Petit Gateau

Oi Pessoal, olha quem está de volta…hehe. Finalmente consegui escrever um post, eu estava morrendo de saudade, mas nunca conseguia um tempinho para escrever. Mas hoje finalmente decidi aparecer por aqui, pois ando recebendo vários comentários me elogiando e tudo mais, então eu estava me sentindo mal em não postar novas receitinhas para vocês. Mas já estou de volta e para me redimir trago uma receita mais do que deliciosa. Gente, eu amo Petit Gateau e é também uma das sobremesas preferidas da minha irmã, e como ela estava louca para comer, resolvi fazer pra ela. E pra quem acha que esse bolinho é difícil de se fazer, já digo que é uma das receitas mais fáceis de sobremesa que existe e é simplesmente delicioso. Garanto que vocês irão se surpreender do quanto é fácil e delicioso, além dos elogios que vocês irão receber…hehe. Ah, e desta vez eu usei as forminhas de cupcake mesmo, pois ainda não tenho muitas forminhas diferentes, então a dica é que pra quem quiser fazer os bolinhos, não precisa usar forminhas especiais, use as que você tiver em casa, mesmo as de empadinha, ok?

Petit Gateau
±8 bolinhos

Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/4 xícara de açucar (50g)
2 colheres (sopa) rasas de farinha trigo
2 ovos inteiros
2 gemas

Preparo:
Preaqueça o forno a 250°C.
Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria. Numa tigela bata os ovos, as gemas e o açucar por aproximadamente 3 minutos até ficar uma mistura clara. Junte o chocolate e a farinha. Coloque a massa em forminhas untadas com margarina e farinha, enchendo cerca de 2/3 delas. Leve para assar em fogo bem alto (para o meio ficar mole) por 6 à 8 minutos até que eles tenham dado uma leve crescida. Desenforme ainda quente e sirva imediatamente. Se o centro deles estiverem firmes e não líquidos, deixe menos tempo assando da próxima vez.

86 comentários em “Petit Gateau

  1. Nossaaaaa!!! Como não encontrei esse blog antes????
    Aqui não tem nada e eu não goste!!! é tudo simplismente maravilhoso!!!
    Você tem mãos de fada e seu blog é show!!!
    Parabéns!!!
    bjos, Tati.

    1. @Tati, Oi Tati, antes tarde do que nunca…hehe…então vou ficar esperando pra saber de suas aventuras na cozinha e as receitas que você testou.
      Beijinhos

    1. @Scheila, Oi Sheila, eu acho que dá certo sim, mas só não sei o tempo que tem que deixar, pois nunca fiz nelas. Me conta depois se deu certo, ok?
      Beijinhos

  2. Eu adoro petit gateaux! Parece de proposito que ainda tive no outro dia a falar que ia fazer e tentar arranjar a receita porque eu tenho sempre comprado aqueles congelados e uma prima pequena minha nunca tinha comido e iamos fazer.

    Parabéns:)

    1. @Sofia, Oi Sofia, foi quase de propósito…hehe…bom agora você pode aprender e não precisa mais comprar os congelados, nada melhor do que um petit gateau fresquinho saindo do forno…huuuuum…hehe.
      Beijinhos

  3. Oi flor!
    Que delícia de receita… tô salivando sobre o teclado…hehehe
    Eu também ando na correria e visitando pouco as amigas, mas o importante é que a gente sempre pensa uma na outra.
    Beijocas e ótima quinta-feira!

    1. @Aninha, Oi querida, realmente, por mais que esteja difícil visitar todos, com certeza penso sempre em você e todo mundo, mas meu google reader sempre me avisa das suas atualizações, só falta eu ir lá e deixar um recadinho…hehe.
      Beijinhos e uma linda semana.

  4. Oi, Pam,

    Pela manhã pensei justamente em vir aqui hoje, saber do seu paradeiro. E quando entro na Internet… surpresa!
    E voltou com tudo, hem? Não vou dizer nada, só levar a receita, que eu não sou boba, rsrs!

    Um beijo e bom fim de semana.

    1. @Marly, Hehe, então vc acertou em cheio heim, vou tentar aparecer mais, to com saudade de ficar testando receitas para postar aqui e com saudade de visitar os blogs queridos…aiai…mas depois a vida entra nos eixos e eu volto à minha rotina.
      Beijinhos e boa semana

    1. @Ana Paula Andrade, Oi Ana, tá tudo bem por aqui, só ando com saudade de cozinhar e de visitar os blogs queridos…hehe. Mas vou tentar voltar à ativa.
      Beijinhos e uma linda semana.

  5. Realmente é super fácil e parece uma delícia.. A forminha que você usou é própria para Petit Gateau? Que tamanho é?
    Adoro suas receitas, abração 😀

    1. @Mithiane Oliveira, Oi Mithiane, eu usei as forminhas de cupcake/muffin , pois ainda não comprei todos os meus utensílios de novo, então tive que me adaptar. Mas acabou ficando perfeito, é só não colocar massa demais, ok?
      Beijinhos

  6. Ai ai ai que delícia! Essa também é uma das minhas sobremesas prediletas. Confesso que nunca tentei fazer em casa…Quem sabe agora com essa receita me empolgo e resolvo tentar.rsrsrsrs
    Bjs pra você.

    Ale Dias

    1. @Alessandra Dias, Oi Alessandra, não sabe o que está perdendo, se vc gosta tanto quanto eu, vai adorar ver o quanto é fácil fazer…hehe.
      Beijinhos

  7. achei seu blog por um acaso, e confesso que ele é ótimo, sempre que vejo alguma receita eu fico com vontade de fazer, mas acabo não fazendo por medo de não gostarem, mas seu blog me inspirou muito, o único problema é: Qual receita do blog eu faço primeiro rsrs. Parabéens, e MUITO sucesso no blog.

    1. @Heloisa Lichieri, Oi Heloisa, fico super feliz em saber que você adorou meu blog, e a dica que tenho é pra não ter medo de testar nada, como vc disse, se o pessoal não gostar é só trocar de receita na próxima vez, pois uma hora ou outra eles irão gostar de alguma receita…hehe.
      Beijinhos

    1. @Carla, Oi Carla, eu também estava morrendo de saudade de postar aqui, mas o tempo anda curto tanto para testar receitas, quanto para postá-las. Mas vou tentar arranjar um tempinho para não deixar o blog muito tempo parado.
      Beijinhos

  8. Pam, que bom que vc voltou !!!
    Mais um fds dedicado a vc, receita facil e muito mais muito deliciosa, aparece mais vezes, pq eu sou sua discipula ! rs bjuss e boa semana

  9. Ola Pam,

    Ainda bem que voce voltou. Eu tambem tenho andado desaparecida, enfim…a vida as vezes nao nos permite ter tempo para tudo.

    E voltou em grande que lindo e super apetitoso petit gateau voce preparou.

    Beijinhos

  10. Eu vim aqui procurar uma receita de cookie e, não resisti uma resisti a este Petit Gateau, simplesmente maravilhoso. Quando fizer vou postar no blog.
    Seu site tem receitas ótimas
    Parabens

    Bjs

  11. Olá Pam!
    Vim contar que fiz a receita. Ficou tão bom que acabou antes da foto. Só que 2 eu deixei passar um tico, e o recheio não ficou tão cremoso, ficou tipo brownie. Mas tb ficou delicioso! Amei! Beijos

  12. Olá Pamella!!!
    Nham..nham..q delícia de petit gateau! Aqui em casa todos AMARAM!
    Hummmm….!rs. AAh por favor, vc sabe se eu posso congelar?
    Bj Grande

    1. @Márcia, Oi Márcia, eu nunca congelei. Mas algumas pessoas dizem que não pode e outras dizem que pode. Então eu aconselho você à testar…hehe, coloque os petit gateau crus, mas já dentro das forminhas, prontos pra assar, cobertos com filme plástico e leve pra congelar. E quando for servir deixe o bolinho voltar a temperatura ambiente antes de colocar no forno. Ok?
      Beijinhos

    1. @Léia Passos, Oi Léia, eu nunca fiz mas tem um pessoal que congela a massa crua, já nas forminhas e depois que quiser é só deixar chegar na temperauta ambiente e depois assar, ok?
      Beijinhos

  13. Oi Pam! Acabei de conhecer seu site e estou encantada! Quanta receita delicioooosa!!! Sou recém casada e louca pra botar as asinhas de fora na cozinha hahaha… Já estou acompanhando o site para ver todas as novidades! =) Um beijo! ♥

    1. @Camila Carvalho, Oi Camila, seja bem vinda, espero que teste várias receitas e que você principalmente goste delas…hehe. Mas sempre volte para contar os resultados, ok?
      Beijinhos

  14. Oi! Pamela vc eh a verdadeira fada da cozinha!! srsrrsr.. acabei de conhecer seu site.. estava pesquisando sobre cupcake..nossa quantas delícias.. vou fazer muitas receitas daqui..
    P/ começar o bolo de chocolate p/ niver da minha mãe no próximo sábado.. vou postar no meu blog.. fiz recentemente estou sem tempo p/ cozinhar.. mas vou colocá-lo em pleno vapor.. com todas estas opções aqui!! parabéns.
    ps: VC fez curso de culinária? Tenho vontade de abrir um pequeno restaurante.. ow quiosque de comida gostosa e de qualidade.. aqui na minha cidade está precisando… bju!

    1. @MAGDA, Oi Magda, acredito que não, pois o meio ficará muito cru, e se você deixar assar mais para o meio não ficar muito cru, então será a borda que terá assado muito. Eu aconselho a fazer bolinhos pequenos, ok?
      Beijinhos

  15. Olá Pamela,
    Estava pesquisando receitas de petit gateau e achei a sua um máximo!!!Será que se acrescentar um cubo de chocolate no momento em que a massa ja está na fôrma e pronta pra ir ao forno, irá deixar o bolinho mais cremoso? Parabéns pelo blog.

    1. @Gabi Ariosi, Oi Gabi, a sua idéia parece ser ótima, nunca testei. Então se você testar, vem correndo me avisar que agora fiquei curiosa…hehe.
      Beijinhos

  16. Oi tudo bem ?
    Essa semana eu tentei fazer o petit gateu só que eu só estava com forminhas de empadas,fiz tudo conforme o texto mas para minha decepção o ele era apenas um bolinho,sim,apenas mais um bolinho meio amargo no mundo. Ele não ficou cremoso por dentro e eu fiquei triste.
    Eu queria saber se o motivo foi o tamanho da forma,pois era pequena.Eu deduzi que não ficou cremoso porque já que a forma era pequena o meio foi assado bem rapido.Se eu estiver errado me concerte,mas se eu estiver certo,irei comprar forminhas de cupcake e tentarei até dar certo.
    Tchau e obrigado desde já 🙂

    1. @Diego Silveira, Oi Diego, a cremosidade que você está buscando seria quando você partisse o bolo e de dentro dele escorresse uma calda? Se for isso, calma…hehe, você não conseguiu pois assou demais. Acredito que por suas formas serem menor o tempo de forno foi muito, como você disse. Então não precisa comprar outra forma não, pode usar a que você tem, mas diminua o tempo, faça testes, deixe 4 minutos por exemplo, retire um e veja se está ao seu gosto, até você achar o tempo certo e a consistência que você deseja, pois varia de cada forno. Mas o importante é não desistir, ok?
      Beijinhos

  17. olá …
    essa receita deve ser feita no momento que for consumir ou pode congelar o bolinho depois que colocar na forminha ?
    bjs adoro suas receitas

  18. Parabéns,adoroooo petit gateau, gostaria de saber se as claras são batidas em neve e depois é que é juntada com as gemas e mais o açucar ou é tudo misturado sem batedeira as claras, as gemas e mais o açucar. Por favor tire esta dúvida, obrigada e um abrço.

    1. @Jovita, Oi Jovita, não precisa separar as claras não, é só bater os ovos inteiros. E não precisa bater na batedeira, se quiser pode bater tudo a mão.
      Beijinhos

  19. Oi, Pam!

    Descobri seu site esta semana e estou encantada! Moro em BH e fiz questão de ir ao Mercado Central hoje, só para comprar tudo o que encontrasse para fazer cupcakes e este petit gateau. Resolvi tentar fazer à tarde o petit gateau, junto com meu namorado. Fiz em forminhas de cupcake. Reduzi a receite à metada para fazer 4 porções. Preenchi até faltar um dedo para completar a forminha de papel, e achei que ficou um pouco pequeno o docinho. Fora isso, absolutamente PERFEITO! Recheio delicioso, assado por fora e com uma calda suculenta por dentro… hmmmm O sabor não fica atrás da sobremesa servida em qualquer bom restaurante. Meus parabéns pelo talento, simpatia e generosidade com que compartilha suas receitas! Volto pra contar das minhas experiências com as outras várias receitas suas! Beijo!

    1. @Bella, Oi Bella, que delícia saber que tudo deu certo e que você adorou a receita. Sou eu quem devo agradecer seu carinho, muito obrigada, você é uma fofa. E volte sempre para me contar sobre suas aventuras.
      Beijinhos

  20. Oi! já acompanho seu site faz tempo mas só agora parei pra comentar como ele é maravilhoso! Já testei várias receitas e ficaram ótimas! Eu queria aproveitar pra fazer uma pergunta, vi vários videos no youtube falando de um tal de buttercream icing, pode me explicar o que é isso? Obrigada

    1. @Marina Magalhães, Oi Marina, que bom que finalmente comento, fico muito feliz. Sobre a sua pergunta, o buttercream é uma cobertura de manteiga e açúcar, dá uma olhadinha no meu índice de receitas, na parte de cupcakes, que você vai achar várias receitas de buttercream.
      Beijinhos

  21. Pam do céu!!! Sucesso novamente!!! Acabei de fazer aqui para um casal de amigos. Que coisa maravilhosa. Amei!!!! Fica perfeito, não precisa mudar nada da receita. Deixei 8 minutos no forno em alta temperatura.

  22. Oi, Pâmela!

    Se eu assar o petit gateau num pirex pequeno, de 25 x 15 cm, será que vai ficar muito cru por dentro e queimar nas beiradas?

    Não tenho nem forminhas de empadas! 😛

    1. @Gizela, Oi Gizela, é o risco que você corre. Pois se vc colocar a temperatura alta como diz a receita, vai queimar nas beiradas. Mas se vc diminuir a temperatura ele vai acabar virando um bolinho, mas eu acho que é a melhor opção. Você vai ter que ficar em constante vigia pra conseguir a consistência que vc quer. É melhor do que ficar sem experimentar…hehe. Beijinhos.

  23. Oi, Pâmela!

    Comprei umas forminhas de empada, de um tamanho médio.

    Quando deu 8 minutos, a parte de cima ainda estava crua, com o forno a 250º. Daí, aumentei pra 260 e deixei por 15 minutos no total. Resultado: não teve calda no meio! Deixei muito tempo 🙁 Mas a massa ficou gostosa. Na verdade, o meio ficou um pouquinho cremoso, mas como um bolo molhado, não como uma calda, igual na foto 😛

    Tenho uma dúvida: a massa, antes de assar, é bem pastosa mesmo?

    Beijos!

    1. @Gizela, Oi Gizela, é assim mesmo da primeira vez, até que você vai acostumar com a receita e com o tempo e temperatura. Sobre a massa, eu não lembro bem, mas eu acredito que fica na consistência de um bolo normal, ok? Beijinhos.

  24. Obrigada por responder!

    Com certeza, repetirei essa receita! Afinal, ainda não ficou com essa caldinha maravilhosa da foto! 😛

  25. Amém que você voltou!!!!!
    Delícia suas receitas e não podemos ficar sem elas.!!!
    Bem vinda de volta, claro que está ocupada mas é sempre bom ter post novo pra vermos!!
    Bjos..

    1. Oi Josi, fico muito brava comigo quando perco o ânimo e vou ficando tempo demais sem postar receitas. Gosto de quando tenho várias receitas pra compartilhar, mas não tem jeito, tem dia que tenho trabalho demais e ânimo de menos, daí o site fica pra depois. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

Deixe um comentário