Bolo de Rolo

Oi pessoal, vai um bolo de rolo aí? Acreditam que foi só neste último ano que conheci este doce maravilhoso? Então, no Brasil eu morava no interior de São Paulo e nunca vi bolo de rolo por lá. Mas foi só eu me mudar pro outro lado do continente, no Canadá, que daí sim eu conheci este bolo, através de uma amiga que conheci de Recife. Pessoal, foi amor a primeira mordida, apaixonei. Mas o bolo de rolo que comi, foi um vindo diretamente de Recife, aquele perfeitinho, super fininho. E como aqui não se acha pra comprar a solução foi procurar a receita pra tentar matar a vontade. Encontrei essa receita aqui e posso garantir a vocês que é muuuuito fácil e rápida. O maior problema é conseguir fazer o bolo ficar fininho. Como eu não tinha os apetrechos pra facilitar e nem a paciência pra ajudar a fazer a massa fininha…hehe, eu fiz no estilo rocambole mesmo e não me arrependi nem um pouco, pois ficou delicioso, muito muito bom, todo mundo que comeu aprovou. Tudo bem que ainda vou tentar me aperfeiçoar e fazer ficar bem fininho da próxima vez, mas se vocês já tem essa paciência e prática, ou não, mandem bala que garanto que vocês também vão adorar. A massa é muito boa, então se você quiser aproveitar ela e fazer um rocambole de outro sabor, como doce de leite, morango, etc, fica a dica. E pra quem não conhece vou colocar uma foto de como é o tradicional bolo de rolo que peguei na internet e por favor não é pra fazer uma comparação com o meu rocambole…hehehe.

Bolo de Rolo

Ingredientes:

1 xícara (chá) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar refinado
5 gemas
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 claras em neve;
5 colheres (sopa) de açúcar cristal

Recheio:
500g de goiabada cortada em pedaços
2 xícaras (chá) de água

Preparo:

Recheio:
Leve ao fogo a goiabada e a água mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando a mistura estiver cremosa, desligue e reserve.

Massa:
Bata a margarina em uma batedeira até que ela perca sua cor amarelada. Junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Adicione as gemas, uma a uma. Desligue a batedeira e acrescente aos poucos a farinha, batendo levemente até criar uma massa homogênea. Junte as claras em neve, misturando levemente. Unte uma assadeira grande e espalhe a massa sobre ela, usando uma espátula para que fique bem uniforme e bem fina. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cinco minutos, sem deixar a massa dourar. Desenforme a massa sobre um pano seco. Polvilhe o açúcar e espalhe o creme de goiaba. Com a ajuda do pano, enrole delicadamente como se fosse um rocambole. Repita a operação, enrolando outra fornada de massa em volta do primeiro rocambole e assim sucessivamente, até obter o tamanho de rocambole desejado. Deixe esfriar e sirva em fatias bem finas.

108 comentários em “Bolo de Rolo

  1. Olá Pam!

    Adorei o post! Gostaria de saber se os ingredientes para fazer o tradicional bolo de rolo de Recife são fáceis de encontrar no Canadá! Sou de Recife e sinto que vou sentir saudades do bolo de rolo quando eu for para o Canadá! kkkkk.

    [Responder]

    Pam:

    Oi Eduardo, dependendo de onde você for morar, você encontra tudo, até produtos brasileiros, dá pra se virar super bem. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *