35

Apesar de ser uma famosa sobremesa francesa, de acordo com os franceses o Bavaroise ou Crème Bavaroise é uma invenção suíça. É uma sobremesa feita com crème anglaise (base de leite, ovos e aromatizado), com gelatina e misturada em creme de leite batido para ficar mais leve. Sua textura lisa e cremosa são disparadas os pontos mais marcantes desta simples sobremesa.

Esta foi umas das primeiras receitas que fiz quando comecei a me interessar por culinária, mas como naquela época eu ainda não tinha o blog, eu não tirei foto. Mas noutro dia me lembrei dela e fui correndo fazer, pois além de ser super simples é uma sobremesa deliciosa. Na verdade lembra um mousse, mas é muito mais gostoso, sabe aqueles mousses profissionais e caros que você fica louca para comer nos restaurantes ou casas de sobremesas, só que desiste pelo preço?hehe. Este bavaroise é muito mais gostoso, garanto que quem fizer vai adorar, e da próxima vez vou testar uma versão branca que deve ficar demais.

Bavaroise de Chocolate

Ingredientes:

200g de chocolate meio-amargo picado
375ml de leite (1x + 2/8x)
4 gemas
90g de açucar (1/2x)
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
315ml de creme de leite fresco (já fiz com o normal de caixinha e deu certo)

Preparo:

Numa panela, misture o chocolate e o leite. Mexa sobre fogo baixo até que o chocolate derreta e o leite comece a ferver. Retire do fogo e reserve.
Numa tigela, misture bem as gemas e o açucar e bata até ficar uma mistura clara. Gradualmente junte o leite de chocolate quente. Coloque tudo de novo numa panela (eu uso a mesma...hehe) e cozinhe em fogo baixo até que engrosse o suficiente para cobrir as costas de uma colher de pau. Não deixe ferver. Retire do fogo.
Coloque 2 colheres (sopa) de água fervente numa xícara, junto com a gelatina e deixe amolecer. Junte ao chocolate quente e misture até que se dissolva.
Coloque na geladeira até que esfrie, mas não deixe endurecer (assentar), mexa ocasionalmente. Bata o creme de leite até que engrosse e depois junte ao chocolate. Coloque em seis copos de 250ml e leve à geladeira durante à noite.

Print Friendly

35 comentarios para “Bavaroise de Chocolate”

    1
  1. belinhagulosa

    Que bom que deve ser e de chicolate perfeito,jinhossss

  2. 2
  3. moranguiat

    hum bem boa esta sobremesa
    andpo a precisar de uma boia dose de chocolate mesmo.
    beijocas

  4. 3
  5. Maura

    Parece mesmo deliciosa!!!bjs
    Maura

  6. 4
  7. Camila

    Oi Pâmela, tudo bem?
    Sempre procuro fazer suas receitas, porque cá entre nós: “são maravilhosas”!!!
    Essa é mais uma que com toda certeza vou fazer. Obrigada por compartilhar suas aventuras culinárias conosco.
    Abraços!

  8. 5
  9. Fabiana

    Pam,
    Pelo nome chique, até assusta, mas também achei
    super pratico.
    Realmente, uma bela sobremesa!
    beijos

  10. 6
  11. Marly

    Pam,
    Bavaroises são mesmo fáceis de fazer e deliciosas! Eu tenho uma receita de bavaroise de chocolate que também fica boa, mas vou testar a sua, que deve ser saborosa!

    Beijinho e bom fim de semana

  12. 7
  13. Pam

    @Camila, Oi Camila, tenho certeza que você vai adorar essa Bavaroise, não tem como não gostar. Se fizer depois volte para contar se gostou, ok?
    Beijinhos e boa semana

  14. 8
  15. Pam

    @Fabiana, Oi Fabiana, é super prático, por isso que fica ainda mais gostoso…hehe.
    Beijinhos e boa semana.

  16. 9
  17. Aninha

    Oi querida Pam,
    Com esse friozinho todo, uma sobremesa dessas é tudo de bom né? Tô aqui na net vendo os blogs queridos e me inspirando para ir até a cozinha me “aquecer” ao calor do forno. Vou preparar algo bem gostoso porque estou babando com esse bavaroise…hehehe
    Beijocas com carinho e ótima semana!

  18. 10
  19. Cacahuete

    Já não como bavaroise ha tanto tempo, as tuas fotos e receita, deu-me uma saudade. Tenho de fazer para recordar.

    Beijinhos

  20. 11
  21. Lívia

    O que acontece se deixar ferver um poouquinho? DD:

  22. 12
  23. Pam

    @Lívia, Bom um pouquinho eu acho que não acontece nada…hehe. Por que?

  24. 13
  25. Lívia

    Porque deixei ferver um pouco rsrsrs acabei de fazer :] to anciosa pra ver como vai ficaaar :}

  26. 14
  27. Pam

    @Lívia, Ih agora fiquei curiosa também….hehe. Mas vai dar tudo certo sim, mas me conta depois heim…hehe.
    Beijinhos

  28. 15
  29. Lívia

    Deeeu certo *_* ficou muuito bom hehe
    beijoos pam :*

  30. 16
  31. Daiane

    Oi! Fiquei na dúvida sobre a batedeira. Você bate as gemas e o creme de leite em batedeira? Ou faz na mão mesmo com o fuet?

    Outra coisa (não sei se faz diferenća) você coloca a gema batida no leite de chocolate ou coloca o leite de chocolate na gema batida?

    Quando coloca a gelatina em pó derretida, usa o liquidificador? Ela dissolve bem no leite quente que não chegou a ferver?

    Obrigada pela atenćão!

    Beijos

  32. 17
  33. Pam

    @Daiane, Oi Daiane, na verdade tanto faz, só depende o tanto que seu braço irá cansar, hehe, mas eu já fiz dos dois jeitos. E coloco o leite de chocolate na gema batida. Depois na hora da gelatinha eu bato na mão mesmo, ok?
    Beijinhos

  34. 18
  35. Daiane

    Olá Pamela. Muito obrigada pela sua resposta! Nossa, foi rápido!

    Estou planejando essa sua receita já tem um tempo, mas sem a gelatina fica difícil (e eu sempre esqueço de comprar). Mas agora ela está anotada na lista de compras, e com sorte esse final de semana a receita sai!

    Mil beijos,

  36. 19
  37. Daiane

    Oi Pamela. Fiz sua receita de bavaroise (afinal, como se lê isso? Aqui em casa a gente fala bavaróize) e devo dizer que ficou ótima!

    Só teve um senão! A anta aqui foi toda feliz pra geladeira do supermercado procurar “creme de leite fresco”! Viu um saquinho de 500ml e ficou toda serelepe e saltitante! Daria pra comprar e não ia sobrar muito!

    QUando estava com tudo pronto, com o leite de chocolate ovado na geladeira esfriando e fui bater o creme de leite pra virar chantily resolvo ler “os ingredientes” do tal do meu creme de leite fresco.

    Não é que eu troquei as bolas e comprei aquele preparado pra chantily!?

    No fim achei que ficou uma delícia (usei esse mesmo, deu ponto super rápido e ninguém precisa saber dessas aventuras, né?).

    Obrigada por compartilha! ;)

    Mil beijos,

  38. 20
  39. Pam

    @Daiane, Oi Daiane, se você quiser pronunciar com um francês bem legal você diz “bavarroase” e pronuncia os “r” bem la no fundo da garganta…hehe.
    Ah então, o bate chantilly na verdade é um creme vegetal, mas na consistência ele acaba dando para substituir o creme de leite fresco, mas no sabor da receita final, com o creme de leite fica muito mais gostoso. Mas ainda bem que deu tudo certo, e eu também sou como você, o que importa é o produto final, ninguém precisa saber o que aconteceu antes…hehe.
    Beijinhos

  40. 21
  41. mariana

    nossa vctem cada receita maravilhosas que
    dá agúa na boca…bjos

  42. 22
  43. Elvia Guimarães

    Pam, aqui no Brasil existe um creme de leite orgânico, que vem numa garrafinha. Isso pode ser considerado creme de leite fresco?Seria só deixar gelar? Serviria para essa receita?

  44. 23
  45. Pam

    @Elvia Guimarães, Então Elvia, você teria que ler se fala a porcentagem de gordura, pois o creme de leite fresco tem em torno de 30 a 35%, mas acredito que deva servir sim, ok?
    Beijinhos

  46. 24
  47. Karina Nery

    Oi Pam!!
    quero muito fazer essa receita.. mas tenho um monte de chocolate milka que eu preciso usar.. e imaginei que com erssa receita deve ficar muito bom!
    so que tem que diminuir um pouco o açúcar né.. quanto tu acha que eu deveria usar de açúcar daí??
    obrigada e o blog ta sempre lindo!! =)
    beijos!!

  48. 25
  49. ligia

    Pamela, bom dia…Acabei de fazer o “Bavarroase”…Só tenho uma dúvida: quando se usa o creme de leite de caixinha nao precisa engrossar ne? Pois usei uma caixinha e meia (315ml)mas como tava na geladeira ele ja tava grossinho…E também posso por num pirex de vidro ao invés de distribuir em copos né?…beijos…vou esperar pra ver como fica…Só tenho 3 horas até o almoço, será q dá tempo?
    Quantas dúvidas…rsrsrs
    Lígia

  50. 26
  51. Pam

    @Karina Nery, Oi Karina, deve ficar bom com o chocolate milka sim. Bom sobre o açucar, acho que você pode diminuir pela metade, qualquer coisa se você achar que não está doce o suficiente, pode colocar mais um pouquinho antes de colocar na panela.
    Beijinhos

  52. 27
  53. Pam

    @ligia, Oi Lígia, quando usar o creme de leite de caixinha, pode seguir a receita normalmente. E pode fazer sim só em um pirex grande. Bom sobre o tempo de esfriar eu não tenho certeza se só 3 horas irão dar tempo, pois o melhor mesmo é da noite pro dia, mas vamos torcer…hehe.
    Beijinhos

  54. 28
  55. Carla

    Ei Pam! Mais uma vez estou salivando com outra receita sua. Estou pensando em fazê-la hoje! Tem problema usar 180g de chocolate meio amargo em vez de 200g?
    Beijinhos =D

  56. 29
  57. Pam

    @Carla, Oi Carla, não tem problema não, pode fazer.
    Beijinhos

  58. 30
  59. Shimenny

    Amei a receita.. linda!

  60. 31
  61. Pam

    @Shimenny, Eba Shimenny, fico muito feliz. Beijinhos.

  62. 32
  63. Glaucy

    Olá Pam!

    A receita parece ótima, deve mesmo ficar uma delícia.
    Quanto tempo ela dura fora da geladeira sem perder a consistência?

  64. 33
  65. Pam

    @Glaucy, Oi Glaucy, eu vou confessar e dizer que não lembro, pois faz tempo que fiz, mas acredito que dure umas duas horas tranquilo. Beijinhos.

  66. 34
  67. Betechef

    Oi Pam,
    Adorei conhecer sua casa. Vim atrás do significado de Bavaroise e oncontrei este site lindo e cheio de novidades. Amei e vou voltar mais vezes, claro. Fiz lá no Receitas Bavaroise de Coco com Chocolate e ficou uma delícia. Peguei aqui o significado de Bavaroise e levei lá pra minha página, com seus créditos, claro. Tudo bem?
    Abraços! Até mais.

  68. 35
  69. Pam

    @Betechef, Oi Bete, muito obrigada pelo carinho e claro sim, pode usar qualquer coisa, desde que com os créditos. Volte sempre e se precisar de algo me avise. Beijinhos.


Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentario