Bolo Mesclado

Este bolo eu vi semana passado no blog da querida Marly, e como ela postou umas fotos lindas deste bolinho e me deu uma aula particular de como fazer tudo certinho, corri para fazer o mais rápido possível, pois eu tinha todos os ingredientes em casa e estava louca de vontade de experimentar. Hum, adorei, o bolo é simples mas tem aquele sabor que agrada à todos, não é do tipo daqueles bolos repletos de vários ingredientes e sabores, em que sempre alguém vai dizer que não gosta.  Este eu garanto que todos irão adorar. Mas o charme deste bolo fica todo na cobertura, e você pode abusar na decoração. Ah, eu resolvi fazer meia receita e ainda rendeu um bolo de um bom tamanho.

Bolo Mesclado

Ingredientes:

Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de leite fervente
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
5 gotas de essência de baunilha

Recheio (Creme de confeiteiro):
½ lata de leite condensado
500 ml de leite
½ lata de creme de leite sem o soro (ponha a lata no freezer por 10 minutos, faça um furo e escorra o soro)
3 gemas de ovos
3 colheres (sopa) de amido de milho
5 gotas de essência de baunilha

Calda:
¾ xícara (chá) de água filtrada
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de rum

Cobertura/Merengue Italiano:
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de água fervente
4 claras de ovos batidas em ponto de neve

Cobertura de Chocolate:
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Preparo:

Pré-aqueça forno à 180°.

Massa:
Bata os ovos com o açúcar por dez minutos. Desligue a batedeira, junte a farinha e os demais ingredientes e misture tudo cuidadosamente (para que os ovos não percam o ar). Ponha a massa em duas formas de 18 centímetros de diâmetro, untadas e enfarinhadas, e leve-as ao forno médio, por uns 45 minutos ou até que os bolos corem e passem no teste do palito. Depois disso, tire as formas do forno e deixe que esfriem.

Recheio/Creme de confeiteiro:
Ponha o leite condensado numa panela de fundo grosso. Dissolva o amido de milho no leite e junte-o ao leite condensado. Ponha uma peneira sobre essa panela, e passe as gemas por ela. Misture os ingredientes da panela e leve-a ao fogo, mexendo sempre (com uma colher de pau) até que vire um mingau. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a essência. Misture tudo e cubra a mistura com um pedaço de papel alumínio (que deve ficar colado no mingau, para que não forme uma película dura na superfície do creme).

Calda:
Misture a água com o açúcar e leve-os ao fogo até que fervam. Apague o fogo, espere esfriar e junte o rum.

Cobertura/Merengue Italiano (de açúcar caramelizado):
Ponha o açúcar numa panela pequena e leve-a, ao fogo até que o açúcar caramelize, formando uma calda líquida, cor de âmbar. Despeje a água fervente sobre o caramelo ( com cuidado, pois espirra e pode provocar queimaduras). Deixe que a calda continue a cozinhar até que os grumos de açúcar dissolvam e a calda comece a borbulhar. Nesse ponto, pingue umas gotinhas da calda num pires com água fria. Quando for possível pegar essas gotinhas, que se transformam numa balinha puxa-puxa, derrame a calda (devagar e com a batedeira ligada), sobre as claras (que já devem estar na tigela da batedeira, batidas em ponto de neve). Deixe que a mistura bata até amornar e clarear ligeiramente.

Cobertura de chocolate:
Misture todos os ingredientes, cozinhe até o ponto de fervura e joga-se sobre o bolo já coberto com o merengue, formando o desenho que desejar. Pode-se também usar chocolate em barra derretido com manteiga ou creme de leite.

Montagem:
Ponha um dos bolos no prato em que vai apresentá-lo. Escave-o um pouco (como se quisesse fazer uma piscininha no topo do bolo, deixando uma borda/margem sem escavar em volta da piscina). Borrife a piscininha com metade da calda. Ponha o creme de confeiteiro dentro da piscininha, e coloque o segundo bolo sobre o primeiro, em cima do creme. Molhe o segundo bolo com o restante da calda. Alinhe os dois bolos e espalhe o merengue sobre os dois, cobrindo-os. Por cima do merengue, derrame o chocolate derretido.

35 comentários em “Bolo Mesclado

  1. Oi, Pam,
    Eu nem ia entrar na Internet hoje, por causa de vários acontecimentos daqui de casa como visitas e tals, mas resolvi dar uma olhada nos meus e-mail e vi a sua postagem. O seu bolo ficou com aspecto fofo e também saboroso, por causa do recheio e da cobertura fartos. Você realmente soube evidenciar as qualidades dele! O bom desse bolo é justamente que ele agrada a “gregos e troianos”. E a gente ainda pode dar uma incrementada na receita, acrescentando bombons ou raspas de chocolate ao recheio e até sobre a cobertura. E, por causa da cobertura farta, a gente não tem que se preocupar muito com o alinhamento do bolo, pois ela disfarça possíveis desníveis, rsrs.
    Beijinho e obrigada pela menção ao meu bloguito e a mim.

    [Responder]

  2. Pam, como eu deixei de comentário para a Marly: esse é um dos meus bolos preferidos! E, quando eu fazia bolos por encomenda era dos mais pedidos!
    Simples e lindo!
    O seu ficou mesmo bonito!
    Beijos!
    :o)

    [Responder]

  3. amiga, que bolo mega maravilhoso é este!!!!!ótima receita pra você fazer em casa no dia 05/06…..faz miga, assim eu já aprendo com você, pois como ele é bem encrementado, seria bom ter uma professora ao lado….rsrsr o que você acha???

    Nossa ele esta tão bonito, que dá agua na boca….

    bjs

    [Responder]

  4. Oi Pam. agora que vi esse bolo, e que bolo, bem eu já conhecia o bolo, mas as suas fotos ficaram lindas, igualzinha a do livro que tenho, e essa receita por acaso só tem 2 colheres (sopa) de óleo?? não acredito, e a manteiga rsrs?? esse pelo menos posso pensar em fazer.
    O que eu resolvi: com a manteiga que vc não usou resolvi usar para testar um Brioche, depois vou colocar lá no blog, e ainda assim diminui a quantidade de manteiga da receita hehehhe, que pecado! beijinhos
    Maura

    [Responder]

  5. Pam,
    Também vi a receita do bolo, e achei maravilhoso.
    Agora, vendo mais uma vez, quem sabe eu não animo.
    bolos assim, só faço em ocasiões especiais, mas tem dias que as lombrigas ficam gritando por aqui…kkkk aí, tenho que abrir uma excessão.
    beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Fabiana, Eu também só fasso bolos recheados para ocasiões especiais, mas não resisti, como você disse a lombriga fala mais alto…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Querida Pamela,
    Sempre que procuro uma receita perfeita, busco por seu site, que encontrei por acaso.
    Por favor, me ajude a saber o que poderia utilizar para molhar o bolo mesclado para que ele nao fique seco?
    Um abraço,
    Miriam

    [Responder]

    Pam:

    @Miriam, Oi Miriam, adorei saber que você sempre aparece por aqui. Então, na receita do bolo mesclado eu já coloquei a receita de uma calda para molhar o bolo, ela leva rum, mas se você não quiser é só tirar o rum, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Então Pâmela,

    Conheci o site hoje, procurando uma receita de bem-casados. Foram tantas receitas maravilhosas que acabei me esquecendo deles. Gostaria de saber se não tem nenhuma receita fácil de bem-casados pra poder disponibilizá-la por aqui… Nem cheguei e já estou dando trabalho. Desculpe-me.

    Obrigada,

    [Responder]

  8. Pamela, fiz ontem a noite e adore a textura do bolo e sabor do recheio. Todos aqui e caa se encantaram com a apresentaçao da cobertura, porém, acho que caramelizei demais o açúcar, porém ficou com um gosto muito forte. E hj, já baixou um pouco a consistência. Mais, sem dúvida é excelente….Obg

    [Responder]

  9. Oi Pam,você deixa eu te chamar assim…
    Gosto, tanto de você é como se fosse minha filha engraçado né.Sabe minha lindinha sempre venho te ver olhar suas receitinhas hoje fiz seu merengue italiano, como sempre perfeito.
    Pam ,fiz um blog para me distrair coloco receitas de blogs ,sites revistas e etc ,mas dou créditos á todos numca digo que fiu eu quem fiz ,e sempre que posso testo as receitas.
    Desculpe te amolar assim,sabe meu micro está na minha cozinha,coloquei uma cama para minha mãe ficar na cozinha porque ela está adoentada,então trouxe meu micro tambem enquanto faço meu serviço ,cuido da comidinha dela fico me destraindo nas horas de descanço colocando receitas no meu blog vc que ir me visitar…Pam não sei onde está a tecla de interrogação meu micro é novo e ainda não sei mexer direito.
    Te Amo Muito,espero que não fiques triste porque coloquei seu receita no meu blog.
    Vou deixar o endereço.
    http://www.cybercuka.blogspot.com
    Pam,como faço merengue italiano de chocolate….interrogação rsrsrs
    Beijinhos no coração
    desculpe os erros

    [Responder]

    Pam:

    @Lenita Dimitropoulos, Oi Lenita, fiquei muito feliz com o seu comentário, muito obrigado por todo carinho. Agora respondendo à sua pergunta, para fazer merengue italiano de chocolate, e só você no final jogar chocolate derretido por cima do merengue, é só você colocar:
    100g g de chocolate meio amargo (derretido)
    3 colheres (sopa) de leite
    1 colher (chá) de manteiga
    Ferva juntos o leite e a manteiga e derreta o chocolate separadamente. Junte tudo e misture bem.
    E depois é só jogar por cima, ok?
    Beijinhos e boa semana

    [Responder]

  10. Pam, preciso de uma informação…to querendo fazer esse bolo de aniversário, mas como o aniversário é na sexta, preciso faze-lo na quinta a noite…você acha que eu corro o risco dele desmanchar??? Obrigada, beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Priscilla Lima, Oi Pricilla, ele não desmancha não, é só deixar na geladeira que ele aguenta até sexta sim.
    Beijinhos

    [Responder]

    Iris Martins:

    @Pam,
    Parabéns pelo seu blog, suas receitas são bem explicadas e com dicas importantes. Adorei esta receita. Parabéns! Iris Martins

    [Responder]

    Pam:

    @Iris Martins, Oi Iris, muito obrigada pelo carinho, fico super feliz. Beijinhos.

  11. Olá, vi a receita há um tempo e não pude deixar de adicioná-la à minha lista de próximas receitas a serem testadas!!! Um amigo me pediu para fazer seu bolo de aniversário, algo simples e gostoso para uma reunião entre amigos, e como ele queria um bolo branco, logo me ocorreu essa receita! Farei ela amanhã, mas antes tenho uma dúvida: a massa cresce bastante? Obrigada e parabéns pelas receitas!

    [Responder]

    Pam:

    @Sarah, Oi Sarah, eu não lembro muito não, talvez o normal de um bolo fofo, acho que deve crescer o tanto que eu acredito que você esteja querendo…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Oi Pam, estou com uma dúvida neste bolo…como você faz esses “arrepiadinhos” na cobertura??? É com espátula?
    Obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Priscilla, Oi Priscilla, é isso mesmo, com a espátula, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Oi Pam! Gostaria de fazer o bolo em uma só forma. Qual seria o tamanho ideal? Bjs e obrigado

    [Responder]

    Pam:

    @Lucia H M Silva, Hum Lucia, assim vc me pega, eu diria talvez uma forma de algo entre 30 cm a uns 45cm. Beijinhos.

    [Responder]

  14. nunca fiz bolo e vou começar por esse he he vou fazer e montar em caixinhas individuais para minha filha vender na faculdade………espero q eu consiga me sair bem,se vc tiver alguma dica de bolo q posso fazer nessas caixinhas para vender fico grata……..preciso aumentar minha renda a facu da minha filha ta cara d++++ bjssssss

    [Responder]

    Pam:

    @marcia, Oi Marcia, cupcakes é sempre uma boa pedida, dá uma olhadinha no meu site que você contra várias receitas. Beijinhos

    [Responder]

Deixe uma resposta