Bolo de Tâmaras (s/ glúten/lact/açúcar)

Oi pessoal, hoje a receita que trago é a de um bolo super gostoso, fofinho e saudável. Nada melhor do que comer um bolinho sabendo que ele não está cheio de gordura e açúcar né? Essa é uma ótima opção pra quem não quer deixar de comer bolo mas quer comer mais saudável. Nesse bolo o único açúcar vem das tâmaras e da maçã, então o doce é bem leve, mas se você quiser adicionar mel ou açúcar na massa, sinta-se à vontade. Você pode também salpicar um pouco de açúcar e canela por cima do bolo depois de assar. Mas o melhor mesmo é educar seu paladar para coisas menos doces, seu corpo irá agradecer.

E se você quiser, você pode fazer esse bolo para crianças e bebês, é totalmente recomendado e saudável. Fiz essa receita usando água para a bebê de 8 meses de uma amiga e ela adorou, não parava de comer! Sucesso garantido com os pequenos!




Bolo de Tâmara Sem Glúten, Lactose e Açúcar
Print
Ingredients
  1. 2/3 xícara de leite desnatado, água ou leite vegetal
  2. 2/3 xícaras de tâmaras secas picadas
  3. 1/4 colher (chá) de sal, opcional
  4. 3/4 xícara de maçã picada com casca
  5. 1 colher (chá) de essência de baunilha, opcional
  6. 3 ovos
  7. 2 colheres (sopa) de linhaça moída
  8. 2 colheres (sopa) de óleo
  9. 1 colher (chá) de canela em pó
  10. 1 e 1/2 xícaras de aveia em flocos
  11. 1 colher (chá) de fermento em pó
  12. 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180C. Unte e enfarinhe um forma de 20x20 cm.
  2. Em uma panela pequena misture o leite, as tâmaras e o sal. Deixe ferver por uns 5 minutos para amolecer as tâmaras. Despeje a mistura num processador de alimentos (ou liquidificador) e bata. Adicione a maçã e bata novamente até que não haja mais pedaços de maçã. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até ficar homogêneo.
  3. Despeje a massa na forma e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.
Notes
  1. - Se você preferir um bolo mais doce, você pode acrescentar açúcar ou mel na massa, ou depois de assar, salpique açúcar com canela por cima do bolo ou regue-o com mel.
  2. - Você pode também fazer a versão sem lactose e usar um leite vegetal no lugar do leite de vaca.
  3. - Essa é uma ótima receita pra você fazer para crianças e bebês, eles adoram.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

14 comentários em “Bolo de Tâmaras (s/ glúten/lact/açúcar)

  1. Oi Pam! Acha que posso trocar o leite desnatado por água ou algum leite “vegetal”? Minha filha é alérgica e ainda não consome açúcar… A receita parece perfeita para ela… menos com o leite, claro…

  2. Pam, meu bolo demorou muito, mais muito mesmo para assar! Usei todos os ingredientes na medida certa, a massa ficou homogênea..mas mesmo assim ele não ficou focinho, ele ficou meio cremoso, aí coloquei para assar novamente…quase 2h e meia de forno, nesse tira e põe, aiii me ajuda! O gosto é delicioso, mas não to conseguindo esse fotinho que vc falou!

    1. @Brunna Pezzutti, Oi Brunna, vc colocou numa forma grande ou pequena? Se a forma for pequena e tiver muita massa, daí demora mais para assar. Não sei se talvez seja os ingredientes que vc esteja usando ou o tipo de tâmara que está alterando a consistência. Tente não bater demais a massa também. Não desista, uma hora vc acerta. Beijinhos.

  3. Obrigada por sua receita . Estava querendo realmente onde pudesse usar tâmaras , comprei o que dizem ser tâmaras frescas , acho que é a mesma , embora se j a esta bem mais mole e adocicada . Como vc disse q pode subistituir aaveia por farinha de coco , esperimentarei Opst enho uma forma de silicone de 18 cm , será que fará diferença ? Agradeço e aguardo resposta.

    1. @Bertila Ines Argento Velasco, Oi Bertila, você quer saber se dará certo o tamanho da forma? Dá certo sim, você só talvez precise assar por mais tempo. Beijinhos.

Deixe um comentário