Empadão de Frango

Hoje trago uma receitinha básica que todo mundo adora. Eu estava com alguns peitos de frango na geladeira já passando do tempo de usar e me lembrei de uma receita de empadão que vi no blog da Elizabete. Fui checar novamente a receita e vi que era super fácil, rápida e eu tinha todos os ingredientes em casa, então corri preparar. Pessoal é bom demais, super prática e ficou deliciosa, adorei demais a massa. Eu fiz meia receita e ainda rendeu uma torta grandinha, se não quiser exagerar indico fazer o mesmo, então vou passar a receita do jeito que fiz . E o legal é que para o recheio você pode soltar a imaginação e ir acrescentando o que você gostar. Gostou? Mãos à obra então…rs.

Empadão de Frango

Ingredientes:

Massa:
250g de manteiga ou margarina
1/2 xícara de leite
1/2 colher (sopa) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos inteiros
1 gema
500gr de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Recheio:
1 peito de frango cozido e desfiado
1/2 lata de creme de leite
Tempero a gosto (óleo, alho, caldo de frango, cebola, molho de tomate, palmito, ervilha, milho)

Preparo:

Recheio:
Refogue o frango no tempero que gostar, desligue o fogo e coloque o creme de leite. Deixe ficar morno para de colocar sobre a massa.

Massa:
Misture a manteiga com o leite e os ovos. Coloque o sal e o fermento e a farinha de trigo coloque aos poucos. Divida a massa em duas partes. Forre o fundo de uma forma e as laterais com uma parte da massa (eu utilizei uma forma redonda de 23cm). Coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa, pincele com uma gema. Leve ao forno médio a 200°C para assar até dourar.

46 comentários em “Empadão de Frango

  1. Pam, AMO receber suas receitas, e mais legal ainda é colocar a mão na massa.É muito doce a sua forma de ser, você torna minha vida e de todos que comigo convivem muito mais gostosa. Bjinho! Obrigada! Bom final de semana.

    1. @Oi Pam!, Oh, mas que carinho mais gostoso, muito obrigada. São por pessoas fofas como você que fazem eu ter cada dia mais vontade de postar e de ajudar. Beijinhos

  2. humm
    amei a receita Pam
    ontem fiz uma torta de palmito cremosa maravilhosa com cara de empadao 🙂
    me fala uma coisa q CREME DE LEITE vc usa aki no Canada??
    ontem na receita q fiz do palmito a receita do creme ‘e leite com farinha..vc faz assim?
    bjaoo
    bom fds
    AMO SUAS RECEITAS E SEU BLOG

    1. @Elen, Oi Elen, eu uso o creme de leite que fica nas geladeiras, da Québon, uso o de embalagem rosinha que extra cream eu acho.
      Beijinhos

  3. Fiz ontem à noite!!(tô ficando viciada no Receita Perfeita..haha) Realmente fica muito boa a torta, e o rendimento também é muito bom. Incrementei o recheio e fiz um molho com o frango, tomate, cebola,milho, azeitona, cheiro verde e tomilho…hummmm.Coloquei o recheio e, por cima, requeijão….hummmm. A massa rendeu bastante e deu até prá fazer aquelas tirinhas de enfeite por cima…. Obrigada por mais esta dica, Pam, adorei!!!

  4. Oi Pam,

    Esse fim de semana fiz duas receitas suas. A primeira foi super improvisada, o spaghetti a carbonara, porque só tinha bacon e ovos em casa! Ficou uma delícia, super delicado! A outra foi a esfira recheada, que eu namoro faz um tempão. O recheio ficou perfeito, a massa também. O problema foi a montagem… Não consegui dar formato de esfira de jeito nenhum! Ficaram parecendo “trouxinhas”. rsrsrsrs E o pior é que não amassei com o rolo e a massa acabou ficando muito grossa para pouco recheio… Da próxima vez vou deixar bem fininho e fazer umas aulas de geometria antes de rechear… Se você se animar a fazer um video, será muiiiito bem-vindo. Mas já deu para perceber que o sabor é maravilhoso…

    Beijos e boa semana,

    1. @Maíra S., Oi Maíra, é assim mesmo, você tem que fazer a receita pra aprender, comigo é a mesma coisa, na primeira vez sai tudo meio torto hehe, mas depois vou pegando o jeito, o importante é não desistir. Mas as esfihas já estão na lista pros próximos vídeos.
      Beijinhos

  5. Pamela, eu amo o seu site sou uma visitante quase que assídua!! Suas receitas sem muito bem esplicadas e o que é melhor super fácil de fazer! Amei esta também, empadão é tudo de bom! Beijos e uma linda semana para você! Se possível visite o meu blog. 🙂

    1. @Milena Andrade, Oi Milena, muito obrigada pelo carinho, sempre que testar uma receita venha me contar o resultado e pode deixar que vou dar uma passadinha no seu blog.
      Beijinhos

    1. @Julianne, Ohhh Julianne querida, eu queria muito mesmo colocar uma, duas ou três receitas por semana. Mas estou passando por uma transição na minha vida e estou com o tempo corrido. Mas quero sim tentar me dedicar bem mais ao site e aos meus queridos leitores. Beijinhos

      1. @Pam, Pamm eu imagino como deve ser conciliar tudo, ainda mais em um momento de transição! Enquanto isso fico aqui testando as receitinhas que ainda não fiz! =) Mas seeeempre aguardando por novas! =) Sorte em tudo!! Beijo grande! =*

  6. Pam, descobri seu site e ameiii!!!
    Sei que nada a ver com esse post,mas pra garantir que vc lesse vim no último..

    Adorei seu post sobre as dicas gerais sobre cupcakes e tenho uma dúvida. Ali vc dá dicas sobre congelamento,mas eu queria saber se isso não interfere na qualidade da massa.. elas ficam macias mesmo assim se vc congelar a massa crua e usar um tempão depois?!!

    Obrigada e parabéns pelo site, é lindo lindo!

    1. @Flavia, Oi Flavia, seja mais do que bem vinda. Sobre sua pergunta, vou ser sincera e dizer que nunca congelei, mas todo mundo que já congelou disse que fica igualzinho. Mas lógico que eu acredito que tudo feito na hora e fresquinho seja bem melhor. Beijinhos.

  7. Obrigada pela resposta! Vou testar algum dia só por curiosidade…
    Outra pergunta que tenho é quanto ao desenformar tortas.. Você uma salva bolos para tirar tortas do fundo falso? Como se usa isso? Quero fazer uma torta com massa de bolacha e tenho medo que quebre ao passar para a embalagem final..

    1. @Flavia, Oi Flavia, normalmente eu deixo o fundo, pois o fundo da minha forma de fundo falso é de vidro. Mas uma alternativa é forrar a forma com papel manteiga, e na hora de transferir é só usar a ajuda do papel. Mas não se preocupe que não é difícil não, faço cheesecakes sempre, é só transferir com cuidado e calma que não tem problema, vai sem medo…rsrs. Beijinhos

  8. OI LINDA, QUE ALEGRIA VER ESTS RECEITA AQUI! SAIBA QUE AMO DE MONTÃO SUAS RECEITA, OS COOKIES ETC. ESTOU AQUI PROCURANDO UMS BISCOITINHOS PARA COMER COM CHÁ A NOTE.
    bJOS MINHA QUERIDA!

    1. @BETE, Oi Bete, sigo sempre seu site e estou sempre ligada nas novidades. Tenho inúmeras receitas suas na lista para serem testadas, mas as vezes falta algum ingrediente e na preguiça de ir comprar eu acabo deixando pra depois, mas este empadão não teve como escapar…hehe. Beijinhos

  9. Olá Pam!

    Adoro suas receitas! Já testei algumas e ficaram ótimas!!!

    Eu queria saber a que temperatura a manteiga tem que estar…

    Brigadinha!

    bjusss

  10. Oi… testei esta receita no fds… a massa eh bem grudenta, eh assim mesmo?? Achei dificil de colocar na forma, pois colava uma parte na outra… no final, ficou muito grossa… 🙁 E o povo acabou comendo soh o recheio. Uma pena.
    Vc tem alguma dica? Ou talvez uma outra massa de torta?

    Obrigada.

    Cristina

    1. @Cristina, Oi Cristina, ela não fica grudenta não, fica sequinha, algo errado aconteceu. Eu sugiro você não desistir dela e tentar de novo, pois é uma das melhores massas que já testei.Beijinhos.

  11. Oi Pam, tudo bem?
    Fiz esse empadão, mas coloquei recheio de carne seca. Ficou maravilhoso! Mas a massa, ficou um pouco úmida, não ficou esfarelando. De qualquer forma, ficou ótima. Mas gostaria de saber, oq devo fazer para q ela fique um pouco mais seca. Obrigada
    Bjsss
    Ótima semana!
    Mel.

    1. @Mel, Oi Mel, o seu recheio era sequinho? Bom, o recheio não pode ser muito molhado, e pra ficar mais sequinha é só deixar assar um pouquinho mais. Mas essa massa não é daquelas que esfarelam muito, ok? Beijinhos.

  12. Oi Pam.
    Na verdade meu recheio era bem úmido, praticamente um molho…rsrsrsr. coloquei bastante tomate e queijo. Ficou muito bom, mas na próxima vez farei mais sequinho. Prometo!
    Bjosss

  13. Oi Pam, descobri seu site recentemente e em 2 dias testei três receitas suas, esse empadão de frango maravilhoso, sua torta de queijo e presunto e seus bolinhos de chuva, e todas ficaram uma maravilha e deram certo na primeira tentativa (\o/),sem comentar em como tudo desapareceu rapidamente por conta da minha família que amou tudo, adorei o seu trabalho, e agora que estou de férias vou aproveitar e fazer várias receitas, já vi que você também tem uma queda por cupcakes, vou atacar eles nas minhas próximas aventuras gastronômicas xD. Beijos Pam, continue com esse trabalho lindo que você faz 🙂

    1. @Matheus, Ebaaaa Matheus, fiquei super feliz em saber que testou várias receitas. Muito obrigada pelo carinho e sempre que precisar de ajuda é só pedir. Beijinhos.

Deixe um comentário