Pão de Ló com Frutas Vermelhas

A receita de hoje é a de um dos bolos mais gostosos que já fiz. Eu adoro bolo assim, branquinho e recheado com frutas, bolos nesse estilo são meus favoritos e sempre serão os escolhidos para eu fazer no meu aniversário. Acho uma combinação leve, nada enjoativa, mas ao mesmo tempo perigosa pois você não consegue comer uma única fatia.

O pão de ló que fiz é o de sempre, que já usei aqui antes. Essa massa é sucesso garantido e nunca dá errado. Para o recheio fiz uma geleia de frutas vermelhas e um creme de mascarpone.

Huuuum, esse bolo fica incrivelmente delicioso, além de lindo. É perfeito para uma ocasião especial e sem dúvida fará muito sucesso, todo mudo vai querer mais um pedaço.



Pão de Ló com Frutas Vermelhas
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 4 gemas
  3. 1/2 xícara de água morna ou leite morno
  4. 1 e 1/2 xícara de açúcar
  5. 2 xícaras de farinha de trigo
  6. 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  7. 4 claras

  8. Geleia
  9. 1 e 1/2 xícara (240 g) de frutas vermelhas (usei morangos, mirtilos e framboesas)
  10. 3 colheres (sopa) (45 ml) de água
  11. 3/4 xícara (155 g) de açúcar
  12. 3 colheres (sopa) de amido de milho

  13. Creme de Mascarpone
  14. 2 e 1/2 xícaras (720 ml) de creme de leite fresco, gelado
  15. 1 e 1/2 xícaras (173g) de açúcar de confeiteiro
  16. 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  17. 452g de queijo mascarpone, gelado

  18. Calda
  19. 1/2 xícara de chá (100ml) de água
  20. 1/2 xícara de chá (100g) de açúcar

  21. Morangos picados para o recheio
  22. Frutas vermelhas extras para decorar
Instructions
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180°C. Forre o fundo de duas formas de 20cm de fundo removível com papel manteiga e unte com margarina, não precisa untar as laterais.
  3. Bata as gemas com a água ou o leite por 5 minutos. Adicione o açúcar e bata por mais 15 minutos. Reserve. Peneire a farinha e o fermento e acrescente sobre os ovos batidos mexendo levemente ou com a batedeira ligada na velocidade mínima. Incorpore as claras em neve mexendo delicadamente e leve para assar por cerca de 35 minutos ou até o bolo dourar e ao fazer o teste do palito ele sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar numa grelha. Depois de frio, desenforme e corte cada bolo ao meio.
  4. Calda
  5. Leve os ingredientes para ferver numa panelinha. Assim que ferver e o açúcar estiver derretido, está pronto. Desligue o fogo e espere esfriar para molhar o seu bolo.
  6. Geleia
  7. Coloque as frutas e a água em um processador de alimentos (ou liquidificador) e bate até virar um purê. Você deve no fim ficar com cerca de 2/3 xícara de purê. Em uma panela média, misture o açúcar com o amido e adicione o purê de frutas. Misture bem. Leve para cozinhar em fogo médio, mexendo constantemente, até que a mistura ferva e engrosse, cerca de 8 a 10 minutos. Deixe ferver por mais 1 minuto e, em seguida, retire do fogo. Deixe esfriar completamente.
  8. Creme de Mascarponde
  9. Bata na batedeira o creme de leite fresco, o açúcar de confeiteiro e a baunilha até formar picos moles. Adicione o queijo mascarpone e bata até formar picos mais firmes. Cuidado para não bater demais pois o creme de leite fresco passa do ponto rápido e vira manteiga. Leve para a geladeira até a hora de usar.
  10. Montagem
  11. Coloque a primeira camada de bolo em um prato de servir e regue-o com a calda (a quantidade de calda é a seu critério). Faça uma barragem com o creme de mascarpone (eu usei um saco de confeitar e fiz um círculo de creme na borda do bolo). Espalhe uniformemente metade da geleia sobre o bolo, dentro da barragem. Adicione um pouco de creme de mascarpone extra sobre a geleia e espalhe.
  12. Adicione a segunda camada de bolo, regue-a com a calda, espalhe morangos picados por cima e cubra com mais um pouco de creme de mascarpone (não muito).
  13. Adicione a terceira camada de bolo, regue-a com a calda e repita a barragem de creme. Depois espalhe a outra metade da geleia e mais um pouco de mascarpone por cima.
  14. Adicione a camada final de bolo em cima e, em seguida, com uma espátula, alise o creme que estiver ao redor dos lados do bolo. Cubra todo o bolo com o restante do creme de mascarpone e decore como quiser.
Adapted from Life Love and Sugar
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

4 comentários em “Pão de Ló com Frutas Vermelhas

  1. Ola Pam ! Por mais palavras bonitas, ainda não são o suficiente para expressar o seu. Enome talento na arte de confeitara, de cozinhar.
    Tudo mque você faz sai perfeito.
    Amo suas receitas! Você é especial!!!!
    Muito obrigada por dividir seu talento.

    1. @Aparecida Zaneti Bacinello, Oi Aarecida, que comentário mais gostoso de se ler. Fico feliz em saber que ainda existem pessoas educadas e especiais no mundo. Muito, muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

  2. Pam, me responda uma coisa, a massa deste pao de lo acima e muito sensível? pois já fiz muitos pao de lo, porem sempre são muito sensives, não pode nem abrir o forno para ver se esta bom que já mucham, quem dirá espeta los com palito. ou esta massa e resistente? tipo, pode se tirar ate quente que não mucha?

    1. @hermiliano, Oi Hermiliano, essa massa de bolo é a que uso para todos os bolo recheados, e tiro quente mesmo do forno. Pode fazer que você vai adorar. Mas tem que esperar o tempo certo claro, como todos os bolos. Beijinhos.

Deixe um comentário