Bolo Pudim de Chocolate com Cobertura de Ganache

bolo-chocolate-pudim-1

Este bolo eu fiz para o dia das mães que a gente comemorou na casa da minha vó. Como minha irmã a tempos me pedia um bolo de chocolate resolvi escolher esta receita e aproveitei-o para o dia das mães. Eu encontrei esta receita em um cd que meu irmão me deu com receitas que ele pegou na internet e me pareceu interessante. O que posso dizer é que para quem gosta de um bolo com massa de chocolate, recheio de chocolate e cobertura de chocolate ele é perfeito e ainda tem um gostinho especial do licor Grand Marnier (dica:cuidado pois para alguns os 3/4 de licor pedido na receita é muito, então aconselho a dar uma leve diminuida…rs), mas para mim foi chocolate demais…haha, eu gosto é mais de uma mistura de sabores.

bolo-chocolate-pudim

Bolo Pudim de Chocolate com Cobertura de Ganache

Ingredientes:

Bolo:

8 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 xícara de licor Grand Marnier

Pudim:

4 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1/2 xicara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de açucar
140g de chocolate meio amargo picado
2 colher(chá) de essência de baunilha

Ganache:

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
650g de chocolate meio amargo picado

Preparo:

Bolo:

Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). Unte duas fôrmas redondas de 25 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento sobre uma tigela. Misture e reserve. Peneire o açúcar sobre uma tigelinha. Reserve. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve na tigela grande da batedeira. Sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma. Em seguida, coloque o açúcar aos poucos. Diminua a velocidade da batedeira e bata por mais 2 minutos. Desligue a batedeira e incorpore a farinha, o chocolate e o fermento peneirados à massa, misturando com uma espátula ou colher de pau. Em seguida, distribua a massa nas duas fôrmas. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito. Se o palito sair limpo, está pronto. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Com cuidado, passe uma faca de ponta redonda na lateral do bolo e desenforme sobre uma grelha e deixe esfriar completamente. Corte cada bolo ao meio com a ajuda de uma linha ou uma faca.

Pudim:

Combine 1/2 xícara do creme de leite com o amido de milho em uma pequena tigela e mexa para fazer uma pasta. Combine a pasta com as 3 xícaras e 1/2 restantes do creme de leite, o açúcar, o chocolate, e baunilha em uma panela. Usando um batedor manual, agite a mistura até que esteja misturada bem. Sobre o fogo baixo, misture até que o chocolate derreta completamente. Cozinhe a mistura, agitando frequentemente, até que engrosse, aproximadamente 25 minutos. Derrame o pudim em uma grande bacia, cubra com o filme plástico, para impedir que uma pele se forme. Deixe esfriar à temperatura ambiente.

Montando o Bolo:

Com uma colher, umideça as partes superiores de três camadas do bolo com 1/4 de xícara do Grand Marnier cada. Coloque uma camada de bolo no prato e espalhe 1 e 1/2 xícara do pudim uniformente sobre o bolo. Cubra com uma segunda camada de bolo. Espalhe 1 e 1/2 xícara do pudim uniformente sobre ele. Repita o mesmo processo com a terceira camada. Cubra com a quarta camada. Refrigere no refrigerador por 2 horas.

Ganache:

Coloque o creme de leite em uma panela e aqueça-o em fogo baixo até um pouco antes de ferver. Retire do fogo e coloque o chocolate picado, com um batedor manual, misture até que o chocolate esteja completamente derretido.
Derrame o ganache sobre o bolo resfriado deixando que escorra nas laterais.

Decore o bolo da sua maneira.

2 comentários em “Bolo Pudim de Chocolate com Cobertura de Ganache

Deixe uma resposta