Batatas Gratinadas (Scalloped Potatoes)

Oi pessoal, receitinha nova pra vocês. Essa batatas são ótima, você pode soltar a imaginação e colocar as camadas do que você quiser, presunto, salame, tomate, palmito, etc. Pessoal, estas batatas são deliciosas, já fiz duas vezes e todo mundo que comeu amou e fica ótimo para ser comido no dia seguinte também, é só dar uma esquentadinha no micro-ondas. É super fácil de fazer mas demora um pouco para ser assado, Mas garanto que mesmo assim vale muito a pena fazer. Bom demais !!!

Batatas Gratinadas (Scalloped Potatoes)
Print
Ingredients
  1. 3 colheres (sopa) de manteiga
  2. 908g de batata, descascadas e fatiadas em 3mm (cerca de 4 médias)
  3. 1 cebola, fatiada finamente
  4. 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
  5. 1 colher (sopa) de salsinha picada
  6. 6 fatias de bacon, frito e picado (ou mais)
  7. 2 e 1/2 xícara de queijo ralado (eu uso muçarela)
  8. 1/2 xícara de parmesão ralado
  9. 1 e 1/2 xícaras de leite
  10. 1 e 1/2 xícaras de creme de leite
  11. Sal e pimenta
  12. Azeitona
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma (pirex) de cerca de 23x33cm com 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga. Comece colocando a primeira camada de 1/3 das fatias de batata. Salpique com sal e pimenta. Coloque uma camada com metade da cebola e 1/2 xícara do queijo muçarela. Coloque por cima metade do bacon, azeitona, da salsinha e cheiro-verde. Salpique um pouco de queijo parmesão. Repita as camadas usando mais 1/3 das fatias de batata. Salpique com sal e pimenta. Coloque o restante da cebola e mais 1/2 xícara de queijo muçarela, o restante do bacon, azeitona, cheiro verde e salsinha. Salpique com um pouco de queijo parmesão.
  2. Cubra o restante das fatias de batata. Misture o leite com o creme de leite e derrame por cima das batatas. Espalhe pedacinhos de manteiga por cima utilizando a 1 e 1/2 colher (sopa) restantes. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 1 hora. Depois de uma hora, retire do forno, remova o papel alumínio e espalhe por cima o restante do queijo muçarela, mais um pouco de azeitona de quiser e salpique com queijo parmesão. Retorne para o forno e asse por mais 30 a 40 minutos. Quando pronto, as batatas devem estar macias, mas não moles, e o líquido deve ter sido quase todo absorvido.
  3. Para um cozimento mais rápido, você pode aferventar as batas antes por 8 minutos, e secá-las antes de colocá-las na forma. Neste caso, o tempo total de cozimento no forno será de cerca de 35 a 45 minutos.
Adapted from Simply Recipes
Adapted from Simply Recipes
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

28 comentários em “Batatas Gratinadas (Scalloped Potatoes)

  1. Pamela, que delícia estas batatas! Faço gratinado só com o creme mas recheada assim nunca fiz, vou experimentar na primeira oportunidade pq AMO tudo com batata! 🙂
    Gostei do formulário de comentários ficar no final do post! Facilitou pra gente, obrigada! Bjss

  2. Pamela, deixa eu aproveitar, minha irmã ira fazer domigo agora uma noite de fondue, para o niver dela, teria umas dicas para nos dar ? e uma receitinha basica de fondoue salgado (queijo ..) agradeço dsd já. bj

  3. Oi, Pam sabe aquela sua receita do empadão de frango, fiz no domingo no niver da filha caçula. Foi um sucesso, só elogios quase não sobra para eu provar.Obrigada por nos mandar receitas tão boas. Quanto às batatas gratinadas vou fazer no feriado e depois lhe conto. Bjs.

    1. @Alzenete C. Santos, Ebaaa Alzenete, fico feliz que tenha sido um sucesso, parabéns pra cozinheira. Tenho certeza que as batatas vão ser um sucesso também. Beijinhos.

    1. já fiz com muito queijo e até com cebolas e molho no meio mas esse recheio é de encher os olhos e a boca de água,vou fezer,espero que fique tão boa qto a sua,obrigadopela dica,bjs.

  4. Pam, adorei essa receita, tem a cara do pessoal da minha casa (mãe, irmãos, sobrinhos, etc)rs,
    Vou experimentar e volto pra te contar, tá!
    Bjs e um lindo fim de semana!!

  5. Simplesmente, MARAVILHOSO!!!
    Fiz a receita, e ficou divino… só fiz uma pequena alteração (sabe como é, meu toque particular.. heheh) troquei o bacon por calabresa fininha… simplesmente fantástico, meu marido nem tinha entrado dentro de casa e já sentiu o cheirinho e se apaixonou!!! obrigado por compartilhar!!! bjs

    1. @Jô, Oi Jô, é muito difícil fazer essa substituição pois seria a mesma coisa que susbtituir o queijo na lasanha , eu diria pra você tentar fazer sem, ou não sei se vc já testou tofu, queijo de soja e estes produtos alternativos pra ver se gosta. Beijinhos

  6. Ficou excelente! Obrigada Pam! Suas receitas não tem erro, sempre ficam deliciosas! Já fiz com sucesso o seu cupcake de blueberry, o bolo de chocolate com recheio trufado de maracuja e também o bolo de chocolate que tem recheio com nutella. Todas suas receitas são muito bem explicadas e ficam ótimas!!! Obrigada por compartilhar!

    1. @Patricia, Oi Patricia, eu que agradeço seu carinho, fico feliz em ver vc testar tantas receitas. E sempre que tiver dúvidas não hesite em me perguntar, ok? Beijinhos.

Deixe um comentário