Fraisier – Bolo Francês de Morango

fraisier bolo frances de morango

Oiii pessoal, demorei mas já voltei!! Como vocês estão? Preparados para uma nova receita maravilhosa e deliciosa? Essa receita fiz para o Natal e foi sucesso absoluto, para mim foi uma das receitas mais deliciosa e linda que já fiz. Fica uma sobremesa leve, nada doce e enjoativa. Parece ser complicado, mas na verdade é simples e só precisa fazer cada etapa sem pressa e com atenção. Mas vale muita a pena, pois no fim você tem um bolo lindoooo e delicioso, com certeza arrancará elogios de qualquer um.

fraisier bolo frances de morango 2

A receita peguei aqui e não tive problemas nenhum na execução. Admito que é um pouco trabalhoso, mas vale muito a pena, sempre faço o bolo e o máximo que puder na noite anterior e só monto o bolo no dia que for servir. Garanto que pra quem não tem medo de um trabalhinho a mais, essa receita é demais!!!

Fraisier - Bolo Francês de Morango
Print
Ingredients
  1. Bolo Chiffon (para a base)
  2. 1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (155 g) (Para uma receita sem glúten - Use a mesma quantidade de farinha sem glúten + 1/2 colher de chá de goma xantana)
  3. 1 colher de chá de fermento em pó (4 g)
  4. 3/4 xícaras de açúcar (170g)
  5. 1/2 colher de chá de sal (1.5g)
  6. 1/4 xícara de óleo vegetal (60ml)
  7. 3 gemas grandes
  8. 1/3 xícara + 1 colher de água (95ml)
  9. 1 colher de chá de extrato/essência de baunilha (5 ml)
  10. 3/4 colher de chá raspas de limão (3g)
  11. 5 claras de ovos grandes
  12. 1/4 colher de chá de creme de tártaro (1g)

  13. Recheio de Creme de Confeiteiro
  14. 1 xícara de leite (250ml)
  15. 1/2 colher de chá de extrato/essência de baunilha (2.5ml)
  16. 1/8 colher de chá sal (0.25g)
  17. 2 colheres de sopa de amido de milho (10g)
  18. 1/4 xícara de açúcar (55g)
  19. 1 ovo grande
  20. 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (30g)
  21. 3/4 colher de chá de gelatina em pó (4g)
  22. 1/2 colher de água (7,5ml)
  23. 1 xícara de creme de leite fresco (250 ml)

  24. Xarope
  25. 1/3 xícara de açúcar (75g)
  26. 1/3 xícara de água (80ml)

  27. Gelée de Morango
  28. 150g de purê de morango, coado (eu cozinhei 300g de morangos com 30g de açúcar até ficar macio, bati no liquidificador, coei e medi 150 g)
  29. 10g de gelatina em pó
  30. 20ml de água
Instructions
  1. Polvilhe a gelatina sobre a água em uma pequena tigela e deixe repousar até virar uma esponja.
  2. Bolo
  3. Pré-aqueça o forno a 160° C. Forre o fundo de uma forma alta de 20 cm de fundo removível com papel manteiga. Não unte a lateral da forma.
  4. Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento. Misture o açúcar (exceto 3 colheres de sopa de açúcar, que você deve reservar) e o sal. Em uma tigela pequena misture o óleo, as gemas, a água, a baunilha e as raspas de limão. Bata bem. Combine com os ingredientes secos e misture bem por cerca de um minuto, ou até misturar bem. Coloque as claras em uma batedeira e bata em velocidade média até formar uma espuma. Adicione o creme de tártaro e bata em velocidade média até fique com picos moles. Lentamente adicione as 3 colheres do açúcar e bata em velocidade média-alta até que os forme picos firmes e brilhantes. Com uma colher, junte lentamente e delicadamente as claras em neve com a massa, não bata demais, só até misturar. Despeje a massa na forma preparada. Asse por 45-55 minutos ou até que um palito espetado no centro saia limpo. Retire o bolo do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Para desenformar, passe uma faca pela lateral para soltar o bolo da panela, com a ajuda o fundo removível, retire o bolo da forma. Inverta o bolo e retire o papel manteiga. Leve à geladeira por até quatro dias.
  5. Creme de Confeiteiro
  6. Despeje o leite, a baunilha e o sal em uma panela. Coloque em fogo médio-alto e deixe esquentar até quase ferver. Mexa ocasionalmente.
  7. Enquanto isso, em uma batedeira, adicione o amido de milho e açúcar. Misture até combinar. Adicione os ovos com o açúcar e amido de milho e misture até ficar homogêneo. Quando o leite estiver pronto, despeje-o lentamente na mistura de ovos na batedeira, com ela ligada. Despeje a mistura de volta na panela quente e continue a cozinhar em fogo médio até que o creme engrosse, e cubra as costas de uma colher. Retire do fogo e passe por uma peneira fina. Deixe esfriar por 10 minutos mexendo ocasionalmente. Corte a manteiga em quatro pedaços e misture no creme de pastelaria, um de cada vez, até ficar homogêneo. Cubra o creme com filme plástico, pressionando a película de plástico sobre o topo do creme para evitar a formação de uma pele. Leve à geladeira por até cinco dias.
  8. Em um pequeno prato, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe descansar por alguns minutos para amolecer. Coloque 55 mm de água em uma panela pequena e leve para ferver em fogo médio. Meça 1/4 xícara (60 ml) do creme de pasteleiro refrigerado em uma pequena tigela de aço inoxidável para fazer banho-maria na panela, sem tocar na água. Aqueça o creme até 50° C. Adicione a gelatina e misture até ficar homogêneo. Retire do banho-maria e misture no creme de confeiteiro restante. Em uma batedeira, bata o creme de leite até que ele fique com picos médios-duros. Junte imediatamente o creme de confeiteiro.
  9. Xarope
  10. Misture a água e o açúcar em uma panela média. Leve a mistura ao fogo até ferver e o açúcar dissolver. Retire a calda do fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira xarope para um recipiente fechado. Ele pode ser armazenado até um mês na geladeira.
  11. Gelée de Morango
  12. Aqueça o purê. Adicione a gelatina em esponja no purê quente e mexa até dissolver.
  13. Montagem
  14. - Forre os lados de uma forma alta de 20 cm de fundo removível com filme plástico. Não forre o fundo da forma.
  15. - Corte o bolo ao meio na horizontal para formar duas camadas.
  16. - Coloque uma camada de bolo no fundo da forma. Umedeça a camada uniformemente com o xarope. Quando o bolo terá absorvido xarope suficiente quando se parecer com uma esponja mole.
  17. - Fatia morangos ao meio, o suficiente para dar a volta em toda a lateral da forma. Coloque o lado cortado do morango virado para a lateral da forma,.
  18. - Espalhe uma camada fina de creme no topo do bolo e entre os morangos, só para segurar os morangos.
  19. - Corte em quartos os morangos restantes e espalhe-os pelo bolo. Reserve 1 colher de sopa do creme de pasteleiro e cubra os morangos com todo o restante.
  20. - Coloque a segunda camada de bolo por cima e umedeça com a calda.
  21. - Espalhar a 1 colher restante de creme no topo do bolo.
  22. - Despeje o gelée de morango frio na parte superior do bolo em uma camada uniforme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  23. - Para servir, solte as laterais da forma e retire a película de plástico.
  24. - Sirva imediatamente ou guarde na geladeira por até 3 dias.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

10 comentários em “Fraisier – Bolo Francês de Morango

    1. Oi Juli, dependendo da receita não tem como substituir. A única opção é usar aquele creme vegetal do famoso “bate chantilly” sabe? Mas o gosto fica um pouco diferente. Beijinhos.

  1. Olá Pam, fico contente com seu retorno. Ainda mais com delícias, como este bolo. No momento me recuperando de cirurgia, vou repousar aprgendendo novas receitas de bom gosto aqui. Grata.

    1. Poxa Dóris, espero que esteja tudo bem com a sua recuperação. Repouse bastante pra depois correr pra cozinha e preparar um monte de delícias. Beijinhos e melhoras.

  2. Oi Pam!
    Parece deliciosa, vou fazer rsss
    Só tem um problema, sou Vegetariana e gostaria de saber se dá pra substituir a gelatina por agar-agar?
    Beijo

  3. Oi Pamela,

    Não resisti e fiz essa verdadeira obra de arte.
    ficou simplesmente divina. todos em casa adoraram.
    a massa da base é super leve e com o toque de limão alivia a docura do morango. parabens!!!

    1. Ebaaaa, não acreditooo, fiquei super feliz em saber que você testou. Por que as vezes fico com medo que o pessoal ache muito difícil e não teste. Que bom que você testou e descobriu o quão deliciosa é essa receita. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.

Deixe um comentário