Como fazer um bolo perfeito ?

ratatuilleAcho que todos os iniciantes no quesito assar um bolo, se preocupam em como fazê-lo do melhor jeito. E muitas vezes por alguns erros de execução não conseguem assar um bolo e desistem de tentar outra vez, achando que não sabem ou são ruins em cozinhar. Mas eu acho que assar um bolo não tem muitos mistérios e com o tempo você pega o jeito e começa a gostar da coisa. Então para os iniciantes que precisam de uma ajudinha e um incentivo, eu reuni as melhores dicas para assar um bolo perfeito.

Primeiro você tem sempre que lembrar que cozinhar é uma arte e uma ciência e que o sucesso com qualquer receita depende de seguir cuidadosamente as instruções e usar os equipamentos corretos.

Intruções:

1. Leia toda a receita e tenha certeza de ter todos os ingredientes para assar o seu bolo perfeito. Se você esquecer de um ingrediente ou colocar um errado, o resultado pode ser desastroso. Retire os ingredientes que ficam na geladeira para fora e deixem que cheguem na temperatura ambiente. (Ovos – não mais que 30 min antes da hora da preparação)

2. Tenha certeza que você tem as formas corretas. Tamanhos impróprios causam bolos cozidos em excesso, pouco cozidos ou feios. Unte o interior usando manteiga e farinha e retire o excesso. Reserve.

3. Pré-aqueça o forno com a temperatura especificada na receita, por pelo menos 20 minutos antes de assar o bolo. A posição da prateleira é mais um ponto importante. Antes de ligar o forno, ajuste a prateleira à posição designada pela receita. Para bolos a melhor posição é no centro do forno. A temperatura do forno para bolo simples deve ser de 180°C, ou seja, forno médio.

4. Meça exatamento todos os ingredientes usando copos medidores para secos e líquidos. Peneire todos os ingredientes secos. Bater bem a manteiga e o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Acrescentar as gemas e continuar batendo.
Acrescentar as farinhas e o líquido, por etapas alternadas, para obter uma mistura homogênea. Acrescentar delicadamente as claras batidas em neve, para que o ar não se perca. O fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida.

5. Encha 2/3 das formas com o bolo e em alguns casos dê uns tapinhas com a forma em cima da mesa para que as bolhas de ar subam para a superfície.

6. Fique sempre de olho no tempo, se você possuir um timer, use-o. Não abrir o forno antes de 15 a 20 minutos.Uma boa regra é sempre conferir o bolo 8 minutos antes do tempo estipulado pela receita. Faça o teste do palito: insira um palito no centro do bolo para checar a consistência, se ele sair limpo o bolo está pronto, mas se sair sujo espere mais 4 minutos e olhe novamente.

7. Retire a forma do forno e coloque sobre algum tipo de grelha e deixe esfriar de 10 a 20 minutos. Passe uma faca em volta da borda da forma para soltar o bolo. Segurando a grelha sobre a forma, gire para retirar o bolo. Deixe esfriar completamente.

Os Ingredientes:

A Gordura – faz o bolo ficar macio, atenuando a ação da farinha. Para que as gorduras fiquem bem misturadas, devem ser batidas energicamente com o açúcar. O excesso de gordura pode deixar o bolo pesado, compacto, indigesto. Sua falta faz com que o bolo fique seco, duro.

O amido de milho – deixa à massa leve, mais leve que a farinha de trigo, vai permitir que seu bolo fique mais macio e saboroso.

O Açucar – na  maioria das receitas, deve ser batido com a manteiga, pois da combinação destes dois elementos resulta a maior delicadeza da massa. O excesso de açúcar faz o bolo ficar com textura desigual, levemente grossa, impedindo seu crescimento.

Os Ovos – as gemas ajudam a estabilizar, dar liga à massa. Devem ser batidas com o açúcar e a manteiga. A s claras que dão leveza à massa devem ser batidas em neve para fornecer maior quantidade de ar. Só devem ser acrescentadas à massa no final, delicadamente, para que o ar não se perca.

O Fermento – o fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida, pois começa a agir quando entra em contato com os líquidos frios.

O Óleo – o óleo além do sabor, impede que o glúten se forme, pois vai envolver as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si. Vai portanto contribuir para o bolo ficar mais macio.

O Leite – o leite vai fornecer água para além da existente nos ovos, que vai contribuir para tornar o bolo mais úmido e gostoso.

A Água – quando feito com água, o bolo fica mais leve e não tao pesado e nutritivo como quando feito com leite.Também para quem é alérgico ao leite sempre tem como opção a água ou para quem não goste de leite.

O Leite e a Água morna – a água ou o lente morno ativa o efeito do fermento que vai na massa, produzindo milhões de bolhinhas, portanto contribui para tornar os bolos mais leves.

O Bicarbonato de Sódio – como o fermento ele serve para fazer o bolo crescer, ele é também adicionado junto com o fermento para neutralizar alguns ácidos na receita (vinagre, iogurte, chocolate, etc) e para adicionar maciez. Mas para o bolo crescer melhor prefira sempre o fermento. E serve também para realçar a cor do bolo principalmente em bolos de chocolate.

Recheio e Cobertura – até os mais simples bolos se transformam em grandes super-receitas quando recebem um delicioso recheio. E se tiverem um acabamento caprichado, melhor ainda, pois podem até virar bolo de festa. Branquinho, brigadeiro, leite condensado, doce de leite são algumas sugestões que podem incrementar a sua receita. Ah, importante: o bolo deve estar completamente frio para receber recheio ou cobertura. E também deixe esfriar a cobertura e o recheio por cerca de 2 horas na geladeira antes de usa-los.

Problemas:

Um bolo afundado no meio:
-Excesso de líquido
-Insuficiência de qualquer dos ingredientes secos
-Excesso de açúcar ou fermento (a massa escurece)
-Temperatura do forno alta demais
-Porta do forno aberta antes do tempo mínimo de cozimento
-Mistura leve colocada em fôrma grande e funda

Um bolo “solado” (achatado):
-Fermento vencido ou em pouca quantidade
-Líquido em excesso ou ovos em falta
-Pouca massa para uma fôrma grande
-Quantidade insuficiente de açúcar
-Mistura muito batida após inclusão da farinha
-Excesso de farinha

Um bolo compacto, pesado:
-excesso de gordura

O meio mais crescido e a superfície achatada:
-Forma colocada em grade muito alta
-Temperatura excessiva, formando rapidamente uma crosta sobre a massa.

Pão-de-ló com superfície irregular/rachada:
-Forma pequena
-Excesso de fermento
-Forno quente demais
-Massa assada em excesso

Bom, é um post longo mas as principais dicas são essas, espero que elas ajudem à todos.

  • Um bolo afundado no meio
    • Excesso de líquido
    • Insuficiência de qualquer dos ingredientes secos
    • Excesso de açúcar ou fermento (a massa escurece)
    • Temperatura do forno alta demais
    • Porta do forno aberta antes do tempo mínimo de cozimento
    • Mistura leve colocada em fôrma grande e funda
  • Um bolo “solado” (achatado)
    • Fermento vencido ou em pouca quantidade
    • Líquido em excesso ou ovos em falta
    • Pouca massa para uma fôrma grande
    • Quantidade insuficiente de açúcar
    • Mistura muito batida após inclusão da farinha
    • Excesso de farinha
  • Um bolo compacto, pesado.
    • excesso de gordura
  • O meio mais crescido e a superfície achatada
    • Fôrma colocada em grade muito alta
    • Temperatura excessiva, formando rapidamente uma crosta sobre a massa.
  • Pão-de-ló com superfície irregular/rachada
    • Fôrma pequena
    • Excesso de fermento
    • Forno quente demais
    • Massa assada em excesso

158 comentários em “Como fazer um bolo perfeito ?

  1. Você tirou todas as minhas dúvidas, obrigada. Aliás, sempre quis saber o papel do bicarbonato nas receitas (as receitas gringas sempre pedem).

    Bjinho e parabéns pelo blog.

    [Responder]

    Pam:

    @Haline, Oi Haline, é um prazer ajudar pessoas fofas como você. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  2. OI, gosto muito de bolo, principalmente os mais simples, porem, não consigo fazer um, ou fica ressecado ou pesado ou não assa no meio. como faço um bolo fofinho?

    [Responder]

    Pam:

    @Aparecida, Oi Aparecida, se fica ressecado é por que está assando demais, e se fica pesado é por que está demorando muito pra assar. A dica é colocar a massa numa forma maior, prefira as mais largas e mais baixas, pra ter uma área maior pra assar, assim ele pode ficar menos tempo no forno e vai assar mais rápido e por igual, espero que isso ajude. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Olá Pam!

    Suas dicAs e orientações são ótimas! Obrigado por compartilhar conosco!
    Estou tendo dificuldade de assar bolo em forma de silicone, um lado da foma assa mais rápido que a outra e no final para que fique completamente assado sempre fica um pouco queimado. O que pode ser? Quando asso na convencional, de alumínio, fica perfeito. Será Algum problema no forno? É sempre do mesmo lado. Por fim o lado demorou mais a assar fica mais alto que lado que assou normalmente.

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    [Responder]

    Pam:

    @Mateus, Oi Mateus, normalmente a de alumínio distribui melhor o calor. Não deve ser problema no forno, já que com a de alumínio dá certo. A dica é, vire a forma no meio do processo quando usar a forma de silicone, gire a forma pra colocar a parte que assou menos virada pro lado aonde assou mais, assim o bolo vai assar por igual. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Parabéns pelo post, eu adorei. Tem tudo o que alguém precisa saber na hora de fazer um bolo. Tenho uma pergunta: porque os bolos de caixinha de qualquer pessoa que eu como, inclusive os meus, ficam compactos e pesados? Eles não ficam leves e aerados…

    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Carolina, Oi Carolina, para um bolo ficar leve, é bom usar clara em neve, bicarbonato, não bater demais a massa, etc. Você pode tentar colocar mais fermento e bicarbonato no bolo de caixinha ou tentar misturar algumas claras em neve. Mas já que vc irá alterar os ingredientes eu sempre prefiro fazer um bolo caseiro do que usar o de caixinha, ok? Beijinhos.

    [Responder]

    Carolina:

    @Pam, Oi Pam,

    obrigada pela dica, vou ver se com o bicarbonato da certo. Novamente parabéns pelo site, tem dicas e receitas ótimas, ja está na minha barra de favoritos.

    Abs

    [Responder]

  5. Pamela, amei o site, dicas ótimas…
    Agora em dezembro, no dia 28, tenho que fazer o bolo do casamento do meu primo, serão 700 convidados, casamento de interior rsrsr bom demais…
    tenho duvidas referente à quantidade de ingredientes, pois farei um bolo decorado com pasta americana de 04 andares, pretendo fazer com as medidas, 40, 35, 30 e 25 x 10, o recheio será de brigadeiro e bombom.
    Para os bolos vou usar a seguinte receita:
    6 ovos
    250 gr de margarina
    3 xícaras (chá) de açúcar
    1 pacote de flan ou pudim ou gelatina
    1 xícara (chá) de leite
    4 xícaras (chá) de farinha de trigo
    01 colher de sopa de fermento em pó

    e para o recheio:
    3 latas de leite condensado moça
    1 lata de creme de leite
    1 colher de sopa de manteiga com sal
    200g de chocolate ao leite Nestlé

    e para o de bombons:
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite
    250 gr de manteiga sem sal
    10 colheres (sopa) de leite em pó
    8 bombons (tipo Sonho de Valsa) picados

    Quanto você acha que tenho que comprar de ingredientes?

    Além disso, vou fazer outro bolo 1,50×0,90cm, com a mesma receita, porem vou cobrir com glacé de leite ninho…
    Por favor pode me ajudar com as medidas?

    [Responder]

    Pam:

    @Eliana Souza, Oi Eliana, vai precisar de muitos ingredientes, hehe. Você vai fazer quantas receitas do bolo, umas 3 ou 4 né? De açúcar é bom comprar uns 2 a 3 pacotes, cada xícara de açúcar é umas 200g, então 600g pra cada receita e os pacotes normalmente tem 1kg. A farinha tem cerca de 140g numa xícara, você precisará de cerca de 560g por receita. O bom é ir naquelas lojas que vendem atacado que é mais barato, mas você vai ter que acabar comprando mais, pra sobrar depois, melhor do que faltar. Bom, os outros ingredientes já estão em latas então é mais fácil. Precisa de ajuda em mais alguma coisa? Beijinhos.

    [Responder]

    Eliana:

    @Pam, ótimo! já estou com a lista pronta, para o bolo de andares vou fazer 04 receitas, e tem o bolo de corte, vou fazer 6 receitas de 40×40…
    é muita coisa sim rsrsrs vai ser “A FESTA” rsrsrs
    Vou te mandar fotos depois, seu blog é o máximo, parabéns…

    [Responder]

    Eliana:

    @Eliana, na verdade são 06 tabuleiros de 40×40 rsrsr estou comprando 15 receitas o que sobrar não estragar com certeza rsrsr

    Pam:

    Eu quero ver a foto sim Eliana, não esquece…rsrs. E vai dar tudo certo, tenho certeza que vai ficar maravilhoso. Beijinhos.

  6. Olá Pamela td bem? o seu blog é uma maravilha, com tantas receitas deliciosas, aiai… sabe não sei o que fazer toda vez que faço um bolo de chocolate ele fica esfarelando e não consigo cortar para rechear, não sei o que fazer. Me ajuda..rsrs.

    Bjs.

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Paula, Oi Ana, talvez seus bolos estejam secos demais, tente assá-los menos, e pra cortar use uma faca bem afiada ou use uma linha, ela ajuda bastante. Espero que isso ajude. Beijinhos.

    [Responder]

    Eduarda Rodrigues:

    @Pam, Olá
    E porque esfarelam? Mesmo quando até nem está seco demais…e foi tirado do forno com o palito até ligeiramente sujo, mas mesmo muito pouco…
    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Eduarda Rodrigues, Oi Eduarda, algumas massas de bolo também esfarelam por não possuírem gordura ou ovos suficientes na massa. Beijinhos.

  7. Oi…..as dicas são óptimas…. estou tendo um problema quanto aos bolos não sei o que está acontecendo sigo tudo mas o bolo sempre sai solado…por outra massudo… o bolo de aniversário da minha filha ficou perfeito, agora repeti de novo e nada de bolo perfeito….
    Eu era tão boa quanto aos bolos mas com o andar do tempo parece que fui piorando….os bolos grandes ” massa em grande quantidades” saem perfeitos sendo que hoje saiu solado… os pequenos sempre mal….mas antes eram perfeitíssimo não sei o que fazer…. :(

    [Responder]

    Pam:

    Oi Paula, pra um bolo sair solado, existem alguns fatores, como bater demais a massa, a temperatura do forno estar errada e a quantidade de fermento. Dá uma verificada nestes 3 fatores, veja se a temp do forno nao está baixa demais. Não desiste não, daqui a pouco seus bolinhos vão sair perfeitos. Beijinhos.

    [Responder]

  8. Muito, muito legal parabens.
    Aprendi muito aqui , pena que o meu caso não se encontra aqui o meu bolo cresce bem preenche toda forma e tal mas fica barrigudo isto é o meio cresce mais que o resto do bolo.

    Otimo post, parabens.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Geovanni, fico feliz em ajudar. Sobre sua dúvida, é quase impossível fazer um bolo retinho, mas para ajudar um pouco, existem umas faixas para assar bolo, como essa http://celebrate.com.br/utensilios-para-bolos/faixa-para-assar-cod-0415-0260.html , que ajudam o bolo a assar mais uniformemente. E evite assar o bolo numa temperatura alta, pois isso faz com que ele asse mais rápido e o meio cresça mais. Prefira uma temperatura mais baixa e constante, pra assar mais devagar e por mais tempo. Beijinhos.

    [Responder]

  9. oi adorei as dicas……gostaria de saber se eu fizer uma de bolo de chocolate de um dia pro outro ela fica seca? obs: a massa e de nega maluca

    [Responder]

    Pam:

    Oi Lilian, não fica não, mas vc tem que guardar ele numa embalagem bem fechadinha, se ficar aberto em cima da mesa vai secar. Beijinhos.

    [Responder]

  10. Obrigado Pam….
    O bolo saiu perfeito eu achei que estava ruim…
    Agora até hoje ainda não testei novamente fazer uma receita com 3 ovos… tenho que fazer obrigatoriamente a partir de 8 à 12 ovos….
    Aí eu já faço a cobertura, o que era para ser um bolo de tarde acaba sendo um bolo de festa.

    [Responder]

  11. Adorei as dicas!
    Me ajuda porque os meus bolos fica lindo no forno e depois murcha?
    Quando assado já tiro do forno imediatamente?
    Posso agregar a farinha de trigo e os líquidos usando a velocidade mínima da batedeira? E na hora da clara em neve e do fermento mistura com foe?

    [Responder]

    Pam:

    Oi Alessandra, sim, deu o tempo do forno vc ja tira o bolo, mas vc tem q deixar ele esfriar num lugar que nao seja muito frio nem pegue muito vento. As vezes eles murcham mesmo, ainda mais os que levam claras em neve. As claras em neve você mistura na massa com uma colher de pau mesmo e bem delicadamente, sem misturar demais. Beijinhos.

    [Responder]

  12. Fiz 2 vezes um bolo formigueiro substituindo 1 xícara de farinha de trigo pelo amido de milho marca Quero e cresceu demais até entornar. Sempre fiz essa troca de amido de milho pela farinha de trigo e nunca deu errado. Acredito eu q seja a marca, q eu ainda ñ tinha usado.
    Fiquei muitoooo chateada.

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Luiza, Oi Ana Luiza, se é algo que você já estava acostumada a fazer e nunca deu errado, talvez seja a marca sim. Mas não fica chateada não, essas coisas acontecem. Beijinhos.

    [Responder]

  13. Amiga, como deixar o bolo quadrado retinho em cima. Alguma dica? Obg abç.

    [Responder]

    Pam:

    @Edson, Oi Edson, pra deixar o bolo bem reto você deve apará-lo com uma faca por cima, antes de cobrir. Mas se quiser que ele asse mais retinho, asse em temperatura baixa e use uma forma de tamanho adequado, que não seja muito pequena. Beijinhos.

    [Responder]

  14. eu tenho um problema qndo faço bolos, as bordas ficam esfarelando, meio rachadas… ja procurei sobre e nao encontro nada q me ajude :( o que pode ser? alguem sabe?

    [Responder]

    Pam:

    @Fran, Oi Fran, acho que a borda do seu bolo está secando demais, ou seja, seu bolo está demorando pra assar no centro e isso faz com que as bordas assem demais e sequem. Então tente diminuir a temperatura do forno pro bolo assar mais igualmente e talvez usar uma forma maior pro bolo assar mais rápido. E lembre-se de sempre centralizar bem o bolo no forno na hora de assar. Beijinhos.

    [Responder]

  15. Olá! forma pequena de buraco pode atrapalhar desenforme do bolo? eu tmbm usei menos açúcar do que o indicado pra não ficar muito doce…o boko está saboroso mas quebradiço…o que pode ter acontecido? forma errada?

    [Responder]

    Pam:

    @Camilla, Oi Camilla, não importa o tamanho da forma, vc só precisa untar e enfarinhar bem ela. Para o bolo ficar quebradiço, significa que vc deve ter assado ele demais, tente assar um pouco menos da próxima vez. Beijinhos.

    [Responder]

  16. Meu bolo nega maluca fica uma delícia, mas esfarela muito! Por quê?

    [Responder]

    Pam:

    Oi Inês, um bolo esfarela quando vc assa ele demais, tente assar um pouco menos da proxima vez. Beijinhos.

    [Responder]

  17. Preciso de uma ajuda para entender o que se passa, ultimamente quando fazemos bolo ele cresce mas sempre areia mesmo sem abrir o forno, eu pessoalmente faço com ou temperatura media não mui quente nem mui frio, e do vidro da para ver o quanto ele cresce mas do nada ele volta e meia arreia e fica aquela coisa, agora será que meu forno esta com problemas?

    Refiz duas vezes esta receita em menos de três dias e nada mudou ele cresceu e depois baixou.
    http://www.alquimiadostachos.com/2011/05/bolo-de-laranja-e-manteiga.html

    Ajude-me

    [Responder]

    Pam:

    @Heldinho Muthemba, Oi Heldinho, um bolo sempre vai “murchar” um pouco depois de sair do forno, ainda mais as receitas com muito ovo e claras em castelo. Mas a temperatura do forno influencia bastante, ela tem que sempre estar constante. Tente testar outra receita, pra saber se é seu forno ou a receita que não está ajudando. Você deve assar numa temperatura de 180C, e assar tempo suficiente pra ele manter o tamanho. Se a temperatura for muito baixa ele não vai crescer bem e se for muito quente ele vai crescer rápido demais e ficará cru. Mas eu acho que se você testar uma receita sem claras em castelo você não terá o mesmo problema. Beijinhos.

    [Responder]

  18. Olá Pamela, sou novo aqui… Encontrei seu site na procura de algumas respostas para meu primeiro bolo, e, já adianto que essa sua publicação já cobriu maior parte das minhas duvidas. No entanto, restam algumas…

    Qual a diferença entre um bolo batido no liquidificador e em um batido na batedeira?

    Quanto tempo em média posso bater a mistura?

    A fôrma redonda com furo no meio serve para qualquer receita ou a ideal seria a sem furo no meio?

    Se a receita indica para eu bater todos os ingredientes, por ordem de líquidos e secos, no liquidificador, posso ainda assim bater separadamente a clara em neve? E o açúcar e a manteiga?

    Falando em manteiga, devo usar a sem sal ou a com sal em receitas doces?

    Posso colocar metade de leite de coco e metade de leite de vaca, numa receita que indica o uso somente do leite de vaca?

    Enfim, espero que não te dê muito trabalho para responder esse monte de coisa, RS.

    Muito obrigado!

    [Responder]

    pablo cordier:

    Outro acréscimo: e qual a diferença entre um bolo batido a mão e aos outros meios citados anteriormente?

    [Responder]

    Pam:

    @pablo cordier, Oi Pablo, bom vamos lá.

    1- Um bolo batido no liquidificador fica mais duro, massudo, então tenha preferencia de usá-lo rapidamente e nunca bata junto a farinha de trigo.

    2-Um bolo nunca deve ser batido demais, é rapidinho, só até misturar os ingredientes.

    3-A forma de furo no meio serve pra qualquer receita, e a sem furo também. A unica diferença é que a com furo no meio ajuda a assar o bolo mais uniformemente e ajuda que o meio do bolo nao fique cru.

    4-A clara em neve nunca deve ser batida no liquidificador, sempre na batedeira ou a mão usando um “fouet” e depois incorporada delicadamente na massa com uma colher. Prefira bater no liquidificador os molhados e misture os secos com os molhados uma colher numa tigela.

    5-A manteiga pode ser qualquer uma, mas de preferencia a sem sal, pois algumas com sal sao bem salgadas, mas se vc nao tiver outra, pode usar a com sal e retire qualquer sal adicional que esteja na receita.

    6-Sim, vc pode substituir por qualquer tipo de leite, leite de soja, de amendoa, de vaca, de coco, etc, Pode ser sim meio a meio.

    7-Por ultimo, eu sempre prefiro um bolo batido a mão ou na batedeira, só bato no liquidificador poucas receitas e sempre bato só os molhados no liquidificador e junto os secos separadamente numa tigela. Entre bater a mao e na batedeira, nao tem diferença, é só o trabalho que vc terá, se vc tem o braço bom vc pode bater todos os bolos a mão.

    Bom, espero ter respondido todas, se tiver mais dúvidas é só perguntar. Beijinhos.

    [Responder]

  19. Olá, adorei o site!
    Gostaria de saber o seguinte: eu faço bolos devorados e até então meus bolos estavam saindo super bem, só qe comprei um kit de formas fundas, 10cm de altura, já fiz bolo em 3, e 2 solaram e 1 queimou embaixo e ficou cru no meio. Portanto, gostaria de saber se o problema está nas formas, gostaria de uma resposta!
    Desde já obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Dayanne, Oi Dayanne, eu acredito que você esteja colocando massa demais na forma. A dica é tentar diminuir a quantidade de massa ou diminuir a temperatura do forno pra dar mais tempo de o bolo assar uniformemente sem queimar e sem ficar cru, já que tem mais massa na forma. Não acredito que o problema sejam as formas. Beijinhos.

    [Responder]

  20. Boa noite !
    Gostaria de saber o cegredo para fazer pão de lo,minhas receitas nuca dão certo

    [Responder]

    Pam:

    @sandra, Oi Sandra, o segredo é não bater demais, bater com leveza, e na hora de assar, colocar em temperatura baixa (180C) pra assar lentamente, sempre na grade do meio. Mas eles sempre irão murchar um pouco, não importa o que vc faça. Beijinhos.

    [Responder]

  21. Obrigado por me responde
    Só mais um duvida qual o tempo ideal p se bater pão de lo,sendo que o maior problema esta nos de chocolate que demora mais de h p assar e quando abro o forno vejo que esta assado por cima e no meio esta um creme cru.

    [Responder]

    Pam:

    @sandra, Oi Sandra, você bate só até misturar tudo. Se seu bolo está assado por cima e cru no meio, com certeza é por que você está assando o bolo em temperatura muito alta e/ou está colocando muita massa na forma. Beijinhos.

    [Responder]

  22. Fiz um bolo e ficou parecendo q coloquei areia. O que houve.. Meus bolos sao sempre saborosos. Dessa vez n entendi.

    [Responder]

    Pam:

    @Erica, Oi Erica, ele estava esfarelando? Se for isso é pq talvez você tenha assado ele demais. Não tem muito como eu saber o que deu errado pois não sei a receita que você usou. Beijinhos.

    [Responder]

  23. Oi Pam tudo bem? Li seu post e fiquei pensando no bolo que fiz que pela primeira vez ficou esfarelando, não ficou duro nem nada, mas se despedaça de pegar. Então realmente penseo que poderia ser muito tempo de cozimento pois, deixei 45 minutos no forno, como era a primeira vez fiquei receosa de não assar por ser feito com maçã. No caso é um bolo integral, ou seja, feito com farinha integral, maçã, canela, óleo, ovo, açúcar e fermento. Para o feitio bato a casca da maçã com o óleo e os ovos e depois incorporo aos ingredientes secos, por último as maçãs cortadas. O que eu posso fazer para que ele não fique esfarelando? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Kim, Oi Kim, a farinha integral já deixa o bolo mais seco e 45 minutos não é muito tempo assando dependendo do tamanho do bolo. Eu diria pra você aumentar um ovo pra dar mais liga. Você já testou esse bolo de maçã do meu site? http://www.pamelabrandao.com/receitas/2009/11/bolo-de-maca-com-casca/ Beijinhos.

    [Responder]

  24. Gostaria de entender pq todo bolo que faço usando somente farinha de trigo integral esfarela?

    [Responder]

    Pam:

    @Luciene, Oi Luciene, quando esfarela é porque o bolo precisa de mais gordura, ele está muito seco, precisa de mais manteiga, ou óleo ou ovo. Beijinhos.

    [Responder]

  25. Oii
    Meu bolo pao de lo está ficando melado por cima depois que tiro do forno e ele esfria. O qie pode estar acontecendo?
    Minha receita 6 ovos, 2 1/2x farinha,2 1/2 açúcar, 1 x agua fervente, 1 colher sopa fermento. Sempre faço de uma receita e meia a duas receitas.
    Obrigadaa

    [Responder]

    Pam:

    Oi Vanessa, esse melado é o açúcar. Vc pode tentar reduzir o açúcar ou dissolve-lo com o ovo em banho maria que ajuda bastante. Beijinhos.

    [Responder]

  26. oi pam bd quero saber se para 1 receita qual o tamanho de forma devo usar retangular ou a redonda pq meus bolos ficam bonitos na frente e baixos atras me ensina onde estou errando ,ja pos calço no fogao na parte de tras dos pes pq acho que o piso e torto tem a ver isso muito obg
    rose

    [Responder]

    Pam:

    @rosemary marques reis, Oi Rosemary, tudo depende da receita e quantas xícaras de açúcar, leite, farinha, etc, ela usa. Te dei outras dicas na mensagem que você me mandou no Facebook. Beijinhos.

    [Responder]

  27. A receita de bolo que eu fiz no curso pede que os ingredientes como leite,ovos margarina e leite de coco estejam gelados. As vezes o meu bolo depois de assado murcha no meio por que?

    [Responder]

    Pam:

    @joselia silva, Oi Joselia, eu sempre uso os ingredientes em temperatura ambiente. Um bolo sempre vai murchar depois de sair do forno, mas se o seu está murchando demais é por que precisa assar mais alguns minutinhos. Beijinhos.

    [Responder]

  28. Pq quando dobro a receita do bolo de cenoura fica muito oleoso?

    [Responder]

    Pam:

    Oi Nilce, se você dobrar todos os ingredientes certinhos, em teoria não é pra ficar oleoso demais. Mas se achar que está muito oleoso é só diminuir o óleo, sem problema nenhum. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *