Cupcake com Cobertura em forma de Flor

Oi pessoal, desta vez não trago realmente uma receita para vocês, mas um tutorial de como fazer a cobertura de buttercream do seu cupcake parecer uma flor. Bom pessoal, é super simples e dá um toque lindo aos seus cupcakes. A receita do cupcake é a receita de chocolate que sempre faço, mas vou postar aqui de novo para vocês. A cobertura eu usei uma receita de buttercream tradicional que eu não consegui achar o site exato de onde peguei pois esqueci de salvar, mas acredito que a receita original seja da Cooks Illustrated’s. Mas antes da receita vamos ao passo a passo dessa lindeza, me desculpe por não ter mais fotos do passo a passo, mas vou tentar explicar direitinho.

Cupcake com Cobertura em forma de Flor

É muito simples, primeiro faça o buttercream lógico…hehe. Depois pegue um saco de confeitar, de preferência descartável pois o corante irá manchar, corte a ponta e coloque o bico. Eu tentei procurar o nome do bico que usei, mas não encontrei (se alguém souber me avisa…hehe), então vou colocar a foto pra vocês.

Com a ajuda de um pincel, faça 4 riscos de corante no comprimento do saco, como na foto (se seu saco tiver “costuras” de cada lado, utilize-as como base).

Encha o saco com o buttercream e cubra o cupcake. Para cobrir o cupcake em forma de flor, você faz do mesmo jeito que faria com uma simples cobertura, comece do centro do cupcake para a extremidade. Pressione o saco e começando pelo centro vá girando como uma espiral até chegar na borda no cupcake.

Prontinho, não tem como ser mais simples do que isso, e o resultado final é este efeito lindo de flor. Agora seguem as receitas. Beijinhos.

Buttercream de Baunilha
± 3 xícaras de cobertura

Ingredientes:

20 colheres (sopa) de manteiga sem sal, amolecida (283g)
2 e ½ xícaras de açucar de confeiteiro (283g)
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Corante alimentício em gel

Preparo:

Bata a manteiga em velocidade média-alta até que ela fique cremosa, cerca de 20 segundos. Adicione o açucar de confeiteiro e o sal e bata em velocidade média-baixa, até ficar bem misturado, por cerca de 45 segundos. Passe uma colher em volta da tigela e bata em velocidade média até a mistura ficar completamente misturada, cerca de 15 segundos. Adicione a baunilha e o creme de leite, bata em velocidade média até incorporar tudo, cerca de 10 segundos. Depois aumente a velocidade para média-alta e bata até ficar uma mistura clara e fofa, cerca de 4 minutos. (não esqueça de passar a colher na lateral na tigela uma vez ou outra)

Cupcake de Chocolate
± 24 cupcakes

Ingredientes:

1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras açucar
3/4 xícaras de chocolate em pó
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara de buttermilk *
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de café quente (acabado de coar)

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar. Despeja a massa nas forminhas e leve para assar por 20 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os cupcakes esfriarem nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

101 comentários em “Cupcake com Cobertura em forma de Flor

  1. Oi, Pam,

    Já fiz flores assim com marshmallow, agora tô querendo decorar um bolo com essas flores, rsrs. As suas ficaram lindas assim com as cores mescladas!

    Um beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Marly, Oi Marly, falando em marshmallow, eu estou ensaiando fazer uma receita de meringue buttercream que todo mundo fala que é deliciosa, mas como dá um pouco mais de trabalho eu ainda estou enrolando…hehe.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    [Responder]

  2. Oi Pamela,

    Estava procurando uma receita de cupcake para o aniversário da minha filha que será no próximo mês e o tema será Pic-Nic no Jardim… Pensei em fazer cupcakes porque estamos de mudança para o Canadá e quase todas as nossas coisas já estarão embaladas até lá. Coincidência, né?!

    Adorei o seu site e todas as receitas!

    Abraço

    Rafaela Marques

    [Responder]

    Pam:

    @Rafaela, Oi Rafaela, então esses cupcakes com decoração em flor combinam perfeitamente com o tema piquenique no jardim, né? Nossa então boa sorte na mudança, você vão adorar este país.
    Beijinhos

    [Responder]

  3. Que liiiiiiiiiiiiiindooooooooooooo!
    Pamela, você abalou Paris!
    Vou tentar fazer igual.
    Grande abraço.

    [Responder]

    Pam:

    @Marisa, Oi Marisa, obrigado pelo carinho. Se fizer depois quero saber como ficou.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    [Responder]

  4. Uau!
    Isso sim é que é Receita Perfeita e lindona!
    Vou fazer, sem dúvidas!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjo!
    ^^

    [Responder]

    Pam:

    @Pri, Oi Pri, essa idéia é linda né? Quando fizer me conta como foi, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Pri:

    @Pam, Pode deixar!
    conto sim!
    Bjão!
    ^^

    [Responder]

  5. Bom diaaaa!
    É por isso que amo este site, só tem coisinhas gostosas , práticas e maravilhosas! Parabéns!
    Muita luz e paz!

    Rosana/Brasilia

    [Responder]

    Pam:

    @Rosana, Oi Rosana, por isso que eu amo escrever para vocês, todo mundo é um amor. Obrigado pelo carinho.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    [Responder]

  6. Ficaram perfeitinhos.. obrigada pela dica.. estou mesmo tentada a experimentar! beijo

    [Responder]

    Pam:

    @marmita, Oi Sandra, então não fica tentada não, corre fazer que é super fácil e você vai adorar…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Ufa!!!! Terminei de imprimir TOOODAS as suas receitinhas! Uma pena que não da pra testá-las em uma única semana, mas… tenho paciência!

    Vou aproveitar que meu marido faz aniversário semana que vem pra por algumas em prática!

    Obrigada, querida, adoro cozinhar e tenho um fraco por receitas novas!! Adorei ‘conhecê-la’!!

    Beijooos

    [Responder]

    Pam:

    @Paula Isaias Campos Antoniassi, Haha, eu preciso fazer igual à você e imprimir todas, pois se o site der problema algum dia (bate na madeira…haha) eu perco tudo acredita. Ou eu corro e lhe mando um e-mail…hehe. Depois que testar alguma, me conta o resultado.
    Beijinhos

    [Responder]

  8. Olá!

    Adorei a receita!
    realmente fica lindo a cobertura!
    acredito que só pela cobertura bem feita, vai até ficar mais gostoso!

    hehehehehhe

    beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @L Flores, Oie, realmente nada melhor do que algo que você possa comer com os olhos né? Tudo fica mais gostoso…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Oi Pamela !Que lindos esses cupcakes ,sempre que tem receita de cupcake eu apareço rsrsrsrs os seus são sempre tão lindos!!!Ate hoje dos que eu testei o meu favorito foi o de nutela, vamos ver esse agora 🙂
    PS:Eu sempre tive vontade de usar esse bicos de confeiteiro (só que eu tentava com chantily e não buttercream), mas nunca consegui deixar direitinho, ou o chantily ficava mole ou eu apertava muito , o chantily acabava, uma loucura!!rsrsrs ja tinha ate desistido , mas agora eu acho que vou conseguir ;Só queria te dar os parabens pelo site e por esses lindos cupcakes, nunca tinha visto uma cobertura tão bonita no cupcake!
    Beijinhos da sua fã de carteirinha 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Isadora, Oiiiiee Isadora, realmente com o chantilly você tem que trabalhar rápido, pois acima de tudo com o calor da sua mão no saco de confeitar ele vai derretendo. Mas nada do que um pouco de prática não resolva…hehe. Tenho certeza que você consegue. Mas muito obrigado pelo carinho, tá? Quando fizer a cobertura me manda uma foto.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    [Responder]

  10. Pam,
    Que dica maravilhosa!
    E com tantas explicações assim, fica fácil.
    Queria tanto fazer eles no dia das mães, mas não deu.
    Agora com a sua ajuda, vai ser moleza;
    beijos e um ótimo final de semana

    [Responder]

  11. Oi Pam, amo suas receitas, como já foi dito, realmente as receitas são perfeitas, quero fazer o aniversário de uma sobrinha de 3 anos que é apaixonada pelo time do botafogo queria fazer a festa com tema de futebol mas estava preocupada de ficar muito masculinizada rsrsrsr mas com estes cupcakes com flores em cima simplesmente vieram como medida, amei, como quero fazer o bolo em forma de bola de futebol, campo e muitas coisas verdes vou usá-los como bolo. Qual recheio apropriado?
    Que Deus continue abençoando seu trabalho.

    [Responder]

    Pam:

    @Solange Maria Honório Passos, Oi Solange, você quer saber o recheio para os cupcakes? Ou para o bolo?
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Oi querida Pam, você é muito legal, sempre respondendo os post do seu blog que para mim é maravilhoso na hora de fazer meus cupcakes!

    Gostaria de saber se fazendo o seu cupcake de chocolate sem o buttermilk se tem algum problema? Qual a finalidade dele?

    Beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Cristina Bello, Oi Cristiana, muito obrigado pelo carinho. Bom, o buttermilk serve para dar uma leveza e um sabor diferente na massa, mas se você quiser você pode usar leite no lugar, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Pâmela, primeiramente gostaria de deixar bem claro que seu blog é maravilhoso, dá vontade de sair cozinhado por aí!!! Obrigada por compartilhar conosco essa habilidade, digamos, deliciosa!!!
    Só uma dúvida,
    Tentei fazer os cupcakes, ultilizei sua massa, mas depois de pronta, quando fui tirar do forno, ela muchou… e quando estava cozinhando parecia que a massa “borbulhava”.. será que ela ficou muito aguada???? O que poderia ter dado errado???

    Um Baijão,
    Aguardo resposta

    [Responder]

    Pam:

    @Paula, Oi Paula, muito obrigado pelo carinho, e já que dá vontade de sair cozinhando, por que não sair cozinhando? hehe. Bom esta massa de cupcake fica mais líquida do que as outras sim, mas no final ela fica perfeita. Então o único motivo para uma massa murchar é por que ela saiu antes do tempo do forno, deve ter faltado só alguns minutinhos e eles teriam ficado perfeitos, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  14. Oi Pam! Adorei a receita (aliás, adorei todas <3), e queria mesmo experimentar essa na sexta. Mas não sei o que é o creme de leite. Ajuda-me, por favor?
    Beijinhos!

    [Responder]

    Pam:

    @Sofia, Oi Sofia, você mora aonde? Normalmente o creme de leite fresco você encontra em qualquer supermercado, na parte de geladeira, em uma garrafinha de plástico. Da próxima vez dê uma boa olhada no supermercado, pois de repente você já viu ele mas não sabia que ele era ele…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

    Sofia:

    @Pam, Eu moro em Portugal. Eu perguntei à minha mãe, ela disse que eram natas… Mas não existem natas engarrafadas (acho eu)… Se calhar é melhor eu dar uma vista de olhos amanhã.
    Obrigada e beijinhos!

    [Responder]

    Pam:

    @Sofia, Oi Sofia, acredito que sejam natas sim, procure a embalagem que tiver, se tiver sem ser engarrafada não tem problema. E me avisa se conseguir fazer a receita com elas.
    Beijinhos

    Sofia:

    @Pam, Oi Pam, acontece que eu já fiz a receita há pouco mais de uma semana… Bem, deu certo na mesma, mas eu não tinha corante alimentar, logo usei groselha. Ficaram uma delícia na mesma, hum, é uma pena que já tenham acabado…
    Obrigada e beijinhos!

    [Responder]

    Pam:

    @Sofia, Hehe, o importante é ter ficado gostoso. O que aconteceu durante o processo a gente omite…hehe.
    Beijinhos

  15. Oi Pamela!
    Vim contar novidades…fiz meus primeiros cupcakes…se você quiser dar uma olhadinha, estão no meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/menina-prendada/5909780359/
    Espero que você goste!
    Ah, tenho uma dúvida…existe uma medida exata de massa para ser colocada na forma? Pois tentei ir no olhômetro, colocando praticamente a mesma quantidade de massa em casa forminha, mas os cupcakes não saíram uniformes…ficaram uns maiores, uns menores… será que fiz algo de errado?
    Obrigada pela sua atenção! Beijinhos com carinho, Dayse

    [Responder]

    Pam:

    @Dayse, Oi Dayse, seus cupcakes ficaram lindoooos, adorei o gratinado. Sobre a sua dúvida, a dica é usar uma colher medidora ou uma colher de sorvete, tente colocar o mesmo número de colheradas em cada uma das forminhas, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  16. Pamela, lindo seu blog de receitas.Agora é fim de tarde onde moro em Joinville- SC e estou me deleitando com os cupcake de rosas. Quero muito aprender esta arte dos cups , acho lindo e saboroso. Tbm gostei da ideia do cheeksecake deve ser sublime! Parabens epor favor continue enviando receitas deliciosas! Fiquei fã… bisous Nanah

    [Responder]

    Pam:

    @Nali, Oi Nali, bem vinda, fiquei super feliz em saber que você gosta do meu blog, muito obrigado pelo carinho, você é uma fofa. Quando testar uma receita, volte para me contar.
    Beijinhos

    [Responder]

  17. estava na net procurando receita de cup cake qd achei seu site! adoreeeeeeeeei, tudo com foto, bem explicadinho, lindo lindo… vou dar sempre um passadinha por aqui agora 😉

    [Responder]

    Pam:

    @Renata Meneses, Oi Renata, volte sempre sim e sobre a sua dúvida, o cupcake deve ser assado em baixo em torno de 180°C, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  18. Oi Pam, a receita seria do recheio dos cupcakes. Outra coisa, vim de Israel esta semana, e lá foi servido muitas sobremesas sem leite, já que pela tradição deles, não se mistura leite com carne, procurei saber a receita e me informaram para procurar na internet por receitas de “paver”, só que aparece sempre receitas de pavê, você tem receitas de sobremesa sem leite?
    Deus a abençoe

    [Responder]

    Pam:

    @Solange Maria Honório Passos, Oi Solange, para rechear um cupcake você pode usar qualquer recheio de bolo, pode ser um ganache, um brigadeiro, prestígio, etc. Sobre a sua dúvida, dei uma procurada e a palavra certa é “Parve”, é só colocar no google “receitas parve”, ou em inglês que existem ainda mais receitas, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  19. Oi Pamela, depois que conheci suas receitas passei a fazer muitos cupcakes aqui em casa, tenho 5 filhos e todos adoram!!!! Moro no Rio, e aqui tem 2 estações no ano, o verão e o inferno! Por isso gostaria de saber se vc tem uma receita infalível de cobertura que não derreta, pois as q levam manteiga ou creme de leite não duram muito..Muito obrigada Adriana

    [Responder]

    Pam:

    @Adriana, Oi Adriana, fico super feliz em saber que você gosta do meu blog, muito obrigado pelo carinho. Bom, sobre a sua dúvida, acho que uma receita que você vai gostar é a receita da cobertura do Devil`s Food cupcake, dá uma olhada no índice, é uma que não derrete muito.
    Beijinhos

    [Responder]

  20. Olá, que lindos esses cupcakes feitos por você, o contraste das cores ficou bom, tentei até fazer os meus mais infelizmente não deram certos.

    Beijos e um ótimo começo de semana para você.

    [Responder]

    Pam:

    @Monica Santiago, Oi Monica, mas por que não deu certo, queria tentar te ajudar, o que será que deu errado?
    Beijinhos

    [Responder]

  21. Olá Pamela! Amoo as suas receitas que além de perfeitas são deliciosas…mas me tira uma duvida: pretendo fazer cupcakes para o aniversario da minha filha que será em Dezembro (verão). Eu posso fazer os cups no dia anterior e de que forma guarda-los para o dia seguinte? a cobertura de buttercream pode ser guardada na geladeira e no dia da festa colocar em cima dos cups?ela aguenta o calor? caso não aguente, vc sugere alguma cobertura mais resistente? Bjsss e muito sucesso pra vc!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Adri, Oi Adri, você pode fazer os cupcakes no dia anterior sim, só tente guardá-los bem fechados para não secarem. Bom o buttercream, em teoria aguenta o calor, mas vai amolecer, pois é o mesmo que você deixar a manteiga pra fora da geladeira. Bom se você estiver procurando uma receita de cobertura de chocolate, na receita de devil’s food cupcake a cobertura é ótima, mas se você quiser uma branca, daí é mais complicado, no máximo tente aumentar a quantidade de açucar para deixar mais firme, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Adri:

    Oi Pam, muito obrigada pelas dicas! Vc é muito gentil!!!Bjssss

    [Responder]

  22. boa tarde! é lindo seu trabalho! estou com uma dúvida,preciso fazer 200 para o niver de 15 anos da minha sobrinha, moro no rj gostaria de uma cobertura que não derreta e não estrague fora da geladeira! tem alguma sugestão? obrigada fernanda

    [Responder]

    Pam:

    @fernanda, Oi Fernanda, o buttercream não estraga e não derrete fora da geladeira, ele só amolece um pouco mais fora da geladeira, é a mesma coisa que deixar a manteiga fora, ela vai ficar mais molinha. Mas uma receita que aguenta um pouquinho mais é a cobertura do cupcake devil’s food, dá uma olhadinha no índice e veja se você encontra, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  23. olá muito obrigada pela resposta, mas tenho outras dúvidas?rsrssrs no lugar do creme de leite fresco, posso usar o de caixinha? e os cupcakes ficarão dentro de uma embalagem de acetato transparente, isso influencia? será que pode estragar se embalar um dia antes? obrigada bjs

    [Responder]

    Pam:

    @fernanda, Oi Fernanda, você não pode usar o de caixinha não, pois o fresco tem uma maior percentagem de gordura com que faz que ele vire chantilly ao ser batido. E não tem problema embalar um dia antes, você só vai ter que armazena-los em lugar fresco e arejado, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Andressa:

    @Pam, Oi Pam tudo bem? Adoro o seu blog e já testei várias receitas desde salgadas a doces! Hoje eu fiz esse recheio de cobertura Buttercream de Baunilha só que eu não tinha o creme de leite fresco e usei o de caixinha mesmo, deu super certo! Consegui decorar em formato de rosas usando o bico de Pétala da Wilton 126 ficou super firme deu para usar o saco de confeitar tranquilo… A única coisa que eu alterei foi que usei apenas 200 g de manteiga ao invés de 283g como pedido na receita.
    Uma dúvida quantos dias dura fora da geladeira??
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Andressa, Oi Andressa, que bom que deu certo com o creme de leite de caixinha, obrigada por vir e contar. O cupcake com a cobertura não aguenta muito tempo fora da geladeira, por causa do creme de leite, eu diria que no máximo uns 2 dias. Então se puder guarde-os separados, cobertura na geladeira e o cupcake numa embalagem bem fechada, Beijinhos’.

  24. Pam, aqui na minha cidade não encontra creme de leite fresco. É um desespero quando pego uma receita que quero fazer que leva ele nos ingredientes.
    Como me aconselha a substituir?

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana Flores, Oi Juliana, em algumas receitas é impossível trocar o creme de leite fresco por outra coisa, pois o creme de leite fresco tem um alto teor de gordura que faz com que a medida que vc vai batendo-o ele se transforma em chantilly, então no máximo vc poderia tentar colocar a gordura vegetal conhecida como “bate chantilly” no lugar, mas eu nunca testei e sei que o sabor não é tão bom. É uma pena, pois sei que muita gente ão encontra nas cidades pequenas.
    Beijinhos

    [Responder]

  25. Grata pela resposta Pam.
    Estou pensando cá com meus botões:
    Será que se eu substitior o creme de leite fresco pelo chantilly líquido sem bater ainda será que dá certo?

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana Flores, Oi Juliana, o problema é este, você precisa bater o creme de leite para ele dar uma encorpada e ficar essa cobertura cremosa, para que você possa usar o bico de confeitar, se não do contrário ficara uma cobertura mole, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  26. Oi Pamela…. tudo bem??
    Adorei seu blog!
    O bico que você usou no cup de flor é o pitanga, que são todos naquele tipo ali. EU tenho vários, de vários tamanhos! É o mais lindo, com vários efeitos!
    Vou testar o Butter…. se der certo, publico que a receita é sua!
    Abraço!

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, obrigado pelo carinho. Então, eu só sabia que o bico era da família doa pitangas, mas eu não sei qual o número…rs. Ah e se testar me avisa como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

    Larissa:

    @Pam, Aiiii, o número daquele não sei também… tenho um parecido que é MAGO 887. Será que é o mesmo?
    Visita meu blog também…
    http://www.armazemcupcake.blogspot.com
    Bjoka!

    [Responder]

  27. Oii Pam ! Eu amoo de paixão suas receitas e aprendo muito com elas ! Eu acho que esse bico é o pitanga. ( eu acho !!) Eu amei o seu vídeo !! Eu estava pensando em misturar algumas recitas que eu andei vendo, e qual quer coisa eu te aviso como ficou a mistureba ! Daria pra você fazer uma receita de Cupcake arco-iris ? Beijos Vanessa ( mini boleira )

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, muito obrigada pelo carinho e adorei a idéia e vou fazer sim o cupcake de arco íris. Não esquece de voltar e me contar sobre as suas misturebas…rs.
    Beijinhos

    [Responder]

  28. Oi Pam,
    seus capcakes estão lindos!

    Como fez eles assim coloridos, com mais de uma cor no prórpio capcake?

    [Responder]

    Pam:

    @Zanamel, Oi Zanamel, no mesmo post eu explico como fiz isso, dá uma olhadinha. Beijinhos

    [Responder]

  29. Sou louca por essa cobertura de rosa, mas não consigo fazer, você não podia fazer um video mostrando não?! Brigada desde já 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Marina, Oi Marina, por enquanto não está sendo possível continuar com o projeto dos vídeos. Mas se eu puder, posso tentar tirar algumas de suas dúvidas. Beijinhos.

    [Responder]

  30. Oi Pam!!
    Ameeeeeeei seus cupcakes, ficaram lindos e apetitosos!!
    Sou de Manaus, por isso, calor é apelido.
    Quero fazer bouquet de cupcake para a decoração da mesa de doces, você acha que o Buttercream aguentaria quantas horas fora da geladeira?!

    bjinhos e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Elisama, Oi Elisama, bom se estiver muito calor eles vão amolecer rápido, tente colocar num lugar fresco e arejado, daí eu diria que eles ficariam tranquilos por umas 3 a 5 horas, é difícil saber. Mas cuidado que se os cupcakes não estiverem retos a cobertura depois que amolecer pode escorregar. Eu diria pra fazer o teste antes, ok? Beijinhos

    [Responder]

  31. Obrigada Pam!!
    Já tinha pensado em testar várias coberturas para ver qual “aguenta” mais, mas agora vou testar também com eles suspensos..
    Você acha que o marshmallow ou outra cobertura são mais resistentes?!

    bjoos

    [Responder]

    Pam:

    @Elisama, O Marshmallow acredito que aguenta melhor sim, algo com chocolate, eu tenho uma receita boa, a cobertura do Devil’s food cupcake, mas é de chocolate preto, não testei com branco pra poder colorir, mas ele aguenta melhor. Beijinhos

    [Responder]

  32. ESSA COBERTURA É FIRME O BASTANTE PRA SE FAZER UM BUQUE? PQ NA DISPOSIÇÃO ALGUNS FICARÃO DE LADO…NÃO ESCORRE NEM DESPENCA?

    [Responder]

    Pam:

    @CARMEN, Oi Carmen, acredito que não seja suficientemente firme pra vc. Eles aguentam ficar de lado, mas se o lugar for quente, não vão aguentar por muito tempo. Beijinhos.

    [Responder]

  33. Oi, Pâmela!

    Posso deixar os cupcakes decorados com buttercream para o dia seguinte? É melhor guardar a cobertura e decorar na hora? Fazendo a cobertura um dia antes, ela estará igual no dia seguinte? Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Valquíria, Oi Valquíria, eu prefiro fazer tudo no dia anterior e montar/cobrir os cupcakes só no dia. A cobertura fica igual, guarde-a na geladeira e daí na hora de usar, bata mais um pouco na batedeira. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta