38

Oiiii pessoal, como assim? Como posso ter ficado tanto tempo sem postar uma receita nova pra vocês? Mil desculpas, mas nessas últimas semanas muitas coisas aconteceram e eu estava com o tempo corrido. Mas agora que tudo está normalizando, vim correndo postar uma receitinha nova.

Essa receitinha é inspirada em um pão de alho que experimentei num restaurante americano chamado Olive Garden. Eu estava louca para comer neste restaurante fazia um tempão, então assim que tive uma chance de dar uma voltinha nos primos aqui debaixo, este restaurante foi parada obrigatória. Além da comida ser deliciosa, o que mais me surpreendeu foi o pãozinho de alho. A gente pedia este pão toda hora e até na hora de ir embora pedimos mais alguns pra levar…hehehe. Procurei a receita na internet e encontrei esta, que dizia chegar bem perto da original. Realmente não é exatamente a receita do Olive Garden, mas chega beeeeem perto e é deliciosa. Você não vai nem aguentar o pãozinho esfriar e vai comer tudo, é muito bom. Ótimo para acompanhar uma salada, um churrasquinho ou pra comer puro mesmo no finalzinho da tarde. Vocês vão adorar e uma dica é, mesmo depois de frios eu gosto de colocá-los do forno só por alguns minutinhos pra dar um requentada, huuummmm bom demais.

Pão de Alho
± 10 pães

Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de água morna
2 e 1/4 colheres (chá) de fermento seco para pão
4 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Cobertura de alho:

56g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de sal

Preparo:

Numa tigela, dissolva o açúcar e o fermento na água morna e deixe reagir coberto por 10 minutos. Na tigela da batedeira com o batedor de massas (ou à mão mesmo) misture a farinha com o sal e acrescente a água com o fermento e a manteiga derretida. Bata (ou misture com uma colher ou mãos) até que tudo esteja completamente misturado. Sove um pouco a massa, por alguns minutos até que massa esteja lisa, macia e elástica. Unte uma forma, ou forre com papel manteiga. Pegue pedaços pequenos de massa e role em formato de tiras e espalhe na forma. Cubra com filme plástico (unte-o com óleo para que não grude na massa) e por cima do plástico coloque um pano de prato. Coloque num lugar morno para crescer. Quando os pãezinhos tiverem dobrado de tamanho, pré-aqueça o forno à 200°C. Quando atingir a temperatura, retire o plástico dos pães e coloque no forno. Enquanto eles assam, faça a cobertura de alho.

Derreta a manteiga no microondas e então adicione o alho em pó e o sal, e misture bem. Depois de 6-7 minutos, pincele o topo dos pães com metade da mistura de manteiga. Então continue a assar por mais 6-7 minutos. Imediatamente quando retirar os pães do forno, pincele-os com a outra metade da mistura de manteiga. Deixe-os esfriar por um minuto ou dois e saboreie.

Print Friendly

38 comentarios para “Pão de Alho”

    1
  1. Paulinha

    Oiiii Pam, realmente estava sentindo sua falta…
    Esta receita parece ser maravilhosa, meu marido ama pão de alho, vou fazer uma surpresa para ele e depois te conto o que ele achou…rs
    Bjos…

    [Responder]

    Pam:

    @Paulinha, Oi Paulinha, faz sim e tenho certeza que ele vai adorar.
    Beijinhos

    [Responder]

  2. 2
  3. Jéssica

    Deve ser uma delícia!
    No churrasco então… nossa deu até água na boca!
    Suas receitas são sempre um sucesso Pam, essa não deve ser diferente.
    Ah, some não. Sinto falta das suas receitas.
    Você tem alguma receita de sonho? Daqueles de padaria com creme.
    Adoro você, sou super sua fãzona linda!
    Beijo e fica com Deus

    [Responder]

    Pam:

    @Jéssica, Oi Jéssica, vou tentar não sumir por tanto tempo…rsrs e muito obrigada pelo carinho. Então, não tenho receita de sonho, mas dá uma olhadinha nessa http://www.receitas.com/maisvoce/sonhos-4d505eb852e0b252bc000248
    Beijinhos

    [Responder]

  4. 3
  5. Julianne

    Pammmmmmm eu nem sabia que existia alho em pó! hahahaha OMG vende em qq supermercado? Será que rola substituir por alho normal bem picadinho?? Humm quer saber? vou procurar esse alho em pó! =D fiquei curiosa! Beijo e não some mesmo não!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Julianne, Oi Julianne, eu acredito que venda sim, mas eu acho que dá super certo com o alho bem picadinho. Me avisa se achar o em pó.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. 4
  7. Sonia Junqueira

    Pam, você sumiu, mas agora que voltou, hummm, está se superando…! Esse pão é lindo, estou só imaginando o perfume pela casa! Farei com certeza. Vou preparar na máquina de pão e depois te conto o resultado. O alho em pó eu também nunca vi para vender, mas vou procurar. Acho que faz diferença no resultado final. Um beijo e obrigada pela receita caprichada!

    [Responder]

    Pam:

    @Sonia Junqueira, Oi Sonia, eu não me lembro sobre o alho em pó, mas acredito que talvez tenha que ir naquelas casas de tempero. Mas me conta se deu certo na máquina de pão ou se encontrou o alho em pó.
    Beijinhos

    [Responder]

  8. 5
  9. Elen

    hum
    q delicia
    amo pao de alho..vou fazer :)
    falar em pao vc tem receita do pao australiano do outback??
    q vontade
    aki em Toronto nao tem OUTBACK
    ai tem??
    bjao e amo suas receitas
    nao some please..rs

    [Responder]

    Pam:

    @Elen, Oi Elen, aqui também não tem outback, 0 mais perto fica em niagara falls, dá um pulo lá, tá pertinho de vc. Eu já procurei algumas receitas desse pão, mas não tenho certeza aonde vou encontrar todos os ingredientes por aqui…rs.
    Beijinhos

    [Responder]

  10. 6
  11. Denise Cabral

    Pam, fugindo um pouquinho do pão de alho, as receitas de buttercream aguentam altas temperaturas como do Brasil, mas precisamente do Rio de janeiro?
    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Denise Cabral, Oi Denise, bom, depende do lugar, se for dentro de uma casa que seja fresca e arejada, aguenta sim, ele não vai derreter mas vai amolecer. Mas se você for fazer uma festa, eu indico cobrir os cupcakes só na hora que for começar a festa, deixa tudo pronto q fica rapidinho cobrir. E ele vai aguentar tranquilamente durante a festa, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  12. 7
  13. Simone

    Olá, Pam (olha só a intimidade).
    Visito seu blog desde 2010, quando me descobri apaixonada por cupcakes.
    De cara, fiquei encantada pelo seu blog – com receitas deliciosas, detalhadas e, melhor, com suas impressões e as dificuldades encontradas. Era tudo que eu precisava para estrear na arte de cozinhar.
    E, com a sua ajuda, posso dizer que, de consumidora de miojo, hoje sou uma aprendiz de cozinheira, entusiasta de cookies, bolos, tortas e de tudo que a Pam querida resolver postar.
    Pois é, Pam, perdi a conta de quantas receitas suas eu já fiz, mas já repeti uma dez vezes os cookies macios com gotas de chocolate, os cupcakes de banana com cobertura de chocolate e o de chocolate com glacê de chocolate. Minha próxima aventura será o de mirtilo.
    Bem… É isso. Hoje, ao entrar aqui, achei que deveria deixar um recadinho para você e dizer o quanto eu me sinto em casa.
    De coração, eu amo isso aqui.
    Beijos imensos com gostinho, é claro, de cupcake de chocolate.

    [Responder]

    Pam:

    @Simone, Oiiiiii Simone, que delícia de comentário para se ler, fico muito feliz que você finalmente veio deixar um recadinho, espero que deixe outros mais vezes. Sinta-se em casa, a vontade e sempre que precisar de algo venha correndo falar comigo. Muito obrigada pelo seu carinho, você é uma fofa.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. 8
  15. @llacerdaa

    Acabei de fazer…errado! De novo =(
    Rs a minha não deu certo..de novo rs to quase desistindo da culinária. Nem um pãozinho fácil desses sai bom =/

    [Responder]

    Pam:

    @@llacerdaa, ahhhhh como assim errado? o que aconteceu?
    Beijinhos

    [Responder]

  16. 9
  17. @llacerdaa

    ficou “solado” lkkkkkk eu nem sabia q isso era possivel..oh só: http://instagr.am/p/IKwqUFi9PZ/

    [Responder]

    Pam:

    @@llacerdaa, Nossa ficou mesmo, mas aí é simples, ou vc não esperou o suficiente pro fermento reagir ou o fermento que vc usou não era bom. Mas não desiste, uma hora vc acerta, eu garanto. Me avisa se tiver mais dúvidas.
    Beijinhos

    [Responder]

  18. 10
  19. Ana Paula

    Oi Pam! Sou mega fã de todas as suas receitas,mas hoje vim te agradecer pela receita do bolo de chocolate mais perfeito do mundo: Devil´s Food. Épico!!!! Mas diferente da receita que vc passou, cobri e recheei a lindeza com ganache de chocolate ao leite com um pouco de meio amargo, e uma colherzinha de amarula. Sério, que coisa perfeita. Então, muitíssimo obrigado por essa e todas as receitas que vc nos presenteia sempre, muitos beijos!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Ana Paula, Ebaaaaaaaaa, fico feliz em saber que você encontrou a sua receita favorita, você já testou a massa do bolo de chocolate com nutella, é uma das minhas preferidas. Nossa mas seu bolo deve ter ficado delicioso com o seu recheio, adorei e parabéns.
    Beijinhos

    [Responder]

    Ana Paula:

    @Pam, Vou testar e depois venho aqui te contar como ficou!!!

    [Responder]

  20. 11
  21. Miuda

    Ah, que paezinho delicioso! E a foto é tão bonita! Fiquei até com fome olhando a foto e imaginando o sabor e cheirinho maravilhoso desse pão de alho! =))
    Gostei muito da receita, Pam, muito obrigada! =)
    Beijinho*

    [Responder]

    Pam:

    @Miuda, Oiiieeee Miudaaaaa, obrigada, estes pãezinhos são demais, se pão não engordasse tanto eu os faria todos os dias…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  22. 12
  23. Maíra S.

    Oi Pam,

    Adoro suas receitas e também gosto de explorar outros sites internacionais. Estou namorando uma receita da Martha Stewart que vai bolacha Graham Cracker picada. Você tem ideia do que poderíamos usar no Brasil para substituir esse ingrediente? Pelo que li, tem que ser algo crocante. Já tentaram bolacha Maria e não deu certo. Será que bolacha de água e sal com um toque de canela seria uma boa substituição?

    Muito obrigada!!

    Beijos,

    [Responder]

    Pam:

    @Maíra S., Oi Maíra, bom as únicas vezes que tive que substituir a Graham Cracker no Brasil eu usei a Maria. Com as de água e sal acredito que não dará certo. Eu indicaria você mesma testar com a Maria antes de tudo, mas se quiser você pode tentar encontrar as bolachas chamadas digestivas (não sei se é fácil encontrar no Brasil) ou fazer a receita caseira dos Graham, encontrei essa http://www.sugarnut.com.br/2011/03/28/cheesecake-de-amendoas/
    Beijinhos

    [Responder]

  24. 13
  25. Maíra S.

    Oi Pam,

    Obrigada por mais essa ajuda. Pelo menos a bolacha Maria é docinha, né? Mas adorei a ideia de fazer as minhas próprias Graham Crackers, posso fazer uma receita maior e guardar para tomar com café! Depois eu te conto.

    Beijos,

    Maíra

    [Responder]

  26. 14
  27. Elen

    Oi Pam
    tdo bem?
    certeza q tem outback em niagara??
    nao vi la nao viu..rs
    ahh..o pao australiano peguei a receita na net e falam q fica IGUAL
    nao quer fazer pra gente nao? testar?
    se quiser te passo receita por mail
    ahh.o pao vai molasses..sabe?? q ‘e o melaco e tem em todo mercado aki no Canada..
    bjaoo

    [Responder]

    Pam:

    @Elen, Oi Elen, no site deles diz que tem em niagara. Então, o problema do pão são as sementes que não sei onde achar, mas manda sim a receita pra mim.
    Beijinhos

    [Responder]

  28. 15
  29. Elen

    Oi Pam tudo bem?
    vou mandar pra vc minha receita do pao australiano do OUTBACK..please faca para a gente vaii..

    [Responder]

  30. 16
  31. Kalincka

    Estou fazendo agora. Misturei os ingredientes na maquina de pão e terminei o resto com as mãos. Se der certo, divulgo a foto. Obrigada pela receita. Beijo.

    [Responder]

    Pam:

    @Kalincka, Oi Kalincka, espero que tenha dado tudo certo, depois me conta. Beijinhos.

    [Responder]

  32. 17
  33. Eliana

    Olá, Pam, tudo bem? :)
    Há muito tempo freqüento o seu blog e já fiz muitas de suas receitas! Obrigada por sempre estar postando comidinhas deliciosas para fazer! Adoro!
    Gostaria de saber se você teria alguma receita de bagel… Aqueles pãezinhos com furo no meio, meio durinhos e massudinhos…
    Mil beijinhos!
    Eliana*

    [Responder]

    Pam:

    @Eliana, Oi Eliana, eu não tenho receita de bagel, mas encontrei essa pra vc http://www.lacucinetta.com.br/2008/07/padaria-de-domingo-14-bagels.html .Beijinhos.

    [Responder]

  34. 18
  35. cintia carrion

    Fiz hoje esse pão,muito fácil e o resultado me surpreendeu, como sempre o sucesso com suas receitas é garantido, devoraram tudo em minutos, e ficavam dizendo: humm
    que delicia hehehe! bjs

    [Responder]

    Pam:

    @cintia carrion, Aeeeee Cintia, fico super feliz quando vejo alguém testar e gostar da receita tanto quanto eu, uebaaa, obrigada por vir me contar. Beijinhos.

    [Responder]

  36. 19
  37. Nay Kibritte

    Oiii Pam, tudo bem?
    Entrei aqui para ver outra receita e deparei-me com esses paezinhos famosos. Na mesma hora pensei: “são do Olive Gardem”!! Amo amo amo!
    Acho trabalhoso, mas vou tentar fazer um dia.
    Bjs -nay =0)

    [Responder]

    Pam:

    @Nay Kibritte, Oi Nay, não é trabalhoso não e vale muito a pena testar. Testa! Testa! Testa! hehehe. Beijinhos.

    [Responder]


Trackbacks/Pingbacks

  1. Restaurante Olive Garden | By Sue Brandão

Deixe um comentario