Cupcake de Banana com Cobertura de Chocolate

Oi gente, me desculpem pelo site andar meio parado ultimamente, mas sabem como é, num país que fica mais da metade do ano em temperatura baixas, temos que aproveitar o verão ao máximo…hehe. Ah, me desculpem também pela demora em responder aos comentários e e-mails, já tentei dar uma atualizada, mas se você até agora não recebeu nada, me avise pois de repente sua dúvida foi para o spam e eu não vi. Também queria avisar que vejo sempre as atualizações dos blogs queridos, mesmo que eu não seja legal o suficiente para deixar um comentariozinho, me desculpem mais uma vez…hehe.

Bom, vamos agora ao que interessa, que é falar sobre este cupcake maravilhoso. Pessoal, ele é simplesmente delicioso, eu encontrei a receita aqui mas decidi substituir a cobertura e usar uma que faço a muito tempo. O resultado foi um cupcake delicioso, cheiroso, lindo, fofinho, ou seja, tudo de bom. Já entrou facinho na lista dos top top cupcakes. Então se vocês possuem bananas aí em casa, amadurecendo e que estão loucas para serem usadas, não pensem duas vezes, esta receita é a escolhida e garanto que não vão se arrepender.

Cupcake de Banana com Cobertura de Chocolate
±24 cupcakes

Ingredientes:

Cupcake:

2 e ¾ xícaras de farinha de trigo
1 e ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¼ xícara de gordura vegetal, temperatura ambiente
1 e ¾ xícaras de açucar granulado
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 ovos
1 e ½ xícaras de bananas bem maduras amassadas (cerca de 4 bananas)
½ xícara buttermilk *

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Glacê:

2/3 xícara de açucar
1/3 xícara de farinha
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido

Preparo:

Cupcake:
Pré aqueça o forno a 160°C.
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal juntos.
Na batedeira, bata a manteiga e o creme vegetal em velocidade média até ficar cremoso, cerca de 3 a 4 minutos. Adicione o açucar e a baunilha e bata em velocidade média até ficar cremoso e claro, cerca de 3 minutos. Adicione os ovos e bata até combinar. Adicione as bananas e misture delicadament. Em velocidade baixa adicione a mistura de farinha intercalando com o buttermilk e bata só até tudo ficar bem misturado.
Divida a massa nas forminhas de cupcake e asse por 20 a 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo, girando a forma na metade do tempo. Transfira a forma para uma grelha e deixe esfriar por 20 minutos. Retire os cupcakes da forma, coloque na grelha e deixe esfriar completamente.

Glacê:
Para o glacê, coloque numa panela o açucar, a farinha, o chocolate em pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva até engrossar bastante, quase no ponto de um brigadeiro. Retire do fogo(passe o glacê numa peneira se o seu tiver empelotado). Leve para esfriar na geladeira
Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Misture o “mousse” de chocolate(o que estava na geladeira) com a manteiga e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos. Cubra os cupcakes com o glacê com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

131 comentários em “Cupcake de Banana com Cobertura de Chocolate

  1. Pamela, é uma prazer muito grande poder fazer minhas receitas com a sua ajuda, são dicas muito boas. Estou encantada com o seu site que foi recomendado pela Maria capcakes….Bom gostaria de tirar uma dúvida com vc que talvez possa ser duvidas de outras seguidoras sua. Qual foi o Bico que vc usou par fazer essa ROSA no Cupcakes???tenho visto essas Rosas por ai mais ainda não consegui faze-las..Agradeço desde já seu carinho e atenção com tdas nós…Patricia

    [Responder]

    Pam:

    @Patricia Moreno Pinheiro, Oi Patrícia, muito obrigada pelo carinho. O bico que uso é este daqui http://www.pamelabrandao.com/receitas/2011/05/cupcake-com-cobertura-em-forma-de-flor/#comments . Eu não sei o nome dele, mas neste post vc pode ler nos comentários alguns dos nomes que o pessoal encontrou. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Olá Pam, gostaria de saber o que vc acha da receita de glace(que esta no seu site) para cobrir cupcakes? Como posso fazer para deixa-la mais resistente a ponto de fazer aquelas voltinhas no cupcake!!?? Bjs e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @simone, Oi Simone, esta receita já fica resistente para cobrir cupcakes, como vc pode ver na foto. O ponto mais firme vc dá com o cree q vc engrossa no fogo, é só deixar engrossar mais. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Olá Pam! Qual o rendimento desta receita de glacê aproximadamente? Cobre os 24 cupcakes e ainda sobra? Lembra mais ou menos?

    [Responder]

    Pam:

    @Fabíola, Oi Fabíola, se eu me lembro bem, cobre sim. Normalmente as receitas de cobertura sobram um pouco. Beijinhos.

    [Responder]

  4. oi,Pam…km sempre o seu site é o único k consigo encontrar tudo o k preciso,mt completo e sobretudo é mt bom tirares as nossas dúvidas:)só passei aki p lhe dizer k ontem fiz mais uma de suas receitas e como sou apaixonada por cupcakes,esperimentei estes…ADOREI…marido,filhotes e amigos k tivms ontem cá em casa,todos gostaram!!!Deram super certo:)e assim já posso sugerir estes ás minhas clientes:)…keria só tirar uma dúvida,essência d baunilha é o msm k aroma?Pk notei principalmnt seu cupcake d baunilha e no bolo limonada k fica mtforte se puser o k a receita manda,diminuo quase sp,principalmnt n bolo pk señ anula o aroma d limão,daí a mnh dúvida,será k é a msm coisa?Obrigada pls tuas receitas maravilhosas…bjnhs e fica bem;)

    [Responder]

    Pam:

    @Sónia Costa, Oi Sónia, fico muito feliz em saber, muito obrigada pelo carinho. Sobre sua dúvida, essência é o mesmo que aroma. Mas por aqui não fica forte não, talvez seja a marca do produto, mas não tem problema diminuir, pode adaptar a receita ao seu gosto. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Oi Pam! Oi meninas! Entao, acabei de fazer o glace, a primeira parte foi super tranquila, ferveu e engrossou rapidinho e ficou uma deljcia. Depois q esfriou bati a manteiga e incorporei com o mouse+ o choc derretido. Porem, ficou com o gosto de manteiga: =\
    Uma xic de manteiga eh +- 100 gramas ?! Nossa nao da para comer, incorporei mais 1 xicara De chocolate derretido para enganar…
    Pam, aconselho vc colocar as medidas em ml e peso ok ? Bjao adoro o blog!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Leticia, Hehehe Leticia, você não imagina quantas pessoas brigam comigo quando coloco a receita em gramas. Acho que a solução mesmo é colocar as duas…hehe. Mas sobre a cobertura, a manteiga normalmente sobressai mesmo, por isso que não agrada muita gente. Então o jeito é fazer o que vc fez e adaptar e balancear ao seu gosto. Beijinhos

    [Responder]

    Leticia:

    @Pam, Hehehehe entao eh melhor colocar as duas medidas msm!!!
    Meninas, comprem uma balancinha! Eh super facil de usar e nao tem margem de erro rs bjinhos

    [Responder]

  6. =O Receita maravilhosa!

    fiz aqui em casa e distribui para os amigos e foi só elogios! Foi pro meu top 10 de melhores receitas!

    Parabéns, adoro todas as suas receitas =D

    Bjinhos!

    [Responder]

    Pam:

    @Alexandra, Ebaaa Alexandra, fico muito feliz em saber. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  7. Oi pam, desculpa perguntar. mas que farinha é essa que vc usa no glace? Obg

    [Responder]

    Pam:

    @Thays Suenaga, Oi Thays, sempre que eu disser “farinha” sem nada antes ou depois, significa farinha de trigo. Beijinhos.

    [Responder]

  8. Oi pam, seila o que fiz mas minha cobertura não deu liga, ficou bem molinha e fiz exatamente o que vc falou.
    Uma pena.

    [Responder]

    Pam:

    @thays, Oi Thays, nessa receita o que faz a cobertura ficar firme é o tempo que fica no fogo, quanto mais tempo, mais firme, ah e tem que ser manteiga e não margarina. Beijinhos

    [Responder]

  9. Oi Pam, posso substituir o chocolate meio amargo do glacê por chocolate em pó? Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Joana, Oi Joana, é melhor não, mas você pode tentar usar o ao leite se preferir. Beijinhos.

    [Responder]

  10. Oi Pam,
    Ja fiz varias receitas suas, mas essa ficou SENSACIONAL!
    Eu mesma não consegui parar de comer! 😉
    Parabéns!

    [Responder]

    Pam:

    @Vi, Hehehe sei exatamente como vc se sente Vi, eu não consigo parar de comer nada do que eu faço…hehehe. Beijinhos.

    [Responder]

  11. Oi Pamela, estou doida pra fazer o cupcake mas onde moro nao tem gordura vegetal, posso substituir por outro ingrediente? Adoro suas receitas…

    [Responder]

    Pam:

    @Tania, Oi Tania, pode sim, por manteiga ou margarina. Beijinhos.

    [Responder]

    Tania:

    @Pam, Obrigada por responder! So depois que te perguntei vi os comentarios…
    Entao nao aguentei e fiz o cupcake. A massa ate ficou fofa mas quando assei, ela ficou meio pesada e dura, parecendo mais para pao que cake, o que sera que aconteceu? Foi mais farinha que a medida??? Usei so manteiga, da proxima vez vou comprar a gordura vegetal, pq vi que em ingles eh shortening e uma vez vi numa loja vendendo, obrigada mais uma vez… Estou ansiosa pra fazer de novo!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Tania, a manteiga tende a deixar a massa mais pesada, mas se ficou dura é por que talvez você tenha batido demais a massa. Tem outras receitas de cupcake e bolo de banana no site, que são mega deliciosas também, dá uma olhadinha. Você pode pegar qualquer receita de bolo e fazer nas forminhas de cupcake. Beijinhos e se precisar de mais ajude avise.

Deixe uma resposta