Como fazer um bolo perfeito ?

ratatuilleAcho que todos os iniciantes no quesito assar um bolo, se preocupam em como fazê-lo do melhor jeito. E muitas vezes por alguns erros de execução não conseguem assar um bolo e desistem de tentar outra vez, achando que não sabem ou são ruins em cozinhar. Mas eu acho que assar um bolo não tem muitos mistérios e com o tempo você pega o jeito e começa a gostar da coisa. Então para os iniciantes que precisam de uma ajudinha e um incentivo, eu reuni as melhores dicas para assar um bolo perfeito.

Primeiro você tem sempre que lembrar que cozinhar é uma arte e uma ciência e que o sucesso com qualquer receita depende de seguir cuidadosamente as instruções e usar os equipamentos corretos.

INSTRUÇÕES:

1. Leia toda a receita e tenha certeza de ter todos os ingredientes para assar o seu bolo perfeito. Se você esquecer de um ingrediente ou colocar um errado, o resultado pode ser desastroso. Retire os ingredientes que ficam na geladeira para fora e deixem que cheguem na temperatura ambiente. (Ovos – não mais que 30 min antes da hora da preparação)

2. Tenha certeza que você tem as formas corretas. Tamanhos impróprios causam bolos cozidos em excesso, pouco cozidos ou feios. Unte o interior usando manteiga e farinha e retire o excesso. Reserve.

3. Preaqueça o forno com a temperatura especificada na receita, por pelo menos 15 minutos antes de assar o bolo. A posição da grade é mais um ponto importante. Antes de ligar o forno, ajuste a grade à posição designada pela receita. Para bolos a melhor posição é no centro do forno. A temperatura do forno para bolo simples deve ser de 180°C, ou seja, forno médio.

4. Meça exatamente todos os ingredientes usando copos medidores para secos e líquidos, para isso coloque-os sem apertar nos medidores e depois passe uma faca por cima para nivelar. Se a receita estiver em gramas, a melhor opção é usar uma balança ao invés de tentar converter para xícaras. Peneire todos os ingredientes secos. Bata bem manteiga e açúcar separadamente, até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente ingredientes secos e líquidos por etapas alternadas, para obter uma mistura homogênea. Acrescente delicadamente claras batidas em neve, para que o ar não se perca. O fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida. Acrescente os ingredientes conforme a receita e nunca bata demais a massa.

5. Encha 2/3 das formas com a massa de bolo e em alguns casos dê um tapinha com a forma em cima da mesa para que as bolhas de ar subam para a superfície.

6. Fique sempre de olho no tempo, se você possuir um timer, use-o. Não abra o forno antes de 15 a 20 minutos. Uma boa regra é sempre conferir o bolo 8 minutos antes do tempo estipulado pela receita. Faça o teste do palito: insira um palito no centro do bolo para checar a consistência, se ele sair limpo o bolo está pronto, mas se sair sujo espere mais 4 minutos e olhe novamente.

7. Retire a forma do forno e coloque sobre algum tipo de grelha e deixe esfriar de 10 a 20 minutos. Passe uma faca em volta da borda da forma para soltar o bolo. Segurando a grelha sobre a forma, gire para retirar o bolo. Deixe esfriar completamente.



OS INGREDIENTES:

Gordura – faz o bolo ficar macio, atenuando a ação da farinha. Para que as gorduras fiquem bem misturadas, devem ser batidas energicamente com o açúcar. O excesso de gordura pode deixar o bolo pesado, compacto, indigesto. Sua falta faz com que o bolo fique seco, duro.

Amido de milho – deixa à massa leve, mais leve que a farinha de trigo, e permite que seu bolo fique mais macio e saboroso.

Açúcar – na  maioria das receitas, deve ser batido com a manteiga, pois da combinação destes dois elementos resulta a maior delicadeza da massa. O excesso de açúcar faz o bolo ficar com textura desigual, levemente grossa, impedindo seu crescimento.

Ovos – as gemas ajudam a estabilizar, dar liga à massa. Devem ser batidas com o açúcar e a manteiga. As claras que dão leveza à massa devem ser batidas em neve para fornecer maior quantidade de ar. Só devem ser acrescentadas à massa no final, delicadamente, para que o ar não se perca.

Fermento – o fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida, pois começa a agir quando entra em contato com os líquidos frios.

Óleo – o óleo além do sabor, impede que o glúten se forme, pois vai envolver as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si. Irá, portanto, contribuir para o bolo ficar mais macio.

Leite – o leite vai fornecer água para além da existente nos ovos, que vai contribuir para tornar o bolo mais úmido e gostoso.

Água – quando feito com água, o bolo fica mais leve e não tão pesado e nutritivo como quando feito com leite. Também para quem é alérgico ao leite sempre tem como opção a água ou para quem não gosta de leite.

Leite e Água Morna – a água ou o leite morno ativa o efeito do fermento que vai na massa, produzindo milhões de bolhinhas, portanto contribui para tornar os bolos mais leves.

Bicarbonato de Sódio – como o fermento, ele serve para fazer o bolo crescer. Ele é também adicionado junto com o fermento para neutralizar alguns ácidos na receita (vinagre, iogurte, chocolate, etc) e para adicionar maciez. Mas para o bolo crescer melhor prefira sempre o fermento. E serve também para realçar a cor do bolo principalmente em bolos de chocolate.

Recheio e Cobertura – até os mais simples bolos se transformam em grandes super-receitas quando recebem um delicioso recheio. E se tiverem um acabamento caprichado, melhor ainda, pois podem até virar bolo de festa. Branquinho, brigadeiro, leite condensado, doce de leite são algumas sugestões que podem incrementar a sua receita. Ah, importante: o bolo deve estar completamente frio para receber recheio ou cobertura. E também deixe esfriar a cobertura e o recheio por cerca de 2 horas na geladeira antes de usá-los.

PROBLEMAS:

Um bolo afundado no meio:
-Excesso de líquido
-Insuficiência de qualquer um dos ingredientes secos
-Excesso de açúcar ou fermento (a massa escurece)
-Temperatura do forno alta demais
-Porta do forno aberta antes do tempo mínimo de cozimento
-Mistura leve colocada em forma grande e funda

Um bolo “solado” (achatado):
-Fermento vencido ou em pouca quantidade
-Líquido em excesso ou ovos em falta
-Pouca massa para uma fôrma grande
-Quantidade insuficiente de açúcar
-Mistura muito batida após inclusão da farinha
-Excesso de farinha

Um bolo compacto, pesado:
-Excesso de gordura

O meio mais crescido e a superfície achatada:
-Forma colocada em grade muito alta
-Temperatura excessiva, formando rapidamente uma crosta sobre a massa

Superfície irregular/rachada:
-Forma pequena
-Excesso de fermento
-Forno quente demais
-Massa assada em excesso

177 comentários em “Como fazer um bolo perfeito ?

  1. Senhorita Pam,
    Você acredita que na sexta-feira à noite fiz um bolo que afundou no meio? Não entendi até agora o motivo disso ter acontecido, porque estou “careca” de preparar a receita.
    Refiz e saiu um bolo lindo… Lendo esse post eu refleti mas não consegui encontrar a causa do ‘desastre’ do meu bolinho…hehehe
    Mesmo assim, são dicas importantíssimas.
    Beijo e obrigada pela prestação de serviço!!!

    1. @Aninha, Fiz um bolo de fubá em forma com furo no meio e quando fui ver se estava pronto, está afundado no meio, mas segui´a receita passo a passo, o que será?

      1. @sonia carrera, Oi Sonia, é bem difícil eu saber sem ter visto o passo a passo, mas algumas receitas de bolo murcham bastante e pra garantir que não murche muito, é necessário manter uma temperatura constante, nem muito alta e nem muito baixa, não abrir o forno e não tirar o bolo antes da hora. Tenta refazer o bolo e veja se o mesmo acontece. Beijinhos.

  2. amei as dicas… amo fazer bolos
    e comê-los tambéém!!!
    sempre tive esse problema do bolo
    crescer mais no meio, fica gostoso
    mas na hora de rechear e cobrir a
    aparência não chega lá.
    vou usar sua dica, tomara que funcione.
    um abraço!!

  3. Oi! Obrigada pela visita na minha mesa 🙂
    Me sinto lisonjeada de receber um elogio de uma pessoa que faz bolos tão lindos, como os que vi aqui.
    Adorei as dicas. Muuuito úteis.
    Bjos

  4. Adorei as dicas , bem explicadinho..

    tirei algumas duvidas aqui, mas nao entendi mto sobre ‘os tapinhas na forma’ em cima da mesa, este é um problema meu ,faço bolos e ficar com bolinhas de ar !! beijos feliz 2010…

  5. Oi Jucelya, você está com dúvidas de como dar esses “tapinhas na forma”? Então, para tirar as bolhas de ar do bolo você tem que pegar a forma em que a massa do bolo está com as duas mãos, levantar e bater a parte de baixo da forma de leve em cima da mesa algumas vezes, para fazer com que as bolhas saiam. É simples, como se você pegasse a forma e jogasse ela em cima da mesa. Espero ter ajudado. Feliz 2010.

    Beijinhos

  6. ola
    tomara eu consiga fazer bolo agora, depois das suas dicas,sabado fiz um q foi pro lixo,uma decepção para as 3 netas q estavam esperando,será q pode me ajudarem relação a temperatura deve ser sempre a mesma.pois uso forno semi industrial(forninho) e nunca sei como fazer com o termostato de cima help

  7. Oi Mara, uma coisa que sempre digo pra todo mundo é para não desistir depois que errou, pois é sempre assim, quando você não sabe fazer alguma coisa é com treino que você chega à perfeição, e com a culinária é igual. Bom, vou tentar te ajudar, o forno tem que sempre manter a mesma temperatura, as vezes o que vc pode fazer é deixar o bolo assar por algum tempo em temperatura média-baixa e depois no finalzinho aumentar um pouco para dar aquela corzinha bonita. Então, para saber a temperatura do seu forno, você precisaria olhar no manual as temperaturas, ou na internet, mas se vc não achar, aconselho à começar testar as temperatura, comece à assar um bolo na penultima temperatura, tipo, no meu o bocal vai do valor 1 a 5 e eu sempre asso no valor 4, pois se você assar um bolo devagar ele só vai demorar pra assar, mas não vai estragar. E sempre fique de olho no bolo, nunca deixe-o assando e saia da cozinha. Então, veja se com essas dicas vc consegue, senão pode perguntar de novo que sempre vou tentar ajudar.

    Beijinhos

  8. Olá ,tudo bem??

    Muito interessante as suas dicas!! Esse bolo de limão parece ser um sonho, acho que nem tenho a audacia para executa-lo rsss.
    No meu caso eu tenho pouca experiência na cozinha embora eu goste, só me falta a prática. Eu tenho uma receita de um bolo feito com creme de leite ,acucar,oleo,trigo,po royal,ovos,esta receita é ótima,isso qdo eu acerto fica ótimo, fica por varios dias bem fofinho e macio,só que tem algumas vezes que ele nao cresce e fica embatumado.Não tem explicaçao. Por favor, se souber alguma dica.Soube que após colocar o fermento e que faz aquelas bolhinhas nào devo mexer, pode ter sido isto. Beijos Obrigada

    1. @Flávia, Oi Flávia, é verdade, depois que colocar o fermento é bom não mexer muito e colocar rapidamente no forno e também não é bom bater muito a farinha, pois isso faz o glutén se desenvolver, resultando numa massa dura e pesada, e por fim a história de sempre de não abrir o forno antes da hora. Espero ter ajudado. 🙂
      Beijinhos

  9. olá, quero agradecer pelas dicas do bolo solado, sempre tive vontade de saber, porque as veses perco muito ingredientes, e sempre ficando em calças curtas, faço bolos de festas. obrigada

  10. Toda vez que eu faço o bolo e asso no meu forno semi industrial o bolo cria uma camada torrada doce cheio de furinhos na camada e enquanto no forno do meu fogão o bolo sai lindo perfeito, o que será isso?

    1. @José, Oi José, eu acredito que talvez a temperatura esteja muito alta, de repente mesmo que o forno esteja indicando uma temperatura, a real seja diferente, e também no forno industrial os bolos assam mais rápido, então tente reduzir o tempo e a temperatura, pois eu fasso todos os meus bolos em um forno industrial e nunca tive problemas. Me avise se você conseguir resolver, ok?
      Beijinhos

  11. Olá! Estou conhecendo seu site hoje… achei maravilhoso!! Parabéns! Bom gosto estético e culinário, além de muito agradável leitura.
    Uma dúvida… é você quem tira as fotos?
    Te sigo no TT.

    1. @Guineverre, Oi Guineverre, seja bem vinda ao site então…hehe. Fico super feliz em saber que você gostou de tudo, espero que volte sempre. Ah e sou eu sim, quem tira as fotos, ok?
      Beijinhos

  12. Olá, adorei esse site, estou começando a fazer bolo agora e adoro cozinhar, estou querendo fazer pra revenda, só que sempre meu bolo quando é quadrado fica um lado mais baixo que o outro, e quando é na forma redonda ela fica alta no meio. Num sei o que faço, uma vez fiz um que afundou no meio, fiqueitão triste. Gostaria muito de ajuda. Beijossss

    1. @Cecilia, Oi Cecilia, acredito que o problema é o forno, pois sempre que fica desigual é por que ou o forno não mantém a temperatura constante ou ele está muito quente, então tente diminuir a temperatura ou mudar o lugar do bolo no forno (se for um forno mais velho) e veja se isto ajuda, ok?
      Beijinhos

  13. Gostaria de saber porque meu bolo queima em baixo, somente quando uso forma quadrada ou redonda, só não queima quando uso forma redonda com furo no meio. Por favor me ajudem ! Tenho até receio de fazer bolo por causa disso.bjsss Eliane

    1. @Eliane, Oi Eliane, as únicas explicações para um bolo queimar embaixo, ou é por que o forno está muito quente ou a grelha do forno não está centralizada. Então a dica é, centralize bem o seu bolo dentro do forno e sempre coloque em uma temperatura média, ok?
      Beijinhos

  14. Adorei as dicas, tinha acabado de fazer um bolo simples, que parecia que tem uma montanha no meio, e li nas dicas que alem do forno em 200g, estava na grelha alta.
    O próximo irei seguir das dica.

    1. @luciano, Oi Luciano, são coisas simples que com o tempo você vai aprendendo como melhorar suas receitas, o importante é não desistir.
      Beijinhos

  15. Fiz a receita com suas dicas, ficou perfeito o bolo.
    O bolo todo ficou na mesma altura, ao contrário do anterior que criou uma montanha no centro.
    Muito obrigado!

  16. Então, é o meu 4o. bolo de cenoura que vai pro lixo, cara não acertooooo… Cresce um pouco, pouco mesmo e depois tchau… que raiva! Usei tudo novo, mudei de receita… O meu forno é aquele que usa gás da rua, será que tem a ver? Asso no nível 4, mas um dia desses assei um bolo de caixa no nível 5 e achei que tinha queimado, mas no fim deu tudo certo. Mas o danado do bolo de cenoura nào sai. Já assei outros, batidos na batedeira e dá certo… ai, ai… Vou tentar outras dicas. Vcs sempre acertam no bolo de cenoura?

    1. @Monalisa, Oi Monalisa, meu bolo de cenoura nunca deu errado. Mas acredito que seja seu forno sim, pois se você já usou todos os ingredientes novos, é possível chegar na conclusão de que você está seguindo a receita certa. Então, a única alternativa que sobra é a temperatura do forno, que ou não deve manter uma temperatura constante ou deve ser mais fraco. Por fim, a única solução que eu encontraria seria testar aumentar a temperatura, colocar o bolo bem no centro do forno, e não abrí-lo muito cedo, ok?
      Beijinhos

  17. Pam, quando faço bolo na forma retangular, ele está crescendo desigual: cresce como uma rampa.
    E quando faço na forma redonda, não.
    Eu coloco na grade de cima. Será isto?
    Eu preaqueço o forno, quando começo a bater a massa.
    E costumo assar na temperatura 200ºC e depois que ele cresce passo para entre 180 e 200.
    O que está errado ?

    1. @glaucyone, Oi Glaucyone, quando o bolo assa irregular, o problema ou é com a temperatura do forno, pois ele pode estar mais quente de um lado, ou é a grade do forno que está torta. Pois quando você coloca a forma redonda, ela por ser menor, se concentra numa superfície menor do forno e fica mais centralizada onde você não tem problemas, então quando você coloca a retangular que é maior, é aí que você encontra o problema, que deve estar mais na lateral, ok?
      Beijinhos

  18. Oi Pamela!
    Estou tendo problemas com minha massa de baunilha, dentro do forno eles estão lindos, depois que tiro eles encolhem e ficam murchos, o que poderá ser?, acontece sempre com massas brancas, se vc quiser depois eu passo minha receita.
    Bjos

    1. @Silvana, Oi Silvana, normalmente os bolos sempre dão uma leve murchada quando saem do forno, mas se os seus estão murchando demais, isto tem a ver com o tempo e temperatura do forno, talvez você esteja tirando um pouquinho antes do tempo. Comece a testar diminuindo a temperatura e deixando um pouco mais, ok?
      Beijinhos

  19. Pam, eu estava tendo maior problema com meus bolos. Crescia, mas não fica aquele bolo coradinho e brilhante. Descobri que era meu forno que não estava regulado. Colocava em 200Cº mas com certeza não estava nesta temperatura, tive que aumentar o botão do fogão para quase o máximo para obter um assado satisfatório. Esta é uma dica que serve para todos que estão tendo problemas em assar seus bolos: observem seus fornos.
    Obrigado,

    1. @Deyse, Oi Deyse, obrigado pela dica, mas eu já venho passando ela a tempos. Pois eu tinha este mesmo problema com meu forno antigo, eu não usava o botão para saber a temperatura, eu colocava na posição em que eu estava acostumada pois eu tinha certeza que ele estava desregulado. Mas fico feliz que você tenha conseguido arrumar o problema.
      Beijinhos

  20. Oi! pamela toda vez que eu faço bolos ele não cresce e vira um grude.eu já perdi até a vontade fazer bolo, o que tem de errado? um abraço.

    1. @Ana regina lopes de morais, Oi Ana, existem vários fatores que podem estar contribuindo para seu bolo não crescer. Pode ser a receita que você está usando, você pode estar batendo a massa demais e por ultimo a temperatura do seu forno deve estar desregulada, tente aumenta-la, ok?
      Beijinhos

  21. Olá Pamela! meu nome é alberes quando eu faço bolo, as vezes ele cresce e fica fofo,mais tem vez que ele cresce e fica um grunde,e de vez em quando o bolo nem cresce; e fica duro como uma borracha borracha.o que devo fazer.obrigada

    1. @Ana regina lopes de morais, Oi Alberes, parece que talvez seja algum problema com a temperatura do seu forno que deve estar desregulada. Tente aumentar um pouco da próxima vez. E também nunca bata demais a massa pois isso ajuda ela a ficar mais pesada.
      Beijinhos

  22. OI! Pamela eu queria saber se quando eu fizer um mousse devo coca-lo no frizer ou na geladeira.desculpe-me o encomodo Pamela, estou aprendendo a cozinhar poriso estou lhe perguntando isto. obrigado suas receitas são ótimas.

    1. @Ana regina lopes de morais, Oi Ana, o mousse você deve colocar na geladeira, ok? E sempre de preferência da noite pro dia para endurecer bem.
      Beijinhos

  23. Pamela aqui é Ana Regina lhe incomodando de novo.Pamela eu fiz o bolo aqui como você mim disse, e ficou otímo fiz um bolo pequeno em unha forma de buraco pequena,a receita era 4 xícara de chá de trigo,4 ovos,2 xícara de chá de açúcar,uma colher de chá de fermento 250g de manteiga ,más só que na minha casa tem muita gente e esse bolo fica muito pequeno.Na minha casa tem 10 pessoas para a minha casa esse bolo fica pequeno e só da para um dia .Eu tenho uma forma de buraco bem grande, e eu queria que você mim desse uma receita de um bolo que fique bem grande nesta forma. um abraço Pamela.

    1. @Ana regina lopes de morais, Oi Ana, na verdade você pode pegar a mesma receita e dobrá-la. Pois na verdade todas as minhas receitas rendem um bolo de tamanho moderado e quando quero algo maior eu dobro a quantidade e se quero menor divido a quantidade, ok? Se quiser ajuda nas quantidades me avisa.
      Beijinhos

    1. @Ana regina lopes de morais, Oi Ana, então a receita que você me passou ficaria assim dobrada: 8 xícaras (chá) de trigo, 8 ovos, 4 xícaras (chá) de açúcar, 2 colheres (chá) de fermento e 500g de manteiga. Mas tenha certeza de ter uma forma bem grande pra tanta massa assim…hehe.
      Beijinhos

  24. AI, QUE ÓDIO!

    3ª vez que faço um “afogado de chocolate” e não dá certo, na primeira vez ficou perfeito: super macio!

    O que será que estou fazendo de errado?…

  25. Olá Pamela, tudo bem?
    Acabei de descobrir seu blog e estou adorando as dicas e todas as receitas! Adoro cozinhar e descobrir novas receitas! Amei os cupcakes!!! Parabéns pelo lindo trabalho!!!
    Bjs
    Graziela

    1. @Graziela C.Pinheiro, Oi Graziela, muito obrigado pelo carinho, adoro. Espero que teste várias receitas, mas sempre volte para me contar como ficou, ok?
      Beijinhos

  26. Ola Pamela.
    Toda vez que faço algum bolo, ou torta, as bordas, e o fundo sempre queimas, e normalmente o centro nem sempre fica cozinho. O que eu deveria fazer para que ele nao queime?

    1. @Daniela, Oi Daniela, se está queimando e o centro está ainda cru, então o que está errado é que a temperatura do forno está muito alta. Diminua a temperatura da próxima vez, que garanto que seus bolos e tortas ficarão perfeitos.
      Beijinhos

  27. olá, boa tarde!
    Pamela eu estava lendo seus comentários e ajuda referente a bolos, e por isso resolvi pedir ajuda…
    tenho feito bolos decorados a dois anos, mas de um tempo pra cá percebi que quando uso manteiga meu bolo fica oleoso d+, isso quando não fica meio massudo ou assa em cima e fica fofinha mas do meio para baixo totalmente solado…. Tentei usar margarina Qualy e aconteceu a mesma coisa, me ajuda por favor!!! estou quase desistindo de fazer bolos….

    1. @Vanessa, Oi Vanessa, a dica é tentar usar receitas com óleo vegetal ou diminuir a manteiga. Eu também usava forno industrial e era bem difícil encontrar a temperatura certa. Pois se eles está ficando cru no meio é por que a temperatura não está certa, ela deve estar muito alta. Mas é difícil saber exatamente o que está acontecendo pois tem muitos fatores que influenciam também, como bater demais a massa, a quantidade dos ingredientes, etc, talvez seja até melhor mudar de receita. Mas tente dar uma lida no meu post “Como fazer um bolo perfeito”, que está no índice de receita, talvez te ajude em algo, se não encontrar me avisa.
      Beijinhos

  28. Ahh esqueci de falar… A minha receita é 500 gr de trigo, 500 gr de açucar, 300 gr de manteiga ou margarina, 6 ovos , 250 ml de leite e 1 colher de sopa de fermento…
    As vezer ele assa nas bordas, mas no meio fica cru. O meu fogão é industrial e esta com uma folga na porta do forno, mas empurro com uma cadeira. Beijos e obrigada desde já.

  29. Nossa !Pra começar vc tem o personagem do meu filmepredileto!Euamo o Ratatue e esse filme me mostrou que eu não era louca!Eu sempre gostei de sentir os sabores sendo misturados na boca e dizia que isso combinacom aquilo e todos achavam loucura! Adoro cozinhar e tenho uma firma de vendas e suas dicas vieram a calhar pois estou no inicio,obrigada e que Deus te abençõe por vc compartilhar tudo sem medo! Jana

    1. @Janaina, Oi Janaina, nem me fala no Ratatouille, sou louca pra testar a receita com o nome dele. Fico feliz em saber que o blog vem lhe ajudando em sua vida profissional, muito sucesso pra você. Ah e obrigado pelo carinho.
      Beijinhos

  30. oi Pamela eu estou com dificuldade de acha a temperatura do forno industrial que compre recentemente os meus bolos estão solandos e os não assar no fundo agora que meu negocio esta crecendo pode mim ajuda.vou tir manda a receita que uso no bolo simples o que você vai achar é 250g de manteiga,1 1/2xicara de açucar,3 xicaras de farinha com fermento,200ml de leite.obg pela ajuda desde já.eu já li como faz o bolo perfeito.

    1. @Elenita, Oi Elenita, o principal é colocar na grelha do meio e achar uma temperatura média. Você está colocando que temperatura? Não vai ter jeito, só testando mesmo, você vai ter que aumentar a temperatura e se não der certo, diminuir a temperatura. Eu tinha um forno industrial e se eu me lembro direito, eu colocava a temperatura no número 3 ou 4. Espero que encontre uma solução. Precisando de mais ajuda estou por aqui. Beijinhos.

  31. Olá Pam,

    gostei muito do seu blog…muito claro e objetivo!

    Acho que não vou mais errar na hora de assar meus bolos, rsrsrs.

    Continue publicando suas dicas e orientações, pois elas tem sido muito úteis.

    Um beijão e fique com Deus!!!

    Adriana

    1. @Adriana, Oi Adriana, fico feliz em saber que gostou do blog. E a minha dica mais importante é, não desistir, pois é com a prática que se chega a perfeição. Beijinhos.

  32. Oi Pam, boa noite! É a primeira vez que estou visistando seu site e o motivo é BOLO! Pam, cozinho há muito tempo, mas de um tempo pra cá meus bolos e tortas estão literalmente afundando minha cozinha.
    Já desconfiei de várias coisas manteiga x oleo, fermento novo, fermento x bicarbonato, usar batedeira x liquidificador…etc…e acho que não é nada disso.
    Ontem fiz uma famosa receita de Bolo de Chocolate de família que leva oleo, bicarbonato e fermento em pó, agua morna, batedeira…e ficou SOLADO. Ele até cresceu enquanto estava no forno, mas depois afundou e ficou cru no meio. Isso tem acontecido com as tortas tb.
    Pam acho que é o meu forno – o problema é que a temperatura minima dele é 180 graus. Não é alto demais?
    Será que eu consigo regular isso? Há alguma outra dica a me passar???
    Conto com sua ajuda!!!
    Parabés pelo site, ele é lindo e muito informativo!!!
    Bjos

    1. @Thais, Oi Thais, é muito difícil eu saber o que está acontecendo, ainda mais que vc já cozinha a tempos. Bom, pelo que vc me disse, parece que é o forno mesmo, mas a temperatura de 180°C é a ideal para assar bolos. Talvez esteja acontecendo o contrário do que vc disse, talvez a temperatura esteja muito baixa. Comece a testar aumentando a temperatura, se ficar solado do mesmo jeito então é pq está muito alto, daí eu não sei se é possível diminuir a temperatura do forno, talvez deixar a porta um pouquinho aberta. Teste o bolo de iogurte de liquidificador do meu site, ele nunca deu errado. Beijinhos e me avisa se precisar de mais ajuda.

      1. Olá Pam, tudo bem?
        Segui seu conselho, fiz o Bolo de Iogurte de liquidificador e foi tudo bem.
        O Bolo cresceu tanto que até vazou da forma. Mas observei que talvez esteja acontecendo o inverso, a temperatura de 180C seja pouca para cozinhar o meio do bolo. Farei outro este final de semana para comprovar!
        Ahh…achei que o tamanho da forma tb interfere, Diminuí o tamanho e cresceu bem!!!
        Obrigada por toda ajuda!
        Bjss

        1. @Thais, Oi Thais, na verdade tudo interfere, vc tem que encontrar uma forma de balancear tudo, por isso que é muito bom ir testando, uma hora vc encontra o ponto certo. Beijinhos

  33. olá fiz uma torta de morango moreno e quando puz os discos ficaram todos retos ai quando comesei a rechear ele estava torto para o lado porq acomteceu isso ele tava reto isso tem aver com o desnivel do chão da casa porq aqui en casa o chao é torto?

    1. @juliana, Oi Juliana, acredito que não, podem ser vários fatores, pode ser o calor amolecendo o recheio e fazendo ele entortar, pode ser que o bolo depois de um tempo tenha murchado de um lado. Mas quando isso acontecer, pegue a faca e vá cortanto aonde tá mais alto até nivelar. Beijinhos

  34. Oi!

    Adorei suas dicas, mas estou com uma dúvida. Resolvi fazer bolo formigueiro em canecas de cerâmica, de mais ou menos 200 ml, para dar de lembrança aos coleguinhas de classe do meu filho. Imagino enchê-las até 2/3 para evitar que vazem. Mas quanto tempo será necessário para assar sem que fiquem crus por dentro?

    Obrigada!
    Bjs

    1. @Carla, Oi Carla, eu diria que uns 25 minutos a 30min. Comece a chegar os bolinhos entre 20 a 25min, fazendo o teste do palito. Se ele sair sujo, vá deixando mais 5 minutos e refazendo o teste até o palito sair limpo. Beijinhos

  35. essas dicas sao perfeitas ,são as mais precisas que ja encontrei,tem de um tudo que e preciso para um bolo perfeito.pois nunca acertei um bolo,sempre sai com algum defeito,solado,pessado ,molhado de mais,grosso e seco.ja tinha prometido pora mim mesma que nunca mais iria fazer um bolo novamente.mais depois dessas dicas maravilhosas vou tentar mais uma vez.e seja o que deus quiser.por favor mande a sua receita pra mim.pois acho que as que tenho não são medidas precisas.obrigada!

    1. @francineide, Oi Francineide, é isso mesmo, não desista, isso é o mais importante. É importante também sempre praticar e não ficar com medo de errar, pois a prática leva à perfeição. Beijinhos.

  36. Olá…
    Tenho um problema com o pao de ló tipo margaride aquele de natal…fica super fofo e saboroso mas a parte de cima fica tipo crosta nao fica fofa como nas pastelarias o que será?

  37. Sou novata aqui nas visitas, cheguei ontem e gostei muito do seu carinho, interesse, e conhecimento compartilhados.
    Fiz a nega maluca e ficou uma loucura! Deliciosa, estou pronta para novas receitas. Uma coisa que sempre me questionei era sobre essas questões, se um bolo saia errado eu me perguntava o que teria sido. Aí está! Muito bom Pam… você é super! Genial!

  38. Eu tava procurando receitinhas com blueberry, porque comprei pra experimentar e não curti muito comer a frutinha in natura.

    Já achei! Ó que delícia… Não sei se conhece a moça, já ouviu falar?… rs
    http://www.pamelabrandao.com/receitas/2011/08/bolo-de-buttermilk-de-mirtilo/

    Vi que a receita leva fermento *e* bicarbonato de sódio. “Hmmm”… Então, voltei pro Google e perguntei assim: “Pra que serve o bicarbonato de sódio nas receitas”? E adivinha aonde eu caí?

    AQUI NESSE BLOG DELÍCIA DE NOVO! rs

    Nossa, que emoção achar um post desses “me ajuda, que eu não sei cozinhar AINDA”! Tão aulinha básica que dá vontade de chorar de emoção…

    PERGUNTA: posso trocar “1/2 colher (chá) de fermento em pó + 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio” por “1 colher (chá) de fermento em pó” OU não pode de jeito nenhum porque vai zoar o bolo e não vai dar certo?

    Obrigada!

    Já te favoritei. 🙂

    1. @Bella, Hehehe fico feliz em saber que o google está me ajudando tanto. Mas sobre sua pergunta, pode sim trocar por fermento, mas quando puder tente usar bicarbonato, ok? Beijinhos Bella, você é uma fofa.

  39. Oi Pam 🙂 Desde já, adoro o seu blog! 🙂
    Eu tenho um probleminha que me acontece apenas com uma receita (eu sei, parece incrível) -.-
    Tenho uma receita de um bolo de laranja que adoro! Mas acontece que eu levo o bolo ao forno pré-aquecido a uma temperatura média de 170ºC e coloco a grelha no centro do forno, só que o bolo começa a crescer muito rápido e a queimar em cima, mesmo estando cru por dentro! O que resulta nele crescer e começar a abrir fendas por onde se vê a massa interior ainda crua -.- Eu a meio desligo a resistência de cima e tento que ele coza sem queimar..ele fica óptimo de sabor e aqui em casa desaparece num instante 🙂 o problema é que não posso oferecer para ninguém pq não fica com um aspecto cuidado.. –‘
    Me ajude! xD

    1. @Marcia, Oi Marcia, tenta diminuir a temperatura e não pré-aquecer o forno. Você pode também tentar colocar numa forma maior, pro bolo ficar mais fininho e não subir tanto. Mas acredito que só ajustando a temperatura vc já consiga resolver o problema. Depois me conta. Beijinhos.

  40. Você tirou todas as minhas dúvidas, obrigada. Aliás, sempre quis saber o papel do bicarbonato nas receitas (as receitas gringas sempre pedem).

    Bjinho e parabéns pelo blog.

  41. OI, gosto muito de bolo, principalmente os mais simples, porem, não consigo fazer um, ou fica ressecado ou pesado ou não assa no meio. como faço um bolo fofinho?

    1. @Aparecida, Oi Aparecida, se fica ressecado é por que está assando demais, e se fica pesado é por que está demorando muito pra assar. A dica é colocar a massa numa forma maior, prefira as mais largas e mais baixas, pra ter uma área maior pra assar, assim ele pode ficar menos tempo no forno e vai assar mais rápido e por igual, espero que isso ajude. Beijinhos.

  42. Olá Pam!

    Suas dicAs e orientações são ótimas! Obrigado por compartilhar conosco!
    Estou tendo dificuldade de assar bolo em forma de silicone, um lado da foma assa mais rápido que a outra e no final para que fique completamente assado sempre fica um pouco queimado. O que pode ser? Quando asso na convencional, de alumínio, fica perfeito. Será Algum problema no forno? É sempre do mesmo lado. Por fim o lado demorou mais a assar fica mais alto que lado que assou normalmente.

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    1. @Mateus, Oi Mateus, normalmente a de alumínio distribui melhor o calor. Não deve ser problema no forno, já que com a de alumínio dá certo. A dica é, vire a forma no meio do processo quando usar a forma de silicone, gire a forma pra colocar a parte que assou menos virada pro lado aonde assou mais, assim o bolo vai assar por igual. Beijinhos.

  43. Parabéns pelo post, eu adorei. Tem tudo o que alguém precisa saber na hora de fazer um bolo. Tenho uma pergunta: porque os bolos de caixinha de qualquer pessoa que eu como, inclusive os meus, ficam compactos e pesados? Eles não ficam leves e aerados…

    Obrigada

    1. @Carolina, Oi Carolina, para um bolo ficar leve, é bom usar clara em neve, bicarbonato, não bater demais a massa, etc. Você pode tentar colocar mais fermento e bicarbonato no bolo de caixinha ou tentar misturar algumas claras em neve. Mas já que vc irá alterar os ingredientes eu sempre prefiro fazer um bolo caseiro do que usar o de caixinha, ok? Beijinhos.

      1. @Pam, Oi Pam,

        obrigada pela dica, vou ver se com o bicarbonato da certo. Novamente parabéns pelo site, tem dicas e receitas ótimas, ja está na minha barra de favoritos.

        Abs

  44. Pamela, amei o site, dicas ótimas…
    Agora em dezembro, no dia 28, tenho que fazer o bolo do casamento do meu primo, serão 700 convidados, casamento de interior rsrsr bom demais…
    tenho duvidas referente à quantidade de ingredientes, pois farei um bolo decorado com pasta americana de 04 andares, pretendo fazer com as medidas, 40, 35, 30 e 25 x 10, o recheio será de brigadeiro e bombom.
    Para os bolos vou usar a seguinte receita:
    6 ovos
    250 gr de margarina
    3 xícaras (chá) de açúcar
    1 pacote de flan ou pudim ou gelatina
    1 xícara (chá) de leite
    4 xícaras (chá) de farinha de trigo
    01 colher de sopa de fermento em pó

    e para o recheio:
    3 latas de leite condensado moça
    1 lata de creme de leite
    1 colher de sopa de manteiga com sal
    200g de chocolate ao leite Nestlé

    e para o de bombons:
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite
    250 gr de manteiga sem sal
    10 colheres (sopa) de leite em pó
    8 bombons (tipo Sonho de Valsa) picados

    Quanto você acha que tenho que comprar de ingredientes?

    Além disso, vou fazer outro bolo 1,50×0,90cm, com a mesma receita, porem vou cobrir com glacé de leite ninho…
    Por favor pode me ajudar com as medidas?

    1. @Eliana Souza, Oi Eliana, vai precisar de muitos ingredientes, hehe. Você vai fazer quantas receitas do bolo, umas 3 ou 4 né? De açúcar é bom comprar uns 2 a 3 pacotes, cada xícara de açúcar é umas 200g, então 600g pra cada receita e os pacotes normalmente tem 1kg. A farinha tem cerca de 140g numa xícara, você precisará de cerca de 560g por receita. O bom é ir naquelas lojas que vendem atacado que é mais barato, mas você vai ter que acabar comprando mais, pra sobrar depois, melhor do que faltar. Bom, os outros ingredientes já estão em latas então é mais fácil. Precisa de ajuda em mais alguma coisa? Beijinhos.

      1. @Pam, ótimo! já estou com a lista pronta, para o bolo de andares vou fazer 04 receitas, e tem o bolo de corte, vou fazer 6 receitas de 40×40…
        é muita coisa sim rsrsrs vai ser “A FESTA” rsrsrs
        Vou te mandar fotos depois, seu blog é o máximo, parabéns…

  45. Olá Pamela td bem? o seu blog é uma maravilha, com tantas receitas deliciosas, aiai… sabe não sei o que fazer toda vez que faço um bolo de chocolate ele fica esfarelando e não consigo cortar para rechear, não sei o que fazer. Me ajuda..rsrs.

    Bjs.

    1. @Ana Paula, Oi Ana, talvez seus bolos estejam secos demais, tente assá-los menos, e pra cortar use uma faca bem afiada ou use uma linha, ela ajuda bastante. Espero que isso ajude. Beijinhos.

      1. @Pam, Olá
        E porque esfarelam? Mesmo quando até nem está seco demais…e foi tirado do forno com o palito até ligeiramente sujo, mas mesmo muito pouco…
        Obrigada

  46. Oi…..as dicas são óptimas…. estou tendo um problema quanto aos bolos não sei o que está acontecendo sigo tudo mas o bolo sempre sai solado…por outra massudo… o bolo de aniversário da minha filha ficou perfeito, agora repeti de novo e nada de bolo perfeito….
    Eu era tão boa quanto aos bolos mas com o andar do tempo parece que fui piorando….os bolos grandes ” massa em grande quantidades” saem perfeitos sendo que hoje saiu solado… os pequenos sempre mal….mas antes eram perfeitíssimo não sei o que fazer…. 🙁

    1. Oi Paula, pra um bolo sair solado, existem alguns fatores, como bater demais a massa, a temperatura do forno estar errada e a quantidade de fermento. Dá uma verificada nestes 3 fatores, veja se a temp do forno nao está baixa demais. Não desiste não, daqui a pouco seus bolinhos vão sair perfeitos. Beijinhos.

  47. Muito, muito legal parabens.
    Aprendi muito aqui , pena que o meu caso não se encontra aqui o meu bolo cresce bem preenche toda forma e tal mas fica barrigudo isto é o meio cresce mais que o resto do bolo.

    Otimo post, parabens.

    1. Oi Geovanni, fico feliz em ajudar. Sobre sua dúvida, é quase impossível fazer um bolo retinho, mas para ajudar um pouco, existem umas faixas para assar bolo, como essa http://celebrate.com.br/utensilios-para-bolos/faixa-para-assar-cod-0415-0260.html , que ajudam o bolo a assar mais uniformemente. E evite assar o bolo numa temperatura alta, pois isso faz com que ele asse mais rápido e o meio cresça mais. Prefira uma temperatura mais baixa e constante, pra assar mais devagar e por mais tempo. Beijinhos.

  48. Obrigado Pam….
    O bolo saiu perfeito eu achei que estava ruim…
    Agora até hoje ainda não testei novamente fazer uma receita com 3 ovos… tenho que fazer obrigatoriamente a partir de 8 à 12 ovos….
    Aí eu já faço a cobertura, o que era para ser um bolo de tarde acaba sendo um bolo de festa.

  49. Adorei as dicas!
    Me ajuda porque os meus bolos fica lindo no forno e depois murcha?
    Quando assado já tiro do forno imediatamente?
    Posso agregar a farinha de trigo e os líquidos usando a velocidade mínima da batedeira? E na hora da clara em neve e do fermento mistura com foe?

    1. Oi Alessandra, sim, deu o tempo do forno vc ja tira o bolo, mas vc tem q deixar ele esfriar num lugar que nao seja muito frio nem pegue muito vento. As vezes eles murcham mesmo, ainda mais os que levam claras em neve. As claras em neve você mistura na massa com uma colher de pau mesmo e bem delicadamente, sem misturar demais. Beijinhos.

  50. Fiz 2 vezes um bolo formigueiro substituindo 1 xícara de farinha de trigo pelo amido de milho marca Quero e cresceu demais até entornar. Sempre fiz essa troca de amido de milho pela farinha de trigo e nunca deu errado. Acredito eu q seja a marca, q eu ainda ñ tinha usado.
    Fiquei muitoooo chateada.

    1. @Ana Luiza, Oi Ana Luiza, se é algo que você já estava acostumada a fazer e nunca deu errado, talvez seja a marca sim. Mas não fica chateada não, essas coisas acontecem. Beijinhos.

    1. @Edson, Oi Edson, pra deixar o bolo bem reto você deve apará-lo com uma faca por cima, antes de cobrir. Mas se quiser que ele asse mais retinho, asse em temperatura baixa e use uma forma de tamanho adequado, que não seja muito pequena. Beijinhos.

  51. eu tenho um problema qndo faço bolos, as bordas ficam esfarelando, meio rachadas… ja procurei sobre e nao encontro nada q me ajude 🙁 o que pode ser? alguem sabe?

    1. @Fran, Oi Fran, acho que a borda do seu bolo está secando demais, ou seja, seu bolo está demorando pra assar no centro e isso faz com que as bordas assem demais e sequem. Então tente diminuir a temperatura do forno pro bolo assar mais igualmente e talvez usar uma forma maior pro bolo assar mais rápido. E lembre-se de sempre centralizar bem o bolo no forno na hora de assar. Beijinhos.

  52. Olá! forma pequena de buraco pode atrapalhar desenforme do bolo? eu tmbm usei menos açúcar do que o indicado pra não ficar muito doce…o boko está saboroso mas quebradiço…o que pode ter acontecido? forma errada?

    1. @Camilla, Oi Camilla, não importa o tamanho da forma, vc só precisa untar e enfarinhar bem ela. Para o bolo ficar quebradiço, significa que vc deve ter assado ele demais, tente assar um pouco menos da próxima vez. Beijinhos.

  53. Preciso de uma ajuda para entender o que se passa, ultimamente quando fazemos bolo ele cresce mas sempre areia mesmo sem abrir o forno, eu pessoalmente faço com ou temperatura media não mui quente nem mui frio, e do vidro da para ver o quanto ele cresce mas do nada ele volta e meia arreia e fica aquela coisa, agora será que meu forno esta com problemas?

    Refiz duas vezes esta receita em menos de três dias e nada mudou ele cresceu e depois baixou.
    http://www.alquimiadostachos.com/2011/05/bolo-de-laranja-e-manteiga.html

    Ajude-me

    1. @Heldinho Muthemba, Oi Heldinho, um bolo sempre vai “murchar” um pouco depois de sair do forno, ainda mais as receitas com muito ovo e claras em castelo. Mas a temperatura do forno influencia bastante, ela tem que sempre estar constante. Tente testar outra receita, pra saber se é seu forno ou a receita que não está ajudando. Você deve assar numa temperatura de 180C, e assar tempo suficiente pra ele manter o tamanho. Se a temperatura for muito baixa ele não vai crescer bem e se for muito quente ele vai crescer rápido demais e ficará cru. Mas eu acho que se você testar uma receita sem claras em castelo você não terá o mesmo problema. Beijinhos.

  54. Olá Pamela, sou novo aqui… Encontrei seu site na procura de algumas respostas para meu primeiro bolo, e, já adianto que essa sua publicação já cobriu maior parte das minhas duvidas. No entanto, restam algumas…

    Qual a diferença entre um bolo batido no liquidificador e em um batido na batedeira?

    Quanto tempo em média posso bater a mistura?

    A fôrma redonda com furo no meio serve para qualquer receita ou a ideal seria a sem furo no meio?

    Se a receita indica para eu bater todos os ingredientes, por ordem de líquidos e secos, no liquidificador, posso ainda assim bater separadamente a clara em neve? E o açúcar e a manteiga?

    Falando em manteiga, devo usar a sem sal ou a com sal em receitas doces?

    Posso colocar metade de leite de coco e metade de leite de vaca, numa receita que indica o uso somente do leite de vaca?

    Enfim, espero que não te dê muito trabalho para responder esse monte de coisa, RS.

    Muito obrigado!

    1. @pablo cordier, Oi Pablo, bom vamos lá.

      1- Um bolo batido no liquidificador fica mais duro, massudo, então tenha preferencia de usá-lo rapidamente e nunca bata junto a farinha de trigo.

      2-Um bolo nunca deve ser batido demais, é rapidinho, só até misturar os ingredientes.

      3-A forma de furo no meio serve pra qualquer receita, e a sem furo também. A unica diferença é que a com furo no meio ajuda a assar o bolo mais uniformemente e ajuda que o meio do bolo nao fique cru.

      4-A clara em neve nunca deve ser batida no liquidificador, sempre na batedeira ou a mão usando um “fouet” e depois incorporada delicadamente na massa com uma colher. Prefira bater no liquidificador os molhados e misture os secos com os molhados uma colher numa tigela.

      5-A manteiga pode ser qualquer uma, mas de preferencia a sem sal, pois algumas com sal sao bem salgadas, mas se vc nao tiver outra, pode usar a com sal e retire qualquer sal adicional que esteja na receita.

      6-Sim, vc pode substituir por qualquer tipo de leite, leite de soja, de amendoa, de vaca, de coco, etc, Pode ser sim meio a meio.

      7-Por ultimo, eu sempre prefiro um bolo batido a mão ou na batedeira, só bato no liquidificador poucas receitas e sempre bato só os molhados no liquidificador e junto os secos separadamente numa tigela. Entre bater a mao e na batedeira, nao tem diferença, é só o trabalho que vc terá, se vc tem o braço bom vc pode bater todos os bolos a mão.

      Bom, espero ter respondido todas, se tiver mais dúvidas é só perguntar. Beijinhos.

  55. Olá, adorei o site!
    Gostaria de saber o seguinte: eu faço bolos devorados e até então meus bolos estavam saindo super bem, só qe comprei um kit de formas fundas, 10cm de altura, já fiz bolo em 3, e 2 solaram e 1 queimou embaixo e ficou cru no meio. Portanto, gostaria de saber se o problema está nas formas, gostaria de uma resposta!
    Desde já obrigada!

    1. @Dayanne, Oi Dayanne, eu acredito que você esteja colocando massa demais na forma. A dica é tentar diminuir a quantidade de massa ou diminuir a temperatura do forno pra dar mais tempo de o bolo assar uniformemente sem queimar e sem ficar cru, já que tem mais massa na forma. Não acredito que o problema sejam as formas. Beijinhos.

    1. @sandra, Oi Sandra, o segredo é não bater demais, bater com leveza, e na hora de assar, colocar em temperatura baixa (180C) pra assar lentamente, sempre na grade do meio. Mas eles sempre irão murchar um pouco, não importa o que vc faça. Beijinhos.

  56. Obrigado por me responde
    Só mais um duvida qual o tempo ideal p se bater pão de lo,sendo que o maior problema esta nos de chocolate que demora mais de h p assar e quando abro o forno vejo que esta assado por cima e no meio esta um creme cru.

    1. @sandra, Oi Sandra, você bate só até misturar tudo. Se seu bolo está assado por cima e cru no meio, com certeza é por que você está assando o bolo em temperatura muito alta e/ou está colocando muita massa na forma. Beijinhos.

    1. @Erica, Oi Erica, ele estava esfarelando? Se for isso é pq talvez você tenha assado ele demais. Não tem muito como eu saber o que deu errado pois não sei a receita que você usou. Beijinhos.

  57. Oi Pam tudo bem? Li seu post e fiquei pensando no bolo que fiz que pela primeira vez ficou esfarelando, não ficou duro nem nada, mas se despedaça de pegar. Então realmente penseo que poderia ser muito tempo de cozimento pois, deixei 45 minutos no forno, como era a primeira vez fiquei receosa de não assar por ser feito com maçã. No caso é um bolo integral, ou seja, feito com farinha integral, maçã, canela, óleo, ovo, açúcar e fermento. Para o feitio bato a casca da maçã com o óleo e os ovos e depois incorporo aos ingredientes secos, por último as maçãs cortadas. O que eu posso fazer para que ele não fique esfarelando? Obrigada

    1. @Luciene, Oi Luciene, quando esfarela é porque o bolo precisa de mais gordura, ele está muito seco, precisa de mais manteiga, ou óleo ou ovo. Beijinhos.

  58. Oii
    Meu bolo pao de lo está ficando melado por cima depois que tiro do forno e ele esfria. O qie pode estar acontecendo?
    Minha receita 6 ovos, 2 1/2x farinha,2 1/2 açúcar, 1 x agua fervente, 1 colher sopa fermento. Sempre faço de uma receita e meia a duas receitas.
    Obrigadaa

    1. Oi Vanessa, esse melado é o açúcar. Vc pode tentar reduzir o açúcar ou dissolve-lo com o ovo em banho maria que ajuda bastante. Beijinhos.

  59. oi pam bd quero saber se para 1 receita qual o tamanho de forma devo usar retangular ou a redonda pq meus bolos ficam bonitos na frente e baixos atras me ensina onde estou errando ,ja pos calço no fogao na parte de tras dos pes pq acho que o piso e torto tem a ver isso muito obg
    rose

    1. @rosemary marques reis, Oi Rosemary, tudo depende da receita e quantas xícaras de açúcar, leite, farinha, etc, ela usa. Te dei outras dicas na mensagem que você me mandou no Facebook. Beijinhos.

  60. A receita de bolo que eu fiz no curso pede que os ingredientes como leite,ovos margarina e leite de coco estejam gelados. As vezes o meu bolo depois de assado murcha no meio por que?

    1. @joselia silva, Oi Joselia, eu sempre uso os ingredientes em temperatura ambiente. Um bolo sempre vai murchar depois de sair do forno, mas se o seu está murchando demais é por que precisa assar mais alguns minutinhos. Beijinhos.

    1. Oi Nilce, se você dobrar todos os ingredientes certinhos, em teoria não é pra ficar oleoso demais. Mas se achar que está muito oleoso é só diminuir o óleo, sem problema nenhum. Beijinhos.

    1. @Tania, Oi Tania, normalmente se um bolo assa muito rápido e/ou não assa totalmente, ele tende a murchar bastante. E além disso algumas receitas de bolo são mais leves e vão murchar mais que outras. A dica é sempre assar em temperatura baixa e até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Beijinhos.

  61. Boa tarde! Tudo bem?
    estou fazendo uma receita de bolo , mas o bolo não esta ficando com uma leve casquinha nas laterais e fundo,
    ele fica meio umido nas laterais e fundo, ai quando vou desenformar ele gruda….sera o tempo de cozimento?
    quando tiro ele esta assadinho( 30 minutos assando, a receita leva leite escaldado)… mas nao da a casquinha envolta dele…

    obrigada!

    1. @Renata, Oi Renata, você pode tentar assar por alguns minutos ou usar açúcar na hora de untar a forma. Outra dica também, é deixar a forma pra esfriar em cima de uma grelha e não demorar muito pra desenformar, pois o vapor fica preso no fundo da forma e isso faz com que o bolo fique “molhado”. Beijinhos.

  62. Oi adorei seu post , estou começando e estas dicas vão me ajudar muito haha , preciso de uma ajuda , vou fazer um bolo redondo e comprei uma formá 25×10 , será q a receita de pão de lo de 6 ovos vai ficar alto ou é melhor a de 6 ovos , ah minha receita são só ovos,frainha, açúcar e chocolate o q faço pra ele ficar com tom escuro?
    Se me responder vou ficar super agradecida. Bj

    1. @fernanda, Oi Fernanda, eu acho que a receita de 6 ovos vai ficar um pouco alta, normalmente um pão de ló de 6 ovos eu uso em duas formas redondas de 20cm. Eu não entendi a sua pergunta sobre ele ficar escuro. Escuro como? De chocolate? Beijinhos.

  63. Boa tarde Pam! Tudo bem?
    Então, minha mãe vende bolos, e ultimamente estamos tendo problemas com a massa do bolo gelado de prestígio! O bolo fica tão airado que acaba esfarelando, e grudando na fôrma (mesmo que a mesma esteja bem untada).
    Heeelp kkkk

    1. @Giovana Guedes, Oi Giovana, quando o bolo esfarela é por que está faltando gordura ou ovos na massa. E para o bolo não grudar na forma, forre-a com papel manteiga. Beijinhos.

  64. Boa tarde preciso de uma ajuda se puder eu agradeço, eu comprei uma forma de 20 cm de diâmetro com 10 de altura e tentei fazer um pão de ló amanteigado , só que assou em cima e nas laterais e não assou no meio, como a temperatura melhor pra eu passar o meu bolo, espero que me ajude obrigada

    1. @Elizete oliveira, Oi Elizete, sem dúvida o forno estava muito quente. Você precisa assar o bolo de 160 a 180 graus, e sua forma não pode estar muito cheia de massa se não mesmo assando em baixa temperatura, o miolo vai ficar menos assado. Beijinhos.

  65. Meus bolos sempre ficaram bons, inclusive os de chocolate. Mas de uns tempos para cá os bolos de chocolate que faço sempre ficam como se fossem brownies, não ficam soltinhos como antes. Agora estão ficando muito molhados, com uma crosta por cima. Os outros bolos que faço ficam bons. Sigo a receita corretamente, não sei o que está acontecendo ?

    1. @Maiara Oliveira, Oi Maiara, essa crosta por cima do bolo normalmente é do açúcar, já tentou diminuir a quantidade? Lembre-se de nunca bater demais o bolo, assar na temperatura baixa pelo tempo que for necessário e nunca usar uma forma muito pequena. Beijinhos.

  66. Olá quero te agradecer pelas informações que deu, já trabalho com bolo a 2 anos e tinha muitas dúvidas em vários pontos, aqui nessa informação que você deu, zerou todas minhas dúvidas! Muito obrigado!

  67. Pam, estou com uma dúvida. todas receitas de bolo nega maluca pedem água fervente. Aí vi uma que é igual a receita de nega maluca mas pede água morna. afinal, tem diferença ? obrigada.

    1. @anitamaxb, Oi Anita, dizem que a água quente serve para dissolver melhor o chocolate em pó e realçar seu sabor, além de reduzir o glúten da farinha. Mas sinceramente, nunca vi diferença entre água morna e fervente. Beijinhos.

Deixe um comentário