Torta de Limão e Merengue

Neste último fim de semana eu e minhas melhores amigas fizemos um encontro, e normalmente sou eu quem cozinha tudo, desde o almoço até a sobremesa, mas desta vez elas disseram que iriam fazer tudo, e eu adorei e achei super fofo, adoro elas. E para a sobremesa uma delas fez uma torta de limão deliciosa e quando cheguei em casa resolvi fazer uma para o pessoal daqui, mas como não lembrava a receita corretamente, fui fazendo o que lembrava e o que não lembrava fui fazendo do meu jeito. E assim saiu essa tortinha linda, fácil, rápida e deliciosa. Você pode fazer a base tanto de bolacha como de farinha e vou passar as duas receitas para vocês escolherem. E o mais legal é que provavelmente todo mundo já tem em casa todos os ingredientes necessários para essa torta, então fica fácil para fazer à qualquer hora. Uma tortinha rápida, bonita e gostosa, não tem como resistir…hehe.

Torta de Limão e Merengue
Imprimir
Ingredientes:
  1. Base de bolacha
  2. 1 pacote (200g) de bolacha de maisena
  3. 85g de manteiga sem sal

  4. Base de farinha
  5. 250g de farinha de trigo (aprox. 2 xícaras)
  6. 175 g de manteiga em temperatura ambiente
  7. 2 colheres (sopa) de açúcar
  8. 1 pitada de sal
  9. 2 colheres (sopa) de água
  10. 1 colher (sopa) de suco de limão

  11. Recheio
  12. 1 lata de creme de leite sem soro
  13. 1 lata de leite condensado
  14. 1/2 xícara de suco de limão

  15. Merengue
  16. 3 claras em neve
  17. 6 colheres (sopa) de açúcar
  18. raspas de 1 limão
Preparo:
  1. Preaqueça o forno a 180°C.
  2. Massa de bolacha
  3. Triture a bolacha no liquidificador ou processador, aos poucos. Numa tigela, junte à farinha de bolacha com a manteiga e 1 colher de creme de leite. Usando as pontas do dedos, vá integrando a manteiga à farinha aos poucos, até que a mistura esteja úmida por completo. Forre uma forma redonda de fundo removível de 23cm. Leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.
  4. Massa de farinha
  5. Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 30 minutos. Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 20 ou 23 cm de diâmetro. Leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.
  6. Recheio
  7. Basta misturar em uma tigela o suco de limão com o leite condensado. Após misturar uns cinco minutos, inclua o creme de leite, misture e pronto. Cubra a base com esse creme e o merengue a seguir.
  8. Merengue
  9. Em uma batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal, cremor tártaro ou gotas de limão (o ácido ajuda o merengue a se estabilizar), junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme. Cubra a torta com o merengue e volte a torta ao forno preaquecido, por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue. Deixe esfriar na geladeira antes de servir.
Dicas:
  1. - Você pode usar um extrato de baunilha depois que o merengue estiver pronto e bem firme. Isso dá uma mascarada no cheirinho de ovo. Além disso utilizar ovos frescos diminui consideravelmente o odor.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

130 comentários em “Torta de Limão e Merengue

  1. Minha base de bolacha fixou muito gordurosa, acredito que por causa da manteiga, vou tentar diminuir os 100g. E o açúcar para o merengue é o fino (refinado) ou o grosso (cristal)? Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Amanda, Oi Amanda, pode sim diminuir a manteiga e para o açúcar eu uso o refinado. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Parabéns pela receita!!

    Recebi visita de ultima hora e precisava preparar algo rápido! Fiz a massa com biscoitos tipo cookie e ficou divino!

    Super rápido e fácil de fazer, já entrou pra lista das receitas que mais faço!

    [Responder]

    Pam:

    @Jessica P., Que bom Jessica, fico feliz que tenha sido um sucesso. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Pela primeira vez vou tentar fazer. Torça pra que dê certo. Eu adoro e nunca fiz!
    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @maria carli, Oi Maria, e aí como ficou? Espero que tenha dado tudo certo. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Olá!!!

    Amei esta torta e vou fazer no fim de semana.

    Uma dúvida: na etapa final que vc diz pra cobrir a torta com merengue e levar ao forno. Ao invés do forno, eu posso usar o maçarico de cozinha? o efeito será o mesmo??

    obrigada,
    Bjo

    [Responder]

    Pam:

    @tatiana, Oi Tatiana, pode sim. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Oi Pamela, gostaria de saber se a massa de bolacha depois de assada não fica muito quebradiça???
    Bjos e adoro o seu blog

    [Responder]

    Pam:

    Oi Lud, ela é uma massa mais quebradiça sim, mas ela aguenta bem, não vai quebrar não, gosto muito das bases de bolacha. Beijinhos.

    [Responder]

  6. Pam, quero fazer essa torta pro meu noivado, mas vou testar antes.

    uma pergunta idiota:
    a massa do limão tem que ir ao forno junto com a massa do biscoito, ou,
    só assa uma vez, quando coloco as claras? (nessa segunda hipótese entendo que a massa do biscoito vai ao forno, e depois volto ao forno com tudo montado…)

    e outra pergunta:
    você não teria uma receita de torta de biscoito crocante com doce de leite? to querendo muito fazer mas queria de algum blog que já conheço a qualidade! heuheue

    obrigada pela atenção

    [Responder]

    Pam:

    @karla, Oi Karla, vamos lá, primeiro vc assa a base de biscoito antes, sem o recheio e espera esfriar, depois coloca o recheio por cima e não precisa assar novamente. As claras vc coloca por cima do creme de limao, e pra dar uma dourada nas claras, vc leva a torta pra assar novamente. Se quiser outra receita de torta de limao, tem essa daqui que é super fácil http://www.pamelabrandao.com/receitas/2015/05/torta-cheesecake-de-limao/. Sobre a receita de doce de leite, eu não tenho nenhuma, mas dá uma olhada nessa que encontrei http://gshow.globo.com/receitas/pave-crocante-de-doce-de-leite-50cbb9074d38854d0900004c. E essas são as receitas que tenho com doce de leite http://www.pamelabrandao.com/receitas/?s=doce+de+leite&x=0&y=0. Beijinhos.

    [Responder]

  7. Olá, Pam, tudo bem? Estou querendo fazer essa receita (mas sem o merengue que não gosto hehehe). Então, gostaria de saber se na hora do recheio, precisa levar ao fogo ou mistura sem esquentar mesmo?! Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana Araujo, Oi Juliana, não precisa não. Já viu essa receita de Cheesecake de Limão http://www.pamelabrandao.com/receitas/2015/05/torta-cheesecake-de-limao/? Acho que você vai gostar. Beijinhos.

    [Responder]

  8. Meu filho ficou com vontade de comer essa torta o problema é que so tenho manteiga com sal , da pra tentar fazer?

    [Responder]

    Pam:

    @Liliane Pereira de Souza, Pode sim Liliane, dependendo da marca da manteiga, a base da torta vai ficar levemente salgada mas fica até gostoso…hehe. Se quiser dar uma olhadinha, tem essa receita também de torta de limão super fácil http://www.pamelabrandao.com/receitas/2015/05/torta-cheesecake-de-limao/. Beijinhos.

    [Responder]

  9. Oi Pamela ,em cima do merengue sao raspas de limão,né? E junto é uma farofa douradinha?ou é do próprio merengue?

    [Responder]

    Pam:

    @Rita, Isso Rita, são raspas de limão. E o dourado é o próprio merengue. Beijinhos.

    [Responder]

  10. Pensei que era uma nova torta de limão; há exatos 35 anos faço essa receita, que me foi ensinada por minha saudosa sogra, uma inglesa que fazia doces divinos.

    [Responder]

    Pam:

    @LIDIA, Oi Lidia, que legal saber que essa receita é tão antiga, sinal de que ela é boa. Beijinhos.

    [Responder]

  11. Oi boa tarde esse merengue não fica com cheiro de ovo?
    Fiz uma vez e ficou com cheiro de ovo ai não gostei
    Tem alguma dica pro merengue não ter cheiro de ovo?

    [Responder]

    Pam:

    @Higo Eugenio, Oi Higo, você pode usar extrato de baunilha depois que o merengue estiver pronto e bem firme. Isso dá uma mascarada no cheirinho de ovo. E também usar ovos frescos diminui consideravelmente o cheiro, além disso você também pode tirar a membrana branca que tem no ovo, é só apertar com as pontas do dedo e puxar que sai. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta