, mas tente com uma que não seja muito salgada. Beijinhos.

    [Responder]

  13. Oi Pam, por favor me ajude!!!

    Não estou conseguindo fazer o buttercream básico,ele fica não fica na consistencia pra cobertura ou ele é mole mesmo?!

    [Responder]

    Pam:

    @helleuda, Oi ele não fica mole, mas também não é duro como um brigadeiro. Você está usando o creme de leite fresco? Ele na verdade tem um ponto certo, não pode bater nem pouco, nem muito. Vá treinando até chegar ao ponto certo. Beijinhos

    [Responder]

  14. Adorei a receita e como tenho o material, fui direto testar…;-) mas quando terminei de bater, parece que a manteiga começou a se separar, como se estivesse talhando. Não ficou esse pasta cremosa e linda. O que será que fiz errado?

    bjos e parabéns!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Andrea, Oi Andrea, acho que você deve ter batido demais, se você bate o creme de leite fresco por muito tempo ele começa a virar manteiga, ok? Beijinhos

    [Responder]

  15. Oiie Pam .. Tudo bom ? descobri hoje seu site e amei … mas estou com um Grande Problema! Ja fiz duas receitas de cupcakes, essa e a de chocolate, e a massa do bolinho nas duas fica meio crua e o butter cream fica mole ai nao consigo enfeitar :s .

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, se está crua é por que tem que assar mais, só tire do forno quando vc enserir um palito nele e o palito sair limpo. E o buttercream, vc tem que usar creme de leite fresco, usou esse? Beijinhos

    [Responder]

  16. Oi Pam, nesse fim de semana testei a receita da massa do bolo… realmente é muito boa… mas não fiz como cupcakes… assei numa forma normal e na verdade fiz umas alterações e adaptações divertidas…rs

    A massa é basicamente a mesma…mas fiz como aquele bolo arco-íris….hehehe… aprovado pela criançada (de todos os tamanhos) adoraram a leveza e a maciez do bolo…hehehe

    Fiz um post no blog com a receita (com links e créditos a você) e fotos do resultado final.

    Segue o link: http://outros-devaneios.blogspot.com.br/2012/09/like-child-again.html

    Bjos…

    [Responder]

  17. ooooi Pam , adoorei seu blog , você explica tudo certinho e sem que haja dúvidas.. To querendo fazer alguns cupcakes para vender e pelo visto , com essas receitas maravilhosas vai dar tudo certo.. Beeijos 😀

    [Responder]

    Pam:

    @Victória Caroline, Oi Victória, vai dar tudo certo, o importante é não desanimar e desistir. Beijinhos.

    [Responder]

  18. Boa noite, antes de mais nada, parabéns !!!Navegando pela net cheguei até você. Desde maio, passei por sérios problemas de saúde cheguei a perder os movimentos dos braços e pernas, enfim, depois de diagnosticado, estou com Lúpus Erimatoso Sistêmio. Mas, já estou bem, e minha maior terapia é fazendo artesanatos e cozinhando, adoooooro!!! Te peço licnça para dar uma sugestão que talvez você conheça. Antes de surgirem os cup cakes eu fazia muffins e decorava. Quanto ao recheio na maioria das vezes eu coloco na massa ainda crua. Dá super certo. so leite condensado cozido por +- 35´na pressão, coloco uma colher (chá) de doce sobre a massa. Ídem com brigadeiro, beijinho, doce de banana, geléia, pingo de mel, etc.

    Vvou enviar um email prá vc com uma receita de Bolo de Nozes recheado desta forma, é delicioso.

    Beijos,
    Lia

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Martinez Moreno, Oi Maria, fico muito feliz em saber que você encontrou um calento na culinária. Eu já fazia muffins antes dos cupcakes, tem até algumas receitas no site, eu já utilizei também essa sua técnica, já fiz um com nutella, bom demais. Mas adorei sua sugestão e vou ficar esperando o e-mail com a receita. Beijinhos e muito obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  19. Oi Pam,
    Fiz esta receita e ficou maravilhosa! Sempre tive um certo preconceito quanto ao Buttercream, por achar doce demais. Como eu fiz o mini cupcake, ficou na medida certa!!
    Bjs
    Cíntia

    [Responder]

    Pam:

    @Cintia, Oi Cintia, vou confessar e te contar que também não morro de amores pelo buttercream, mas ele fica lindo nos cupcakes….rsrs. Beijinhos.

    [Responder]

  20. Oi Pam, tenho dificudade pra encontrar aqui na minha cidade, manteiga sem sal. Posso fazer o buttercream com margarina ou manteiga com sal?
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Rafisa, Oi Rafisa, você pode tentar com uma marca de manteiga que não seja muito salgada. É melhor do que ficar sem tentar, mas tem que ser manteiga, não pode ser margarina.. Beijinhos.

    [Responder]

  21. Oi Pam…..

    Adoro fazer cup cakes minha massa é uma delicia os bolinhos ficam bem fofinhos, gostosos, uso para os recheios goiaba, doce de leite, beigadeiro caseiro, baba de moça, ameixa, entre outos mais me falta mesmo é avançar na decoração escolher o bico certo e usar minha criatividae me ajude por favor…. Bjs linda

    [Responder]

    Pam:

    @eliane, Oi Eliane, dá uma pesquisada no google por cupcakes que você vai achar várias imagens para inspiração, E a dica é se aventurar, vá testando os bicos e aprendendo com eles, não tem bico certo e nem errado. Beijinhos.

    [Responder]

  22. Pam, eu nao acho creme de leite fresco na minha cidade, tem alguma forma de substituir? Bjss

    [Responder]

    Pam:

    @Julia, Oi Julia, já tive leitora que usou o bate chantilly, o creme vegetal, vc pode tentar com ele. Beijinhos.

    [Responder]

  23. Ola Pamela,

    me ajuda por favor? Qual cobertura posso fazer para o cupcake ? Eu fiz buttercream e derreteu . Qual vc sugere? Vc acha que fica ruim eu fazer alguma com gord vegetal? Ou usar metade de manteiga e metade de gordura? Moro no RJ e aqui é muito quente, Nao consegui achar uma cobertura para o clima daqui. obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Dayse, Oi Dayse, vc pode tentar fazer um ganache, ele fica mais firme, ou vc pode tentar usar o creme bate chantilly. Beijinhos.

    [Responder]

  24. Oi Pamela, gostaria de saber se existe alguma regrinha para o cupcake não desgrudar tão facilmente do papel, pois, os que faço soltam todos das forminhas e fica horrível para enfeita-los. Grande abraço!

    [Responder]

    Pam:

    @Lídia Mendonça, Oi Lídia, a conclusão que cheguei é que o problema são as forminhas, tente usar outra marca pra ver se o problema continua. Beijinhos.

    [Responder]

  25. Olá!
    Fiz o buttercream de doce de leite ontem para cobrir meu cupcake de paçoca e ficou uma DELICIAAAAA!!!
    Só fiz uma alteração, coloquei uma xicara inteira de doce de leite.
    Todos adoraram e meu irmão comeu de colher o que sobrou!!! Parabéns e valeu pela dica, Pam!

    [Responder]

    Pam:

    Ebaaa que delícia Andreia, é assim mesmo, vai incrementando as receitas do jeito que você gosta. Eu também adooooro com bastante doce de leite. Beijinhos.

    [Responder]

  26. Adorei a receita, vou tentar fazer em casa, espero que fique tão bom e bonito quanto o seu. O resultado final me lembrou bastante um cupcake que comi em uma lojinha super linda na Ausgusta, chamada Wondercakes (http://www.locamob.com.br/wondercakes-1/details).Lá eles tem a maior variedade de cupcakes de SP, sempre com novas receitas deliciosas. Adoro.

    [Responder]

    Pam:

    @Mariana, Oi Mariana, vai dar tudo certo, seus cupcakes vão ficar lindos. E adorei a lojinha. Beijinhos.

    [Responder]

  27. Oi Pam.

    Gostaria de saber se essa massa de cupcake fica pesada por causa do amido?
    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Taís, Oi Taís, o amido serve pra deixar a massa mais leve e fofa. O que normalmente deixa uma massa mais pesada é o uso da manteiga. Beijinhos.

    [Responder]

  28. Não tenho facilidade de encontrar creme de leite fresco posso usar o de lata ???? Grata

    [Responder]

    Pam:

    @Angel de sousa, Oi Angel, é uma pena mais não pode não. Já ouvi algumas pessoas falarem que com o de caixinha deu certo, mas eu não aconselho. Tem também o creme vegetal (bate chantilly), mas o sabor deve ficar bem diferente. É uma pena ser tão difícil encontrar o creme de leite freco no Brasil. Beijinhos.

    [Responder]

  29. boa noite!
    nem acreditei que você tinha a receita do buddy!
    vejo o programa dele todo dia!
    e o seu site é um dos melhores que eu já achei!
    vou testar suas receitas!

    [Responder]

    Pam:

    @Laís, Oi Laís, fico super feliz em saber que você gosta do site, fico super agradecida. Sempre que tiver dúvidas é só perguntar. Beijinhos.

    [Responder]

  30. Oi Pamela tudo bem?
    Queria sua ajuda, minha sobrinha vai fazer 15 anos e queria dar cupcake de lembrancinha, ela me pediu para fazer. Só que ela quer aquele formato de botão de rosas na cor rosa, normalmente feito com o buttercream, só que a festa é em Dezembro e é muito quente. Tenho medo de derreter toda a cobertura.
    Qual cobertura você me indica? Lembrando que vou ter que tingir na cor rosa e vou usar o bico pétala 126 da Wilton.
    Obrigada,
    Andressa

    [Responder]

    Pam:

    @Andress, Oi Andressa, já viu esses cupcakes? http://www.pamelabrandao.com/receitas/2011/05/cupcake-com-cobertura-em-forma-de-flor/
    Bom, realmente o buttercream é chatinho, você pode fazer um glacê, que usa claras e açúcar de confeiteiro, ou tentar um ganache branco e usar corante rosa. Teste antes pra ver qual você prefere. Beijinhos.

    [Responder]

  31. oii pám…antigamente eu ficava no sofá deitada no computador ate vi um de seus vídeos no youtube gostei e fui pesquisar e …AMEI fiquei apaixonada por cozinha e minha irma costuma me ajudar ! deu tao certo que nos vamos (futuramente)abrir uma loja !!
    antes disso queria dizer parabéns da para ver o seu esforço bjs

    [Responder]

    Pam:

    @bruna, Ebaaa que lindo Bruna, fico super feliz em saber. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  32. Oi, posso usar creme de leite de caixinha no lugar do fresco

    [Responder]

    Pam:

    @Isabella, Oi Isabella, não pode não, pois o creme de leite fresco vira chantilly. Você pode tentar usar aqueles saquinhos de “bate chantilly” do supermercado. Acredito que já tive leitoras que usaram e deu certo. Beijinhos.

    [Responder]

  33. ola Pam!amo suas receitas principalmente a dos cupcakes de chocolate que leva maionese na receita (AMO!!!rsr).
    Fiz esse de baunilha so que quando esfriou ficou duro,o que sera que fiz de errado?Gostaria de uma receita de cupcakes de baunilha que ficasse igual aos de chocolates macios e fofinhos forever!!rsrs.Bjos!! Vc eh um sucesso!!

    Adriana

    [Responder]

    Pam:

    @adriana, Oi Adriana, um bolo fica seco e duro se você assar demais e se vc deixar muito tempo pra fora, sem armazenar corretamente. Mas essa massa realmente não é tão macia como as de chocolate. Vou ver se encontro uma tão boa quanto. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  34. nao eh mt doce nao???

    [Responder]

    Pam:

    Oi Livia, doce de leite é doce, mas na verdade depende do paladar de cada um, se você acha o doce de leite muito doce, então achará esse cupcake muito doce, e vice-versa. Beijinhos.

    [Responder]

  35. Oi, o creme de leite usado no buttercram pode ser o normal? Na minha cidade não se encontra o fresco.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Isabella, não pode não, tem que ser um creme de leite com alto teor de gordura, aquele que vc bate e vira chantilly. Tem o creme vegetal conhecido como “bate chantilly” que talvez funcione, mas o sabor é diferente e nunca testei. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta