Bolo Fofo de Fubá com Laranja

bolo de laranja e fuba

Oie pessoal, passando rapidinho pra deixar essa receitinha nova pra vocês. Esse é um daqueles bolos que não tem erro, agrada a todos e é ótimo pra comer a qualquer hora do dia. Ficou um bolo super leve e macio que ficou ainda mais gostoso no dia seguinte. Esse bolo é como se fosse uma tela em branco, você pode pintar ele com as cores que quiser, pode colocar uma cobertura de chocolate, uma calda de laranja, colocar gotas de chocolate na massa, etc, e ficará delicioso com cada cor nova. Então, bora pintar uma tela? hehehe.

Bolo Fofo de Fubá com Laranja
Print
Ingredients
  1. 1 xícara de suco de laranja
  2. Raspas da casca de 1 laranja (opcional)
  3. 1/2 xícara de óleo
  4. 4 ovos, gemas e claras separadas
  5. 1 e 1/2 xícaras de açúcar
  6. 1 xícara de farinha de trigo
  7. 1 e 1/2 xícaras de fubá
  8. 3 colheres (sopa) de fermento em pó
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de furo no meio de cerca de 30cm.
  2. Bata as claras em neve e reserve.
  3. Peneire os ingredientes secos numa tigela e reserve. Bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Junte o óleo e bata até misturar. Adicione intercalando os ingredientes secos com o suco de laranja na massa e bata a cada adição.
  4. Com uma colher, incorpore as claras de neve na massa, com delicadeza (não misture demais).
  5. Despeje a massa na forma untada e leve pra assar por cerca de 30 minutos ou até que ao inserir um palito no centro do bolo ele saia limpo. Não asse demais para o bolo não ficar seco.
Adapted from Tudo Gostoso
Adapted from Tudo Gostoso
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

26 comentários em “Bolo Fofo de Fubá com Laranja

  1. Olá Pam!!!!!

    Adorei seu contato….Estive pensando ando fazendo naked cake….sem muita tecnica, pois sou muito xereta..rs.
    Será que vc poderia dar umas aulinhas sobre naked cake, com massas, recheios e “coberturas”.
    Confio muito nas receitas q vc posta ela sempre dão super certo.
    Bom aguardo vc e os naked cakes..rsrsrs.
    Bjs. fique com Deus.

    1. Oi Andreia, vc pode usar qualquer receita e qualquer recheio pra fazer os naked cakes, a unica diferença é que vc dá uma acabamento mais rústico e grosseiro nele. Beijinhos.

  2. Olá Palmela. Passo com bastante frequencia no teu cantinho e gosto muito das tuas receitas. Eu sou portuguesa e tenho uma duvida. O que é fuba? Js vi muitas receitas de bolos de fuba com optimo aspeto e nunca os faço porque nso faço a menor ideia o que é fuba, e me puderes ajudar afradecia.
    obrigada

  3. Esta no forno, cresceu e esta lindo!!! Coloquei granulado na massa, vamos ver como fica!!! Contei com a ajuda mais do que especial da Laura, minha filhota de quatro anos que já esta ansiosa para comer o bolo! Vamos esperar para ver como fica… HMMMM…

  4. Oi Pam!
    Estou encantada com suas receitas, já salvei umas 15 nos meus favoritos, rsrs…
    Mas eu estou com um trauma de fazer bolos, acho que por ainda não ter me adaptado bem ao forno elétrico. Você pode me dar umas dicas quanto ao uso dele? Para assar bolos eu devo ligar o dourador? E uso a grelha mais baixa ou mais alta? Meus bolos, assados a 180 graus e sem o dourador ligado, tem ficado com uma crosta seca e quebrando por cima e cru no meio.

    Muito obrigada!

    1. @Mariana, Oi Mariana, não fique com medo não. Você tem que ter na cabeça que quanto mais errar, mais você estará aprendendo. O forno elétrico é ótimo, só uso ele, com o tempo vc acostuma. Vc não usa o dourador, ele só serve se vc quiser tipo, derreter e dourar o queijo de cima de uma lasanha e essas coisas. Se seu bolo está cru no meio, significa que a temperatura está muito alta, ela varia de forno pra forno, entao não confie 100% nas receitas, aprenda a trabalhar com seu forno. Então a dica é diminuir a temperatura, o meu também é sempre mais quente e eu diminuo, sigo o que estou acostumada e não a temperatura da receita. Então não fique com medo, comece a testar uma receita de bolo pela metade pra se errar não jogar tudo fora e garanto que com o tempo vc vai fazer bolos de olho fechado…hehe. Beijinhos e me avisa se precisar de outra ajuda.

  5. O meu tá no forno! Mas tô achando que ele vai derramar. Fiz naquelas formas retangulares de pão, e acho que enchi demais… Vamos ver…

    1. @Larissa, Oi Larissa, sempre coloque a massa até a metade na forma, ainda mais nos bolos que crescem bastante, daí não tem erro. Beijinhos.

  6. Pam, estou na madruga a procura de receitas de cupcake e achei o seu blog. Fui direcionada a um vídeo que assistí pelo youtube (pra ver maior, rs) e amei, óbvio. O que estranhei foi esse vídeo ser de dois anos atrás e lá no canal só ter 4 deles. A questão é: por que parou de fazer as receitas em vídeo? Gostei tanto! haha. E outra… você tem outro canal, ele mudou de nome? Fiquei na dúvida, rs. Desde já, agradeço. Me foi muito útil. Beijos 🙂

    1. @Waysi Oliveira, Oi Waysi, fico muito triste em confirmar que o canal é esse mesmo e que ele está parado esse tempão. Sabe, a vida meio que tá atrapalhando…hehehe, não sobra tempo. Maaaas (você é a primeira pessoal pra quem conto), comprei uma casinha nova e vou ter uma cozinha nova linda, e to na esperança de que isso vai me dar o ânimo necessário e me ajudar a voltar a gravar, vamos torcer!!! Beijinhos e obrigada pelo carinho!

      1. @Pam, Pam, que pena que ficou parado esse tempo, mas ”tá” perdoada já que está planejando a volta, rs. Fiquei feliz em ser a primeira a saber dessa novidade, afinal ter uma casinha (ou não, rs) é sonho de consumo de todos nós. Parabéns por isso e desejo que essa casa seja um lar mega feliz pra você. Ah, e que acima de tudo te dê esse mega ânimo mesmo para voltar a gravar novos videos. Com certeza isso vai te aproximar um pouco mais do nosso país amado. Então, é isso… fico no aguardo! Beijos baianos! sz

        Tesigonoinstaeface,entãovoucobrar,haha.

        1. @Waysi Oliveira, Uebaaaaaa muuuuuito obrigada pelo carinho. É bom demais saber que tenho pessoas tão lindas como você como meus leitores. Fico super feliz em continuar postando cada dia mais receitas. Beijokas enormes Waysi!!!

  7. Oii..

    Obrigada pela receita, já fiz e todos adoraram, posso dizer com segurança que foi o melhor bolo de laranja que já comi na vida!!

    Mais uma vez obrigada! Beijos

  8. Oi Pam,
    Fiz esse bolo ontem e ficou perfeito! Muito fofinho. Não sabia que laranja e fubá combinavam tanto. Vi sua foto e resolvi tentar usar na minha forma bundt e pela primeira vez o bolo saiu certinho.
    Obrigada por compartilhar!

Deixe um comentário