Bolo de Banana e Chocolate

E não é que consegui voltar aqui rapidinho, achei que eu iria demorar mais um pouquinho para postar outra receita, mas que bom que consegui voltar antes, mas ainda não consegui visitar e comentar os blogs, me desculpem de novo. Desta vez haviam algumas bananas aqui em casa que estavam bem maduras e minha mãe me pediu para dar um fim nelas antes que estragassem, e nada melhor do que fazer um bolo, né? Como eu já havia feito várias receitas de bolos de banana básicos, desta vez decidi fazer um com chocolate, e encontrei esta receita aqui. Mudei algumas coisas como a quantidade de manteiga e banana, e o tipo de farinha, a receita pedia 2 bananas, mas coloquei 3 e achei que mais uma banana iria bem. Mas o que interessa é que o bolo é uma delícia, super rápido e fácil de fazer e fica super macio, cheiroso e a banana combina perfeitamente com o chocolate. E para arrematar, fiz uma cobertura básica de chocolate que derramei com muito orgulho sobre o bolo, lindo e delicioso demais…hehe. Ah, esta receita renderia ótimos cupcakes, e da próxima vez com certeza os farei.

Bolo de Banana e Chocolate

Ingredientes:

100g chocolate ao leite ou meio amargo
100g  manteiga sem sal, amolecida
175g açucar demerara
3 ovos, batidos
175g farinha de trigo
2 e 1/2 colheres(chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
25g de chocolate em pó
3 ou 4 bananas, amassadas

Cobertura:

6 colheres (sopa) de achocolatado em pó
12 colheres (sopa) de açucar
3 colheres (sopa) de margarina
1 e 1/2 xícara de leite

Preparo:

Pré aqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda de 23 cm.
Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e reserve. Bata a manteiga e o açucar até ficar claro e fofo. Adicione os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Peneire os ingredientes secos e misture com uma colher. Por fim junte as bananas amassadas e o chocolate derretido e misture delicadamente. Leve para assar por 45 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe esfriar.

Para a calda, coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio/alto até engrossar.

21 comentários em “Bolo de Banana e Chocolate

  1. Acho q foi um casamento perfeito! Bananinha e chocolate…com essa cobertura ainda…maravilhoso ficou!
    Sua mãe sabe das coisas, hein? Esperou a banana amadurecer e te entregou… ela conhece a filha prendada q tem..:D
    Um bejim e uma semana linda, tá?!

    1. @Beta Tiossi, Oi Beta, pode substituir sim pelo refinado, mas cuidado pois ele é um pouco mais doce que o açúcar demerara, então eu aconselharia a diminuir um pouquinho a quantidade, ok?
      Beijinhos

  2. Oi, Pam. Achei esta receita super diferente e deliciosa, porém minhamassa não ficou muito fofa. Alguma dica? Fiz conforme a recita, ñ mudei nada.

    1. @Juliana, Ah Ju que pena, pois a minha ficou super macia, talvez você tenha batido demais. Você colocou quantas bananas? Pois de repente suas bananas eram bem grandes, e a banana deixa o bolo ficar um pouco mais pesado e molhado. Acho que talvez seja isso.
      Beijinhos

  3. Oi, eu conheci hoje seu site, enquanto procurava algum cookie gostoso que nem o do subway. Me apaixonei pelas receitas, só de ver as fotos já da vontade de sair fazendo e comendo tudo. Você está de parabéns, me tornarei uma visitadora assídua!
    Beijos

    1. @Mariana, Ebaaa Mariana, espero que volte sempre e que teste várias receitas, mas sempre se lembra de voltar para contar os resultados, ok?
      Beijinhos

    1. @Angela, Eba Angela, que bom que você gostou, e adoro novas idéias, um pouco de canela deve ficar bom mesmo, vou testar da próxima vez.
      Beijinhos

    1. @Juliana, Oi Juliana, na verdade eu não tenho certeza se só a banana não estando madura iria afetar na maciez do bolo, vou ficar te devendo uma solução. Pois eu precisaria ter visto o jeito que você fez o bolo e os ingredientes que você usou, ok? Mas quem sabe você testa mais uma vez com bananas bem maduras e de certo, né…hehe.
      Beijinhos

  4. Oii Pamela, td bem??

    Eu fiz essa receita e postei no meu blog. Adaptei alguns ingredientes, tirei o chocolate e fiz só com banana. Mudei o açúcar tbm, fiz com o refinado. Mulher, vc não tem idéia da delícia que ficou…E o aroma então…muito bom mesmo!

    Da uma passadinha lá e confere a receita postada.

    Um beijão

    🙂

  5. Simplesmente o melhor bolo de banana que já provei e que fiz!!!! Além da calda de chocolate que fiz para colocar a parte, fiz um merengue e ficou maravilhoso!!!! obrigada pela receita!!! Beijos!!!

Deixe um comentário