Pão de Ló com Recheio de Abacaxi e Doce de Leite

Este mês aqui em casa é o mês dos aniversários, tem um aniversário a cada semana, e com isso vou fazer um bolo a cada semana, até todo mundo enjoar…haha. Depois do bolo de chocolate do meu irmão, ontem fiz o bolo do meu pai, e o único bolo que ele gosta é o pão de ló com recheio de doce de leite, então pra variar um pouco resolvi também colocar um recheio de abacaxi. Só posso dizer que ficou mega delicioso, acho que realmente a cada bolo que faço estou me aperfeiçoando. O bolo ficou super macio e os recheios nem um pouco enjoativos. Receita aprovada e recomendada. Com este não ocorreu quase nenhum imprevisto, hehe, pois como minha batedeira queimou, quis bater o chantilly na mão, e não deu muito ponto, então não deu pra usar o saco de confeitar. Mas fora isso não tive nenhum problema com os recheios (coisa que normalmente tenho…hehe), e o bolo ficou uma belezura, todo mundo adorou. Para o pão de ló eu usei a mesma receita do que eu fiz o de pêssego, mas alterei a quantidade de alguns ingredientes. O recheio eu também diminui pela metade, pois eu usei uma forma redonda de 20cm.





Pão de Ló com Abacaxi e Doce de Leite
Print
Ingredients
  1. Pão de ló
  2. 2 xícaras de farinha de trigo
  3. 1 e 1/2 xícaras de açúcar
  4. 1 xícara de leite morno
  5. 5 gemas de ovo pequenas
  6. 5 claras de ovo
  7. 1 colher (sopa) de margarina
  8. 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  9. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  10. 1/2 colher (chá) de cremor tártaro

  11. Recheio
  12. 1/2 abacaxi picado
  13. 1/4 xícara de açúcar
  14. 1/2 xícara de água
  15. 1/2 lata de leite condensado
  16. 2 colher (sopa) de margarina
  17. 1/2 lata de creme de leite sem soro
  18. 1 lata de doce de leite

  19. Cobertura e recheio de Chantilly
  20. 250g de creme de leite fresco
  21. 2 colheres (sopa) açúcar
Instructions
  1. Bolo
  2. Preaqueça forno a 180ºC. Bater as claras em neve com o cremor tártaro, reservar. Bater a manteiga, as gemas com o açúcar até ficar um creme e não conseguir mais ver o açúcar. Acrescentar aos poucos, a farinha, o leite, a baunilha e o fermento. Por último, acrescente delicadamente as claras em neve. Divida a massa em duas formas redondas de 20cm untadas. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Depois de pronto, deixe esfriar.
  3. Recheio de abacaxi
  4. Numa panela coloque o abacaxi, o açúcar e a água e deixe cozinhar até ficar brilhante. Escorra e guarde a calda.
  5. Creme
  6. Leve o leite condensado com a margarina no fogo até soltar da panela, desligue o fogo e acrescente a lata de creme de leite e misture bem, leve para gelar.
  7. Chantilly
  8. Coloque o creme de leite, que deve estar bem gelado, numa tigela. Bata com um batedor elétrico (se preferir, use um batedor manual) por 2 minutos, ou até começar a engrossar. Adicione o açúcar, pouco a pouco, sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto, ou até ficar firme. Deve ser batido até que o batedor deixe marcas nítidas quando levantado, mas tome cuidado para não bater demais, pois o creme separa.
  9. Montagem
  10. Corte cada bolo ao meio. Umedeça uma das partes do bolo com a calda do abacaxi e coloque a primeira camada de doce de leite (se preferir não use toda a lata). Coloque outra metade de bolo e novamente umedeça com a calda. Coloque o creme e jogue os abacaxis picados em cima do recheio. Cubra com outra metade de bolo, regue com a calda e coloque uma parte do creme chantilly (não exagere pois tem que sobrar para cobrir o bolo). Termine com a última metade do bolo e espalhe por cima a cobertura de chantilly. Decore a gosto e leve para gelar.
  11. Para o pão de ló eu usei a mesma receita do que eu fiz o de pêssego, mas alterei a quantidade de alguns ingredientes. O recheio eu também diminui pela metade, pois eu usei uma forma redonda de 20cm.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

48 comentários em “Pão de Ló com Recheio de Abacaxi e Doce de Leite

    1. Dependendo das cidades o cremor tártaro pode ser encontrado em supermercados, mas nas maiorias das vezes é mais fácil encontrar em casas de doces e artigos pra confeitaria. Já ouvi falarem que até em farmácia é possível achar. O cremor tártaro é utilizado para estabilizar e dar mais volume às claras em neve. No caso das claras em neve, uma pitada de sal ou um pouco de vinagre também pode ajudar a aumentar o volume, mas não existe um substituto exato para o cremor tártaro.
      Mas se você não encontrá-lo, pode fazer sem ou colocar uma pitada de sal.
      Beijinhos

  1. Olá Pam, adorei esse bolo, na verdade adorei todo o seu blog e pretendo fazer essa receita para o niver da minha cunhada, mas preciso fazê-lo maior pq minha família é muito grande, como vc me aconselharia aumentá-lo? vou usar uma forma de 30cm. Obrigado!!! e Parabéns por todas as receitas…

  2. Oi Marcele, obrigado pela visita e respondendo à sua pergunta o jeito mais fácil de aumentar a receita é fazer duas delas, se você quiser fazer tudo de uma vez é só dobrar a quantidade de ingredientes ou você faz a receita duas vezes e em vez de dividir em uma forma de 20cm uma receita, você coloca ela toda numa forma de 30cm, acho que deve caber…:), ok?

    Beijinhos

  3. Oi Teresa, para uma forma redonda de 20cm acredito que você possa trocar por uma retangular de 20x30cm , mas cuidado para a borda da forma não ser muito baixa, ok?

    Beijinhos

  4. Ola, achei a receita bem boa, vou fazer o bolo amanha pois vai ser aniversario aqui em casa. Tenho uma pergunta com relação ao abacaxi, o que tenho que fazer pra que o abacaxi não fique amargo?. Uma vez fiz um recheio, fervi o abacaxi com agua mas ficou amargo, me da um doque com respeito a isso. Abraços!

    1. @Adryana, Oi Adryana, eu acho que o abacaxi deve ter ficado amargo pois ele já devia ser um pouco amargo…hehe. Bom eu sempre cozinhei e nunca tive problemas, então experimente antes e veja se ele está bem docinho, e tente também não usar o miolo. Espero que isso ajude.
      Beijinhos

  5. Oi Pam, deixa eu te perguntar…aqui na minha cidade eu não acho creme de leite fresco…posso substituir pelo de latinha??? Como faço??? Obrigada!!!

    1. @Priscilla Lima, Oi Priscilla, para a cobertura não dá para usar o creme de leite de latinha pois ele não vira chantilly, o único jeito mesmo é o creme de leite fresco ou aqueles saquinhos escritos “bate chantilly” que acredito que exista na sua cidade, ok?
      Beijinhos

    1. @reginaldo, Oi Reginaldo, eu não entendi muito bem. O que desandou? O recheio? Como que ficou? Bom, o que eu diria é para deixar mais no fogo se for algo relacionado a consistência, ok?
      Beijinhos

  6. Gosto muito de ver receitas postadas por brasileiros que estão fora do país, eu também estou e faço questão de apresentar um bom português, assim que deixo lhes uma histórinha:
    -Eram 5 irmãozinhos, o ça o çe o çi o ço e o çu. Todos com seu lindo rabinho.
    Mamãe sempre os advertia, que não deveriam sair à rua, porque podia passar um caminhão e cortar lhes o rabinho.
    O çe e o çi, teimosos, se deram as mãos e sairam…
    Passou um caminhão e cortou lhes o rabinho, mas nem por isso deixaram de ser irmãozinhos…
    Obrigada!

  7. Pam querida.

    Como sou completamente nova nessa situação de bolos, me responsa por favor: a forma untada deve ser com farinha de trigo? ou seja, manteiga e farinha de trigo?
    Gostaria que mes desse logo essa reposta pois tenho que fazer um bolo para minha filha levar na escola comemorar seu aniversário depois de amanha e pretendo fazer o bolo amanha.
    Obrigada. beijos
    Josy

  8. Muito obrigada pela receita Pam!!
    Fiz de acordo com as explicações, deu melhor resultado que esperava, há tempos procurava o sabor que resultou. Não te enviei fotos do bolo porque não fiz a cobertura, chegaram visitas e acabaram repetindo várias vezes. Não sobrou muita coisa pra cobrir e decorar, hahahaha!
    beijos!!!

    1. @Miriam, Ebaaaa Miriam, fico super feliz em saber que deu tudo certo com o bolo, e realmente da próxima vez tente tirar uma foto antes que os abutres comam tudo…hehe.
      Beijinhos

    1. @elis, Oi Elis, para a cobertura não pode não, pois o normal não vira chantilly. Se você não encontrar o creme de leite fresco você pode tentar comprar aqueles que vem escrito “bate chantilly” para fazer a cobertura ok?
      Beijinhos

  9. Ei Pamela!Como faço pra manter o bolo fresquinho de um dia pro outro?!Vo fazê-lo na sexta, mas o bolo é pra sábado!!Obrigada!bjuuusss

    1. @Maria Carolina, Oi Maria, um dia só ele aguenta bem, como ele é grande, pode guardar na geladeira e deixar atingir temperatura ambiente antes de servir, ok?
      Beijinhos

  10. Esta semana minha amiga Esmel fez aniversario,como ela e muito querida nao podiamos deixar passar em branco..entao eu fiz um bolo branco,com o recheio de abacaxi;creme,e doce de leite,e a cobertura foi um creme feito com leite condensado e emulsificante,nao sei se vc ja provou,e maravilhoso,muito gostoso e da para trabalhar com bico de confeitar.Fica muito cremoso nao derrete,e pode ficar fora da geladeira,e fantastico!fiz os recheios,adorei!so troquei o pao de lo pelo bolo branco.Nossa todo mundo adorou,inclusive ate recebi encomendas.obrigada por mim ajudar.bjs

    1. @karina barbosa, Oi Karina, sua amiga deve ter adorado todo esse carinho heim? Parabéns pela iniciativa. Então, nunca experimentei essa cobertura com emulsificante, fiquei interessada, mas primeiro preciso ver aonde encontrar ele aqui.
      Beijinhos

  11. oi pam,tudo bem com vc?vamos ter uma festa de formatura e todas as minhas amigas querem que eu faça o bolo,adivinha que receita elas querem que eu faça…?? pois é amiga,essa delicia mesmo!so que agora eu preciso da tua ajuda,o bolo sera em média para 60 pessoas e eu nao tenho noçao da quantidade de ingredientes necessariopara essa quantidade de pessoas.Sera que vc pode me ajudar?

    1. @karina barbosa, Oi Karina, eu acredito que você deve fazer ao menos 3 vezes essa receita, pra dar uma quantidade boa, ok? É trabalho árduo pela frente. Beijinhos

  12. Oi Pam, estou de volta como prometi,fiz o bolo para 80 pessoas fiquei com muito medo,porque foi a primeira vez que fiz um bolo tão grande,mas para minha surpresa ficou ótimo,uma delicia todos amaram,recebi muitos elogios.fiquei muito satisfeita com o resultado.bjus

    1. @aline ferreira, Oi Aline, é difícil saber sem ter o tamanho exato da forma, mas acredito que sua forma não deva ser muito grande, então acho que ficará uma altura média pra alta. Mas estou chutando, tá? É difícil sem ver. Beijinhos.

  13. Olá Pam,
    Preciso urgente da sua ajuda, não tenho experiência com pasta americana e nem com bolos, mas resolvi fazer uma surpresa para meu noivo e fazer um bolo de abacaxi que é o preferido dele, mas tem um problema, como vou cobrir com pasta americana pois vou fazer tipo um bolo câmera, não posso colocar na geladeira, ele aguenta quantas horas fora da geladeira com este recheio?
    Muito obrigada e acabei de conhecer a sua página, mas gostaria de parabenizar pelo trabalho.

    1. @Fernanda, Oi Fernanda, mas você pode sim colocar o bolo com pasta americana na geladeira. O problema com a geladeira é a condensação que irá ocorrer quando o bolo for retirado da geladeira e voltar em temperatura ambiente. O bolo vai suar um pouco. Para diminuir este efeito deixe a geladeira na temperatura mais alta possível. Coloque o bolo dentro de uma caixa fechada enquanto estiver na geladeira. Deixe para decorar o bolo depois que já estiver degelado e seco. Se não conseguir fazer isso, a melhor coisa é deixar o bolo fora o menos de tempo possível. O recheio aguenta, mas se o dia estiver quente, não vai ficar legal. Por exemplo, se a surpresa for de noite, deixa tudo preparado no dia anterior e algumas horas antes vc só monta ele. Espero ter ajudado. Beijinhos.

Deixe um comentário