Cupcake de Chocolate Branco

Heim? Mais uma receita de cupcake? Mas o que eu posso fazer se é o que a grande maioria quer? hehe. Esta receita eu encontrei aqui e achei perfeita para entrar na lista das minhas receitas de cupcakes. E conclui que o cupcake é delicioso e super macio, acho que é um dos mais macios que já fiz. Além de tudo ele acompanha uma cobertura de cream cheese com chocolate branco, bom demais. Achei ele perfeito para decorar, pois ele é todo branquinho e ótimo para receber qualquer toque de cor. Então, para quem estiver procurando um cupcake super tradicional, este é o indicado.

Cupcake de Chocolate Branco
±16 cupcakes

Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de f
ermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/3 xícara de manteiga, amolecida
3/4 xícara de açucar
2 ovos grandes
114g de chocolate branco, picado
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) de leite

Cobertura de Chocolate e Cream Cheese:
114g de cream cheese, temperatura ambiente
1/4 xícara de manteiga, temperatura ambiente
30g de chocolate branco, derretido e esfriado levemente
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (chá) de leite ou creme de leite
2 a 3 xícaras de açucar de confeiteiro

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 160°C.
Peneire os ingredientes secos, menos o açucar e separe.
Numa tigela pequena própria para microondas, derreta o chocolate branco, esquentando em intervalos de 30 segundos, mexa em cada intervalo e continue só até que todo o chocolate tenha derretido.
Numa outra tigela maior, bata a manteiga e o açucar até ficar uma mistura clara. Acrescente os ovos um a um e depois junte o chocolate derretido e a baunilha. Acrescente, o leite e os secos, intercalando e bata só até que tudo esteja bem incorporado.
Divida a massa nas forminhas de cupcake, sem encher até a borda. Asse por 20 a 25 minutos, até que o teste do palito saia limpo. Transfira para uma grelha e deixe esfriar.

Cobertura:
Numa tigela, bata o cream cheese, a manteiga e o chocolate derretido até ficar bem cremoso. Adicione a baunilha e o leite. Por fim adicione o açucar em pó gradualmente até que atinja a consistência desejada. (Se você desejar utilizar o saco de confeitar, coloque mais açucar ou coloque menos se quiser usar uma colher). Cubra e decore os cupcakes.

167 comentários em “Cupcake de Chocolate Branco

  1. Oi Pam, passei só para dar noticias…fiz essa receita e ficou divina!!!! essa massa é muito boa, todos elogiaram muito.
    obrigada!!!!
    bj

    [Responder]

    Pam:

    @Gabi, Oi Gabi, obrigado por ter voltado para contar o resultado, fico super contente que todos tenham gostado.
    Beijinhos

    [Responder]

  2. Oi Pamela!

    Estou sempre visitando seu blog, as receitas são ótimas e didáticas, além de deliciosas, parabéns!!!
    Vou fazer estes cupcakes no meu aniversário e tenho uma dúvida: posso deixá-los prontos na véspera, ou devo fazer a cobertura somente no dia da festa?
    No caso deles ficarem prontos na véspera, devo guardá-los na geladeira?

    Muito obrigada!

    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Elizabeth, Oi Elizabeth, pode fazer os cupcakes na véspera sim e a cobertura também. Mas se você guardar na geladeira, lembre-se de tirar algumas horas antes da festa pra ficar em temperatura ambiente, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  3. Ah mais uma perguntinha,quanto tempo fora da geladeira fica o buttercream?Pois acho mais gostozo com o buttercream..

    Obrigadaa

    [Responder]

    Pam:

    @Alícia, Oi Alícia, você pode deixar o buttercream por várias horas fora da geladeira, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  4. Oi Pam!
    Fiz esses cupcakes e eles fizeram um SUCESSO! Todo mundo amou! Obrigada pela receita e parabéns pelo trabalho!

    [Responder]

    Pam:

    @Débora Regina, Oi Débora, fico feliz que todos tenham gostado dos cupcakes. E eu que devo agradecer o seu carinho, obrigado.
    Beijinhos

    [Responder]

  5. AMEI seu site!!! Entrei para pegar a receita de cupcake… e estou ‘babando’…

    Parabéns!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Cinthia, Oi Cinthia, seja bem vinda e pode babar a vontade…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Olá Pamela!
    Adorei suas receitas e ja decidi que vou fazer essa de chocolate branco, mas tenho uma duvida, como estou vendendo cupcakes, para algumas cafeterias aqui tenho uma duvida.
    Os cupcakes nao devem ser refrigerados, e essa cobertura de chocolate branco ela aguenta fora da geladeira se sim, por quanto tempo?
    Vc tem tem alguma receita de cobertura que dure pelo menos uns tres dias fora de refrigeração?

    Obrigada desde já estarei sempre aqui batendo ponto, amei suas receitas!
    Bjos

    [Responder]

    Pam:

    @ROSE, Oi Rose, esta cobertura aguenta uns 2 dias fora. Agora algo que aguente mais tempo fora, seriam as receitas a base de chocolate (de uma olhada na receita de Devil’s Food cupacek) ou buttercream, ok?
    Beijinhos e obrigado pelo carinho.

    [Responder]

  7. Ola, Pamela. Gostei muito dessa receita, vou testa-la…so estou com uma duvida..posso bater na batedeira????Tem alguma dica especial para essa receita??? Nao tenho muita sorte com massa branca..ela sempre murcha.Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Claudia, Oi Ana, pode bater na batedeira sim, a única dica é não bater demais, como para todos os outros cupcake e bolos.
    Beijinhos

    [Responder]

  8. Oi Pam, adorei a sua receita de cupcake de chocolate branco, ia fazer hoje com as minhas amigas, mas não achamos o cream cheese, pesquisamos na internet e muitos sites falam que pode substituir o cream cheese por requeijão ou catupiry, acabamos comprando o catupiry, porém ficamos com um pé atrás de fazer com o mesmo. O que você nos aconselha, será que fica bom com o catupiry?

    [Responder]

    Pam:

    @Carolina, Oi Carolina, desculpe a demora. Mas sobre a sua dúvida, talvez o catupiry dê certo, mas não tenho certeza, só testando para saber…hehe. Mas você mora aonde que você não conseguiu encontrar o crem cheese?
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Oi! parabéns pelo blog e pelas receitas, muito show mesmo! Fiz essa receita hoje, porém sem a cobertura de chocolate branco, pois meu noivo não gosta de queijo, então fiz de brigadeiro (Não deu certo.. nao deu ponto para fazer voltinha =(( Mas depois tento de novo hehe). Ficou ótima a massa! Só sinto que ela não ficou muuito doce. É assim mesmo? Mais leve? Eu até gosto! mas acredito que tenham pessoas que gostam mais doce mesmo. Mas deu super certo =)

    Parabéns!

    beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Daniela Longaray, Oi Daniela, por mais que você tenha tido algumas desavenças no caminho o importante é o resultado final ter ficado bom. Então, algumas receitas são mais leves e menos doces, na verdade a maioria dos meus leitores preferem receitas menos doces, mas eu sou uma formiguinha que nem você e adooooro tudo bem doce. Então a dica nesta receita para ficar mais doce, seria a cobertura, por que você não testa um dia, pois não fica nem um pouco com gosto de queijo, você vai se surpreender, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Paaaaaaaaaam,meu cupcake nao ficou fofinho nem macio como vc disse,ficou normal e a cobertura,como TODAS as que testei daqui saiu errado!Onde foi que eu errei?Eu fiquei batendo por muuuuuito tempo a cobertura e coloquei 4 xicaras de açucar confeiteiro.E messmo depois de ter colocado a cobertura na geladeira,nada de ter ficado dura ao ponto de colocar no saco de confeitar! eu amo fazer os cupcakes daqui,mas so de pensar que a cobertura dá errado eu desanimo :/

    [Responder]

    Pam:

    @Lívia, Oi Lívia, calma que eu vou tentar te ajudar, não desiste não…hehe. A cobertura você não pode bater muito, mas eu não sei o que pode ter dado errado, pois se você colocou na geladeira era para endurecer bastante. De repente ela ficou na consistência certa mas você estava esperando que ficasse mais dura. Então as dicas que tenho, é não usar a manteiga nem o cream cheese muito mole, ainda mais se a sua cidade for muito quente, é bom trabalhar rápido. E se mesmo assim você não conseguir a consistência desejada, deixe por várias horas na geladeira, pois a manteiga, o cream cheese e o chocolate vão endurecer sim, ok? Mas não desiste não, pois garanto que uma hora sai perfeito.
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Pam, fiz o cupcake e n deu mto certo na parte da cobertura. Por incrível que pareça ficou amarrrrrgo!! =/ Um gosto no final de novalgina! Oq será que aconteceu de errado?? Estranho pq fiz td certinho! A massa ficou mto boa, n mto doce. Será que foi o cream cheese light?? N é possível!
    Bom, tentarei fazer outras receitas mas fiquei tão triste!!

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa L., Oi Vanessa, não acredito que seja o cream cheese light pois sempre uso ele. Então deve ter sido outro ingrediente, será que não foi a essência de baunilha, pois ela tem uma sabor amargo. Bom, desculpa por não te ajudar muito, mas é difícil saber o por que, pois pode ter sido algum ingrediente que não estava bom ou simplesmente seu paladar é mais refinado.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Paaaaaaaam,consegui fazer a cobertura =DDDDDDD
    Acho que foi a sequencia dos ingredientes,tipo,eu notei que se eu bater a manteiga antes de colocar o açucar por 2min,ela dá certo!fiquei tão feliiiiiiiiiiiz =DDDD
    o cupcake que eu fiz foi esse: http://www.pamelabrandao.com/receitas/2009/10/cupcake-de-morango-e-iogurte/

    e fiz um buttercream de baunilha com um toque de yogurte de morango..huuuuum!Ficou Perfeitooo =D

    [Responder]

    Pam:

    @Lívia, Ebaaaa, Lívia, fico feliz que deu certo, parabéns. Mas é assim mesmo, uma hora você descobre o jeito certinho de fazer e tudo sai lindo e perfeito. Parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

  13. eu adorei, mas seria bom acrescentar quantas porções essa receita rende né???!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @julia marina, Oi Julia, mas na receita está escrito, eu sempre coloco logo abaixo do título da receita, na parte dos ingredientes, dá uma olhadinha. Este está escrito que rende em torno de 16 cupcakes, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  14. Eu fiz!! Obrigada por essa receita maravilhosa!!
    Ficou muuito bom
    A massa ficou bem macia mesmo e o doce da cobertura a deixou bem equilibrada.
    Só que estava muuuito calor e acabou ficando mole.
    Tive que fazer no dia seguinte. E agora eles estão aqui na minha frente, lindissimos e super saborosos.
    Obrigada!!

    [Responder]

    Pam:

    @Débora, Oi Débora, fico super feliz que tudo tenha dado certo e que você tenha adorado os cupcakes, ebaaaa.
    Beijinhos

    [Responder]

  15. Pam eu vou fazer gastronomia, e estou adorando o seu site!
    estou anotando varias receitas
    muito obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Thais Celly, Oi Thais, que delicia que você vai estudar gastronomia. Ano que vem eu também vou começar um curso para me formar em “Chef”, chiquérrimo né? Daqui a pouco vou ser Chef Pamela…hahaha.
    Beijinhos

    [Responder]

  16. Bom, eu estava a pensar fazer os cupcakes de chocolate branco, mas surgiu-me um problema: por mais que eu procure, não encontro creamcheese em lado nenhum. A mina questão é esta: haverá algúm produto mais facil de adquirir que possa substituir pelo creamcheese sem que se note muito?

    Obrigado :)

    [Responder]

    Pam:

    @Idalina, Oi Idalina, é uma pena que você não encontre o cream cheese, pois é um pouco difícil encontrar algo de sabor similar. Mas se você quiser o Mais Você fez uma receita caseira de cream cheese http://www.receitas.com/maisvoce/cream-cheese-4d50623952e0b252bc000631
    Beijinhos

    [Responder]

  17. Não ficaram tão brancos… E nem tão fofos como os seus nas fotos… O que será? E o chocolate branco não apareceu no saber no resultado final… O que posso fazer para melhorar? :(

    [Responder]

    Suzana:

    sabor… quis dizer…

    [Responder]

    Pam:

    @Suzana, Oi Suzana, eu não sei o que pode ter acontecido pois não vi seu passo a passo. Mas talvez seja o chocolate que você usou, tente trocar da próxima vez para ver se muda algo. Mas também pode ser a cor da manteiga. Bom, ele não fica tão branquinho, fica mais amareladinho, talvez seja a luz da foto. Mas o importante é que se ficou gostoso, você esta no caminho certo.
    Beijinhos

    [Responder]

  18. Oi de novo, Pam! ^^ Tudo bem?

    Fiz essa receita ontem, achei que o bolo ficou realmente bem molhado, mas achei o gosto de farinha um pouco acentuado, sabe? Não sei se é pelo fato de ser uma massa branca mesmo, ou se como eu fiz meia receita, o chocolate branco não pegou tanto gosto na massa, ou se foi só impressão minha rs

    O que você acha?

    Beijos!

    P.S. – Já imprimi a última receita de cupcakes que você postou, estou doida pra experimentar pois amo doce de leite! :9

    [Responder]

    Pam:

    @Pamela, Oi chará, então eu não me lembro se tinha ficado este gosto de farinha, acredito que não pois senão eu me lembraria. Mas na verdade a massa por usar manteiga ela fica mais “pesada” e realmente você sente mais o gosto da farinha, e também por não ter nada para camuflar o gosto dela. Mas eu me lembro que o gosto de chocolate branco ficou bem marcante, talvez tenha sido a marca do chocolate. Mas não desista não, heim?
    Beijinhos

    [Responder]

  19. Rende quantas receitas?

    [Responder]

    Pam:

    @Ernani, Oi Ernani, rendem ±16 cupcakes (eu sempre coloco a quantidade, logo embaixo do título, nos ingredientes) .
    Beijinhos

    [Responder]

    Ernani:

    @Pam, Nossa, não tinha prestado atenção, desculpa! Mas obrigado então. Vou fazer a receita no final de semana.

    [Responder]

  20. Oi Pam..tudo bem? Por acaso tem algo que eu possa substituir a gordura vegetal do Cupcake de Banana?.Obrigada. Ale.

    [Responder]

    Pam:

    @Alexsandra, Oi Ale, você pode substituir por manteiga ou margarina, nunca fiz e não sei como iria alterar, mas em teoria você pode, ok? Beijinhos.

    [Responder]

  21. Obrigada Pam, Vou fazer a troca por margarina, depois te conto, VC acredita que já fiz por 03x o Cupcake de chocolate com ovomaltine e ainda não deu certo, eles crescem até cairem das forminhas. Já assisti seu video, umas 14x, meu filho disse que já estou decorando ate sua fala, de tanto que vejo, pois não consigo ver onde estou errando…Sem contar que já imprimi tudo que VC ensina sobre medidas e como fazer os Cupcakes e bolos…VC acredita…Bjs. Ale.

    [Responder]

    Pam:

    @Alexsandra, Oi Ale, se não for erro na massa, tenta diminuir um pouco a temperatura do forno, talvez eles estejam crescendo muito rápido. Pena que moro longe, se não ia até a sua casa fazer esse cupcake dar certo…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

  22. Faz muita diferença derreter o chocolate em banho maria ou no microondas?

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, não tem problema, pode fazer nos dois. O único problema do microondas é que vc tem que por de pouquinho em pouquinho os segundos, se não o chocolate seca e passa do ponto. Beijinhos.

    [Responder]

  23. Bom Dia, Pam!

    Adooorei sua receite e já fiz umas 3 vezes….Faz o maior sucesso…Se fosse para fazere encomendas quanto vc acha que deveríamos cobrar em cada unidade do cupcake dessa receita?

    Bjs…

    [Responder]

    Pam:

    @karlaa, Oi Karla, fico feliz que vc goste da receita. Bom, o preço depende do tipo de clientela e o quanto ela estaria disposta a pagar e do tamanho. Mas eu diria que vc poderia vender entre 3 a 4 reais, pois são ingredientes um pouco mais caros que vc usa. Beijinhos.

    [Responder]

  24. Oie Pam* tudo bem?!

    Acabei de testar a receita:)
    Os cups ficaram bem macios, e eu colori com corante alimentício (rosa, verde, vermelho)ficaram lindos!!!(A massa tá aprovada)
    Só uma coisa que acho q não acertei – a cobertura (eu usei todos os ingredientes da receita, mesma quantidade, mais além de ter ficado muito líquida, ficou doce demais, só tinha gosto de açúcar, achei enjoativo, não consegui comer). Será minha batedeira? (que é fraquinha), ou será eu o problema (já que não gosto de nada doce demais)??
    Bjks*

    [Responder]

    Pam:

    @Lana Cosendey, Oi Lana, que bom que gostou dos cupcakes, sobre a cobertura, ela não fica muito dura, mas para endurecer um pouco é só colocar na geladeira rapidinho, pois daí a manteiga e o cream cheese vão ficar mais firme. Talvez a sua cobertura tenha ficado mais mole por causa do calor, e para deixar mais firme tem que colocar mais açúcar. Mas esta cobertura é doce mesmo, principalmente por causa do açúcar de confeiteiro, talvez realmente ser paladar não tenha apreciado, então a dica seria da próxima vez fazer um ganache branco. Beijinhos.

    [Responder]

  25. Pamela, esta receita é maravilhosa eu fiz adorei ou melhor adoramos principalmente minha filhota sofia(5 anos), continuo fazendo e repassando o seu site.As pessoas adoram.Além de ser uma délicia facilimo de fazer. neste momento estou morando na rapublica checa- Brno, ontem fiz e levei para os meus colegas de curso de checo e todos adoraram.E como sempre repassei seu site.Muito obrigada por essa magnifica receita. beijinhos. Verônica Galdino.

    [Responder]

    Pam:

    @veronica Galdino, Ebaaa Veronica, fico feliz que tenha gostado. E agradeço imensamente pelo seu carinho e por compartilhar meu site. Obrigada e beijinhos.

    [Responder]

  26. Pam, em quanto tempo mais ou menos agente faz esse cupcake?

    [Responder]

    Pam:

    @Sarah, Oi Sarah, eu diria que com o tempo de assar, esfriar e cobrir, vc levaria umas 2h, mas tem descanso no meio, já que vc tem que esperar assar e esfriar…hehe. Beijinhos

    [Responder]

  27. Olá !

    Posso substituir o chocolate branco pelo ao leite ou meio amargo?

    [Responder]

    Pam:

    @Patricia, Oi Patricia, poder pode, mas nunca testei. Eu indico a dar uma olhadinha nas minhas outras receitas que você econtra várias de chocolate ao leite e meio amargo. Beijinhos

    [Responder]

  28. OI PAM,
    FIZ SUAS RECEITAS DE CUPCAKES E COMECEI A RECEBER ENCOMENDAS, TODOS ADORARAM!!! MAS ESSA DE CHOCOLATE BRANCO E ENCANTOU, MENINA, VC É ÓTIMA!!! PARABÉNS!!
    E MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR ISSO CONOSCO!!! EU ESTOU APAIXONADA POR SUAS RECEITAS, E MEUS AMIGOS TAMBÉM!!!
    UM BEIJÃO!!! :) <3

    [Responder]

  29. AH PÂMELA ,
    NO LINK DE CUPCAKES, SÓ TEM UMAS TRÊS RECEITAS DE CUPCAKES… ESSE DE CHOCOLATE BRACO MESMO ACHEI PELO GOOGLE… VOCÊ TEM MAIS RECEITAS DE CUPCAKES? COMO FAÇO PRA ENCONTRÁ-LAS?
    SE PUDER COMPARTILHAR COMIGO, FICAREI FELIZ DA VIDA 😀
    BJIM!! <3

    [Responder]

    Pam:

    @Diná Bueno, Oi Diná, muito obrigada pelo carinho. Você pode encontrar todas as receitas de cupcake no índice de receitas, que fica no menu bem no topo do site. Beijinhos

    [Responder]

    Diná Bueno:

    @Pam, eu fiz o que vc disse, cliquei no indice cupcakes no topo da pagina e apareceram apenas as tres receitas de cupcakes que te falei…
    de doce de leite…
    de chocolate com ovomaltine…
    o de banana, apenas esses…

    se tiver outros me mostra? amo suas receitas!!
    (\_/)
    (^.^)
    (“)_(“)
    obrigadinha, beijos!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Diná Bueno, Oi Diná, neste link vc encontrará todas as receitas do site, inclusive as de cupcake, dá uma olhadinha. Beijinhos http://www.pamelabrandao.com/receitas/receitas/

  30. Olá Pam eu gostaria de saber se no cupcake de chocolate branco eu poderia substituir o cream chese por outro ingrediente ou até mesmo fazer sem.Obrigada, aguardo por sua resposta…

    [Responder]

    Pam:

    @Rosana xavier, Hum Rosana, me pegou nessa, deixar sem eu não sei, acho que você poderia substituir por requeijão, ou algo na mesma consistência, beijinhos.

    [Responder]

  31. Oi Pam!
    Tanto tempo sem comentar que vc nem deve se lembrar de mim hahaha Mas sua receita de cookies é inesquecível e faz sucesso até hoje quando faço por aqui!!
    Comecei a vender cupcakes e vim correndo aqui pegar mais receitas. Essa massa foi a melhor que eu fiz, muito boa! E olha que n sou fan de chocolate branco rsrs
    Aqui algumas fotos, (os cupcakes com morango em cima são dessa receita, com recheio de geléia.)
    http://instagram.com/p/m_F1GEQoSs/
    http://instagram.com/p/m_G87OKjQh/
    Beijoss e obg :))

    [Responder]

    Pam:

    @Pedro Salviano, Oi Pedro, lembro de você sim, os comentários masculinos aqui são mais raros…hehe. Uau, que cupcakes lindos heim? Parabéns pra você e sucesso com as vendas. Se precisar de alguma ajuda me avise. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    [Responder]

  32. Oie
    Tem como fazer sem essência de baunilha e sem chocolate branco

    [Responder]

    Pam:

    Oi Marilene, sem baunilha pode, mas sem chocolate não, pois essa é uma receita de cupcake de chocolate branco e ele é um ingrediete importante. Dá uma olhada no meu índice de receitas que tenho várias outras receitas e talvez você encontre uma mais a seu gosto. Beijinhos.

    [Responder]

  33. Oi! Adorei a receita mas tenho uma duvida.
    Posso usar o requeijão ao invés do Cream Cheese? Na minha humilde cidade não tem Cream Cheese hahhaa Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Micaélly, eu nunca testei com o requeijão mas acredito que não vá funcionar, pois ele é bem mais mole que o cream cheese, talvez o catupiry funcione, mas só testando pra saber. Mas se preferir, existem várias receitas de cream cheese espalhadas pela internet. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *