44

pao de lo abacaxi

Este mês aqui em casa é o mês dos aniversários, tem um aniversário a cada semana, e com isso vou fazer um bolo a cada semana, até todo mundo enjoar…haha. Depois do bolo de chocolate do meu irmão, ontem fiz o bolo do meu pai, e o único bolo que ele gosta é o pão de ló com recheio de doce de leite, então pra variar um pouco resolvi também colocar um recheio de abacaxi. Só posso dizer que ficou mega delicioso, acho que realmente a cada bolo que fasso estou me aperfeiçoando. O bolo ficou super macio e os recheios nem um pouco enjoativos. Receita aprovada e recomendada.

pao de lo abacaxi 2Com este não ocorreu quase nenhum imprevisto, hehe, pois como minha batedeira queimou, quis bater o chantilly na mão, e não deu muito ponto, então não deu pra usar o saco de confeitar. Mas fora isso não tive nenhum problema com os recheios (coisa que normalmente tenho…hehe), e o bolo ficou uma belezura, todo mundo adorou. Para o pão de ló eu usei a mesma receita do que eu fiz o de pêssego, mas alterei a quantidade de alguns ingredientes. O recheio eu também diminui pela metade, pois eu usei uma forma redonda de 20cm.

pao de lo abacaxi 3

Ah além do meu pai eu também queria dedicar esse bolo (meio atrasada) pra outra aniversariante do mês, a querida Aninha que assoprou velinhas dia 9, PARABÉNS !!

Pão de Ló com Recheio de Abacaxi e Doce de Leite

Ingredientes:

Pão de Ló:

2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite morno
5 gemas de ovo pequenas
5 claras de ovo
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de cremor tártaro

Recheio:

1/2 abacaxi picado
1/4 xicara de açucar
1/2 xícara de água
1/2 lata de leite condensado
2 colher (sopa) de margarina
1/2 lata de creme de leite sem soro

1 lata de doce de leite

Cobertura e recheio de Chantilly:

250gr de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) açucar

Preparo:

Bolo:
Pré-aqueça forno a 180ºC. Bater as claras em neve com o cremor tártaro, reservar. Bater a manteiga, as gemas com o açúcar até ficar um creme e não conseguir mais ver o açúcar. Acrescentar aos poucos, a farinha, o leite, a baunilha e o fermento. Por último, acrescente delicadamente as claras em neve. Divida a massa em duas formas redondas de 20cm untadas. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Depois de pronto, deixe esfriar.

Abacaxi:
Numa panela coloque o abacaxi, o açucar e a água e deixe cozinhar até ficar brilhante. Escorra e guarde a calda.

Creme:
Leve o leite condensado com a margarina no fogo até soltar da panela, deslique o fogo e acresente a lata de creme de leite e misture bem, leve para gelar.

Chantilly:
Coloque o creme de leite, que deve estar bem gelado, numa tigela. Bata com um batedor elétrico (se preferir, use um batedor manual) por 2 minutos, ou até começar a engrossar. Adicione o açúcar, pouco a pouco, sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto, ou até ficar firme. Deve ser batido até que o batedor deixe marcas nítidas quando levantado, mas tome cuidado para não bater demais, pois o creme separa.

Montagem:
Corte cada bolo ao meio. Umedeça uma das partes do bolo com a calda do abacaxi e coloque a primeira camada de doce de leite (se preferir não use toda a lata). Coloque outra metade de bolo e novamente umedeça com a calda. Coloque o creme e jogue os abacaxis picados em cima do recheio. Cubra com outra metade de bolo, regue com a calda e coloque uma parte do creme chantilly (não exagere pois tem que sobrar para cobrir o bolo). Termine com a última metade do bolo e espalhe por cima a cobertura de chantilly. Decore a gosto e leve para gelar.

Para o pão de ló eu usei a mesma receita do que eu fiz o de pêssego, mas alterei a quantidade de alguns ingredientes. O recheio eu também diminui pela metade, pois eu usei uma forma redonda de 20cm.

Print Friendly

44 comentarios para “Pão de Ló com Recheio de Abacaxi e Doce de Leite”

    1
  1. Maura

    Pammmmmm,
    Eu adoro recheio de abacaxi, vc vai estragar a minha dieta, mas manda um pedaçinho!
    Bjs

    Maura

    [Responder]

  2. 2
  3. Aninha

    Oi Querida Pam,
    Fiquei muito feliz pela homenagem!!! Ainda mais com um bolinho desses, maravilhoso!!!
    Obrigada pelo carinho!!!
    Beijocas.

    [Responder]

  4. 3
  5. DAIANE

    olá!!! quero fazer esse bolo pra mimnha sogra, mas o q seria e onde posso encontrar esse tal de “cremor tártaro”????

    [Responder]

    Pam:

    Dependendo das cidades o cremor tártaro pode ser encontrado em supermercados, mas nas maiorias das vezes é mais fácil encontrar em casas de doces e artigos pra confeitaria. Já ouvi falarem que até em farmácia é possível achar. O cremor tártaro é utilizado para estabilizar e dar mais volume às claras em neve. No caso das claras em neve, uma pitada de sal ou um pouco de vinagre também pode ajudar a aumentar o volume, mas não existe um substituto exato para o cremor tártaro.
    Mas se você não encontrá-lo, pode fazer sem ou colocar uma pitada de sal.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. 4
  7. laudiceia maria

    amei ver os pao de lo que vcs fas

    [Responder]

  8. 5
  9. Pam

    Oi Laudiceia, obrigado pela visita, espero ver você testar a receita do pão de ló, heim :)

    beijinhos


    [Responder]

  10. 6
  11. Aline

    Otimo,adorei delicia palavras não descrevem…

    [Responder]

  12. 7
  13. Pam

    Oi Aline, fico muito feliz em saber que você gostou do bolo.

    Beijinhos e volte sempre.

    [Responder]

  14. 8
  15. Marcele

    Olá Pam, adorei esse bolo, na verdade adorei todo o seu blog e pretendo fazer essa receita para o niver da minha cunhada, mas preciso fazê-lo maior pq minha família é muito grande, como vc me aconselharia aumentá-lo? vou usar uma forma de 30cm. Obrigado!!! e Parabéns por todas as receitas…

    [Responder]

  16. 9
  17. Pam

    Oi Marcele, obrigado pela visita e respondendo à sua pergunta o jeito mais fácil de aumentar a receita é fazer duas delas, se você quiser fazer tudo de uma vez é só dobrar a quantidade de ingredientes ou você faz a receita duas vezes e em vez de dividir em uma forma de 20cm uma receita, você coloca ela toda numa forma de 30cm, acho que deve caber…:), ok?

    Beijinhos

    [Responder]

  18. 10
  19. Teresa

    Olá Pamela,gostaria de fazer este bolo em forma retangular,para essa receita qual o tamanho da forma,por favor,obrigada!

    [Responder]

  20. 11
  21. Pam

    Oi Teresa, para uma forma redonda de 20cm acredito que você possa trocar por uma retangular de 20x30cm , mas cuidado para a borda da forma não ser muito baixa, ok?

    Beijinhos

    [Responder]

  22. 12
  23. Priscilla

    Pam, tudo bem? Por favor, o que é cremor tártaro? Onde acho isso pra comprar? Obrigada!
    Pri

    [Responder]

    Pam:

    @Priscilla, Hehe é já tinha respondido, mas que bom que você leu a tempo, senão eu ia responder de novo…hehe
    beijinhos

    [Responder]

  24. 13
  25. Adryana

    Ola, achei a receita bem boa, vou fazer o bolo amanha pois vai ser aniversario aqui em casa. Tenho uma pergunta com relação ao abacaxi, o que tenho que fazer pra que o abacaxi não fique amargo?. Uma vez fiz um recheio, fervi o abacaxi com agua mas ficou amargo, me da um doque com respeito a isso. Abraços!

    [Responder]

    Pam:

    @Adryana, Oi Adryana, eu acho que o abacaxi deve ter ficado amargo pois ele já devia ser um pouco amargo…hehe. Bom eu sempre cozinhei e nunca tive problemas, então experimente antes e veja se ele está bem docinho, e tente também não usar o miolo. Espero que isso ajude.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. 14
  27. Priscilla Lima

    Oi Pam, deixa eu te perguntar…aqui na minha cidade eu não acho creme de leite fresco…posso substituir pelo de latinha??? Como faço??? Obrigada!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Priscilla Lima, Oi Priscilla, para a cobertura não dá para usar o creme de leite de latinha pois ele não vira chantilly, o único jeito mesmo é o creme de leite fresco ou aqueles saquinhos escritos “bate chantilly” que acredito que exista na sua cidade, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  28. 15
  29. reginaldo

    oi o docinho de abacaxi que fiz,não ficou certo, desandou, nao ficou como gostaria o que devo fazer, consigo reaproveitar alguma coisa?

    [Responder]

    Pam:

    @reginaldo, Oi Reginaldo, eu não entendi muito bem. O que desandou? O recheio? Como que ficou? Bom, o que eu diria é para deixar mais no fogo se for algo relacionado a consistência, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  30. 16
  31. sönya sepúlveda

    Gosto muito de ver receitas postadas por brasileiros que estão fora do país, eu também estou e faço questão de apresentar um bom português, assim que deixo lhes uma histórinha:
    -Eram 5 irmãozinhos, o ça o çe o çi o ço e o çu. Todos com seu lindo rabinho.
    Mamãe sempre os advertia, que não deveriam sair à rua, porque podia passar um caminhão e cortar lhes o rabinho.
    O çe e o çi, teimosos, se deram as mãos e sairam…
    Passou um caminhão e cortou lhes o rabinho, mas nem por isso deixaram de ser irmãozinhos…
    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @sönya sepúlveda, Oi Sonya, muito obrigado pela sua visitinha e adorei a histórinha…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  32. 17
  33. josy

    Pam querida.

    Como sou completamente nova nessa situação de bolos, me responsa por favor: a forma untada deve ser com farinha de trigo? ou seja, manteiga e farinha de trigo?
    Gostaria que mes desse logo essa reposta pois tenho que fazer um bolo para minha filha levar na escola comemorar seu aniversário depois de amanha e pretendo fazer o bolo amanha.
    Obrigada. beijos
    Josy

    [Responder]

    Pam:

    @josy, Oi Josy, é isso mesmo. Passe a manteiga e depois a farinha para untar a forma, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  34. 18
  35. Miriam

    Muito obrigada pela receita Pam!!
    Fiz de acordo com as explicações, deu melhor resultado que esperava, há tempos procurava o sabor que resultou. Não te enviei fotos do bolo porque não fiz a cobertura, chegaram visitas e acabaram repetindo várias vezes. Não sobrou muita coisa pra cobrir e decorar, hahahaha!
    beijos!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Miriam, Ebaaaa Miriam, fico super feliz em saber que deu tudo certo com o bolo, e realmente da próxima vez tente tirar uma foto antes que os abutres comam tudo…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  36. 19
  37. elis

    e se eu nao tiver creme de leite fresco,posso usaro normal?

    [Responder]

    Pam:

    @elis, Oi Elis, para a cobertura não pode não, pois o normal não vira chantilly. Se você não encontrar o creme de leite fresco você pode tentar comprar aqueles que vem escrito “bate chantilly” para fazer a cobertura ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  38. 20
  39. Maria Carolina

    Ei Pamela!Como faço pra manter o bolo fresquinho de um dia pro outro?!Vo fazê-lo na sexta, mas o bolo é pra sábado!!Obrigada!bjuuusss

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Carolina, Oi Maria, um dia só ele aguenta bem, como ele é grande, pode guardar na geladeira e deixar atingir temperatura ambiente antes de servir, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  40. 21
  41. clemilda

    nossa fiquei com agua na boca vou fazer esse bolo adoreiiiiiiiiiiiiiii bjs

    [Responder]

    Pam:

    @clemilda, Oi Clemilda, faz sim que você vai adorar e depois me conta como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  42. 22
  43. karina barbosa

    Esta semana minha amiga Esmel fez aniversario,como ela e muito querida nao podiamos deixar passar em branco..entao eu fiz um bolo branco,com o recheio de abacaxi;creme,e doce de leite,e a cobertura foi um creme feito com leite condensado e emulsificante,nao sei se vc ja provou,e maravilhoso,muito gostoso e da para trabalhar com bico de confeitar.Fica muito cremoso nao derrete,e pode ficar fora da geladeira,e fantastico!fiz os recheios,adorei!so troquei o pao de lo pelo bolo branco.Nossa todo mundo adorou,inclusive ate recebi encomendas.obrigada por mim ajudar.bjs

    [Responder]

    Pam:

    @karina barbosa, Oi Karina, sua amiga deve ter adorado todo esse carinho heim? Parabéns pela iniciativa. Então, nunca experimentei essa cobertura com emulsificante, fiquei interessada, mas primeiro preciso ver aonde encontrar ele aqui.
    Beijinhos

    [Responder]

  44. 23
  45. karina barbosa

    oi pam,tudo bem com vc?vamos ter uma festa de formatura e todas as minhas amigas querem que eu faça o bolo,adivinha que receita elas querem que eu faça…?? pois é amiga,essa delicia mesmo!so que agora eu preciso da tua ajuda,o bolo sera em média para 60 pessoas e eu nao tenho noçao da quantidade de ingredientes necessariopara essa quantidade de pessoas.Sera que vc pode me ajudar?

    [Responder]

    Pam:

    @karina barbosa, Oi Karina, eu acredito que você deve fazer ao menos 3 vezes essa receita, pra dar uma quantidade boa, ok? É trabalho árduo pela frente. Beijinhos

    [Responder]

  46. 24
  47. karina barbosa

    obrigada linda,com certeza vou fazer e prometo caprichar..volto pra te falar como foi.Valeu,bjs

    [Responder]

  48. 25
  49. karina barbosa

    Oi Pam, estou de volta como prometi,fiz o bolo para 80 pessoas fiquei com muito medo,porque foi a primeira vez que fiz um bolo tão grande,mas para minha surpresa ficou ótimo,uma delicia todos amaram,recebi muitos elogios.fiquei muito satisfeita com o resultado.bjus

    [Responder]

    Pam:

    @karina barbosa, Ebaaaa Karina, obrigada por voltar e fico feliz que tudo tenha dado certo. Parabéns !!! Beijinhos.

    [Responder]

  50. 26
  51. Jessica

    Vai ser a primeira vez que eu vou fazer um bolo recheado me desejem Boa Sorte. Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Jessica, Oi Jessica, e aí? Como ficou? Espero que tenha dado tudo certo. Beijinhos.

    [Responder]

    Jessica:

    @Pam, Ficou otimo, todos gostaram fiquei muito feliz!!

    [Responder]

  52. 27
  53. aline ferreira

    oi esse bolo para uma forma grande e quadrada fica alto o bolo ,pois amei essa receita

    [Responder]

    Pam:

    @aline ferreira, Oi Aline, é difícil saber sem ter o tamanho exato da forma, mas acredito que sua forma não deva ser muito grande, então acho que ficará uma altura média pra alta. Mas estou chutando, tá? É difícil sem ver. Beijinhos.

    [Responder]


Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentario