Cupcake de Chocolate e Abacate

cupcake de abacate 3

Quem me segue no Facebook já viu a foto desses cupcakes por lá e hoje trago a receita pra vocês. Vocês devem estar se perguntando se um cupcake de abacate fica realmente gostoso e eu posso afirmar pra vocês que fica delicioso! O abacate serve como um substituto para as gorduras como a manteiga, gordura hidrogenada e também para os ovos. Assim você usa algo mais natural, que só traz benefícios e deixa seu cupcake mais saudável. Se quiser melhorar ainda mais, você pode trocar o açúcar por stevia ou mel. A cobertura também leva abacate, dá pra acreditar? O resultado é um cupcake super macio e molhadinho, e doce na medida certa. Ah, e se você preferir você pode fazer um bolo ao invés de cupcakes.

Cupcake de Chocolate e Abacate
Imprimir
Ingredientes:
  1. 3 xícara de farinha de trigo
  2. 6 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar
  3. 2 colheres (chá) de fermento em pó
  4. 2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  5. 1/2 colher (chá) de sal
  6. 1/4 xícara de óleo vegetal
  7. 1 avocado maduro bem amassado (190g ou 2/3 xícara de abacate)
  8. 2 xícaras de água
  9. 2 colheres (sopa) de vinagre branco
  10. 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  11. 2 xícaras de açúcar

  12. Cobertura
  13. 2 avocados grandes maduros (380g ou 4/3 xícara de abacate)
  14. 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  15. 4 colheres (sopa) de cacau em pó
Preparo:
  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Arranje na forma de cupcakes 24 forminhas de papel (ou se preferir unte e enfarinhe uma forma de bolo de furo central).
  2. Em uma tigela, misture o óleo vegetal, abacate, água, vinagre e baunilha. Bata até misturar bem. Acrescente o açúcar e misture. Misture a farinha, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal. Bata com um fouet ou à mão até ficar homogêneo. Despeje a massa nas forminhas de cupacke (ou na forma de bolo). Asse por 20 a 25 minutos (40 a 45 para o bolo) ou até que um palito inserido sai limpo. Deixe os cupcakes esfriarem numa grelha por 15 a 20 minutos. Retire da forma e deixe esfriar completamente na grelha antes de colocar a cobertura.
  3. Cobertura
  4. Coloque o abacate em um processador ou liquidificador. Bata até ficar homogêneo, cerca de 2 minutos, parando para raspar abacate da lateral com uma espátula, se necessário. Adicione o açúcar de confeiteiro e o cacau. Bata por mais um minuto ou até ficar bem cremoso, parando de vez em quando para raspar da lateral, se necessário. Cubra os cupcakes com a ajuda de uma colher ou saco de confeitar.
Adaptado de Crafty Cooking Mama
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

2 comentários em “Cupcake de Chocolate e Abacate

  1. Ei Pam, achei sua pagina quando procurava por receitas de cupcakes 🙂 vi que mora no Canadá. ..eu também 🙂 em qual provincia você vive? Moro em BC.
    Xoxo

    [Responder]

    Pam:

    @Gislane, Oi Gislane, bem-vindaaa!! Que legal, eu moro em Montreal, mas já visitei BC e é lindoooo aí, ainda vou voltar um dia com meu marido que nunca foi. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta