Bolo de Chocolate de Quinoa Sem Glúten

bolo chocolate quinoa sem gluten lactose

Oi pessoal, finalmente trago a receita do super bolo de chocolate que fiz no aniversário da minha irmã. Quando estava escolhendo a receita do bolo que eu ia fazer, eu sabia que iria fazer um bolo naked e sem glúten pois é a receita que vocês mais me pedem. Mas resolvi também fazer sem lactose pois temos uma amiga que é intolerante.

bolo chocolate quinoa sem gluten lactose 2

Encontrei a receita aqui e fiz as alterações necessárias para deixar sem lactose, a dica pra quem também quer fazer isso é sempre ler as embalagens. Nossa amiga e seu namorado disseram que esse foi um dos bolos mais gostosos que já comeram. Fica um bolo bem denso de chocolate e bem saboroso, nada doce e enjoativo. É um bolo super fácil e rápido de fazer, além de ser mega lindo, cacaumas tenha certeza de ler toda a receita antes, para não ter nenhum surpresa.

Bolo de Chocolate de Quinoa sem Glúten/Lactose (Naked Cake)
Imprimir
Ingredientes:

  1. Bolo
  2. 2 xícaras (chá) de quinoa cozida*
  3. 1/3 xícara (chá) de leite de amêndoa sem açúcar (ou leite preferido)
  4. 4 ovos inteiros
  5. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  6. 1/2 xícara (chá) de manteiga sem lactose, derretida (ou manteiga normal)
  7. 1/4 xícara (chá) de óleo de coco derretido
  8. 1 xícara (chá) de açúcar de cana orgânico (ou normal)
  9. 1 xícara (chá) de cacau em pó sem açúcar
  10. 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  11. 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  12. 1/2 colher (chá) de sal

  13. *cerca de 3/4 xícara de quinoa seca vai render 2 xícaras de quinoa cozida. Deixe de molho durante a noite, lave e depois cozinhe-a em 1-1/2 xícaras de água. Deixe a água ferver e depois acrescente a quinoa, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Cubra e cozinhe por 10-12 minutos até a quinoa ficar macia.

  14. Cobertura e Recheio
  15. 400ml de leite de coco, refrigerado durante a noite (use uma marca com alto teor de gordura, muito importante)
  16. 280g de chocolate meio-amargo picado (para fazer sem lactose, use o chocolate amargo)
  17. Frutas como morango, mirtilo, framboesa, amora para decorar
Preparo:
  1. Bolo
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre e unte duas formas redondas de 22cm com papel manteiga.
  3. Em um processador de alimentos ou liquidificador, misture os ovos, o leite de amêndoa e a baunilha, em seguida, misture por dez segundos para combinar. Adicione a quinoa cozida e fria, juntamente com a manteiga derretida e fria e o óleo de coco em seguida, misture até ficar completamente cremoso, cerca de 30 segundos a 1 minuto. Peneire os ingredientes secos em uma tigela grande. Adicione os ingredientes molhados na tigela e misture bem até incorporar tudo. Divida a massa entre as duas formas e leve ao forno por 30 minutos ou até ao inserir um palito no bolo ele saia limpo. Retire os bolos do forno e deixe esfriar.
  4. Recheio
  5. Antes de fazer o recheio, é necessário refrigerar o leite de coco durante a noite (na parte mais fria da sua geladeira) para que o creme se separe. Lembre-se de usar um leite de coco com bastante gordura ou o recheio não dará certo.
  6. Derreta o chocolate em uma panela em fogo baixo a médio. Pegue o leite de coco da geladeira, mas não agite a lata ou vire-a de cabeça para baixo antes de abrir. Abra a lata e retire as partes sólidas com uma colher, colocando-as na panela com o chocolate. Tente tirar o máximo de creme possível. Derreta o creme de coco e chocolate juntos, então transfira para uma tigela grande que você pode usar mais tarde para bater o creme. (Se a mistura de chocolate/leite de coco derretido ainda parecer muito escura, você pode adicionar mais leite de coco para deixar mais claro e menos amargo)
  7. Deixe o recheio esfriar, cubra e leve à geladeira por várias horas, até engrossar. Quando tiver engrossado, retire da geladeira e bata em alta velocidade por 30 segundos a 1 minuto.
  8. Montagem
  9. Retire com cuidado o bolo da forma e coloque um dos bolos num suporte para bolos. Cuidado para não manusear demais os bolos, pois eles são frágeis e quebram com facilidade. Espalhe metade do recheio, coloque algumas frutas vermelhas por cima e cubra com o outro bolo. Espalhe o restante do recheio por cima e termine de decorar com as frutas. Coloque frutas pelas laterais do bolo de forma aleatória.
  10. Leve o bolo à geladeira até a hora de servir. Na hora de servir salpique um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.
Dicas:
  1. - Os leites de coco de vidrinho não irá funcionar, você precisa usar os vendidos em lata e com alto teor de gordura. Verifique as informações nutricionais na lata antes de comprar.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

15 comentários em “Bolo de Chocolate de Quinoa Sem Glúten

  1. Pam, que naked lindo!!! Parece uma delícia. Ao ler a receita e separar os ingredientes me deparei com uma dificuldade: leite de côco só em garrafinha e acho que em caixinha. Mas acredito que os de caixinha, mesmo que refrigerado não aconteça essa separação do creme e soro, assim como acontece nos cremes de lata :/

    [Responder]

    Pam:

    Oi Cláudia, será que não separa? Bom, você pode tentar o de caixinha, ou tentar encontrar outro em algum mercadinho chinês ou japonês. Tem que ser uma marca com bastante gordura, pois senão não vai dar certo. Teste o recheio antes de fazer o bolo, e se não der certo, você pode tentar usar outra receita pro recheio. Me avise se der certo. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Quero aproveitar e deixar a sugestão para cookies sem glúten e sem lactose. Estou encontrando muita dificuldade em acertar a receita.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Claudia, eu testei uma esse fim de semana, mas esqueci de usar goma. Sempre que você for fazer uma receita sem glúten, você precisa usar a goma xantana pra dar liga, se não seus cookies vão ficar molengas. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Pan, que bolo delícia, fiquei com água na boca só de olhar e louca pra fazer a receita (olha que eu nem sou fã de fazer doces)! Obrigada por trazer uma receita sem gluten e lactose!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Rafaela, de nada, fico feliz em compartilhar com vocês qualquer tipo de receita que me pedem. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Posso usar óleo (tipo o de amendoim) no lugar da margarina sem lactose?
    o óleo de coco pode ser substituido?

    [Responder]

    Pam:

    Oi Sam, você pode substituir o óleo de coco por qualquer outro óleo. Agora substituir a margarina pelo óleo acho que deixaria a massa muito oleosa. Beijinhos.

    [Responder]

  5. Fiz esse bolo e aprovei! Realmente fica bem gostoso, não é muito doce! A massa é cremosa e fica um bolo fofo! Obrigada por compartilhar!! Ficou lindo seu bolo com frutas!!

    [Responder]

    Mylla:

    @Mylla, Substituí a manteiga por óleo de coco, usei 1/2 xícara e deu certo!

    [Responder]

    Pam:

    @Mylla, Obaa, fico feliz em saber Mylla e super obrigada por voltar e compartilhar a sua experiência. Beijinhos.

    [Responder]

  6. Pam adoro suas receitas, agora então com estas sem glúten e sem lactose!! Estamos retirando estes alimentos e estou adora seus post.
    Sobre o leite de côco, será q se fizer com o caseiro daria certo também?
    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Simone, Oi Simone, esse leite de coco que eu uso pra fazer “chantilly” eu não sei se é fácil de encontrar no Brasil. Eu compro uma marca com bastante teor de gordura, e quando coloco na geladeira o creme se separa da água. A dica é testar, como eu fiz por aqui, até achar um leite que funcione. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta