Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

bolo-cenouraGente que delícia de bolo, se não for o bolo de cenoura mais gostoso que eu já comi, ele chega bem perto. Ele ficou mega macio, cheiroso, molhadinho e com aquela cobertura quebradiça deliciosa. Ele literalmente acabou em menos de 30 minutos, comido por 4 pessoas (na verdade eu com a minha irmã comemos mais da metade sozinhas…hehe). Garanto que depois que vocês testarem essa receita, vocês nunca mais vão querer e nem precisar de outra. Melhor bolo do mundo!

bolo-cenoura-2

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Ingredientes:

Bolo:
300g (aprox 3) de cenoura descascada e picada
260g (2 xíc) de farinha de trigo
320g (2 xíc) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
4 ovos
200ml de óleo vegetal

Cobertura:
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
6 colheres (sopa) açucar
2 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 xícara de leite

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Peneire os ingredientes secos menos o açúcar. Unte e enfarinhe uma forma com furo central de 24cm de diâmetro.
Bata o açucar, o óleo, os ovos e a cenoura no liquidificador, até a cenoura ficar bem batida. Acrescente a farinha, o sal e o fermento e misture levemente, só até a farinha incorporar (Se puder quando acrescentar a farinha, de preferência misture com uma colher). Asse por mais ou menos 40 minutos ou ao fazer o teste do palito ele sair limpo.
Para a calda, coloque todos os ingredientes numa panela, e leve para o fogo médio até engrossar. Despeje no bolo a calda ainda quente.

Receita Original – Technicolor Kitchen

182 comentários em “Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

  1. Oi Pam,
    Adoro bolo de cenoura, tenho várias receitas, mas vou testar a sua que me parece apetitosa, vc vai me tornar mais bolota que já estou..Sempre gosto das suas fotos.
    Ando meio devagar esses dias, muitos problemas, estou tentando administra-los com paciência.
    bjs
    Maura

    [Responder]

    solange:

    @Maura,

    Bom dia vou tentar fazer amanha mas acho tão pequeno poderia dizer me para quantas pessoas é o bolo

    é que nós somos 8 e temos sempre visitas

    [Responder]

    Pam:

    @solange, Oi Solange, é melhor dobrar a receita então, pra todo mundo comer bem. Beijinhos.

    [Responder]

  2. uhhhh.esse bolo parece ser uma delicia vou fazer para provar uhhhh…

    [Responder]

    Pam:

    Oi Gabriella, obrigado pela visitinha, realmente o bolo de cenoura é uma delícia, é uma das melhores receitas que eu testei e recomendo. beijinhos

    [Responder]

  3. Fiz essa maravilha no domingo e todos amaram (fiz também o Pão de salsicha e requeijão). Pampam, os próximos desafios serão os cookies e o pão de mel! Haja academia durante a semana para poder me esbaldar nos finais de semana!

    Bjos e parabéns pela dedicação, nos passar o melhor em matéria de culinária !!!

    [Responder]

  4. Oi Fernanda, fico feliz em saber que você gostou do pão de salsicha e do bolo de cenoura, eu mesma adoro, e tenho certeza que vc também irá gostar dos cookies e do pão de mel, depois me conta o que achou, ok?

    beijinhos

    [Responder]

  5. nossa eu tava um tempao procurando esse bolo e nao achava e agora achei e adorei a receita mt boa mesmoo’vou fazer hoje mesmoo para provar’

    [Responder]

    Pam:

    @cassia, Oi Cassia, o bolo é delicioso e tenho certeza de que você irá adorar, mas depois volte para me contar o resultado.
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Ola Pam, tenho feito algumas receitinhas suas e adorado, pois algumas são rapidas, praticas e gostosas, este bolo de cenoura por ex. é D+!!!!! Tive q fazer 2x seguidas pois so dura de um dia pro outro porq faço sempre a tardinha, kkkkkkk, minha filha de 1 ano amou!!!!

    PS: a calda nao fica grossa de jeito algum, rs rs, coloquei 1 colherinha de amido de milho, e achei muito doce…

    Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Adriana Braga, Oi Adriana, fico feliz em saber que você tem testado várias receitas aqui do blog e espero que teste muitas outras. Então, para a calda endurecer tem que ficar bastante tempo no fogo, bastante mesmo, uns 20 minutos talvez, você pode diminuir o açucar mas vai ter que ficar mais ainda no fogo…hehe. Você não pode desistir, é só ficar no fogo que uma hora a calda engrossa…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Ola Pam, fiz esse bolo espetacular, na verdade e a quinta vez que estou fazendo rsrs errei na cobertura na primeira vez mas na segunda persisti no tempo de cozimento e deu certo….agora me desafiaram a fazer esse bolo em tamanho gigante, tem alguma dica?? Obrigada por postar receitas deliciosas, vc ja fez algum bolo de banana com farinha de rosca? Ja tentei algumas mas nunca deram certo….obrigada novamento xoxo

    [Responder]

    Pam:

    @Clau, Oi Clau, a única dica que tenho pro seu desafio…hehe, é acertar no tamanho da forma, não pode ser nem pequena nem muito grande, assim o bolo vai crescer certinho. Ah e nunca fiz bolo de banana com farinha de rosca não, mas fiquei interessada, vou ver se encontro alguma receita.
    Beijinhos

    [Responder]

  8. Aí, Pamela… vou fazer esse bolo de cenoura agora mesmo. Vou fazer a receita dobrada e ver no que vai dar. Depois comentarei o resultado.

    [Responder]

    Pam:

    @Gibba Otto, Ah, então depois volta mesmo pra contar como ficou o bolo, heim?
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Oi Pamela,
    Essa semana, como quem não quer nada, estava passeando pela internet qdo encontrei o seu site e confesso: fiquei encantada!! Não só com o site que é muito bem montado, mas pelas receitas deliciosas que você nos ensina a fazer e, principalmente, pela sua paixão pela culinária. Paixão esta que eu descobri recentemente!!
    Encontrei a sua receita de bolo de cenoura com chocolate e há muito tempo vinha com vontade de comer, acho que eram lembranças da infância. Fiz e deu certo!! 😉 Uma D-E-L-Í-C-I-A!!rs Muito obrigada!!
    bjs, Maria Antonia.

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Antonia, Oi Maria Antonia, fico super mega feliz em saber que você gostou do meu site e que você está gostando das receitas que testou. Espero que teste muitas outras, muito obrigado pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Agora siiiimmm!!
    Que maravilha esse bolo é tão fofinho!!
    Mas a calda não ficou quebradiça, ficou meio “puxentinha”… Mas ficou maravilhosooooo!!
    Um abraço!!
    🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Frida Kahlo, Eba Frida, que bom que você gostou do bolo e que tudo deu certo, eu mesma amo esta receita, é tudo de bom.
    Beijinhos

    [Responder]

  11. Meu bolo acabou de esfriar e ja estou experimentando. Realmente Pamela o bolo e fofissimo e bem leve. Uma delicia. Ideal para quem tem familia pequena e quer fazer um bolo pequeno. Obrigada pela receita. Seu blog e demais 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Clystia, Ah, que bom saber que você gostou do bolo, eu aqui em saca também tenho que fazer receitas pequenas senão vai tudo pro lixo.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Dona Pamela.. Que coisa é esse bolo de cenoura ?
    EU AMOO bolo de cenoura, apesar de as cenouras terem queimado o meu liquidificador, por eu ter cortado elas meio grandes e por ele não ser tão potente. rs
    Mas valeu muito a pena. Ficou mega macio, a cobertura depois que seca fica uma casquinha deliciosa.
    Adorei, muito obrigada pela receita e saiba que sou sua recente fã.

    Logo mais vou fazer o Bolo de brigadeiro e prestígio e as batatas salteadas e volto pra dizer como ficou.
    Um beijinho e parabéns pelo lindo blog.

    [Responder]

    Pam:

    @Núbia Garcez, Oi Núbia, obrigado pelo carinho, fico super feliz em saber que você gosta do blog. Bom apesar do falecimento recente do seu liquidificador..hehe, espero que você teste as outras receitas logo, logo. E sempre volte para me contar o resultado, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Fiz, amei e chegou perto do bolo de cenoura da minha mãe. Ninguém bate a receita dela. Ela é super, hiper, mega exigente. Não é qualquer coisa que agrada! Mas dessa vez cheguei bem perto…

    [Responder]

    Pam:

    @Ingrid, Oi Ingrid, nossa que legal, se sua mãe é super exigente e ela admitiu que o bolo ficou gostoso, então é por que o bolo é gostoso mesmo…hehe, adorei.
    Beijinhos

    [Responder]

  14. Menina !!!!!! esse seu blog é tudo de bom !!! já fiz diversas receitas e todas ficaram maravilhosas. Obrigada por compartilhar essas delícias ! beijos, Rita.

    [Responder]

    Pam:

    @Rita, Oi Rita, eu que agradeço o carinho. E sempre que testar alguma receita não se esqueça de voltar para me contar como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  15. Olá,

    Acabei de fazer o bolo! Ficou muito bom.

    Uma dica: fiz a calda sem a manteiga e também ficou ótima.

    Abraços,

    Vera Lucia

    [Responder]

    Pam:

    @Vera Lucia, Oi Vera, obrigado pela dica, é sempre bom diminuir as calorias da receita…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  16. adorei,fiz pra minha cunhada que teve bebê agora e ela comeu todinho,tive que fazer dois pois meus filhos nao resistiram e comeu o primeiro todinho,fiz bolo de aipim tambem que eles adoram mas ele comeram o bolo de cenoura bjs

    [Responder]

    Pam:

    @ELAINE, Oi Elaine, que felicidade heim, ver o pessoal devorar um bolo seu, parabéns. Eu adoro quando devoram…hehe, e se precisar repito toda hora.
    Beijinhos

    [Responder]

  17. O BOLO FICOU ÓTIMO, MUITO BOM MESMO, MAS A CALDA NÃO FICOU DURINHA. MAS PARABENS, A RECEITA É MARAVILHOSA

    [Responder]

    Pam:

    @KARINE, Oi Karine, que bom que você gostou do bolo. Mas pra cobertura ficar durinha, você tem que deixar bastante tempo no fogo e depois de esfriar, ela demora algumas horas ainda pra endurecer, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  18. Fiz esse bolo 02 vezes já e sempre dobrando a receita, pois aqui em casa a metade não dá nem pra começar…rsrsrs. Uma delícia. A cobertura ficou fantástica, quebradiça mesmo. Igual à que uma tia minha fazia quando eu era criança. Me fez recordar a infância…Obrigada!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Karla, Oi Karla, fico super feliz em saber que o bolo tem feito sucesso aí e eu que agradeço seu carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  19. Pamela.
    Seu site é simplesmente maravilhoso. Já testei vária receitas e todas são maravilhosas.
    Só tenho que agradecer muito.
    Bjs.

    [Responder]

    Pam:

    @Valeria, Oi Valeria, eu que devo agradecer seu carinho, muito obrigado. Fico super feliz que você esteja testando várias receitas.
    Beijinhos

    [Responder]

  20. adoreia receita! fiz e todos que comeram aprovaram! muito bom mesmo. Não da vontade de parar de comer! da proxima vez dobrarei a receita.

    [Responder]

    Pam:

    @juliana, Ebaaaa, Juju, que bom que todos gostaram, fico muito feliz. Espero que teste várias outras.
    Beijinhos

    [Responder]

  21. O bolo ficou ótimo! Super fofinho e saboroso! mas a calda … fiz como mandaram, deixei bastante tempo no fogo, engrossou e tudo o mais, mas não ficou “quebradiça” , mas sim “puxentinha” haha!! Queria muito saber o segredinho dela, pois meu filho sempre pede esta cobertura mais durinha no bolo!

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana, Ebaaa Juliana, fico feliz que você tenha gostado da receita. O segredo da cobertura quebradiça é usar bastante açucar e deixar secando aberto em cima da mesa, ok? Qualquer coisa coloque um pouquinho mais de açucar da próxima vez.
    Beijinhos

    [Responder]

  22. Pamela, obrigada pela dica! Refiz a calda e desta vez deu certo! E fiz mais, misturei três bolos seus … o de iogurte + limão + esta calda de chocolate. Ficou maravilhoso! Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana, Eba Ju, que bom que finalmente deu certo e adorei a sua misturinha…hehe, deve ter ficado muito bom.
    Beijinhos

    [Responder]

  23. Pam.. acabei de fazer o bolo e ficou uma delícia! A massa é muito macia e acho que acertei o ponto da cobertura! Tá de parabéns!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Juliana, Oi Juliana, que bom que tudo deu certo, até com a calda…hehe. Este bolo é um coringa aqui em casa.
    Beijinhos

    [Responder]

  24. Olá, tenho 14 anos e depois que conheci o seu site adorei as receitas de bolo e sempre faço, acabei de tirar do forno esse bolo de cenoura só não cresceu muito, e a cobertura demora pra engrossar mas fica uma deliciiia :9
    parabéns pelo seu site, suas receitas são ótimas.

    [Responder]

    Pam:

    @Gabriela, Oi Gabriela, muito obrigado pelo carinho e fico feliz que você esteja testando as receitas aqui do site. Sempre que testar alguma, volte para me contar como ficou, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    vanessa:

    @Pam, show de bola esse bolo muito mesmo ok?

    [Responder]

    Pam:

    @vanessa, Obrigada Vanessa.
    Beijinhos

  25. Oi, Pam…
    Só passei p dizer q ontem fiz essa receita de bolo de cenoura e ficou simplesmente m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!
    Perfeito mesmo só se fosse maior..hehe.. dobrei a receita e mesmo assim faltou bolo p tanto olho!!
    Um gde beijo!
    Cássia

    [Responder]

    Pam:

    @CASSIA, Ebaaaaa Cassia, fico feliz que tudo tenha dado certo, parabéns. Muito obrigada pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. Oi, Pam, vou tentar fazer o sua receita de bolo de cenoura. não faço agora mesmo porq já estou fazendo outra receita. Mas a próxima vai ser a sua, se deus quiser!!!depois a gente se fala e muito obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @monica, Oi Monica, você vai adorar o bolo de cenoura, depois me conta como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  27. Oi,vou fazer este bolo de cenoura e dar pra a minha sogra.

    Hoje ela veio aqui en casa, e eu tinha feito um bolo de uma receita da enternet.
    Logo quando ela experimentou foi logo dizendo.
    Eita bolo ruin da mulesta,essa minha fiha não sabe faser bolo mesmo.!!!
    não sabendo ela que foi eu quem fis.
    espero que ela goste desse de cenoura,pois ten uma orelha que não tem mais tamanho so para escutar o que nâo deve.!!!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @sergio.roberto, Oi Sergio, que coisa heim? Mas não desiste não, espero que com este bolo você consiga agradar a sua sogra, boa sorte e depois me conta como foi.
    Beijinhos

    [Responder]

  28. Olá, estava procurando uma receita de bolo de cenoura e me deparei com esse lindo bolo que me pareceu delicioso.
    Neste momento o meu está no forno, assim que ficar pronto eu conto se ficou bonito e gostoso como o seu.
    Beijos aguardo sua visita no meu blog.

    [Responder]

    Pam:

    @Anne, Oi Anne, tenho certeza que deve ter ficado ótimo mas depois passa aqui pra me contar como ficou.
    Beijinhos

    [Responder]

  29. humm..meu bolo ta no forno..assim q eu provar conto pra vcs
    Pam vou levar amanha um pedaco para minha prof canadense para ela entender o q ‘e VERDADEIRO CARROT CAKE..RISOS..

    [Responder]

    Pam:

    @Elen, Ebaaa Elen, nosso bolo de cenoura é muito mais gostoso que o deles, ela vai adorar.
    Beijinhos

    [Responder]

  30. Pam o bolo ficou divino..:)
    fiz a receita e apos estar pronto adivinha?
    so sobrou um pedacinho para dar para a prof
    meu noivo q nao gosta de bolo de cenoura comeu TODO o bolo..kakkakka..pode?
    falou q ficou melhor q da avo dele q foi o melhor q ele ja comeu..rs
    o bolo nao cresceu muito..p q sera?
    esse bolo da mesmo pouco? usei uma forma quadrada de brownie sabe? ela ‘e pekena
    cobertura tive qpor muitoo neskik..akele de xarope sabe? vc usa ele tb? nao fica fraco so 2 colheres para cobertura? bjaoo

    [Responder]

    Pam:

    @Elen, Ebaaaa Elen, parabéns !!! Então, este bolo fica pequenininho mesmo, ele não deve ter crescido muito pois a forma devia ser muito grande, se quiser da próxima vez, dobre a quantidade da receita. Eu uso o nesquik também e não acho que fica fraco não, mas cada gosto é diferente, se preferir não tem problema colocar mais, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  31. Oi Pam,eu sempre fazia bolo d cenoura , mas nos últimos 3 anos nunca dava certo, fazia tudo medidinho e mesmo assim parecia um pudim rs… mas graças a vc dessa vez consegui,ficou com cara e gosto de bolo , nem precisei fazer cobertura pra conseguir comer.. rs Obrigada e parabéns pelo capricho do blog..bjss

    [Responder]

    Pam:

    @Andréia, Ebaaa Andréia, fico super feliz em poder ajudar.
    Beijinhos

    [Responder]

  32. Parabéns Pam! Pela 1a.vez o bolo de cenoura não saiu “pudim”! Adorei a textura dele! Como é só eu e meu marido, tenho medidas padrão para um bolo pequeno, que foi o caso dessa receita. Uso sempre metade de açúcar com relação à medida da farinha de trigo. Fica ótimo! Não testei as suas outras receitas (por falta de tempo), mas pelas fotos e como vc descreve o procedimento parece-me que é uma EXPERT EM TEXTURAS E SABORES! PARABÉNS, CONTINUE SE APRIMORANDO! Eu continuarei te visitando! Abraços!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Miriam, Oi Miriam, fiquei super feliz em saber que deu tudo certo com o bolo, parabéns. E espero que teste outras receitas e sempre que precisar de alguma ajuda é só vir correndo falar comigo.
    Beijinhos

    [Responder]

  33. Realmente a melhor receita de bolo de cenoura. Aqui em casa foi a mesma coisa, fiz sua receita e minha filha devorou tudo em um dia. Tentei a receita inteira, mas ñ foi a mesma coisa, lógico que ela pediu para eu repetir a sua. Agora só essa mesmo.

    [Responder]

    Pam:

    @Kenia, Hehehe, então é igualzinho mesmo, pois aqui em casa só a meia receita, e tenho que ficar repetindo ela toda hora pois acaba rapidinho. Beijinhos

    [Responder]

  34. Oi Pamela!
    Estava eu procurando uma boa receitinha de bolo de cenoura quando me deparei com o seu, e parei mesmo… ;)) Fiquei tentada em fazer… Bom, resumindo, fiz o bolo com a receita reduzida. Ficou uma delícia, mas, porém, contudo, entretanto, todavia… hahaha… ficou muito baixinho, não cresceu, por que??? Por acaso, seria pelo motivo da receita estar reduzida??? A calda ficou gostosa, mas eu gostaria que ela ficasse como a sua, craqueladinha, eu adoro, mas não consegui, ela ficou lisinha e brilhante, eu não fiz com achocolatado e sim com cacau mesmo, puro, pode ser por isso??? Bom, quero dizer que adoei seu site, já o coloquei entre meus favoritos e vou te acompanhar sempre… Te desejo muito sucesso e aguardo sua resposta ok!? Fique com Deus!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Carla Birolli Cardoso, Oi Carla, eu acredito que você deve ter usado uma forma muito grande, faça numa forma menorzinha. E sobre a cobertura, é isso mesmo, tem que ser achocolatado e pra ficar crocante tem que colocar mais açúcar e deixar secar em cima do bolo, demora um tempinho. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    [Responder]

    Carla Birolli Cardoso:

    @Pam, Oi Pamela!!! Obrigada por me responder… Vou seguir suas dicas, depois te conto o que ocorreu… rsrsrs… Mas, mesmo daquele jeitinho que saiu o meu bolo, nós, eu e meu marido, comemos até o fim, ficou muito gostoso… 😉 Beijo e até mais…

    [Responder]

  35. oi,Pam!Só vim aki p te dizer k to com o bolo de cenoura no forno,tava cheia de vontade de experimentar!lol…vindo das tuas receitas deve ficar msm delicioso;)até aki tnh adorado tudo!!!beijinhos,tenho k ir:)))))

    [Responder]

    Pam:

    @Sónia Costa, Oi Sónia, e aí? Gostou? Tenho certeza que sim. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta