Sorvete de Leite Condensado

Pessoal, que sorvete é esse? Foi uma das receitas que mais me deixou espantada com o resultado em todos os tempos. Eu vi a receita no blog The Cookie Shop que por sua vez viu no site do New York Times. Sempre quis experimentar algumas receitas de sorvete, mas como a grande maioria das que conhecia pediam a máquina de sorvete ou do contrário seria bem trabalhoso e corria o risco de ficar com cristais de gelo, eu nunca cheguei a fazer sorvete, apesar de ser a minha sobremesa favorita. Até que vi esta receita e me espantei com a simplicidade e a mínima quantidade de ingredientes e como tinha todos os ingredientes em casa fui correndo fazer. Inacreditável a rapidez, em 5 minutinhos estava pronto para ir para o freezer e esperar o dia seguinte. Quando amanheceu fui correndo conferir o resultado e não acreditei, era um dos sorvetes mais cremoso que já tinha experimentado, fiquei pasma. Mas, apesar de todo este fascínio a receita existe um lado negativo, como o ingrediente principal é o leite condensado, o sorvete é bem doce. Por mais que a primeira colherada seja sublime, você não consegue comer mais do que uma bola por vez. Então quem for fazer, o bom é compensar o doce do sorvete com um acompanhamento menos doce, como uma fruta ou uma calda de chocolate amargo. Mas se você for ou não formiguinha como eu, por esta receita ser tão fácil, vale muito a pena experimentar.

*Atualizando: Eu testei a receita diminuindo o leite condensado pelo metade, usei duas xícaras de creme de leite ao invés de uma e o resultado foi um sorvete bem menos doce. Mas o que não me agradou foi que a cremosidade que me surpreendeu na receita original diminuiu um pouco, ficou mais parecido com os sorvetes industrializados. Então o veredito final é que eu prefiro o primeiro sorvete (o mais doce), mas o problema é que só dá pra comer de pouquinho, o que por um lado é bom, pois você não vai se jogar no sorvete e ganhar várias calorias a mais…hehe.

Sorvete de Leite Condensado

Ingredientes:

1 xícara de creme de leite fresco bem gelado
1 lata de leite condensado gelada
1/2 fava de baunilha (ou 2 colheres de chá de essência de baunilha)

Preparo:

Bata o creme de leite gelado na batedeira até começar a engrossar. Adicione a baunilha e bata até obter picos moles. Vá adicionando o leite condensado gelado aos poucos, batendo em velocidade baixa até ficar cremoso.

Passe a mistura para um recipiente com tampa e leve ao freezer por 6 horas ou durante a noite.

115 comentários em “Sorvete de Leite Condensado

  1. Oi Pam!!!
    Amo suas receitas! Amei esse sorvete,mas na cidade onde eu moro é difícil achar creme de leite fresco ( acredite!!!!) Posso substituir por nata????? Não sei se fica a msm coisa,mas já vi escrito no potinho da nata q bate chantilly…será?

    [Responder]

    Pam:

    @Aline, Oi Aline, pode sim, tem que ser o que bate chantilly pra ficar cremoso. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Fiz com a garrafinha toda 500 ml e a lata de leite condensado toda , ficou perfeito e rendeu 1 pote de 2 litros d sorvete ♥️

    [Responder]

    Pam:

    @Cris, Opa, super obrigada pela dica Cris. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Minha avó fazia um sorvete de leite condensado e eu nunca consegui uma receita que desse o resultado parecido. Vou tentar esta, porém farei uma camada de chocolate usando cacau em pó.
    Postarei o resultado.
    Grato.

    [Responder]

    Pam:

    @Luiz Quintanilha, Huuum essa camada de chocolate ai ficar boa heim Luiz? Pode testar que você vai adorar. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Já fiz várias vezes! Onde moro não tem creme de leite fresco, só o de lata ou cáixinha (uso duas). Fica maravilhoso! Na última vez substituí a baunilha por chocolate em pó. Ficou com sabor do chicabon, todos adoraram. Realmente a melhor e mais prática receita que já fiz.

    [Responder]

    Pam:

    @Patrícia Lopes, Oba, que bom saber, muito obrigada por deixar um comentário com suas dicas, adorei. Beijinhos Patrícia.

    [Responder]

  5. Maravilhoso,não vivo sem ele,rsrsrs doce no (meu) ponto.
    Pam ,obrigada pelas receitas fantasticas e praticas.

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Ap. L. dos Santos, Oi Maria, fico feliz em saber e obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  6. Pam gostaria de saber se posso fazer com creme de leite de caixinha, pois aqui onde moro não encontro creme de leite fresco, amo suas receitas obrigada bjs!

    [Responder]

    Pam:

    @Josinete Gomes de Assis, Oi Josinete, não dá pra substituir o creme de leite fresco, pois você bate o creme até engrossar. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *