Muffins de Limão com Cobertura e Farofa Doce

muffin-limao

Nesses últimos dias eu venho experimentando várias receitas de muffins, desde o tradicional de baunilha com chocolate até de maracujá, acho que estou querendo encontrar as receitas mais gostosas. Mas claro que com isso a balança anda oscilando…hehe. Mas eu acho que fiquei fã de fazer muffin, é tão rápido, e ainda mais com as forminhas de silicone que eu comprei fica muito mais prático. E umas das receitas que eu mais gostei, foi essa de limão, deliciosa !! Acho que estou chegando na conclusão de que talvez as receitas com iogurte sejam mais gostosas, mas ainda tenho muitas receitas pra testar e conforme forem deliciosas vou postando.

Muffins de Limão com Cobertura e Farofa Doce
(8 muffins)

Ingredientes:

Muffin:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
2/3 xícara de açucar
1 ovo
1/3 xícara de iogurte natural
1/3 xícara de manteiga sem sal derretida
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de raspas da casca de limão (usei o taiti)
1 colher (chá) de suco de limão

Farofa:

1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açucar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal fria

Misture tudo com a mão, até que vire uma farofa e reserve.

Cobertura:

1/4 xícara de açucar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão

Misture tudo com uma colher e reserve.

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte as forminhas de muffin com farinha e manteiga, ou utilize as forminhas de papel ou as de silicone.
Numa tigela peneire a farinha, fermento, sal, bicarbonato. Em outra tigela, misture os ovos com a manteiga, bata com um batedor manual, acrescente o açucar e bata bem. Acrescente o iogurte, as raspas e o suco de limão. Aos poucos acrescente os ingredientes secos.
Encha 3/4 das formas e por cima complete com a farofa *. Leve para assar por 20 – 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Desenforme e coloque a cobertura, se for necessário fassa mais cobertura.

*Um erro meu foi que eu não quis fazer 8 muffins pois a minha forma é de 6 e fiquei com preguiça de assar duas vezes, então minha massa acabou transbordando junto com a farofa…haha..mas ficou bom mesmo assim 🙂

16 comentários em “Muffins de Limão com Cobertura e Farofa Doce

    1. @Paula Citrin, Oi Paula, fico feliz em saber que você gostou dos muffins e que deu tudo certo. Eu adoro essa receita, é uma de minhas favoritas 🙂
      Beijinhos

  1. oi!
    Estava a procura de uma receita de cupcake/muffin e achei seu site.
    Estou com uma dúvida, posso substituir o iogurte pelo creme de leite, nesta receita?
    Obrigada!

    1. @Ellen Carvalho, Oi Ellen, eu nunca testei trocar o iogurte pelo creme de leite, mas eu acho que não daria muito certo, pois eles possuem sabores e texturas completamente diferentes. Então eu aconselharia a não mudar, ou se você não tiver medo e quiser testar para conferir, eu apóio..hehe.
      Beijinhos

  2. Oi, Pâmela

    Estou querendo fazer um bolinho para aproveitar uns limões que estão na geladeira e gostei muito dessa receita. Adoro as massas com iogurte, também. Só fiquei com uma dúvida na quantidade de manteiga: é 1/3 do tablete (200g) ou 1/3 de xícara de manteiga?

    Obrigada 🙂

    Beijinhos

  3. Amei, adorei, de mais, de mais e voltei só pra comentar, é divino maravilhoso, de dar agua na bouca, estou salivando só de pensar neles, parabééééns pelo seu blog ele é tudo de boooom, um forte abraço, bjs

  4. Olá, conheci seu site por meio de uma amiga e gosto muito da forma como você explica as receitas. Porém, não fui feliz com essa do muffin…
    De repente você pode me ajudar: a A farofa é assada junto com o muffin, não é? No meu caso ela derreteu e formou uma casca marrom como caramelo, os muffins murcharam no centro e a massa ficou marrom e não clarinha como na foto. Mesmo colocando em 8 formas acho que a receita pode render mais já que a massa derramou. Essa não é a primeira vez que eu faço muffins, mas foi a primeira que não funcionou.

    1. @Juliana, Oi Juliana, que pena que seus muffins não deram certo. Mas vou tentar te ajudar, bom eu acho que para a farofa ter ficado marrom, ou você assou demais ou a temperatura do seu forno devia estar muito alta, mesmo que você tenha colocado a temperatura certa alguns fornos são mais quentes (o meu é assim), então tente diminuir um pouco. E não fique presa ao numero de muffins que a receita diz, coloque massa só até faltar um dedo para encher, mesmo que a receita diga que renda 8 muffins, não tem problema a sua render 12, ok? Mas o importante é não desistir.
      Beijinhos

  5. Olá Pâmela!

    A primeira vez que fiz esse muffin, usei limão galego e o azedinho desapareceu! ainda assim, ficaram deliciosos.
    Hoje refiz com limão taiti e ficaram incríveis! Eu não sei do que gosto mais, se é da farofa por cima ou da massa cremosa e aerada!
    Da primeira vez também sofri porque os muffins cresceram para fora da forminha e caíram pela forma, dessa vez dividi a receita em dez e mesmo assim alguns saltaram um pouco pra fora.

    Seu blog é uma delícia, parabéns!

    1. @Fernanda, Oi Fernanda, fico feliz em saber que você testou a receita mais de uma vez, pois é assim que você chega no melhor resultado, vai arrumando aqui, acertando ali, mudando outra coisa e de pouquinho em pouquinho tudo vai ficando cada vez mais perfeito. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    1. @sabrina, Oi Sabrina, eu não tenho certeza se o sabor do limão cravo é muito forte, talvez você possa reduzir a quantidade. Mas o único jeito de saber é testando, rsrs, se quiser teste só com meia receita e vá colocando o limão aos poucos e experimentando a massa, crua mesmo. Beijinhos

Deixe um comentário