Bolo de Carne Americano com Linguiça

Oie, faz um tempinho que não coloco receitas novas né, acho que é esse calor que está me deixando com preguiça…hehe…mas estou voltando e trago uma receita diferente. Eu sempre quis fazer um bolo de carne, pois sempre via em filmes que os americanos adoravam comer, e procurei alguma receitas do tradicional bolo de carne americano e encontrei esta, que me deixou com água na boca, pois além de toda uma combinação de ingredientes, havia também linguiça de porco apimentada junto, então decidi que era essa que eu testaria. Bom, realmente a combinação dos sabores e a linguiça deixou tudo muito bom, delicioso, além de ser super fácil de fazer. Como foi a primeira vez que fiz um bolo de carne, eu acho que cometi alguns errinhos, primeiro eu acho que não apertei muito bem a carne na forma para juntar, compactar bem, então o bolo desmontou um pouco e segundo eu acho que tirei um pouco antes do forno, pois tinha juntado um pouco de água, mas depois eu pesquisei e vi que é normal, e que o certo é esperar essa água secar antes de tirar do forno, e também algumas pessoas aproveitam essa água e colocam algumas batatas em volta para cozinhá-las e aproveitar a água, o que eu acho que é uma ótima idéia e da próxima vez vou testar. Mas apesar desses errinhos o bolo ainda ficou delicioso.

A receita também pedia migalhas de pão frescas, e pesquisei e encontrei o jeito certo de fazer, é só pegar algumas fatias de pão de forma (para 1 xícara de migalhas eu usei 3 fatias), cortar as 4 laterais/bordas e depois ir picando o pão até ficar bem picadinho, quase uma farinha.

Bolo de Carne Americano com Linguiça

Ingredientes:

1 xícara de cebola picada
1/2 aipo picado finamente
1 colher (sopa) de alho amaçado
1 cenoura média picada
1/2 xícara de cebolinha picada (eu usei só 2 colheres de sopa)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de sal
1 e 1/2 colheres (chá) de pimenta (usei do reino)
2 colheres (sopa) de molho inglês (Worscestershire)
2/3 xícara de catchup
680g de carne moída
340g de linguiça de porco apimentada moida (eu moí no processador)
1 xícara de migalhas de pão
2 ovos grandes batidos
1/3 xícara de salsinha picada (eu usei 2 colheres sopa)

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Numa panela cozinhe a cebola, o aipo, a cenoura, o alho e a cebolinha na manteiga, em fogo médio, mexendo por 5 minutos. Tampe e mexa ocasionalmente até as cenouras ficarem macias, cerca de 5 minutos. Acrescente o sal, a pimenta, o molho inglês e 1/3 do catchup. Cozinhe por mais 1 minuto e desligue.

Numa tigela grande, misture as carnes, os ovos, os vegetais, o pão e a salsinha. Coloque em uma forma de bolo inglês de 22×12 cm, amasse bem e cubra com o restante do catchup. Asse por aproximadamente 1 hora ou até secar a água.

12 comentários em “Bolo de Carne Americano com Linguiça

  1. Pam, que bom que vc voltou menina, e que delícia, adoro bolo de carne, na verdade adoramos aqui em casa, já fiz uma duas há três receitas, já fiz com batatas ficou ótimo e tbém fica uma delícia com molho barbecue, vou anotar esse seu e fazer um dia desses, tá lindo e super apetitoso, bjkas querida e bom fim de semana p/ vc ;)…

  2. Pam,
    Estava com dificuldades de acessar seu site. Não sei o que era. Mas consegui. Vendo a foto do seu bolo, consigo sentir o perfume que se formou na cozinha….hummm
    Beijocas e bom final de semana, miguinha!

  3. Pam!!
    Primeira vez?! Nuss vida! Ficou lindo…=)
    Aqui em casa gostam mto do bolo de carne, mas eu nunca fiz, num sô mto prendada nessa área…
    Mas, gostei das dicas q vc deu…poderia substituir por outra linguiça tipo defumada, meu esposo não gosta de pimenta…e qto a água, tem q esperar secar dentro do forno, mas já desligado? Fia, precisa me ensinar pq carninha é uma côiss muito complicada…:/
    Brgadinha e um bejim, tá?!
    da Vinni

  4. Oi Vinni, então, pode substituir sim a linguiça do bolo de carne por uma de sua preferencia e em relação à agua que se forma, eu acho que para secá-la tem que cozinhar mais um pouco, com forno ligado, mas quanto mais tempo mais seco ele vai ficar. Mas mesmo eu tirando ele com água do forno, ele estava cozido e suculento o único problema foi que eu assustei com a água, só isso…hehe.

    Beijinhos

  5. Esta receita me pareceu ótima.
    Mas como sou, na cozinha, marinheira de 1ª viagem, tenho dificuldade para calcular as quantidades.
    Você me ajudaria mais, ainda, se acrescentasse o rendimento de cada receita. Isto é, à quantas pessoas (porções) essas quantidades serviriam.
    Gratíssima
    Dulce

    1. @Dudú, Oi Dudú, normalmente eu não coloco, pois varia muito de pessoa pra pessoa, mas vou tentar colocar. Bom, este bolo de carne eu diria que dá para umas 4 pessoas, talvez 5, tudo vai depender da quantidade de comida que comem, ok?
      Beijinhos

  6. Parabens,ainda nao testei nem uma receita mas sei que deve ser tudo delicioso.
    Adoro cozinha tambem,mas todo mundo vivi de dieta aqui em casa(eu e meu marido rsrsrsr….)mas vou testar varias receitas suas.
    um grande beijo.
    Adriana

    1. @adrana marques, Oi Adriana, obrigado pelo carinho. Então, mas dieta não é motivo para não experimentar, é só fazer tudo com moderação e chamar um monte de gente para ajudar a comer…hehe.
      Beijinhos

Deixe um comentário