Dica no Ar – Buttermilk

Depois de receber vários e-mails e comentários com dúvidas sobre o temido buttermilk, eu resolvi fazer um vídeo para mostrar pra vocês como é super fácil fazê-lo. Não tem mistério nem segredo, é simples e rápido.

Pra quem não conhece, o buttermilk é um produto lácteo fermentado produzido a partir de leite de vaca com um característico sabor amargo. Inicialmente, era feito com o líquido que sobrava da manteiga batida. Ele tem menos gorduras e calorias do que o leite comum porque a sua gordura já foi removida para fazer manteiga. O buttermilk confere uma textura mais leve a pães, panquecas e waffles, bolos etc.., e é usado como base para sopas e molhos para salada. O buttermilk tradicional ou “caseiro” é bem líquido e levemente ácido, enquanto o industrializado é espesso e azedo.

No Brasil o buttermilk é conhecido como “leitelho”, ou seja, nada mais é do que soro de leite coalhado e como é difícil de ser encontrado existe uma receita caseira. Mas quase todas as receitas que pedirem pelo buttermilk, ele pode ser substituído pelo leite comum.

Receita de buttermilk caseiro

Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

21 comentários em “Dica no Ar – Buttermilk

    1. @Ana Paula, É verdade Ana, quando eu morava no Brasil também ficava louca que não tinha onde comprar, mas depois que vi que é super fácil, daí meus problemas acabaram…rs.
      Beijinhos

  1. Pam, essa receitinha é tudo de bom. Eu agora só uso o buttermilk no lugar do leite, para qualquer receita de cupcake ou bolo.
    O efeito é muito bom. O bolo fica molhadinho, fofinho e com a casquinha de cima torradinha!

    Pam, aproveitando a mesagem, você teria um PAP ensinando a fazer esses lacinhos que vc enfeitou o Pop Cake?
    Não estou tendo muito o jeito de faer algo tão pequeno e delicado.

    Beijos!!!

  2. Oi, Pam! É muito fácil mesmo de fazer o buttermilk! Eu já fiz bastante! E sabe o que mais eu já tentei usar no lugar e deu super certo?? Iogurte natural desnatado! Eu já usei várias vezes na receita dos cupcakes de chocolate (devil’s food) e ficaram super leves e fofíssimos!
    Beijos! E o novo site ficou lindo!!!!!!!!!!!!

    1. @Iris, Oi Iris, que dica ótima, eu já fiz cupcake com iogurte e fica delicioso, mas nunca parei pra pensar em substituir o buttermilk por iogurte nas receitas, obrigada pela dica.
      Beijinhos

  3. Olá Pam tudo bem? Estou conhecendo seu site pois estou atras de receita de cupcake. E vi esse video falando sobre o buttermilk, mas fiquei em duvida se o lei que você usa pode ser qualquer um, ou seja, o integral, desnatado ou semi desnatado. Tem algum que seja o aconselhado? Obrigada e aguardo resposta.

  4. Olá Pam, parabéns pelo seu site,tudo muito esplicado e feito com carinho.Adoreiiiii!!!
    Muitissimo obrigada pelas dicas. Sucesso e que deus te abençõe.bjs

  5. Olá, quando li uma vez que o Buttermilk era o soro do leite coalhado, resolvi guardar o “soro” da coalhada seca que faço em casa para esse fim.

    E acho que tem dado certo nas minhas receitas. Até mesmo nas que não pedem butterbilk, tenho usado esse soro no lugar do leite. Será que fiz uma escolha boa?..rs

Deixe um comentário