Gingerbread Men

gingerbread manContinuando com as receitas de natal, resolvi fazer os famosos Bonequinhos de Gengibre que encontrei aqui, eles são tradicionais no natal norte-americano e ficam muito fofos para presentear ou servir aos convidados. Foi a primeira vez que fiz e que experimentei esses biscoitinhos, mas adorei fazê-los, é muito divertido, aconselho à quem quiser fazer, reunir toda a família, principalmente as crianças, vai ser diversão garantida.

gingerbread man 2Algumas dicas que tenho pra dar é pra fazê-los bem fininhos pois eles crescem um pouco no forno, eu não sabia, então os meus acabaram ficando meio gordinhos…hehe. O tempo no forno é você quem decide, se você gostar deles mais macios deixe-os menos tempo se gosta deles mais crocantes, deixe-os mais tempo, eu preferi os com borda crocante e meio macio.

gingerbread man 3O  glacê deixa tudo mais gostoso, mas uma dica, se você for presenteá-los cuidado pra não estragar a cobertura pois ela leva manteiga, e se ficar muito tempo em lugar quente ela fica um pouco mole. Então de preferência deixe secar por bastante tempo se você preferir colocá-los em saquinhos ou coloque-os em uma caixinha pra dar de presente. E uma coisa muito legal que li sobre esta receita é que ela possue somente 3 gr de gordura por biscoito. Ah e eu fiz somente meia receita e mesmo assim renderam vários, cerca de 50 biscoitos de 3 tamanhos, mas estou passando a receita inteira. Bom, ou meia ou inteira a receita é perfeita (viu, por isso que o nome do meu blog é Receita Perfeita…hahaha). Divirtam-se !!

gingerbread man 4

Gingerbread Men

Ingredientes:

3 xícaras de farinha
1 e 1/2 colheres(chá) de fermento em pó
3/4 colher(chá) de bicarbonato
1/4 colher(chá) de sal
1 colher(sopa) de gengibre em pó
1 e 3/4 colheres(chá) de canela em pó
1/4 colher(chá) de cravo em pó
6 colheres(sopa) manteiga sem sal amolecida
3/4 xícara de açucar mascavo
1 ovo grande
1/2 xícara de melado de cana
2 colher(chá) de essência de baunilha
1 colher(chá) de raspas limão

Glacê:

230g de açucar de confeiteiro peneirado
113g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher(chá) de essência de baunilha
1 e 1/2 colheres(sopa) de leite

Preparo:

Peneire os ingredientes secos e misture-os. Bata o açúcar e a margarina na batedeira até misturar bem. Adicione o ovo, o melado, a baunilha e o limão. Em seguida aos poucos com uma colher adicione os demais ingredientes. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente de 2 a 8 horas.

Pré-aqueça forno a 190°C. Abra a massa com o rolo em uma superfície bem enfarinhada, na espessura de 1/2 cm. Corte nos formatos que desejar, coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido por 7 à 14 minutos ou até dourar. Deixe esfriar na grade. Decore com glacê colorido e deixe secar bem antes de guardar.

Para o glacê, misture todos os ingredientes e use corante alimentício para colori-los.

(A massa pode ser guardada em geladeira por até 4 dias)

47 comentários em “Gingerbread Men

  1. Os Homenzinhos de Gengibre ficaram um maximo, fartei-me de rir com a cara de alguns, apesar de estarem “gordinhos” ficaram lindos e super apetitosos, mas por um lado até dá pena ter de comer. Este ano quero ver se também faco biscoitos de gengibre para o Natal.

    Bjs e bom fds

  2. Pam, vim te ver, adorei sua visitinha, e também fiquei fascinada pelos seus bonequinhos de gengibre (me amarro em gengibre), eles me lembram muito o filme do Shrek, onde tem o bonequinho pequeno que perde a perninha e aquele outro gigantão, seus bonequinhos tão lindos, adorei aquele com shortinho verde, muito fashion rsrsrsrsrsrsrsr!!!, fora que devem estar uma dilícinha…, bjos querida e um ótimo fim de semana p/ vc :).

  3. Pam,
    Com a aproximação do Natal eu também fico com comichão para fazer biscoitos. Nessa época, há anos, venho presenteando alguns familiares com biscoitos e é um presente sempre apreciado. Também pensei em fazer os Gingerbread men neste ano. Os seus ficaram uma graça!
    E o bom é que eles são também saborosos, né?!
    Também me diverti com os seus bonequinhos, e vi que entre eles há até os filhotes (rs). Parabéns pelo trabalho.
    Beijinho e bom fim de semana.

  4. Pam,
    Adorei os seus biscoitinhos!
    Vou ver se encontro esses cortadores por aqui, já estou a procura de cortadores com o tema de natal e tá muito dificil.
    Nossa sempre, fiquei curiosa quanto ao sabor, porque gengibre é tão forte.
    mas adorei, principalmente a receita de glacê, porque tentei fazer o glacê real, e não deu certo, ficou mole demais.
    bjs

    1. Oi Fabiana, realmente o sabor é incrível e em relação aos cortadores eu comprei eles aqui http://www.barradoce.com.br , também não achei aqui na minha cidade e mesmo se eu achasse tenho certeza que seria mais caro, mas nada melhor do que comprar sem sair de casa né? hehe
      Beijinhos

  5. Oi Pam,

    Adoro esses homenzinhos, não levo muito jeito psá fazer não, mas o biscoitinho estou pensando em faze para o Natal.
    Não sei se vc recebe o meus e-mails, mas vou falar outra vez, eu consegui colocar o link com a sua ajuda, muito obrigada mesmo!!

    bjs

    maura

  6. Oi Pam,

    Adoro esses homenzinhos, não levo muito jeito prá fazer não, mas o biscoitinho estou pensando em faze-los para o Natal.
    Não sei se vc recebe o meus e-mails, mas vou falar outra vez, eu consegui colocar o link com a sua ajuda, muito obrigada mesmo!!

    bjs

    maura

  7. Que saudades…. estou meio sumida da blogsfera, mas hoje consegui um tempinho para visitar os amigos e atualizar o blog. Ficaram muito lindas as bolachinhas.
    É muito divertido preparar as bolachinhas com as crianças. Minha sobrinha adora me ajudar na cozinha… hehehe! SAinda bem que não existe um padrão para decorar os biscoitos. A nossa imaginação é que vale! Beijocas com sabor de gengibre!!!

  8. Pam,
    Estou com algumas encomendas para o Natal. Por enquanto está tranquilo, mas até o dia 15/12 acho que esquenta a chapa por aqui!!! hehehe…
    Beijocas e até mais!!! Vê se não some, tá? Sentimos sua falta…

  9. Oi Pamela!
    Amei seu blog e suas receitas. Assim como vc eu adoro os blogs de culinaria. Tá tudo lindo aqui!
    Muita paz, saude e posperidade pra vc e sua familia. Fika com Deus!
    Bjus!

  10. Oi Pam,
    Quero muito fazer essa receita. Ouvi dizer que o ideal é abrir a massa gelada, porque senão ela fica muito mole. Vc teve esse problema?
    Obrigada
    Bjs

  11. Oi Vanessa, eu não coloquei na geladeira não, só deixei descansar 2 horas, para não grudar muito. Mas outro dia nem as duas horas eu deixei descansar pois estava com um pouquinho de pressa…hehe. Mas pode testar que ela é super fácil.

    Beijinhos.

  12. Olá.
    Dá para fazer um biscoito sem essa essência de baunilha?
    Se der, posso substituir por o quê?
    Infelizmente, não tenho muita coisa aqui em casa, que me permita fazer os biscoitos.
    Obrigada!

    1. @Julia, Oi Julia, pode fazer sem essência sim, na verdade não acaba mudando muita coisa, mas a única coisa para substituir é por outra essência.
      Beijinhos

  13. Adorei seu site!
    Parabéns pelo capricho…suas receitas devem ser maravilhosas!
    Sempre que puder, vou dar uma espiadinha…vou tentar fazer os biscoitos para presentar parentes e amigos neste Natal!
    Um abraço

    1. @Pris, Oi Pris, muito obrigado pelo carinho. Pode fazer os biscoitos que eles são perfeitos para serem dados de presente, eu já dei vários e todo mundo adora.
      Beijinhos

  14. Oi. Fiz essa sua receita também. E minha massa ficou assim ‘não lisinha’ como a sua. Não gostei muito da conscistência dessa massa não. Não deixei descansar nem 2 horas (tive paciência de esperar 5 minutos) então talvez eu esteja reclamando de barriga cheia.

    Tem duas coisas que gostaria de comentar.

    1- Na descrićão da receita, vc diz pra pre-aquecer o forno e depois esperar de 2 a 8 horas. O certo seria vc trocar essa frase para a hora em que se descreve o corte e o forno (não vai se esperar de 2 a 8 horas com o forno ligado, é uma coisa boba, mas….)

    2- Não entendi pra que deixar uma massa que leva fermento químico descanćar. Quer dizer, eu usei fermento em pó (quimico). e o meu é daqueles que reage com água… Os meus biscoitos cresceram muito pouco na hora de assar. Talvez porque meu fermento reage com água e não com calor.

    No mas, achei ótimo para eu finalmente esperimentar que gosto tem esses biscoitos! Obrigada por compartilhar a receita!

    Abraćos,

    1. @Daiane, Oi Daiane, bom primeiramente não sei realmente o que pode ter acontecido com a sua massa, pois eu teria que ter visto o seu passo a passo, mas a minha massa, mesmo sem descansar 2 horas fica “lisinha”.
      Em segundo, obrigado pelo aviso sobre o forno pré-aquecido, já consertei. E por último, eu não tenho como lhe explicar por que a massa tem que descansar, pois não é uma receita minha, mas normalmente uma massa descansa para o fermento agir, fazendo ela crescer e ficar macia. Mas então, como eu sempre falo, cada pessoa tem um gosto diferente, e é como você disse, só experimentando para saber se você irá ou não gostar.
      Beijinhos

  15. Pam, me ajuda! sahuuash
    Descobri seu blog a uns dois meses atrás e estou me deliciando com as suas receitas maravilhosas!
    Mas esses homenzinhos de gengibre estao me dando um trabalho, nao sei o q está acontecendo!!
    Eu fiz tudo direitinho, deixei a massa descansar por 2 horas. Só q como estava tarde, coloquei na geladeira para abrir a massa e assar hoje. Ví que a massa estava dura e “quebradiça” (meio com consistência de sorvete), entao esperei em temperatura ambiente p q ela ficasse mais mole. Só que aí ficou mole DEMAIS! Tao mole que nao dava p abrir a massa… To aqui meio desesperada tacando farinha feito louca p tentar abrir a massa! Vc tem alguma sugestao do que pode ter acontecido de errado?
    Eu achei q 6 colheres de manteiga era meio muito, fiquei suspeitando q foi isso q deixou ela tao molenga.
    Agora nao sei se continuo botando mais farinha ou se coloco na geladeira e tento abrir com ela gelada (como alguem sugeriu aqui)
    HELP!!!
    beijos e parabéns pelo blog maravilhoso!

    1. @Cristiane Toledo, Oi Cristiane, pode ser a manteiga mesmo, pois a colhere de sopa é uma medida muito genérica, e talvez suas colheradas tenham sido muito grande, pois eu nunca tive problema com a massa. Então o que você pode fazer é colocar ela na geladeira, mais só por 30 minutos a uma hora. E não coloca muita farinha senão eles vão ficar muito duros depois. Me conta depois se você conseguiu assar.
      Beijinhos

  16. Oi Pam!
    Obrigada pela ajuda!!
    Fiz isso que vc disse e deu certo! Quer dizer, foi um pouco chatinho abrir a massa quando ela começava a esquentar de novo, mas consegui. Acho que da próxima vez vou colocar menos manteiga, heheh
    Mas gostei muito, ficaram uma delícia!! Até tirei foto deles depois de prontos =D
    Obrigada mesmo! Beijos!

  17. Oii, tudo bem!?

    Amei o blog, ele é minha nova biblia! haha
    Mas tenho uma duvida nessa receita, o que é melado de cana!?

    Obrigada e beijoss ;*

    1. @Catharine, Ebaaa Catharine, fico super feliz e agradecida em saber que você gostou do blog. Sobre a sua dúvida, o melado de cana ou melaço é como um mel extraído da cana de açúcar. Você normalmente encontra ele pra comprar em lojas de produtos para culinária ou talvez em casa de produtos naturais, ok?
      Beijinhos

  18. Pam, estou pensando em fazer os biscoitinhos pra dar de presente no Natal. Você sabe dizer quanto tempo eles duram (depois que o glacê seca bem, né?)?

    Beijos!

    1. @Carol, Oi Carol, eles duram bastante, se você guardá-los bem embalados, pelo que eu me lembro eu diria que no mínimo uma semana eles duram, mas acredito que até umas 2 semanas eles ainda estão bons, ok?
      Beijinhos

      1. Pam,

        2 semanas é pouco! Hahaha! Eu achando que ia dar pra fazer tipo um mês antes! Tô querendo demais de uma receita tão caseira… O jeito é fazer perto do Natal mesmo. Obrigada!

      1. @Pam,

        Vou ver se consigo comprar também !
        Há um tempo estive nos eua e comprei um kit para fazer gingerbread house que vinha as paredes, telhados e os enfeites.Tava querendo fazer de novo, mas não acho de jeito nenhum esse kit para vender aqui, nem mesmo em empórios. Será que com essa receita consigo fazer a casa ?
        Se caso tiver facebook e quiser dar uma olhada na casa,
        segue o link :
        http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150200060675655.457325.622085654&type=1#!/photo.php?fbid=10150200061450655&set=a.10150200060675655.457325.622085654&type=3&theater
        Brigada

  19. Oi Pam , eu fiz a massa só que quando estava bantendo percebi que estava muito mole então coloquei mais 3 xicaras de farinha e coloquei na geladeira , depois vi uns comentários e fiquei assustada pois estou com medo de firem muito duros !

    HELP

Deixe um comentário