Enrolado de Presunto e Queijo

enrolado-presunto-e-queijo

Esta é mais uma receita que descobri na revista Ana Maria, junto com o Pão de Salsicha e Requeijão, e que é tão gostoso quanto. A receita dizia pra fazer somente um rocambole comprido mas resolvi fazer vários enroladinhos de vários tamanhos e formas, e ainda troquei o recheio, e alternei entre, presunto, mussarela, azeitona, tomate e requeijão. Nossa foi uma festa, eu os servi ainda quente e acho em menos de 20 minutos ja tinha acabado tudo, e conclui que preferi os que eu fiz em formatos de pãezinhos mais redondinhos pois neles couberam mais recheio…haha. Deliciosos!

enrolado-presunto-e-queijo-2

Enrolado de Presunto e Queijo

Ingredientes:

Massa:

1 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açucar
1 xícara (chá) de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio:

100g de presunto ralado
100g de mussarela ralada
1 tomate picado
Orégano
Azeitona
Requeijão

Para pincelar:

1 gema de ovo batida com um fio de azeite
Parmesão ralado

Preparo:

Dissolva o fermento no açucar, misture o leite, os ovos, a margarina, o sal e, aos poucos a farinha de trigo peneirada. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Coloque em uma tigela, cubra e deixe dobrar de tamanho, mais ou menos 1 hora.
Trabalhe a massa novamente e divida-a em mais ou menos 15 partes (o tamanho a seu gosto) e com um rolo abra-as em um retângulo. Distribua o recheio de sua preferêcia (presunto, mussarela, requeijão, tomate e azeitona) e enrole-os como um rocambole. Coloque em uma assadeira untada com margarina e farinha. Deixe descansar novamente até dobrar de tamanho e depois pincele-os com gema e polvilhe parmesão. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.

90 comentários em “Enrolado de Presunto e Queijo

  1. Concordo com a sua afirmação!

    Sempre gostei de cozinhar. É uma atiidade de familia, parte Italiana e uma pitada de Árabe. Crescemos comendo bem e cozinhando bem. Minha avó e tias Sirias e a avó Italiana viveram para cozinhar, assim meu pai e meus irmãos também descobriram na culinária um bom motivo para uma reunião familiar ou entre amigos. Planejo ainda minha “Buca Italiana” aqui em Campinas – SP.

    Grande abraço!

    Julio Daólio

    [Responder]

  2. Essa é uma receita que vale a pena anotar no caderno de receita.
    É fácil de fazer a massa fica bem macia.
    Não tem como dar errado e pode-se variar no recheio.
    Frango com catupiry, calabresa com queijo.

    [Responder]

  3. EU FIZ FICOU UMA DELICIA E COLOCA UNS PEDAÇOS DE OVOS CUZIDOS FICA MARAVILHOSO…

    [Responder]

    Pam:

    Oi Rayene, realmente os enroladinhos são uma delícia e também, eu adorei a idéia do ovo, com certeza vou testar. Obrigado pela visitinha. Beijinhos

    [Responder]

  4. HUMMMMMM…ACABEI DE PEGAR A RECEITA COMCERTEZA E MARAVILHOSA…JÁ DEU ÀGUA NA BOCA….KKKKKKKKK
    DELÍCIA MESMO….

    BEIJINHOS…

    [Responder]

    Pam:

    @SILVANA DIOGO, Oi Silvana, a receita é deliciosa, e quando fizer a receita, não esquece de voltar para contar os resultados, ok?
    Beijinhos e bom fim de semana.

    [Responder]

  5. oieeeeeee,voltei p/dizer que realmente é uma delícia…
    todos adoraram ñ sobrou nada…

    bjsssss

    [Responder]

    Pam:

    @SILVANA DIOGO, Ebaaa, que bom que você gostou Silvana, agora se você quiser um mais gostoso ainda eu indico o pão de salsicha, esse é delicioso, não há quem não goste.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Pamela! Essa massa é simplesmente formidável!

    Estou começando a cozinhar agora, en unca tinha feito nenhum tipo de salgadinho, Acertei de primeira! A massa é muito boa mesmo! Fica bem fofinha!

    Continue postando mais receitas!

    Estou adorando sua página!

    🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Izabelle, Oi Izabelle, fico super feliz em saber que você acertou a receita em cheio, espero que você se anime ainda mais para testar outras, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Nossa,fica umma delicia!!a massa fica bem macia,fofa e bem gostosa!!obrg pela dica..mas fica bom com carne seca?
    bjoos

    [Responder]

    Pam:

    @Celma Helena, Oi Celma, deve ficar bom com carne seca sim, se você testar depois me conta como ficou, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  8. OLa Gostaria de saber como você enrolou os paezinhos
    Obrigada Raquel

    SE você tiver o passo a passo legal

    [Responder]

    Pam:

    @Raquel, Oi Raquel, é simples, e na verdade você pode fazer do jeito que quiser. Mas o que eu faço é ou eu corto em retângulos, coloco o recheio e enrolo, ou você pode cortar em triângulos e enrolar como um croissant. Mas isso não importa muito, faça do jeito que você conseguir, que vai dar certo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Ola Pamela, estava pesquisando essa receita e não tenho duvidas que a sua é a melhor, vou receber convidados aqui em casa e pretendo servir essa tbem para eles ok, vou fazer e ver a reações deles, volto para contar qual foi a nota, gosto de cozinhar e quando pego faço acontecer, valeu sucesso para vc no seu Blog

    Marcos

    [Responder]

    Pam:

    @Marcão, Oi Marcos, lhe garanto que vai ser um sucesso, ah se você quiser uma receita ainda mais gostosa eu lhe indico o pão de salsicha e requeijão, esse sim é sucesso garantido. Mas não se esqueça de voltar para me contar como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Oi Pamela, adorei a receita..perfeita!deu certo, e aqui em casa ficou aprovadissima. Parabens

    Angela – Ibaiti – Parana

    [Responder]

    Pam:

    @Angela, Oi Angela, que ótimo, fico super feliz em saber que tudo deu certo e que o pessoal gostou.
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Olá, boa tarde! acabei de pegar essa receita que hummmmm parece ser uma delícia, vou fazer agorinha mesmo, depois volto para contar. Abraços a todos

    [Responder]

    Pam:

    @Lane, Oi Lane, a receita deliciosa, vou ficar esperando pra saber como ficou, heim?
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Oi, tudo bem? fiz a receita, ficou deliciosaaaaa mesmo, meu esposo comeu tudinho….rsrs
    Parabéns pelo blog, muito bom e informativo, ficarei sempre passeando por aqui para ver sa novidades e as demais receitas. Um grande abraço para vc.
    Boa noite a todos tb!
    Muita paz para nós.

    [Responder]

    Pam:

    @Lane, Eba Lane, que legal que seu marido gostou. Ah uma dica, se você quiser, tem como receber as atualizações do blog no seu e-mail, é só se cadastrar na coluna do lado esquerdo, ok?
    Beijinhos e obrigado pelo carinho.

    [Responder]

  13. Estou por aqui novamente para deixar meu comentário sobre esses maravilhosos pãeszinhos.Ficaram muito bons, só encontro dificuldades para colocar mais recheios, pois eles crus ficam pequenos, mas depois crescem e sempre é bom estarem bem recheados.Mas são divinos.
    Estou numa semana de experiencias novas da deliciosa arte de cozinhar.E como seu blog tem receitas que realmente apetecem, tenho partido para essa alquimia culinária.E é claro minha familia participa e opina.Já brincam e falam…RECEITA PERFEITA?!Bjkas

    [Responder]

    Pam:

    @Ilkinha Yamashita, Haha, fico feliz em saber que sua família também aprecia as receitas daqui. Bom sobre o enroladinho a dica é deixar a massa mais fina, pra não crescer tanto e o recheio ficar na medida certa.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. puts!!!!!!!!!!! fiz esse enrolado ………….embora não tenha ficado bonito pois fiz muito na correria não deu pra caprichar no acabamento ………fez mó susesso pois ficou uma delicia a massa é otima num fica nem seca nem grudada nem fica forte de fermento …. maaaaaravilhosa …. a primeira vez que eu faço uma receita de salgado vou fazer pro niver de meus filhos ………….

    [Responder]

    Pam:

    @lisa, Oi Lisa, que bom que todos gostaram, eu adoro esta receita, e você me deixou com vontade…hehe. Acho que está na hora de eu refazer estes enroladinhos.
    Beijinhos

    [Responder]

  15. adorei;mas no lugar da margarina usei oléo ficou uma delicia.

    [Responder]

    Pam:

    @kelly cristina de oliveira, Oi Kelly, obrigado pela dica, nunca tinha testado com óleo, vou testar da próxima vez.
    Beijinhos

    [Responder]

  16. parabéns, eu simplismente adorei, e o pessoa lá em ksa nem se fala… ja tinha feito mito emrroladinho mas nunca desse jeito pois sempre batia os ingredientes no liquidificador exceto a farinha, mas essa ficou perfeito… adoreii!!!
    bjs fik com Deus.

    [Responder]

    Pam:

    @Gleiciane, Ebaaa Gleiciane, fico feliz que todos tenham gostado, eu adoooro. Parabéns e muito obrigado pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  17. Pamela parabéns pelas receitas!sou daquelas que como com os olhos e suas fotos me chamaram a atenção.Sou sua fã rsrsrs,adoro “mecher” com comida.
    Coloquei seu blog no meu FAVORITOS.
    Um abraço e tudo de bom pra você.

    [Responder]

    Pam:

    @nildinha, Oi Nildinha, muito obrigado pelo carinho, você é uma fofa. Espero que teste várias receitas e que sempre volte para contar como ficaram.
    Beijinhos

    [Responder]

  18. OLÁ!MORO NO JAPÃO É GOSTARIA MUITO DE FAZER ESSA RECEITA,SÓ QUE NÃO ENCONTREI FERMENTO EM TABLETE AQUI,APENAS FEREMENTO BIOLOGICO SECO,MAIS ESTOU EM DÚVIDA NA QUANTIDADE EM GRAMAS,PODERIA ME ORIENTAR QUANTAS GRAMAS DEVO USAR NO LUGAR DO TABLETE,POIS QUERO MUITO FAZER ESSA RECEITA,ADORO SEU BLOG,É MUITO CAPRICHADO E TEM RECEITAS FACÉIS E DELICIOSAS,JÁ ESTA NOS MEUS FAVORITOS.FIQUE COM DEUS E AGRADEÇO DE CORAÇÃO SE PUDER ME AJUDAR.

    [Responder]

    Pam:

    @AKEMI, Oi Akemi, eu nunca substituí, mas procurando na internet eles dão a dica de substituir 1 tablete de fermento biológico por 5gr de fermento seco, que acredito ser 1/2 colher de sopa, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  19. Adorei a receita, mas qual a dica pro recheio nao sair de dentro do paozinho?

    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Cinthia, Oi Cinthia, você tem duas opções, ou você coloca pouco recheio ou tente fechar as extremidades do pão para o recheio não sair, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  20. Olá Pam,
    descobri seu blog e vi este enroladinho, q delícia, me deu água na boca e fui a obra, ficou ótima, massa muito fofinha, só q não sei como enrolar corretamente, pois vazou todo queijo e ficou só presunto, me dá uma dica.
    bjos!

    [Responder]

    Pam:

    @adriana, Oi Adriana, que bom, fiquei super feliz que você tenha gostado. Então, com o enroladinho é difícil mesmo manter o queijo dentro, a única coisa que você pode fazer é usar um queijo que não derreta tanto ou senão tem que fechar as pontinhas mesmo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  21. Qual o rendimento da receita?

    [Responder]

    Pam:

    @JANAINA, Eita Janaina, agora você me pegou, pois fiz esta receita a muito tempo, mas vou chutar e dizer que devem render entre uns 20 a 30 enroladinhos de tamanho médio, é um chute heim, rsrsrs.
    Beijinhos

    [Responder]

  22. Olá querida PAM,GOSTARIA DE SABER SE ESSE REQUEIJÃO É DO TIPO CATUPIRY OU DO REQUEIJÃO DE COPO O NORMAL;PRETENDO FAZER ESSA SEMANA PARA O ANIVERSÁRIO DE MINHA NETINHA E EU POSSO CONGELAR APÓS ASSADO? BJ AGUARDO RESPOSTA

    [Responder]

    Pam:

    @sandra, Oi Sandra, eu usei o requeijão normal, mas com o catupiry fica ótimo também. E você pode sim congelar depois de assar. Beijinhos.

    [Responder]

  23. pam e otimo isso parabens eu fiz com a minha mãe nossa e muito bom parabens mesmo

    [Responder]

    Pam:

    @pamela, Oie, fico feliz que tenha gostado, obrigada por vir me contar. Espero que teste muitas outras receitas. Beijinhos.

    [Responder]

  24. Oi boa noite, como vc congela .Em algumas receita manda pré assar,mas quanto tempo leva para pré assar ? E depois de descongelado leva mas quanto tempo no forno ? Se puder me ajudar agradeço. Um abraço.

    [Responder]

    Pam:

    @cristiane, Oi Cistiane, eu congelo em saquinhos de congelar. Eu asso só até dar uma douradinha bem leve, espero esfriar e congelo. E depois só asso até esquentar e derreter o queijo, não tem um tempo expecífico, é só ficar de olho. Beijinhos.

    [Responder]

  25. Gostei muito dessa receita, vou fazer muito simples e deliciosa espero que de certo, volto para contar o resultado. Obrigado bjos!

    [Responder]

    Pam:

    @Reginlado, Vai dar certo sim Reginaldo é só ir sem medo de errar. Beijinhos.

    [Responder]

  26. Fiz com um pouco de receio, mas a massa ficou divina!!! Amei a receita e inclusive fiz tb pão feito em casa dessa mesma massa..Tudo ótimo!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Patricia, Eba Patricia, fico muito feliz em saber que deu tudo certo. Beijinhos.

    [Responder]

  27. Amei!!! Fiz no final de semana e tive que repetir a receita no dia seguinte pq foi um sucesso! Obrigada pela dica! Parabéns!

    [Responder]

    Pam:

    @Simone, Ebaaa Simone, fico feliz em saber, obrigada. Beijinhos.

    [Responder]

  28. Pâmela, adorei a receita, buscava algo simples, mas com qualidade, baixo custo e o principal, com sabor, está aprovadíssimo por meu marido e principalmente as crianças!! Há, usei como recheio calabresa,com queijo e orégano, ficou demais. Agora, que eu te encontrei vou testa outras receitas,e estou ansiosa por isso.Parabéns pela simplicidade e por dividir seu conhecimento conosco, é muito bom a gente conhecer pessoas que acrescentem na nossa vida, beijos e muito obrigada, até breve!!!!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @MARLENE, Oi Marlene, fico muito feliz que todos tenham gostado e agradeço muito o seu carinho. Beijinhos.

    [Responder]

  29. Amiga,

    ficou muito bom mas o queijo saiu todinho, mesmo eu fechando ele acaba saindo, onde estou errando????

    Obrigadinha, amei a idéia do ovo.

    [Responder]

    Pam:

    @Daniela Lyrio, Oi Dani, o queijo sai mesmo, pra não sair você tem que colocar uma quantidade menor de queijo, ou usar um queijo que não derreta tanto quanto o mozzarella. Beijinhos.

    [Responder]

  30. Muito bm otimo nescessaria sua receita muito obg gostaria de saber se posso fazer Esfira com essa massa muito obg bjs deu super certo

    [Responder]

    Pam:

    Oi giovana, pode sim, mas no meu site tem a receita de esfiha, deliciosa, dá uma olhada no índice de receitas. Beijinhos.

    [Responder]

  31. Oi Pamela,
    Tudo bem?
    Adorei esta receita…
    Podes me informar se podem ser congelados e como devo proceder?

    Marília

    [Responder]

    Pam:

    @Marilia, Oi Marília, pode congelar sim. Eu congelo eles assados, normalmente eu não asso por completo, tiro alguns minutinhos antes. Daí depois congelo e depois termino de assar. Coloque-os bem embalados no congelador. Beijinhos.

    [Responder]

  32. Oi Pamela,

    Fiz aqui, redondinhos como você sugeriu. Ficaram ótimos!!!! Substitui o tablete de fermento por um saquinho de fermento biológico em pó e a margarina por manteiga. Obrigada!

    Obrigada!

    [Responder]

    Pam:

    @Angelina, Obaa Angelina, que bom que gostou, e obrigado pelas dicas das substituições. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta