Bolo de Banana Invertido

bolo banana invertidoHum esse bolo é uma delícia, sabe aquele bolo que você vai comendo de pedacinho em pedacinho e quando viu já comeu quase ele inteiro? hehe, então esse é assim, você come tudo sem ver. Eu peguei a receita em um livro de sobremesas que tenho aqui em casa chamado O Livro Essencial das Sobremesas, o bolo é delicioso, pena que desta vez que fiz pra tirar foto a banana grudou na forma, pois acho que cortei ela fina demais, pois senão não teria bananas suficientes pra cobrir o bolo, então corte as bananas só ao meio. E cuidado pra não comer ele inteiro e depois se sentir culpada…hehe.

bolo banana invertido 1

Bolo de Banana Invertido

Ingredientes:

Cobertura:
50g de manteiga derretida
60g de açucar granulado
6 bananas grandes e maduras cortadas ao meio longitudinalmente

Bolo:
125g de manteiga amolecida
230g de açucar granulado
2 ovos levemente batidos
185g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de fermento em pó
2 bananas grandes amassadas

Preparo:

Cobertura:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e forre (ou só unte com margarina) uma forma quadrada ou redonda de 20cm. Derrame a manteiga derretida e salpique o açucar. Coloque as bananas com o lado cortado pra baixo sobre o açucar.

Bolo:
Bata a manteiga, e o açucar até obter um creme leve e fofo. Junte gradualmente os ovos, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha e o fermento , junte a mistura com a banana amassada. Misture. Despeje na forma e asse por 45 minutos ou até o teste do palito sair limpo. Desenforme ainda quente.

Dicas: As bananas devem estar bem maduras senão não ficarão moles quando cozinhadas.

21 comentários em “Bolo de Banana Invertido

  1. Pam,
    Esses bolos invertidos de frutas são mesmo deliciosos!
    Tanto os com caramelo quanto os untados, como é o caso desse. Esse, aliás, parece ser daqueles ricos e com “sustança”, haja vista as bananas que entram na massa!
    Beijinho.

  2. Prima,
    adorei saber que compartilhamos de um mesmo gosto: o de cozinhar, me apaixonei por seus bolos de aniversário, também tento fazer os meus, mas confesso que não são minha especialidade.
    Fiquei muito feliz em poder te conhecer um pouco mais, essa coisa de morarmos tão longe tem que deixar de ser uma distância entre nós. Hoje podemos nos comunicar de diversas maneiras, não sou muito boa em amizade a distância, mas prometo melhorar.
    Mil Beijos
    Kelly

  3. Pam,
    Tenho tanta preguiça de escrever as receitas das comidinhas que posto no blog… Mas prometo me esforçar.
    O seu bolo de banana invertido está lindo. Hoje comprei bananas orgânicas e já sei o destino que darei a elas….hehehe
    Bjs.

  4. Humm…o marido acabou de chegar da padaria com um pedaço desse bolinho ai…eu não sou mto fã de culinária com banana…mas já q ele gosta ne´, qq dia vou fazer…
    qto aos cabelos brancos…aff..não quero nem procurar mais…senão acho!kkkkkkkkkkk

  5. Oi Gizelle, fico feliz em saber que você gostou do bolo de banana, eu mesma adoro, é só ver uma banana que já fico com vontade de fazer…hehe.

    Beijinhos

  6. Ola, gostaria de parabenizar pelo blog e pela receita, acabei de fzer e ficou show!!! Todos amaram, uma delicia messssmmo…. Obrigada por dividir essas receitinhas, ja ate escolhi a proxima: Muffin de Blueberry`s hummm…. bjos
    xoxo

    1. @Clau, Oi Clau, fico super feliz em saber que você testou a receita e que principalmente todos gostaram. Depois volte para me contar sobre os muffins, heim?
      Beijinhos

  7. Oi Pam,
    nossa este bolo de banana é um espetáculo!!!!
    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    aprovadissimo aki em casa! ja entrou pras receitas perfeitas!

    O bom das sua s receitas é q são pequeninas a porção é perfeita aki pra casa!

    Bjs e nao deixe de postar novidades!!!!!

    1. @Adriana Braga, Oie, este é outro favorito meu, já to quase enjoando de tanto que fasso…hehe. E realmente eu sempre fasso porções pequenas, para todo mundo comer o suficiente e não sobrar nada e ficar com aquele gostinho de quero mais. E também sempre que testo uma receita nova, eu sempre fasso metade pois se ficar ruim, não preciso jogar muito fora…hehe.

  8. Acabei de fazer esse bolo de banana com a ajuda do marido e dos dois filhos. O preparo foi fácil e todos se divertiram. E o resultado ficou fantástico. Parabéns!

    1. @Renata Collier, Ebaaa fico feliz que todos gostaram. Agora, deixa eu ir ali comprar bananas pois eu fiquei morrendo de vontade de fazer de novo…hehe.
      Beijinhos

  9. Adorei o bolo Pam, apenas adicionei canela ao untar a forma, ficou muito bom e aqui em casa foi sucesso, Parabéns…Bjinhos minha linda

    1. @Sylvana, Oi Sylvana, fico feliz que tenha gostado, tem outros bolos de banana no site que acho que você vai adorar tão quanto. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

Deixe um comentário