Bolo de Laranja Simples e Fofinho

Oi pessoal, preparados pra outra receitinha? Quem anda ansioso por novas receitinhas não vai ficar desapontado com essa. Alguns dias atrás eu estava com uma vontade de comer um bolinho simples, fofinho, cheirosinho e gostosinho =). Foi então que um amigo que está passando uns dias aqui em casa me contou que seu bolo preferido é o de laranja, pronto, já sabia qual bolo eu ia fazer. Pessoal, esse bolo é super fácil, rápido e delicioso. Usei o suco de caixinha mesmo e rápidinho saiu esse bolo fofinho e cheirosinho do meu forno. Podem fazer que é sucesso garantido, quero ver quem se atreve a dizer que não gostou…hehe.

Bolo de Laranja Simples e Fofinho
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 4 ovos
  3. 2 xícaras de açúcar
  4. 1/2 xícara de óleo
  5. 1 xícara de suco de laranja coado (usei de caixinha)
  6. 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
  7. 1 colher (sopa) de fermento em pó

  8. Calda
  9. 1 xícara de suco de laranja coado
  10. 1 xícara de açúcar
  11. casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 200˚C.
  2. Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.
  3. Para a calda, coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.
Adapted from Pecado da Gula
Adapted from Pecado da Gula
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

30 comentários em “Bolo de Laranja Simples e Fofinho

  1. Que saudade desses bolos! *-*
    E sabe o que é melhor, Pam? Não estou podendo comer lactose por enquanto, meu médico me proibiu por um tempo, MAS, esse bolo não tem lactose!
    Yeaaaaah!!
    Beijinhos da sua fã número 1 do Rio, hihi
    Deus te abençoe <3

  2. Oi, Pam! Minha mãe fez esse bolo hoje e adivinhe? Foi sucesso total aqui em casa! Todos adoraram! Obrigada por compartilhar conosco essas receitas maravilhosas! Bjs

  3. Paam,
    seu blog é uma preciosidade! Suas receitas são dignas de um caderninho bordado para ser repassando como herança! =) Tenho feito os seus bolos aqui em casa e os elogios não param! Testei esse bolo de laranja e impressionei! ;D

    Não sou muito de comentar, mas gostaria de deixar registrado a minha admiração pelo seu trabalho. Parabéns! O blog é lindo e as receitas são de comer rezando! 🙂

    ps: parabéns pelo casório! desejo toda a felicidade desse mundo.

    um beijo.

    1. Oieeee Raísa, se vc for ficar um tempão sem comentar pra depois escrever um comentário delicioso de se ler assim, por mim pode ficar um tempão só espiando sem comentar…hehehe. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

  4. Olá Pâmela, fico feliz com seu retorno.
    Parabéns pelo casamento!

    Uma dúvida, minha mãe fez o bolo no final de semana e achou a massa muito “águada”, com medo de não dar certo ela acrescentou + 1 xícara de farinha de trigo, achei que o bolo ficou um pouco seco.
    Gostaria de saber se a massa fica com consistência mais rala mesmo.

    1. Oi Juliana, a massa não fica líquida não, ela tem a consistência de uma massa de bolo normal. Teste de novo a receita e certifique-se de que as medições estão exatas. Me avisa se der errado de novo. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  5. Pam, sempre fico com um pé atrás quando a receita leva óleo. Acho que a massa fica com gosto de óleo e pesada.
    Eu sei que é besteira minha, pois os elogios dos comments mostram isso, mas será que pode substituir por manteiga?

    1. @Adri Lee, Oi Adri, pq vc não tenta? Tenta diminuir um pouco o óleo e sempre use um de boa qualidade, tem uns que tem um sabor bem levinho. As vezes eu acho que os bolos com manteiga que ficam mais pesados. Se quiser tentar, na net dizem pra cada 1 xícara de óleo usar 1 e 1/2 de manteiga. Beijinhos.

  6. Olá! Acabei de fazer a receita e estou me deliciando com um bolo quentinho e muito fofinho.
    A minha massa ficou um pouco mais líquida que um bolo comum. Segui a receita com os medidores. O resultado foi um bolo super leve, fofo e muito saboroso. Muito obrigada por compartilhar esta maravilha! Beijinhos!

  7. pam eu amo bolo de laranja fiz amei, receita nota dez ja e a segunda que faço a primeira foi o de cenoura e agora o de laranja parabens sua receitas .blog sao perfeitos obrigada

    1. Oi Ana, pode sim, mas talvez fique um bolo mais pesado por causa da farinha integral, não tenho certeza. Teste meia receita antes pra saber como fica. Beijinhos.

  8. Muito obrigada pela receita segui a risca e todos adoraram! Agora estou fazendo novamente com suco de maracujá, espero que fiquem bom assim como o de laranja que fiz semana passada ficou. Beijinhos xará!!!

  9. Guria! Uma delícia o bolinho e como fica fofinho, neh? Adoreeei tua receita! Fiquei aqui pensando que também da pra fazer de maracujá com Maguari, sabe? Ia ficar massa! Vou fazer e te digo…. Beijos!

    1. @Luiza Wiener, Oi Luiza, fico super feliz que tenha gostado. Me conta sim como ficou o bolo com maguari, que daí testo aqui também. Beijinhos.

Deixe um comentário