Bolo Suflê-Pudim de Limão

Bom pessoal antes de começar à postar algumas receitas lights preciso postar todas que estão aguardando na fila, pois tenho várias receitas guardadas. E dessa vez trago uma receita super diferente que encontrei aqui, nunca tinha comido algo parecido, esta receita é metade de um bolo suflê esponja e metade de um gostoso pudim, deu para entender? hehe…é como se fossem duas receitas em uma. Ele é pra ser comido quente, morno ou em temperatura ambiente e eu adorei, além de ter uma consistência deliciosa o sabor também é delicioso. Indico à todos e se puderem fazer com limões sicilianos eu aconselho pois o sabor fica mais suave.

Bolo Suflê-Pudim de Limão

Ingredientes:

1 xícara (200g) de açucar granulado, dividido
3 colheres(sopa) (40g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
3 ovos grandes, separados
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) (4gr) de raspas de limão
1/3 xícara (50g) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1/3 xícara (80ml) de suco de limão
1 xícara (240ml) de leite
1/8 colher (chá) de cremor tártaro

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 170°C. Unte com manteiga 6 forminhas de 240ml ou uma grande de 23 cm. Separa 2 colheres (sopa) (28g) de açucar para usar nas claras em neve.

Coloque o restante do açucar numa tigela, adicione as raspas de limão e com as costas de uma colher esfregue o açucar nas raspas, criando uma fragrância e um açucar levemente amarelado.

Na tigela da batedeira, bata o açucar com a manteiga até ficar claro e cremoso. Adicione as gemas, uma a uma, e bata até incorporar. Adicione a essência de baunilha. Junte a farinha e o sal peneirados e bata até ficar bem misturado. Em velocidade baixa, adicione lentamente o suco de limão e o leite. Reserve enquanto você bata as claras em neve.

Numa tigela limpa, bata as claras em neve. Adicione o cremor tártaro e continue batendo até formar picos suaves. Gradualmente adicione as 2 colheres (sopa) de açucar restantes e bata até que forme picos firmes.
Gentilmente, misture as claras em neve na massa, com uma colher até incorporar. Coloque a massa nas forminhas. Coloque as forminhas em uma forma maior, e encha a forma com água quente até metade das laterais das forminhas (banho-maria). Leve para assar por 40 a 45 minutos ou até que o bolo fique levemente dourado e até que o teste do palito saia limpo (cuidado para não enfiar o palito no pudim de limão na parte de baixo da forma).

Esta sobremesa pode ser servida morna ou em temperatura ambiente. Se quiser salpique açucar de confeiteiro em cima e como com um pouco de chatilly ou frutas frescas(opcional).

18 comentários em “Bolo Suflê-Pudim de Limão

  1. Pam, que espetáculo minha amiga, perfeito, adoro limão, tá lindo bjkas e parabéns, conte comigo que vou vir aqui dar uma olhadinha nas comidinhas light e acrescentá-las ao meu cardápio,;)…

  2. Parabens, por seu trabalho;
    bonito de ver e melhor ainda na hora de comer.
    Voce pode me explicar como fazer o creme tártaro?
    Antecipadamente, obrigada.

    1. @Marcia Lopes, Oi Marcia, o cremor tártaro é um pó branco que você encontra em casa de confeitaria, ou até em alguns supermercados, se não encontrá-lo você poderá substituir por fermento em pó, mas nunca ficará do mesmo jeito.
      Beijinhos

    1. @Neyara, Oi Neyara, ele é servido na forma mesmo, pois na parte de baixo ele fica tipo um pudim,então não dá para desenformar.
      Beijinhos

  3. Oi, Pam! Obrigada por responder. Fiz o bolo-suflê e adorei: a receita é uma delícia, tanto de fazer quanto de comer 🙂 O mais difícil é fazer as raspas do bendito limão siciliano! Beijinho

    1. @Neyara, Oi Neyara, fico feliz em saber que você fez e gostou da receita, eu adoro, mas estou precisando repeti-la logo logo…:)
      beijinhos

Deixe um comentário