Bolo de Buttermilk de Mirtilo

Oi pessoal, receitinha nova e deliciosa chegando no pedaço. Peguei a receita deste bolo aqui e eu já fiz duas vezes, na primeira vez eu deixei passar um pouco do tempo no forno e ficou moreninho demais. Mas por mais que estivesse delicioso, eu sabia que poderia ser ainda mais gostoso. Então repeti a receita e desta vez diminui um pouco a temperatura do meu forno, pois já cheguei à conclusão que ele é mais quente do que devia…rsrs. E desta vez saiu perfeito, caprichei bastante nos mirtilos pra deixar o bolo ainda mais molhadinho e o bolo ficou delicioso, impossível de comer um pedaço só. Ele fica super levinho e macio, sem falar dos mirtilos em cada mordida…Huuuumm, bom demais !! Garanto que vocês irão amar.

Bolo de Buttermilk de Mirtilo

Ingredientes:

1 xícara (130gr) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) (2gr) fermento em pó
1/2 colher (chá) (2gr) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) sal
56 gr manteiga sem sal, amolecida
2/3 xícara (146gr) mais 1 e 1/2 colher (sopa) (22gr) açucar, dividido
1/4 colher (chá) de essência de amêndoas, ou 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de raspas de limão
1 ovo grande
1/2 xícara (118 ml) buttermilk*
1 xícara (140gr) mirtilo

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Preparo:
Pré aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma redonda de 23cm.

Numa tigela peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e 2/3 do açucar em velocidade média-alta até ficar uma mistura clara e fofa, cerca de 3 a 5 minutos. Adicione a essência e as raspas de limão. Acrescente o ovo e bata bem. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos em três partes, alternando com o buttermilk, começando e terminando com a farinha. Bata até ficar bem misturado, mas não bata demais. Derrame a massa na forma, espalhe os mirtilos por cima e salpique todo o topo com o restante do açucar.

Asse por 20 a 25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

58 comentários em “Bolo de Buttermilk de Mirtilo

    1. @Tati, Oi Tati, o buttermilk não é a coalhada não, é mais líquido, no brasil não se vende então logo depois dos ingredientes eu coloco a receita caseira, ok?
      Beijinhos

    1. @Cristina, Oi Cristina, quando eu estava no Brasil eu também não resistia e comprava alguns de vez em quando…hehe. Mas tenho certeza que você vai adorar.
      Beijinhos

  1. QUE VONTADEEE 😛
    Mas blueberry é olho da cara aqui em Brasília (ou melhor,no Brasil né).Será que fica bom com morangoss? Tá na época deles aqui haha 😀

    1. @Pedro, Oi Pedro, realmente, eu lembro que era super caro e algumas vezes eu não resistia e comprava mesmo…hehe. Mas acredito que pode fazer com morangos sim, me conta depois como ficou, fiquei curiosa…hehe.
      Beijinhos

    1. @Renata Boechat, Oi Renata, realmente são caros no Brasil, mas então tente sim com morangos e depois me conta como ficou…hehe.
      Beijinhos

    1. @Solange, Oi Solange, os mirtilos são frutinhas em forma de bolinha na cor roxa meio azulada, no Brasil eles são importados então normalmente são meio difíceis de se achar, mas acredito que você possa substituir por morangos, ok?
      Beijinhos

    1. @izabel, Oi Izabel, os mirtilos são frutinhas em forma de bolinha na cor roxa meio azulada, no Brasil eles são importados, então normalmente são meio difíceis de se achar, mas acredito que você possa substituir por morangos, ok?
      Beijinhos

  2. Olá Pamela,
    Conheci hoje o seu blog e amei!Vim procurando receitas de cookies (os quais estão assando nesse exato momento)e me deparei com muito mais, parabéns!
    Um beijo!
    Daniele.

  3. Oi Pam,
    acabei de fazer o bolo com morangos e não deu muito certo :s Os morangos desmancharam e afundaram e não deram muito sabor ao bolo.Apesar da massa ser boa, n combinou com os morangos molengas.O jeito é usar os mirtilos mesmo.

    1. @Pedro, Oi Pedro, ahhh que pena que não deu certo, mas acho que é porque os morangos são menos firmes, no máximo se colocasse eles inteiros, mas acho que mesmo assim não ficaria tão bom quanto com os mirtilos. Bom, que pena né? Mas fico feliz que você tenha testado e voltado pra me contar, muito obrigado.
      Beijinhos

  4. Pamela,

    Amoooo seu site. Para mim é o melhor de receitas que já visitei, porque todas as receitas saem perfeitas. Destaque para o cupcake de chocolate que pelo amor, PER-FEI-TO! Todo mundo que comeu amou, quer saber. Detalhe, usarei a mesma massa agora para meus bolos de chocolate.

    Quero te fazer um pedido, tem alguma receita de bolo branco, para usar com baba-de-moça. Tenho testado várias receitas, mas não estão macios, fofinhos e gostosões.

    Desde já agradeço por você compartilhar tanta coisa boa.

    Ariane.

  5. Oi Pamela! Já fiz várias receitas suas de cupcakes e amei todas!! Mas o bolo de buttermilk com blueberry é excepcional!!! Amei!! Agora não está mais tão caro, pra quem mora em São Paulo, no Pão de Açucar vende um pacotinho congelado que é mais barato! Só queria tirar 2 dúvidas: pq os mirtilos desceram todos para o fundo da forma? tem alguma dica? e o buttermilk em pó, misturo com água pu leite? tem que descansar algum tempo? Bjs e obrigada!

    1. @Priscilla, Oi Priscilla, fiquei muito feliz em saber que você anda testando várias receitas aqui do blog. Então, sobre a sua dúvida, não tem muito o que fazer para eles não descerem, a única dica que tenho é para passá-los na farinha de trigo antes de incorporá-los na massa, e depois misturar rapidamente e já colocar no forno, ok?
      Beijinhos

  6. Oi Pamela…a um tempo atrás,sempre que procurava receitas acabava chegando em seu blog e sempre adorei tudo que via,agora que fiz um cantinho pra mim,não conseguia lembrar do endereço e hoje,em minhas viagens por aqui te reencontrei e fiquei muito feliz…e ainda mais com esse bolo de mirtilo…delícia,adorooo…
    Agora não perco mais nada por aqui…

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    1. @Sharon, Oi Sharon, que bom que você me reencontrou e fico feliz que você fez um cantinho pra você, parabéns, vou passar lá depois.
      Beijinhos

  7. Olá Pamela,

    Estava à procura de um bolo com amoras, mas não encontrei nada! Aqui em casa o pé está carregado dessas frutinhas tão gostosas.
    Então usei a sua receita e substitui os mirtilos por amoras, ficou perfeito! Super leve, e um sabor inexplicável, parabéns!

    Agora vou fazer o pudim, acho que vai ficar bom também.
    beijos e até a próxima receita.

    1. @Iara, Oi Lara, tem receita de cupcake de amora aqui, corre lá ver pra fazer…hehe. Mas fico feliz que você tenha adaptado a receita e que tenha dado certo, parabéns.
      Beijinhos

  8. Pamela,sera que vc tem alguma receita de bolo de frutas secas com cortura de creme cheess.aqui no brasil tem uma casa de cha que tem um bolo delicioso,mas ja provei algumas receitinhas mas nao deu certo,e agora para o fim do ano cairia bem nao acha? bjs

    1. @adrana marques, Oi Adriana, em inglês você consegue achar várias receitas, vou dar uma procurada e te mando uma por e-mail.
      Beijinhos

  9. Mais uma receita testada e aprovada! Fiz uma pequena alteração, como por aqui o mirtilo é dificil de encontrar, e muito caro, usei uva niagara que é facilmente encontrada nesta época do ano.
    Consegui o mesmo efeito lindo, e ficou bem saboroso!Adorei a receita, obrigada!Bjs

  10. oi pam adorei o site me ajudou muito viu muito obrigada eu vou fazer 15 anos daqui a alguns meses e agradeço pelas dicas se vc puder me ajudar dando algumas ideias agradeceria muito muito obrigada mesmo vc é incrivel muito sucesso muita alegria e muito amor mil beijos!!!!

    1. @amanda, Oi Amanda, muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua festa, dá uma olhadinha no meu índice de receitas que você vai encontrar várias receitas de bolos recheados e cupcakes. Tenho certeza que você vai encontrar uma que você goste.
      Beijinhos

      1. @Pam, muito obrigada sei que vou encontrar algumas receitas que me agradem pois esse site é maravihoso adorei muito mesmo mostrei esse site para meus amigos e minha familia e todos te adoramos muito obrigada e muitos beijinhos s2!!!!!

  11. Cara Pamela, boa noite! Acabei de fazer esta receita aqui em casa.
    Usei ela dobrada (dobrei a quantidade de ingredientes) e penso que ficou adequado (suficiente).
    Ficou uma delícia! Um dos melhores bolos que já fiz. Parabéns pela receita e agradeço por compartilhar!
    Uma questão é a respeito do mirtilo. Não sei como foi na sua experiência. Mas eu catei mirtilo aqui em um pomar perto de casa, e ele vem com semente dentro (caroço), tal como a jabuticaba. Essa semente é extremamente amarga, e se não retirada, destrói todo o sabor do mirtilo. Não sei se ele sendo comprado pronto já vem sem esse caroço, ou se são diferentes espécies.
    Portanto, retirar o caroço de cada mirtilo é meio trabalhoso! Mas vale a pena.
    Parabéns mesmo!

    1. @Pedro, Oi Pedro, fico feliz que tenha feito e gostado da receita!! O mirtilo que sempre usei não vem com semente não, bom, pelo menos não dá pra sentir. Sempre compro em supermercado e nunca comprei um que tivesse alguma semente que desse pra sentir. Mas que bom que mesmo assim no fim deu tudo certo com o seu bolo. Obrigada pelo comentário. Beijinhos.

  12. Acabei de fazer o bolo e como o Pedro disse antes acho que dobrar a receita é essencial para ela ter uma boa altura.

    Ele não deu muito certo aqui pois os mirtilos desceram todos e o bolo acabou grudando na forma. Porém a massa é deliciosa e com o azedinho do mirtilo fica muito boa.

    Vou tentar fazer com outras frutas, pois não sei se vou conseguir achar mais mirtilo por aqui (os que estavam aqui eu ganhei). Depois mando o resultado.

    1. @Aharon Sande, Oi Aharon, você pode diminuir também o tamanho da forma pro bolo ficar mais alto. E os mirtilos são safadinhos mesmo, sempre vão pro fundo. E para o bolo não grudar na forma, unte-a e enfarinhe-a bem ou forre-a com papel manteiga. Mas fico feliz que tenha ficado delicioso, que é o mais importante. Beijinhos.

  13. Fiz a receita com amoras e ficou ótimo, bolo muito leve… o leite não talhou, deve ser pq era desnatado, então acrescentei 1 potinho de iogurte grego sem açúcar… obrigada pela receita! Camila

  14. Moro na Bélgica e qdo chega a estação das frutas vermelhas sou a loka q saio procurando receitas, qdo achei essa fui correndo colher os mirtilos. A quantidade eh mto pouquinha, tive q trocar de forma duas vezes ateh achar a ideal. Aconselho dobrar a receita se quiser um bolo no mínimo médio. Mas ela eh maravilhoosaaa, bolo fofinho.. deu super certo! ??

Deixe um comentário