Filé de Peixe ao Vinho

file peixe vinho

Além do bolo, eu também fiz o almoço no aniversário do meu pai, e como ele ama peixe resolvi fazer essa receita que encontrei numa revista com receitas do instituto do coração. Pra quem ama peixe como eu vai adorar, e além do peixe tem também camarão, o que deixa tudo mais gostoso. Receita aprovada e indicada.

Filé de Peixe ao Vinho

Ingredientes:

1kg de filé de peixe de pescada (ou de sua preferência)
Farinha de trigo para empanar

Molho:

1 cebola pequena picada
2 colheres(sopa) de manteiga
200g de camarao limpos e picados
1/2 xícara cheia de champignons fatiados
2 tomates maduros sem a pele picados
1 xícara e vinho branco
Suco de 2 limões
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de orégano
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Tempere os filés com sal e limão. Deixe descansar um pouco no tempero. Depois passe os filés na farinha de trigo e acomode num refratário. (esta farinha pareceu que acabou servindo para dar uma  leve “engrossada” no molho, mas se você preferir pode deixar a farinha de lado)

Molho:
Para tirar a pele do tomate, faça um corte raso em X na parte superior do tomate e coloque em uma panela com água fervente por 20 segundos, escorra e coloque numa vasilha com água e gelo (choque térmico), a pele sairá com facilidade.
Em uma panela, aqueça a manteiga com um fio de azeite, doure a cebola, adicione os champignons, o vinho, os tomates, os camarões, o orégano e tempere com o sal e a pimenta. Se preferir pode colocar meio suco de limão. Coloque a colher de farinha de trigo.
Despeje o molho sobre os filés e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutos.

13 comentários em “Filé de Peixe ao Vinho

  1. Oi, Pam,
    Vim retribuir a visita e me lembrei de já ter estado aqui antes (e gostado!). Só mesmo a minha terrível falta de tempo para me ter feito esquecer disso! Você tem aqui receitas ótimas, parabéns!
    Beijão

    [Responder]

  2. Queria fazer um peixe com vinho, me baseei na sua receita mas mandei um freestyle e ficou uma delícia!

    Tirei o camarão e o champignon e coloquei alho poró pra refogar junto com a cebola. Ficou ótimo!

    [Responder]

    Pam:

    @Acauã, Oi Acauã, fico feliz em saber que você gostou da receita e que legal que você consegue inventar uns ingredientes, eu ainda não consigo fazer isso muito bem…hehe…nada de freestyle pra mim, por enquanto.:)
    Beijinhos

    [Responder]

    Acauã:

    @Pam, Eu ainda sou amador Pam, categoria dente-de-leite na culinária. Mas não tem segredo!

    É só você incorporar o espírito freestyle, dar uma olhada em algumas receitas diferentes mas parecidas do que você quer fazer e improvisar com o que encontrar na geladeira. =)

    Eu dispensei o camarão porque não sou grande fã dos frutos do mar e achei que ficou ótimo, com um sabor mais delicado do que se tivesse camarão.

    [Responder]

  3. Fiz essa receita e não deu muito certo. Essa coisa da farinha de trigo não ficou muito clara pra mim. Coloquei o filé no peixe no refratário e coloquei a farinha de trigo por cima – o gosto da farinha ficou muito forte – e olha que eu coloquei 1 xícara p/ 1kg de peixe. E pra completar – coloquei pouco sal. Masssssssss nem tudo está perdido – depois de pronto, coloquei o prato complrto na panela – joguei um pouco de alho e sal e pimba! Ficou ótimo.

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela, Oi Gabriela, que pena que não deu certo, mas a farinha de trigo não era para colocar por cima e sim para empanar levemente os filés de peixe…hehe. Mas na verdade você podia deixar de lado a farinha e ter feito sem ela. Mas ainda bem que você conseguiu melhorá-lo e jogou tudo na panela, assim você acabou cozinhando um pouco mais a farinha no molho e acabou pelo menos ficando melhor…hehe.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    [Responder]

  4. Oi Pam, descobri o seu blog há pouco tempo e já usufrui bastante dele. Sou iniciante nas artes culinarias, mas me aventurei a fazer um jantar romantico pro maridao e usei as receitas do seu blog da entrada à sobremesa (bruscheta, fusili com atum e pave de morango e beijinho). Foi um sucesso total!!! Hj recebi uns amigos em casa e como nao tinha tempo pedi pra secretaria preparar o peixe com molho de vinho q ficou igualmente delicioso. Ficou com mais caldo q o da foto, mas todos amaram, inclusive o fato de ter um caldinho (molho). Ainda tem muita coisa que quero fazer, vou te contando os resultados. Parabens, seu blog é td de bom!!! Bjs, Lu

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Eu adoooro, todas as receitas que você escolheu. Bom, na verdade eu gosto de todas as receitas do blog…hehe. Não esqueça de sempre voltar pra contar o resultado.
    Beijinhos

    [Responder]

Deixe uma resposta