Scones de Creme e Gotas de Chocolate

Oi Pessoal, receitinha nova e deliciosa chegando para vocês e desta vez trago a receita de um Scone. Para quem não sabe os Scones são bolinhos ingleses de origem escocesa, perfeitos para os seus famosos chá da tarde. Mas eles não se parecem muito com nossos bolos tradicionais, pois eles possuem uma massa mais firme que resulta em um bolinho super macio por dentro com um crosta deliciosa por fora. Nunca havia feito Scones antes, mas já tinha visto várias receitas em diversos blogs. Até que a Cinara postou esta receita e decidi que era com ela que eu iria testar meu primeiro scone. Só posso dizer que adorei, é super fácil e já fiz a receita duas vezes, mas na segunda eu fiz algumas alterações que deixaram os scones ainda mais deliciosos e é esta receita que irei postar pra vocês.

Scones de Creme e Gotas de Chocolate

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
110g de manteiga sem sal gelada e picada
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco gelado
3/4 xícara de gotas de chocolate branco e preto misturadas

Para pincelar e polvilhar a massa:

1 ovo levemente batido
2 colheres (sopa) de açúcar, de preferência cristal

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200° C. Misture os ingredientes secos. Usando um garfo ou os dedos, incorpore a manteiga à massa até ficar parecendo uma farofa grossa. Adicione o creme de leite e as gotas de chocolate. Misture rapidamente com uma colher ou espátula. Não misture demais.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa no formato que quiser, deixando-a com 2cm de espessura. Pincele a massa com o ovo batido e polvilhe açúcar por cima. Corte em quadrados ou triângulos. Coloque em assadeira forrada com papel vegetal ou tapete de silicone.

Asse de 14 a 16 minutos ou até dourar. O rendimento vai depender do tamanho em que os scones forem cortados!

56 comentários em “Scones de Creme e Gotas de Chocolate

    1. @Isabela, Oi Isabela, você é uma fofa por pensar em mim…hehe. Nossa eu que preciso fazer um caderno com as receitas daqui, pois se um dia o site der problema eu perco tudo…haha.
      Beijinhos

  1. Olá td bem,
    Estava visitando o seu blog e amei as receitas, principalmente esta dos scones….Tenho uma pergunta: Posso usar o creme de leite de caixinha ou o de lata? Ou tem que ser o creme de leite fresco?

    Obrigada,

    Marcela

  2. Pam,
    Realmente estamos em sintonia com as nossas receitas..kkkkk
    Se tivessemos combinados, não daria tão certo.
    Eu matei a minha curiosidade, porque não conhecia a receita completa, sempre usava um pó especial para fazer hot cake e acrescentava outros ingredientes para virar scones.
    Por isso, quando vi a receita, corri para testar…
    Uma delicia, né?
    beijos

  3. Fico muito feliz quando abro meus e-mails e encontro suas receitas, são todas perfeitas, já fiz algumas, tenho uma dúvida, se creme de leite fresco é o mesmo de caixinha de fazer chantily.
    Beijos

    1. @Solange Maria Honório Passos, Oi Solange, o creme de leite fresco é o que bate chantilly sim, mas cuidado que alguns são creme vegetal. Então dê uma lida na embalagem e vê se está escrito creme de leite.
      Beijinhos

    1. @marina mott, Oi Marina, então você está como eu, foi a primeira vez que fiz e comi…hehe. Mas pode fazer que você vai gostar.
      Beijinhos

  4. Oi Pam, desde que vi esta receita tambem estou de olho nela, só não tive ainda tempo para mergulhar desta aventura deliciosa, os seus estão lindos!!!
    Um super bj

  5. Pam, fiz os scones e me surpreendi, são realmente ótimos, vale a pena.
    Não olhei a receita direito, cortei redondo e coloquei açúcar comum, ficaram diferentes do seu mas mesmo assim valeu a pena, vou fazer de novo sequindo a receita direitinho.
    Bjs

    1. @Solange Maria Honório Passos, Oi Solange, que bom que você gostou. Mas as suas alterações não influenciam muito no resultado, pois redondos ou quadrados eles ficam bons igualmente…hehe.
      Beijinhos

  6. Oi Pam! Tudo bem?
    Eu adoro scones! São muito gostosos para acompanhar um cházinho.
    O problema é que quando faço aqui é difícil parar de comer. rs
    Gostei da receita, vai mais manteiga que a minha, quero experimentar para ver a diferença.
    Pelo aspecto devem ser irresistíveis também.

    ps: o Baunilha e Chocolate voltou ao ar (estávamos reformando), com novidades e novas receitas. Te espero lá. 🙂

    Beijinho!

  7. Suas fotos ficaram fantásticas, Pam! Ainda não vi quais alterações vc fez na receita, mas vou conferir com certeza: adoro testar receitas aprimoradas! ;o)
    Beijão!

    1. @Cinara, Oi Cinara, eu coloquei mais açucar, usei manteiga e creme de leite fresco e usei açucar cristal. Acho que foram só essas simples mudanças, nada muito exagerado…hehe. Mas o importante é que estavam ótimos e obrigado por ter compartilhado.
      Beijinhos

  8. Oi Pam 😀
    Acabei de fazer os scones e ficaram deliciosos,mas não ficaram nem perto dos seus em questão de beleza D: Tirei uma foto mesmo assim: http://twitpic.com/4pkald .Em que vc acha que pode ter dado errado?

    De qualquer modo,obrigado por nos mostrar essa receita tão diferente e gostosa ;]

    1. @Pedro, Oi Pedro, o importante é ter ficado gostoso…hehe. Bom, é difícil eu encontrar o erro, pois não vi o seu passo a passo, mas você usou a manteiga (e não margarina) bem gelada?
      Beijinhos

      1. @Pam, Bem,como não tinha manteiga em tablete tirei 100 gramas do pote e cortei o mais próximo de cubinhos que pude e coloquei no freezer até endurecer.Ops, agora que reparei que usei creme de leite em lata sem o soro em vez do fresco D: Deve ter sido isso né?
        Obrigado pela ajuda :]

        1. @Pedro, Oi Pedro, se você usou realmente manteiga, agora não sei qual pode ter sido o problema, pois acredito que não seja o creme de leite. Mas de repente é…hehe. Então se você puder fazer o teste da próxima vez com o fresco para ver se muda algo ia ser interessante…hehe.
          Beijinhos

  9. Oi Pamela preciso de uma ajudinha.
    Da última vez que fiz os cupcakes muitos deles não ficaram aderidos a forminha , elas abriram, o que sera que pode ter dado errado?

    1. @Aparcida, Oi Aparecida, todos não aderiram ou só alguns? Pois se foi só alguns eu acredito que o problema seja com a forminha, pois quando eu tive este problema eu vi que eram as forminhas. Mas se foram todas os cupcakes que não aderiram daí o problema é com a massa que deve ter pouca gordura, ok?
      Beijinhos

  10. Primeiro quero muito te parabenizar, porque seu site é incrivel, e aprendi a fazer cupcakes com vc, e hoje, estou conseguindo uma renda com isso, já que estou desempregada. Adoro todas as suas receitas, acho linda a sua dedicação, parabéns flor, vc merece tudo de bom.
    Estou testando a receita, com receio porque acho que fiz tudo errado, em vez de cortar eu assei ela inteira, não sei se vai dar certo, e eu dividi metade da receita coloquei gotas de chocolate e na outra eu coloquei cereja ao marrasquino, espero que dê certo. Bjs e obrigada mais uma vez por tudo.

    1. @Ariani, Oi Ariani, muito obrigado pelo carinho, fiquei super feliz. E fiquei feliz também em saber que no final tudo deu certo. O importante é não desistir e não ter medo de errar, ok?
      Beijinhos

  11. oi Pam, eu quero testar essa sua receita mas queria saber como substituo o creme de leite fresco, pois moro numa região no Brasil que não tem creme de leite fresco…

    1. @Karolyne Ohana, Oi Karolyne, eu nunca testei mas eu diria que pode sim. Teste antes com meia receita pra saber se fica bom. Beijinhos.

  12. Oi PamB, gostaria de saber se posso usar farinha de trigo já com fermento e o que posso usar no lugar de creme de leite fresco (tenho dificuldade de encontrar).
    Bjs

    Xoxoxoxo
    Amo suas receitas!

    1. @Gardênia Neto, Oi Gardênia, pode sim usar a farinha com fermento, talvez seja bom adicionar mais 1 colher (chá) de fermento. E você pode usar o creme de leite de caixinha no lugar do fresco. Beijinhos.

Deixe um comentário