Bavaroise de Chocolate

Apesar de ser uma famosa sobremesa francesa, de acordo com os franceses o Bavaroise ou Crème Bavaroise é uma invenção suíça. É uma sobremesa feita com crème anglaise (base de leite, ovos e aromatizado), com gelatina e misturada em creme de leite batido para ficar mais leve. Sua textura lisa e cremosa são disparadas os pontos mais marcantes desta simples sobremesa.

Esta foi umas das primeiras receitas que fiz quando comecei a me interessar por culinária, mas como naquela época eu ainda não tinha o blog, eu não tirei foto. Mas noutro dia me lembrei dela e fui correndo fazer, pois além de ser super simples é uma sobremesa deliciosa. Na verdade lembra um mousse, mas é muito mais gostoso, sabe aqueles mousses profissionais e caros que você fica louca para comer nos restaurantes ou casas de sobremesas, só que desiste pelo preço?hehe. Este bavaroise é muito mais gostoso, garanto que quem fizer vai adorar, e da próxima vez vou testar uma versão branca que deve ficar demais.

Bavaroise de Chocolate

Ingredientes:

200g de chocolate meio-amargo picado
375ml de leite (1x + 2/8x)
4 gemas
90g de açucar (1/2x)
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
315ml de creme de leite fresco (já fiz com o normal de caixinha e deu certo)

Preparo:

Numa panela, misture o chocolate e o leite. Mexa sobre fogo baixo até que o chocolate derreta e o leite comece a ferver. Retire do fogo e reserve.
Numa tigela, misture bem as gemas e o açucar e bata até ficar uma mistura clara. Gradualmente junte o leite de chocolate quente. Coloque tudo de novo numa panela (eu uso a mesma…hehe) e cozinhe em fogo baixo até que engrosse o suficiente para cobrir as costas de uma colher de pau. Não deixe ferver. Retire do fogo.
Coloque 2 colheres (sopa) de água fervente numa xícara, junto com a gelatina e deixe amolecer. Junte ao chocolate quente e misture até que se dissolva.
Coloque na geladeira até que esfrie, mas não deixe endurecer (assentar), mexa ocasionalmente. Bata o creme de leite até que engrosse e depois junte ao chocolate. Coloque em seis copos de 250ml e leve à geladeira durante à noite.

37 comentários em “Bavaroise de Chocolate

  1. Oi Pâmela, tudo bem?
    Sempre procuro fazer suas receitas, porque cá entre nós: “são maravilhosas”!!!
    Essa é mais uma que com toda certeza vou fazer. Obrigada por compartilhar suas aventuras culinárias conosco.
    Abraços!

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, tenho certeza que você vai adorar essa Bavaroise, não tem como não gostar. Se fizer depois volte para contar se gostou, ok?
    Beijinhos e boa semana

    [Responder]

  2. Pam,
    Pelo nome chique, até assusta, mas também achei
    super pratico.
    Realmente, uma bela sobremesa!
    beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Fabiana, Oi Fabiana, é super prático, por isso que fica ainda mais gostoso…hehe.
    Beijinhos e boa semana.

    [Responder]

  3. Pam,
    Bavaroises são mesmo fáceis de fazer e deliciosas! Eu tenho uma receita de bavaroise de chocolate que também fica boa, mas vou testar a sua, que deve ser saborosa!

    Beijinho e bom fim de semana

    [Responder]

  4. Oi querida Pam,
    Com esse friozinho todo, uma sobremesa dessas é tudo de bom né? Tô aqui na net vendo os blogs queridos e me inspirando para ir até a cozinha me “aquecer” ao calor do forno. Vou preparar algo bem gostoso porque estou babando com esse bavaroise…hehehe
    Beijocas com carinho e ótima semana!

    [Responder]

  5. Porque deixei ferver um pouco rsrsrs acabei de fazer :] to anciosa pra ver como vai ficaaar :}

    [Responder]

    Pam:

    @Lívia, Ih agora fiquei curiosa também….hehe. Mas vai dar tudo certo sim, mas me conta depois heim…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Oi! Fiquei na dúvida sobre a batedeira. Você bate as gemas e o creme de leite em batedeira? Ou faz na mão mesmo com o fuet?

    Outra coisa (não sei se faz diferenća) você coloca a gema batida no leite de chocolate ou coloca o leite de chocolate na gema batida?

    Quando coloca a gelatina em pó derretida, usa o liquidificador? Ela dissolve bem no leite quente que não chegou a ferver?

    Obrigada pela atenćão!

    Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Daiane, Oi Daiane, na verdade tanto faz, só depende o tanto que seu braço irá cansar, hehe, mas eu já fiz dos dois jeitos. E coloco o leite de chocolate na gema batida. Depois na hora da gelatinha eu bato na mão mesmo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Olá Pamela. Muito obrigada pela sua resposta! Nossa, foi rápido!

    Estou planejando essa sua receita já tem um tempo, mas sem a gelatina fica difícil (e eu sempre esqueço de comprar). Mas agora ela está anotada na lista de compras, e com sorte esse final de semana a receita sai!

    Mil beijos,

    [Responder]

  8. Oi Pamela. Fiz sua receita de bavaroise (afinal, como se lê isso? Aqui em casa a gente fala bavaróize) e devo dizer que ficou ótima!

    Só teve um senão! A anta aqui foi toda feliz pra geladeira do supermercado procurar “creme de leite fresco”! Viu um saquinho de 500ml e ficou toda serelepe e saltitante! Daria pra comprar e não ia sobrar muito!

    QUando estava com tudo pronto, com o leite de chocolate ovado na geladeira esfriando e fui bater o creme de leite pra virar chantily resolvo ler “os ingredientes” do tal do meu creme de leite fresco.

    Não é que eu troquei as bolas e comprei aquele preparado pra chantily!?

    No fim achei que ficou uma delícia (usei esse mesmo, deu ponto super rápido e ninguém precisa saber dessas aventuras, né?).

    Obrigada por compartilha! 😉

    Mil beijos,

    [Responder]

    Pam:

    @Daiane, Oi Daiane, se você quiser pronunciar com um francês bem legal você diz “bavarroase” e pronuncia os “r” bem la no fundo da garganta…hehe.
    Ah então, o bate chantilly na verdade é um creme vegetal, mas na consistência ele acaba dando para substituir o creme de leite fresco, mas no sabor da receita final, com o creme de leite fica muito mais gostoso. Mas ainda bem que deu tudo certo, e eu também sou como você, o que importa é o produto final, ninguém precisa saber o que aconteceu antes…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Pam, aqui no Brasil existe um creme de leite orgânico, que vem numa garrafinha. Isso pode ser considerado creme de leite fresco?Seria só deixar gelar? Serviria para essa receita?

    [Responder]

    Pam:

    @Elvia Guimarães, Então Elvia, você teria que ler se fala a porcentagem de gordura, pois o creme de leite fresco tem em torno de 30 a 35%, mas acredito que deva servir sim, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Oi Pam!!
    quero muito fazer essa receita.. mas tenho um monte de chocolate milka que eu preciso usar.. e imaginei que com erssa receita deve ficar muito bom!
    so que tem que diminuir um pouco o açúcar né.. quanto tu acha que eu deveria usar de açúcar daí??
    obrigada e o blog ta sempre lindo!! =)
    beijos!!

    [Responder]

    Pam:

    @Karina Nery, Oi Karina, deve ficar bom com o chocolate milka sim. Bom sobre o açucar, acho que você pode diminuir pela metade, qualquer coisa se você achar que não está doce o suficiente, pode colocar mais um pouquinho antes de colocar na panela.
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Pamela, bom dia…Acabei de fazer o “Bavarroase”…Só tenho uma dúvida: quando se usa o creme de leite de caixinha nao precisa engrossar ne? Pois usei uma caixinha e meia (315ml)mas como tava na geladeira ele ja tava grossinho…E também posso por num pirex de vidro ao invés de distribuir em copos né?…beijos…vou esperar pra ver como fica…Só tenho 3 horas até o almoço, será q dá tempo?
    Quantas dúvidas…rsrsrs
    Lígia

    [Responder]

    Pam:

    @ligia, Oi Lígia, quando usar o creme de leite de caixinha, pode seguir a receita normalmente. E pode fazer sim só em um pirex grande. Bom sobre o tempo de esfriar eu não tenho certeza se só 3 horas irão dar tempo, pois o melhor mesmo é da noite pro dia, mas vamos torcer…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Ei Pam! Mais uma vez estou salivando com outra receita sua. Estou pensando em fazê-la hoje! Tem problema usar 180g de chocolate meio amargo em vez de 200g?
    Beijinhos =D

    [Responder]

    Pam:

    @Carla, Oi Carla, não tem problema não, pode fazer.
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Olá Pam!

    A receita parece ótima, deve mesmo ficar uma delícia.
    Quanto tempo ela dura fora da geladeira sem perder a consistência?

    [Responder]

    Pam:

    @Glaucy, Oi Glaucy, eu vou confessar e dizer que não lembro, pois faz tempo que fiz, mas acredito que dure umas duas horas tranquilo. Beijinhos.

    [Responder]

  14. Oi Pam,
    Adorei conhecer sua casa. Vim atrás do significado de Bavaroise e oncontrei este site lindo e cheio de novidades. Amei e vou voltar mais vezes, claro. Fiz lá no Receitas Bavaroise de Coco com Chocolate e ficou uma delícia. Peguei aqui o significado de Bavaroise e levei lá pra minha página, com seus créditos, claro. Tudo bem?
    Abraços! Até mais.

    [Responder]

    Pam:

    @Betechef, Oi Bete, muito obrigada pelo carinho e claro sim, pode usar qualquer coisa, desde que com os créditos. Volte sempre e se precisar de algo me avise. Beijinhos.

    [Responder]

  15. Bom dia Pam, fiz dua receita Uhuuuu q emoção!!!! Deu super certo, só diminui um pouco no creme de leite pois queria mais fiinho para o recheio do bolo q fiz para o chá da minha bebê 🙂 Muito obrigada Pam, sua receita é fantástica! Bjinhos

    [Responder]

    Pam:

    @Samira, Ebaaaa Samira, fico feliz em saber! Beijinhos e obrigada pelo carinho!

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *