Bolo de Fubá

bolo-fuba

Uma receitinha básica de fubá sempre vai bem, ou no café da manhã ou no da tarde, este bolinho nunca é demais. Fui em busca de uma receita simples, sem muito trabalho e que acima de tudo fosse gostosa, encontrei várias que pareciam apetitosas, mas acabei utilizando a da Akemi, mas alterei o açucar e o óleo, pois não gosto de bolo com muito óleo. Receita testada e aprovada, deliciosa !!

Bolo de Fubá

Ingredientes:

4 ovos médios
2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xicara de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó cheia

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma (usei uma de furo no meio que transbordou um pouco, mas nada significativo).
Peneire a farinha, o fubá e o fermento. Coloque o leite para esquentar.
Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com rapidamente. Junte o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar.
Despeje na forma. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 20 minutos). Abaixe a temperatura do forno para 160ºC e deixe por mais 20 ou 30 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar.
*Na minha opinião coma ele ainda quente…hehe 🙂

82 comentários em “Bolo de Fubá

  1. Ola…..
    Antes o meu bolo nao ficava tao fofo…. Mas depois dessa receita os meus filhos pensaram que era bolo de caixinha, rsrsrs…..Adorei….Bjs

  2. Oi Roseneide, que bom que você gostou do bolo, fico super feliz em saber. E que engraçado seus filhos acharem que era bolo de caixinha…hehe…mas você contou toda orgulhosa para eles que foi você que fez né? haha :).

    Beijinhos e volte sempre que precisar.

  3. Olá!

    Ótima receita!!! Geralmente os bolos de fubá ressecam e ficam oleosos…..

    Amei essa receita..e eu q não gostava de bolo de fubá!!

    Excelentee!!!

  4. Olá Pamela,

    Em um post do blog você disse que gostava de tudo bem doce e por este bolo eu vi que é verdade. Para mim realmente ficou muito doce, da próxima vez vou colocar metade do açucar. No mais, a receita é perfeita. Bolos de fubá costumam ficar ou seco demais ou moles demais, como nas receitas que temos que ferver o fubá. Mas enfim, você está de parabéns e novamente obrigada pelos segredinhos. Bjos

    1. @Deyse, Oi Deyse, realmente as receitas mais doces não me incomodam, mas não que elas sejam fundamentais…hehe. Mas fico feliz que apesar disso você tenha gostado da receita.
      Beijinhos

      1. @Pam,
        Eu tambem nao gosto muito doce e como a Deyse, coloquei metade do acucar, mas ficou divino do mesmo jeito!!! Meus filhos tambem gostaram e tiveram a ideia de colocar geleia de morango antes de comer o bolo. Ate que nao foi uma ma ideia!!!Valeu!! Vou fazer de novo, pois essa receita se tornou minha receita predileta.

  5. Oi Pam, venho com mais notícias sobre o bolo de fubá. Com menos açucar não fica com a mesma maciez…Bem, achei melhor mais docinho mesmo ehehehehe

  6. ola meu paizinho adora bolo de fuba fiz para ele ,e agora eu faço para vender em pedaço na cantina todos adora obrigado beijos sucesso

  7. Acabei de saborear esta receita maravilhosaaaaaaaaaaaa!

    Foi a primeira vez que a fiz, e esta aprovada por todos!!!

    Obrigado!

  8. SEI FAZER QUALQUER BOLO MAS O DE FUBÁ JÁ FIZ MAIS DE 30 RECEITAS E NENHUM FICOU BOM ORA SECO ORA PESADO DEMAIS ESTA VOU FAZER HOJE E VOU TENTANDO ATÉ ACHAR O QUE EU PROCURO QUE É FOFINHO E MACIO,SORTE PRA MIM.DEPOIS POSTO AQUI BJS

      1. @Pam, A RECEITA TEM QUE SEGUIR AO PÉ DA LETRA MESMO,POIS COM MAIS FUBÁ FICOU MUITO SECO, APROVEITEI HOJE E FIZ 4 TIPOS COMUM,COM ERVA DOCE,COM GOIABADA E COM GOTAS DE CHOCOLATE,POIS HAVERÁ UMA PEQUENA REUNIÃO DE AMIGAS.

    1. @ellen, Oi Ellen, obrigada por voltar e contar. Vou tentar encontrar mandioca aqui antes, pois é bem difícil, daí testo uma receitinha. Beijinhos.

  9. BOA NOITE! PAM
    GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL COLOCAR ÁGUA NO BOLO AO INVÉS DO LEITE E GOSTARIA DE SABER SE A TEXTURa do bolo é a mesma.Grata

    Ellen

    1. @ellen, Oi Ellen, pode trocar sim mas a textura muda levemente. Eu não sei como muda exatamente, pois nunca testei. Mas uns dizem que com o leite fica mais úmido. Beijinhos.

  10. Oi, Pam!

    Hj minha mãe pediu que eu fizesse um bolo de fubá.Vim direto no seu site, né? Fiz esse.. e ficou uma delícia!

    Muito obrigada,
    mais uma vez, vc me salvou!rsrsr
    Bjinhos:)

  11. Olá Pam! Como já havia postado eu fia o bolo e ficou maravilhoso mas o tempo foi passando e derepente nao está dando mais certo,não cresce como antes as pessoas perceberam e falam não sai mais como antes,ja mudei até a forma de fazer e nada,antes a massa ficava fofa e ficava até o meio da fôrma e quando levava ao forno era um sucesso mas agora fica menos da metade na fôrma e fica baixo coloco 20gr de fermento,200ml de leite fervente ,120gr de fubá,120gr de trigo,4 ovos e 70ml de óleo e 225 gr de açúcar,será q você poderia me dar uma luz,pois sempre fiz assim.BJS

    1. @ellen, Oi Ellen, eu te entendo, pois as vezes isso acontece comigo e sem explicação. Eu não sei o que pode estar dando errado, as vezes o nosso humor afeta as receitas. Também o clima, humidade e tudo mais. Eu não vou saber te responder, pois parece que na receita está tudo certo e vc sempre fez né? Talvez a solução seja dar um tempo e depois tentar fazer de novo. Espero que encontre uma solução. Beijinhos.

  12. Oi gente, acabei de fazer esse bolo. Achei que nao ia dar certo, pois a massa fica muito mole e achei grande a quantidade de acucar. Usei o fuba mais grossinho, pois aqui na Australia e dificial achar o fininho. Ficou uma delicia. Fica meio crocrante com o fubo grosso 🙂 . Obrigada pela receita Pam. Aprovadissima!

  13. Depois de muitas desilusões com bolo de fubá, nunca acertei nenhum, fiz esse bolo e quero dizer que fica MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOO. Fiz de novo e coloquei coco ralado pensa numa maravilha minhas filhas comeram metade do bolo só no lanche da tarde e olha que só são duas, elas amaaaaaaaaram. Nem olharam para o pão de queijo que fiz junto. Agora queria uma receita igual mas de bolo de cenoura fofinho queria muito aprender. Amei parabensssss.

    1. @Lindinalva Cordeiro de Araujo, Oi Lindinalva, que bom que suas filhas gostaram, fico feliz. E já tenho uma solução pra sua busca de uma receita de bolo de cenoura, dá uma olhadinha no meu índice de receitas que lé tem a receita do melhor bolo de cenoura. Beijinhos.

  14. Parabéns Pam, eu simplesmente adoreiiii essa receita, adoro bolo de fuba, mas os meus nunca davam certo…esse ficou maravilhoso…AMEI..

    1. @laura, Oi Laura, eu acho que sei o que aconteceu de errado, sua forma era muito pequena, pois derramou, e quando fica muita massa numa forma, demora muito mais pra assar. Tente colocar numa forma maior e asse até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Cada forno é diferente, então se passar 1 hora e seu bolo ainda estiver cru, continue assando, aprenda a trabalhar com eles, as vezes ele não esquenta tanto e vc precise aumentar a temperatura. Não fique presa às instruções de temperatura e tempo de uma receita, mude-as conforme for seu forno, pois cada um é diferente do outro, ok? Beijinhos.

Deixe um comentário