Receita no Ar – Cupcakes de Chocolate

Olá pessoal, mais uma receita no ar pra vocês. Depois de vários pedidos, finalmente fiz um vídeo ensinando a como fazer cupcakes. Escolhi a minha receita favorita de cupcake, os deliciosos Cupcakes de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine. E aproveitei e usei esta receita pois sei que várias pessoas tem problemas com ela, principalmente por ela ser mais líquida. Mas já aviso que ela fica mais líquida que o normal, mas não se preocupem, levem para assar que vai dar tudo certo no final. Ah e uma dica fundamental também é que para o buttercream, talvez você não precise usar todo o creme de leite, assim você irá conseguir um buttercream bem mais consistente.

Espero que com este vídeo eu consiga acabar com a maioria das dúvidas sobre como fazer estes lindos bolinhos. Mas se você ainda assim possuir dúvidas, não hesite em me perguntar.

585 comentários em “Receita no Ar – Cupcakes de Chocolate

  1. Ai Pam eu nem acredito você fez o vídeo da receita que eu pedi!!!! OBAAAAAAAAA… Eu tentei uma vez essa receita, mas deu errado, ficou muito mole, não sei o que foi que eu errei… Mas agora com o vídeo eu vou tentar de novo! Vamos ver se eu acerto dessa vez!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, você deu sorte….rsrs. Como eu disse, a massa fica mole sim, mas sempre dá certo, é uma massa coringa pra mim. Tente de novo que tenho certeza que vc vai acertar.
    Beijinhos

    [Responder]

    Rhubia:

    @Pam, oi pamela muito obrigada por fazer receitas matavilhosas e tao bem explicadas fico muito feliz por conhecer este seu blog de receitas e vc encinou essa receita de CUPCAKE que era o q eu queria eu e minha mae ja fizemos uma vez e nao deu certo mas agora com essa receita tao bem explicada como a sua eu e ela vamos uns cupcakes maravilhosos quando eu crescer eu vou querer ser uma chef de cozinha e vou querer fzer um blog igual o seu e tomara que eu consiga explicar as receitas maravilhosamente igual voce faz viu
    bjos pam

    [Responder]

    Pam:

    @Rhubia, Oi Rhubia, eu que fico agradecida com o carinho. E o importante é não desistir do seu sonho e se dedicar ao máximo, tenho certeza que um dia você será uma ótima chef e terá um blog lindo.
    Beijinhos

    sylmara:

    Olá Pam, obrigada pela atenção dispensada á minha filha Rhubia, ela simplesmente baba com o seu Blog, dispertando o meu interesse também, parabéns mesmo, com tanta coisa inutil que vemos na rede o seu blog vem a linha certa de colocar as crianças em um meio sádio, a Rhubia por se espelhar muito em você, está montando um livro de receitas e fica colada em tudo o que voce posta no blog, monta um curso para estes pequenos chefes tenho certeza que ela sera sua auxiliar rsrs. Parabéns mesmo e obrigada por contribuir para a educação de minha filha e de muitas outras pessoas. Sucesso sempre e que Deus lhe inunde de sabedoria para criar cada vez mais. grande beijo.

    Pam:

    @sylmara, Oi Sylmara, sou eu quem devo agradecer o carinho de vocês, seu comentário me emocionou e encheu meu coração de alegria, vocês são umas fofas. São por causa de pessoas lindas como vocês que faz eu querer escrever no site cada dia mais. Manda um beijo pra Rhubia.
    Beijinhos

    Adriana Costa:

    @Pam,
    boa tarde Pamela
    Adorei seo blog , gostaria de saber porque os meu cupcakes de chocolate murchão?
    os outros sabores não acontece isso , oque devo estar errando??
    Por favor me ajude , bjs Dry

    [Responder]

    Pam:

    @Adriana Costa, Oi Adriana, é difícil saber, mas as massas mais leves acontecem isso. Normalmente todo cupcake dá uma murchadinha depois e quanto mais macio, mais vai murchar, mais isso é normal. Se estiver murchando demais, aconselho a deixar mais alguns minutinhso no forno pra firmar e quando tirar do forno não coloque em lugar fresco. Beijinhos

    Kezia:

    @Pam, voce fazer uma receita de bombom eu queria muiti saber fazer.

    [Responder]

    Pam:

    @Kezia, Que tipo de recita de bombom Kezia? Beijinhos.

    Bruno:

    @Larissa, vc deve ter colocado cafe de mais kkkk quando eu fiz pela primeira vez deu certo e fez sucesso mais esses dias coloquei um pokinho a mais de cafe e ficou mole deve ser isso!

    [Responder]

  2. Fica bem mais fácil fazer com o vídeo, vou tentar fazer!!

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriel, Oi Gabriel, fico feliz em ajudar, e faz sim que você vai adorar.
    Beijinhos

    [Responder]

    Gabriel:

    @Pam, Pam, eu fiz, mas não deu certo, na massa, deu tudo certo, até colocar o café, ficou muito líquido, depois a massa afundou. Na cobertura, não consegui incorporar o açúcar, depois na hora de comer ela, você percebe bem ele, sem falar que ficou muito mole, pelo que vi, acho que é porque usei a margarina ao invés de manteiga e o creme de leite, eu não usei o fresco e sim o normal de caixinha. Se puder me esclarecer, fico grato! =D
    Obrigado, beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriel, Calma Gabriel, você vai conseguir. Para o buttermilk você nunca pode substituir a manteiga nem o creme de leite fresco, então neste já encontramos o erro. Sobre os cupcakes, como aviso na receita, a massa fica mais líquida sim, mas dá tudo certo depois, misture bem o café e coloque nas forminhas pra assar e deixe assar até ter certeza que assou bem (mas sem queimar), pois se vc tirar só um pouquinho antes eles irão murchar. Mas e o gosto dos cupcakes, ficaram bons?
    Beijinhos

    Marilena:

    @Gabriel, Oi Gabriel, acho que ela quis dizer buttercream né…

    Gabriel:

    @Pam, Tá certo Pam, eu vou providenciar hoje mesmo o que precisa pra tentar no final de semana, assim que fizer, eu coloco aqui o resultado. Muito obrigado pelas dicas!!
    Beijos.

    [Responder]

  3. Oi Pamela! Ja tentei fazer essa receita inumeras vezes, mas sempre da errado.. 🙁
    Queria saber 2 coisas:
    * O cupcake fica com gosto de café??
    * Posso tirar o café feito na hora, da receita? Se sim, como eu o substituiria??

    🙂
    Vou ficar muito feliz se me responder!

    Beijinhos,
    Júlia

    [Responder]

    Pam:

    @Julia, Oi Julia, o gosto de café é quase imperceptível mas se quiser vc pode substituir por água quente, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  4. Gente seus videos são uma delicia. Super profissionais. Adorava suas receitas e adoro ainda mais os videos das receitas. PARABENS!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Clara, Oi Clara, muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  5. Oi Pam

    Fiz varias vezes esse cupcake sem problemas e, nas ultimas vezes, não sei o que aconteceu , começou a dar errado. na primeira vez que deu errado verifiquei q havia esquecido o sal e ele e importante para refrear o fermento.Eureka. Que nada. Eles cresceram tanto que estouraram e murcharam no centro.
    O sabor continuou ótimo e todos comeram assim mesmo. Utilizei cafe quente ( entendi q acabado de fazer seria quente certo?). tambem usei xicara de cafe no inicio ate vc dizer q era xicara normal. Usei as duas em varias receitas pra ver se seria isso. Nada .Que poderia ter acontecido?Nunca te aconteceu?

    bjim

    Mara

    [Responder]

    Ana Lage:

    @Mara R. Giorni,
    Mara, eu não sou a Pam, mas posso tentar te ajudar. Aconteceu o mesmo comigo, e fui trocando tudo na receita até achar que o problema estava no leite que eu estava usando… troquei pelo leite Ninho de caixinha e passou a dar certo!

    [Responder]

    Pam:

    @Mara R. Giorni, Oi Mara, vou tentar te ajudar. Bom, sim o café é quente, e se o seu problema é que eles estão murchando, a dica é deixar assar mais um pouco, deixe mais uns minutinhos para que eles firmem mais, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Ficou lindo o video!!! Nossa amei!!!
    Eu nunca fiz o buttercream assim, eu uso a receita que leva manteiga, creamcheese e açucar <3 Vou testar essa daí tb!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Lage, Oi Ana, testa sim, você vai amar. Obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Eu também estava muito afim de ver vc fazendo essa receitinha. Amei o vídeo e a receita então, hummmm já fiz várias vezes e é o maior sucesso por aqui. Não sabia do segredinho de poder bater na mão, agora vou fazer muito mais. hehehe. bjs

    [Responder]

    Pam:

    @anderluce, Oi Anderluce, fico feliz que tenha gostado, muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  8. Vou fazer AGORA! hauaauuauhahu
    Estou em uma fase da minha vida que parece que meus bolos não crescem direito… vamos ver se esse cupcake quebra essa “maldição” hehe
    Beijos!
    Adoro seu blog!

    [Responder]

    Pam:

    @Lara, Oi Lara, faz sim que vc vai adorar e lembre-se que o importante é não desistir que garanto que uma hora seus bolos saem perfeitos.
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Oi Pam ( Ana Lage)
    Por leite Ninho de caixinha entende-se leite em po??
    Nunca reparei a existência do ninho liquido mas ainda fica a duvida. Porque o leite faria diferença? usei leite integral. Vou fazer laboratorio

    sds

    mara

    [Responder]

    Pam:

    @Mara R. Giorni, Oi Mara, acredito que o que a Ana quis dizer, é para usar o leite normal (líquido) da marca Ninho. Mas é isso mesmo faça testes, é a melhor forma de encontrar o problema, boa sorte.
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Ai que delícia Pam!!!!
    Essa cobertura deve ser muito boa! vou testar na próxima semana, quando estarei em férias!!! Sucesso e parabéns!
    Bjs.

    [Responder]

    Pam:

    @Aninha, Oi Aninhaaaaa, espero que teste, você vai amar. Obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Muito bom seus vídeos!!!! Fica ainda mais fácil vendo como se faz hehehe. Agora uma dúvida sobre o café. Ele é adoçado ou não? E a temperatura é mormo? Queria muito tirar essa dúvida!!! Obrigada e parabéns..

    [Responder]

    Pam:

    @Angela, Oi Angela, o café é sem adoçar e ele deve estar quente ou morno, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Pam…
    ficaram lindos os cupcakes!!
    Já fiz algumas de suas receitas, mas essa ainda não!!
    Vou providencial os ingredientes e fazê-los.

    Um gde bjo

    [Responder]

    Pam:

    @Narem, Oi Narem, faz sim que você vai adorar.
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Oi Pam, o que posso dizer deste vídeo?
    Simplismente maravilhoooso.
    Amei a produção, você e sua equipe estão de parabéns.
    Ana Maria Braga que se cuide, hehehe.
    Fica com Deus, que Ele te capacite a cada dia mais e mais! Muitsa bênçãos para você e todos que fazem parte desta qeuipe. Que 2012 seja o ano da realização das promessas de Deus para suas vidas.

    Bjs no coração.
    Viviani

    [Responder]

    Pam:

    @Viviani, Hahaha Viviani, adorei seu comentário. Muito obrigada pelo carinho, vc é uma fofa, são por pessoas como vc que escrever no site se torna algo maravilhoso.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. Parabéns, Pam!! Que vídeo lindo e que produção!
    Gostei muito de ver o passo a passo, pois tinha dúvidas na hora de confeitar e de distribuir a massa nas forminhas.
    Já fiz várias vezes a receita “Cupcake ou Bolo de Chocolate com Glacê de Chocolate (Devil’s Food)” e o princípio é o mesmo, né? Só a cobertura que achei um pouco mole para confeitar.. se quiser alguma sugestão para o próximo vídeo de cupcakes, sugiro esse.
    Obrigada pelos vídeos!
    Um beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Paula Angelini, Oi Ana, muito obrigada pelo carinho. Bom na verdade, este cupcake eu acho um pouquinho mais gostoso do que os Devil’s Food, rsrs, acho ele mais molhadinhos. Mas na receita do devil’s para a cobertura não ficar mole, vc deve dar o ponto na panela e deixar engrossar bastante, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Odett Costa:

    @Ana Paula Angelini, Caso a cobertura buttercreem fique mole basta acrescentar uma colher ou uma meia de Emustab, que trará o ponto certo a cobertura.

    [Responder]

    Pam:

    @Odett Costa, Oi Odett, muito obrigada pela dica.
    Beijinhos

    [Responder]

  15. Oi Pam

    Quanto a sua resposta de deixar os cup um tempinho mais no forno, devo acrescentar q eles incham e murcham ainda no meio do processo de assar, ou seja, nada a ver com a retirada mais cedo. A impressão que me dà è que tem fermento/bicarbonato demais e meço em medidores oficiais.
    No entanto o curioso eh que já deu certo outras vezes.Serà a marca do fermento e /oi bicarbonato¿????

    bjim

    Mara

    [Responder]

    Paula Pelúcio:

    Oi @Mara R. Giorni,

    As primeiras receitas ficaram maravilhosas e continuo fazendo-as e vendendo muito bem graças a Deus, mas em algumas receitas isso acontece mesmo, consigo disfarçar porque os faço recheados, mas também queria uma resposta sobre isso.

    [Responder]

    Pam:

    @Mara R. Giorni, Oi Mara, é difícil saber, pois comigo sempre deu certo e com você também deu certo várias vezes. Se você não mudou a marca dos ingredientes, eu acredito que possa ser algum fator externo, temperatura do forno, temperatura ambiente. Desculpe mas talvez eu não saiba te ajudar, pois não vi o passo a passo. Mas uma coisa que influencia bastante é seu estado de espírito no dia, pois várias vezes comigo acontece de no dia nada dar certo, nem a receita que eu sempre fiz de olho fechado. Mas espero que você consiga voltar a fazê-los darem certo, vou ficar aqui torcendo.
    Beijinhos

    [Responder]

    Rosana:

    @Mara R. Giorni, Os meus também acontecem isso, ainda nao acertei a receita, sigo o passo a passo certinho….quando estao assando eles crescem e ja murcham todinho…o que pode ser??

    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Rosana, Oi Rosano, eu não sei o que pode ser, mas acho que a única resposta é que deve algo na variação da temperatura do forno, desculpa não saber mais como ajudar. Beijinhos.

    [Responder]

    Amanda:

    @Mara R. Giorni, estou exatamente com o mesmo problema que o seu! Fiz essa receita uma vez e me apaixonei pelos bolinhos! Ficaram perfeitos! Quando fui fazer pela segunda vez não deram certo. Pensei comigo mesma que td bem, não se pode acertar todas as receitas. Mas na terceira vez que fiz aconteceu a mesma coisa… Os bolinhos transbordam da forma e ficam com um buraco no meio. Pensei comigo mesma que o excesso de fermento com bicarbonato poderiam estar causando isso, e fiz outras vezes tentanto diminuir um, depois o outro, depois o café… Enfim… fiz vários testes e eles continuam dando errado. Fico me perguntando se pode ser alguma variação do buttermilk: estou colocando 1 colher de limão em um copo de leite, conforme pede a receita… Bom.. a questão é que estou com estresse pós traumático depois de tanto testar e nem saber o que pode estar errado hehehe 😉 Espero que alguém possa ajudar! beijo meninas e parabéns pelo site! Não saio mais daqui!

    [Responder]

    Pam:

    @Amanda, Oh Amanda, que coisa chata heim? O mais estranho é que vc ja fez uma vez que deu certo, é muito difícil saber o que pode ter acontecido. Não acredito ser o buttermilk, se quiser pode colocar só leite no lugar. Mas sabe que no fim o nosso humor e as nossas vibrações no dia interferem no resultado, assim mesmo, sem explicação. Beijinhos e espero que encontre uma solução.

    [Responder]

    Amanda:

    @Pam, é pode ser isso mesmo! hehehe. Obrigada e boa semana 😉

  16. Oi Pam, adorei a receita muito bem explicada, estou com minha priminha em casa e vou tentar fazer, gostaria de saber se posso trocar a manteiga por margarina.

    Beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Tatiana, Oi Tatiana, nesta receita não pode não, pois a consistência da margarina é bem diferente, tem que ser mais firme, por isso a manteiga. Além do sabor da margarina ser muito mais forte.
    Beijinhos

    [Responder]

  17. Oi Paam :]
    Adorei o video!
    Mas então, eu sou um desastre em usar saco de confeitar.Nunca consigo montar direito e ja desisti de buttercream pq acho que aqui é muito quente para tal.Só tentei aqueles de plastico baratinhos, mas será que vc tem algumas dicas pra mim? Qual tipo é melhor pra mim que sou inciante e qual tipo de cobertura funciona mais pro clima quente daqui e essas coisas?
    Obrigado desde já ;*

    [Responder]

    Pam:

    @Pedro, Oi Pedrooo, como assim? Desistindo do buttercream e de confeitar assim facinho, não pode não…rsrs. O saco de confeitar não tem segredo não, serve qualquer um, eu prefiro mesmo os de saquinho descartáveis (não precisa lavar depois, rsrs). E não tem o que fazer, é pegar e ficar treinando, é muito fácil, bora praticar, heim? E se vc quiser dá uma olhada na cobertura do cupcake de chocolate devil’s food, que ele aguenta bem no calor, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Pedro:

    @Pam, ai ta bom hahaha Essa semana vou tirar um dia só pra mexer com isso.Vou ver se faço os cupcakes um tempo antes pra cozinha n ficar abafada por causa do forno 😛
    Me deseje sorte e se der certo coloco fotos aqui 😀

    [Responder]

    Pam:

    @Pedro, Eita Pedro, vai lá sem medo, se errar tenta de novo, pois assim já já vc vai estar confeitando e assando cupcakes de olhos fechados…rs.
    Beijinhos

  18. Pam minha querida, que delicia assistir seus vídeos. A calma e delicadeza quando vc está ensinando passa uma energia muito gostosa e faz qualquer uma de nós ter a certeza de que vai dar tudo certo. A sua produção é ótima, seu passo a passo excelente. Adorei. E estou levando a receita. Obrigada por esse carinho tão grande com seus seguidores e leitores, parabéns. Ficaram lindos…Bjocas

    [Responder]

    Pam:

    @Josy, Oi Josy, fiquei toda toda com o seu comentário, muito obrigada pelo carinho, você é uma fofa. Fico toda empolgada quando leio comentários carinhosos como o seu, fazem valer muito a pena continuar a escrever no site.
    Beijinhos

    [Responder]

  19. oi amiga que saudade……

    ficou lindo o video, toda engraçadinha se escondendo debaixo da mesa…..kkk

    bjinhos!!!!!!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Gleice Ramos Vieira, kkkk….tava mais engraçado, mas a câmera da frente parou de filmar bem na hora que eu estava me escondendo, daí tivemos q usar a câmera lateral…rs.
    Beijinhos

    [Responder]

  20. Adorei a receita, mas gostaria de saber onde vc conseguiu este avental? Ele é muito lindo!!

    [Responder]

    Pam:

    @Andressa, Oi Andressa, este avental eu ganhei do meu namorado, ele compro numa lojinha por aqui, mas acredito que se você der uma procurada na internet, você deve encontrar fácil.
    Beijinhos

    [Responder]

  21. Oi pam, tudo bem?
    Descobri o seu blog essa semana procurando umas receitas e tenho que dizer que adorei.
    Você é uma fofa. 🙂
    Gosto muito de cozinhar também, mas preciso de mais coragem… hehe.

    Você está nos meus favoritos agora, 😀
    Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Frann, Oi Frann, então seja bem vinda e bora tomar coragem, pois cozinhar não é nenhum bicho de 7 cabeças, você vai ver como vc vai pegar gosto. Muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  22. pam, estou fazendo a cobertura nesse exato momento e n teve jeito dela ficar consistente….ficou mto mole, mais do que a massa do bolinho(q tb ficou tao mole que eu tive q colocar mais farinha)…mas na cobertura não tenho a minima ideia do q fiz errado…vc tem?

    [Responder]

  23. ah…a única coisa q mudei na receita foi que o açucar que usei foi o light e o creme de leite o leve de baixa caloria….será que foi isso? ou a marca do creme de leite (já aconteceu de um chantili meu ter ficado “aguado” por causa da marca do creme de leite)

    [Responder]

    Pam:

    @@llacerdaa, Então, a massa do cupcake fica mais líquida que o normal, mas dá super certo depois de assar. E sobre a cobertura, você tem que usar o creme de leite fresco pra dar uma encorpada maior, e se quiser mais firme pode diminuir o creme de leite, vai colocando de pouquinho e vai checando até chegar na consistência que vc deseja, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  24. Olá Pan,amei o vídeo dos cupckes e achei muito prático,bom,gostaria de saber a durabilidade de um cupcake pois pretendo fazer no aniversário da minha filha,pra saber se posso fazer alguns dias antes.Também gostaria de saber do rendimento desta receita.obrigado.

    [Responder]

    Pam:

    @abelsandra dantas, Então, eu aconselho a consumir o mais fresco possível, mas se vc realmente quiser, pode fazer um ou dois dias antes, mas lembre-se de guardar bem, em lugar fechado e arejado. E esta receita rende em torno de 24 cupcakes, dá uma entradinha no link para a receita que lá está toda a explicação.
    Beijinhos

    [Responder]

  25. Eu provei um cupcake recheado com gotas de chocolate,se vc tiver a receita poderia por favor me mandar por e-mail.obrigado.

    [Responder]

    Pam:

    @abelsandra dantas, Oi Abelsandra, todas as receitas que tenho estão no site.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. Olá Pam! como vai?

    Parabéns pelo vídeo, a qualidade está excelente.
    Ainda não testei a receita, mas, pretendo fazer isso em breve.
    Tenho uma pergunta, você tem alguma receita de cupcake recheado? Conhece alguma dica ou um modo fácil para fazer isso?

    Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua pergunta, eu tenho uma receita de cupcake recheado, dá uma olhada no índice e procura pelo cupcake de chocolate com recheio trufado de maracujá.
    Beijinhos

    [Responder]

  27. Oi Pamela, adorei o seu site e o seu vídeo do cupcake de chocolate ficou uma maravilha, vendo vc fazer parece ser bem fácil…rsrsrs. Não tenho experiência alguma em cozinha, mas vou tentar fazer, seguindo suas dicas e depois te falo como me saí!!!…rsrsr. bj e parabéns pelo seu lindo trabalho!

    [Responder]

    Pam:

    @Erbenia, Oi Erbenia, eu não faço parecer fácil não, as receitas são muito fáceis por si próprias…rs. Mas o importante é não ter medo, se joga e depois me conta como ficaram.
    Beijinhos

    [Responder]

  28. Pam,queria saber a medida da massa que vc coloca em cada formiha de cupcake.Vi que voce usa um medidor..mas quanto mede o medidor?
    um beijão pra tu.To amando o novo blog 😀

    [Responder]

    Pam:

    @Lívia, Oi Lívia, se eu me lembro bem, acho que foi o medidor de 1/4, mas se quiser meça 1 dedo faltando da borda, facilita bastante, vá enchendo devagarzinho e quando faltar 1 dedo pra encher, pare.
    Beijinhos

    [Responder]

  29. Parabéns Pam, fiquei encantada quando vi este site assim!! E o vídeo ficou maravilhoso!! Grãças a vc tenho feito bons negócios!! Obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Paula Pelúcio, Oi Paula, fico muito feliz que tenha gostado e que o site tem lhe ajudado, muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  30. Oi Pam
    faco a mesma coisa que vc. Qdo dá errado eu coloco recheio para nivelar a superfície e depois coloco a cobertura. Engana bem.E o interessante é que ficam fofos apesar de tudo ,mas alguns a gente dá prejuízo, sem contar q acrescentamos o recheio q nao estava no contexto
    bjim
    mara

    [Responder]

    Pam:

    @Mara, Oi Mara, é assim mesmo, o mais importante é ficarem gostosos, o que aconteceu antes a gente omite e ninguém precisa saber, rsrs.
    Beijinhos

    [Responder]

  31. Oi Pam!
    Adorei essa receita!! Só estou com uma duvida, se no buttercream eu acrescentar creme de leite em caixinha vai da errado?
    Obrigada!!
    BJss

    [Responder]

    Pam:

    @Lais, Oi Lais, se você colocar creme de leite de caixinha vai dar errado sim, pois você precisa do creme de leite fresco que tem auto teor de gordura e que quanto mais você bate, mais encorpa, ok? Então não é bom substituir.
    Beijinhos

    [Responder]

  32. Ola Pam
    Gostaria de parabenizar pelas receitas, testei a
    hi hat cupcake e ficou otimo, perfeito.

    Beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @silvia, Ebaaa Silvia, fico feliz em saber que deu tudo certo e muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  33. Oi Pam, amei o seu video, vc da as dicas direitinho, eu fiz os cupcake de chocolate recheado com creme trufado de maracuja e a cobertura de buttercream ficou muito bom e fiz tambem os cupcake de banana e coloquei a cobertura de buttercream pois fiz muito e sobrou, ficaram otimos, fiz pro cha de fraldas da minha neta que está chegando, que Deus continue te abençoando no seu dom de fazer coisas gostosas e repassar pra nós, beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @Emilia Yamada, Oi Emilia, sou eu quem devo agradecer seu carinho, muito obrigada e fico muito feliz em saber que você tem testado e gostado das receitas.
    Beijinhos

    [Responder]

  34. Pamela, tudo bem, olha fiz o cupcake de chocolate e ficou uma delícia, só preciso de mais habilidade para enfeitar…rsrsrs. Ficaram um pouquinho… esquisitinhos aparentemente…rsrsrs.Mas muito gostosos, obrigada pela receita e parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!!!! E eu, vou ficar por aqui, treinando, treinando e treinando…rsrs. bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Erbenia, Oi Erbenia, é assim mesmo, vai treinando que um dia tudo vai ficar lindo e perfeito, o importante é não desistir, parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

  35. Pam, tudo bem? Fiz a receita 2 vezes, a primeira não deu certo, os cupcakes ficaram um pouco salgado, cresceram muito, esparramaram na forma e depois murcharam. Tentei de novo, diminui um pouco o sal, o bicarbonato e o fermento, coloquei a medida da colher de chá bem rasa… Ficaram perfeitos e deliciosos… amei!!! Acabou de sair do forno, não resisti e comi quente mesmo.. perfeitos!!! e outra coisa é que coloquei apenas metade da forminha com a massa… ficaram em um tamanho perfeito. acertei! e já é minha receita favorita! Parabéns! amei! bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola, Oi Fabíola, parabéns por não desistir, é assim mesmo, quanto mais você repete a receita mais perfeita ela vai ficando, o mais importante é não desistir e fico feliz em saber que você não desistiu, parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

    Fabíola:

    Oi Pam, utilizei um pouco da massa para fazer mini cupcakes de fiz uma cobertura com chocolate meio amargo e creme de leite (tipo um ganache) ficaram perfeitos… todo mundo amou! Meu filho amou!!! Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola, Ah que delícia Fabíola, eu adoro mini cupcakes, devem ter ficado lindos.
    Beijinhos

  36. oi pam
    esse pacotinho para enfeitar onde posso encontrar ou posso encontra so os bicos separados beijos

    [Responder]

    Pam:

    @eduarda, Oi Eduarda, tanto o saco de confeitar quanto os bicos você pode comprar separado. Você encontra em alguns hipermercados, lojas de produtos para confeitaria ou até na internet.
    Beijinhos

    [Responder]

  37. Olá Pamela, mais uma vez fiz uma das suas receitas. Dessa vez foi este cup cake, porém, tenho algumas dúvidas.

    A receita é muito boa e o cupcake fica muito macio! Uma delicia, mas, achei que ficou um pouco forte o gosto do café. Tem algum problema se diminuir a quantidade? o café serve só para aromatizar a massa?

    Com relação a massa, achei que a que eu fiz ficou muito líquida, bem diferente da textura da massa que aparece no vídeo e fiz rigorosamente com medidor. Aí com medo de dar errado coloquei mais farinha. Mesmo assim gostei muito da massa, mas é normal ela ficar assim? Como você mora em outro país talvez a diferença das medidas adotas ai e aqui no Brasil não dão diferença na receita?

    Att,
    Fabíola.

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, você pode simplesmente trocar o café por água quente. Sobre a massa, ela normalmente fica mais líquida sim, acho que no dia do vídeo estava bem frio e o café deve ter esfriado, então eu ficava requentando ele toda hora, então ele deu uma evaporada maior, por isso ficou mais firme, mas dá certo do mesmo jeito, mais líquida ou menos líquida, pode confiar.
    Beijinhos

    [Responder]

    Fabíola Marçal:

    @Pam, obridada pelas dicas.

    😉

    [Responder]

  38. Olá Pam! Estava fuçando a net em busca de receitas de cupcake e encontrei o seu site. Amei tudo aqui! Caramba…vc é muito talentosa mesmo! Tenho uma dúvida…creme de leite fresco é aquele em latinha? Devo colocar com o soro? Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Nathália Amorim, Oi Nathália, seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, o creme de leite fresco não é o de latinha, nos supermercados é um que fica nas geladeiras perto dos iogurtes, numa garrafinha e pode ser chamado de creme de leite pasteurizado também, dá uma olhada e vê se você encontra.
    Beijinhos

    [Responder]

  39. Pam,

    Como faço para os bolinhos não murcharem quando tiro do forno?

    [Responder]

    Pam:

    @Paula, Oi Paula, eles sempre irão murchar um pouco, mas se estão murchando muito, talvez vc precise deixar mais alguns minutinhos no forno e depois que retirar eles tente colocar num lugar que não pegue muito vento e nem muito gelado.
    Beijinhos

    [Responder]

  40. oi pam vou mostrar o video dos cupcakes,muffins para a minha priminha brenda ela tem 9 anos

    pam eu tenho 11 anos e morro em bituruna um municipio gosto muito de doces e quando crescer quero ser uma chef de cozinhas vejo todos os dias as suas receitas e adorooooooo
    beijinhos de duda e brenda

    [Responder]

    Pam:

    @eduarda, Oi Duda, fico feliz que tenha gostado dos vídeos e tenho certeza que você vai ser uma ótima chef quando crescer, é só se dedicar bastante. E sempre que precisar de alguma ajuda é só vir aqui e escrever um comentário ou me mandar um e-mail pra pamela@pamb.ca.
    Beijinhos pra você e pra Brenda.

    [Responder]

  41. Pam, vc tem alguma receita de cupcake baunilha ou outro sabor que não o de banana?
    beijocas.
    Denise

    [Responder]

    Pam:

    @Denise Cabral, Oi Denise, tenho sim, várias outras. Dá uma olhadinha no índice de receitas que vc vai encontrar várias receitas de cupcakes.
    Beijinhos

    [Responder]

  42. Oi Pam, td bem??!!
    É a primeira vez que vejo seu blog e adorei!!
    Ja acompanho alguns blogs estrangeiros e estou com 3 dúvidas:

    1- sour cream é a mesma coisa que buttermilk?

    2- heavy cream é creme de leite?

    3- caso sour cream seja o mesmo que buttermil, vi uma receita onde no lugar do leite se usava creme de leite. na sua opinião qual é melhor?

    agradeço muito se voce puder me esclarecer!!

    beijão

    [Responder]

    Pam:

    @Aline ZP, Oi Aline, muito obrigada pelo carinho. Bom, sobre as suas dúvidas, heavy cream é o creme de leite fresco, o sour cream não é o buttermilk, o sour cream é mais como um iogurte e o buttermilk é mais como o leite e para ambos os dois você consegue encontrar a receita caseira, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Aline ZP:

    @Pam, muito obrigada por me responder!! posso só te perguntar mais duas coisinhas??!

    1- qnd uma receita de cupcake pede sour cream eu posso substituir por buttermilk? vi o site em que voce retirou essa receita e la pedir o sour cream.

    2- meu forno é bem pequeno, e apesar de ter 2 formas de 12 cupcakes só cabe 1 por vez. se eu colocar a primeira p assar, esperar e somente qnd assar colocar a outra a massa crua do restante não ira estragar? se deixar na geladeira é melhor?

    Pam muuuito obrigada mesmo pela sua resposta!!

    beijo grande

    [Responder]

    Pam:

    @Aline ZP, Oi Aline, vamos lá, vou tentar te ajudar com todas as dúvidas:
    1- a receita original dessa receita não pede sour cream não e quando a receita pede sour cream, você não deve substituir por buttermilk e sim por um iogurte natural mais consistente ou você pode usar esta receita: mistura-se 1 colh. (sopa) de suco de limão a 1 xíc. de creme de leite fresco, e deixa-se a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar.
    2- você pode sim assar uma forma de cada vez e deixar a outra esperando (desde que não seja muito tempo) ou se preferir faça meia receita. Não precisa deixar na geladeira e uma dica é colocar o fermento só na hora de assar, então vc pode talvez dividir o fermento em 2 e colocar em cada fornada, ok?
    Beijinhos

  43. Sua liiiinda!
    Seu site tá uma graca, e eu adorei o canal de receitas viu?!
    Parabéns para esse Diretor Igor aí.. rs
    Está tudo perfeito!

    Saudades!

    Love u.

    Beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @Mari Costa, Oi Mariiiii, obrigada pela visitinha, fiquei muito feliz em te ver por aqui. Muito obrigada pelo carinho. Saudade megaaaaa.
    Beijinhos

    [Responder]

  44. Fiz a receita passo a passo, como no video, ficou bonito e fofinho, mas não deu´pra comer, ficou com gosto muito forte de bicarbonato, amargo, horrivel.Se eu não encontrar creme de leite fresco o que posso substituir?bjs

    [Responder]

    Pam:

    @andiara nepomuceno, Oi Andiara, que estranho, isso nunca aconteceu comigo, espero que não desista e tente mais uma vez. E sobre o creme de leite, não pode substituir não o fresco, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  45. Oi, Pamela
    Parabéns pelo vídeo!
    Na minha primeira tentativa a massa ficou muito liquida como afirmaram também outras pessoas. Então, na segunda tentativa, diminui todos os ingredientes liquidos, principalmente o café. O resultado ficou ótimo, tanto de textura como de sabor. Acho que as nossas medidas de xícara devem ser diferentes, aqui uso sempre a de 250 ml, será este o problema?

    [Responder]

    Pam:

    @Nancy, Oi Nancy, muito obrigada pelo carinho. Então, como eu aviso no post, a massa fica mais líquida sim, mas no final dá tudo certo, nunca deu errado comigo. Mas se ficar com medo de não dar certo, diminua bem pouquinho o café que dá super certo.
    Beijinhos

    [Responder]

  46. Olá Pam… tudo bem?

    Achei seu blog ontem e amei as receitas e fotos…

    Estou com uma dúvida: Para fazer o buttercream básico, eu posso substituir o açucar de confeiteiro pelo açucar impalpável? E qual é a função do buttermilk na receita de Cupcake?

    Agradeço a atençao…

    Grande beijo!

    Carol

    [Responder]

    Caroline:

    Pam, acabei de achar a função do buttermilk… dar leveza a massa certo? =]

    Restou apenas a duvida sobre o açucar impalpável…

    [Responder]

    Pam:

    @Caroline, Oi Carol, é isso mesmo, o buttermilk é pra dar leveza e um sabor mais requintado. E sobre o açucar, eu nunca usei o impalpável, mas acredito que possa trocar sim.
    Beijinhos

    [Responder]

  47. Oi Pam!
    Adoro suas receitas!!!
    Vou fazer os cup cakes de Ovomaltine para meu aniversário agora dia 07/02 mas eu gostaria de recheá-los também.
    Qual recheio você sugere? Algo que não fique muito pesado.. ou seria melhor colocar gotinhas de chocolate na massa? Eu não queria servir só com a cobertura…
    Obrigada! Beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Rubiana, Oi Rubiana, você pode rechear com um morango, com um creme branco, ou brigadeiro, solte a imaginação. Me conta depois como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  48. Oi Pam… sou eu de novo, Carol…
    Bom ontem fiz os cupcakes para meu filhote… Como eu apenas estava testando a receita para fazer no dia 24/03 para as Bodas de Prata dos meus pais, nao usei a forma própria para os cupcakes (ainda vou comprar para ficarem todos do mesmo tamanho). Usei forminhas de empada, mas deu certo… A unica coisa que achei estranho foi que mesmo usando a quantidade indicada de fermento e tendo deixado mais ou menos 1 dedo e meio de espaço sobrando nas forminhas, meus cupcakes cresceram demais… E o sabor da massa achei que ficou amargo sabe? Com gosto caracterisco de bicabornato de sódio. Usei as medidas informadas, com a colher medidora… realmente nao sei bem o que aconteceu.
    Uma dúvida, meu buttercream nao ficou firminho… achei ele meio mole pois quando fui confeitar o cupcake, ele se esparramava… Usei 6 colheres de açucar impalpável… e achei que ficou muito doce… será que o de confeiteiro é menos doce?
    Agradeço a ajuda e se tudo der certo, se eu conseguir fazer direito, dia 24/03 te mando as fotos do cupcakes de bodas de prata…

    Beijos,

    Carol

    [Responder]

    Pam:

    @Caroline, Oi Carol, que pena que não deu tudo certo. Bom, o problema deles crescerem bastante é fácil de resolver, é só encher até a metade da próxima vez e o sabor de bicarbonato eu não sei o que pode ter acontecido, mas se vc quiser dar uma diminuída nele da próxima vez pode, ok? E o buttercream, o que dá o ponto é o açucar e o creme de leite, então você tem que realmente usar todo o açúcar, mas não tenho certeza se o açúcar de confeiteiro é menos doce ou não. Ah e vá colocando o creme de leite fresco aos poucos, se vc achar que está firme o suficiente, não precisa colocar todo o creme, ok? Precisando de mais ajuda estou por aqui.
    Beijinhos

    [Responder]

    Caroline:

    @Pam, Obrigada… sobre o creme de leite fresco, posso fazer o caseiro? Tenho uma receita do caseiro aqui,será que dá certo?
    Acho que foi ai que errei, nao usei o creme de leite fresco… isso influencia?

    Beijos,
    Carol

    [Responder]

    Pam:

    @Caroline, Oi Carol, o creme de leite fresco influência bastante e não pode ser substituído, é ele quem dá uma encorpada no buttercream, pois quanto mais vc bate mais ele encorpa e vira chantillty, então acredito que o caseiro não funcione assim, ok?
    Beijinhos

  49. Oi Pam, hoje vou receber umas visitas em casa e vou fazer o cupcake de chocolate com cobertura de buttercream de ovomaltine. Mina única preocupação é que eu nuuunca mais nuuuuunca acertei fazer nenhum buttercream, ontem tentei novamente fazer um de baunilha mais o gosto fica puuura manteiga. Comprei manteiga sem sal em tabletes de 200g, quanto do tablete da a medida de 1 1/2 xícara? É que eu não tenho balança então fico meio perdida, mais to sentindo que hoje vai dar certo =) Obrigda desde já!

    [Responder]

    Pam:

    @Poliane, Oi Poliane, normalmente os buttercreams ficam com gosto de manteiga mesmo, mas o que eu adoro neste é que fica bem mais sutil. E para você medir 1 e 1/2 xícara de manteiga é só vc pegar as xícaras medidoras (ou o que vc for usar para medir) e vá enchendo de manteiga até completar uma medida completa e mais meia dela, e lembre-se de usar a manteiga em temperatura ambiente e usar creme de leite fresco. Vai dar tudo certo, depois me conta como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

    Poliane:

    @Pam, Oi Pam, deu suuuuuuuuuper mega certo o buttercream. Usando o creme de leite fresco e a manteiga mesmo sem sal da certinho não tem erro. Fui assistindo o vídeo aos poucos enquanto fazia rs…Nossa ficou maravilhoso, nem tem aquele gosto de manteiga que as vezes me da enjôo…foi sucesso total, todo mundo amou…no final só adicionei mais um pouquinho de ovomaltine e mexi com a colher e confeitei os bolinhos. Coloca mais vídeos assim pra gente…ajuda muito. Suas receitas aqui na minha casa em Brasilia estão fazendo muito sucesso hehe! Beijo grande.

    [Responder]

    Pam:

    @Poliane, Ebaaaaa, que bom Poliane, fiquei super feliz em saber que deu tudo certo, parabéns. E pode deixar, sempre que puder vou colocar um monte de vídeo pra vocês.
    Beijinhos

  50. Oi xará ^^

    Tudo bem?
    Acabei de testar essa receita, mas não tinha visto a dica do creme de leite, meu buttercream ficou muito molenga, e depois de colocar em cima dos cupcakes, ele começou a derreter :/

    Por ser com creme de leite fresco, essa cobertura não deveria ser conservada em geladeira e colocada no bolinho somente na hora de consumir?

    Beijos =**

    [Responder]

    Pam:

    @Pamela, Oie pampam, realmente tem que usar o creme de leite fresco, mas não precisa deixar na geladeira não, só se o lugar for muito quente daí é bom só cobrir perto da hora de servir, do contrário ele aguenta algumas horas fora da geladeira.
    Beijinhos

    [Responder]

  51. Ai Pam, depois de muito estresse, SUCESSO!
    Os floquinhos do Ovolmatine entupiram o meu bico de confeitar tipo pitando, dai tive que fazer com o que é um buraquinho mesmo. Estava muuuuito calor aqui na minha cidade, a cobertura não aguentou! Coloquei na geladeira pra endurecer um pouco e deu certo!
    Eu fiz o recheio de creme branco com morango picadinho. Combinação perfeita!
    Várias pessoas me pediram a receita rs…
    O pessoal amou meus cup cakes!!! Só minha mãe que disse que sentiu um pouquinho o gosto do sal na cobertura, mas só ela falou rs.
    Resumindo, obrigada pela receita!!! Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Rubiana, Ebaaaaa Rubiana, é assim mesmo, você sempre encontra algumas interferências pelo caminho, mas com cuidado e atenção você consegue contornar todas, parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

  52. Eu quis dizer, que os floquinhos do Ovolmatine entupiam o meu bico de confeitar tipo pitanga e não ficava bonito rs…

    [Responder]

    Pam:

    @Rubiana, Eu entendi sim, rsrs, nessa hora você precisa usar é o bico mais largo, dá uma procurada que você consegue encontrar um pitanga bem larguinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  53. Oi Pam! Primeiro quero te dar os parabens pelo blog e pelos videos, super produzidos, uma fofura! Mas estou escrevendo pq testei essa massa de chocolate hoje e nao deu certo… ja sairam murchos (no centro) do forno. Nao sei se eh meu forno, mas meus cupcakes de chocolate nao ficam bonitos como os de baunilha, limao, banana, enfim, ainda nao encontrei uma massa perfeita = gostosa e que fique redondinha no topo. Ficaram super gostosos, mas os que enchi menos a forminha ficaram retos, e alguns que enchi mais transbordaram. Eu usei cacau em po no lugar do chocolate em po, pode ser? A maioria das receitas que tenho levam cacau, por isso achei que vc quisesse dizer cacau ao inves de chocolate (o cacau nao contem acucar e o chocolate em po sim). Bem.. fiz varios testes com diferentes fornadas, e nenhuma ficou boa, uma pena. No meu caso nao eh falta de pratica, acho que eh falta de um forno melhor..rs Beijos e obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @sabrina, Oi Sabrina, obrigada pelo carinho. Eu acho também que como você já tem prática o problema é o forno, eu mesma tinha este problema com meu forno antigo, pois dava pra perceber que ele não mantinha a temperatura constante. E essa massa de chocolate é mais fofa e areada, o que faz ajudar a murchar, mas ela sempre vai dar uma murchadinha depois que sair do forno. Ah e o certo é o cacau em pó mesmo, se for o chocolate com açúcar eu escrevo achocolatado. Boa sorte pra resolver este pepininho.
    Beijinhos

    [Responder]

  54. Pam, eu adooro o site! Vc está sempre de parabéns pela delicadeza!
    Será que se eu tirar apenas o chocolate da receita dá certo? Eu queria essa receita mas com a massa branca, pois na minha casa nem todos são fãs de chocolate.

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Luisa, Oi Ana, muito obrigada pelo carinho. Bom, sobre sua dúvida, eu acho melhor não alterar esta receita, mas acabei de postar uma com massa branca de baunilha, dá uma olhadinha.
    Beijinhos

    [Responder]

  55. ola meu nome e rhubia e tenho 12 anos.
    faz um tempo que eu e minha fomos fazer cupcakes como vc devem imaginar ficou feio e ruim, rsrsrsrsr , mas depois de conhecer este blog e ver esse video da pam ficou bem mais facil de aprender a fazer esses bolinhos deliciosos
    muito obrigada pam pelos seus videos muito bem explicados e pelas receitas deliciosas
    bjos

    [Responder]

  56. Pam, conheci seu blog há umas 2 semanas, e me encantei, suas receitas são maravilhosas, hoje fiz a torta de limão com merengue e recebi um monte de elogios do maridão e dos amigos… Ficou divina!! Parabéns pelo blog e pelo seu dom. Você é uma fofa! Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Rebeca Fagundes, Ebaaa Rebeca, parabéns pra você, fiquei feliz que você recebeu vários elogios. Então, agora não para não, teste várias outras receitas pra receber muitos mais elogios…rs.
    Beijinhos

    [Responder]

  57. Oi Pam,
    Conheci seu trabalho pelo site e me apaixone, sou maluquinha por cozinha e tenho apenas 11 ano… Não sei se você leu meu e-mail, mas preciso que você me ajude a fazer beijinhos de coco, ontem fui fazer e 1º ficou molengo demais, e depois que meu pai voltou pro fogo, duro demais, mas ficou bom, consegui enrolar e passar no coco… Fora isso amo Cupcakes, não sei se você já fez, pois estou conhecendo seu trabalho agora, você poderia fazer um cupcake meio a meio,tipo: massa de chocolate, recheio de chocolate branco e preto e cobertura de chantilly tradicional e de chocolate… Desculpe se estou pedindo muito, é porque me empolguei demais!
    Bjão

    [Responder]

    Pam:

    @Mari, Oi Mari, eu vi seu e-mail sim, mas ainda não respondi. Mas muito obrigada pelo seu carinho, você é uma fofa. Quando eu responder seu e-mail vou tentar te enviar algumas receitas de beijinho e sobre o cupcake, dá uma olhadinha que tenho receitas de cupcake de chocolate escuro e branco, daí é só pegar cada receita e juntar a parte que você quiser deles, ok? Mas continue assim, empolgada que tudo fica mais gostoso.
    Beijinhos

    [Responder]

  58. Pam, oláaa

    Já fiz muita coisa do seu blog, mas este cupcake de chocolate me surpreendeu, a massa fica mole, mas, no final fica maravilhosooo, o buttercream é ótimo, meus sobrinhos adoram , e já é sucesooooo entre os amiguinhos deles, que bom que você disponibiliza estas maravilhas com a gente, obrigado !!!
    Aqui onde é uma cidadezinha do interior de São Paulo, e tudo que fica bonitinho é novidade, estes cupcakes, são lindos para decorar as festinhas de aniversário. Também fiz o recheado com morango, porém acrescentei uma colherzinha de leite condensado daquele mais firme junto com morango, e cobri com obuttercream de chocolate, ficou muito bom !!!!
    Como vocÊ eu adoro uma cozinha, hehehe !!
    Enfim, por favor continue a plubicar estas delícias !!!!

    um abraço !!! e Obrigado !!!

    [Responder]

    Pam:

    @Viviane, Oi Viviane, que bom que você gostou, ebaaaa. E pode deixar que vou sempre postar o máximo de delícias que eu puder, pois é muito gratificante inspirar pessoas como você, muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  59. Olá, queria saber se o cupcake fica com mt gosto de café? pois não gosto de café. Se sim, tem alguma coisa que posso substituir ?

    [Responder]

    Pam:

    @Luisa, Oi Luisa, o café fica bem sutil, mas se você preferir pode usar só água no lugar, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  60. Queria agradecer a receita! =D fiz no meu aniversário e todos adoraram! Fica super macio esse cupcake, a unica alteração q fiz, foi com o café, fiz um café bem aguado, rs porque da primeira vez achei q o gosto do café ficou forte. E a cobertura fiz uma de ganash e a outra de bicho de pé (brigadeiro de morango). Obrigada Pamela pela receita, agora quero testar aquele de cenoura.
    =D
    Bjinho!

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Marçal, Oi Fabíola, se você quiser da próxima vez pode usar só água no lugar do café. Fico feliz que todos tenham gostado e adorei a idéia do bicho de pé. Ah e tenho certeza que você vai adorar o de cenoura.
    Beijinhos

    [Responder]

  61. Pam

    Lembra da Mag doidinha, que confundiu a quantidade de manteiga da Torta de Limão?
    Pois estou aqui de novo, Fiz esta receita do Buttercream de Ovomaltine, meu Deus, o que é isso? Que delícia foi maravilhoso, todos amaram, só reduzi o açucar pela metade, Obrigada por compartilhar estas delícias; aqui tem a foto deles.
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2451654925388.122859.1072463370&type=3
    Bjão

    [Responder]

    Pam:

    @Margareth, Ebaaaa doidinha, que legal que você testou os cupcakes, o buttercream é muito bom né? É o meu preferido. Fico feliz que todos tenham gostado e adorei as fotos, seus cupcakes são lindos, parabéns.
    Bejiinhos

    [Responder]

    Margareth:

    @Pam, Obrigada, tenho passado o link de seu Blog o pessoal, meus amigos do Facebook está amando vc e suas delícias. Vc tem FB? Bjão

    [Responder]

    Pam:

    @Margareth, Oi Margareth, eu tenho a fan page http://www.facebook.com/pamb.ca e vou fazer um facebook só para as minhas queridas do facebook (vc ta incluida heim…rs).
    Beijinhos

  62. Oi tenho 13 anos! quando crescer quero ser confeiteira, acabei de receber um kit de fazer cupcakes de aniversario e estou louca para usar!! ainda não fiz nenhum mas esta tarde vou fazer (yn)!
    Bom vi seu video e adoooorei espero que faça certo!!

    Muito obrigada pela dica!
    Bjs
    Vale! 😀

    [Responder]

    Pam:

    @Valentina Carletti, Oi Valentina, que gostoso ganhar um kit pra fazer cupcakes, você vai adorar preparar estes bolinhos tão lindinhos. Depois que fizer o seu cupcake, volte para me conta como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  63. Adorei o seu vídeo como fazer cupcake, vc explica muito bem.
    Eu gostaria de ver alguma receita de cupcke salgado, pois eu peguei alguma receitas da net, mas não deu muito certo.

    Bjo

    [Responder]

    Pam:

    @Mari, Oi Mari, tenho uma receita de muffin salgado, que nada mais é do que um cupcake mais encorpado, é delicioso. Dá uma olhadinha no índice de receitas.
    Beijinhos

    [Responder]

  64. Olá Pam!Qual a funçao do bicarbonato de sódio numa receita?
    Grata
    Bjinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Sibele Correa de Mello, Oi Sibele, ele tem a função de deixar a massa mais leve e ajudar no crescimento.
    Beijinhos

    [Responder]

    Sibele Correa de Mello:

    @Pam, Amo suas receitas, e agora estou mais feliz por ver voce nos videos. Vc é muito talentosa. Tenho o maior prazer em divulgar vc e suas receitas. Sucesso pra vc.
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Sibele Correa de Mello, Oi Sibele, fico muito feliz com o seu carinho, muito obrigada.
    Beijinhos

  65. Oi minha Linda…VC é fantástica, adorei conhecer seu blog e ver suas receitas, estou começando agora a fazer os cupcakes em casa para meus filhos e para presentear as amigas, pois eu gosto muito de fazer bolos simples pra tomar com cafezinho, então resolvi, fazer os meus bolos em tamanhos pequenos, mas depois que VI VC fazendo tudo isto pensei que eu tmb. podesse fazer o que vc acha será que eu consigo? Deus de abençoe VC é realmente muito talentosa.
    VC tem algum programa de TV?, Dá cursos em SP?. Bjs. e prazer enorme em conhece-la. tá. Ale.

    [Responder]

    Pam:

    @Alexsandra C.B.Gaviello, Oieeee Alexsandra, muito obrigada pelo carinho. E é lógico que você consegue, o importante é ir com calma e não desistir, garanto que com o tempo e treino eles ficarão cada dia mais lindos. Ah e eu não tenho programa nem cursos, pois moro fora do Brasil.
    Beijinhos

    [Responder]

    Alexsandra C.B.Gaviello:

    @Pam, Oi minha Linda…como faço pra te mandar um email? será? que posso? Bjs. Ale.

    [Responder]

    Pam:

    @Alexsandra C.B.Gaviello, Oi Alexsandra, meu e-mail é pamela@pamb.ca , pode mandar e-mail a vontade.
    Beijinhos

  66. oi pamela fiquei encantada com esses bolinhos maravilhosos que vc faz.Eu so tenho duvida como fazer recheios,é so nisso
    que quero mim aperfeiçoar,acho que vc pode mim ajudar.Para
    ser mais clara quais tipo de recheio posso usar no saquinho
    de confeitar.Bjus

    [Responder]

    Pam:

    @rosinha, Oi Rosinha, você pode usar qualquer recheio, doce de leite, ganache, chantilly, geléia, brigadeiro, cream cheese, buttercream, frutas e você não precisa necessariamente de um saco de confeitar, pode rechear com uma colher ou espátula mesmo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  67. Oi, Pamela!!!
    Adorei seu site e suas receitas, alem de sua simpatia!!!
    Quero saber se essa cobertura de buttercream dura algum tempinho fora da geladeira, no caso de ficarem expostos numa mesa???
    Obrigada por compartilhar conosco tanta cosa gostosa!!!
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Nina, Oi Nina, ela pode ficar fora da geladeira sim, mas dependendo do calor do dia ela vai dar uma amolecida, então prefira deixá-los expostos em um lugar fresco e arejado.
    Beijinhos

    [Responder]

    Nina:

    @Pam, obrigada pela a dica…espero que fiquem lindos como os seus!!!
    Bjs

    [Responder]

  68. Pam! Adorei o vídeo! Amo fazer cupcakes e acesso o teu blog direto! Normalmente tenho alguns problemas com a consistência da massa e/ou da cobertura. Vou tentar fazer essa receita e venho te contar!
    beijinhos ;*

    [Responder]

    Pam:

    @@ac_muller, Oi Ana, muito obrigada pelo carinho e a dica é não desistir e praticar bastante, mas volte pra me contar como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  69. OI Pam tudo bem?,Vim te fazer uma visita e te dizer que fiz nesta semana que passou a Sua receita do Bife Role não Role, amei…eu e meus filhos adoramos….viu!!!!Como sempre, VC é show. Bjs. e boa semana. Ale.

    [Responder]

    Pam:

    @Alexsandra C.B.Gaviello, Oi Alexsandra, que demais, eu amo o bife rolê não rolê e fico super feliz que vocês também gostaram, manda um beijão para os seus filhos.
    Beijinhos

    [Responder]

  70. Oi Pam tudo bem?
    Gostaria de saber o que seria mateiga amolecida
    Desde já, agradeço. Um abraço!

    [Responder]

    Pam:

    @Jacqueline, Oi Jacqueline, manteiga amolecida significa colocar ela por alguns segundos no microondas para ela ficar mais mole, mas sem derreter, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  71. Pam, estou desolada.. Sempre tento fazer o buttercream e nunca fica legal. Fica gostoso, claro, mas ele não dá o ponto de fazer esse topo lindo.. Eu quero vender cupcakes e não posso justamente por causa desse inconveniente.. Ontem fiz esse buttercream de ovomaltine e aconteceu a mesma coisa.. Já fiz buttercream de chocolate (usando a seguinte receita: Bata 6 colheres (de sopa) de manteiga sem sal com 2 colheres (de cha) de essência de baunilha. Reserve. Em outra vasilha misture 3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado com ¾ de xícara de chocolate em pó peneirado. Acrescente o creme reservado e bata bem até conseguir um creme homogêneo. Adicione aos poucos e aproximadamente um terço de xícara de leite. Continue a bater por mais 1 ou 2 minutos até conseguir o ponto de creme.) … Não sei o que eu faço de errado.. Por favor, me ajude 🙁

    [Responder]

    Pam:

    @Ana, Oi Ana, para se chegar no ponto certo do buttercream o mais importante é a prática. Então a dica é não desistir e continuar testando. Eu fiz um buttercream faz pouco tempo, é a receita do buttercream de doce de leite, tenta testar ele, eu tenho quase certeza que vc vai conseguir fazer ele sair perfeito. Mas as dicas principais é não bater muito e usar o creme de leite fresco (pasteurizado). Não desiste não, as vezes é a receita que não é a melhor para o seu caso, mas continua testando que garanto que uma hora tudo vai ficar lindo e perfeito. Quando testar o buttercream de doce de leite me avisa, se quiser pode fazer ele sem o doce de leite.
    Beijinhos

    [Responder]

    Ana:

    @Pam, Obaa, vou testar e depois conto tudo pra você. Que gosto ele fica sem o doce de leite?

    [Responder]

    Pam:

    @Ana, Ele fica com o gosto de um açucar amanteigado, simples, mas é bom também.
    Beijinhos

  72. Bom dia,.

    Pam ,td bem ??
    Queria saber se tem como substituir o creme de leite fresco por aquela caixa de chantily ?

    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @cibele, Oi Cibele, essa sempre foi uma dúvida que eu tive, eu acredito que o único substituto para o creme de leite fresco seria a caixinha de chantilly, mas nunca testei para saber o resultado. Mas eu acho que dá certo sim, se testar volte correndo pra me contar, ok? hehe
    Beijinhos

    [Responder]

  73. to esperando,todos os dias eu vou entrar no seu blog pra ver se vc fez mesmo o vídeo
    estou aguardando,espero muito que vc faça esse vídeo
    beijosss

    [Responder]

    Pam:

    @ieza, Oi Ieza, desculpe mas eu não posso fazer um vídeo só pra vc, pois antes de filmar qualquer vídeo eu faço uma pesquisa pra ver qual das receitas são mais visitadas, preciso de um dia inteiro de filmagens e ainda uma semana no mínimo para a edição. Mas tente fazer primeiro pela receita escrita, tenho certeza que você vai conseguir e que vai dar tudo certo.
    Beijinhos

    [Responder]

  74. oi,tudo bem contigo?!pois,cá estou eu p te contar de uma das festinhas dos meus filhos(o k fez 4anos,o outro faz 7;duas festas no espaço de um mês),fiz duas qualidds d cupcakes,(pena k as pessoas aki ñ aderem)só ñ fiz a sua receita choc.(fiz o meu bolo de chocolate),pk aki ñ há nata fresca e pus foi brigadeiro por cima…ficou ótimo:)para os de baunilha fiz de creamcheese,mas ñ deu certo:(tava durinho enqt bati o queijo k a mantg.,mas kd pus o açucar em pó ficou mt ralo e eu pus bastt mesmo,a receita era 200 de qj,240 mantg s/sal para 700 açucar e ainda por cima fiz o dobro:(foi a única coisa k ñ deu certo:(dp tive k inventar para faze-lo ficar bom de maneira a fazer as voltinhas…pds me dar uma ajuda?fiz os seus ovos endiabrados,mt mt bons mas pus menos picante;)tb fiz popcakes,ficaram lindos…mas tb as crianças ñ aderiram mt:(obrigada e fica bem…!!!…(desculpa lá a maçada)

    [Responder]

    Pam:

    @Sónia Costa, Oiii Sónia, adorei saber de suas aventuras na cozinha. A receita de buttercream de cheesecake fica mais molinha mesmo, mas a dica é ir colocando o açucar aos poucos até ficar na consistência que você quer, e se precisar coloque um pouco na geladeira que ela endurece um pouco.
    Beijinhos

    [Responder]

  75. oooi Pam!quero fazer capcakes no meu aniversario a rcita da massa eu ja tenho só esta faltando o buttercream que eu n sei fazer!!

    gostaria muuito da sua ajuda!! muitos beijos

    [Responder]

    Pam:

    @is@bella, Oi Isabella, a receita que eu indico é essa que fiz no vídeo, é super fácil fazer. Mas a dica é ir treinando algumas vezes antes do seu aniversário. Faça meia receita e vá vendo se você encontra algum problema, vai dar tudo certo.
    Beijinhos

    [Responder]

  76. Olá Pâmela, gostei muito do vídeo, porém, gostaria que você fizesse um vídeo nos ensinando a fazer creme de leite fresco. Parece que é impossível encontrar esse ingrediente nos supermercados.
    Bjos,
    Goreth.

    [Responder]

    Pam:

    @Goreth, Oi Goreth, o problema é que acredito não existir uma receita caseira. Mas vou dar uma procurada mais a fundo, pois eu sei o quanto é difícil pra muitos pessoa encontrarem o creme de leite fresco.
    Beijinhos

    [Responder]

  77. Pam.. adorei a receita! Meu primeiro cupacake ficou show!
    A cobertura é que não deu nada certo, ficou mole e sem consistência. Tava gostosa, mas tinha que passar com a faca de tão molenga…kkk
    Não sei onde errei, mas certamente vou tentar de novo!
    Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Adri Lee, Oi Adri, sobre o buttercream, você usou manteiga e creme de leite fresco? Estes são os ingredientes essenciais. Mas se você usou, você pode diminuir o creme de leite da próxima vez e é só colocar na geladeiro um pouco que o buttercream endurece pois ele é feito de manteiga.
    Beijinhos

    [Responder]

  78. Oi Pâm! Conheci seu site através do site da Sue e estou adorando suas receitas. Vc está de parabéns! Estou doidinha para fazer esses cupcakes… Bjooo! Angel

    [Responder]

    Pam:

    @Angelica, Oi Angelica, bem vinda e obrigada pelo carinho. Quando testar alguma receita volte para me contar como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  79. OI Pan!!!!
    adorei a receita dos cookies.
    quero fazer eles pra minha mae.
    Só que eu queria fazer eles menores,tem como???
    Ou será q vai dar algum problema??

    [Responder]

    Pam:

    @ieza, Oi Ieza, pode fazê-los maiores sim, é só fazer “bolas” maiores, mas talvez só precise ficar mais alguns minutinhos no forno, dependendo se vc quer ele mais duro ou mole.
    Beijinhos

    [Responder]

  80. Pamela, vc é o máximo!! Sou sua fã! Tenho feito a sua receita de cup cake de chocolate e é só sucesso… to muiiiitttttttooooooooo feliz. Queria tirar uma duvida com vc. Será que se eu fizer a mesma massa de chocolate e tirar o café e o chocolate e acrescentar mais leite da certo?? É que eu preciso de uma massa branca e fácil como a de chocolate.
    Bjão e fica com Deus!

    [Responder]

    Pam:

    @Maria do Carmo, Oi Maria, muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, você pode usar só água no lugar do café, mas tirar o chocolate eu não acho uma boa idéia. Mas se quiser uma massa branca e fácil, dá uma olhada nos cupcakes de doce de leite, a massa branca é super fácil de deliciosa.
    Beijinhos

    [Responder]

  81. Pam..a massa deu errada…ficou mole e afundou!! :.(

    [Responder]

    Pam:

    @Andreia Conde, Oi Andreia, ela fica mais líquida mesmo, mas no fim sempre dá certo. Eu não sei o que pode ter dado errado com a sua, mas o principal é não bater demais e a temperatura do forno estar certa. Não desista, garanto que uma hora dá certo, faça meia receita é vá treinando.
    Beijinhos

    [Responder]

  82. Oi Pam,
    Fiz sua receita do video, etava com tudo na mesa vi que não havia açucar branco em casa, então coloquei 1 xícara e meia de mascavo no lugar de duas do branco,
    e ficou muito bom!
    Cresceu, fofinho, escurinhos, lindos! Depois fiz outro dia com o açucar branco e decidi que prefiro com o mascavo mesmo.
    abraço

    [Responder]

    Pam:

    @Priscila, Oba Priscila, adora essas experiência de última hora, vou testar com certeza pois essa é a minha massa de chocolate favorita e se tem como fazer ela ficar ainda melhor eu vou testar…rsrs. Beijinhos e obrigada por compartilhar

    [Responder]

  83. Pam, muito legal o vídeo. Vc é linda!
    Eu estou com algumas dúvidas:
    O creme de eite fresco deve estar em temperatura ambiente?
    A receita fica doce? Tenho que agradar meu irmãozinho.
    É realmente necessária a forma para assar ou posso usar apenas as formas de papel?
    Rende 24 cupcakes do tamanho normal ou do mini?
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Raquel, Oi Raquel, em teoria todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. E essa receita não fica muito doce não, fica na medida certo. E sobre as forminhas, o melhor é usar a forma de alumínio mas se você não tiver, coloque duas forminhas de papel uma dentro da outra. Dá uma lida neste post http://www.pamelabrandao.com/receitas/2012/02/como-fazer-cupcakes/
    Beijinhos

    [Responder]

  84. Gostaria de saber como fazer cupcake de limão.

    [Responder]

    Pam:

    @Fabiana, Oi Fabiana, dá uma olhada no meu índice de receitas que vc vai encontrar várias outras receitas de cupcake bem como a do cupcake de limão. Beijinhos

    [Responder]

    Fabiana:

    @Pam, obrigada! amei o seu site, Parabéns!

    [Responder]

  85. Oi Pam, tudo bem…querida VC pode me explicar qual é a diferença entre um cupcake e um muffin, ou seja as massas são muito diferentes? não podemos usar a mesma para os dois e porque?…Bjs, e Boa Páscoa. Ale.

    [Responder]

    Pam:

    @Alexsandra C.B.Gaviello, Oi Alexsandra, a diferença é simples, os cupcakes nada mais são do que bolinhos pequenos com cobertura e os muffins são mais encorpados, normalmente com frutas e nozes no meio. Mas não tem problema usar a mesma receita para os dois não, ok? Beijinhos e boa páscoa.

    [Responder]

  86. Oi eu adorei de verdade a receita mas tenho algumas dificuldades, por exemplo se posso usar creme de leite comum aqui na minha região ñ encontro o fresco, e também ovomaltine, tem como substituir? Obrigada, espero resposta.

    [Responder]

    Pam:

    @kelyne samara, Oi Kelyne, na verdade o creme de leite fresco não pode ser substituído pelo comum, mas você pode substituir por aquele “bate chantilly”, você conhece? E o ovomaltine você pode deixar de lado e não usar, sem problemas. Beijinhos

    [Responder]

  87. Oi Pam, na verdade ñ aqui na minha região essas coisas ñ existem, rsrsrrs, mas posso eu mesma fazer o chantilly? Aqui é interior, é realmente muito difícil.

    [Responder]

    Pam:

    @kelyne samara, Oi Kelyne, com o que você faria o chantilly? O maior problema é que por enquanto não existe um substituto mais comum e nem uma receita caseira, então é difícil encontrar uma solução. Beijinhos

    [Responder]

  88. pam, eu estava com A MAIOOOOOR VONTADE de comer cupcakes ai eu procurei na net e visitei VÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁRIOS SITES aí achei o seu mais explicativo, fofo e facil! consegui fazer a receita ficou ótimo

    graças a vc kkk!!!

    beijinhos espero mais …

    [Responder]

    Pam:

    @isadora, Oi Isadora, fico feliz que tenha me encontrado e que tenha gostado do site. Que bom que deu tudo certo com os cupcakes, espero que teste muitas outras receitas. Beijinhos

    [Responder]

  89. Tudo bem Pam, tenho 12 anos a dorei essa sua receita, so queria fazer uma pergunta, tem como fazer a cobertura de chocolate ficar colorida (pode ser com corante para chocolate??)

    [Responder]

  90. Por favor me responda o mais rápido possível!!

    [Responder]

    Pam:

    @Paula Ceres, Oi Paula, já respondi faz um tempinho, no seu primeiro comentário no post do cupcake de chocolate com glacê de chocolate, dá uma olhadinha. Beijinhos.

    [Responder]

  91. Fiz hoje esses cupcakes de chocolate….Ficaram muito bons. Realmente a massa fica um pouco mais mole do que as outras, mas super dá certo no fim.
    Mas acabei não fazendo o buttercream de ovomaltine porque nao tinha em casa, e fiz uma cobertura de leite ninho mesmo, mas que também ficou muito boa.
    Parabésn pelo site!

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, fico feliz que tenha dado tudo certo. Mas tente fazer o buttercream da próxima vez, é bom demais. Mas tenho certeza que a cobertura de leite ninho também deve ter ficado deliciosa. Beijinhos.

    [Responder]

  92. OLá eu fiz mas não deu certo, não sei onde errei, ele derramou tudo e não assou. Coloquei leite no lugar do Buttermilk, será que pode ser isso? Aqui não tem buttermuilk pra vender.

    [Responder]

    Pam:

    @Kelly Caroline, Oi Kelly, não tem problema colocar leite, mas eu já passei a receita caseira do buttermilk, dá uma olhadinha no site, tem até vídeo. Acredito que o problema foi o jeito de assar. Essa massa é muito leve, cresce muito, então primeiro: ela derramou pois vc colocou demais na forminha, coloque menos da próxima vez. Segundo: não deve ter assado pois vc deixou pouco tempo, cada forno é diferente, se por exemplo, uma receita diz que demora 25 min pra assar um bolo, no seu forno pode ser menos ou o dobro, então não confie no tempo da receita e sim no teste do palito, quando ele sair limpo é quando está pronto. Mas o importante é não desistir, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  93. Prima,
    Me dá esse fogão de presente de dias das mãe Please…please… adoreiiii e seu avental que lindo!
    Compartilhei com meus amigos no Face.

    Beijos e saudades!

    [Responder]

    Pam:

    @Kelly, Hehe, o fogão veio com a casa, mas por aqui só tem fogão elétrico assim, acho que é o perigo de um foguinho colocar fogo nestas casas de papel daqui…hehe. Beijinhos prima.

    [Responder]

  94. Nossa que linda receita e deve ser deliciosa, como primeiro comemos com os olhos eu estou encantada com seu video, parabéns…beijocas

    [Responder]

    Pam:

    @Ivana, Oi Iavana, é deliciosa sim. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  95. Adorei essa receita, mas gostaria de saber se posso substituir o ovomaltine por chocolate em po ou simplesmente não uso, obrig, bjusss

    [Responder]

    Pam:

    @Katia, Oi Katia, pode simplesmente não usar, ou colocar mais chocolate em pó. Beijinhos.

    [Responder]

  96. Fiz 2x. A massa não tem erro, fica perfeita. Já a cobertura simplesmente não sai. Fica molenga e não pega a consistencia necessaria. A ultima ficou muito doce tambem. Acho que vou desistir. Tem alguma cobertura basicona e facil? Beijos! Amo o blog;-)

    [Responder]

    Pam:

    @adri lee, Oi Adri, vc está usando o creme de leite fresco (pasteurizado)? Tente ir colocando ele aos poucos, se ficar firme antes de usar tudo, não tem problema, não use o resto, ok? Beijinhos

    [Responder]

  97. Booom diaaaa!
    Pam, começo parabenizando vc pelo trabalho e principalmente pela generosidade em dividir com as pessoas suas receitas.
    Nunca fiz cupcakes, mas decidi começar a faze-los agora, pois preciso aumentar minha renda.
    Tenho as tarde livres, sou organizada, tenho boa vontade e pouco dinheiro rsrs
    A forma que comprei chegou ontem, e hoje vou comprar os ingredientes que faltam para que eu possa fazer minha primeira fornada. Estou animada e confiante!

    Como marinheira de primeira viagem tenho um monte de dúvidas:
    1- posso usar essas massas de bolo prontas, que basta acrescentar leite e ovos?

    2- após eu colocar a cobertura, seja ela merengue, ganache, Marshmallow, Buttercream, os cupcakes devem ficar na geladeira? se sim, qto tempo a cobertura permanece firme e bonita, sem derreter e desmanchar?

    3- quais são os sabores que mais têm saída?

    4- como devo entregar os cupcakes aos clientes? somente em caixas? elas são tão caras. Vc teria uma dica boa e barata?

    5- é mesmo um negócio lucrativo?

    Obrigada e um abraço!

    [Responder]

    Pam:

    @Meg, Oi Meg, quantas perguntas, vou tentar responder todas.
    1-pode sim usar os bolos de caixinha,
    2-não precisa colocar na geladeira, mas se ficarem num lugar muito quente, dependendo da cobertura ela vai amolecer, mas nada grave,
    3-os sabores principais são, chocolate e baunilha, e nisso vc varia a cobertura e/ou o recheio,
    4-Vc pode colocá-los nos pratos para bolo descartáveis, mas fica difícil para o transporte, o melhor é caixa mesmo,
    5-tudo vira um negócio lucrativo se vc souber transformá-lo em lucrativo, tudo vai depender do número de clientes que vc conseguir, ou seja qualidade do produto e bastante divulgação.
    Bom, espero ter ajudado, qualquer coisa estou por aqui. Beijinhos.

    [Responder]

  98. Boa noite Pam!

    Estusiasmadíssima, comecei hoje mesmo meus primeiros cupcakes, seguindo essa receita do seu vídeo.
    Minha massa ficou visivelmente mais mole que a sua. Mesmo assim tentei assar os bolinhos. E, apesar de eu ter colocado 2/3 de massa nas forminhas, vazou tudo. Um horror! kkkkkk estão lá forno agorinha, assando e deixando minha casa com cheiro de queimado pq a massa caiu no forno. kkkkkk

    Segui sua receita criteriosamente as mesmas medidas.

    Onde foi que eu errei?

    Mas não vou desistir. Assim que esses “feiozinhos” acabarem de assar, coloco outros. Até acertar.

    Uma pergunta: essa receita dá pra qtos cupcakes?

    Brigadinha linda!

    [Responder]

    Meg:

    @Meg, Voltei pra dizer que mesmo a massa tendo vazado, eu deixei que os cupcakes assassem para ver o sabor.
    Ficou com um gosto forte de bicarbonato. Não ficou nada bom. Outra coisa, usei o café quase que frio, não pode né? tem que ser quente mesmo?

    Qto ao buttercream, ainda não testei. Não encontrei o creme de leite fresco. Não dá mesmo pra fazer com aquele de caixinha tipo bate chantilly? e, posso usar margarina sem sal no lugar da manteiga? a quantidade de açúcar é 4 xícaras de chá mesmo? vi que alguém aí usou apenas a metade.

    Vou continuar tentando essa receita.

    Bj e obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Meg, Oi Meg, eu não entendo pq algumas pessoas encontram problemas com essa massa, pois eu nunca tive problemas. A dica que vou te dar é usar o café quente e se quiser diminuir a quantidade dele, pode. E sobre o gosto de bicarbonato, não sei o que pode ter acontecido. Na cobertura, você deve usar manteiga sempre e talvez possa substituir o creme de leite pelo bate chantilly, acho que já teve um pessoal que fez isso. Sobre o açúcar, a quantidade é essa mesmo. Mas a dica é, sempre que for testar uma receita, faça metade da quantidade, assim vc não tem problema de dar errado e perder toda a massa e a cobertura. Bom, espero que não desista dessa massa pois ela é realmente a minha favorita e coringa. Se precisar de mais ajuda estou por aqui. Beijinhos.

    [Responder]

    Meg:

    @Pam, minha querida!
    Fiz pela segunda. Como vc sugeriu, preparei apenas a metade da medida. Mas cresce muito e novamente transbordou e vazou pra fora das forminhas, e como da primeira vez, deixei assar para sentir o sabor.
    A massa fica diferente, tipo um soufler, é assim mesmo?
    Não fica doce, enjoativa; o sabor é ótimo, delicioso! não fiz a cobertura ainda (não encontrei a manteiga sem sal rsrsr) eu e meu filho comemos mesmo feios e vazados kkkk

    Não sei se é assim o sabor e o resultado da massa, mas se for, acho que entendo pq vc diz ser uma massa coringa.

    Bem, qto à vazar, vou colocar menos massa ainda nas forminhas. Amanhã vou percorrer alguns supermercados até encontrar a manteiga sem sal. E pode ter certeza minha querida, que em algum momento vc estará lendo aqui que eu fiz, e deu certo.

    Obrigada pelo carinho, atenção e paciência! Deus a abençoe!
    Beiiiijos da Meg (uma teimosa que não desiste mto fácil kkkk).

    Pam:

    @Meg, Oi Meg, fico muito feliz em saber que vc não vai desistir. Mas então a massa não fica tipo um soufflé não, ok? Talvez o problema seja o que a Mag disse, excesso de fermento e bicarbonato. Vc usa as colheres medidoras? Beijinhos.

    Margareth:

    @Meg, minha xará pois meu apelido é Mag rsrs

    Olha desculpem me meter, mas isto está parecendo, coisa de fermentação em excesso, eu fiz esta receita, e ficou ótima não transbordou nada, só que uso colher medida, isso ajuda muito pque as colheres são de diferentes tamanhos embora levem o mesmo nome, as de chá, de café de sopa e de sobremesa variam muito de acordo com o tipo de faqueiro… Vc está usando muito provavelmente muito bicarbonato e ou fermento. Use colher medida elas são muito boas p/ não exagerarmos. Bjos e sorte

    [Responder]

    Pam:

    @Margareth, Oi Mag, muito obrigada pela ajuda, acho que talvez este possa ser o problema mesmo, pois eu também sempre uso as colheres medidoras e sempre deu certo. Beijinhos.

  99. Oi, Pâmela!

    Fiz os cupcakes pro dia das mães.

    A massa não cresceu muito, não ficou redondinha por cima tb. Ela fica um bolinho perfeito em consistência e formato?

    O gosto ficou bom, mas fiquei na dúvida quanto à consistência mesmo. A massa crua ficou bem mais líquida do que a sua no vídeo (não usei café, mas água quente), e, depois de pronta, ficou firme, mas não como os bolos que vemos por aí. É assim mesmo?

    Quanto ao buttercream, ficou molengo demais. Acho que foi pq usei todo o creme de leite fresco da receita. Pra ficar mais consistente, devo usar menos creme de leite?

    Fiz a sua receita inteira e deram só 15 cupcakes! O que será que houve? Já o buttercream, sobrou pra caramba! Coloquei ele, mesmo molengo, por cima dos 15 bolinhos e o restante, usei pra fazer a cobertura de um bolo de chocolate que fiz pra não desperdiçar todo aquele buttercream!

    Beijinhos!

    [Responder]

    Pam:

    @Gizela, Oi Gizela, não fica assim não, essa massa fica super macia e fofinha. Sobre o buttercream, se vc usar todo o creme de leite não vai ficar molenga demais, talvez vc não tenha batido o suficiente. Mas pode diminuir um pouco da próxima vez. E o buttercream sempre rende bastante, mas não tem problema guardar pra depois, pode guardar na geladeira. E sobre a quantidade de cupcakes, talvez suas formas fossem maiores. Beijinhos.

    [Responder]

  100. Oi Pam!!!!
    Eu disse a vc que iria voltar dizendo que fiz e deu certo né? pois então, tentei novamente (pela terceira vez) e ficaram ótimos!!! todos que experimentaram adoraram!
    A massa que fiz ficou ainda com aparência de soufler, mas simplesmente deliciosa! Ficou do tipo diferente e especial!
    A cobertura de buttercrem também ficou mto saborosa.
    Agora vou testar outras receitas de cupcakes.

    Obrigada querida!
    Estou mto feliz por ter conseguido. Iiiiiuuuuupiiii!

    [Responder]

    Pam:

    @Meg, Ebaaa Meg, é assim mesmo, com o tempo vc vai pegando o jeito e tudo sai perfeito, mas meus parabéns por não ter desistido, fiquei muito feliz. Beijinhos.

    [Responder]

  101. Oi Pam adoro suas receitas e dessa vez vou tentar fazer essa dos cupcakes, mas será pra montar uma cesta de café da manhã. o Buttercream fica bom de um dia para o outro ou você me indica algum outro tipo de cobertura?
    beijinhos

    [Responder]

    Meg:

    @Bárbara, Bárbara, apesar da pergunta ser direcionada à Pam, vou passar minha experiência ok. Fiz os cupcakes com cobertura buttercrem na sexta feira, e no domingo ainda estava muito bom. Só a massa começou a ressecar, mas a cobertura estava perfeita!

    [Responder]

    Bárbara:

    @Meg, Meg muito obrigada por responder. Vou fazer meus cupcakes sem preocupação agora.

    beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Bárbara, Oi Bárbara, o buttercream fica bom sim de um dia pro outro, mas tem que guardar na geladeira e deixar atingir temperatura ambiente antes de usar. E se for preciso dar mais uma batidinha pra dar uma encorpada. Se quiser pode usar ganache. Beijinhos.

    [Responder]

  102. olá, Pamela

    tentei fazer essa receita, mas assim que adicionei o café ela ficou muito liquida. o café tem que ser bem quente mesmo?

    [Responder]

    Pam:

    @naiara, Oi Naiara, ela fica líquida mesmo, mas no fim dá tudo certo e o café tem que ser quente. Mas vc continuou e assou? A dica é ir colocando o café aos poucos e se chegar na consistência que vc está acostumada pode parar de por o café. Beijinhos.

    [Responder]

    naiara:

    @Pam, obrigada vou tentar e depois digo como ficou. bjos

    [Responder]

  103. Oi Pam, estou viajando na net a procura de bons cupcakes, ainda não os fiz mas adorei seu vídeo e me inspirou bastante para o começo, mas tenho uma dúvida: Vc fez 1/2 receita ou ela inteira? Quantos cupcakes dão na receita que vc fez?
    Pq a minha pergunta, tenho uma forma de 6 cavidades então pensei: Será que posso esperar o restante da massa para a próxima fornada ou misturo o fermento por partes, ou seja, dividindo a massa em duas?
    Agradeço desde já o help! bjss e boa semana

    [Responder]

    Pam:

    @Luciene, Oi Luciene, no vídeo fiz meia receita, devem dar uns 12 se me lembro bem. Bom, você pode esperar sim o restante pra assar a segunda fornada, pois eles assam bem rápidos. Mas isso não é o mais indicado, o indicado é só colocar o fermento na hora de assar. Beijinhos.

    [Responder]

    Luciene:

    @Pam, Vc é um anjo, quanta dedicação e respeito por nós, obrigada. Bjss

    [Responder]

  104. Oi flor, amei sua receita cupcakes de chocolate admiro sua dedicação e seu trabalho, mas tenho uma dúvida gostaria de saber se o café que é acrescentado na massa ele tem que ser com açúcar e se ele tem que ser feito com uma quantidade exata de pó de café? Eu sei que é uma pergunta meia sem necessidade, mas creio que faz muita diferença no sabor! =)

    Obrigado pelo seu carinho e sua dedicação! bjs linda!

    [Responder]

    Pam:

    @Edvânia, Oi Edvânia, o café é sem açúcar e pode ser feito do jeito que você quiser, forte ou fraco. Beijinhos.

    [Responder]

    Edvânia:

    @Pam, Obrigado flor por tira minha duvida, obrigado também pelo seu belíssimo trabalho, te admiro bjs

    [Responder]

  105. Olá Pamela,vc é linda e talentosa, gostaria de saber por que as forminhas dos cupcakes abrem depois de assados, isso sempre acontece comigo ,um abraço e obrigada.O meu filho de 4 aninhos ama suas receitas…

    [Responder]

    Pam:

    @Elaine, Oi Elaine, muito obrigada pelo carinho. Sobre a forminhas, eu já tive este problema uma vez, e eu mudei a marca da forminha e deu certo. Tente isso e depois me conta. Beijinhos pra vc e seu pequenino.

    [Responder]

  106. Oi Pam!!
    Me diz uma coisa, vc sabe se eu consigo fazer a voltinha com o bico usando bicho de pé? Será que ele tem consistência? Pq sempre que eu faço acabo deixando a cobertura lisa e colocando açúcar cristal rosa…
    Obrigada!
    bjs

    [Responder]

  107. Olá Pamela. gostaria de saber se com o café a massa não ficaria amarga? Também gostaria de saber se todos os ingredientes tem que ser em temperatura ambiente, todos sem exceção?

    [Responder]

    Pam:

    @Roberta Lins, Oi Roberta, o café não deixa amargo não, mas se quiser pode usar só água no lugar. E os ingredientes devem estar todos em temp ambiente para um melhor resultado. Mas se na pressa vc esquecer, pode fazer na temperatura em que eles estiverem….rs. Beijinhos

    [Responder]

    Roberta Lins:

    @Pam, acontece que fiz cupcakes um dia desses e não ficou bonito. Ele esborrou no forno e ao tirá-lo da fôrma, ele ficou muito fofo e diminuiu muito o tamanho, com isto a forminha se desgrudou dele. Ou seja, ficoou horrível e por incrível que pareça usei ovos gelados :/, mas ficou muito gostoso o sabor.

    [Responder]

    Pam:

    @Roberta Lins, Oi Roberta, eles crescem bastante, então coloque menos na forminha. E talvez eles precisassem de mais alguns minutinhos no forno para não murcharem tanto. E sempre que retirar os cupcakes do forno, vc deve deixá-los em um lugar que não seja gelado e nem que pegue vento. Mas não desista, acho que essa massa precisa um pouco de prática, mas quando pegar o jeito vc não vai querer fazer outra. Beijinhos.

  108. Olá Pam, eu amei esse vídeo. Além de super explicado, o cupcake fica lindo. Eu queria te perguntar uma coisa! Por que se coloca o café? Pra deixar ele mais pretinho? Bem, obrigada. Beijos (:

    [Responder]

    Pam:

    @Lahrissa, Oi Lahrissa, obrigada pelo carinho. O café serve para realçar o sabor do chocolate, mas se vc preferir pode fazer sem ele, usar só água no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  109. OOI Pam adorei o site daora! vou tentar fazer to mara que de certo 😉

    [Responder]

    Pam:

    @Renatinha, Oi Renatinha, muito obrigada pelo carinho e tenho certeza que vai dar tudo certo. Beijinhos.

    [Responder]

  110. ooi Pam queria saber uma coisa da pra assar os cupcakes no forno comun ??ele prescisa ser eletrico um beijooo

    [Responder]

    Pam:

    @Renatinha, Oi Renatinha, claro, pode assar em qualquer forno. Beijinhos.

    [Responder]

  111. Oi Pam, Adoro estar na cozinha e adorei tua receita dos Capcake só não consegui acertar a cobertura,ela se separou do chocolate.Vou tentar novamente com mais calma o bolinho fez sucesso.DEUS te Abençoe tu é muito fofa.Beijo Vivi.

    [Responder]

    Pam:

    @VIVI, Oi Vivi, tenta de novo sim e não desiste, garanto que uma hora sai perfeito. Beijinhos.

    [Responder]

  112. Olá,Pam
    Você é um encanto,viu?!
    Acabei de fazer sua receita,estou esperando assarem.
    Estou numa expectativa enorme.
    Assim que ficarem prontos,deixarei um comentário aqui.
    Ah! adorei sua cozinha,seu avental e claro vc.
    Parabéns e sucesso sempre.
    Bjs no coração,

    Rosa

    [Responder]

  113. Olá,Pam

    No post anterior ,eu estava com os meus cups assando e ansiosa para vê-los prontos.
    SUCESSOOOOOOOOOOOOOO! FICARAM LINDOS E CHEIROSOS!!!!
    Estes cups,eu vou levá-los para a faculdade,para apresentá-los numa banca examinadora (faço gastronomia na UEG),é uma das minhas notas do semestre! Estava morrendo de medo de não conseguir fazer,mas deu muito certo. Quanto a cobertura,vou fazer de chantilly e de ganache,porque o buttercream aqui aonde moro,derrete. Mas,farei na próxima receita,que com certeza não vai demorar a ser feita. Daí te conto se eu consegui.
    Muito Obrigada e beijinhos no core!

    Rosa

    [Responder]

  114. Oi,Pam.

    Sabe os posts anteriores sobre os cups????????? pois é.Lembra que eu ia levar pra banca examinadora da minha faculdade? que valia nota de fechamento do semestre?
    Então,eu fiz,levei e… SUCESSOOOOOOO TOTAL! PASSEI COM LOUVOR!!!! OBRIGADA.
    Bjinhos,
    Rosa.

    [Responder]

    Pam:

    @Rosa Maria Oliveira Silva, Ebaaaaa Rosa, fico super feliz em saber que os cupcakes foram um sucesso. PARABÉNS !!!! Fico feliz que tenha dado tudo certo. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  115. è verdade que se voce deixar outra pessoa mexer a massa ela desanda?

    [Responder]

    Pam:

    @victor, Oi Victor, eu diria que é, e não é verdade. Depende da receita, pois eu diria que se numa receita precisar bater pouco e devagar e depois outra pessoa vier e mexer rápido e muito, a receita vai desandar. Mas se a pessoa vier e mexer do jeito certo, não tem problema não, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  116. Boa tarde,
    Parabéns pela explicação!
    O creme de leite fresco pode ser substituido pelo de lata? Pois aqui onde moro não tem o fresco.

    Obg

    [Responder]

    Pam:

    @Débora, Oi Débora, não pode não, você pode no máximo substituir pelo conhecido “bate chantilly”, que é creme vegetal. Beijinhos

    [Responder]

  117. Oi Pam, boa tarde…

    Desde já parabéns pelo site e ressalto o carinho e a prestatividade com a qual lida com as receitas que demonstra, pelo alto nível de tudo, desde a beleza do site quanto os vídeos, tudo é muito legal…

    Pelo seu grande conhecimento espero que me ajude em algumas dúvidas…

    1- É preciso colocar o amido de milho no cupcake? Qual o efeito do amido de milho (maizena) no cupcake?

    2 – Qual o efeito do butlermilk no cupcake?

    Obrigado….

    [Responder]

    Pam:

    @Marcos, Oi Marcos, muito obrigada pelo carinho. Sobre suas dúvidas, não é preciso colocar amido de milho em todas as receitas, mas ele ajuda a dar uma leveza na massa, bem como o buttermilk, que além de ajudar a deixar a massa fofinha dá uma sabor especial. Mas no fim você pode usar leite normal sem problemas. Beijinhos

    [Responder]

    Marcos:

    @Pam, Obrigado pela atenção Pam! Tenha um ótimo fim de semana.

    [Responder]

  118. Oi Pam, obrigada por essa receita deliciosa, gostaria de saber se essa cobertura no calor derrete facilmente e se estraga com facilidade. Eu vendo cupcakes na feira e acabo usando apenas ganache de chocolate e várias pessoas me pedem pra fazer de buttercream, mas acabo ficando com medo. Parabéns pela sua página, adorei!!!!! Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Jane Andrade, Oi Jane o buttercream não estraga fácil, mas no calor ele amole fácil sim. Não derrete, mas talvez não vá manter a forma se estiver muito quente, ok? Beijinhos.

    [Responder]

    Jane Andrade:

    Oi Pam, muito obrigada pela sua gentileza em responder. Super sucesso em sua carreira…

    [Responder]

  119. Parabens Pam…

    Como você consegue ser tão magrinha e linda fazendo esses doces maaaaaraaaaavilhoooosos
    Bjs
    Que Deus te abençoe.

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Valentina, O importante é sempre ter muita gente do lado pra ajudar a comer tudo….hehe. Beijinhos

    [Responder]

  120. Pam, parabéns ! Vc explica tudo perfeitamente bem.
    seus vgideos são perfeitos e muito bem explicadinhos.
    vou fazer essa receita dos cupcakes de chocolate e cobertura de ovo maltine.
    espero acertar, bj!
    esperando novidades

    [Responder]

    Pam:

    @kátia, Oi Kátia, muito obrigada pelo carinho. O importante é ir com fé e não desistir se der errado na primeira tentativa, pois é treinando que uma hora você chega na perfeição. Beijinhos

    [Responder]

  121. OLA QUERIDA TD BEM? ME CHAMO GISELE E SOU BRASILEIRA,MAIS MORO EM PORTUGAL, AXEI OSEU SIT NO FACE POR ACASO E AXEI MUITO INTERESSANTE, FORA QUE NOS AJUDA MUITO. BOM MINHA DUVIDA É: COMO JA DISSE MORO EM PORTUGAL E AQUI NAO HÁ CREME DE LEITE EM LATA, SO VENDE EM CAIXINHA,NAO SEI SE USANDO VAI DAR ERRADO A COBERTURA DO CUPCAKE. CONFESSO QUE TO COM MEDO DE FAZER,ANTES QUIS PRIMEIRO PERGUNTAR A VC SOBRE O CREME DE LEITE. ENTAO, O QUE EU FAÇO? BJS E OBRIGADA GISELE AFONSO LISBOA/PORTUGAL

    [Responder]

    Pam:

    @GISELE, Oi Gisele, o creme de leite que se usa na cobertura do cupcakes, acredito ser as natas aí de potugal, tem em torno de 35% de gordura, ok? Beijinhos

    [Responder]

  122. Oi Pam. Visitei hoje pela primeira vez seu site. Achei maravilhoso. Adorei seu jeito de explicar as receitas nos vídeos. Parabéns. Beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Beatriz, Oi Beatriz, seja mais do que bem vinda e obrigada pelo carinho. beijinhos

    [Responder]

  123. Pam… Bom dia… me diz uma coisa… se eu não quiser colocar o café… o que eu posso colocar no lugar??? Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Mayara, Oi Mayara, você pode colocar só a água quente no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  124. Olá Pam,
    obrigada pela receita, amei! Esse foi o primeiro cupcake que eu fiz e deu super certo.. quase pra falar a verdade pq eu não tenho a forma de alumínio e eles não ficaram uniformes e redondinhos, mas o sabor é muito bom!
    Parabéns pelo site e pelas receitas maravilhosas.
    Um beijo

    [Responder]

    Pam:

    @Amanda C., Oi Amanda, obrigada pelo carinho. Beijinhos

    [Responder]

  125. Minha linda,adoro suas receitas,o vídeo explicando esses bolinho é muito bom.Gostaria de um favor seu,se possível,adoro o programa do cheff Bossy (cake boss) e gostaria da receita do bolo de baunilha dele e saber sobre o fondat q ele usa,obrigada e bjinhos.

    [Responder]

    Pam:

    @monica, Oi Monica, muito orbigada pelo carinho. Na verdade a minha receita de cupcake de doce de leite, é feita com a massa de baunilha dele, dá uma olhadinha. E sobre o fondant eu não sei qual ele usa, não sei se você se refere a pasta americana ou ao buttercream. Beijinhos.

    [Responder]

  126. Bom dia adorei o video, mais tenho uma duvida a tirar com relação a cobertura é sobre a consistencia, pq normalmente as que faço elas derretem um pouco.

    [Responder]

    Pam:

    @MANOELA CORREA, Oi Manoela, esta cobertura é bem safadinha, pois se estiver muito calor ela amolece, mas é só deixar um pouquinho na geladeira, mas não muito, que melhora. Beijinhos.

    [Responder]

  127. Pam!!!! Adoro seu blog….!!!!
    Menina fiz a receita e estou com um probleminha…. ou… problemão rsrs os meus bolinhos transbordaram 3 vezes, a primeira vez eu achei q havia colocado muito nas forminhas…. da segunda vez coloquei 1/4 da forminha e transbordou tb… da 3x eu coloquei 1 colher de sopa… e transbordou tb…. ME AJUDA!!! rsrsrs
    Fiquei pensando o q poderia ser… mas leiga q sou… não sei….
    Ahh mais uma perguntinha gostaria de fazer meia receita… pq minha forma de cupcake tem apenas 12 buraquinhos… assim não fico com massa esperando…
    Beijos… e obrigada…

    [Responder]

    Pam:

    @Silvia Pedroso, Oi Silvia, que estranho, não sei o que pode ter acontecido, eu diria pra tentar diminuir a quantidade de fermento. Sobre fazer meia receita, é só pegar todos os ingredientes e dividir por dois, por exemplo 1/2 xícara vira 1/4, 3/4 vira 3/8 e assim por diante. Beijinhos

    [Responder]

  128. Oi Pam sou nova no ramo ontem tentei fazer cup cakes pro meu aniversário que é hoje, só eu mesmo fazer uma receita nova na véspera não gostei .
    Quero uma dica de como colocar a massa nas forminhas sem sujar as do lado vc tem alguma dica?
    Bj adorei teu blog

    [Responder]

    Pam:

    @Nádia, Oi Nádia, você pode usar um medidor igual ao que eu uso no vídeo ou vc pode usar aquelas xícaras medidoras que tem um “biquinho” que ajuda a derramar. Beijinhos

    [Responder]

  129. Boa Noite, Pam: Estou enviando este email, primeiramente para parabenizá la pelo maravilhoso site e pelas deliciosas receitas que são sempre um sucesso. Estou fazendo o cupcake de chocolate com cobertura de ovomaltine, bom , os cupcakes deram certo, só que a cobertura ficou mole, gostaria de saber se tem como eu reverter esta situação, pois não tem nem como utiliza la no saco de confeitar. Me ajuda, por favor!!!! Grata!!Abraços!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @kenia, Oi Kenia, dependendo do por que ela ficou mole não tem não. No máximo se você colocar na geladeira, mas não sei se depois tenha como usar o saco mesmo assim. Bom sobre ter ficado mole, vc usou o creme de leite fresco? Ele você não pode bater nem pouco nem muito, tem que encontrar o ponto certo ok? E as vezes pra ficar mais duro pode colocar mais açúcar. Beijinhos

    [Responder]

  130. Oii Pamela, adorei a receita! Estou á fazer em setembro e gostaria de saber se os cupcakes ficam muito doces ou enjoativos? Recomendaria outro sabor de massa com o mesmo buttercream ou não? Obrigada, 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Mell, Oi Mell, não ficam não. Dá uma olhadinha no meu índice de receitas que vc vai encontrar várias outras receitas de cupcake. Beijinhos

    [Responder]

  131. Oi Pam !!! adorei seu video, vou fazer com certeza!!vc poderia tirar duas dúvidas minha por favor…
    qual a cobertura que aguenta mais em temperatura ambiente, pq vou colocar na mesa de guloseimas do niver dos meus filhos??? e a outra dúvida e se posso fazer o cupcakes um dia antes, devo colocar na geladeira???
    BJS

    [Responder]

    Pam:

    @Fabiana, Oi Fabiana, se o lugar não for muito quente o buttercream aguenta tranquilamente na festa, mas se não eu indico um ganache com mais chocolate ou até a receita do glace do cupcakes de chocolate devil’s food, dá uma olhadinha no índice. E pode sim fazer no dia anterior, não precisa guardar na geladeira, mas guarde num lugar bem fechado e o buttercream guarde na geladeira separadamente e cubra os cupcakes só no dia, pode dar mais uma batidinha pra dar uma encorpada melhor. Beijinhos

    [Responder]

  132. Olá Pam, tudo bom? Bem já faço á uns 3 meses cupcakes e sempre estou a procura de receitas novas e etc. Queria que me indicasse o melhor site que vende o saco de confeitar.. Porque aqui na minha cidade não tem muito essas coisas, e se tem, não dá pra confiar tanto assim. Eu tenho um que é da MAGO mas com bicos pequenos e não dá pra dar tantas voltinhas lindas como a sua. Então, por favor. Pode me indicar? E também gostaria de saber a melhor forma que tiver, e também com o melhor preço, se for possível.. Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Lahrissa, Oi Lahrissa, eu recomendo o http://www.barradoce.com.br, dá uma olhadinha que eles tem um monte de coisas. Beijinhos.

    [Responder]

  133. Mais uma dúvida, estou com vontade de fazer este buttercream.. Ele é realmente gostoso? Pois estou com medo de fazer e sair que nem os outros: Muito açucarados!

    [Responder]

    Pam:

    @Lahrissa, Oi Lahrissa, buttercream é um assunto difícil, pois ele tem sabores fortes de açúcar e manteiga então não é todo mundo que gosta. Então aconselho a testar e descobrir, comece testando só meia receita, ok? Beijinhos

    [Responder]

    Lahrissa:

    @Pam, ok Pam, obrigadaa! Se quiser ver os cupcakes que faço, vê aqui :3 https://www.facebook.com/gordicesdelicious?fref=ts nem me importo se curtir HDUIAHSIUDHAIUSH beeeijos e obrigada por td

    [Responder]

  134. Pam, querida!! Parabens pelo seu site, é uma maravilha! Mas, preciso desabafar kkkkkkkk! EUUUUU não consigo fazer sua receita! deve haver algo errado comigo! Eu ja assisti o video milhares de vezes, passo a passo! Mas minha massa sempre fica MUITO mole e quando assa fica toda estranha, em cima o cupcake fica com aquele aspecto ‘molhado’ em cima! nao fica sequinho, lindinho feito o seu 🙁 Me ajuda Pam! Eu faço tudooo certinho (eu acho kk) oque vc acha que pode ser meu erro? Beijos e obrigadaa! vc eh lindaaa!!! :***

    [Responder]

    Pam:

    @Mariana, Oi Mariana, eu não sei o que acontece com essa massa, pois muita gente tem problemas. Eu diria pra vc diminuir o café um pouquinho, vá colocando aos poucos e quando ficar numa consistência mais firme, pare de colocar. E se não for isso, é algo errado com a temperatura do forno. Mas teste outras receitas pra ter certeza que o problema é a receita e não o forno. Beijinhos

    [Responder]

  135. Fazia tempo que buscava a receita do cupcake de chocolate perfeito e agora encontrei. É a coisa mais gostosa do mundo isso!!! Eu fiz, no fim a massa ficou aguada, pensei que ia dar errado, mas segui mesmo assim e ficou PERFEITO! Parabens e obrigada por compartilhar com a gente!

    [Responder]

    Pam:

    @Flavinha, Aeee Flavinha, fico feliz que tudo tenha dado certo, parabéns. Beijinhos.

    [Responder]

  136. Olá Pam tentei fazer a receita mas ñ deu certo,o bolo ñ endureceu o bastante e começou a queimar e ficou com a parte de cima mole,ñ sei o que posso ter feito de errado,tudo eu medi no copo de medidas..Ahh a cobertura tb nñ prestou,ficou super mole,ñ endureceu de jeito nenhum,isso antes de acrescentar o creme de leite,deixei bater por mto tempo so com o acucar e ñ endurecia,dai tentei colocar um pouco mais de açucar pra ver se funcionava mas msm assim ñ endureceu,ñ sei o que posso ter feito de errado..Nunca consigo fazer um bolo de chocolate que dê certo! =[

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Oi Carol, acredito que seu forno estivesse com a temperatura muito alta e sobre a cobertura, você deve usar o creme de leite fresco, não pode ser nem o de caixinha. Mas não desista, é com a prática que se chega a perfeição. Beijinhos

    [Responder]

  137. Oi Pam, por favor me ajude, vc teria a receita básica de buttercream para que eu só mude as cores com corantes, não estou conseguindo fazer a cobertura!!!

    [Responder]

    Pam:

    @helleuda, Oi Helleuda, dá uma olhada no meu índice que você encontra várias coberturas de buttercream branca e daí é só colocar o corante. Beijinhos

    [Responder]

  138. Oi Pam, vou fazer os cupcakes de chocolate com buttercream de ovomaltine, gostaria de como consigo o ovomaltine e o creme de leite fresco bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda, Oi Fernanda, o ovomaltine e o creme de leite fresco eu comprava em qualquer supermercado na minha cidade no Brasil, dê uma procurada melhor e veja se encontra nos supermercados maiores da sua cidade. Beijinhos

    [Responder]

  139. Pam… acho q meu problema é o bicarbonato… eu fiz um teste :-\ sem o danadinho ai funcionou… sera que tem alguma coisa ligado a marca? Da uma olhadinha depois no meu face https://www.facebook.com/QuitutesDaSil…. Pam adoro…. vc alguma dica p eu fazer cobertura colorida sem ser com o buttercream? Pq com o calor não dura muito … beijinhos… ahhh quero um avental igual ao seu……

    [Responder]

    Pam:

    @Silvia Pedroso, Oi Silvia, o estranho é que faço sempre com o bicarbonato então talvez seja realmente a marca. Sobre a cobertura colorida, eu diria pra fazer um ganache branco e eu tenho uma glace de chocolate ótimo pro calor, da receita de cupcake devil’s food, só que é de chocolate preto, acho que talvez dê certo com o branco. Ah e adorei seu trabalho no facebook, parabéns. Beijinhos.

    [Responder]

  140. Oi ^^ eu gostaria de em vez de colocar me formas de cupcake , colocar em uma forma de bolo mesmo… da certo ??

    [Responder]

    Pam:

    @Marcella, Oi Marcella, dá sim, pode usar qualquer receita de cupcake pra fazer um bolo normal e pode também usar uma receita de bolo pra fazer cupcakes. Beijinhos

    [Responder]

  141. Boa noite , Pam !!!
    Hoje tentei fazer mas a massa ficou muito mole e a cobertura não ficou como sua ….gostaria muito de acerta .

    [Responder]

    Pam:

    @Deborah, Oi Deborah, com o tempo vc pega prática e tudo vai ficar perfeito, a dica é não desistir. Para os cupcakes se preferir pode diminuir um pouco o café e para o buttercream, tenha certeza de usar o creme de leite fresco. Beijinhos

    [Responder]

  142. Boa Tarde Pamela

    Achei essa receita maravilhosa! Gosto muito do toque que o café da as receitas. Amei a cobertura, nunca tinha visto esse tipo.

    Parabéns pelo trabalho muito lindo.

    Abç.

    [Responder]

    Pam:

    @Izabela, Oi Izabela, fico super feliz que tenha gostado. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos

    [Responder]

  143. Oi Pam, queria pedir pra você fazer um vídeo ensinando a fazer buttercream. Já tentei várias receitas e nenhuma deu certo. Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, neste vídeo dos cupcakes de chocolate eu faço o buttercream como cobertura ok? Beijinhos

    [Responder]

  144. Oi Pam, fiz sua receita para o niver de 1 ano do meu sobrinho e foi um mega sucesso, foi muito disputado. haha Como estava muito calor aqui no Rio, fiquei com medo do butter cream derreter, então troquei a cobertura por ganache de chocolate. Ficou 10. Parabéns pelo site e agora vou fazer o de baunilha com recheio de doce de leite. Bj

    [Responder]

    Pam:

    @Danielle, Ebaaa Danielle, fico super feliz que tenha sido um sucesso, parabéns!! Beijinhos.

    [Responder]

  145. Oi Pâmela, meninas!

    Acabei de testar essa receita e vim fazer minhas pontuações.
    Eu, particularmente, usaria somente:

    1 colher de chá (bem rasa!) de Bicarbonato de Sódio ao invés de 2 colheres de chá.
    1 pitada de sal ao invés de 1 colher de chá.

    Achei que o resultado da receita original destacou tanto o Bicarbonato, quanto o sal.
    Mas isso é quanto ao meu paladar.
    No mais, adorei o café na receita, vou adotar sempre!

    Bjo e adoro seu blog ;*

    [Responder]

    Pam:

    @Cláudia, Oi Cláudia, muito obrigada pela dica. Beijinhos

    [Responder]

  146. Boa tarde…
    Acabei de fazer essa receita e é uma maravilha… Um sabor que nunca havia experimentado!
    Não fiz ainda o Buttercream para colocar em cima, e como o cheirinho estava tão bom acabei comendo 3 quentinhos mesmo com café rsrs.
    Pam, pode fazer numa forma maior, como um bolo?

    Parabéns pelo vídeo e pelo blog, me ajudou muito…

    Cyn

    [Responder]

    Pam:

    @Cythia, Oi Cynthia, pode sim fazer como bolo, eu mesma sempre uso essa receita pra fazer meus bolos de chocolate recheados. Na verdade você pode usar qualquer receita de bolo pra fazer cupcakes e qualquer receita de cupcakes pode virar um bolo. Beijinhos

    [Responder]

  147. ola, amei suas dicas e receitas, so uma pergunta quero fazer cupcake pro aniversario da minha filha. vou usar umas forminhas de acordo com a decoraçao, entao eu ja asso os bolinhos nela ou asso nas normais e desenformo e coloco nas q vai na mesa?aguardando resposta!!! obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @kelly, Oi Kelly, depende das forminhas, se elas forem iguais às de brigadeiro, vc já assa os bolinhos nela, mas se elas forem mais firmes e mais grossinhas, é pra vc colocar os bolinhos nela depois de assar. Beijinhos

    [Responder]

  148. Oi Pam, desculpe-me, nao tinha visto a imagem, só estava ouvindo, agora vi que tinha a quantidade dos ingredientes. Obrigada e beijo

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Beatriz, Hehehe, tudo bem Maria. Beijinhos.

    [Responder]

  149. Olá eu gosto muita das suas receitas parabéns pelo talento.. Sábado agora vou fazer o chá de bebê da minha cunhada vou tentar fazer cupcakes,tomara que de certo beijos….

    [Responder]

    Pam:

    @Bianka, Oi Bianka, vai dar certo sim, o importante é não desistir. Beijinhos

    [Responder]

  150. Amei seu blog! Fiz essa receita e ficou divino, confesso que mudei um pouco e coloquei só 50ml de café (nescafé rs) deu medo de ficar muito liquida!!! Coisa de inesperiente né?
    Vc saberia o por quê do café na receita?

    [Responder]

    Pam:

    @marie, Oi Marie, o café serve para realçar o sabor do chocolate. E é assim mesmo, é melhor adaptar a receita e fazer do que ficar com medo, parabéns! Beijinhos

    [Responder]

  151. Olá Pam, fiz tua receita de cupcake de chocolate semana passada e hoje fiz mais 3 receitas para o batizado da minha afilhada,e todas deram muito certo, adorei…os cupcakes ficaram uma delícia e lindos! bj

    [Responder]

    Pam:

    @Carla During, Ebaaaa Carla, fico muito feliz em saber que deu tudo certa com a receita. Beijinhos.

    [Responder]

  152. Olá, gostaria de saber se posso deixar de lado o Ovomaltine, deixar só o chocolate em pó, dai eu teria que por o creme de leite ainda? Por favor me responda.

    Beijinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola Fagundes, Oi Fabíola, pode fazer sem o ovomaltine mas o creme de leite fresco é fundamental na receita. Beijinhos.

    [Responder]

  153. Olá Pamela primeiro parabéns pelo blog, esta me ajudando muito com algumas receitas, eu tenho uma dúvida irei realizar um chá de langerie e vou fazer cupckes eu quero fazer com cobertura de buttercream, eu posso fazer a cobertura um dia anterior ou tenho que fazer no mesmo dia? Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @thais, Oi Thais, pode sim fazer no dia anterior, mas a dica é dar uma batidinha rápida na batedeira no dia da festa pra cobertura dar uma encorpada novamente. Beijinhos.

    [Responder]

  154. ola tudo bem?
    gostaria de saber se eu posso usar qualquer oleo ou so o oleo vegetal ,eu nao achei a receita do Ovomaltine aqui, onde eu encontro, e a receita do Buttercream, e a onde ta escrito Receita de buttermilk caseiro, e o leite dessa receita vou encher uma xicara …
    muito obrigado

    [Responder]

    Pam:

    @Rúbia, Oi Rúbia, pode sim usar qualquer óleo e o ovomaltine é um pó de chocolate que vc compra no supermercado, fica junto com o nescau normalmente. E na receita do buttermilk, vc vai encher a xícara sim. Beijinhos

    [Responder]

  155. Oi Pam, queria saber se pode substituir a manteiga sem sal e o sal por manteiga com sal.
    – estou adorando suas receitas e to com muita vontade de testar todas *-* Parabéns!!

    [Responder]

    Pam:

    @Mayara, Oi Mayara, as vezes a manteiga com sal é muito mais salgada, mas entre não testar e testar, eu diria pra testar…hehe. Mas tente encontrar uma marca menos salgada e faça só meia receita pra caso der errado, não disperdiçar muito. Beijinhos.

    [Responder]

    Mayara:

    @Pam, own, obrigada *-* bj bj

    [Responder]

  156. Pam, Tô fazendo pela segunda vez a receita e a cobertura ficou muito mole, eu coloquei margarina em vez de manteiga e usei o creme de leite com soro de latinha. Será que foi isso? O que é creme de leite fresco, por favor me ensine. Gostaria de entregar esses cupcakes ainda nesta semana pelo dia do professor, fiz o bolinho há dois dias e deu certo, quanto tempo eles aguentam esperar pela terceira tentativa da cobertura dar certo? Ficarei muito feliz com sua atenção.

    [Responder]

    Pam:

    @Cristina, Oi Cristina, vc deve usar manteiga, não pode ser margarina e também não deve usar o creme de leite de latinha, tem que ser o fresco. Você encontra eles em umas garrafinhas na parte de geladeira no supermercado, normalmente perto dos danones. Você talvez encontre pelo nome de creme de leite pasteurizado. E os cupcakes se bem guardados, aguentam uns 5 dias tranquilamente. Beijinhos.

    [Responder]

  157. Olá querida amei seu Blog, tudo perfeito, mas estou iniciando nesse ramo de CUPCKES e nao sei ainda fazer esta receita que vc ensinou por isso gostaria que me informasse a quantidade dos ingredientes por gentileza!!!Bjos

    [Responder]

  158. Oiiiiiii Pam!!! Que delicia de blog, adorei suas receitas estou sempre ligada aqui e fiz um cupcake de cenoura ficou delicioso, usei a receita do meu bolo de cenoura com suas dicas aqui do blog….Meu filhinho adorou, vou ate fazer para o aniversário dele, rsrsrs…Bjus e fique com Deus.

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Ebaaa Aline, fico muito feliz em saber que deu tudo certo e agradeço demais pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  159. Oi Pâmela, lindo seu blog, receitas maravilhosassssssssssssssssssssss…Parabéns!!!
    Você acha que é uma boa ideia fazer cupcakes para vender? Tive q deixar o trabalho para cuidar das minhas duas filhotas e queria tanto algo pra fazer aq em casa mesmo sabe!!!! o q acha???bjosssssssssssssssssssss.

    [Responder]

    Pam:

    @Stella, Oi Stella, tudo é uma boa ideia, é só se empenhar. Eu diria pra tentar sim, é só encontrar a clientela certa que vai ser um sucesso. Beijinhos e boa sorte.

    [Responder]

  160. Pâmela vi seu vídeo agora e na receita vc coloca só o chocolate ou coloca tb 2 copos de ovomaltine ?

    Grata,
    Laudiceia

    [Responder]

    Pam:

    @Laudiceia, Oi Laudiceia, o ovomaltine vai só na cobertura. A dica que tenho pra dar, é tentar diminuir um pouco o bicarbonato e o café. E não desista, pois é com a prática que se chega à perfeição. Beijinhos.

    [Responder]

  161. Ola Pam… adorei a receita e quero mto fazer ela. Mais não encontrei o Buttermilk gostaria de saber o que é e se tem como substituir por outra coisa se eu não encontra?

    Adoro suas receitas parabéns!!! Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Fernanda Muhlmann, Oi Fernanda, você encontra a receita de buttermilk junto da receita do cupcake, ou fiz até um vídeo explicando, procura no meu canal do youtube. Beijinhos.

    [Responder]

  162. oi, td bem? Preciso com urgencia de uma receita de cup cake diet. Vou servir este cup cake de chocolate e gostaria de servir diet para os convidados diabéticos…Se possível, gostaria tb da cobertura e recheio diet.
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho…

    [Responder]

    Pam:

    @Ediene, Oi Ediene, desculpe a demora. Mas a dica do cupcake diet, é pegar uma receita normal e usar todos os ingredientes diets. Mas aí vai uma receita http://docesdarafaela.blogspot.ca/2012/05/cupcake-diet.html .Beijinhos

    [Responder]

  163. Pamela, gostaria de saber também quanto tempo posso prepar os cup cakes com antensedencia antes de servir e se posso gruarda-los na geladeira.
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Ediene, Oi Ediene, pode preparar antes sim, no dia anterior ou pode até mesmo 2 dias antes. Se guardá-los na geladeira, lembre de embalá-los bem e tirar da geladeira algumas horas antes de servir. Beijinhos

    [Responder]

  164. Oi Pam, fiz a receita ontem e estou aqui na maior tristeza, pois infelizmente não deu certo!

    Eu segui a risca mas não deu, tive problema com o cozimento do bolinho. A minha forma é de 6 cavidades, na 1ª formada deixei 20min ficaram crus, e na 2ª com 30 min queimaram. Hoje, comi e os bolinhos estão gostosinhos, mas não estão com a aparência bonita =/. Segundo minha mãe, a massa solou.

    O buttermilk foi um fracasso, ficou mole com o aspecto de talhado, não consegui nem colocar no saco para confeitar. Mas lendo os comentários acho que encontrei meu erro, pois não usei manteiga e sim margarina, acho que pelo hábito. No entanto, não sei se foi só isso, acho que a quantidade de creme de leite ficou muito para a mistura e outra, achei muito doce.

    Obrigada!
    Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Aline Samelly, Oi Aline, vamos lá. Primeiro o buttercream, tem que usar manteiga, não pode ser margarina. E tem que usar creme de leite fresco, não pode ser nem de lata nem de caixinha. Sobre o bolinho, o tempo pra assar varia pra cada forno, então não fique presa a um tempo e sim faça o teste do palito, insira um palito no meio do cupcake e quando ele sair limpo significa que está pronto, deixe assar por uns 20 minutos e depois comece a fazer o teste do palito de 5 em 5 min. Mas não desista pois é com a prática que se chega a perfeição. Beijinhos

    [Responder]

  165. Olá Pâmela, gostei muito desta cobertura, nunca fiz. Gostaria de saber se a manteiga utilizada pode ser substituída por margarina, sem alterar a consistência. Parabéns e muito obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Denise, Oi Denise, a manteiga é fundamental e não pode ser substituída, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  166. Olá Pam, estou fazendo suas receitas de cupcakes, algumas receitas sigo a risca,outras substituo algum ingrediente, mas da tudo certo, já estou ganhando um dinheirinho, muito obrigada, beijos

    [Responder]

    Pam:

    @claudia vitorino, Oi Claudia, que notícia linda, fico muito feliz em saber, parabéns. Beijinhos.

    [Responder]

  167. qual a diferença de manteiga com margarina e por que nao pode ser a margarina?? qual manteiga eu devo usar?

    [Responder]

    Pam:

    @gisely, Oi Gisely, a diferença está na consistência, a margarina é muito mais mole do que a manteiga. Você pode usar qualquer marca de manteiga que encontrar e de preferência sem sal. Beijinhos.

    [Responder]

  168. Oi, Pam! 😀
    Muito legal o vídeo, parabéns hahahaha e os seus cupcakes ficaram lindos!!
    Inventei de fazer, mas a massa ficou MUITO líquida, tipo, dava pra pôr num copo e beber de boa D:
    Resultado: os cupcakes estão há 45m no forno, cresceram mas por dentro estão completamente crus. Tô agoniado aqui, mas vamos ver como é que fica, né hahahaha

    [Responder]

    Pam:

    @Pedro, Oi Pedro, a massa fica líquida mesmo, mas comigo sempre deu certo. Mas se preferir da próxima vez diminua um pouco a quantidade do café, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  169. Olá, Pamela!
    Tentei fazer esta cobertura de ovomaltine, mas foi um desastre! Talhou!
    Usei margarina e não vi que não podia 🙁
    Perdi toda a receita!
    No lugar do creme de leite fresco posso usar de lata ou caixinha?
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, realmente estes foram os seus erros. Tem que usar manteiga e não pode ser creme de leite de lata nem de caixinha, ok? Mas não desista. Beijinhos.

    [Responder]

  170. olá Pam, a séculos não visitava seu site, acabei de assistir um video e adorei, para pessoas, como eu, que nunca acerta um bolo, seja ele qual for. Vendo vc fazer fica mais fácil, o niver dos meus filhos Iago e Letícia de 1 aninho ta chegando e quero fazer os cupcakes deles, vou começar testanto essa semana, pra ver se dá certo, esses cupcakes no palito ficam otimos para decoração! Parabéns, como sempre vc arrasa. Feliz Natal e Ano novo, dp volto aqui dizendo se deu certo ou se foi um desastre =D

    [Responder]

    Pam:

    @Renata Meneses, Oi Renata, fico super feliz em ajudar. Espero que tudo dê certo com os cupcakes, precisando de ajuda estou por aqui e tentarei ajudar, mesmo que eu esteja lerdinha ultimamente…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

  171. Oi, Pam! Puxa vida, a primeira vez que fiz deu super certo, mas hoje, véspera de natal, fui tentar fazer para a ceia e deu tudo errado. 🙁

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Oi Aline, é uma pena, mas é assim mesmo, isso sempre acontece comigo. As vezes o nosso humor influencia. Beijinhos.

    [Responder]

  172. @pam adoreeiiiiiii vc é muito boa eu não tenho ovomaltinre oque eu coloco para substuilo ficarei feliz se me responder

    [Responder]

    Pam:

    @rebecca, Oi Rebecca, você pode fazer sem o ovomaltine ou colocar algum outro chocolate em pó ou achocolatado. Beijinhos

    [Responder]

  173. Olha gente… sobre o bolo crescer e descer… acredito que seja por massa muito líquida ou fermento demais… neste caso bicarbonato… também a combinação das duas coisas…. quando faço bolo sem receita, faço bastante… se estou meio aluada… sem cuidar muito, me pego em surpresas como estas…. neste caso, fiz pela primeira vez agora pouco, e aconteceu isso, segui a receita e achei que a minha ficou muito líquida, acrescentei mais farinha…. ainda assim afundou…. estou fazendo novamente com mais farinha e menos bicarbonato…. vamos ver…. depois comento…

    [Responder]

  174. é agora sim…. olha gente… como marcas e tudo mais varia…. o que aconselho é uma colher rasa de café de bicarbonato de sódio para cada duas xícaras de farinha,(não precisa fermento)… mais uma pitada de sal… cuidar para a massa não ficar líquida demais, tão menos dura…
    ESPERO TER AJUDADO PAM…. ADOREI AS RECEITAS E TUDO MAIS…. VOCÊ É MAIS DOCE QUE OS DOCES FAZ!!!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Fabiana, Oi Fabiana, muito obrigada mesmo por ter voltado e comentado a sua experiência. É bom pois eu uso os ingredientes do Canadá e como nunca tive problema com esta receita, talvez seja essa a diferença. Muito obrigada. Beijinhos.

    [Responder]

  175. Pamela, parabéns pela sua receita, parece ser muito gostosa. Ainda não fiz, pois não tenho os materiais necessários no momento. Bom, eu conheci seu blog e seu canal, a pouco tempo, e devo dizer que você é uma cozinheira de mão cheia! Continue assim. Eu pensei em uma coisa, mas não sei se dará muito certo, eu tenho uma sugestão, que tal você vender os produtos necessários para cada receita? Pois muitas vezes, nós não sabemos qual o melhor produto a consumir. Bom, espero que você nunca se desvie desse rumo. Parabéns mesmo! Beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @Carol, Oi Carol, muito obrigada pelo carinho, você é uma fofa. Eu já pensei várias vezes em tentar montar uma loja com os produtos, mas como atualmente estou morando no Canadá, isso daria um trabalho em dobro, mas é algo que sempre tive vontade de fazer e fico feliz em saber que seria um caminho certo. Muito obrigada. Beijinhos.

    [Responder]

  176. nossa vc é maravilhosa adorei sua receita so que os meus estão muchandos no meio oque eu faço pam

    [Responder]

    Pam:

    @rhaiza, Oi Rhaiza, por a massa ser bem leve, ela vai murchar mesmo, se preferir pode tentar diminuir o fermento e bicarbonato, ou acrescentar um pouco mais de farinha como os outros leitores fizeram, dá uma olhadinha nos comentários pra ver se te ajuda. Beijinhos.

    [Responder]

  177. Olá, Pam
    então esse buttercream é o mesmo que vai na massa e o mesmo do recheio .. estou meia confusa.
    Me ajude

    [Responder]

    Pam:

    @Yasmin, Oi Yasmin, você por acaso está confundindo entre “Buttercream” e “Buttermilk”? Se for isso, dá uma olhada no meu canal que tem o vídeo de como fazer o buttermilk. Beijinhos.

    [Responder]

  178. oi pam,
    eu voufazer essa receita p festa do meu filho
    queria saber se o creme de leite pode ser de latinha pq eu
    n~so schei o pasteurizado

    [Responder]

    Pam:

    @Barbara, Oi Barbara, para o buttercream tem que ser o pasteurizado, se vc não encontrar, você pode tentar com o creme vegetal(bate chantilly), mas não sei se o sabor irá ficar bom. Beijinhos.

    [Responder]

    Meg:

    @Pam, e Barbara, eu fiz com o creme de leite bate chantilly (de caixinha), e deu super certo; o sabor ficou delicioso!
    Barbara, sugiro vc testar antes, para que no dia da festa do seu filho não aconteça nenhuma contratempo, como comigo rsrs Mas eu não desisti de tentar, acertei na terceira tentativa.
    Essa receita é perfeita! Deliciosa! Um sucesso!!!
    Aproveito para agradecer novamente à Pam pela paciencia comigo, na época do desespero kkkkkk. Essa menina é mesmo uma benção! beiiiiiiiijos!!! Fiquem com Deus!

    [Responder]

    Pam:

    @Meg, Oi Meg, você é uma fofa, muito obrigada por contar sua experiência e ajudar. Muito obrigada. Beijinhos.

  179. Pam eu queria que vc fizesse um video so ensinando coberturas(decoração) tipo de chantily,de marchmallow,de ganache seria otimo tenho dificuldade de fazer aquela decoraçao da voltinha o meu fica mole nao fica a voltinha lindo
    bjim te adoro

    [Responder]

    Pam:

    @fabiana, Oi Fabiana, a dica é treinar, treinar e treinar. Com o tempo vc vai pegando o jeito, lhe garanto. Talvez vc precise deixar as suas coberturas mais firmes pra facilitar, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  180. Pam, fiz a receita e ficou DELICIOSO! Ameeeeei. E olha que sou bem principiante!
    Tenho algumas perguntinhas:
    – Creme de leite fresco é a mesma coisa que pasteurizado? Aqueles de lata são esses?

    – Meu buttercream tava com a consistência certa até acrescentar o leite. Aí acabou ficando mole. Botei no freezer por uns 10 minutos e endureceu um pouquinho mas não o suficiente. Alguma dica? Juro que botei a quantidade certa de leite.

    Essa é a primeira receita sua que faço e foi um sucesso, virei sua fã!

    [Responder]

    Pam:

    @Marília, Oi Marília, o fresco é sim o pasteurizado, mas não são os de lata, normalmente eles vêm numa garrafinha de plástico e ficam perto dos iogurtes/chantilly. Foi esse que você usou? Se não, acho que já sei qual foi seu erro, rs. Beijinhos.

    [Responder]

  181. pam eu estou com um problema na minha região é dificil de conseguir açúcar de confeiteiro posso substituir por leite em pó obg. beijos

    [Responder]

    Pam:

    @esther rayssa, Oi Esther, é uma pena mas tem que ser aúcar de confeiteiro. O que você pode fazer é tentar comprar pela internet, dá uma pesquisada que existem vários sites que vendem. Beijinhos.

    [Responder]

  182. Parabéns, Pam.
    Amo seu blog.
    Seus vídeos são muuuito legais e vc é muito didática.
    Espero vê-la em algum programa do tipo food network TV daqui a pouquinho – kkkkk
    Luuuuxo
    😉
    Bejinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Laila, Eiiita Laila, que delícia heim? Eu com um programa de tv…rsrs. Eu ia adorar…hehe. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  183. Olá, Pam!!
    Parabéns pelo seu trabalho, muito lindo isso de passar informações.. Vc me ajudou com o cupcake de chocolate, perfeito!!
    O meu único dilema, é que para fazer esta receita para mini cups, eles soltam da forminha… Será que eu devo aumentar um pouquinho a farinha ou diminuir um pouquinho o café? O q vc acha?
    Outra dúvida, o café é fervendo, ou somente um pouco quente?
    Muuuuuuitas bjoksssssssssss!!
    Cristiane

    [Responder]

    Pam:

    @CRISTIANE, Oi Cristiane, fá tentou mudar a marca das forminhas pra ver se melhora. Se quiser vc pode tentar diminuir o café sim, mas não deixe a massa muito grossa. E o café só precisa estar quente. Beijinhos.

    [Responder]

  184. Pamela, conheci seu site ontem depois de fazer uma receita péssima de cupcake! :S agora, tô apostando tudo na sua receita! (Gostei muito do video!) Vou fazê-la agorinha mesmo, mas, já queria deixar registrado que ameei o seu site! Parabéns pelo trabalho! tô vendo muitas dicas e vou virar leitora assídua! =*

    [Responder]

    Pam:

    @Raísa, Oi Raísa, espero que tenha dado tudo certo com o cupcake. Mas se não, não desista, garanto que uma hora sai perfeito. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  185. PLease! Muitas dúvidas! Posso usar creme de leite normal??

    [Responder]

    Pam:

    @ana, Oi Ana, não pode não, se vc não encontrar o fresco(pasteurizado), vc pode tentar usar o creme vegetal/bate chantilly. Beijinhos.

    [Responder]

  186. Pam da pra usar essa massa como bolo em assadeira comum? Ja fiz ele inumeras vezes em cupcake e a massae tao gostosa que eu to querendo fazer um bolo com ela.

    [Responder]

    Pam:

    @Rayanne, Dá sim Rayanne, na verdade ela é uma receita de bolo que transformei em cupcake. Beijinhos

    [Responder]

  187. Pam fiz sua receita 2 vezes e não deu certo, a massa fica muitooo mole.

    [Responder]

    Pam:

    @Tainara, Oi Tainara, a massa fica mole sim, mas se vc quiser colocar um pouco mais de farinha pra ir acostumando com a massa pode, coloque mais um pouquinho até ficar numa consistência que vc goste, Beijinhos.

    [Responder]

  188. pamela,ESSE VIDEO JÁ VÍ 3 VEZES.vOCE ESPLICA DIREITINHO.eU GOSTARIA POR FAVOR QUE VOCE MEINCENTIVASSE MAIS AINDA EM FAZER CUPCAKE PARA VENDER.VOU EXPLICAR MELHOR:SOU DONA DE CASA A 17 ANOS, CASADA ,3 FILHOS E MUITO FELIZ COM A FAMILIA QUE DEUS ME PRESENTIOU. NO MESMO ANO QUE ME CASEI, DEIXEI DE ESTUDAR,(COISA QUE ME ARREPENDO),HOJE PRECISO DE UMA RENDA A MAIS PARA AJUDAR EM CASA E SÓ TENHO EM MENTE A VONTADE DE FAZER O FANTASTICO CUPCAKE, AÍ VEM A INSEGURANÇA,O DESPREPARO E A FALTA DE CORAGEM DE SAIR PARA VENDER, OFERECER AS PESSOAS . UFA! SENTIU O DRAMA.POR ISSO PRECISO DE UM AUXÍLIO SEU, SE FOR POSSÍVEL,ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA,TÁ?BEIJOS.

    [Responder]

    Pam:

    @rosimeire carvalho, Oi Rosimeire, vá em frente e é só se dedicar bastante e fazer tudo com muito carinho que garanto que vai ser um sucesso. A dica é começar a vender pros amigos, família e daí ir espalhando a notícia, se tiver filhos, venda na escola e por aí vai. Vai ser um sucesso. Beijinhos.

    [Responder]

  189. Na minha região não encontro creme de leite fresco, como posso fazer pra substituir no buttercream? Posso diminuir/aumentar a quantidade do creme de leite de caixinha ou bater na batedeira por mais tempo. Qual a sua sugestão? E parabens pelo blog, é a primeira vez que vejo e já adorei! =)

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Oi Aline, você pode tentar usar o creme vegetal, o famoso bate chantilly. Tenho leitoras que usaram e disseram que deu certo. Beijinhos.

    [Responder]

  190. Olá Pam! já fiz esses cupcakes muiiiitas vzs, e são uma verdadeira delícia!
    Bem, gostaria de pedir a vc um vídeo ensinando a fz a Pasta de Leite em Pó, como colorir essa massa, e dicas para decorar cupcakes para uma Festa Infantil da Branca de Neve. Desde agradeço-lhe!
    Um bj! Fica com Deus!

    [Responder]

    Pam:

    @Meg, Oi Meg, obrigada pelo carinho. Eu não conheço nada sobre a pasta de leite em pó, então não posso te ajudar. Mas vou começar a procurar informações sobre ela pra conhecer um pouco. Beijinhos.

    [Responder]

  191. Oi Pam, gostaria de me dizer o que devo fazer pra minha cobertura de 4 leites ficar com consistência firme, a minha fica mole e não consigo dar aquele efeito altinho.
    por favor…obrigada!
    bjao

    [Responder]

    Pam:

    @Fanavia Caciara, Oi Fanavia, na sua receita vai creme de leite? Você está usando o creme de leite fresco (pasteurizado)? Beijinhos.

    [Responder]

  192. Pam, tem como substituir o creme de leite fresco pelo que encontramos em lata? Não tenho acesso a esse fresco aqui onde moro. E para fazer o buttercream branquinho, como faz? Um beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Cristina, Oi Cristina, o único substituto eu diria que é o creme vegetal (bate chantilly). Já tive leitora que trocou e disse que deu certo. Beijinhos.

    [Responder]

  193. Oi oi @pam, deixa eu te falar, aqui na minha cidade eu nao consigo de jeito nenhum achar o creme de leite fresco para a cobertura, por tanto, eu uso o creme de leite de caixinha ou o tipo chantilly?!? E se for o tipo chantilly, como que eu vou fazer?!? Bato primeiro o chantilly e acrescento o ovomaltine , ou eu acrescento ele no lugar do creme de leite, juntamente com os demais ingredientes?!?!?!? Poooorfavor me responda quanto antes!!

    Beijos linda

    Obs.: Amoooo seu blog, ótimas receitas parabéns

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Kelly, Oi Ana, use o tipo chantilly, acrescenta ele no lugar do creme de leite e faz do mesmo jeito que a receita pede. Beijinhos.

    [Responder]

  194. Oi, eu já tentei fazer sua receita de cupcake de chocolate , porem não deu certo. Faço tudo correto, mas a massa transborda para o lado e deixando sem nada nas forminhas. Me ajude . Esta correto em colocar uma xícara inteira de buttermilk na receita? Estou colocando uma xícara cheia.
    obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Priscilla, Oi Priscilla, essa receita é um pouquinho mais complicada mesmo, eu diria pra vc acrescentar um pouco mais de farinha na massa, pra ela ficar um pouco mais firme. E pra não vazar, encha menos as forminhas. Beijinhos.

    [Responder]

  195. oi pam adorei sua receita , mas o café precisa estar adoçado ou não ? poooor favor me responda vou ter que fazer esses cupcakes no aniversario de 15 anos da minha amiga

    [Responder]

    Pam:

    @Naiara, Oi Naiara, não precisa estar adoçado não, ta? Beijinhos.

    [Responder]

  196. Gostaria de saber em vez de usar ovomaltine ,pode usar outra coisa ?? *-*

    [Responder]

    Pam:

    @Júlia, Oi Júlia, vc pode fazer sem o ovomaltine e colocar algum chocolate em pó no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  197. @Pam,
    Talvez eu quero vender cupcakes por quanto devo vender do mesmo jeito ganhandi lucro

    [Responder]

    Pam:

    @Kezia, Oi Kezia, eu não tenho muita prática, mas em teoria vc deve fazer os cálculos do preço dos ingredientes que você vai usar e colocar 200% em cima, ou seja, pode multiplicar o valor por 2 ou até por 3. Beijinhos.

    [Responder]

  198. gostaria de te fazer 2 pergunta,comprei a forma de cupcakes mais são de silicone,preciso colocar a forma de papel dentro,e outra coisa como eu ainda não tinha forma eu coloquei a de papel dentro de uma de empada eles abriraõ e ficaram encima depois de assados todos melados porque isso aconteceu?beijos e muito obrigada pela dica.

    [Responder]

    Pam:

    @roselene, Oi Roselem não precisa colocar papel na forma de silicone. E se você usar as de empada eles não ficarão redondinhos, o melhor é usar as forminhas próprias de cupcakes para que eles crescam proporcionalmente. Beijinhos.

    [Responder]

  199. Oi Pam. adoro essa receita sempre dá certo, queria saber se tem como adaptar essa receita para fazer cupcake de baunilha. Tentei trico o chocolate por farinha de trigo mas não deu certo.

    [Responder]

    Pam:

    @Dayane, Oi Dayane, eu prefiro usar uma receita certa do que ficar alterando outra. No meu site tem várias de baunilha deliciosas, dá uma olhadinha no índice. Beijinhos.

    [Responder]

  200. Oi Pam, adorei os cupcakes!!!! Receita bem explicada e bem-feita! Fiz e deu certo, ficou muito bom!!!!!!
    Beijinhos 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @valen, Ebaaa Valen, adoro saber quando as receitas dão certo com meus leitores, fico super feliz. Beijinhos.

    [Responder]

  201. Oi Pam, gostaria de saber se esses cupcakes ficam com um sabor marcado de café? Posso colocar menos café? Vou fazer os meus primeiros cupcakes de chocolate e acho que vou seguir a sua receita 🙂 Obrigado e saudações de Portugal!

    [Responder]

    Pam:

    @Jessica Nunes, Oi Jessica, vc quase nem sente o café, ele serve é pra realçar o chocolate, mas se quiser, pode usar só água no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  202. Pam gostaria que você colocasse mais receitas de cup cakes! um red velvet por exemplo!

    beijosss

    [Responder]

    Pam:

    @Laís, Oi Laís, mas já tem receita de red velvet….hehe. Dá uma olhada no índice que vc vai encontrar ela e muitas outras. Beijinhos.

    [Responder]

  203. Oi Pam, parabéns pelo vídeo, Lindo e bem didático. AInda não testei essa receita, fiquei com medo por causa do óleo. Li com com óleo e mais fácil deles desgrudarem das forminhas, é verdade? Meus cupcakes não afundam, ficam gostosos mas alguns (nem todos) desgrudam da forminha (e isso me IRRITA mto), esses seus estão lindos e maravilhosos Sei que depende mto da marca das forminnhas e tal mas as vezes usando a mesma marca alguns desgrudam outros não. pode me dizer que marca vc usa?
    Alguma medida ideal para preencher as forinas de mini cupcake? Tenho dificuldade de colocar todas iguais.

    Obrigada, Claudia

    [Responder]

    Pam:

    @Claudia, Oi Claudia, a única vez que tive problemas de cupcakes desgrudando, foi só trocar a marca da forminha que ajudou. Eu nunca tive problema com essa receita, ela gruda normalmente. Eu não tenho uma marca que sempre uso, compro a mais barata, rsrs, mas normalmente as mais fininhas grudam melhor.E a dica pra encher as forminhas, é ou usar um medidor, tipo encher cada uma com 2 colheres de sopa, ou no olho encher até a metade ou até faltar um dedinho da borda. Beijinhos.

    [Responder]

  204. Oi Pamela vi seu vídeos varias vezes, e todas sinto muita água na boca pra comer esses cupcakes.
    Acho maravilhosa a cor da massa bem escura, gostaria de saber qual a marca do chocolate que vc usa.
    Ou fica escuro assim por causa do café?
    Amei sua receita parabéns.

    [Responder]

    Pam:

    @Jack de Araújo, Oi Jack, eu uso qualquer marca na verdade, mas o cacao em pó mais escuro é conhecido por Dutch-process, mas acho que deve ser bem difícil encontrar no Brasil, mas o café ajuda um pouco a escurecer sim. Beijinhos.

    [Responder]

  205. Olá, Pam!

    Como faço p meus cupcakes ficarem altos no meio? Os meus sempre ficam retos! Será a textura da massa?

    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Bárbara, Oi Bárbara, é sim, cada massa fica de um jeito, experimente outras receitas e veja se você consegue o formato que vc quer. Beijinhos.

    [Responder]

  206. Oi Pam! Adorei sua receita e coloquei em prática, só que a massa ficou muito mole, é uma xícara de chá de café mesmo? Ou a medida de xícara de café mesmo?
    Espero que dê certo! Acabei de colocar no forno… Um grande beijo!!!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Larissa, ela fica bem mole sim, mas no fim da sempre certo, se tiver medo, pode colocar mais um pouco de farinha, algumas leitoras fizeram isso. Espero que tenha dado tudo certo. Beijinhos.

    [Responder]

  207. olá .pam o q faço para que ele não murchem????
    por favor me socorre!!! o meus semprem murcham

    [Responder]

    Pam:

    @ana, Oi Ana, algumas receitas murcham mesmo, principalmente as mais líquidas e leves, não tem muito o que fazer, é tentar deixar o máximo no forno, mas sem queimar e quando tirar do forno não colocar num lugar gelado e que pegue vento. As receitas mais encorpadas, murcham menos, então se a receita for líquida, acrescente um pouco mais de farinha. Beijinhos.

    [Responder]

  208. Oi Pam! Achei você somente agora, olha só, faço cupcake’s para vender, mas uso ganache para as coberturas, gostaria de saber o que posso substituir sem perder a qualidade.
    Obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Geisa, Oi Geisa, o que eu mais gosto é o ganache. Mas você pode usar o tradicional buttercream. Tem no meu site uma cobertura de chocolate alternativa, procura a receita de Devil’s Food Cupcake. Beijinhos.

    [Responder]

  209. Oi Pam! amo muito seu blog, suas receitas e seus vídeos!! acho que você deveria fazer mais vídeos de receitas, com qualquer uma, tenho certeza de que todos vão gostar! ainda mais de cupcakes, sou apaixonada por esses bolinhos! beijos.

    [Responder]

    Pam:

    @Luana, Oi Luana, estou realmente estudando a ideia de voltar a fazer novos videos logo, adoro fazer videos. Beijinhos.

    [Responder]

  210. Oi Pam!!! Conheci seu blog faz pouco tempo mas estou adorando!! 🙂
    Eu gostaria de perguntar,pra uma forma de 6 cupcakes,qual seria a medida que vc recomendaria para fazer os cupcakes de chocolate?
    Obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Cinthia, Oi Cinthia, não entendi direito sua pergunta, você quer saber qual o tamanho melhor da forma? Beijinhos.

    [Responder]

    Cinthia:

    @Pam,

    oi pam! entao,eh que tenho uma forma pra 6 cupcakes…e no caso a sua receita renderia bem mais que isso certo? hehe
    no caso eu gostaria de saber qual as medidas dos ingredientes pra fazer com a forma de 6 cupcakes hehe. desculpa se nao expliquei direito! =/

    [Responder]

    Pam:

    @Cinthia, Ah entendi, então 6 cupcakes é bem pouco, eu diria pra você fazer meia receita para a quantidade não ficar muito esquisita e assar em duas fornadas. É só colocar metade de todos os ingredientes, divide tudo por dois. Beijinhos.

  211. Olá Pam!!!
    Fiz essa receita de cupcake para um aniversário, foi uma encomenda que recebi.
    A massa é maravilhosa…..coloquei recheio de brigadeiro gourmet e cobri com ganache de chocolate tudo à pedido da cliente….ficaram maravilhosos….
    Obrigada…
    Sempre acompanho suas receitas….
    Andreia.

    [Responder]

    Pam:

    @Andreia, Nossa Andreia, acho que esses cupcakes ficaram bons heim? Que cliente de sorte, parabéns! Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  212. Bom dia, Pam gostaria de saber qual é a utilidade de colocar café na receita de cupcake.

    [Responder]

    Pam:

    @Érica, Oi Érica, o café serve para realçar o sabor do chocolate, mas se quiser pode usar só água no lugar. Beijinhos.

    [Responder]

  213. Parabénsssssssssssssssssssssssss…. Pam … que massa maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…. perfeita!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Érica, Ebaaa, que bom que gostou Érica!! Usou o café? Beijinhos?

    [Responder]

    Érica:

    @Pam, Usei sim… e está receita agora é meu carro chefe a massa fica maravilhosa e o sabor é incomparável …
    adoreiiii… bjs

    [Responder]

  214. Olá Pam gostei demais das receitas, mas gostaria que vc fizesse um vídeo ou receita pra cobertura de cupcakes fácil e rápida e para festa. Minha tia já fez umas de suas receitas e adorei. Abraços.

    [Responder]

    Pam:

    @solange, Oi Solange, preciso voltar a fazer vídeos né? Mas as receitas mais rápidas e fáceis de cobertura são o ganache e o chantilly. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  215. Oi Pam fiz um receita de creme de leite fresco que parece ser o vilão e o mocinho das receitas ao mesmo tempo, vc disse e eu vi no site da Dani Noce que o creme de leite fresco vira manteiga então resolvi fazer como a Dani fez, bati a minha receita de creme de leite fresco caseiro e ele virou manteiga mesmo, será que isso significa que realmente é creme de leite fresco…heheheh me diz vc…eu sou principiante …bjnho vc é doce de menina…

    [Responder]

    Pam:

    Humm, será Marilena? Nunca fiz, mas parece que dá certo. Ele tem um gosto bom e vira chantilly? Se sim, vc pode usá-lo nas receitas. Beijinhos.

    [Responder]

  216. Pam,

    essa receita é MARAVILHOSA! Já fiz duas vezes… o bolinho fica molhadinho e a cobertura de ovomaltine é deliciosa! E pra quem desconfia, o café realmente não dá gosto, mas dá um tchan na receita, parece que realça o sabor do chocolate sem deixar muito doce. É um super truque, passei a usar até em outras receitas de bolo de chocolate.
    Só tem um porém, não consegui o ponto correto da cobertura. Ela fica mole, eu uso o bico de confeitar mas logo escorre e desmancha tudo. Onde eu posso estar errando?

    E ah, voooooolta! Suas receitas são super charmosas, vc está muito sumida!

    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    Oi Paula, fico feliz em saber que você gosta da receita. Sobre a cobertura, você está usando o creme de leite fresco? Não pode ser o de lata nem o de caixinha. Daí você tem que bater o creme de leite fresco até o ponto certo, não pode ser demais se não ele perde a consistência e fica mole e vira manteiga, e não pode nem ser de menos se não ele não encorpa o suficiente. Mas não tem jeito, é com a prática que você chega no ponto certo, já passei do ponto váaaarias vezes…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta