Cheesecake e Coulis de Blueberry

Esta é uma receita de cheesecake que eu já havia postado aqui, há algum tempo atrás. E eu sempre repito ela, mas toda vez que eu fasso, acabo mudando a calda. A primeira vez fiz uma calda de cereja, depois fiz com morango e agora como estou na onda dos blueberries, resolvi fazer um coulis dessa frutinha. E simplesmente ficou delicioso, acho que foi a melhor calda até agora, estou acertando em cheio as receitas com blueberries, pena que eles não são encontrados facilmente. Mas se você conseguir comprá-los, eu realmente aconselho à testar esse cheesecake, é delicioso e super fácil de fazer, e fica igualzinho àqueles cheesecakes caros que você compra naqueles restaurantes caros, sabe?…hehe. Mas se não encontrá-los, fassa do mesmo jeito e troque a calda, pela de morango ou cereja, que fica tão bom quanto.

Cheesecake com Coulis de Blueberry (Mirtilo)

Ingredientes:

Base:
140 g de bolacha maria ou digestiva
56 g de açúcar mascavo (aprox. ¼ xícara + 1 colher sopa)
84 g de manteiga sem sal derretida e fria (aprox. 1/3 xícara + 1 colher sopa)

Recheio:
500g de queijo creme (tipo philadelphia ou com a mesma percentagem de gordura)
170g de açúcar (aprox. 1 xícara)
2g de sal (aprox. 1/2 colher chá) (eu colocaria 1g)
140g de ovos (aprox. 3 ovos)
14g de gemas (aprox. 1 gema)
75g de creme de leite fresco(aprox. 1/3 xícara)(já fiz com creme de leite normal e deu certo)
3ml de essência de baunilha (aprox. 1/2 colher chá)

Coulis de Blueberry:
1 xícara de blueberry
2 colheres (sopa) de açucar
1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 160-165ºC.

Base:
Untar uma forma redonda de 23cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal (se for com base removível, forre o fundo com plástico). Triturar a bolacha com o açúcar até que fique em pó. Misturar a manteiga derretida até que esteja uma mistura homogênea. Preparar a base de bolacha, pressionar sobre o fundo da forma e refrigerar.

Recheio:
Bater o queijo com o açúcar e o sal durante uns 3 minutos. Bater os ovos e a gema e juntar em 4 vezes à mistura de queijo, batendo sempre. Juntar a baunilha com o creme de leite e bater até que esteja homogêneo. Preparar o recheio e deitar sobre a massa.Bater com a forma sobre a mesa para evitar borbulhas de ar.

Preparar um tabuleiro com água, colocar dentro o cheesecake e deixar cozer por 1 h e 15 minutos ou até que o centro esteja firme. Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente. Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante toda uma noite. Desenformar.

Coulis de Blueberry:
Leve todos os ingredientes numa panela ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Retire e bata no processador ou com um mixer até virar um purê.

Para desenformar o cheesecake:
Aquecer ligeiramente os lados e o fundo da forma (com um maçarico, por exemplo).
Forrar o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente (para que a parte de cima não fique com marcas).
Passar o cheesecake para o prato final, virando-o.

32 comentários em “Cheesecake e Coulis de Blueberry

  1. Minha querida Pam,

    Que lindo além de gostoso é claro!
    Nossa!

    Eu vou tentar fazer… não garanto sucesso como o seu… rsrsrsrsrs … sou péssima na cozinha, mas, qdo eu fizer, eu passo aqui e te aviso!

    Meu amor, beijokas e uma semaninha linda para vc!

    *(^.^)*

    [Responder]

    Pam:

    @Káthia, Oi Káthia, faz sim, pois é super fácil, parece que é complicado mas não é não. E não esquece de me avisar depois o resultado.
    Beijinhos

    [Responder]

  2. Pam do ceú, quer me matar do coração, que delicia é essa, ai menina cada vez que venho aqui me da água na boca.
    Bjks

    [Responder]

    Pam:

    @Claudia, Ai eu fico morrendo de dó quando eu coloco umas receitas suculentas e que sei que minhas amigas de dieta não irão resistir…hehe. Mas o que eu posso fazer né, comida boa a gente compartilha…hehe
    Beijinhos

    [Responder]

  3. Oi, Pam,

    Mal posso esperar par atestar essa receita, rsrs. vou ver se ela sai nos próximos dias. Dessa vez a foto ficou também muito apetitosa, com o coulis escuro dos mirtilos, rsrs.

    Beijinho e boa semana.

    [Responder]

    Pam:

    @Marly, É né, normalmente é a foto que faz a gente querer experimentar a receita. Mas se você fizer, não esquece de me contar os resultados.
    Beijinhos

    [Responder]

  4. Pam Lindo, lindo e lindo, eu já tinha adorado aquele com calda de cereja, e esse com blueberry está magnífico, estupendo querida !!!, realmente é uma pena ser uma frutinha difícil de se encontrar, mais como vc deu várias opções de calda fica mais fácil de experimentar, bjkas amiga e linda semana p/vc, ;)…

    [Responder]

  5. Pam
    Gostaria de saber qual a origem da fruta que você usou para poder testar a receita.
    Obrigada e parabéns, suas receitas são maravilhosas, já testei várias!

    [Responder]

    Pam:

    @Larissa, Oi Larissa, o Blueberry é conhecido como Mirtilo aqui no Brasil, mas a sua origem é da América do Norte, por isso é difícil encontrar e cultivá-lo por aqui, pois para isso é necessário uma região nas quais o inverno é bastante rigoroso. Era isso que você queria saber?
    Beijinhos

    [Responder]

  6. @Pam
    Isso mesmo que gostaria de saber, pois nunca tinha visto dessa fruta na minha região, mas como é necessário um local frio, não devo encontrar aqui pois onde moro é muito quente! Obrigada. Beijinhos;

    [Responder]

  7. parece uma delicia, e gostaria de saber se eu devo bater os ovos com a gema na batedeira, ou pode ser a mao ? Obrigada,

    [Responder]

    Pam:

    @Nicole, Oi Nicole, você pode bater na mão sim, mas você tem que se lembrar que sempre irá demorar e cansar mais. Pois você tem que bater com uma velocidade boa e o braço irá cansar rápido, então é sempre bom ter alguém por perto para revezar…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  8. Olá, vc é danadinha, hein? Suas receitas e dicas me deixam maluca!!! Parabéns pelo blog. Feliz Ano Novo, e continue nos atormentando com suas receitas maravilhosas.
    Uma duvida: colocar a forma num tabuleiro com água, não irá infiltrar no cheesecake?
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Sibele, Oi Sibele, obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, se você colocar o cheesecake em uma forma de fundo removível você precisa enrolar o lado de fora em um plástico resistente, senão entra água sim.
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Oi Pamela, tudo bem!!!
    Pergunta: Você já testou fazer o coulis de amora???
    Bom, assim que as amoras brotarem no meu quintal vou testar sua receita hummmmm, dá até água na boca!
    Obrigada Bjs
    Alessandra

    [Responder]

    Pam:

    @Alessandra, Oi Alessandra, já fiz coulis de amora sim, pra mim qualquer uma destas frutinhas são deliciosas…hehe. Mas que delícia ter amoras no quintal heim?
    Beijinhos

    [Responder]

    Alessandra:

    Oi Pamela…
    Meu pomar está forrado de amoras, não me canso de fazer geléias para minha família e amigos….agora vou tentar fazer o cheese cake, estou com frio na barriga, será que consigo?!
    Deseje-me sorte…

    [Responder]

    Pam:

    @Alessandra, Oi Alessandra, você não precisa de boa sorte pois você consegue sim, o importante é não ter medo, se errar é só tentar de novo que garanto que uma hora vai sair perfeito, ok?
    Beijinhos

  10. Ola adorei a receita vou experiemntar fazer-la, mais como minha forma e de fundo falso como eu faria para assala, ja que tenho que usar banho maria?

    [Responder]

    Maerson:

    @Maerson, hehe agora entendi o do plástico, obrigado 🙂

    [Responder]

  11. Pam, esse queijo tipo philadelphia pode ser cream cheese? Qual receita você gostou mais, essa ou a receita do cheesecake sem ovos?

    Estou louca para fazer no Natal,
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Malu, Oi Malu, é isso mesmo, cream cheese. Então, a receita do cheesecake sem ovos ganha disparado na praticidade, em menos de 15 minutos vc faz um, mas essa receita aqui eu diria que é mais sedosa, só que é mais demorada. Acho que no fim se resume à sua preguiça…hehe, pois as duas são maravilhosas. Beijinhos.

    [Responder]

    Malu:

    @Pam, brigadinha! Vou fazer para o Natal!

    [Responder]

Deixe uma resposta