Arco-íris de Gelatina

arco-íris de gelatina

Oi pessoal, tem sobremesa mais bonita do que essa? Quem acompanha o Facebook e Instagram do PamB já viram a foto dessa sobremesa por lá e finalmente aqui está a receita. Achei tão lindo que fiquei louca pra testar. Procurando pela internet encontrei uma receita no site da Joyce e por ela ter explicado direitinho como fazer, foi essa receita que usei. É uma receita simples mas requer muita paciência, pois você precisa esperar cada camada endurecer um pouco antes de colocar outra por cima. Mas acho que o resultado final vale muito a pena. Bora deixar a preguiça de lado e preparar essa lindeza?

arco-íris gelatina 3

Pra quem não mora no Brasil como eu, encontrei um problema no processo, aqui no Canada os pacotinhos de gelatina não são de 35g e sim de 85g, tentei usar a mesma proporção da receita mas ficou mole demais, não sei se a gelatina aqui é mais fraca. Então fiz algumas contas e acabei usando 50g de gelatina dissolvida em 1/2 xícara de água fervente e 1/2 xícara de água gelada. E depois acrescentei 1 colher (sopa) de leite de coco e 1 colher (sopa) de leite condensado. Se você também mora fora do Brasil, use essa quantidade que acebei de descrever e siga a explicação do preparo abaixo.

Arco-íris de Gelatina
Imprimir
Ingredientes:
  1. Pacotinhos de gelatina (35g) de sabores e cores diferentes: tutti frutti, limão, abacaxi, maracujá e morango.
  2. 1 vidrinho de leite de coco
  3. 1 lata (ou caixinha) de leite condensado
  4. Água fervente
  5. Água gelada
Preparo:
  1. Antes de tudo, é importante que a forma esteja bem untada por dentro, com um pouco de óleo (não se preocupe, não irá passar nenhum gosto para a gelatina). Usei uma forma redonda de furo no meio de 21 cm.
  2. Dissolva todo conteúdo do pacote de gelatina roxa (ou o primeiro sabor escolhido) em 150 ml de água fervente, mexendo bem até que não sobre resíduos. Acrescente 150ml de água gelada à mistura e mexa novamente. Deposite metade da gelatina já dissolvida em uma forma de pudim, com um furo no meio, untada com óleo. Leve ao freezer por 10 minutos ou até firmar o suficiente pra jogar a outra camada por cima. Adicione à metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexa até ficar homogêneo e opaco. Passados os 10 minutos (ou um pouco mais de tempo, pois essa primeira camada demora mais que as próximas para endurecer), retire a gelatina do freezer e despeje o creme opaco por cima da camada que já começou a endurecer, com muito cuidado. Distribua o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo. Leve ao freezer novamente, mas dessa vez por 15 minutos.
  3. Repita os passos anteriores com a gelatina azul, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador é de cerca de 10 minutos para as camadas transparentes e 15 minutos para as opacas. Continue repetindo todos os passos com as gelatinas seguintes: verde, amarela, laranja e vermelha. Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada, transfira a forma do freezer para geladeira. Obviamente não pode deixar direto no freezer porque congela. Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira. Caso não se solte com facilidade, passe a forma com rapidez na chama do fogão, até que as laterais se desprendam (muita agilidade nessa hora, para não derreter tudo).
Dicas:
  1. - Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas é muito cuidado na hora de despejá-las. Se cair muita gelatina de uma vez só, a força e o peso do líquido pode furar a camada semi-endurecida anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina líquida seja feita em algum utensílio com bico, como um becker, que dá bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o conteúdo na forma. Outra vantagem de usar um becker é poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina líquida pela metade. Certamente, isso também faz diferença na aparência.
  2. - É mesmo importante respeitar o tempo médio de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.
  3. - Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado, pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar a mais bonita, pois é ela que ficará exposta no topo e ditará o visual.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

10 comentários em “Arco-íris de Gelatina

  1. Wowwww
    Que linda sobremesa Pam!
    4 horas para fazer e 4 minutos para acabar! Rsrsrs
    Vou tentar!
    Mais uma vez Obrigada!
    Adorei!!!!
    Bjs no seu coração,
    Valéria

    [Responder]

    Pam:

    Hehehe bem isso Valéria, dá até dó de comer. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Olá Pam, já faço várias receitas suas, mas o cupcake ovomaltine e bolo de laranja são os mais pedidos aqui em casa…agora, nós mudamos para o Canada tbm, estou tendo dificuldades p encontrar coco ralado e leite de coco. Vc poderia tbm me dar dica de qual leite condensado usa, um q seja o mais próximo do nosso “famoso” do Brasil. Obrigada, bjos

    [Responder]

    Pam:

    Oi Monia, eu uso qualquer leite condensado dos supermercados, não são tão bons quanto o leite moça, mas funciona. As vezes vc encontra o leite moça em algumas lojinhas de produtos latinos, brasileiros ou portugueses, depende da sua cidade. Mas de outra marca, tão bom quanto o leite moça, vc não vai achar. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta