Panna Cotta de Morango e Balsâmico

panna cotta morango

Oi pessoal, receitinha nova no pedaço!! A ideia de fazer essa receita veio depois que uma amiga me falou que a sobremesa favorita dela era a Panna Cotta. Então, semana passada ela deu uma passadinha aqui em casa e como eu tinha todos os ingredientes, nós corremos pra cozinha testar essa receita que encontrei aqui. A Panna Cotta é uma receita super simples e fácil, pra quem não conhece ou nunca ouviu falar, é uma receita que leva creme de leite, leite e gelatina, é algo entre um pudim e um manjar. Mas é uma sobremesa com um sabor bem mais delicado e menos doce, então fica perfeita pra usar e abusar em caldas super gostosas. Pra calda eu usei uma nova calda que descobri e estou apaixonada, fiz uma calda de morangos com vinagre balsâmico. Eu concordo que lendo parece algo estranho, mas garanto que muita gente nem vai saber que você usou vinagre, já fiz o teste e ninguém consegue adivinhar…hehe. Podem fazer sem medo que garanto que o resultado vai ser surpreendente. É uma sobremesa leve e maravilhosa!!!

Panna Cotta com Morangos ao Vinagre Balsâmico
Imprimir
Ingredientes:
  1. Panna Cotta
  2. 3 colheres (sopa) de água
  3. 1 e 1/2 colheres (sopa) de gelatina em pó
  4. Óleo para untar
  5. 2 e 1/2 xícaras de creme de leite
  6. 1 e 1/2 xícaras de leite
  7. 5 colheres (sopa) de açúcar
  8. 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

  9. Calda
  10. 1 xícara de morangos picados
  11. 1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
  12. 1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Preparo:
  1. Panna Cotta
  2. Coloque a água em uma tigela pequena e polvilhe a gelatina por cima. Mexa e deixe amolecer por 2 a 3 minutos.
  3. Unte o interior de 8 ramekins (potinhos) com uma leve camada de óleo e reserve. Encha uma forma grande com gelo e adicione água suficiente para fazer um banho de gelo com a panela e reserve.
  4. Em uma panela pequena , misture o creme de leite, leite, açúcar e leve para ferver em fogo médio. Quando começar a ferver, retire do fogo e misture a gelatina amolecida e a baunilha.
  5. Coloque a panela na forma com água gelada e mexa até a mistura ficar morna. Esfregue um pouco da mistura nos dedos, não deve haver nenhum grão de açúcar não dissolvido ou gelatina.
  6. Derrame a mistura em forminhas untadas e deixe gelar por pelo menos 4 horas ou durante a noite. Se for deixar gelar durante a noite, cubra-os com filme plástico.
  7. Cerca de 10 minutos antes de servir, passe uma faca de lâmina fina em torno do interior do ramekin. Mergulhe o ramekin brevemente em uma bacia de água quente, e em seguida, inverta-o cuidadosamente sobre um prato. Se a panna cotta não desinformar de imediato, bata no ramekin levemente para soltar a panna cotta. Se ele ainda não desenformar, devolva-o ao banho de água quente por mais cinco segundos e repita o processo. A Panna cotta também pode ser servida sem desenformar.
  8. Calda
  9. Numa tigela, junte todos os ingredientes e mexa gentilmente para misturá-los bem. Cubra a tigela com um filme plástico e leve para a geladeira para marinar por cerca de 30 min a 1 hora. Cubra a panna cotta com a calda e sirva.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

6 comentários em “Panna Cotta de Morango e Balsâmico

  1. Pam,esta calda é fria? O morango fica cru? Não conhecia, mas vou fazer. Obrigada.
    Deus a abençoe.

    [Responder]

    Pam:

    @Solange Maria Honório Passos, Oi Solange, é fria sim, você coloca na geladeira e o açúcar vai dissolver e virar uma calda, fica muuuito bom. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Pam, adoro suas e receitas, gostaria de saber se dá pra substituir a gelatina por agar-agar? Pois sou vegetariana.
    Obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @Adriane, Oi Adriane, eu achei essa medida no site Vegvida pra converter:
    1 folha de gelatina = 1 colher de chá de gelatina em pó, que equivale a 1/3 colher (chá) de Agar-Agar em pó. Espero que funcione. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta